Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Julho/2025

Recommended Posts

Boa noite a todos! Muito tempo que não entro aqui. Estou no meu intervalo de trabalho. Morando em Caxias do Sul, serra gaúcha e trabalhando na área de hotelaria por aqui. Tem sido uma experiência maravilhosa morar em Caxias, a segunda maior cidade do RS.

Hoje aqui um tempo muito ameno, parecendo início primavera. Tivemos um frio "congelante" na última massa polar, com uma estação marcando -3,3°c (a mínima do ano até agora). Moro no bairro Petrópolis, aqui em Caxias, perto da UCS. É um local bem alto. Espero que todos estejam bem. Fiquei feliz de saber que o site segue firme. Prefiro muito mais o site do que o grupo do whatsapp. Abraços a todos! 

• Like 23
  • Thanks 7

Em 13/07/2025 em 18:10, Aldo Santos disse:

Por falar em série de dias seguidos sem passar dos 25°C na cidade de São Paulo...

Abaixo, a título de curiosidade, dados da estação INMET-Mirante de Santana em 1956.

Médias das máximas (Cercadas pela linha vermelha):

Maio: 20,2°C

Junho: 18,1°C

Julho: 19,0°C

Agosto: 20,5°C

Máximas absolutas do mês (Linha azul)

Junho: 23,7°C

Julho: 24,6°C

Infelizmente, não tenho os dados diários do Mirante mas, naquele ano, o IAG ficou mais de 90 dias (Mais de 3 meses) seguidos sem passar dos 25°C.

Sampatemp1956im.jpg

E o interessante é que o mês de janeiro foi muito quente para a época, recordista de média das temperaturas máximas até então (30,9°C).

Recorde este que só foi superado em fevereiro de 1984.

------------------

Sampa hoje,

Mirante (Aut): 14,9°C / 23,1°C

Interlagos: 13,9°C / 20,7°C

Continuamos na monotonia amena, com ventos marítimos.

Para mim, mil vezes melhor do que calor. :D

Esses dados antigos muito fora do padrão atual parecem até mentira, como se usassem uma metodologia diferente...

---------------

Por aqui, após uma manhã nublada, o tempo abriu ao longo da tarde e o entardecer já foi de céu quase limpo. É possível ver, na imagem, a camada de nuvens bem afastada da região metropolitana da capital as 17:30:

IMG_20250713_171646.thumb.jpg.d5624e4376857a816a9bee9072cd841d.jpg

A máxima variou entre 20 e 22°C pela capital, em mais um dia típico de inverno, e já temos temperaturas próximas dos 15°C nesse começo de noite. Nas áreas próximas da Serra do Curral, já faz 13°C. Mais um reforço de ar frio sobre uma atmosfera que já estava fria. Vamos aos 10.

• Like 18
  • Thanks 6

Buenas tardes, hoy la niebla (nevoa) cubrio la ciudad hasta aproximadamente las 13hrs, lo que mantuvo la temperatura muy baja, a esa hora la estacion Prado registraba 8,8°C.

image.thumb.png.ee85c491d91984e44a0f230b9be49cb7.png

Posteriormente salio el sol (manteniendose cierta neblina) y la maxima en la estacion Prado llego a 13,4°C.

La minima a las 8 de la mañana y bajo espesa niebla fue de 4,5°C.

Edited by PabloMQL
  • Like 16
  • Thanks 1

On 7/13/2025 at 2:28 PM, Fábio De Nittis said:

No dia 2 de julho, dia em que Buenos Aires amanheceu com -1,9°C e El Palomar foi a -7,4°C. o RIO DA PRATA comecou a CONGELAR. Imagens de Quilmes:

image.png.9a2fcd0570195a346251de34f04916dd.png

Video completo:
https://x.com/Tiempo_AMBA/status/1940766007473430764

En ese evento las riberas del Rio de la Plata congelaron, la helada cubrio las arenas de las playas en ambas margenes, cruzar sus aguas en ferry en esos dias debe de haber sido similar a cruzar el Canal de la Mancha en pleno invierno.

Estas imagenes son del dia 3:

image.png.2f707ae33e38c8e9424b1071c81ddbbd.png

Image

Image

Image

Image

Edited by PabloMQL
  • Like 24
  • Thanks 5

Início de noite muito frio em Ibitipoca, minha estação já marca 07,0C por lá , após uma máxima de 18,8C com muito sol. Pode chegar a algum valor perto de 0 grau, caso não vente. 

Início de noite também é frio em Juiz de Fora, com 13 graus agora e perspectiva de uma mínima em torno dos 8 graus amanhã cedo. Sem dúvidas, um grande mês de Julho. 

• Like 30
  • Thanks 1

Por falar em série de dias seguidos sem passar dos 25°C na cidade de São Paulo...

Abaixo, a título de curiosidade, dados da estação INMET-Mirante de Santana em 1956.

Infelizmente, não tenho os dados diários do Mirante mas, naquele ano, o IAG ficou mais de 90 dias (Mais de 3 meses) seguidos sem passar dos 25°C.

Sampatemp1956im.jpg

E o interessante é que o mês de janeiro foi muito quente para a época, recordista de média das temperaturas máximas até então (30,9°C).

------------------

Sampa hoje,

É interessante como o clima de São Paulo mudou consideravelmente desde então. Acredito que a urbanização tenha sido a principal causa desse fenômeno, além do aquecimento global, obviamente.

• Like 18

Aqui tive variação de 12.2 e 18.8 graus, abrindo sol mais cedo hoje, mas a temperatura deve variar entre 10/23 amanhã, podendo bater nos 29 quarta a tarde, com novo declínio quinta feira e chuva.

Euro sinalizando uma mp média forte no final do mês.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 21

Sampatemp1956im.jpg

------------------

Sampa hoje,

90 dias?? que loucura!! Impensável pros dias atuais…

• Like 19

Em 13/07/2025 em 20:26, Wagner97 disse:

90 dias?? que loucura!! Impensável pros dias atuais…

Até aqui é difícil. 

Dia 27/07 completaremos dois meses de sub-25C!!!, o que é bem impressionante. E é muito provável que ocorra, já que poderemos ir aos 23C na terça feira e depois diminui. Dados do aero. 

• Like 20

Acho que vou postar essa tabela só em mp.

Assim como ontem, a mp que está resistindo bravamente ficou parada no centro sul gaucho, a diferença é que aumentou a temp. no norte (28°-29°), e diminuiu no sul (10°/12°)

Ontem o Carlos Campos fez uma pergunta, que foi respondida muito bem pelo Kevin Cassol e o Edson, a respeito da influência da neblina que provoca esse frio na parte baixa do RS, por isso não falei nada.

IMG_20250713_214744.jpg

Edited by Misael Matos
  • Like 21

Em 13/07/2025 em 19:36, João Tur POA disse:

Boa noite a todos! Muito tempo que não entro aqui. Estou no meu intervalo de trabalho. Morando em Caxias do Sul, serra gaúcha e trabalhando na área de hotelaria por aqui. Tem sido uma experiência maravilhosa morar em Caxias, a segunda maior cidade do RS.

Hoje aqui um tempo muito ameno, parecendo início primavera. Tivemos um frio "congelante" na última massa polar, com uma estação marcando -3,3°c (a mínima do ano até agora). Moro no bairro Petrópolis, aqui em Caxias, perto da UCS. É um local bem alto. Espero que todos estejam bem. Fiquei feliz de saber que o site segue firme. Prefiro muito mais o site do que o grupo do whatsapp. Abraços a todos! 

bem vindo de volta, fazia um tempinho q não te via por aqui no forum

que bom que está aproveitando em Caxias. Na última vez que fui aí foi em 2011, levei pouco roupa e quase congelei, e voltei gripado pra POA kkkkkkkk

• Like 12
  • Thanks 1

Bom dia!

Caxias do Sul com temperatura muito "amena" para essa época. Em torno de 12°c aqui no bairro que eu resido, Petrópolis. 

Europeu sinalizando a próxima sexta-feira (18/07) com bastante sensação de frio, quando a máxima não deverá passar dos 10°c. Parece que teremos vento neste dia tbm. 

Previsão de um frio um pouco mais forte para 24/07, com mínima em torno de 2°c e máxima de 12°c. No entanto, está longe ainda, pode haver muita alteração. 

Segundo a METSUL, a primeira quinzena de agosto tende a ser muito fria. Vamos aguardar. 

Lembro de bons episódios de neve em agosto, inclusive. Dentre eles, em meados de agosto de 1999. Foi uma onda de frio muito intensa e significativa, que entrou para a nossa história. 

Excelente semana a todos! 

Edited by João Tur POA
  • Like 18
  • Thanks 2

Até 4a feira às médias vão subir um pouco, mas não será o suficiente para reverter ao campo positivo. A partir de 5a, começa a cair de novo e talvez fique ladeira baixo até o resto do mês. Ha chances de fecharmos com mês mais frio desde junho/2016!. 

Edited by pindorama
  • Like 15
  • Confused 1

Bom dia, contrariando todas as previsões (que indicavam sol e céu limpo), BH e região têm mais uma manhã de céu encoberto por uma densa camada de nuvens médias. Pelo satélite, dá pra ver que a nebulosidade tem um limite curioso a oeste, provavelmente influenciado pela Serra da Canastra. O leste e sudeste do estado estão com céu limpo, situação igual a de ontem:

goes16_202507141240_true_color_ch13_dsa.thumb.png.b1899dfa30f627e239c8b8bf39c9a6df.png

A nível de rua, estamos com esse jeitão aqui na orla da Lagoa da Pampulha:

original_8801b0b7-5982-4688-b241-b09e265e2439_IMG_20250714_083439.thumb.jpg.9841d3e34290444f88a9d7d42aca3e68.jpg

Mesmo com as nuvens, a Pampulha teve boa mínima de 12,8°C e agora (10:20) faz 18°C na maior parte da cidade, com até 15,4°C próximo da Serra do Curral.

Edited by LeoP
  • Like 24

Em 13/07/2025 em 23:37, Eclipse POA disse:

bem vindo de volta, fazia um tempinho q não te via por aqui no forum

que bom que está aproveitando em Caxias. Na última vez que fui aí foi em 2011, levei pouco roupa e quase congelei, e voltei gripado pra POA kkkkkkkk

Obrigado pelas boas vindas, amigo. Caxias do Sul é uma cidade top demais pra se viver. Estou gostando demais de morar aqui e fui muito bem acolhido por todos! Eu digo sempre: "Caxias do Sul é uma mini metrópole já". Tem tudo o que uma metrópole tem, mas em tamanho "menor ".  Agora, neste momento (11:11 da manhã), temperatura "primaveril" aqui, em torno de 17°c a 18°c. Forte abraço! 

• Like 14
  • Thanks 1

Em 14/07/2025 em 09:19, SandroAlex disse:

Segunda amanheceu com forte nevoeiro e frio! Mínimas:

5,0°C - Rio Vermelho 

7,1°C - Rio Negro

IMG_20250714_074112850.thumb.jpg.c8443c52ab38ec4cfa85a8b8e535e09d.jpg

Pq aí quando dá nevoeiro consegue uma mínima tão baixa? Aqui tbm com nevoeiro a temperatura mínima no geral ficou beeem alta, na casa dos 15 à 17C! Aí tá abaixo da média, aqui acima.

• Like 11

Ontem a temperatura variou entre 18,1°C/6,6°C em Urubici/VG. Dia ensolarado com uma tarde bastante agradável.

A madrugada foi fria chegando a 3,6°C nesta estação e de 1 a 2°C em Urupema, BJS e SJ/VCN.

Vamos seguindo na longa sequência sub20 (algumas estações +60 dias), e com uma ótima previsão para fechar julho.

• Like 17

Mais um dia ótimo no RJ. Fui almoçar meio dia e fazia 21º, mas com sensação de menos, com uma brisa leve.
Sol brilhando forte, maravilhoso para aproveitar. Na sombra o frio se intensifica. Esse mês tem sido marcante por aqui.

Agora faz 22º no Centro, dia continua ensolarado, coisa linda!

Em 13/07/2025 em 12:34, Wagner97 disse:

Agora um dado interessante: o mirante de santana em SP está numa sequencia de 13 dias de máximas sub-25, sendo que 12 dias foram sub-24. Esta é a maior sequência de máximas sub-25 desde Junho de 2021. Na ocasião foram 18 dias consecutivos sem que as máximas chegassem a essa marca na estação oficial da capital paulista: do dia 7 ao dia 24 daquele mês.

**dados da estação automática

Fui verificar a estação do Galeão (a que mais reflete a cidade do Rio) e a máxima do mês até aqui foi incríveis 25,4º. A última vez que a estação passou dos 30º foi em 29/06/2025, quando fez 32,6º.

Se Julho não tem se destacado pelas mínimas, as máximas estão bem controladas. E ao que parece será mantido. Vamos passar desses 25º, mas 30º ainda está longe, o que é raro de se ver em solo carioca.

É viver o momento, porque nada sai de graça.

• Like 14
  • Thanks 3

Dia de sol e céu azul aqui em São Paulo capita. Esse início de tarde tem entre 21 ºC e 23 ºC em grande parte das PWS da zona oeste da maior cidade do Brasil, e o meu termômetro externo marca agora 22,0 ºC (14:00). A previsão era de variação 11 ºC / 22 ºC no Weather Channel, mas acho que chegaremos aos 23 ºC oficialmente. Inverno com conforto térmico que "deveria ser" de primavera.

• Like 13

Em 14/07/2025 em 13:40, fsorf9rj disse:

Mais um dia ótimo no RJ. Fui almoçar meio dia e fazia 21º, mas com sensação de menos, com uma brisa leve.
Sol brilhando forte, maravilhoso para aproveitar. Na sombra o frio se intensifica. Esse mês tem sido marcante por aqui.

Agora faz 22º no Centro, dia continua ensolarado, coisa linda!

Fui verificar a estação do Galeão (a que mais reflete a cidade do Rio) e a máxima do mês até aqui foi incríveis 25,4º. A última vez que a estação passou dos 30º foi em 29/06/2025, quando fez 32,6º.

Se Julho não tem se destacado pelas mínimas, as máximas estão bem controladas. E ao que parece será mantido. Vamos passar desses 25º, mas 30º ainda está longe, o que é raro de se ver em solo carioca.

É viver o momento, porque nada sai de graça.

IMG-20250714-WA0026.thumb.jpg.9af6acd719ecd89805c524ce83154321.jpg

Espero verte en Diciembre, Muchacho.

• Like 4
  • Haha 14
  • Sad 1

Boa tarde! Tentando reaproveitar minha davis por mais uns anos, consegui instalar ela no distrito do Claraíba, mais especificamente no Tirol em Nova Trento (fica meio do caminho para Brusque).

Por enquanto pretendo medir ela offline e pegando os extremos para tabelar, mas talvez consiga deixar online esse ano ainda.

Foto do local:

1800506859_ImagemdoWhatsAppde2025-07-14(s)14_11.30_788f86fe.thumb.jpg.1af286dd400e9cc83ad6c60721f9432d.jpg

Ficou +- uns 3,5m de altura, suficiente para ventar bem, não aquecer e não prejudicar demais as mínimas, e local suficientemente aberto para todas as direções.

O local é um vale situado a 207m de altitude, com morros de até 300m acima da superfície do vale. Costuma ter geadas fracas todos os invernos, com mínima absoluta média anual em torno de 0°C e máximas bem mais agradáveis que as cidades do baixo vale.

Com o tanto de estações instaladas em Nova Trento e região, vai um guia de cada uma delas com o mapa topográfico:

88701846_guiaestaes.thumb.png.6c0402489d8a5c22477d02faeecdb54c.png

• Like 18

2025, até que enfim um ano 5 com ondas de frio mais intensas, os anos 5 historicamente foram marcados por grandes ondas de frio, porém não víamos isso desde 1995, com um inverno fraco, seguidos de invernos fracos em 2005 e 2015. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 11

• Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.