Marcos Posted November 24, 2025 at 02:39 AM Share Posted November 24, 2025 at 02:39 AM Noite excelente por aqui. O vento diminuiu, o tempo abriu um pouco e tenho 17,3° com 73%. Vídeo curto das 20h. 8 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted November 24, 2025 at 10:39 AM Share Posted November 24, 2025 at 10:39 AM Em 21/11/2025 em 23:15, BrunoSaoPauloCapital disse: Vai ficar o fim de semana aqui, Renan? Vamo marcar alguma coisa. Eu moro a 16 minutos de carro do Morumbi. Bom dia, Bruno! Obrigado pelo convite, mas infelizmente não tive tempo de fazer praticamente nada nesse fim de semana aí em Sampa, pois fiquei na casa de amigos e depois ainda fui visitar alguns parentes que moram aí. Então faltou tempo! No Sábado deu para ir no Parque Ibirapuera, que está bem mudado em relação à última vez que o visitei. No decorrer da tarde tivemos algumas trovoadas, mas apenas chuva fraca naquela área da capital. O dia todo foi quente. Retornando ontem para Juiz de Fora, tive sorte de praticamente não pegar chuva nas estradas, somente na BR-040 houve momentos de chuva forte. No decorrer da tarde, vi alguns CB's atuando no entorno da serra da Mantiqueira. Hoje cedo, mínima de 17C e há previsão de temporais devido ao aprofundamento da baixa pressão na costa. Vamos ver o que ocorrerá. 9 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted November 24, 2025 at 01:14 PM Share Posted November 24, 2025 at 01:14 PM Após a chuva que tivemos de madrugada, o tempo está abrindo nessa segunda metade de manhã em São Paulo. Temperaturas no momento 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted November 24, 2025 at 02:14 PM Share Posted November 24, 2025 at 02:14 PM Em 23/11/2025 em 23:24, Felipe F disse: Erechim e locais próximos registraram hoje granizo +10 cm. Houve muitos danos. O primeiro pensamento que me vem nessas situações é que milhares de aves e passarinhos são destroçados sem dó nem piedade. A natureza é implacável. Lembro de uma granizada parecida com essa de Erechim, que houve aqui na vila num mês de Setembro e encontrei depois várias garças esmagadas debaixo da "araucária dormitório", onde se abrigam ao entardecer. Enquanto a gente se admira com esses fenômenos, outros seres perdem a vida. 9 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jonatas Dias Posted November 24, 2025 at 02:48 PM Share Posted November 24, 2025 at 02:48 PM Mais um evento metrológico flopado no Rio de janeiro, acho que até o inverno foi mais interessante que essa chatice constante de chuviscos e tempo nublado... 8 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Nogeira Posted November 24, 2025 at 04:02 PM Share Posted November 24, 2025 at 04:02 PM Em 23/11/2025 em 21:03, marinhonani disse: Gabriel, choveu bastante em Cipotânea do dia 30/10 até dia 19 novembro, total de 212 mm. Dados da novíssima estação do Cemaden, instalada no início de outubro. Hoje por enquanto não choveu nada. Entendi obg já cheguei no Rio de Janeiro. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted November 24, 2025 at 04:55 PM Share Posted November 24, 2025 at 04:55 PM > Muita chuva no norte catarinense Chuva torrencial causa alagamentos em Luiz Alves, faz ruas virarem rios e cancela aulas https://www.nsctotal.com.br/noticias/chuva-torrencial-causa-alagamentos-em-luiz-alves-faz-ruas-virarem-rios-e-cancela-aulas 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted November 24, 2025 at 06:05 PM Share Posted November 24, 2025 at 06:05 PM (edited) Em 23/11/2025 em 23:24, Felipe F disse: Erechim e locais próximos registraram hoje granizo +10 cm. Houve muitos danos. Esse granizo em Erechim foi BIZARRO! Pegou também a vizinha Getúlio Vargas. As pedras eram do tamanho de ovos de galinha!! A cidade tem mais de 100 feridos e 20 MIL casas atingidas!! Edited November 24, 2025 at 06:05 PM by Marcos 9 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted November 24, 2025 at 06:22 PM Share Posted November 24, 2025 at 06:22 PM (edited) Essas granizadas dão menos manchetes mas não menos prejuízos. Tanto para moradores quanto na produção agrícola. - Final de semana foi de tempo predominantemente ameno com direito a chuva e granizo. Sábado e domingo em Urubici/VG: 10,3°C/21,5°C 10,4°C/15,7°C Tarde de segunda com garoa/chuvisqueiros e temperatura em 15,1°C às 15 hrs. Edited November 24, 2025 at 06:22 PM by Serrano 11 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted November 24, 2025 at 09:41 PM Share Posted November 24, 2025 at 09:41 PM Vento de E e SE segurou a máxima aqui mesmo com céu limpo. Não passei dos 25,7°. Agora faz bons 21,1° com 71%. Segue o vídeo da tarde. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted November 24, 2025 at 10:18 PM Share Posted November 24, 2025 at 10:18 PM (edited) Em 24/11/2025 em 15:22, Serrano disse: Essas granizadas dão menos manchetes mas não menos prejuízos. Tanto para moradores quanto na produção agrícola. Verdade! Esta 👇 acabou de acontecer a uns 100 km daqui, em Ponta Grossa. Foi às 18h. YouCut_20251124_191258532.mp4 https://share.google/81SxAHHby9XoQEhDO Edited November 25, 2025 at 04:38 AM by Carlos Campos 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted November 25, 2025 at 01:09 AM Share Posted November 25, 2025 at 01:09 AM Imagens do satélite mostram que instabilidades deixaram o estado de SP. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted November 25, 2025 at 01:18 AM Share Posted November 25, 2025 at 01:18 AM Mais uma vez, um fracasso total a projeção de chuvas para hoje aqui na região. Infelizmente, a maioria das cidades ficou ZERADA, malgrado a previsão que apontava entre 20mm a 30mm em média. E assim o mês de Novembro vai passando e, por incrível que pareça, eu ainda tenho apenas 99mm de chuva no mês, ante uma média de aproximadamente 250mm. Isso não é um fato isolado, pois a maioria das estações da cidade, inclusive a oficial, também está abaixo dos 100mm. Essa vem sendo, inclusive, uma primavera muito ruim de chuva aqui na cidade, uma das piores que já vi. A ausência total de tempestades severas também vem sendo marcante. Na verdade, eu consigo contar nos dedos quantos dias nós tivemos tão somente trovoadas. Em termos de temperatura, uma ótima primavera...em termos de chuva, um completo desastre ! 8 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jonatas Dias Posted November 25, 2025 at 01:22 AM Share Posted November 25, 2025 at 01:22 AM (edited) Em 24/11/2025 em 22:18, Renan disse: Mais uma vez, um fracasso total a projeção de chuvas para hoje aqui na região. Infelizmente, a maioria das cidades ficou ZERADA, malgrado a previsão que apontava entre 20mm a 30mm em média. E assim o mês de Novembro vai passando e, por incrível que pareça, eu ainda tenho apenas 99mm de chuva no mês, ante uma média de aproximadamente 250mm. Isso não é um fato isolado, pois a maioria das estações da cidade, inclusive a oficial, também está abaixo dos 100mm. Essa vem sendo, inclusive, uma primavera muito ruim de chuva aqui na cidade, uma das piores que já vi. A ausência total de tempestades severas também vem sendo marcante. Na verdade, eu consigo contar nos dedos quantos dias nós tivemos tão somente trovoadas. Em termos de temperatura, uma ótima primavera...em termos de chuva, um completo desastre ! Mesma coisa aqui em Magé no Rio de Janeiro, em alguns pontos da baixada fluminense e da cidade do Rio, ocorreram pancadas de chuvas mais fortes, porém localizadas e mal distribuídas, meu bairro não foi contemplado desta vez, inclusive tem chovido abaixo da media aqui tem uns bons meses , algo que me surpreende devido a aproximação com a serra do mar, os sistemas frontais não tem sido o suficiente pra causar chuva generalizada, e não tem ocorrido as famosas pancadas de verão, algo que já deveria ter começado... Edited November 25, 2025 at 05:13 PM by Jonatas Dias 5 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted November 25, 2025 at 01:55 AM Share Posted November 25, 2025 at 01:55 AM se o verão fosse assim seria perfeito pra mim kkk talvez eu precise me mudar algumas latitudes pra sul 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted November 25, 2025 at 02:06 AM Share Posted November 25, 2025 at 02:06 AM Em 24/11/2025 em 22:18, Renan disse: Mais uma vez, um fracasso total a projeção de chuvas para hoje aqui na região. Infelizmente, a maioria das cidades ficou ZERADA, malgrado a previsão que apontava entre 20mm a 30mm em média. E assim o mês de Novembro vai passando e, por incrível que pareça, eu ainda tenho apenas 99mm de chuva no mês, ante uma média de aproximadamente 250mm. Isso não é um fato isolado, pois a maioria das estações da cidade, inclusive a oficial, também está abaixo dos 100mm. Essa vem sendo, inclusive, uma primavera muito ruim de chuva aqui na cidade, uma das piores que já vi. A ausência total de tempestades severas também vem sendo marcante. Na verdade, eu consigo contar nos dedos quantos dias nós tivemos tão somente trovoadas. Em termos de temperatura, uma ótima primavera...em termos de chuva, um completo desastre ! Idem aqui para SP, poucos foram os dias em que tivemos chuva forte e trovoadas e para não dizer que foi um fiasco o dia de hj ao menos aqui em Guarulhos, choveu pela madrugada de forma moderada porq durante o dia nadica de nada... De um modo geral, estamos tendo uma primavera menos chuvosa e mais fria do que o normal, bom para conforto térmico e péssimo para os reservatórios... E pelo jeito até o final de novembro não deveremos ter nada demais a vista em termos de chuva e ao que parece, pelas projeções do CFS por exemplo, dezembro deverá continuar seguindo assim, mais seco do que o normal especialmente de SP para baixo porém mais frio... Nada agradável para mim que sou fã de tempo mais severo e instável... 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted November 25, 2025 at 02:20 AM Share Posted November 25, 2025 at 02:20 AM Em 24/11/2025 em 22:18, Renan disse: Mais uma vez, um fracasso total a projeção de chuvas para hoje aqui na região. Infelizmente, a maioria das cidades ficou ZERADA, malgrado a previsão que apontava entre 20mm a 30mm em média. E assim o mês de Novembro vai passando e, por incrível que pareça, eu ainda tenho apenas 99mm de chuva no mês, ante uma média de aproximadamente 250mm. Isso não é um fato isolado, pois a maioria das estações da cidade, inclusive a oficial, também está abaixo dos 100mm. Essa vem sendo, inclusive, uma primavera muito ruim de chuva aqui na cidade, uma das piores que já vi. A ausência total de tempestades severas também vem sendo marcante. Na verdade, eu consigo contar nos dedos quantos dias nós tivemos tão somente trovoadas. Em termos de temperatura, uma ótima primavera...em termos de chuva, um completo desastre ! Renan, frente frias passando rápido desde outubro. Aqui em Laje, vamos terminar o mês abaixo da média pelo terceiro ano seguido. Chuva caindo em grande quantidade na Bahia, ontem Macaúbas, teve um chuva fortíssima que, somou 150 mm em 60 minutos. Na região de Irecê, também choveu forte do dia 19 até 22 novembro. Tem vários vídeos no Youtube de chuvas fortes na Bahia, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte( a grande maioria na Bahia). Na torcida, para que no mês de dezembro, as chuvas, caiam mais generalizados no RJ e centro-sul de Minas. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juniorsw Posted November 25, 2025 at 02:26 AM Share Posted November 25, 2025 at 02:26 AM (edited) Em 24/11/2025 em 22:18, Renan disse: Mais uma vez, um fracasso total a projeção de chuvas para hoje aqui na região. Infelizmente, a maioria das cidades ficou ZERADA, malgrado a previsão que apontava entre 20mm a 30mm em média. E assim o mês de Novembro vai passando e, por incrível que pareça, eu ainda tenho apenas 99mm de chuva no mês, ante uma média de aproximadamente 250mm. Isso não é um fato isolado, pois a maioria das estações da cidade, inclusive a oficial, também está abaixo dos 100mm. Essa vem sendo, inclusive, uma primavera muito ruim de chuva aqui na cidade, uma das piores que já vi. A ausência total de tempestades severas também vem sendo marcante. Na verdade, eu consigo contar nos dedos quantos dias nós tivemos tão somente trovoadas. Em termos de temperatura, uma ótima primavera...em termos de chuva, um completo desastre ! Idem pras bandas do Triângulo... todas as chuvas flopando com essas MPs tiro curto sem graça aparecendo, e até mesmo os temporais isolados que são previstos estão passando longe daqui. A única "sorte" desse novembro é não estar próximo da aberração que foi o de 2023. Edited November 25, 2025 at 02:28 AM by Juniorsw 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted November 25, 2025 at 12:22 PM Share Posted November 25, 2025 at 12:22 PM Sol entre nuvens nessa manhã em São Paulo. Mais cedo, o tempo estava nublado e chegou a chuviscar um pouco. Temperaturas no momento. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darley Posted November 25, 2025 at 02:13 PM Author Share Posted November 25, 2025 at 02:13 PM Previsão indicando tempo firme em São Paulo pelo menos até domingo. Aliás, bem no último dia do mês podemos voltar a ter um domingo de tempo mais firme depois de um bom tempo. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted November 25, 2025 at 03:37 PM Share Posted November 25, 2025 at 03:37 PM Imagens do satélite deste começo de tarde mostrando novamente um centro sul do Brasil praticamente livre de instabilidades. 8 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted November 25, 2025 at 03:39 PM Share Posted November 25, 2025 at 03:39 PM Em 24/11/2025 em 22:55, Eclipse POA disse: se o verão fosse assim seria perfeito pra mim kkk talvez eu precise me mudar algumas latitudes pra sul A borda da nossa serra já nos oferece isso, ao menos em parte do verão. Agora já está calor: 29,4° com 54%. Felizmente tem cumulus aparecendo. Como eu odeio o sol estourado dessa época!! 11 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted November 25, 2025 at 03:41 PM Share Posted November 25, 2025 at 03:41 PM aqui na região da Grande BH, novembro até que apresentou um aumento substancial das chuvas em relação aos meses anteriores e atingiu um volume aceitável para o mês. na capital, os acumulados estão entre 190 e 210 mm, para uma média de 240 mm, ou seja, está um pouco abaixo da média, porém dentro da normalidade. agora, não dá pra desconsiderar que as previsões climáticas para esta primavera, quanto aos desvios de precipitação, estão muito ruins. para outubro, era previsto chuva acima da média e fechamos muito abaixo. agora em novembro, era previsto chuvas bem acima da média e fecharemos perto, mas um pouco abaixo. os modelos estão enxergando realidades paralelas muito distintas da realidade, o que não é surpresa pelo histórico dos últimos anos. termicamente, está sendo uma das primaveras mais agradáveis que já vivi. se considerar que não tá precisando de muita chuva pra ficar ameno, tá sendo quase inédito pra minha memória climática. hoje ainda pode ter alguma chuva, mas a partir de amanhã começa uma nova sequência de tempo mais firme com noites frescas. chama a atenção que o verão climático tá iminente e esses períodos de sol e "frio" seguem aparecendo periodicamente. as condições de tempo plenamente tropicais mal duram 4 dias seguidos e o tempo muda a todo momento. está bem dinâmico, com calor interrompido várias vezes e as chuvas deram as caras em boa quantidade, um novembro excelente: 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted November 25, 2025 at 03:54 PM Share Posted November 25, 2025 at 03:54 PM Agora 28,7° / 55%. Time-lapse da tarde de ontem. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted November 25, 2025 at 06:51 PM Share Posted November 25, 2025 at 06:51 PM Minha máxima atingiu 29,6° às 12h15 e a temperatura vem oscilando desde então. Agora tenho 27,7° com 69%. Sol e nuvens. Vídeo curto de mais cedo. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted November 25, 2025 at 08:23 PM Share Posted November 25, 2025 at 08:23 PM Em 25/11/2025 em 12:41, LeoP disse: aqui na região da Grande BH, novembro até que apresentou um aumento substancial das chuvas em relação aos meses anteriores e atingiu um volume aceitável para o mês. na capital, os acumulados estão entre 190 e 210 mm, para uma média de 240 mm, ou seja, está um pouco abaixo da média, porém dentro da normalidade. agora, não dá pra desconsiderar que as previsões climáticas para esta primavera, quanto aos desvios de precipitação, estão muito ruins. para outubro, era previsto chuva acima da média e fechamos muito abaixo. agora em novembro, era previsto chuvas bem acima da média e fecharemos perto, mas um pouco abaixo. os modelos estão enxergando realidades paralelas muito distintas da realidade, o que não é surpresa pelo histórico dos últimos anos. termicamente, está sendo uma das primaveras mais agradáveis que já vivi. se considerar que não tá precisando de muita chuva pra ficar ameno, tá sendo quase inédito pra minha memória climática. hoje ainda pode ter alguma chuva, mas a partir de amanhã começa uma nova sequência de tempo mais firme com noites frescas. chama a atenção que o verão climático tá iminente e esses períodos de sol e "frio" seguem aparecendo periodicamente. as condições de tempo plenamente tropicais mal duram 4 dias seguidos e o tempo muda a todo momento. está bem dinâmico, com calor interrompido várias vezes e as chuvas deram as caras em boa quantidade, um novembro excelente: léo, tô vendo essas temperaturas aí em BH e adoraria um novembro assim, pq aqui geralmente tem estado frio. essas máximas acima de 30°C e mínimas amenas seriam top, porque aqui em novembro a média é uns 26°C de máxima em anos normais. então, aí tá com um clima bem massa, meio q essa mistura de calor, chuva e noites fresquinhas. acho q ia curtir bastante, ainda mais com essas mudanças rápidas q vc falou, fica interessante esse vai e vem do tempo. fui ver os dados do INMET da pampulha pra poder talvez te desmentir sobre a impressão pessoal de q está mais fresco e cheguei a conclusão de que vc está certo mas talvez equivocado. peguei os dados de novembro do ano passado e os deste (até ontem/24) e vi q as tardes foram mais quentes em 2024, inclusive a máxima absoluta de 34,0°C e apenas 4 inferiores a 26°C (contra 10 de 2024). só que apenas temperatura não traduz como realmente o clima se comportou, na questão do conforto ou do desconforto. isso vale pra maioria das pessoas (menos pra mim, que estou detestando usar meias de inverno dentro de casa ao entardecer). acho isso muito desconfortável. aqui, os dados que eu peguei lá no INMET. a idéia seria fazer uma imagem só, na horizontal, mas me deu preguiça. belo horizonte (pampulha) ****** (a propósito, vou passar a escrever tudo em letras minúsculas, seguindo a tua idéia inovadora. vc sendo um cara tão inteligente e versátil, deve saber de algo positivo sobre isso. um abraço bem apertado, querido). 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted November 25, 2025 at 08:37 PM Share Posted November 25, 2025 at 08:37 PM (edited) hoje deu uma esquentada durante a tarde, com 25°C mas os ventos ainda persistem do leste e deixam a sensação de frio. nuvens baixas mudando de forma com rapidez e 21°C agora às 17:35. 35 min atrás 👇 10 min atrás 👇 dissipação rápida da nebulosidade neste fdt. sol e poucas nuvens no horizonte neste final de tarde 🙂 Edited November 25, 2025 at 08:43 PM by Carlos Campos 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted November 25, 2025 at 09:31 PM Share Posted November 25, 2025 at 09:31 PM Na capital paulista, as chuvas também estão deixando a desejar neste mês de novembro. O Mirante totaliza apenas 54,5 mm no mês até hoje, apenas 37,8% da média 1991-2020, que é 143,9 mm. A média das estações do CGE está em 42,7% do esperado para o mês. Na INMET-Interlagos, o total do mês até hoje está em 77,0 mm. Interessante que novembro até hoje (25) está ligeiramente abaixo da média em Sampa, apesar de parecer bem mais frio do que o normal. Efeito das primaveras tórridas dos últimos anos... Mirante (Anomalias em relação à 1991-2020) Mínimas: 16,7°C (-0,6°C) Máximas: 26,5°C (-0,4°C) Em relação à normal 1961-1990, as anomalias seriam respectivamente: +0,1 e +0,6°C. Interlagos Mínimas: 15,6°C Máximas: 24,6°C Não sou expert no assunto mas me parece que as seguidas frentes frias não são a única causa do déficit de chuvas aqui em Sampa. Podem sim prejudicar a convecção e os temporais das tardes, isto é fato. Porém, uma coisa que se reduziu muito por aqui nas últimas décadas (E que eram frequentes) foram as chuvas de infiltração. Eram chuvas leves a moderadas, sem trovões ou raios, porém contínuas, causadas pela circulação marítima, que atualmente estão quase que restritas ao extremo sul da capital, serra do Mar e litoral. Essas chuvas ajudavam a garantir a média... mesmo sem a presença da convecção. Algo certamente mudou na circulação atmosférica com as mudanças climáticas... ------------------ Para não fugir do monitoramento, o dia todo foi como na foto postada pelo Daniel acima (No meio da manhã): sol entre nuvens e ventos marítimos de S a SE. Mirante (Aut): 15,2°C / 23,8°C Interlagos: 14,6°C / 21,5°C 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted November 26, 2025 at 01:34 AM Share Posted November 26, 2025 at 01:34 AM Mais uma noite friazinha em São Paulo nessa terça feira. Temos algumas nuvens devido a infiltração marítima que continua a atuar. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted November 26, 2025 at 11:41 AM Share Posted November 26, 2025 at 11:41 AM Mínimas bem baixas para a época do ano: 10 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted November 26, 2025 at 12:40 PM Share Posted November 26, 2025 at 12:40 PM Devido à circulação marítima estamos tendo dias mais úmidos e frescos na capital catarinense: 17,6/22,0ºC Domingo. Dia encoberto e chuvoso com 10mm acumulados, umidade em 94% e vento de S a 5km/h 17,6/21,4ºC Segunda. Mais um dia de tempo fechado e chuvoso com 7mm acumulados, umidade em 91% e vento de SE a 6km/h 17,0/25,8ºC Terça. Dia de sol entre nuvens, um pouco de chuva na madrugada, 2mm. UR em 88% e vento de ESE a 4km/h Às 9h faz 19,8ºC e chove fraco. Uma baixa pressão na costa do RJ associada com uma alta pressão no prata trazem ventos úmidos de SE. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted November 26, 2025 at 01:24 PM Share Posted November 26, 2025 at 01:24 PM Manhã de sol e algumas nuvens em São Paulo As temperaturas estão subindo. 9 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted November 26, 2025 at 02:15 PM Share Posted November 26, 2025 at 02:15 PM Bom dia. Minima aqui em casa de 12 graus hoje. E amanhã a mínima pode ser ainda menor ! As invenadas nesse final de primavera não param de surpreender. 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
wallace silva Posted November 26, 2025 at 03:32 PM Share Posted November 26, 2025 at 03:32 PM (edited) Sentir advecção de ar polar capaz de manter a temperatura sub-25 às 12h em pleno fim de Novembro com o céu azul e sol torando com a radiação já bem forte próximo ao solstício de verão é uma sensação no mínimo estranha que não recordo de ter experimentado, minha pele esta queimando exposta ao Sol e mesmo assim não estou sentindo calor, está fresco até, ainda mais com esse vento batendo. Ontem vendo o jogo do Flamengo que começo por volta das 21h30 a transmissão, o papo na rua era esse, até o mais leigo reclamando do clima "frio" já que marcava 21°c porém com os ventos da advecção e garoa fina a sensação térmica medida na escala (BH) era de menos. Edited November 26, 2025 at 03:48 PM by wallace silva 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted November 26, 2025 at 04:43 PM Share Posted November 26, 2025 at 04:43 PM Em 25/11/2025 em 18:31, Aldo Santos disse: Na capital paulista, as chuvas também estão deixando a desejar neste mês de novembro. O Mirante totaliza apenas 54,5 mm no mês até hoje, apenas 37,8% da média 1991-2020, que é 143,9 mm. A média das estações do CGE está em 42,7% do esperado para o mês. Na INMET-Interlagos, o total do mês até hoje está em 77,0 mm. Interessante que novembro até hoje (25) está ligeiramente abaixo da média em Sampa, apesar de parecer bem mais frio do que o normal. Efeito das primaveras tórridas dos últimos anos... Mirante (Anomalias em relação à 1991-2020) Mínimas: 16,7°C (-0,6°C) Máximas: 26,5°C (-0,4°C) Em relação à normal 1961-1990, as anomalias seriam respectivamente: +0,1 e +0,6°C. Interlagos Mínimas: 15,6°C Máximas: 24,6°C Não sou expert no assunto mas me parece que as seguidas frentes frias não são a única causa do déficit de chuvas aqui em Sampa. Podem sim prejudicar a convecção e os temporais das tardes, isto é fato. Porém, uma coisa que se reduziu muito por aqui nas últimas décadas (E que eram frequentes) foram as chuvas de infiltração. Eram chuvas leves a moderadas, sem trovões ou raios, porém contínuas, causadas pela circulação marítima, que atualmente estão quase que restritas ao extremo sul da capital, serra do Mar e litoral. Essas chuvas ajudavam a garantir a média... mesmo sem a presença da convecção. Algo certamente mudou na circulação atmosférica com as mudanças climáticas... ------------------ Para não fugir do monitoramento, o dia todo foi como na foto postada pelo Daniel acima (No meio da manhã): sol entre nuvens e ventos marítimos de S a SE. Mirante (Aut): 15,2°C / 23,8°C Interlagos: 14,6°C / 21,5°C Aldo. Em relação ao comportamento da infiltração marítima antigamente, ficou uma dúvida: Vc saberia informar se antigamente a nebulosidade da infiltração marítima chegava com mais força também na região de Campinas e até mesmo ainda mais para o interior, a ponto de deixar o céu nublado e até mesmo trazer alguns chuviscos pra essas regiões? (Igual ocorre com áreas mais ao norte da capital paulista hoje em dia?) Como já é sabido, hoje em dia, essa nebulosidade vinda de mar não consegue ultrapassar a Serra do Japi. Assim, temos essa situação: 17 graus e tempo encoberto em São Paulo e 28 graus com céu limpo na cidade de Campinas. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted November 26, 2025 at 10:51 PM Share Posted November 26, 2025 at 10:51 PM Em 26/11/2025 em 13:43, Daniel85 disse: Aldo. Em relação ao comportamento da infiltração marítima antigamente, ficou uma dúvida: Vc saberia informar se antigamente a nebulosidade da infiltração marítima chegava com mais força também na região de Campinas e até mesmo ainda mais para o interior, a ponto de deixar o céu nublado e até mesmo trazer alguns chuviscos pra essas regiões? (Igual ocorre com áreas mais ao norte da capital paulista hoje em dia?) Como já é sabido, hoje em dia, essa nebulosidade vinda de mar não consegue ultrapassar a Serra do Japi. Assim, temos essa situação: 17 graus e tempo encoberto em São Paulo e 28 graus com céu limpo na cidade de Campinas. Eu acho que da serra do Japi em diante só passava o vento, como hoje. Em tempos "jurássicos" (Até os anos 1980), às vezes eu ia e voltava de trem para visitar parentes em São Simão-SP e Ribeirão Preto. Podia ir de ônibus mas, como sempre gostei de ferrovias e transporte ferroviário, quando estava de férias e sem pressa, eu curtia uma viagem de trem. E me lembro que, várias vezes, quando voltava para Sampa, tinha sol e poucas nuvens até o túnel do Botujuru (Divisa de Várzea Paulista e Francisco Morato, esta última já pertencente à RMSP), sob um ramo da serra do Japi. Quando o trem saía do túnel, do lado de Sampa, o céu estava com muitas nuvens a nublado. Alguém da região poderia responder melhor mas, pelo que o Marcelo, de Campinas (Que anda sumido há bastante tempo do fórum) dizia, a serra do Japi sempre foi um obstáculo difícil de ser transposto pela nebulosidade da infiltração (Mas não pelo vento). -------------------- No monitoramento, Sampa teve um dia de sol, poucas nuvens e, mais uma vez, os ventos de SE a S. Mirante (Aut): 14,6°C / 25,0°C Interlagos: 13,8°C / 22,5°C IAG: 12,0°C / 24,7°C Pelas previsões de hoje, o calor retorna neste próximo fim de semana mas... por enquanto, não se fala em muita chuva, apenas pancadas isoladas. Vamos ver... 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted November 26, 2025 at 10:55 PM Share Posted November 26, 2025 at 10:55 PM Bendito vento E-SE voltou a aumentar e segurou o calor no dia de hoje. Não passei dos 26,9°. Agora faz bons 20,3° com 74%. Segue o vídeo dessa tarde. 8 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted November 27, 2025 at 12:19 AM Share Posted November 27, 2025 at 12:19 AM Infiltração marítima também bateu forte aqui na região de Curitiba, com máxima 1°C inferior a de ontem e muito vento/garoa ao anoitecer. Agora 21:20 com 15,5°C 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted November 27, 2025 at 01:55 AM Share Posted November 27, 2025 at 01:55 AM Céu de inverno em SP, zero nuvens, zero vento, e até alguns bairros já na casa dos 14° 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darley Posted November 27, 2025 at 08:13 AM Author Share Posted November 27, 2025 at 08:13 AM (edited) Em 25/11/2025 em 18:31, Aldo Santos disse: Na capital paulista, as chuvas também estão deixando a desejar neste mês de novembro. O Mirante totaliza apenas 54,5 mm no mês até hoje, apenas 37,8% da média 1991-2020, que é 143,9 mm. A média das estações do CGE está em 42,7% do esperado para o mês. Na INMET-Interlagos, o total do mês até hoje está em 77,0 mm. Interessante que novembro até hoje (25) está ligeiramente abaixo da média em Sampa, apesar de parecer bem mais frio do que o normal. Efeito das primaveras tórridas dos últimos anos... Mirante (Anomalias em relação à 1991-2020) Mínimas: 16,7°C (-0,6°C) Máximas: 26,5°C (-0,4°C) Em relação à normal 1961-1990, as anomalias seriam respectivamente: +0,1 e +0,6°C. Interlagos Mínimas: 15,6°C Máximas: 24,6°C Não sou expert no assunto mas me parece que as seguidas frentes frias não são a única causa do déficit de chuvas aqui em Sampa. Podem sim prejudicar a convecção e os temporais das tardes, isto é fato. Porém, uma coisa que se reduziu muito por aqui nas últimas décadas (E que eram frequentes) foram as chuvas de infiltração. Eram chuvas leves a moderadas, sem trovões ou raios, porém contínuas, causadas pela circulação marítima, que atualmente estão quase que restritas ao extremo sul da capital, serra do Mar e litoral. Essas chuvas ajudavam a garantir a média... mesmo sem a presença da convecção. Algo certamente mudou na circulação atmosférica com as mudanças climáticas... ------------------ Para não fugir do monitoramento, o dia todo foi como na foto postada pelo Daniel acima (No meio da manhã): sol entre nuvens e ventos marítimos de S a SE. Mirante (Aut): 15,2°C / 23,8°C Interlagos: 14,6°C / 21,5°C E o acumulado deve ficar nisso mesmo porque não deve mais chover em São Paulo neste mês. Previsão indicando a volta da chuva na segunda (já 01/12). Edited November 27, 2025 at 08:14 AM by Darley 5 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted November 27, 2025 at 09:32 AM Share Posted November 27, 2025 at 09:32 AM Em 25/11/2025 em 17:23, Carlos Campos disse: (a propósito, vou passar a escrever tudo em letras minúsculas, seguindo a tua idéia inovadora. vc sendo um cara tão inteligente e versátil, deve saber de algo positivo sobre isso. um abraço bem apertado, querido). E EU VOU COMPLEMENTAR ESCREVENDO TUDO EM MAIUSCULA UM ABRAÇAO APERTADAO MEU QUERIDAO 1 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardosilva Posted November 27, 2025 at 09:53 AM Share Posted November 27, 2025 at 09:53 AM (edited) Em 27/11/2025 em 05:13, Darley disse: E o acumulado deve ficar nisso mesmo porque não deve mais chover em São Paulo neste mês. Previsão indicando a volta da chuva na segunda (já 01/12). Em compensação esse mês está nos trazendo mínimas típicas de Maio. Hoje mesmo fez um frio muito bom para a época: INMET Mirante de Santana 13,5°C INMET SESC Interlagos 11,9°C CGE Perus 11,7°C CGE São Mateus 9,3°C CGE Parelheiros 9,0°C CGE Marsilac 7,1°C Edited November 27, 2025 at 09:54 AM by ricardosilva 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
A.Carlos Posted November 27, 2025 at 11:33 AM Share Posted November 27, 2025 at 11:33 AM Em 27/11/2025 em 06:53, ricardosilva disse: Em compensação esse mês está nos trazendo mínimas típicas de Maio. Hoje mesmo fez um frio muito bom para a época: INMET Mirante de Santana 13,5°C INMET SESC Interlagos 11,9°C CGE Perus 11,7°C CGE São Mateus 9,3°C CGE Parelheiros 9,0°C CGE Marsilac 7,1°C Também tivemos SUB-10 em uma das estações oficiais de São Paulo... - IAG: 9,7℃ 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted November 27, 2025 at 01:16 PM Share Posted November 27, 2025 at 01:16 PM Em 26/11/2025 em 19:51, Aldo Santos disse: Eu acho que da serra do Japi em diante só passava o vento, como hoje. Em tempos "jurássicos" (Até os anos 1980), às vezes eu ia e voltava de trem para visitar parentes em São Simão-SP e Ribeirão Preto. Podia ir de ônibus mas, como sempre gostei de ferrovias e transporte ferroviário, quando estava de férias e sem pressa, eu curtia uma viagem de trem. E me lembro que, várias vezes, quando voltava para Sampa, tinha sol e poucas nuvens até o túnel do Botujuru (Divisa de Várzea Paulista e Francisco Morato, esta última já pertencente à RMSP), sob um ramo da serra do Japi. Quando o trem saía do túnel, do lado de Sampa, o céu estava com muitas nuvens a nublado. Alguém da região poderia responder melhor mas, pelo que o Marcelo, de Campinas (Que anda sumido há bastante tempo do fórum) dizia, a serra do Japi sempre foi um obstáculo difícil de ser transposto pela nebulosidade da infiltração (Mas não pelo vento). -------------------- No monitoramento, Sampa teve um dia de sol, poucas nuvens e, mais uma vez, os ventos de SE a S. Mirante (Aut): 14,6°C / 25,0°C Interlagos: 13,8°C / 22,5°C IAG: 12,0°C / 24,7°C Pelas previsões de hoje, o calor retorna neste próximo fim de semana mas... por enquanto, não se fala em muita chuva, apenas pancadas isoladas. Vamos ver... Então, mesmo com mais chuva de infiltração, já tínhamos essa situação de hoje em dia. E quando mais ia ao sul, se aproximando da capital paulista as nuvens iam aumentando até começar a chuviscar e, por fim, temos chuva fraca ao chegar a altura do rio Tietê. Mas lembro que, nos anos 90, não era tão incomum de termos esse tipo de chuva em áreas mais ao norte da cidade. _______ Bastante sol nessa manhã em São Paulo Temperaturas no momento 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted November 27, 2025 at 01:35 PM Share Posted November 27, 2025 at 01:35 PM Em 25/11/2025 em 17:23, Carlos Campos disse: léo, tô vendo essas temperaturas aí em BH e adoraria um novembro assim, pq aqui geralmente tem estado frio. essas máximas acima de 30°C e mínimas amenas seriam top, porque aqui em novembro a média é uns 26°C de máxima em anos normais. então, aí tá com um clima bem massa, meio q essa mistura de calor, chuva e noites fresquinhas. acho q ia curtir bastante, ainda mais com essas mudanças rápidas q vc falou, fica interessante esse vai e vem do tempo. fui ver os dados do INMET da pampulha pra poder talvez te desmentir sobre a impressão pessoal de q está mais fresco e cheguei a conclusão de que vc está certo mas talvez equivocado. peguei os dados de novembro do ano passado e os deste (até ontem/24) e vi q as tardes foram mais quentes em 2024, inclusive a máxima absoluta de 34,0°C e apenas 4 inferiores a 26°C (contra 10 de 2024). só que apenas temperatura não traduz como realmente o clima se comportou, na questão do conforto ou do desconforto. isso vale pra maioria das pessoas (menos pra mim, que estou detestando usar meias de inverno dentro de casa ao entardecer). acho isso muito desconfortável. aqui, os dados que eu peguei lá no INMET. a idéia seria fazer uma imagem só, na horizontal, mas me deu preguiça. belo horizonte (pampulha) ****** (a propósito, vou passar a escrever tudo em letras minúsculas, seguindo a tua idéia inovadora. vc sendo um cara tão inteligente e versátil, deve saber de algo positivo sobre isso. um abraço bem apertado, querido). oi, Carlos, bom dia pra vc ver como minha memória climática está "boa", realmente, novembro do ano passado esteve igual a este atual e até com volume menor de chuva. até ontem, os meses estavam com médias rigorosamente iguais (diferença de 0,02°C), com nov/2024 mais frio nas máximas (por ter tido mais dias carrancudos e chuvosos) e nov/2025 mais frio nas mínimas (pela frequente entrada de MPs) e com mais dinâmica. isso mostra como não dá pra confiar em memória ou sensação. eu acho que essa minha percepção ocorreu pq o ano de 2024 foi tão desgraçado de forma geral, que costumo colocar ele inteiro na lata do lixo, mas a partir do dia 10/10/2024 o padrão mudou radicalmente e entramos em nova fase climática, muito próxima da climatologia histórica, que perdura até agora. sobre as temperaturas de Curitiba, acho que também não gostaria não. sentir frio quase em dezembro é complicado. eu tô curtindo muito poder pilotar/pedalar a noite de roupas leves desde setembro, embora tenha feito frio fora de época várias vezes nessa primavera e obrigado a me abrigar em príodos isolados. ----------------------------- hoje a mínima ficou em 18°C e, no momento, 25°C com sol entre nuvens. está persistindo uma previsão de chuva volumosa na segnda metade da semana que vem, o que requer atenção. 7 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted November 27, 2025 at 08:48 PM Share Posted November 27, 2025 at 08:48 PM Em 27/11/2025 em 10:35, LeoP disse: oi, Carlos, bom dia pra vc ver como minha memória climática está "boa", realmente, novembro do ano passado esteve igual a este atual e até com volume menor de chuva. até ontem, os meses estavam com médias rigorosamente iguais (diferença de 0,02°C), com nov/2024 mais frio nas máximas (por ter tido mais dias carrancudos e chuvosos) e nov/2025 mais frio nas mínimas (pela frequente entrada de MPs) e com mais dinâmica. isso mostra como não dá pra confiar em memória ou sensação. eu acho que essa minha percepção ocorreu pq o ano de 2024 foi tão desgraçado de forma geral, que costumo colocar ele inteiro na lata do lixo, mas a partir do dia 10/10/2024 o padrão mudou radicalmente e entramos em nova fase climática, muito próxima da climatologia histórica, que perdura até agora. sobre as temperaturas de Curitiba, acho que também não gostaria não. sentir frio quase em dezembro é complicado. eu tô curtindo muito poder pilotar/pedalar a noite de roupas leves desde setembro, embora tenha feito frio fora de época várias vezes nessa primavera e obrigado a me abrigar em príodos isolados. ----------------------------- hoje a mínima ficou em 18°C e, no momento, 25°C com sol entre nuvens. está persistindo uma previsão de chuva volumosa na segnda metade da semana que vem, o que requer atenção. Quanto a sentir frio aqui em Curitiba essa época do ano poderia ficar tranquilo, essas madrugadas com 12/13 nem dá pra sentir frio direito, e são excessões no mês. Já que de dia faz sol com uns 24/25, a não ser que você ficasse sempre do lado de fora. Na realidade tá quentinho o tempo. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted November 27, 2025 at 09:34 PM Share Posted November 27, 2025 at 09:34 PM Hoje bati 32,8°! É a segunda maior máxima do mês. Agora faz 26,1° com 67%. Um pouco de vento E. Segue o vídeo do dia. 6 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted November 27, 2025 at 11:21 PM Share Posted November 27, 2025 at 11:21 PM Boas mínimas pra epoca na cidade hj, Salinas 8°C, aqui em casa/Conselheiro na faixa dos 11°C. Boa noite ! 5 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted November 27, 2025 at 11:35 PM Share Posted November 27, 2025 at 11:35 PM ssstwitter.com_1764284894844.mp4 > Granizo em Urubici. Fonte: Twitter Climaterra https://ndmais.com.br/tempo/em-40-minutos-chuva-de-granizo-muda-paisagem-na-serra-catarinense/ > Estava uma primavera ótima até vir novembro. As temperaturas estão boas, mas é muito chato estes eventos. 11 municípios em situação de emergência, já após os tornados. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jonatas Dias Posted November 28, 2025 at 12:06 AM Share Posted November 28, 2025 at 12:06 AM (edited) Tempo fresco no Rio de Janeiro desde segunda-feira, as tardes estão lembrando final de Abril/início de Maio, se tem uma coisa do qual não posso reclamar é das temperaturas comportadas nesta primavera! Edited November 28, 2025 at 12:07 AM by Jonatas Dias 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts