Stringer Elowen Posted July 30, 2025 at 09:35 PM Share Posted July 30, 2025 at 09:35 PM Em 30/07/2025 em 16:54, wallace silva disse: @Carlos Camposama geadas, frio e tempo fechado/cinza, isso alegra seu coração e por ele seria assim todos os 365 dias do ano. kkkkkkkk O que realmente alegra meu coração em termos climáticos são as tardes de verão olhando as tormentas surgirem no horizonte. Também as geadas (secas) como as de ontem e hoje. Dias frios com o clássico clima nublado de inverno (do Atlântico) me deprimem muito. Mas é o normal daqui, ao menos era. Quanto às geadas, não é nenhum segredo que detesto o frio (seja de que espécie for) e se eu não fosse atrás de imagens e registros, ficaria trancado onde eu estivesse, e só sairia quando o Sol aparecesse esquentando o ambiente ha ha 14 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Stringer Elowen Posted July 30, 2025 at 09:44 PM Share Posted July 30, 2025 at 09:44 PM Em 30/07/2025 em 16:52, jayvillao disse: Gostaria de ter paisagens e geadas disponíveis como o Carlos, me animaria a sair cedo hehehe tirei apenas essa humilde foto do terraço aqui, ainda quando estava sub-10, e é isso, no fundo a serra da Cantareira e ZN de SP. Eu gostaria de ter paisagens e geadas disponíveis como o @Serrano tem, até no verão - se este for mais frio do que o normal. Mas meu lugar preferido atualmente - já cansado do frio - seria num local como Diamantina em MG ou outro de altitude na chapada baiana, longe de infiltração marítima fria e sem calor extremo. Até BH eu ainda considero fria (não me refiro às sensações térmicas 🙄) - devido aos ventos fortes e insistentes vindo da costa em muitas situações. Vento forte em qualquer temperatura abaixo dos 24°C é ruim (na minha opinião). 19 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted July 30, 2025 at 09:49 PM Share Posted July 30, 2025 at 09:49 PM (edited) Em 30/07/2025 em 18:26, marinhonani disse: Rafael, no seu bairro deve ter ventado bem fraco ou sem vento na hora da mínima. Salinas/Friburgo/INMET, muito vento ontem o dia todo e madrugada, amanhecer, com isso mínima de 7,3. Teve pontos da região serrana onde o vento cessou no fim madrugada, registrou: 0,9 Trajano baixada e 19,2 máxima, umidade menor 32% 4,2 Trajano Topo e máx 17,6 3,9 área rural de Duas Barras, 603 altitude. Lá em Salinas continua ventando muito, máxima de apenas 13,2, acho que, com sol o dia todo. Teve sol do fim da manhã e toda tarde aí em Friburgo! Nani de fato a mínima foi boa aqui em casa, creio que na estação do Centro/Cordoeira deu até menos, mas saiu do ar de madrugada (depois voltou), eu tava no Centro ontem a noite e a sensação era de muito frio, quando cheguei em casa por volta das 7 da noite a temperatura era a mesma do Centro: na faixa dos 12 graus, mas a pws do Centro normalmente costuma dar uns décimos a menos que meu termômetro incoterm nas mínimas. Eu acho que a área urbana se destacou mais que a área rural hj, mas pelo andar da carruagem amanhã a história vai ser diferente. Agora 12,0 aqui em casa as 18:45. Edited July 30, 2025 at 09:51 PM by Rafael 16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted July 30, 2025 at 09:50 PM Share Posted July 30, 2025 at 09:50 PM (edited) Em 30/07/2025 em 13:52, Daniel85 disse: Concordo com você e também não consigo entender gente que deixa o ar condicionado a mil. Os trens dos metrôs daqui de São Paulo às vezes ficam com aquele ar condicionado forte mesmo nesses dias frios. Apenas nas extremidades dos vagões que a situação é melhor. O que me irrita é quando a você se queixa do ar gelado e ainda tem de ouvir dos outros algo do tipo "está com frio, é só colocar mais um agasalho". Só que o problema é que as mãos também ficam frias (como você já comentou) e fica ruim de trabalhar assim (nem dá pra usar luva - atrapalha), e outra, é um saco se empacotar em um monte de pano e desempacotar ao sair em um ambiente externo (em dias mais quentes). Gente calorenta me dá nos nervos. Não me consigo me conformar em ver pessoas sem nenhum agasalho com aquela temperatura inferior a 13 graus. Aliás, uma vez acabei queixando disso ao ver uma pessoa assim, ela ouviu e mandou eu TNC kkkkkk _____ Vamos ver se agosto vai reservar mais algumas bombas. Quem sabe uma delas venha de forma continental e consiga atingir até mesmo o Tocantins. Imagine cidade de Peixes (que teve seus 15 minutos de fama aqui) sentindo aquele vento polar? A capital Palmas também e outras cidades. _____ Quanto mais ao sul, mais frio. Às vezes eu pego o metrô da linha 1 - Azul, aqui em São Paulo e sinto como se estivesse 16 ºC. Há uma boa chance de uns 90% das pessoas que estão no vagão estão achando frio demais. Não faz sentido. Em um trem com ocupação baixa (quase vazio), estando no verão, dá pra colocar uns 24 ºC tranquilo. Já no inverno, dá pra colocar uns 21 ºC, pois as pessoas estão com mais camadas de roupas. E num trem cheio considera a maior geração de calor, podendo colocar uns 20 ºC. Se eu tivesse ar-condicionado em casa (que é um dos meus sonhos de consumo) eu colocaria 24 ºC para repouso, e uns 21 ºC para fazer alguma atividade na casa (como limpar a casa). ---------------------------------------------- No monitoramento, eu estou surpreso com tamanha queda na temperatura ao anoitecer aqui na maior cidade do hemisfério sul do planeta. Várias PWS daqui da zona oeste com 13 ºC às 18:45, enquanto temos previsão de mínima de 10 ºC amanhã. Meu termômetro ainda tem 15,5 ºC (mas eu acho que ele está sob efeito de calor radiante. Eu preciso mudar o local dele). Previsão para os próximos 3 dias mostra as seguintes variações (segundo o Weather Channel): * quinta-feira: 10 ºC / 20 ºC (ensolarado); * sexta-feira: 11 ºC / 25 ºC (parcialmente nublado); * sábado: 12 ºC / 28 ºC (parcialmente nublado). Edited July 30, 2025 at 09:50 PM by BrunoSaoPauloCapital Corrigir "às veze" para "às vezes" 17 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardosilva Posted July 30, 2025 at 09:55 PM Share Posted July 30, 2025 at 09:55 PM Em 30/07/2025 em 16:21, RafaelBHZ disse: Pessoal, boa tarde! Hoje tive a oportunidade de conversar pessoalmente com uma grande meteorologista aqui em Belo Horizonte e a informação que tenho é que a estação convencional, localizada no Santo Agostinho, será substituída a partir de outubro por uma automática no mesmo local. A automática inclusive já está sendo instalada esta semana. 115 anos de registros serão substituídos por uma estação automática. Vamos torcer para dar tudo certo e o local preservar a qualidade das medições, e, adicionalmente, não ficar no escuro em nenhum momento durante o processo de substituição. Acho inevitável essa mudança, não vejo sentido em manter uma pessoa para coletar dados de um equipamento para o qual hoje já existe tecnologia para ser 100% automatizado. Estando calibrado corretamente não é pra ter erros...Aliás me pergunto se ainda existem muitas estações que dependem de medição humana ao redor do mundo. --- Máxima ótima de 17,5°C no Mirante com sol o dia todo. Na Zonal Sul não passou de 14°C...Agora (18h) já faz 12°C na região central. 18 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted July 30, 2025 at 09:57 PM Share Posted July 30, 2025 at 09:57 PM Em 30/07/2025 em 12:25, Tássio Gonçalves1515095449 disse: Sul de Minas congelando nessa manhã! Alguns registros: *Delfim Moreira - Bairro do Charco MG: -7,1°C; *Passa Quatro - Faz. Gondarim MG: -4,8°C; *Wenceslau Braz MG: -3,1°C. Próxima madrugada deverá ser muito fria novamente... Tássio, -5,1 graus na PWS Haras Boa Vista/ Sapucaí-Mirim, região extremo Sul de Minas, fica numa baixada 1404 metros 14 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted July 30, 2025 at 10:15 PM Share Posted July 30, 2025 at 10:15 PM Temperaturas continuam em queda em São Paulo. Extremo sul gelando. 18 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted July 30, 2025 at 10:16 PM Share Posted July 30, 2025 at 10:16 PM (edited) Em 30/07/2025 em 16:57, Leandro A M Leite disse: Em 2021 o Bairro do Charco em Delfim Moreira teve -10ºC, mínima absoluta menor que a de Nova York no mesmo ano, mas mesmo assim Nova York teve muito mais sensação de frio, pois sempre registra máxima negativa no inverno, algo raro de acontecer no Brasil, e somente ocorre nas serras do Sul poucas vezes, em Minas Gerais pode até ter ocorrido em pontos muito altos da Serra da Mantiqueira na PEG, lembrando que em maio de 2022 ocorreram algumas máximas sub-5 isoladas no sul mineiro. Nova York hoje está na borda do clima para subtropical. Washington é oficialmente subtropical, também limítrofe. A tendência em NY, é que as absultas negativas anuais de dois dígitos fiquem cada vez mais raras. Máximas nessa marca acredito que seja raríssimo por lá. Edited July 30, 2025 at 10:18 PM by pindorama 6 1 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted July 30, 2025 at 10:18 PM Share Posted July 30, 2025 at 10:18 PM Em 30/07/2025 em 18:44, Carlos Campos disse: Eu gostaria de ter paisagens e geadas disponíveis como o @Serrano tem, até no verão - se este for mais frio do que o normal. Mas meu lugar preferido atualmente - já cansado do frio - seria num local como Diamantina em MG ou outro de altitude na chapada baiana, longe de infiltração marítima fria e sem calor extremo. Até BH eu ainda considero fria (não me refiro às sensações térmicas 🙄) - devido aos ventos fortes e insistentes vindo da costa em muitas situações. Vento forte em qualquer temperatura abaixo dos 24°C é ruim (na minha opinião). Então você se parece comigo nesse quesito de fugir dos extremos. Eu creio que quando eu for mais velho, vou tentar me mudar para uma região sem extremos de frio e nem extremos de calor. Algo como o clima mediterrâneo que existe no norte de Portugal, em partes da Itália e no litoral sul da California, nos Estados Unidos. Imagina morar em Santa Barbara, na California, com média de máximas no mês mais quente em torno dos 25 ºC a 26 ºC... e no inverno, sem extremos de frio... 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wagner97 Posted July 30, 2025 at 10:19 PM Share Posted July 30, 2025 at 10:19 PM Em 30/07/2025 em 17:25, Juzinho disse: A MM foi perfeita no dia de hoje ...por mais dias assim . Hoje podemos até chamar de BM = benção marítima hahaha 1 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted July 30, 2025 at 10:24 PM Share Posted July 30, 2025 at 10:24 PM Em 30/07/2025 em 19:16, pindorama disse: Nova York hoje está na borda do clima para subtropical. Washington é oficialmente subtropical, também limítrofe. A tendência em NY, é que as absultas negativa de dois dígitos fiquem cada vez mais raras. Máximas nessa marca acredito que seja raríssimo por lá. Não pode ser, são cidades de alta latitude. O trópico passa abaixo da Flórida, e no inverno faz um belo frio, sempre tem imagens de posse dos presidentes com muito frio é neve, e se não me engano o último foi até cancelado ao ar livre devido ao frio. Voltando ao tópico, essa noite tem potencial pra ser ainda mais fria que a última em SP pela umidade mais baixa, centro da alta pressão mais em cima, e ausência de infiltração marítima... CGE Ipiranga 10.5 agora... 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted July 30, 2025 at 10:35 PM Share Posted July 30, 2025 at 10:35 PM Em 30/07/2025 em 17:53, A.Carlos disse: No ano passado, em São Paulo, tivemos ótimas marcas no final do mês! No dia 25/08, tínhamos os seguintes registros às 16 horas (com garoa)... - CGE PARELHEIROS: 8,4℃ - CGE MARSILAC: 8,6℃ - CGE CAPELA DO SOCORRO: 8,9℃ - CETESB PICO DO JARAGUÁ : 9,5℃ - INMET SESC: 9,6℃ - IAG: 10,2℃ - CGE ITAQUERA: 10,3℃ - CGE JABAQUARA: 10,5℃ - CGE PINHEIROS: 11,5℃ - CGE SANTANA: 11,6℃ - INMET MIRANTE: 11,8℃ No dia 27/08, com o tempo aberto, o grande destaque foram as mínimas... - CGE MARSILAC: -1,7℃ - CGE CAPELA DO SOCORRO: -0,9℃ - CGE PARELHEIROS: 1,1℃ - IAG: 1,6℃ - CETESB PICO DO JARAGUÁ: 3,6℃ - CGE ITAQUERA: 3,7℃ - CGE PINHEIROS: 4,6℃ - INMET SESC: 4,8℃ - CGE JABAQUARA: 4,9℃ - INMET MIRANTE: 5,6℃ - CGE SANTANA: 6,1℃ Bem mais frio do que o amanhecer de hoje. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted July 30, 2025 at 11:00 PM Share Posted July 30, 2025 at 11:00 PM Hoje, em São Bento do Sul, o dia amanheceu com céu limpo e geada nas baixadas e nos topos. Temperaturas mínimas: -1,5 graus no bairro Rio Vermelho -0,4 graus no bairro Rio Negro Uns registros de hoje: 23 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted July 30, 2025 at 11:13 PM Share Posted July 30, 2025 at 11:13 PM Máxima chegou a 17,5°. Um bom dado. Céu totalmente limpo! Agora faz 13,6° com 76%. Vídeo do dia! 21 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted July 30, 2025 at 11:17 PM Share Posted July 30, 2025 at 11:17 PM Diversos sites e institutos prevendo entre 7 e 8°C de mínima para amanhã aqui em SP mas eu acho que pode fazer até menos pois a queda está até mais acentuada hj em relação a ontem... Em Marsilac já fazem 5,5°C e possivelmente deve ficar próximo de negativar novamente... 19 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted July 30, 2025 at 11:20 PM Share Posted July 30, 2025 at 11:20 PM (edited) Buenas noches, temperaturas extremas de los ultimos dos dias en Montevideo Prado(Inumet): 28/7 Max: 13,4°C Min: 8°C Jornada nubosa, con sol entre las nubes, ventosa, con bajas sensaciones termicas. 29/7 Max: 14,7°C Min: 3,6°C Madrugada y mañana con espesa niebla y humedad, jornada soleada y despejada una vez que se disipo la niebla antes del mediodia. 30/7 Max: 18,3°C Min: 6,6°C Mañana fria, jornada templada, soleada, despejada y agradable. Edited July 30, 2025 at 11:21 PM by PabloMQL 16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted July 30, 2025 at 11:24 PM Share Posted July 30, 2025 at 11:24 PM Espero que essa nebulosidade baixa (manchas azuis) permaneça restrita na baixada santista até pelo menos o amanhecer. 16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus b Santos Posted July 30, 2025 at 11:24 PM Share Posted July 30, 2025 at 11:24 PM Hoje Adamantina gelou bem na madrugada. Mas como é comum em Mps bem secas os topos urbanos sofrem mais para ter queda significativa na temperatura. 3,5ºC Ciiagro 5,4ºC Buritis 7,6ºC Aparecida 10,8ºC Vila Jamil de Lima Nos INMET's da região: 1,1ºC Rancharia 4,6ºC Valparaíso 8,5ºC Presidente Prudente 9,2ºC Dracena 10,2ºC Tupã A tarde já esquentou mais 24,4ºC em casa, porém segue bem agradável. Está interessante esse ano, até locais de pouca sazonalidade estão com grande diferença entre o mês mais quente e o mais frio: 23 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Breno Coimbra Posted July 30, 2025 at 11:29 PM Share Posted July 30, 2025 at 11:29 PM (edited) Dia gelado e até meio desagradável no Rio devido ao vento constante, aqui no Leblon mesmo com sol e poucas nuvens o dia todo a variação foi de 15 a 20ºC, uma máxima de respeito para os padrões locais em um dia com quase nenhuma nebulosidade, na zona oeste e norte diversas marcas abaixo de 15 com até 10,1 em Jacarepaguá, a menor do ano. Como já dito ventou muito o dia todo (tal como ontem) e a sensação térmica ficou na casa dos 15 NA hora da máxima, claro que o carioca não perdoou e os desfiles de casacos pesados e até gorros e cachecois tomaram conta das ruas não só do Leblon mas Ipanema, Copacabana e Botafogo (locais que passei hoje). No momento faz 17ºC por aqui e o vento diminuiu bem, finalmente a avenida da orla foi reaberta na pista junto aos prédios após a intensa ressaca de ontem que jogou areia em garagens. Ressacas nas águas cariocas sempre existiram mas a frequência e intensidade tem notavelmente aumentado, em menos de um ano já foi a terceira vez com a água atingindo a pista da Delfim Moreira e dessa vez pequenas partes dos calçadões (não da pista) de Ipanema e Copacabana também foram atingidos e por la isso é bem menos frequente que no Leblon. Quanto às mínimas na orla no passado, por incrível que pareça a zona sul é historicamente pouco monitorada por estações oficiais mas em 23 anos acompanhando já vi mínimas na casa dos 9ºC na região do Jardim Botânico (que está a menos de 1 km em linha reta do Leblon) mas até mesmo dentro dos bairros costeiros do Rio a temperatura varia conforme se afasta do mar, no aeroporto Santos Dumont que tecnicamente está no centro mas de cara para a orla da Baía da Guanabara (e a menos de 1 km dos bairros da Glória e do Flamengo que já são oficialmente zona sul) eu nunca vi menos de 11ºC, então muito provavelmente pelo menos nesse século a mínima nas praias cariocas foi, com sorte, na casa dos 11-12ºC. Eu não duvidaria porém de marcas de 9-10ºC já durante a ocupação antrópica que em Copacabana começou pra valer nos anos 30/40 e em Ipanema/Leblon a partir de 50. (E bem antes disso na orla da Baia da Guanabara que inclui os bairros da Urca, Botafogo, Flamengo, Glória e Centro), no interior desses bairros praticamente nem tenho dúvidas (Copacabana, Leblon e Botafogo tem partes a 1 km do mar cercadas de montanhas verdes, Ipanema e o Flamengo são mais desfavoráveis) Edited July 30, 2025 at 11:32 PM by Breno Coimbra 22 Link to comment Share on other sites More sharing options...
CloudCb Posted July 30, 2025 at 11:30 PM Share Posted July 30, 2025 at 11:30 PM Tem algumas instabilidades próximas daqui de Pombal, PB. Sinto um forte cheiro de chuva e o céu está fechado. São os resquícios do último distúrbio de leste. Inclusive, esse mesmo sistema deve ser o responsável por gerar instabilidades que estão simulando uma "LI" entre o nordeste do Pará e extremo oeste do Ceará: 17 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted July 30, 2025 at 11:33 PM Share Posted July 30, 2025 at 11:33 PM Em 30/07/2025 em 18:44, Carlos Campos disse: Eu gostaria de ter paisagens e geadas disponíveis como o @Serrano tem, até no verão - se este for mais frio do que o normal. Mas meu lugar preferido atualmente - já cansado do frio - seria num local como Diamantina em MG ou outro de altitude na chapada baiana, longe de infiltração marítima fria e sem calor extremo. Até BH eu ainda considero fria (não me refiro às sensações térmicas 🙄) - devido aos ventos fortes e insistentes vindo da costa em muitas situações. Vento forte em qualquer temperatura abaixo dos 24°C é ruim (na minha opinião). O clima daqui é perfeito de outubro a abril. Não faz muito calor e nem muito frio, fora alguns dias ou semanas bem pontuais. Temperaturas em geral entre 10-20°C ou 15-25°C mais no miolo do verão. Noites sempre frescas a frias, poucas tardes de calor desconfortável. Maio a setembro é onde reside o "problema". Trago os registros mas é um período em geral desconfortável. Aquelas duas MPs emendadas de junho/julho foram de moer por aqui. Porém prefiro isso do que calorão ou quase ausência de frio/eventos invernais. Fico com a minha invernada. Haha 17 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Luide Luckmann Posted July 30, 2025 at 11:36 PM Share Posted July 30, 2025 at 11:36 PM Em 30/07/2025 em 19:24, jayvillao disse: Não pode ser, são cidades de alta latitude. O trópico passa abaixo da Flórida, e no inverno faz um belo frio, sempre tem imagens de posse dos presidentes com muito frio é neve, e se não me engano o último foi até cancelado ao ar livre devido ao frio. Voltando ao tópico, essa noite tem potencial pra ser ainda mais fria que a última em SP pela umidade mais baixa, centro da alta pressão mais em cima, e ausência de infiltração marítima... CGE Ipiranga 10.5 agora... É que pra considerar "subtropical" precisa ter pelo menos o mês mais frio do ano com média inferior a 18C e superior a 0C (se não me engano). E no caso de NY a média no inverno não chega a baixar de 0, por isso se enquadra como subtropical, mesmo porque existem variações de climas subtropicais. 15 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted July 30, 2025 at 11:43 PM Share Posted July 30, 2025 at 11:43 PM Em 30/07/2025 em 20:17, Tássio Gonçalves1515095449 disse: Diversos sites e institutos prevendo entre 7 e 8°C de mínima para amanhã aqui em SP mas eu acho que pode fazer até menos pois a queda está até mais acentuada hj em relação a ontem... Em Marsilac já fazem 5,5°C e possivelmente deve ficar próximo de negativar novamente... Acho que vai dar geada em pontos da grande SP. 13 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted July 30, 2025 at 11:52 PM Share Posted July 30, 2025 at 11:52 PM Em 30/07/2025 em 19:16, pindorama disse: Nova York hoje está na borda do clima para subtropical. Washington é oficialmente subtropical, também limítrofe. A tendência em NY, é que as absultas negativas anuais de dois dígitos fiquem cada vez mais raras. Máximas nessa marca acredito que seja raríssimo por lá. A faixa de climas subtropicais fica entre as latitudes 24 e 35, nos hemisférios norte e sul. Nova York fica na latitude 40, já fora da faixa. Apesar disso há a classificação de Nova York como "subtropical" de acordo com a classificação de Koppen-geiger, que é muito questionada por alguns especialistas, pois coloca Nova York ao lado de Curitiba e outras cidades REALMENTE subtropicais. 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted July 31, 2025 at 12:00 AM Share Posted July 31, 2025 at 12:00 AM A disfrutar de estos dias primaverales que estamos viviendo, luego de la lluvia del viernes volveremos a las temperaturas invernales. 20 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardosilva Posted July 31, 2025 at 12:20 AM Share Posted July 31, 2025 at 12:20 AM Mirante de Santana com 9,9°C às 21h! 16 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
klinsmannrdesouza Posted July 31, 2025 at 12:29 AM Share Posted July 31, 2025 at 12:29 AM Em 30/07/2025 em 19:52, BrunoSaoPauloCapital disse: A faixa de climas subtropicais fica entre as latitudes 24 e 35, nos hemisférios norte e sul. Nova York fica na latitude 40, já fora da faixa. Apesar disso há a classificação de Nova York como "subtropical" de acordo com a classificação de Koppen-geiger, que é muito questionada por alguns especialistas, pois coloca Nova York ao lado de Curitiba e outras cidades REALMENTE subtropicais. Realmente Nova York tem um período frio muito pronunciado para ser classificada como clima subtropical. Porque a definição oficial de subtropical é ser um clima de transição entre o tropical e o temperado, característica presente no centro-norte da Flórida, Alabama, Texas, Louisinana e demais estados do sul dos EUA. 16 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted July 31, 2025 at 12:32 AM Share Posted July 31, 2025 at 12:32 AM Já tenho 1 digito as 21:30 tb aqui em casa, distrito de Conselheiro Paulino: 9,6 graus Tá com cheiro de minima do ano amanhã. 19 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted July 31, 2025 at 12:37 AM Share Posted July 31, 2025 at 12:37 AM (edited) Outro dia de bastante sol, quase nada de vento e variação de 5.3 e 16.7 graus aqui, 3.4 Lomba Grande (rural). A mínima na RM POA foi de 2 graus em Viamão e Gravataí, agora tenho 11.2 graus, devendo fazer 6 ao amanhecer e a tarde agradável. Eu prefiro o verão ameno, a minha estação preferida, mínima de 20 e máxima de 30 graus, sol nascendo cedo e pôr do sol mais tarde. Inverno especialmente junho e julho me deprime, principalmente aquela sequência dias chuvosos e baixa luminosidade. Mesmo assim, os extremos de frio são os que mais me despertam interesse e chamam atenção, mas o calorão de 35 e principalmente 40 graus, não me deprime, mas me irrita andar no sol. Edited July 31, 2025 at 12:38 AM by Edison Bocorny Jr 17 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eduardo gomes Posted July 31, 2025 at 12:38 AM Share Posted July 31, 2025 at 12:38 AM Em 30/07/2025 em 19:16, pindorama disse: Nova York hoje está na borda do clima para subtropical. Washington é oficialmente subtropical, também limítrofe. A tendência em NY, é que as absultas negativas anuais de dois dígitos fiquem cada vez mais raras. Máximas nessa marca acredito que seja raríssimo por lá. 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eduardo gomes Posted July 31, 2025 at 12:42 AM Share Posted July 31, 2025 at 12:42 AM Em 30/07/2025 em 20:52, BrunoSaoPauloCapital disse: A faixa de climas subtropicais fica entre as latitudes 24 e 35, nos hemisférios norte e sul. Nova York fica na latitude 40, já fora da faixa. Apesar disso há a classificação de Nova York como "subtropical" de acordo com a classificação de Koppen-geiger, que é muito questionada por alguns especialistas, pois coloca Nova York ao lado de Curitiba e outras cidades REALMENTE subtropicais. Para ser considerado um clima subtropical, a temperatura média no mês mais frio deve variar entre -3 e 18 graus. Dessa forma, mesmo registrando -20 no inverno, Nova Iorque ainda tem um clima subtropical de acordo com os critérios oficiais. ( A média em janeiro é de aproximadamente 1 grau) 7 2 1 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted July 31, 2025 at 12:56 AM Share Posted July 31, 2025 at 12:56 AM Vídeo do meu colega Thiago Holf com uma panorâmica fantástica da região do Rio Vermelho. Local onde está uma de minhas estações. 👇👇 https://www.instagram.com/reel/DMuvkNoO2YH/?igsh=MXBneTczb2YzOW91Yw== 14 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted July 31, 2025 at 12:58 AM Share Posted July 31, 2025 at 12:58 AM Saí para medir a temperatura ás 20 h 20, fui no bairro mais frio daqui, uma grande baixada, cortada pela rodovia RJ-116, pendurei o termômetro na cerca de arame 1,50 m, no ponto onde medi, fica a 5 metros acima da várzea, 3 metro do acostamento. Aguardei até 21 h para medir, marcou 8,9 graus, lá é muito gelado, 5,0 a menos do que marcava na janela pra rua as 20 h 20, mas até o amanhecer a diferença fica na faixa 3,5 graus menor que aqui em casa. Esqueci de levar o celular para medir a temperatura, estava com muita pressa, para voltar 21 h e preparar para dormir, levanto 4 h 30 da madrugada. Pena que vou a escola quinta e sexta, senão ia medir na baixada as 5 h 50 da manhã. 19 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pauloribrj Posted July 31, 2025 at 12:59 AM Share Posted July 31, 2025 at 12:59 AM (edited) Noite bem fria aqui no Parque Anchieta, zona norte do Rio. No meu termômetro que está no quintal e coberto pela telha da garagem, está fazendo 15°C e hoje não passou dos 21°C durante a tarde. Em Jacarepaguá (INMET) já está marcando 12,3°C na leitura das 21h e hoje não passou de 21,1°C. Infelizmente estamos sem os dados da estação da Vila Militar (INMET) e que provavelmente só estarão disponíveis semana que vem. Essa estação é a mais próxima da minha casa, pelo menos 3Km em linha reta e está com essa falha no envio há pelo menos 3 meses. Pena que os dados da Vila MIlitar só na semana que vem mesmo. Em 30/07/2025 em 17:12, wallace silva disse: Dia lindo com sol pleno e frio, para nós essa combinação é bem rara, já tem gente de touca e luva na rua e como aqui temos plus do vento constante, realmente a sensação térmica é bem baixa. Com esse tempo limpo e a temperatura caindo rapidamente Eu acho que hoje vem sub10 no município ao nível do Mar (JPA ou Vila Militar). Edited July 31, 2025 at 01:03 AM by pauloribrj 21 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted July 31, 2025 at 01:02 AM Share Posted July 31, 2025 at 01:02 AM 2,4 graus ás 21 h 55 min, na baixada rural Trajano de Morais, fica há 1121 metros, 16 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted July 31, 2025 at 01:08 AM Share Posted July 31, 2025 at 01:08 AM Monte Verde 1,8 ás 21 h umidade baixa, P. orvalho -9,3. Se não ventar ate 6 h 30, vai registrar uma boa negativa. 18 Link to comment Share on other sites More sharing options...
BrunoSaoPauloCapital Posted July 31, 2025 at 01:30 AM Share Posted July 31, 2025 at 01:30 AM Em 30/07/2025 em 21:42, Eduardo gomes disse: Para ser considerado um clima subtropical, a temperatura média no mês mais frio deve variar entre -3 e 18 graus. Dessa forma, mesmo registrando -20 no inverno, Nova Iorque ainda tem um clima subtropical de acordo com os critérios oficiais. ( A média em janeiro é de aproximadamente 1 grau) Isso depende da classificação. Ela realmente "é subtropical" dentro dos critérios da classificação de Koppen-Geiger, que é a mais usada do mundo. Porém, eegundo a classificação de Trewartha, por exemplo, Nova York já não é subtropical, pois apresenta mais de 8 meses com médias abaixo de 10 °C — condição típica de clima temperado continental úmido. 11 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Felipe Backendorf Posted July 31, 2025 at 01:59 AM Share Posted July 31, 2025 at 01:59 AM Em 30/07/2025 em 20:30, CloudCb disse: Tem algumas instabilidades próximas daqui de Pombal, PB. Sinto um forte cheiro de chuva e o céu está fechado. São os resquícios do último distúrbio de leste. Inclusive, esse mesmo sistema deve ser o responsável por gerar instabilidades que estão simulando uma "LI" entre o nordeste do Pará e extremo oeste do Ceará: Foi um dia abafado com máxima de 35,2ºC em Teresina e o tempo fechou ao anoitecer. Cai uma bela chuva desde então, fraca mas constante. Faz agradáveis 24C com vento de norte a 13km/h no aero às 23h. Tava com saudade de uma chuva dessas. Tem uma PWS na UFPI marcando 23ºC e 7mm já. Nos dois pluviômetros do Cemaden 8 e 6mm acumulados. Obs: É o auge da estação seca, na normal 1991-2020 a precipitação mensal média de Julho e Agosto é respectivamente 12,6mm e 7,6mm Ou seja, choveu hoje o normal de agosto inteiro 20 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardosilva Posted July 31, 2025 at 02:48 AM Share Posted July 31, 2025 at 02:48 AM Em 30/07/2025 em 22:30, BrunoSaoPauloCapital disse: Isso depende da classificação. Ela realmente "é subtropical" dentro dos critérios da classificação de Koppen-Geiger, que é a mais usada do mundo. Porém, eegundo a classificação de Trewartha, por exemplo, Nova York já não é subtropical, pois apresenta mais de 8 meses com médias abaixo de 10 °C — condição típica de clima temperado continental úmido. Na época pré-internet, em que só tinha um atlas pra consultar essas classificações até faziam sentido...agora na era moderna acho cada vez mais irrelevante. --- Congonhas reporta poucas nuvens a 1.000 pés (aprox. 330m) de altura, e 9C...Aqui na zona oeste céu bem limpo com uma faixa de nuvens mais a norte. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted July 31, 2025 at 04:13 AM Share Posted July 31, 2025 at 04:13 AM Em 30/07/2025 em 19:24, jayvillao disse: Não pode ser, são cidades de alta latitude. O trópico passa abaixo da Flórida, e no inverno faz um belo frio, sempre tem imagens de posse dos presidentes com muito frio é neve, e se não me engano o último foi até cancelado ao ar livre devido ao frio. Voltando ao tópico, essa noite tem potencial pra ser ainda mais fria que a última em SP pela umidade mais baixa, centro da alta pressão mais em cima, e ausência de infiltração marítima... CGE Ipiranga 10.5 agora... É que a definição oficial climática é estranha mesmo, convenhamos que é discutível. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
ricardosilva Posted July 31, 2025 at 08:18 AM Share Posted July 31, 2025 at 08:18 AM (edited) MM tomou conta de SP, com isso as temperaturas já sobem a algumas horas...ainda assim fez 8,7°C no Mirante e 1,9°C em Marsilac, ótimas marcas. Edited July 31, 2025 at 08:18 AM by ricardosilva 9 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
marinhonani Posted July 31, 2025 at 08:20 AM Share Posted July 31, 2025 at 08:20 AM Menores mínimas do ano, sendo registradas em algumas cidades de Minas e do RJ. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Stringer Elowen Posted July 31, 2025 at 09:23 AM Share Posted July 31, 2025 at 09:23 AM Aqui já temos -1°C 18 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted July 31, 2025 at 09:36 AM Share Posted July 31, 2025 at 09:36 AM Em 31/07/2025 em 06:23, Carlos Campos disse: Aqui já temos -1°C Bom dia meu amigo! Acordou tão cedo hoje! Já colocou seu moleton e esquentou o leite para o Nescau? 🤪🤪 2 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted July 31, 2025 at 10:36 AM Share Posted July 31, 2025 at 10:36 AM (edited) BOM DIA A TODOS ! Hj tive uma minima espetacular hj aqui em casa e do ano (Conselheiro Paulino): 4,3°C Outras Minimas pela cidade Stuck: 1,0°C Campo do Coelho/Vinicola: 2,4°C Salinas/Inmet: 2,5°C Centro/Cordoeira: 4,1°C Amparo/Clos del Rey: 5,5°C Outras Minimas pela região Petropolis (Pico do Couto)/Inmet: 3,9°C Bom Jardim/ Faz. São José: 4,4°C Teresópolis/Inmet: 5,5°C --- Agora ainda muito frio aqui em casa, Sol lampada de geladeira faz 6°C as 7:35. Edited July 31, 2025 at 10:38 AM by Rafael 17 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted July 31, 2025 at 10:44 AM Share Posted July 31, 2025 at 10:44 AM Ontem a temperatura variou entre 16,5°C/-3,3°C em Urubici/VG. Noite e manhã congelantes e tarde ensolarada e agradável no sol. Hoje amanhece com -2,2°C nesta estação e -0,6°C aqui em casa, boa geada. Julho com temperatura média de 7,2°C até agora. Destaque para as mínimas (média próxima a zero) e uma porrada de geadas. Nas máximas nenhum registro relevante fora algumas sub10. 21 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
sjmolive Posted July 31, 2025 at 11:36 AM Share Posted July 31, 2025 at 11:36 AM Bom dia a todos. Recorde de mínima para 2025 hoje no Alphaville: 6,9˚C. É o oitavo registro mais baixo para a estação desde 2019. O menor também observado desde ago/24. Julho vai terminando com médias da mínimas de 11,1˚C, mais de um grau de anomalia negativa. É menor valor depois de jul/21. Lá na baixada dos Arautos, mínima de 7,8˚C. Esperava menos. Acho que foi por conta do vento persistente, o frio ainda está sendo de advecção. Vamos observar os próximos dias. Se tem algum efeito de localização, proximidade do lago, que pode estar bloqueado maior queda da temperatura, coisas assim. Vamos ver os registros dos próximos dias. Enquanto isso, em baixadas rurais de menor altitude do município que os Arautos, Rosário de Minas marcou 3,7˚C e Humaitá, 3,5˚C. 23 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted July 31, 2025 at 11:42 AM Share Posted July 31, 2025 at 11:42 AM Manhã de sol e muitas nuvens devido a infiltração marítima em São Paulo. Aliás, essas nuvens estão por aqui desde o final da noite anterior após aquela limpada. Temperaturas no momento. 20 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted July 31, 2025 at 11:54 AM Share Posted July 31, 2025 at 11:54 AM Minimas no Rio/Capital 31-07-25 Jacarepagua: 10,3°C Alto da Boa Vista: 11,5°C Rampa da Pedra Bonita (pws): 13,1°C 22 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted July 31, 2025 at 11:56 AM Share Posted July 31, 2025 at 11:56 AM Resumindo na RMSP, as urbanas tiveram mínimas parecidas com ontem, porém as estrelas rurais da zs sofreram mais em algum ponto da madrugada com a MM. Aqui na CGE Ipiranga 8.9, ontem 8.3. 20 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts