LucianoD Posted August 21, 2025 at 12:04 PM Share Posted August 21, 2025 at 12:04 PM Frio vai ser brutal em Santiago/CL, no wikipédia o recorde é -6,8 ºC, euro dando -7 nessa manhã. 18 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted August 21, 2025 at 01:07 PM Share Posted August 21, 2025 at 01:07 PM Em 21/08/2025 em 09:04, LucianoD disse: Frio vai ser brutal em Santiago/CL, no wikipédia o recorde é -6,8 ºC, euro dando -7 nessa manhã. E ainda vai nevar na Sexta, hehehe. MP muito forte e tiro curto, pois esquenta rapidamente depois. 16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted August 21, 2025 at 01:12 PM Share Posted August 21, 2025 at 01:12 PM Bom dia, sobre o inverno de 2025, melhorou muito em relação ao ano passado, mas não acompanhamos o ótimo desempenho de vários pontos do centro-sul. Maio, julho e agosto (até hoje) estão com temperaturas rigorosamente dentro da média histórica (1991-2020), junho foi um pouco acima. Se considerar o histórico deste século, esteve abaixo. Apesar de dentro da média, entre junho e julho tivemos períodos um pouco longos de frio que chegaram a incomodar por seus efeitos domésticos e pra mim que anda de bike e moto. Eu senti bastante frio. Essa percepção foi comum a muitas pessoas, foi um comentário meio que geral da população. E tem fundamento. A média das mínimas de referência de BH entre 1961-1990 era de 13,1°C e o inmet Pampulha teve média de mínimas em 12,7°C durante julho, o que mosta um padrão de noites frias constantes. Apesar disso, ainda senti falta de sistemas mais fortes aqui na região, apenas 1 chegou forte, em meados de junho. O restante foi fraco a moderado - embora persistentes. A mínima absoluta continua fraca (11 - 8°C). Hpje amanhecemos com 14,7°C. O dia será quente e há possibilidade de chegarmos a 30°C. 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 21, 2025 at 01:15 PM Author Share Posted August 21, 2025 at 01:15 PM os picos de calor voltando aos poucos, as MPs ficando cada vez mais curtas, mas o inverno tem sido excelente. Será que amanhã vem algum temporal? Canoas: 17 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted August 21, 2025 at 02:09 PM Share Posted August 21, 2025 at 02:09 PM Final de manhã com aumento de nuvens em São Paulo. Nesse momento, temos 26 graus em grande parte das estações do CGE. Curioso que essa nebulosidade de agora se trata apenas de algo isolado sobre uma parte da grande SP. 17 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted August 21, 2025 at 02:36 PM Share Posted August 21, 2025 at 02:36 PM Sempre muito bom presenciar essa época do ano em que os dias vão ficando mais longos e a radiação aumentando. A temperatura vem subindo bem lentamente na capital catarinense. Extremos 15,9/21,1ºC com tempo fechado e vento N ontem Mínima de 12,2ºC hoje na epagri. A quinta-feira é de céu limpo, faz 21,5ºC com 74% e venta de SSE a 11km/h com rajadas perto de 30km/h às 11h. No sábado serão registradas as máximas desse mês de agosto e em muitos locais as maiores desde Abril. Em Blumenau o YR indica máxima de 32ºC, 11ºC acima da máxima média atual. Semana que vem o frio volta com mais uma sequência de máximas abaixo de 20ºC. 17 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted August 21, 2025 at 03:18 PM Share Posted August 21, 2025 at 03:18 PM Mínimas foram altas nas urbanas paulistanas, uma noite tropical 🥭 🦩 haha Capela do socorro 11.6 Marsilac 11.8 Todavia... Mirante 18.1 Interlagos 17.1 Ainda não trintamos: 28.5 agora Mirante, nuvens altas, mas deve ser hoje a tarde a cutucada sob-30 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel fontenelle Posted August 21, 2025 at 03:33 PM Share Posted August 21, 2025 at 03:33 PM A tradicional massa de ar quente atua no Rio de Janeiro como era previsto a mesma chegou ontem e vai ficar até de sábado para domingo para lembrar que estamos na zona tropical, com isso tivemos uma grande elevação de temperatura e vendo as pessoas usando o vestuario tradicional da nossa região coisa que não estava ocorrendo nos outros dias, a mínima foi de 20 graus aqui no cachambi, são 12:30 e já temos 30 graus no cachambi zona norte do Rio porém meu termômetro acusa 39% de umidade do ar. 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted August 21, 2025 at 05:05 PM Share Posted August 21, 2025 at 05:05 PM Em 21/08/2025 em 09:04, LucianoD disse: Frio vai ser brutal em Santiago/CL, no wikipédia o recorde é -6,8 ºC, euro dando -7 nessa manhã. Nossa, baita mínima!! O serviço meteorológico do Chile dá chance de neve já na noite de hoje e em dois momentos amanhã. Depois uma bela negativa. O GFS dá neve para amanhã à noite. 16 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted August 21, 2025 at 05:11 PM Share Posted August 21, 2025 at 05:11 PM Hoje a mínima ficou em modestos 14,9°. Agora faz 22,7° com 55% e céu azul. Nem parece que teremos chuva na próxima madrugada! Esse é o primeiro vídeo dos efeitos do ciclone ontem. Quando gravei o vento já estava diminuindo. Havia batido 81,5 km/h no aeroporto e 80 km/h no Clube dos Jangadeiros. Gravação feito no Morro da Pedra Redonda a 290 m de altitude. 17 Link to comment Share on other sites More sharing options...
n4rd3s Posted August 21, 2025 at 05:16 PM Share Posted August 21, 2025 at 05:16 PM Em 20/08/2025 em 21:38, Daniel85 disse: Digo o mesmo. A única diferença, é que eu não estava um pouco cansado, mas sim MUITO cansado mesmo desse frio que não tinha mais fim. Meu cansaço era o equivalente ao de muitos daqui do Fórum no mês de março em relação ao calor. Ficamos quase 3 meses nisso. Não aguentava mais água da torneira gelada, andar tomando vento gelado no rosto, mãos rachando devido ao ressecamento da pele, ambientes internos sempre frios, gente tossindo por conta dos resfriados devido as baixas temperaturas (não suporto esse som)... Nunca gostei desses períodos constantes de baixas temperaturas. Espero que os próximos invernos sejam uma montanha russa (igual 1994) e não as colinas do Golã igual foi esse ano (ou o platô do Tibete do ano passado). Curiosamente, no ano passado foi preciso o polo sul "ferver" e a AAO afundar para termos algo que foi bem mais comum nesse inverno com pouco esforço. _____ Aqui na zona leste de São Paulo, tivemos um pouco de chuva mais cedo. Temos agora céu nublado e 23 graus nas estações do CGE. Além de estar 10 graus acima do que vinha sendo em grande parte dos dias nos últimos 2 meses e meio , acho que desde o começo de maio que não tínhamos um valor tão alto pra essa hora. O que mais pegou para mim foram as mínimas constantemente baixas e as horas de frio até durante os veranicos. No começo de Agosto tivemos uns dois ou três dias seguidos com máximas em torno dos 25-26ºC, mas eu nem senti. Amanhecia 10ºC e no final da tarde já estava sub-20 novamente. Nos ambientes internos era como se tivesse feito frio o dia inteiro. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted August 21, 2025 at 05:22 PM Share Posted August 21, 2025 at 05:22 PM ACONTECEU !!!! VOLTAMOS À MARCA DOS TRINTA !!!!! E a melhor parte? Nem incomoda...fui lá fora e tá um abafamento muito leve, bem agradável. 17 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted August 21, 2025 at 06:52 PM Share Posted August 21, 2025 at 06:52 PM Em 21/08/2025 em 14:16, n4rd3s disse: O que mais pegou para mim foram as mínimas constantemente baixas e as horas de frio até durante os veranicos. No começo de Agosto tivemos uns dois ou três dias seguidos com máximas em torno dos 25-26ºC, mas eu nem senti. Amanhecia 10ºC e no final da tarde já estava sub-20 novamente. Nos ambientes internos era como se tivesse feito frio o dia inteiro. Exatamente tudo isso que você escreveu. Mesmo nesses dias com máximas altas, as horas mais quente não duravam muito. Essas manhãs geladas pesaram bastante para mim também. Muitas vezes eram 11 horas e ainda faziam 15 graus. Por isso, foi um grande alívio acordar no início da manhã de hoje e sair de casa sem aquele gelo. Confesso até que fiquei surpreso de ver que a média máxima de julho conseguiu ficar ainda em quase 22 graus no Mirante. A sensação foi de ter ficado abaixo dos 20 graus. _____ São Paulo também nos 30 em alguns locais nessa tarde. No extremo sul, a infiltração marítima já dá os sinais com a queda nas temperaturas por lá. 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eugenio De Marco Posted August 21, 2025 at 07:17 PM Share Posted August 21, 2025 at 07:17 PM (edited) Em 21/08/2025 em 15:52, Daniel85 disse: Exatamente tudo isso que você escreveu. Mesmo nesses dias com máximas altas, as horas mais quente não duravam muito. Essas manhãs geladas pesaram bastante para mim também. Muitas vezes eram 11 horas e ainda faziam 15 graus. Por isso, foi um grande alívio acordar no início da manhã de hoje e sair de casa sem aquele gelo. Confesso até que fiquei surpreso de ver que a média máxima de julho conseguiu ficar ainda em quase 22 graus no Mirante. A sensação foi de ter ficado abaixo dos 20 graus. _____ São Paulo também nos 30 em alguns locais nessa tarde. No extremo sul, a infiltração marítima já dá os sinais com a queda nas temperaturas por lá. É que no Mirante a temperatura disparava entre 13h e 16h nos dias de sol, só que nas estações menos urbanizadas e mais ao sul isso não ocorria. No IAG fechou em 20,5°C e em Interlagos apenas 19,9°C. O Mirante só "trava" em dias de ventos continentais de Norte-Noroeste intensos! No IAG a anomalia das máximas fechou -2,2°C. Edited August 21, 2025 at 07:19 PM by Eugenio De Marco 13 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted August 21, 2025 at 08:22 PM Share Posted August 21, 2025 at 08:22 PM Aqui em Friburgo tarde bem agradável, máximas hoje de primavera entre 26/27 graus na area urbana. Agora 22/23 graus as 17:20. 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted August 21, 2025 at 10:17 PM Share Posted August 21, 2025 at 10:17 PM Máxima de 24,2° no dia de hoje. Pelo céu azul grande parte do dia nem de longe parece que vai chover de madrugada. Agora faz 17,4° com 71%. Os radares do Redemet pegam fortes instabilidades nas Missões e Noroeste do RS, logo chegando no N do estado. Vídeo de hoje. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Nogeira Posted August 21, 2025 at 10:26 PM Share Posted August 21, 2025 at 10:26 PM De acordo com a Climatempo essa massa polar do final do mês, não vai ser tão forte como indicava antes. 3 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted August 21, 2025 at 10:36 PM Share Posted August 21, 2025 at 10:36 PM Em 21/08/2025 em 07:40, Renan disse: E existe outro motivo também: NÃO HOUVE MP FORTE O SUFICIENTE para ocorrer geada aqui em JF. É estranho dizer isso, mas esse inverno de 2025 não será muito lembrado por mim no futuro...eu confesso que minha memória climática funciona bem mais para eventos extremos , então os invernos que eu mais me lembro não são necessariamente os mais frios, mas sim os que tiveram MPs mais intensas. Nesse sentido, o inverno de 2021 por exemplo ficará muito mais na minha memória do que o de 2025. O mesmo vale para 2019, que foi muito mais quente que esse atual, mas me lembrarei para sempre daquela fortíssima MP do início de Julho-19. Acho que não é só você, Renan; Penso que para grande parte das pessoas (Talvez a maioria), principalmente aquelas que não acompanham o tempo e o clima, depois de alguns anos... uma MP excepcional fica mais marcada na memória do que frio contínuo sem extremos. Tenho nas minhas memórias da infância um ano, aqui em Sampa, em que usei blusa por meses a fio. Porém, não consigo me lembrar exatamente que ano era. Nem qual era minha idade na época, se tinha 8, 10 ou 13 anos. Já tentei recordar de algum fato que servisse de referência, para determinar mais ou menos em que época foi... mas até hoje não consegui. Em compensação, me recordo de quase todas MPs mais marcantes. ---------------- E hoje a capital paulista também trintou, No começo da tarde, aquelas nuvens citadas pelo Daniel acima se dissiparam e o sol veio com tudo. Mirante (Aut): 18,1°C / 31,1°C Interlagos: 17,1°C / 30,0°C IAG: 15,3°C / 29,7°C Temperaturas de verão... a diferença é que a umidade esteve baixa, como de praxe nesta época. Pelas previsões, o calor vai até o fim de semana, pelo menos. 13 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted August 21, 2025 at 10:42 PM Share Posted August 21, 2025 at 10:42 PM Hoje foi um dia de primavera com variação de 6,9°C/23,8°C. Friozinho de manhã e a maior máxima desde o dia 08/05 (24,1°C). A primavera está à porta com uma brotação (tímida) de algumas caducifolias e a floração de algumas fruteiras. Os sapos voltaram a coachar na lagoa depois de meses de silêncio... Amanhã a máxima pode ser ainda maior e o quadro é a típica gangorra de final de agosto e setembro: 18 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted August 21, 2025 at 11:26 PM Share Posted August 21, 2025 at 11:26 PM Para mim, esse inverno vai ficar sim marcado com um dos melhores... Pode não ter baixado de 6 na minha estação topo-ultra-urbano. Porém frio constante, médias dos anos 90, me trouxe muita nostalgia da minha infância paulistana. Poucos dias de trégua, um frio formador de caráter hahahaha Agora uma cerveja com 18°, saudações aos sobreviventes 19 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 21, 2025 at 11:51 PM Share Posted August 21, 2025 at 11:51 PM Agosto sendo agosto. Mínima de 20, depois máxima de 9. Iporã do Oeste - SC. Meteoblue igual 18 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 22, 2025 at 12:01 AM Share Posted August 22, 2025 at 12:01 AM Em 21/08/2025 em 19:42, Serrano disse: Hoje foi um dia de primavera com variação de 6,9°C/23,8°C. Friozinho de manhã e a maior máxima desde o dia 08/05 (24,1°C). A primavera está à porta com uma brotação (tímida) de algumas caducifolias e a floração de algumas fruteiras. Os sapos voltaram a coachar na lagoa depois de meses de silêncio... Amanhã a máxima pode ser ainda maior e o quadro é a típica gangorra de final de agosto e setembro: Começando por aqui também. Julho Hoje Julho Hoje 19 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted August 22, 2025 at 12:10 AM Share Posted August 22, 2025 at 12:10 AM ☀️🌤️ ⛅ Máxima: 28,7°C em Luzerna/Linha Barra do Estreito Mínima: 1,68°C em Urupema/Parque de Exposição Menor máxima: 20,6°C no Morro das Torres > E hoje tivemos quebras em SC @Serrano > Na estação de Urubici/Mundo Novo/Renato Nicoletti fez 21,6°C, passando de 20°C pela primeira vez desde 09 de Maio. Um total de 103 dias e meio, quase 104 dias; > A estação de Urubici/Mundo Novo/Epagri está offline, mas deve ter passado de 20°C pela primeira vez desde 08 de Maio. Um total de 104 dias e meio, quase 105 dias. > A estação do Morro das Torres, registrou 20,6°C, passando de 20°C pela primeira vez desde 09 de Maio. Um total de 103 dias e meio, quase 104 dias. > O Morro da Igreja teoricamente estaria sub-20 ainda. > São alguns dos locais, onde o inverno termina por último no sul do Brasil. 15 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 22, 2025 at 12:31 AM Share Posted August 22, 2025 at 12:31 AM Em 21/08/2025 em 21:28, jean10lj disse: Sábado vai ser um baque absurdo aqui no extremo-oeste. Nos topos 24C de madrugada e 9C às 16:00 3 da madrugada 16:00 Gramado de exemplo no sábado, vai ser +/- semelhante a virada no RS num geral, e parte de SC. 22C às 6 da manhã e 5C com chuva às 23:00 17 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 22, 2025 at 12:34 AM Share Posted August 22, 2025 at 12:34 AM Quinta feira de sol estilo primavera com variação de 14.4 e 24.4 graus, sol entre nuvens, mas em agosto, o que é normal, ainda mais no final do mês. Amanhã deve chover na madrugada e de manhã, entrando ar quente a tarde e como aqui está em uma zona de transição neste cenário pré frontal, vai ser de difícil previsão. GFS projeta 31 e euro 33 mas já oscilaram bastante nos dias anteriores e apostarei em 32 aqui, 30 em POA e 28 Barra do Ribeiro extremo sul RM POA Agora faz 16.5 graus. 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted August 22, 2025 at 12:40 AM Share Posted August 22, 2025 at 12:40 AM PWS Catolés de Cima/Abaíra/Chapada Diamantina/Bahia, renovou a mínima do inverno, hoje registrou 7,5 graus e a máxima 27,1 graus, umidade desceu aos 26%. 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted August 22, 2025 at 12:44 AM Share Posted August 22, 2025 at 12:44 AM Horário de 21 h 35 0,5 grau PNI Campo Belo 3,9 graus Nascente Campo Belo 9,6 graus Posto Marcao 14 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted August 22, 2025 at 01:50 AM Share Posted August 22, 2025 at 01:50 AM Em 21/08/2025 em 07:40, Renan disse: É...para mim já deu também. Curiosamente, não vi nenhuma geada esse ano, pois não fui na serra da Mantiqueira (costumo ir pelo menos 1 vez por ano, justamente para poder presenciar o fenômeno). Os motivos são muito evidentes: filho pequeno e correria no trabalho. E nas minhas férias eu fugi do frio ao invés de ir ao encontro dele, pois passei 15 dias na Bahia. E existe outro motivo também: NÃO HOUVE MP FORTE O SUFICIENTE para ocorrer geada aqui em JF. É estranho dizer isso, mas esse inverno de 2025 não será muito lembrado por mim no futuro...eu confesso que minha memória climática funciona bem mais para eventos extremos , então os invernos que eu mais me lembro não são necessariamente os mais frios, mas sim os que tiveram MPs mais intensas. Nesse sentido, o inverno de 2021 por exemplo ficará muito mais na minha memória do que o de 2025. O mesmo vale para 2019, que foi muito mais quente que esse atual, mas me lembrarei para sempre daquela fortíssima MP do início de Julho-19. A mínima absoluta na minha estação esse ano ficou em 05,8°C...é um valor bastante comum de mínima absoluta pra cá. Nas MPs realmente intensas, cai facilmente abaixo dos 5 graus na minha estação. Os extremos foram ruins, tanto para mínima quanto para máxima. O grande destaque mesmo foram as médias, essas sim, provavelmente serão as menores que já registrei (superando 2017). Aqui ainda tivemos mínimas melhores devido as MPs continentais do final de junho e de julho também, mas como ela não afeta tanto o leste do sudeste, ficou mais limitado. Como eu já comentei, prefiro bem mais 2021, 2016 e 2013 por termos tido aqueles períodos de respiro entre as bombas, que foi suficiente para aquecer os ambientes internos e a água fria das torneiras (ao contrário desse ano). E uma situação curiosa é de uma ASAS (aquela no segundo decênio de julho) ter conseguido trazer temperaturas mais baixas pra cá (até mesmo nas mínimas), algo bem difícil para o leste paulista. Achei que fosse me acostumar com as baixas temperatura, mas percebi o contrário. Pra mim, 25 agora está parecendo ser menos quente do que parecia no início de março após dias semanas apanhando do calor escaldante de fevereiro, por exemplo. Em 21/08/2025 em 16:17, Eugenio De Marco disse: É que no Mirante a temperatura disparava entre 13h e 16h nos dias de sol, só que nas estações menos urbanizadas e mais ao sul isso não ocorria. No IAG fechou em 20,5°C e em Interlagos apenas 19,9°C. O Mirante só "trava" em dias de ventos continentais de Norte-Noroeste intensos! No IAG a anomalia das máximas fechou -2,2°C. Eu moro na zona leste e trabalho na oeste, que ficam mais pro meio da cidade e mais afetado pela maritimidade (sobretudo a zona leste). E muitas vezes vejo qual foi a máxima pelo dado do aeroporto de Congonhas (na zona sul e ainda mais frio). Então, essas coisas também ajudaram nessa impressão de um julho com máxima média sub20. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 22, 2025 at 02:29 AM Author Share Posted August 22, 2025 at 02:29 AM (edited) eu juro que ouvi uma trovoada leve hehe tipo aquelas de ronquinho a madrugada talvez tenha alguma chuva edit: é, veio. Pancadinha de chuva em Canoas Edited August 22, 2025 at 02:44 AM by Eclipse POA 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Breno Coimbra Posted August 22, 2025 at 02:52 AM Share Posted August 22, 2025 at 02:52 AM (edited) Que alívio desde ontem aqui no Rio. A terça foi de transição mas ainda com bastante vento frio e ambientes internos frios mas desde ontem o veranico passou a reinar por aqui. Nos subúrbios, as máximas já tão batendo 33ºC pelo segundo dia. Aqui na zona sul ainda estamos nos contentando com 28-29ºC mas com os ambientes já sem frio, sobretudo hoje com mínima de 21 aqui no Leblon (há séculos não via uma mínima acima de 20). Acabou o edredom, as meias em casa, os moletons sendo lavados toda hora (já que normalmente não temos muito), a água gelada na cara e nas mãos de manhã cedo, o monte de roupa pra ir só na padaria, o corta-vento pra correr na orla. Isso que é vida! Sei que é difícil(semana que vem mesmo parece que já volta a ficar “chato” por uns 4 dias) mas por mim era frio só em 2026! Agora “calorosos” 23ºC no Leblon. Amanhã é fazer short Friday e correr pra pegar um sol que eu nunca tive tão branco na vida. Edited August 22, 2025 at 02:54 AM by Breno Coimbra 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted August 22, 2025 at 03:23 AM Share Posted August 22, 2025 at 03:23 AM Começaram trovoadas aqui em POA um pouco depois das 23h. Fiz esse breve registro, mas deu outros trovões muito mais fortes. Inclusive um raio atingiu o solo bem adiante de onde eu estava. Pena que não registrei!! 18 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted August 22, 2025 at 03:43 AM Author Share Posted August 22, 2025 at 03:43 AM recém tivemos a segunda pancada de chuva dessa madrugada em Canoas algumas trovoadas foram bem barulhentas 16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted August 22, 2025 at 01:09 PM Share Posted August 22, 2025 at 01:09 PM Bastante sol nessa manhã em São Paulo Temperaturas subindo. 12 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted August 22, 2025 at 01:15 PM Share Posted August 22, 2025 at 01:15 PM Em 21/08/2025 em 23:52, Breno Coimbra disse: Que alívio desde ontem aqui no Rio. A terça foi de transição mas ainda com bastante vento frio e ambientes internos frios mas desde ontem o veranico passou a reinar por aqui. Nos subúrbios, as máximas já tão batendo 33ºC pelo segundo dia. Aqui na zona sul ainda estamos nos contentando com 28-29ºC mas com os ambientes já sem frio, sobretudo hoje com mínima de 21 aqui no Leblon (há séculos não via uma mínima acima de 20). Acabou o edredom, as meias em casa, os moletons sendo lavados toda hora (já que normalmente não temos muito), a água gelada na cara e nas mãos de manhã cedo, o monte de roupa pra ir só na padaria, o corta-vento pra correr na orla. Isso que é vida! Sei que é difícil(semana que vem mesmo parece que já volta a ficar “chato” por uns 4 dias) mas por mim era frio só em 2026! Agora “calorosos” 23ºC no Leblon. Amanhã é fazer short Friday e correr pra pegar um sol que eu nunca tive tão branco na vida. Eu só vou chamar 30 ºC de alívio, caso eu tenha passado por temperaturas abaixo de 0 ºC por mais de 1 mês. Todos os dias com mínimas de -3 ºC e máximas de 6 ºC... aí, sim, eu vou comemorar os 30 ºC. hahaha Eu considero que temperaturas acima de 25 ºC tornam o meu dia em algo de má qualidade, caso eu tenha que ir trabalhar e estudar, pois fazem o raciocínio ficar mais lento. Agora, caso eu esteja de férias, numa cidade de praia, e fique o dia inteiro na praia ou numa piscina, EU QUERO 32 ºC todos os dias. kkkk No mais, eu não estou gostando desses dias alcançando 30 ºC / 32 ºC aqui em São Paulo capital devido ao trabalho, estudos e falta de piscina. kk o meu alívio virá no domingo, com a MÁXIMA de 21 ºC. ------------------------------------------ No monitoramento, meu termômetro marca (às 10:12), temperatura de 23,9 ºC (extremamente confortável), mas o terror dos 32 ºC pode ser alcançado às 15:20. Previsão de temperaturas para os próximos dias, de acordo com o Weather Channel: * sexta-feira: 19 ºC / 32 ºC * sábado: 15 ºC / 32 ºC (com mínima invertida) * domingo: 15 ºC / 21 ºC (o alívio) 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted August 22, 2025 at 02:05 PM Share Posted August 22, 2025 at 02:05 PM (edited) Bom dia! Curiosamente, este veranico que pega SP capital com força não chegou aqui. Ontem fez calor e a máxima até atingiu os 30°C em alguns bairros de BH (Pampulha 30,5°C) - a estação de referência histórica chegou 'apenas' a 29,2°C e mantém a sequência sub-30 desde o meio de abril - mas hoje o vento já mudou de direção, aumentou de intensidade e as temperaturas caem um pouco. Não dá pra chamar máxima de 27°C na segunda quinzena de agosto de veranico. Previsões recentes têm indicado chuva e queda de temperatura pra cá para o final de agosto - algo que já têm sido dito pela climatempo há um bom tempo. Se confirmado, será de grande valia para manter os incêndios sob controle nesse que é o período mais propício do ano para eles. Tenho achado esta temporada de incêndios fraca (quase não tenho recebido notícias), fruto de temperaturas mais baixas e algumas chuvas fora de época nas últimas semanas e, se confirmadas essas chuvas, pode manter o fogo muito distante do que registramos no ano passado por mais um tempo até a chegada efetiva das chuvas da primavera. Se tudo der certo, assim como ano passado "não tivemos inverno", esse ano não teremos fogo. Edited August 22, 2025 at 02:06 PM by LeoP 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted August 22, 2025 at 02:24 PM Share Posted August 22, 2025 at 02:24 PM Em 22/08/2025 em 11:05, LeoP disse: Bom dia! Curiosamente, este veranico que pega SP capital com força não chegou aqui. Ontem fez calor e a máxima até atingiu os 30°C em alguns bairros de BH (Pampulha 30,5°C) - a estação de referência histórica chegou 'apenas' a 29,2°C e mantém a sequência sub-30 desde o meio de abril - mas hoje o vento já mudou de direção, aumentou de intensidade e as temperaturas caem um pouco. Não dá pra chamar máxima de 27°C na segunda quinzena de agosto de veranico. Previsões recentes têm indicado chuva e queda de temperatura pra cá para o final de agosto - algo que já têm sido dito pela climatempo há um bom tempo. Se confirmado, será de grande valia para manter os incêndios sob controle nesse que é o período mais propício do ano para eles. Tenho achado esta temporada de incêndios fraca (quase não tenho recebido notícias), fruto de temperaturas mais baixas e algumas chuvas fora de época nas últimas semanas e, se confirmadas essas chuvas, pode manter o fogo muito distante do que registramos no ano passado por mais um tempo até a chegada efetiva das chuvas da primavera. Se tudo der certo, assim como ano passado "não tivemos inverno", esse ano não teremos fogo. Mas ontem a máxima foi 31 por aqui... a previsão era 33 na terça pra ontem, as nuvens seguraram... Hoje com o sol pode dar uma subida maior ou amanhã ainda temos esses dias, vamos ver. Agora 27.5 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Nogeira Posted August 22, 2025 at 02:28 PM Share Posted August 22, 2025 at 02:28 PM No Rio de Janeiro voltou sentir calor de verão,algo que não acontecia desde maio ,no meio do outono,ou seja 3 meses sem ter dias seguidos de temperatura acima dos 30 graus,apesar das tardes estarem bem quente devido ao veranico,as noites, madrugadas e manhãs estão bem frescas, normalmente no verão,elas costumam ficar abafadas. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
edsr97 Posted August 22, 2025 at 02:32 PM Share Posted August 22, 2025 at 02:32 PM 7 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted August 22, 2025 at 02:34 PM Share Posted August 22, 2025 at 02:34 PM Essa madrugada foi uma loucura. Agora 86 mm aqui!! Vídeo do início da madrugada. 15 2 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted August 22, 2025 at 03:55 PM Share Posted August 22, 2025 at 03:55 PM (edited) Já são quase 13 horas e ainda faz 18.0 graus, enquanto o aplicativo meteored diz estar 30 graus, mas muitas pessoas não sabem que é a previsão para o horário e não o que está necessariamente. Euro errando feio aqui prevendo 34 graus e GFS 32, pois a região dos vales, estava em uma área de transição. Na serra 55 kms ao norte linha reta daqui, está 27/28 graus. No momento pancadas de chuva forte e relâmpagos. Edited August 22, 2025 at 03:56 PM by Edison Bocorny Jr 16 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Gabriel Posted August 22, 2025 at 04:10 PM Share Posted August 22, 2025 at 04:10 PM Em 22/08/2025 em 12:55, Edison Bocorny Jr disse: Já são quase 13 horas e ainda faz 18.0 graus, enquanto o aplicativo meteored diz estar 30 graus, mas muitas pessoas não sabem que é a previsão para o horário e não o que está necessariamente. Euro errando feio aqui prevendo 34 graus e GFS 32, pois a região dos vales, estava em uma área de transição. Na serra 55 kms ao norte linha reta daqui, está 27/28 graus. No momento pancadas de chuva forte e relâmpagos. Poa é brutal pra fazer previsão nesse tipo de dinâmica, me lembrei de uma vez em Setembro de 2015 que o falecido sistema Metroclima da prefeitura previu 38 e o tempo ficou fechado não passando dos 22 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
GABRIEL U. Posted August 22, 2025 at 04:15 PM Share Posted August 22, 2025 at 04:15 PM Em 22/08/2025 em 13:01, Andre varAD disse: O Inverno de 2021 foi bem mais frio do que esse atual, melhor que o inverno de 1996 que apesar de frio, não teve nada de interessante demais. o inverno de 1994 se comparado com o de 1996 foi mais frio e mais extremo. Aqui em Londrina, junho de 2021 foi equivalente ao de 2025, enquanto julho de 2021 foi ainda melhor que o ótimo julho de 2025. No entanto, agosto de 2021 foi quente, praticamente sem frio, enquanto agosto de 2025 foi ótimo e bem mais frio que o normal até uns 5 dias atrás. No fim, ambos os invernos ficarão lembrados como sendo dois dos mais intensos da história recente por aqui. 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
GABRIEL U. Posted August 22, 2025 at 04:21 PM Share Posted August 22, 2025 at 04:21 PM Estamos tendo hoje o primeiro dia de calor forte aqui em Londrina/PR, neste inverno. Após uma mínima alta (16,9ºC no IDR, 17,6ºC no INMET, em torno de 13ºC nas baixadas mais frias e em torno de 19ºC, 20ºC nos topos mais quentes), temos 31,6ºC às 13h00 (SIMEPAR), a maior temperatura desde 4 de abril, quando a máxima foi de 32,0ºC. Certamente, fará hoje a maior temperatura desde 25 de março, quando fez 34,1ºC, ou ainda desde 10 de março, quando fez 34,6ºC, ou ainda desde 9 de março, quando fez 36,0ºC. 12 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted August 22, 2025 at 05:00 PM Share Posted August 22, 2025 at 05:00 PM Em Floripa ficamos entre 12,3/22,1ºC ontem com tempo ensolarado. Hoje está mais quente, depois da mínima de 15,0ºC, faz 25,2ºC com 69% e vento de NNE a 6km/h na epagri às 13h. Primeiro dia do mês que dá pra passar de roupa curta. No sul da ilha já faz 27,7ºC na praia dos açores. Em Blumenau também esquentou, faz 28,1ºC, maior desde Maio. Pode passar dos 30ºC. 12 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted August 22, 2025 at 05:07 PM Share Posted August 22, 2025 at 05:07 PM 27,0ºC na Serra Smith (Joinville 1200m) Bem quente em altura 14 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted August 22, 2025 at 05:17 PM Share Posted August 22, 2025 at 05:17 PM Em 22/08/2025 em 12:55, Edison Bocorny Jr disse: Já são quase 13 horas e ainda faz 18.0 graus, enquanto o aplicativo meteored diz estar 30 graus, mas muitas pessoas não sabem que é a previsão para o horário e não o que está necessariamente. Euro errando feio aqui prevendo 34 graus e GFS 32, pois a região dos vales, estava em uma área de transição. Na serra 55 kms ao norte linha reta daqui, está 27/28 graus. No momento pancadas de chuva forte e relâmpagos. Há pouco estava 28,7° em Gramado e +-22° e Taquara e Três Coroas. Estamos no limite. Menos mal. Poderia estar acima de 30° e nós suando. Graças a Deus que não abriu o tempo. Tenho ótimos 18,7°. 15 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted August 22, 2025 at 05:46 PM Share Posted August 22, 2025 at 05:46 PM Virada muito impressionante amanhã. 25C no extremo-oeste de SC as 4 da madrugada. Não tinha reparado ontem, mas 29C no litoral sul. 9C as 16:00 no extremo-oeste. 17 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted August 22, 2025 at 05:50 PM Share Posted August 22, 2025 at 05:50 PM Até agora 95 mm!!! Agora sol aparecendo e 19,5° e +- 90%. 14 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted August 22, 2025 at 06:14 PM Share Posted August 22, 2025 at 06:14 PM São Paulo trintando nessa tarde de sexta. Não temos nenhuma nuvem sobre a grande SP. Céu completamente azul e muito sol. 11 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted August 22, 2025 at 06:23 PM Share Posted August 22, 2025 at 06:23 PM Em 16/08/2025 em 10:35, Renan disse: Esse ano o flop tem sido para previsões de calor. Tempos interessantes… 35,18°C em Itapiranga, calor acima do previsto... Desde que você falou, tudo desmoronou... 2 9 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts