Felipe S Monteiro Posted October 26, 2025 at 12:05 PM Share Posted October 26, 2025 at 12:05 PM Bom dia, no Paraná, aqui foi um dos locais menos influenciados por essa última MP, no pico, houve uma máxima de 25° com sol na segunda, seguida de uma mínima horária de 13,1° na terça, no dias posteriores foi só aquecendo, com ontem batendo os 34°. A parte boa é que a MP secou o tempo, depois dos 200mm da semana anterior. Ontem à noite a chuva retornou, com alguns raios no começo, mas sem transtornos. Foram 44,2mm. Agora fazem 19,6° com céu nublado, mas é possível ver algumas aberturas no horizonte. Grade do meteored, a MP que vai vir essa semana é fraquíssima. 17 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted October 26, 2025 at 12:58 PM Share Posted October 26, 2025 at 12:58 PM > Foi uma semana com muito vento nordeste em SC. Hoje deu uma diminuída. Aberturas de sol e tempo mais ou menos nublado foi a variação mais comum no estado. > Vem uma semana mais fresca agora. Ainda com razoáveis acumulados de chuva. 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted October 26, 2025 at 01:04 PM Author Share Posted October 26, 2025 at 01:04 PM Em 24/10/2025 em 20:13, Ivan disse: Olá, perceberam que os dados do wunderground estão sumindo? Alguém sabe o que se passa? Isso acontece volta e meia. Por isso sempre tenho meus dados em outras plataformas também 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted October 26, 2025 at 04:10 PM Share Posted October 26, 2025 at 04:10 PM Em 24/10/2025 em 10:39, LeoP disse: "eu não gosto de farra nem nada e gosto demais de céu azul. Acho que não só brasileiros, mas é um consenso mundial o apreço por dias vibrantes e azuis. mesmo aqui no inverno, quando os dias de céu azul são regra, eu não me canso deles e meu humor fica melhor em dias iluminados do que em dias sombrios. o sol só me incomoda quando está muito quente e fica ardido demais. inclusive, dias 'chapados' de nuvens me parecem muito silenciosos, parecem dia morto, nem os passarinhos cantam e tal, mas eles também têm seu charme". Eu poderia muito bem ter escrito esse texto. É isso! Vc me descreveu ante ao clima em geral. 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted October 26, 2025 at 04:18 PM Share Posted October 26, 2025 at 04:18 PM Em 26/10/2025 em 13:10, Carlos Campos disse: Eu poderia muito bem ter escrito esse texto. É isso! Vc me descreveu ante ao clima em geral. to nessas também. Dias cinzentos e muito frios hoje em dia me chateiam muito. Gosto de céu azul, desde que não faça aqueles calorões. Uma tarde na faixa dos 25 já está de bom tamanho, e nessa época, com o sol já aparecendo pelas 5h15 e se ponto perto das 19h por aqui, já me faz muito bem. O que eu não suporto é uma semana inteira acima de 35 graus com uma enxurrada de insetos nas ruas, e sair do banho já suando de novo, e obviamente não conseguir dormir sem ter q refrigerar o ambiente. 9 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted October 26, 2025 at 04:28 PM Share Posted October 26, 2025 at 04:28 PM Tenho acompanhado pouco o clima daqui, ultimamente...ao menos não aparecendo pra comentar. Bem, tivemos uma máxima rara para Outubro em Curitiba, no dia 8: A tendência é de q algo similar em alguns aspectos se repita ao longo da semana, talvez entre terça-feira e quinta-feira, com máximas na faixa de 13/15°C, ou seja: horror total. O inverno foi bom, mas já ficou pra trás, ao menos deveria ter ficado. Hoje o tempo está instável com chance de alguma chuva. Encoberto desde cedo: O mato florido e outras coisas de lavoura, crescendo rápido. Visualmente legal. Primavera... 16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted October 26, 2025 at 05:13 PM Share Posted October 26, 2025 at 05:13 PM Em 26/10/2025 em 13:18, Eclipse POA disse: to nessas também. Dias cinzentos e muito frios hoje em dia me chateiam muito. Gosto de céu azul, desde que não faça aqueles calorões. Uma tarde na faixa dos 25 já está de bom tamanho, e nessa época, com o sol já aparecendo pelas 5h15 e se ponto perto das 19h por aqui, já me faz muito bem. O que eu não suporto é uma semana inteira acima de 35 graus com uma enxurrada de insetos nas ruas, e sair do banho já suando de novo, e obviamente não conseguir dormir sem ter q refrigerar o ambiente. Disse tudo, sem tirar e nem pôr uma palavra. Eu desde já estou na angústia devido a previsão de uma semana fria e cinzenta aqui. Aquele dias encoberto cinzento por nuvens baixas, ventos fortes de sul e chuviscos são um sofrimento para mim. Sobre o frio, antigamente eu não importava tanto. Hoje em dia, é algo que tem me incomodado. Por isso, a minha queixa desse último inverno (baixas temperaturas constante) e dessa primavera (uma bomba atrás da outra). Poderia até vir bombas polares. Só que o problema vem sendo o prolongamento delas. Em vez de 1 ou 2 dias de frio aqui, acabamos tendo 4 ou 5 dias. Olha os modelos e percebe que as MP praticamente se estacionam após entrar no Brasil (param por aqui e ficam com preguiça de seguir o seu trajeto hehe). Sobre o calor, continuo não gostando daquelas temperaturas altas constantes sem uma boa chuva pra refrescar (muito comum em bloqueios atmosférico). Pra mim, os meses mais tranquilos nesse ano até o momento vem sendo abril e maio e, em parte, janeiro, março (após o dia 10) e setembro. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted October 26, 2025 at 05:49 PM Share Posted October 26, 2025 at 05:49 PM (edited) Olha esse gráfico (q fiz às pressas pra mostrar aqui). Registros da estação de Campos do Jordão (Vila Inglesa) Outubro/25: No INMET, máxima de 10,3°C no dia 20, quando aquela baleia polar se encostou no Sudeste. Tô falando de CdJ pq fui pra lá e me deu vontade de retornar kk Fui em Setembro, já trouxe imagens mas ainda quero falar sobre lá. Eu já tinha uma ideia bem clara do que esperava ver e sentir.. uma região linda, com aquela arquitetura meio de mentira, imitando o estilo europeu, mas ao mesmo tempo muito bem misturada com a natureza da serra (isso me encantou bastante). O que achei inesperado foi perceber que, mesmo depois de tantos anos recebendo turistas de todo o país, a cidade continua calma. Tem movimento, claro, mas ainda dá pra sentir aquele clima de interior. Acompanho os dados climáticos de lá faz tempo. Lá nos anos 90 eu vivia garimpando registros da estação do INMET, através do sétimo Disme de São Paulo (nem sei se ainda existe esse departamento hoje). Sempre achei incrível ver como o frio de lá se mantém constante mesmo em dias mais "quentes". Eu sempre quis conhecer CdJ meramente devido ao clima, mas acabei indo meio contrariado: Minha empolgação com viagens longas já foi maior, digamos assim. Hoje eu viajo ansioso e sem ânimo algum, então evitei pensar muito nas dificuldades e no cansaço que viria junto, viajar cansa. E agora, tô animado pra voltar pra lá em breve. Quero passar mais tempo, caminhar pelas ruas mais afastadas do centro e observar o dia a dia do lugar com calma. Não lembro e não vou verificar no post de setembro se falei sobre algo que me deixou curioso: muitas casas e casarões parecem não ter moradores fixos. Quando anoitece, várias janelas continuam escuras, sem sinal de vida dentro. Também descobri que existem leis diferentes ali, e uma delas proíbe construções que passem da altura das araucárias adultas. Claro que há exceções, os prédios mais altos são de antes da lei. (Aqui em Piraquara também não se pode construir edificações acima de uma certa altura, acho q 4 pavimentos, mas é devido a água que o município fornece à capital). Sobre o frio, nem preciso dizer muita coisa. Basta olhar o gráfico de outubro pra ter uma ideia. Campos é fria, sim, mesmo estando acima do trópico. O Sol queima pra valer durante o dia. A altitude faz toda diferença nos dois sentidos. Visitei a lagoa mais alta do Brasil, a uns 2.000 metros de altitude: Aqui, vista do alto dos 2.000m pro vale e araucárias jovens crescendo acima dos 2km de altitude: Conheci dois hotéis enormes construídos na mesma cota altimétrica do Pico Paraná: Hoje esse tipo de construção é proibido, mas essas foram erguidas antes da nova lei. Um desses hotéis está abandonado (esquerda) e é conhecido como hotel mal-assombrado, por causa de uma tragédia familiar. A história é trágica e sinistra, vale pesquisar no Google. Ainda tenho curiosidade em saber se a estação automática do INMET fica no mesmo lugar da antiga convencional. Nos meus registros antigos, de julho de 1985, há uma mínima de -7,5°C e máxima de 5,3°C, quando nevou nas Agulhas Negras. Nos dados recentes, de julho de 2025, a máxima não chegou a 20°C, parando em 19,4°C. Pra quem nunca foi até lá, recomendo conhecer. Fui sem luxo, evitando restaurantes caros e lugares turísticos demais. Prefiro o natural, as paisagens, o cotidiano simples. Não ter ido antes pra Campos era quase como carregar um fantasma me cobrando isso há anos. Agora ele finalmente me deixou em paz 😌 Edited October 26, 2025 at 05:50 PM by Carlos Campos 20 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted October 26, 2025 at 05:59 PM Share Posted October 26, 2025 at 05:59 PM Tarde quente e seca em São Paulo. Temos cirros e cúmulos no céu. 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted October 26, 2025 at 07:30 PM Author Share Posted October 26, 2025 at 07:30 PM Série de dias de mínimas um pouco altas com vento de N em Floripa: 18,3/24,0ºC quinta-feira. Foi um dia de sol e céu azul, UR em 77%, vento de NE a 6km/h. radiação média 297W/m² 18,7/24,0ºC sexta-feira. Dia de sol entre nuvens, UR: 82%, vento de NNE a 6km/h. 247W/m² 20,4/24,2ºC sábado. Dia de sol e muitas nuvens, UR 83%, 8km/h de NNE. 181W/m² 18,4/25,1ºC hoje com predomínio do céu encoberto e momentos de sol brilhando bem fraco entre as nuvens altas. Desde as 11h o vento sopra de SE. radiação de apenas uns 100W/m² Às 16h temos céu escuro, 22,7ºC com 82% e venta de SSE a 7km/h na Epagri. Os próximos dias serão de vento sul trazendo temperaturas mais baixas. A máxima absoluta de 27,6ºC é a menor desde 2004 para outubro! 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted October 26, 2025 at 08:10 PM Share Posted October 26, 2025 at 08:10 PM A próxima semana aqui em São Paulo capital será MUITO BOA em termos de temperatura, ao meu ver. Hoje foi o pior dia da semana, em relação ao conforto térmico, chegando aos 32 ºC aqui no distrito do Butantã, na zona oeste. Bom pra piscina, mas não para quem não tem piscina. haha Já amanhã (27), teremos uma segunda-feira já com aquele "calorzinho dentro da zona de conforto" chegando aos 26 ºC com a chegada das chuvas à tarde. Na terça-feira teremos o meu verão ideal com a variação 17 ºC / 24 ºC e tempestade possível a qualquer hora. Quarta-feira com friozinho confortável em grande parte do dia, e máxima de 22 ºC ou 23 ºC. E quinta-feira é aquele meu "dia de ir pro shopping com chuva e variação 14 ºC / 19 ºC". kkkk 2025 está sendo muito bom! 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted October 26, 2025 at 10:52 PM Share Posted October 26, 2025 at 10:52 PM (edited) O domingo aqui foi encoberto e alguns momentos de chuva fraca e garoa que mal deve ter acumulado 1 mm. A temperatura oscilou entre 16.5 e 22.5 graus, agora faz 18.4 com garoa. Já a semana deve ser mais úmida, pouco sol e mais dias encobertos, garoa e tardes entre 17 e 24 de máxima, mínimas entre 12 e 14 graus. Nada a reclamar, ambientes internos externos não sofríveis. Edited October 26, 2025 at 10:53 PM by Edison Bocorny Jr 12 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted October 26, 2025 at 11:10 PM Share Posted October 26, 2025 at 11:10 PM Boa máxima de 22,4° por aqui com tempo nublado. Agora faz 18,9° com 85%. Segue o vídeo da tarde. 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted October 27, 2025 at 01:45 AM Share Posted October 27, 2025 at 01:45 AM Máximas de hoje foram altas em toda a cidade, com algumas estações passando dos 30: 16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted October 27, 2025 at 01:56 AM Share Posted October 27, 2025 at 01:56 AM Em 26/10/2025 em 14:49, Carlos Campos disse: Olha esse gráfico (q fiz às pressas pra mostrar aqui). Registros da estação de Campos do Jordão (Vila Inglesa) Outubro/25: No INMET, máxima de 10,3°C no dia 20, quando aquela baleia polar se encostou no Sudeste. Tô falando de CdJ pq fui pra lá e me deu vontade de retornar kk Fui em Setembro, já trouxe imagens mas ainda quero falar sobre lá. Eu já tinha uma ideia bem clara do que esperava ver e sentir.. uma região linda, com aquela arquitetura meio de mentira, imitando o estilo europeu, mas ao mesmo tempo muito bem misturada com a natureza da serra (isso me encantou bastante). O que achei inesperado foi perceber que, mesmo depois de tantos anos recebendo turistas de todo o país, a cidade continua calma. Tem movimento, claro, mas ainda dá pra sentir aquele clima de interior. Acompanho os dados climáticos de lá faz tempo. Lá nos anos 90 eu vivia garimpando registros da estação do INMET, através do sétimo Disme de São Paulo (nem sei se ainda existe esse departamento hoje). Sempre achei incrível ver como o frio de lá se mantém constante mesmo em dias mais "quentes". Eu sempre quis conhecer CdJ meramente devido ao clima, mas acabei indo meio contrariado: Minha empolgação com viagens longas já foi maior, digamos assim. Hoje eu viajo ansioso e sem ânimo algum, então evitei pensar muito nas dificuldades e no cansaço que viria junto, viajar cansa. E agora, tô animado pra voltar pra lá em breve. Quero passar mais tempo, caminhar pelas ruas mais afastadas do centro e observar o dia a dia do lugar com calma. Não lembro e não vou verificar no post de setembro se falei sobre algo que me deixou curioso: muitas casas e casarões parecem não ter moradores fixos. Quando anoitece, várias janelas continuam escuras, sem sinal de vida dentro. Também descobri que existem leis diferentes ali, e uma delas proíbe construções que passem da altura das araucárias adultas. Claro que há exceções, os prédios mais altos são de antes da lei. (Aqui em Piraquara também não se pode construir edificações acima de uma certa altura, acho q 4 pavimentos, mas é devido a água que o município fornece à capital). Sobre o frio, nem preciso dizer muita coisa. Basta olhar o gráfico de outubro pra ter uma ideia. Campos é fria, sim, mesmo estando acima do trópico. O Sol queima pra valer durante o dia. A altitude faz toda diferença nos dois sentidos. Visitei a lagoa mais alta do Brasil, a uns 2.000 metros de altitude: Aqui, vista do alto dos 2.000m pro vale e araucárias jovens crescendo acima dos 2km de altitude: Conheci dois hotéis enormes construídos na mesma cota altimétrica do Pico Paraná: Hoje esse tipo de construção é proibido, mas essas foram erguidas antes da nova lei. Um desses hotéis está abandonado (esquerda) e é conhecido como hotel mal-assombrado, por causa de uma tragédia familiar. A história é trágica e sinistra, vale pesquisar no Google. Ainda tenho curiosidade em saber se a estação automática do INMET fica no mesmo lugar da antiga convencional. Nos meus registros antigos, de julho de 1985, há uma mínima de -7,5°C e máxima de 5,3°C, quando nevou nas Agulhas Negras. Nos dados recentes, de julho de 2025, a máxima não chegou a 20°C, parando em 19,4°C. Pra quem nunca foi até lá, recomendo conhecer. Fui sem luxo, evitando restaurantes caros e lugares turísticos demais. Prefiro o natural, as paisagens, o cotidiano simples. Não ter ido antes pra Campos era quase como carregar um fantasma me cobrando isso há anos. Agora ele finalmente me deixou em paz 😌 Carlos Campos, a estação que mediu -7,5 graus, ficava no Horto Florestal, parece que nos anos 90 mudou de lugar, foi desativada e instalaram a automática numa encosta, num terreno da Sabesp-SP. Na torcida para as chuvas voltarem na quarta á noite, mas antes muito calor, como hoje, segunda, terça e quarta. Que chova bastante na quarta á noite, toda quinta e sexta, também. Voltaria a chover novamente no dia 3. 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted October 27, 2025 at 01:02 PM Share Posted October 27, 2025 at 01:02 PM Muitas nuvens médias e altas nessa manhã em São Paulo. Temperaturas agradáveis no momento. 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel fontenelle Posted October 27, 2025 at 01:53 PM Share Posted October 27, 2025 at 01:53 PM Calor antes da mudança, depois de um final de semana quente a segunda começa abafada porém o tempo está bem limpo até o momento sem sinal de mudança, ontem obtive máxima de insuportáveis 35 graus no cachambi aqui na zona norte do Rio, hoje o dia amanheceu com 23 graus no mesmo bairro e já tenho 32 graus. Previsão de mudança já hoje a noite. 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted October 27, 2025 at 02:03 PM Share Posted October 27, 2025 at 02:03 PM Em 26/10/2025 em 14:49, Carlos Campos disse: Olha esse gráfico (q fiz às pressas pra mostrar aqui). Registros da estação de Campos do Jordão (Vila Inglesa) Outubro/25: No INMET, máxima de 10,3°C no dia 20, quando aquela baleia polar se encostou no Sudeste. Tô falando de CdJ pq fui pra lá e me deu vontade de retornar kk Fui em Setembro, já trouxe imagens mas ainda quero falar sobre lá. Eu já tinha uma ideia bem clara do que esperava ver e sentir.. uma região linda, com aquela arquitetura meio de mentira, imitando o estilo europeu, mas ao mesmo tempo muito bem misturada com a natureza da serra (isso me encantou bastante). O que achei inesperado foi perceber que, mesmo depois de tantos anos recebendo turistas de todo o país, a cidade continua calma. Tem movimento, claro, mas ainda dá pra sentir aquele clima de interior. Acompanho os dados climáticos de lá faz tempo. Lá nos anos 90 eu vivia garimpando registros da estação do INMET, através do sétimo Disme de São Paulo (nem sei se ainda existe esse departamento hoje). Sempre achei incrível ver como o frio de lá se mantém constante mesmo em dias mais "quentes". Eu sempre quis conhecer CdJ meramente devido ao clima, mas acabei indo meio contrariado: Minha empolgação com viagens longas já foi maior, digamos assim. Hoje eu viajo ansioso e sem ânimo algum, então evitei pensar muito nas dificuldades e no cansaço que viria junto, viajar cansa. E agora, tô animado pra voltar pra lá em breve. Quero passar mais tempo, caminhar pelas ruas mais afastadas do centro e observar o dia a dia do lugar com calma. Não lembro e não vou verificar no post de setembro se falei sobre algo que me deixou curioso: muitas casas e casarões parecem não ter moradores fixos. Quando anoitece, várias janelas continuam escuras, sem sinal de vida dentro. Também descobri que existem leis diferentes ali, e uma delas proíbe construções que passem da altura das araucárias adultas. Claro que há exceções, os prédios mais altos são de antes da lei. (Aqui em Piraquara também não se pode construir edificações acima de uma certa altura, acho q 4 pavimentos, mas é devido a água que o município fornece à capital). Sobre o frio, nem preciso dizer muita coisa. Basta olhar o gráfico de outubro pra ter uma ideia. Campos é fria, sim, mesmo estando acima do trópico. O Sol queima pra valer durante o dia. A altitude faz toda diferença nos dois sentidos. Visitei a lagoa mais alta do Brasil, a uns 2.000 metros de altitude: Aqui, vista do alto dos 2.000m pro vale e araucárias jovens crescendo acima dos 2km de altitude: Conheci dois hotéis enormes construídos na mesma cota altimétrica do Pico Paraná: Hoje esse tipo de construção é proibido, mas essas foram erguidas antes da nova lei. Um desses hotéis está abandonado (esquerda) e é conhecido como hotel mal-assombrado, por causa de uma tragédia familiar. A história é trágica e sinistra, vale pesquisar no Google. Ainda tenho curiosidade em saber se a estação automática do INMET fica no mesmo lugar da antiga convencional. Nos meus registros antigos, de julho de 1985, há uma mínima de -7,5°C e máxima de 5,3°C, quando nevou nas Agulhas Negras. Nos dados recentes, de julho de 2025, a máxima não chegou a 20°C, parando em 19,4°C. Pra quem nunca foi até lá, recomendo conhecer. Fui sem luxo, evitando restaurantes caros e lugares turísticos demais. Prefiro o natural, as paisagens, o cotidiano simples. Não ter ido antes pra Campos era quase como carregar um fantasma me cobrando isso há anos. Agora ele finalmente me deixou em paz 😌 Um pulo ao lado que ia sugerir é o PNI, uma das estrelas do baz. Vc tbm ia curtir bastante e fica uns 100 km a mais da saída de CDJ da Dutra. Agenda o dia no site do parque, tem até opção de quarto na cabana. Chegar lá em 2600 e ver o agulhas negras vale demais. Não ficar mto offtopic: Cara de que chove hoje em SP, 21° agora, fechado. Offtopic 2: oremos pela Jamaica, cat 5 na porta da ilha... 8 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted October 27, 2025 at 02:30 PM Share Posted October 27, 2025 at 02:30 PM E começou a chover mesmo aqui no Ipiranga, chuva mansa, dia muito agradável 8 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted October 27, 2025 at 03:12 PM Share Posted October 27, 2025 at 03:12 PM credo q nojeira essa previsão pra Canoas 4 10 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted October 27, 2025 at 03:59 PM Share Posted October 27, 2025 at 03:59 PM Imagem do radar neste momento. 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted October 27, 2025 at 05:50 PM Share Posted October 27, 2025 at 05:50 PM Calor forte e desagradável aqui em Juiz de Fora devido à alta umidade. Por enquanto as máximas estão assim: 9 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted October 27, 2025 at 05:51 PM Share Posted October 27, 2025 at 05:51 PM Hoje esquentou um pouco em POA. Tenho 25,1° com 51% e cheio de nuvens. Vídeo curto de ontem na Redenção. 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pauloribrj Posted October 27, 2025 at 06:17 PM Share Posted October 27, 2025 at 06:17 PM Será que dessa vez teremos pancadas de chuva significativas na cidade do Rio de forma generalizada e com direito a trovoadas? Acho que tem mais de um mês que não ouço trovões pois as frentes que passaram por aqui trouxeram apenas chuva fraca e bem concentradas na faixa litorânea e maciços da cidade . No momento faz 27°C na região da Vila Militar e a máxima chegou a 30,9°C , bem menos que os 37,1°C registrados ontem no mesmo local. 11 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted October 27, 2025 at 06:44 PM Share Posted October 27, 2025 at 06:44 PM Imagem do satélite deste momento. 12 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted October 27, 2025 at 08:19 PM Author Share Posted October 27, 2025 at 08:19 PM Dia chuvoso e encoberto em Floripa hoje, acumulando 10mm na Epagri. Não chove desde umas 13h, às 17h faz 20ºC com 83% e venta de S a 22km/h no aero, mínima de 18,3ºC e máxima de 20,7ºC. 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted October 27, 2025 at 08:41 PM Share Posted October 27, 2025 at 08:41 PM Boa pancada de chuva aqui em Friburgo nesta tarde em alguns pontos da cidade 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted October 27, 2025 at 10:34 PM Share Posted October 27, 2025 at 10:34 PM A capital paulista teve um dia nublado, porém com predomínio de nuvens médias (Altostratus), embora tenha aparecido uma ou outra nuvem baixa. Houve chuva leve intermitente desde o final da manhã e em boa parte da tarde. Mas os acumulados foram baixos, não havia nebulosidade propícia a precipitações mais volumosas. Nas estações do CGE, a quantidade variou entre 0,4 e 2,2 mm até o momento. Foi um dia ameno, não fez calor e nem frio. Mirante (Aut): 18,4°C / 21,5°C Interlagos: 16,5°C / 21,2°C IAG: 15,8°C / 20,5°C 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted October 28, 2025 at 12:37 AM Share Posted October 28, 2025 at 12:37 AM (edited) Iniciando a semana com céu encoberto e variação da temperatura entre 16.5 e 25.1 graus. Amanhã a chuva deve chegar a tarde com máxima de 21 graus e devendo persistir até quarta a tarde, não passando dos 17 graus, acumulando cerca de 25 mm nestes 2 dias. Excelente temperatura e volume de chuva Edited October 28, 2025 at 12:39 AM by Edison Bocorny Jr 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted October 28, 2025 at 10:38 AM Share Posted October 28, 2025 at 10:38 AM (edited) Amanhecendo com 16.1 de mínima e céu encoberto, agora faz 17.8 devendo ir aos 20 de máxima e chuva a tardinha. Amanhã não deve passar dos 17/18 a tarde previsão de outra invernadinha na semana que vem. Edited October 28, 2025 at 10:38 AM by Edison Bocorny Jr 16 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted October 28, 2025 at 01:20 PM Share Posted October 28, 2025 at 01:20 PM Chuva fraca nessa manhã em áreas de São Paulo. No momento temos 19/20 graus. Temperaturas no momento 11 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted October 28, 2025 at 06:24 PM Share Posted October 28, 2025 at 06:24 PM (edited) Já são quase 15:30 e faz 18 graus aqui com garoa, até 11 na Serra e na Campanha fronteira com o Uruguai. Amanhã deve chover fraco a moderado e estar 16/17 graus. Edited October 28, 2025 at 06:25 PM by Edison Bocorny Jr 10 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted October 28, 2025 at 07:03 PM Share Posted October 28, 2025 at 07:03 PM (edited) Hoje o dia está sendo de chuva intermitente em São Paulo capital. Um dos dias mais chuvosos desde maio! Temos temperaturas em torno dos 19 ºC às 16:00 na zona oeste da maior cidade do hemisfério sul. Meu termômetro marca 20,9 ºC agora, mas creio que se estivesse melhor isolado, marcaria em torno dos 19,8 ºC. Edited October 28, 2025 at 07:05 PM by BrunoSaoPauloCapital Incluí a aferição do meu termômetro 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted October 28, 2025 at 08:47 PM Share Posted October 28, 2025 at 08:47 PM (edited) Das 7 h da manhã até o momento, os acumulados nas estações do CGE variam de 1,8 a 18,6 mm. Como já comentado pelos colegas, Sampa teve um dia com chuva fraca intermitente e pouca amplitude térmica. Mirante (Aut): 17,9°C / 20,1°C Interlagos: 17,0°C / 18,6°C IAG: 16,6°C / 19,8°C Pelas previsões de hoje, amanhã não deve mudar muita coisa. Abaixo, totais nas últimas 24 h na RMSP (CEMADEN) Edited October 28, 2025 at 08:48 PM by Aldo Santos 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted October 28, 2025 at 10:12 PM Share Posted October 28, 2025 at 10:12 PM Aqui em POA chovendo de forma contínua desde o final da tarde e a temperatura vem caindo: faz 14,6° com 88%. Frio!! A máxima cravou 20,0°. Vídeo da tarde depois da chuva passageira pouco antes. 14 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted October 28, 2025 at 10:19 PM Author Share Posted October 28, 2025 at 10:19 PM Dia de tempo encoberto, momentos de garoa e vento sul em Floripa. Máxima de 21,2ºC na Epagri e mínima por enquanto em 17,9ºC Faz 18ºC às 19h, o vento diminuiu e a chuva fraca segue. Nas últimas 24h o vento soprou de S a 20km/h em média no aeroporto. Dia cinzento e florido Tanto ontem como hoje ficamos próximos dos 50W/m² (radiação média) 18 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted October 28, 2025 at 11:33 PM Share Posted October 28, 2025 at 11:33 PM Ontem e hoje nublado, menos chuva do que eu esperava, não está frio também, ontem a máxima foi cerca de 21 graus, hoje foi 18. Mas até que teve uma chuvinha. Tempo bom, diminui um pouco a brasileiragem fazendo barulho nas ruas. 1 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted October 28, 2025 at 11:58 PM Share Posted October 28, 2025 at 11:58 PM Em 28/10/2025 em 20:33, Matheus Vinicius disse: Ontem e hoje nublado, menos chuva do que eu esperava, não está frio também, ontem a máxima foi cerca de 21 graus, hoje foi 18. Mas até que teve uma chuvinha. Tempo bom, diminui um pouco a brasileiragem fazendo barulho nas ruas. A "Colômbia do Sul" se torna mais "Uruguai do Norte" quando chove. kkkk 1 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted October 29, 2025 at 12:36 AM Share Posted October 29, 2025 at 12:36 AM E o clima de inverno retornou por aqui, chuva e 13.5 graus agora, onde a máxima foi de 19.7 no início da tarde. Amanhã a chuva deve prosseguir de moderada a fraca até a tarde, no qual a máxima não deve passar dos 17/18 graus, não subindo na quinta e sexta feira. Sábado aquece e novamente chove no domingo com outra invernadinha na próxima semana. 14 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted October 29, 2025 at 12:36 AM Share Posted October 29, 2025 at 12:36 AM Em 28/10/2025 em 17:47, Aldo Santos disse: Das 7 h da manhã até o momento, os acumulados nas estações do CGE variam de 1,8 a 18,6 mm. Como já comentado pelos colegas, Sampa teve um dia com chuva fraca intermitente e pouca amplitude térmica. Mirante (Aut): 17,9°C / 20,1°C Interlagos: 17,0°C / 18,6°C IAG: 16,6°C / 19,8°C Pelas previsões de hoje, amanhã não deve mudar muita coisa. Abaixo, totais nas últimas 24 h na RMSP (CEMADEN) Máxima sub 20 de número 60 no Sesc Inmet esse ano . Recorde 75 dias em 2022 (2018-2025) . 13 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted October 29, 2025 at 01:20 AM Share Posted October 29, 2025 at 01:20 AM Agora à noite chovendo fraco por aqui com apenas 14,4°!! Vídeo do início da noite. 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted October 29, 2025 at 04:05 AM Share Posted October 29, 2025 at 04:05 AM Em 26/10/2025 em 14:49, Carlos Campos disse: Não ter ido antes pra Campos era quase como carregar um fantasma me cobrando isso há anos. Agora ele finalmente me deixou em paz 😌 de repente era um fantasma ancestral teu da família Campos que bom que vcs se resolveram, assim ele não vai mais puxar suas pernas depiladas à noite 1 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted October 29, 2025 at 04:12 AM Share Posted October 29, 2025 at 04:12 AM já temos umas 10000 horas diárias de sol e tamo atolado em chuva e umidade, e frio fora de época. Nem dá pra curtir direito a primavera fora do horário de trabalho nessa quarta vamos ter uma máxima nas casa dos 18 graus em Canoas, com essa lambança toda no ar 6 2 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wagner97 Posted October 29, 2025 at 09:15 AM Share Posted October 29, 2025 at 09:15 AM Chove torrencialmente aqui em Ribeirão Pires, com direito a trovoadas! 18°C no momento. Bom dia a todos 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darley Posted October 29, 2025 at 09:26 AM Share Posted October 29, 2025 at 09:26 AM (edited) LI cortando o estado Deslocamento rápido Edited October 29, 2025 at 09:34 AM by Darley 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted October 29, 2025 at 11:48 AM Author Share Posted October 29, 2025 at 11:48 AM Noite bem chuvosa em Floripa, chegando aos 40mm/24h na Epagri. Às 8h faz 18,4ºC com 97% e venta de S a 9km/h com rajada de 29km/h, sensação de frio. Mínimas de 17ºC e a máximas não devem passar dos 20ºC. Tem uma baixa pressão no litoral jogando ventos marítimos de SE sobre parte de SC, causando essas chuvas constantes. Tubarão, no sul do estado, já tem 100mm/24h Praia dos Açores, no sul da ilha tem 80mm/24h e rajada de 70km/h de SO (devido ao desvio dos ventos SE ao redor da serra do Tabuleiro, que a apenas 10km a ONO passa dos 1000m) próximo a 4h da manhã Dá pra ver o levantamento causado pelo vento de SE: Carta da marinha com a baixa se formando sobre SC/PR: 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted October 29, 2025 at 01:28 PM Share Posted October 29, 2025 at 01:28 PM Após a chuva do final da madrugada, sol volta a aparecer (após 2 dias de tempo fechado) em São Paulo. Temperaturas subindo 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted October 29, 2025 at 01:44 PM Share Posted October 29, 2025 at 01:44 PM > Como já comentado pelo Felipe, bastante chuva no sul e parte da Grande Florianópolis, com bastante vento SE. > Mas ontem tivemos mais um dia com bastante chuva no oeste, com acumulados entre 60 mm e 90 mm. A média de chuva triplicou em algumas estações. > 8,7°C é a temperatura em São Joaquim, no @Caio César. 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted October 29, 2025 at 01:58 PM Share Posted October 29, 2025 at 01:58 PM ESTIAGEM EM BH Muito se falou da estiagem sazonal de 2024, que teve um número excepcional de dias seguidos sem chuva (173) e muito fogo mas, naquele ano, outubro terminou como o 3° mais chuvoso em 110 anos de dados e reverteu essa tendência rapidamente. Este ano (2025) está diferente: o inverno, além de mais frio, não foi tão seco e choveu algumas vezes ao longo da estação, porém isso não é necessariamente uma boa notícia, pois chuva de inverno em Minas Gerais é por demais fraca e traz pouquíssimo impacto geral. O fato é que as previsões de chuva em outubro (mês do retorno da umidade pela climatologia) falharam miseravelmente e, embora as frentes frias estejam bem ativas nas últimas semanas, elas chegaram com acumulados muito baixos e muito menores do que o previsto. O resultado da estiagem natural de inverno somada ao retorno muito aquém da estação chuvosa são acumulados baixíssimos de chuva nos últimos 6 meses em Belo Horizonte, configurando uma estiagem prolongada. Outubro marcou uma continuação da estação seca na cidade. Dá pra dizer que completaremos 6 meses sem chuva forte na capital mineira, como é possível ver nos dados da estação de Santo Agostinho: O resultado são gramados secos já na entrada do mês de novembro. A paisagem da cidade ainda está árida, não houve um único episódio de chuva que conseguisse manter a umidade do solo por mais tempo a ponto de incentivar as brotações dos gramados: No ano, chama a atenção o acumulado de apenas 710 mm, puxado por um verão um pouco mais seco que a média devido ao bloqueio de fevereiro. Esse acumulado representa menos da metade da média anual. Sobre essa situação, vale fazer algumas ressalvas: embora prolongada, esta estiagem não é preocupante (ainda) por estar fora dos meses de NDJ, que representam o período preferencial das ZCAS e o auge da estação chuvosa. Basta um outubro seco para causar esse efeito (exceto se setembro vier chuvoso, o que não foi o caso). Da mesma forma, o acumulado anual tem potencial de aumentar bastante nas próximas semanas, já que novembro e dezembro têm média de quase 600 mm juntos. Feitas as ressalvas, é importante que a climatologia de chuva se instale rápido, senão não duvido de a gente ter incêndios florestais em novembro. Felizmente, tem previsão de muita chuva daqui pra frente: Agora é torcer para essa previsão não falhar como da última vez. 15 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted October 29, 2025 at 05:54 PM Share Posted October 29, 2025 at 05:54 PM Tarde fria e úmida com 12,6°C em Urubici/VG às 14 hrs. Outubro até aqui: Os 3 primeiros dias completei com uma estação próxima. Mínima absoluta de outubro menor do que a de setembro, algo incomum. 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts