Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Agosto/2025

Recommended Posts

Em 06/08/2025 em 11:14, Maicon disse:

GEM

PROJEÇÕES PRA PRÓXIMA ONDA DE FRIO.

TARDE DIA 08

gem_T2ma_samer_12-1.thumb.png.1af230ec071c6fb776ab30130e944f89.png

TARDE DIA 09

gem_T2ma_samer_16-3.thumb.png.e1117919309b68f2b89daf8153aeda32.png

MANHÃ DIA 10

gem_T2ma_samer_18-3.thumb.png.576e8ac116590fa240a78be489bf9a35.png

MANHÃ DIA 11

gem_T2ma_samer_22-2.thumb.png.69e86e06b1d020cd02a94785dc5d3c15.png

MANHÃ DIA 12

gem_T2ma_samer_26-2.thumb.png.a3634ed12fdcb03a2ae4693a9365c50e.png

MANHÃ DIA 13

gem_T2ma_samer_30-2.thumb.png.f2196afc8d9e459ec3415e4b03f29adb.png

MANHÃ DIA 14

gem_T2ma_samer_34-1.thumb.png.bd345deb37c88d2def2dfa65d46690ce.png

Bastante ar gelado disponível pra fechar a primeira quinzena abaixo da média!

• Like 16
  • Thanks 8

Sol e nuvens aqui em Santa Cruz com vento E. Está difícil ter dias assim. Amanhã chove de novo e o sol deve voltar só lá no domingo!

Agora tenho 18,2° aqui e 20,8° lá em POA.

Esse shorts eu fiz ontem mostrando o Rio Pardinho. Ele estava cheio com a chuva do dia anterior, quando deu em torno de 30 mm aqui.

• Like 16

A zona sul da capital paulista pegou uma "rabeira" na chuva da Baixada Santista e litoral sul paulista.

Como de hábito, quanto mais próximo da serra do Mar, maiores os acumulados.

Com exceção da estação CGE-Freguesia do Ó (Que registrou uma chuvinha no final da tarde de ontem), as demais da zona norte e o Mirante continuam praticamente zerados.

Aqui no meio bairro, ocorreram alguns chuviscos que nem molharam o chão e o pluviômetro de CEMADEN mais próximo (Cerca de 1 km de casa) também continua zerado.

Maiores totais, do início da noite de ontem até o momento (CGE):

Parelheiros-Barragem: 32,0 mm

Marsilac: 30,0 mm

INMET-Interlagos (SESC): 10,6 mm

Capela do Socorro: 7,2 mm

Capela do Socorro-Cidade Dutra: 6,6 mm

M'Boi Mirim: 3,4 mm

Campo Limpo: 3,0 mm

Na zona norte, tivemos céu nublado com aberturas de sol.

Hoje,

Mirante (Aut): 13,2°C / 19,1°C

Interlagos: 12,6°C / 16,8°C

IAG: 11,9°C / 17,5°C

• Like 24

Confesso que estou impressionado com este inverno aqui na região. Todo mundo comentando que não aguenta mais tanto frio (para nossos padrões), de fato tem sido uma temporada de muita qualidade de frio, só está faltando uma única coisa agora: uma máxima bem baixa, de preferência sub-15 na minha estação e sub-13 nos topos. 

• Like 21
  • Thanks 3

Ontem a temperatura variou entre 12,2°C/7,3°C, tempo fechado, garoa.

Hoje bem parecido, variou entre 12,7°C/7,1°C. Tempo fechado, garoa/chuvisco.

Agosto invernal até ao menos dia 20. Uma fantástica sequência iniciada no terço final de maio e sem sinal de terminar.

Screenshot_20250806_205624_Chrome.jpg.04afe1f2b201fc5f642b4a18e8041545.jpg

Urubici/VG acumula 794 horas de frio desde 01/04. Potencial para superar 1000 até final de setembro.

• Like 18
  • Thanks 4

Finalmente o sol apareceu e predominou hoje, onde a mínima foi de 10.8 e máxima agradáveis 21.5 graus.

Infelizmente a chuva retorna amanhã, com garoa na sexta feira e agora colocando sol no sábado, com bastante frio e nada de passar dos 25 graus até o final da grade do euro, com GFS indo no mesmo caminho. 

Screenshot_20250806-214117.Chrome~2.png

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 24

Em 06/08/2025 em 22:32, Daniel85 disse:

Previsão interessante do CFS para setembro. 2022 se repetindo?

cfs-mon_01_apcpna_month_samer_1.thumb.png.9774c215e2c882d44cfa8043688f1163.png

Uma situação curiosa é que aquela anomalia bem positiva bugada no centro do Brasil estaria mais suavizada. Talvez deve levar em conta essa chuva toda prevista.

cfs-mon_01_T850a_samer_1.thumb.png.c1d6a3d2fc8b3783c978e2509efafad2.png

Diante do quadro extremamente favorável que temos vivido desde Maio, eu não duvidaria de um Setembro bom também. Esse mês, que climaticamente é o mais modificado nas últimas décadas, poderia vir com um tempero de inverno esse ano. E ainda com chuva acima da média, o que poderia nos fazer pensar em um Setembro como nos velhos tempos.

• Like 15
  • Thanks 2

Em Floripa já estaríamos no quarto dia sem passar dos 20ºC mas agora de tarde deve passar. Anteontem fez 14,6/18,6ºC e ontem 14,5/19,8ºC.

Hoje amanheceu com 13,1ºC e às 10h faz 17,7ºC com brisa de N a 4km/h e sol entre nuvens.

A partir dessa noite o vento vira pra sul e entraremos numa sequência de bastante frio com mínimas abaixo de 10ºC e máximas abaixo de 20ºC. Amanhã de tarde deve fazer bastante frio, 15ºC com garoa e bastante vento sul segundo o ECMWF

A média de agosto na capital catarinense é, até o momento, 14,6/20,4ºC e vai diminuir nos próximos dias. Será que vamos fechar um trimestre JJA inteiro com temperaturas abaixo da média? Após 2000 só aconteceu em 2016 e 2011.

• Like 25

Em 06/08/2025 em 20:29, Renan disse:

Confesso que estou impressionado com este inverno aqui na região. Todo mundo comentando que não aguenta mais tanto frio (para nossos padrões), de fato tem sido uma temporada de muita qualidade de frio, só está faltando uma única coisa agora: uma máxima bem baixa, de preferência sub-15 na minha estação e sub-13 nos topos. 

Também estou bastante impressionado. Morei em SP de 2013 a 2020 e acho que só 2013 e 2016 trouxe essa sensação de inverno tão constante. Talvez nem 2013, pq eram ondas de frio mais potentes porém menos prolongadas. Esse ano não, o pouco aquecimento de alguns dias a tarde não esquenta a casa. Não dá pra tirar as roupas de frio dentro de casa, em nenhum momento do dia, desde junho. Ainda mais que meu ape é voltado pra sudoeste e nessa época com sol baixo praticamente não pega aqui. Muito surpreendente e inesperado tanto frio assim nesse 2025 pós tragédias como 2023 e 2024 aqui em SP!! 

• Like 18

Em 07/08/2025 em 10:06, Renan disse:

Confirmado: Primeira quinzena de Agosto fechará com temperaturas abaixo da média:

image.thumb.png.71d598fcc399c71bbcd28b5423659538.png

Tem dado menos nas minimas que o foreca tem indicado, acho que essa mp vai surpreender mais uma vez no Leste do Sudeste.

Edited by Rafael
  • Like 13
  • Thanks 1

Em 07/08/2025 em 10:56, Felipe Backendorf disse:

Em Floripa já estaríamos no quarto dia sem passar dos 20ºC mas agora de tarde deve passar. Anteontem fez 14,6/18,6ºC e ontem 14,5/19,8ºC.

Hoje amanheceu com 13,1ºC e às 10h faz 17,7ºC com brisa de N a 4km/h e sol entre nuvens.

A partir dessa noite o vento vira pra sul e entraremos numa sequência de bastante frio com mínimas abaixo de 10ºC e máximas abaixo de 20ºC. Amanhã de tarde deve fazer bastante frio, 15ºC com garoa e bastante vento sul segundo o ECMWF

A média de agosto na capital catarinense é, até o momento, 14,6/20,4ºC e vai diminuir nos próximos dias. Será que vamos fechar um trimestre JJA inteiro com temperaturas abaixo da média? Após 2000 só aconteceu em 2016 e 2011.

O principal destaque deste inverno por aqui, nem está sendo a intensidade do frio, não tivemos nenhuma bomba fortíssima por aqui, e sim uma constância de mps médias-fortes, e o principal: absolutamente nenhum veranico. Apesar de alguns flops que ocorreram aqui no litoral, nem vou reclamar, ainda está ótimo. Inverno excelente!. 

Talvez até surja uma veranico lá na 2Q de agosto, início de setembro, mas isso aí é super normal. 

• Like 17
  • Thanks 3

12z tanto do GFS quanto do canadense mostram neve no planalto catarinense no dia 09... Destaque para o GFS que ampliou bastante a possível abrangência do fenômeno colocando agora também áreas da Serra gaúcha.... Tá ficando bom... E como o Renan bem falou por volta do dia 15 vem outra provável onda de frio e os modelos parecem bastante estáveis quanto a isso... Esse inverno está simplesmente espetacular...

• Like 18
  • Thanks 3

Em 07/08/2025 em 15:19, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

12z tanto do GFS quanto do canadense mostram neve no planalto catarinense no dia 09... Destaque para o GFS que ampliou bastante a possível abrangência do fenômeno colocando agora também áreas da Serra gaúcha.... Tá ficando bom... E como o Renan bem falou por volta do dia 15 vem outra provável onda de frio e os modelos parecem bastante estáveis quanto a isso... Esse inverno está simplesmente espetacular...

Duvida terrivel se subo ou nao sabado ...gasolina ta cara subir só para ver chuva e neblina nao da kk

• Like 8
  • Haha 7
  • Confused 1

Chovendo fraco agora e a mínima do dia de 13.7 graus.

A máxima atingiu 20.5 com céu encoberto a maior parte do dia, devendo garoar e chover fraco amanha, não devendo passar dos 14 graus. 

De domingo em diante uma sequência de manhãs bem frias e tardes meio frias, emendando com o outro final de semana, sem previsão de passar dos 25 graus até o final da grade.

Screenshot_20250807-203633.Chrome~2.png

• Like 14

Em 07/08/2025 em 21:15, Luide Luckmann disse:

Pois eu não enjoei nem um pouco kkkk, posso estar congelado mas não peço calor.

Igualmente, jamais vou enjoar de frio, principalmente porque o frio que faz nesse país é algo bem agradável e sem nenhuma intensidade relevante, então poderia ser um inverno brasileiro eterno.

• Like 11
  • Thanks 3

Em 08/08/2025 em 01:14, Matheus Vinicius disse:

Igualmente, jamais vou enjoar de frio, principalmente porque o frio que faz nesse país é algo bem agradável e sem nenhuma intensidade relevante, então poderia ser um inverno brasileiro eterno.

Eu sempre digo que o inverno de São Paulo capital é o meu VERÃO IDEAL. Ou seja: não vou pedir mais calor...

• Like 11

Em 08/08/2025 em 01:14, Matheus Vinicius disse:

Vai dormir na rua na calcada debaixo de marquise, com coberta e roupa encharcada da chuva com o vento ou morar em barraco com frestas e sem forro, que tu muda de ideia rapidinho, de que o frio por aí é agradável e iria odiar ele com todas tuas forças.

Perdas milionárias e até bilionárias na agricultura com geadas, preços dos produtos subindo mais ainda, moradores de rua que são milhares em POA, Curitiba, SP, Campo Grande e centenas nos centros regionais morrendo de hipotermia no sul e SP, hospitais lotados de pessoas com doenças respiratórias devido ao frio.

Aqui 10.6 graus e garoando.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 8
  • Thanks 1
  • Confused 2
  • Sad 1

Em 08/08/2025 em 02:08, BrunoSaoPauloCapital disse:

Eu sempre digo que o inverno de São Paulo capital é o meu VERÃO IDEAL. Ou seja: não vou pedir mais calor...

O veranico de inverno seria o meu verão ideal (mínimas na casa dos 15, máximas de 26,27), agora o inverno do jeito que estamos tendo esse ano aí não kkk zero calor, casa gelada, não dá pra achar que isso seria um verão ideal pra mim 😂

Edited by Wagner97
  • Like 8
  • Haha 2

Em 08/08/2025 em 08:11, Edison Bocorny Jr disse:

Vai dormir na rua na calcada debaixo de marquise, com coberta e roupa encharcada da chuva com o vento ou morar em barraco com frestas e sem forro, que tu muda de ideia rapidinho, de que o frio por aí é agradável e iria odiar ele com todas tuas forças.

Perdas milionárias e até bilionárias na agricultura com geadas, preços dos produtos subindo mais ainda, moradores de rua que são milhares em POA, Curitiba, SP, Campo Grande e centenas nos centros regionais morrendo de hipotermia no sul e SP, hospitais lotados de pessoas com doenças respiratórias devido ao frio.

Aqui 10.6 graus e garoando.

Mas que eu saiba, inverno faz parte da nossa climatologia, o errado somos nós em plantar culturas sensíveis ao frio em épocas e regiões sujeitas à geada. Concordo que o frio pode ser mortal para muitas pessoas, mas o calor não é muito melhor nesse quesito.

Edited by Luide Luckmann
  • Like 12
  • Thanks 4

Em 08/08/2025 em 09:16, Luide Luckmann disse:

Mas que eu saiba, inverno faz parte da nossa climatologia, o errado somos nós em plantar culturas sensíveis ao frio em épocas e regiões sujeitas à geada. Concordo que o frio pode ser mortal para muitas pessoas, mas o calor não é muito melhor nesse quesito.

Exato, mas não podemos ignorar esta realidade e em segundo lugar, o Matheus Vinicius fala como que se não fizesse frio no Brasil, não baixasse de 15 graus e todos andando de manga curta, sendo que este ano mesmo fez frio abaixo de zero na cidade dele e com máxima de 6 graus, sendo frio em qualquer lugar do mundo.

O que não faz aqui é frio mais extremo.

• Like 7
  • Thanks 1

• Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.