Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Junho/2025

Recommended Posts

Em 21/06/2025 em 23:44, LeoP disse:

Na verdade, a MP será muito intensa e... rápida em boa parte de sua área de atuação. Em SP capital, por exemplo, onde ela pode ser até histórica em alguns aspectos, tem previsão de 4°C no dia mais frio e 25°C no dia seguinte. Vai ser uma PAULADA e tchau!

Pra cá, eu não descarto renovação das mínimas anuais. Não será esse hecatombe, mas vai chegar relativamente forte, com declínio acentuado de terça pra quarta.

Eu imagino que esse aquecimento seja pela compressão do ar logo atrás, que já virá pressionado pela frente fria que chega aqui na sexta-feira. Sairemos do núcleo de uma mp intensa para um aquecimento pré-frontal.

Essa mínima prevista pra cá caso se confirme é papo para geada em parte significativa da região metropolitana da cidade...Enquanto isso, na realidade atual, mínima alta de 16,8°C no Mirante.

• Like 15

Em 22/06/2025 em 08:09, JOÃO MARCOS disse:

Bom dia. Tá muito quieto o fórum. Será que o monstro que veio do nada, retornou ao nada?😊 Amanhecemos com 13°C e muita umidade.

É que as projeções estabilizaram.

A bomba vem mesmo.

Agora são só ajustes muito pequenos.

Vem geada ampla no sul, SP, leste e sul MS, sul MG e geadas mais pontuais em GO e triângulo mineiro, além de -10°C nas serras do sul.

Agora é só aguardar!

Inclusive, sobre a geada. A climatempo acabou de dar um importante alerta. Que deve ser dado mesmo:

20250622_085723.thumb.jpg.b09f47b3ad2a8989e34c693917213a72.jpg

Edited by Maicon
  • Like 24
  • Thanks 4

Em 21/06/2025 em 14:12, Luide Luckmann disse:

CMC 12Z diminuiu um pouquinho mais as mínimas para quarta. @Gabriel Cardosomelhorou aí para a campanha gaúcha 😅, também intensificou o resfriamento em POA, colocando mínimas de -2, espero que continue assim até terça a noite kkkkk

cmc_t2m_min_d02_12z_33.png

Tem um -2° bem aqui em cima, nunca vi isso, uma pena que eu não vou poder sair pra caçar geada no dia.

• Like 15
  • Sad 1

GFS que não tava botando fé no pulso do final do mês, agora colocou ele bem configurado na 06z, vamos vê se mantém na 12z. Sobre o pulso que já entra amanhã no país, é incrível como sua dinâmica é rápida, a frente fria dele só deve se formar entre o Uruguai e RS agora no final do dia meteorológico, e na quinta ele já vai ter se desintegrado, e SP já vai tá em outra pré frontal. 

• Like 20

Em 22/06/2025 em 08:51, Maicon disse:

GFS veio com projeção de neve na retaguarda do sistema para serra catarinense, além do sul do PR e Serra mais a norte de SC.

WRF Euro veio com uma surpresa 

IMG-20250622-WA0010(1).thumb.jpg.ecc12c282fb434f406c90c028fa1519d.jpg

Dado o desempenho recente do Euro no que diz respeito a neve no Brasil, é melhor ficar com um pé atrás...

• Like 20

A bomba vai vir, não há mais muito espaço para ajuste, afinal faltam 30hs +- para o evento, muito em cima do laço. Mas o segundo pulso deu uma chuchada, não será nem de perto tão frio quanto este nas mínimas, mas poderia trazer máximas mais baixas. Mas como o segundo ainda está em aberto, fiquemos tranquilo. 

• Like 15

Pra mim é outro sistema independente.

E não um segundo pulso.

Está aberto ainda, como disseram acima.

Porém, muito próximo de um evento forte.

Acredito que será pouco provável o desenvolvimento de algum sistema pra fazer este ar frio todo subir de forma bem intensa pelo Brasil.

Continuo na torcida por um belo ciclone rente à costa. Renderia belas nevadas. E renderia um frio bem forte!

Na torcida 🤞🤞🤞🤞🤞🤞🤞🤞🤞🤞

• Like 20
  • Thanks 2

Em 22/06/2025 em 09:50, Maicon disse:

E não um segundo pulso.

Acredito que será pouco provável o desenvolvimento de algum sistema pra fazer este ar frio todo subir de forma bem intensa pelo Brasil.

Continuo na torcida por um belo ciclone rente à costa. Renderia belas nevadas. E renderia um frio bem forte!

Na torcida 🤞🤞🤞🤞🤞🤞🤞🤞🤞🤞

Eu acredito que venha.

• Like 15

Em 22/06/2025 em 09:50, Maicon disse:

E não um segundo pulso.

Na torcida 🤞🤞🤞🤞🤞🤞🤞🤞🤞🤞

Vir vem, mas vem bem mais fraco.

Já foi empurrado para Julho agora e não estamos sequer a 120 horas. É uma situação diferente desta MP agora.

• Like 14
  • Thanks 1

O Google Clima prevê mínima de 14ºC e máxima de 18ºC em Cuiabá nessa terça-feira, estou torcendo por um valor às 14 horas inferior aos 17ºC registrados nesse horário em 28 de maio, o segundo pulso, na verdade a quarta onda de frio do ano no País, parece que será mais continental, tanto o Weather Channel, como o Google Clima não preveem mais que 20ºC pra Cuiabá no dia 30, com mínimas de 13ºC/14ºC ao amanhecer, como ainda está um pouco longe, quem sabe 15ºC às 2 horas da tarde. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 12
  • Thanks 1

Em 22/06/2025 em 09:40, Caio César disse:

WRF Euro veio com uma surpresa 

IMG-20250622-WA0010(1).thumb.jpg.ecc12c282fb434f406c90c028fa1519d.jpg

Dado o desempenho recente do Euro no que diz respeito a neve no Brasil, é melhor ficar com um pé atrás...

Melhorou...

GFS, GEM e UKMO também colocam alguma coisinha. Neste momento seria quase obrigatório cair ao menos uma paraguaia na Quinta do Montes.

Edited by Moretão
  • Like 17
  • Thanks 1

Aqui ainda temos neblina e 12.8 graus, querendo abrir sol.

A mínima foi de 10 graus e o euro aos 40 do segundo tempo tirou um pouco o pé do acelerador aqui, com tarde de até 12 graus segunda e terça e mínima de 3 graus na quarta feira, desfragentando a segunda mp do outro final de semana com máxima baixas e tempo úmido.

Está mp é forte mas já não é muito forte ou a nível de histórica para comparar com outras mais fortes nos últimos anos sequer.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 15
  • Thanks 1

Em 22/06/2025 em 09:59, SandroAlex disse:

Eu acredito que venha.

GFS tem projetado mesmo belo ciclone.

Inclusive hoje veio com neve pro dia 30.

Mas se fosse mais forte e mais rente ajudaria mais pessoal de baixa latitude.

Como nós aqui de SP.

Kkkk.

De todo modo chegaria aqui tbm nesta projeção frio bem bacana.

• Like 19

Em 22/06/2025 em 10:53, SandroAlex disse:

Aqui para SBS as previsões se mantém estáveis para a primeira MP. Após a terça e quarta de geada me parece que vira a chave para frio úmido! Ou seja! Até o final do mês junho segue glorioso!

Quanto ao possível "segundo pulso" ou a próxima MP eu ainda considero boa para SBS considerando a garantia de frio diurno! 

Screenshot_20250622-105919-752.png.89c92d81901f267adb9290accb578484.png

• Like 18
  • Thanks 2

Ontem foi um dia ensolarado e fresco em Floripa, variação de 12,2 a 21,2ºC com vento soprando de sul. A mínima hoje ficou em 14,6ºC. Às 11h o tempo está encoberto, faz 18,4ºC com umidade em 100% na epagri.

Amanhã será um dia chuvoso e frio com a entrada da massa de ar frio e de noite a umidade já despenca.

Nas últimas saídas o ECMWF coloca a alta cada vez mais pra norte, aumentando o perigo do vento estragar as mínimas extremas do amanhecer de quarta e deu uma matada na MP do fim do mês. Lamentável mas essas imprecisões são normais...

• Like 15

Em 22/06/2025 em 10:17, Moretão disse:

Vir vem, mas vem bem mais fraco.

Já foi empurrado para Julho agora e não estamos sequer a 120 horas. É uma situação diferente desta MP agora.

Essa segunda MP terá o papel de manter a sensação de frio prolongado, mesmo que não seja uma bomba. Até porque duas bombas na sequência é pedir um pouco demais. Pra mim está ótimo. 

• Like 18
  • Thanks 2

SOBRE A DO DIA 30.

GFS TRAZ ALGO BACANA.

MAS O CICLONE GANHA FORMAR MEIO QUE AFASTADO DA COSTA.

ISTO SERIA RUIM PRA MÍNIMAS BOAS.

MAS POR ESTA PROJEÇÃO É UMA BOA FF SIM. NÃO EXCELENTE.

gfs_mslp_pcpn_samer_32.thumb.png.97354c87c537121ba554b6b99ce86489.png

gfs_mslp_pcpn_samer_33-2.thumb.png.163b6c6e9aa60ebc365276d702c27296.png

gfs_T2ma_samer_34-4.thumb.png.181f5a13d3ebfe732b4ad4d3522fa42f.png

OBS: CLARAMENTE A SEGUNDA MASSA DE AR FRIO É MAIS FORTE.

MAS INFELIZMENTE TUDO INDICA QUE SEU POTENCIAL NÃO SERÁ APROVEITADO AO MÁXIMO NO BRASIL, COMO PRIMEIRO. RÁPIDA MARITIMIZAÇÃO, COM INFLUÊNCIA DE VENTOS UMIDOS DO MAR, ETC, NÃO DEVEM PROPORCIONAR VALORES INTERESSANTES. EM RESUMO: FF BOA, MAS UM DESPERDÍCIO! SE AO MENOS ACONTECER ISTO QUE ESTÁ PREVISTO PELO GFS JÁ ESTAREMOS É MUITO NO LUCRO.

Edited by Maicon
  • Like 22

Em 22/06/2025 em 10:23, Leandro A M Leite disse:

O Google Clima prevê mínima de 14ºC e máxima de 18ºC em Cuiabá nessa terça-feira, estou torcendo por um valor às 14 horas inferior aos 17ºC registrados nesse horário em 28 de maio, o segundo pulso, na verdade a quarta onda de frio do ano no País, parece que será mais continental, tanto o Weather Channel, como o Google Clima não preveem mais que 20ºC pra Cuiabá no dia 30, com mínimas de 13ºC/14ºC ao amanhecer, como ainda está um pouco longe, quem sabe 15ºC às 2 horas da tarde. 

O segundo pulso está parecendo ser mais intenso,e o frio parece ser maior.

• Like 10

Em 22/06/2025 em 12:11, Daniel Lisboa disse:

Essa segunda MP terá o papel de manter a sensação de frio prolongado, mesmo que não seja uma bomba. Até porque duas bombas na sequência é pedir um pouco demais. Pra mim está ótimo. 

O primeiro pulso é forte,o segundo pulso é muito forte,mais o fato de desde o final de maio ,temos a frequência de massas polares mesmo não sendo uma onda de frio muito forte,faz efeito porque a atmosfera está fria.

• Like 12

Em 22/06/2025 em 12:50, Leandro A M Leite disse:

Já pensou um voo saindo de Nova Iorque com 38ºC e chegando em Guarulhos com 4ºC? É o que pode acontecer de terça para quarta-feira. 

Brazil Cold? I don't believe! 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 2
  • Haha 11

O Google Clima prevê uma mínima de 28ºC em Nova Iorque na mesma madrugada em que pode chegar a 4ºC em São Paulo, por outro lado um voo pode sair de Guarulhos de manhã cedo com essa temperatura e chegar em Nova Iorque de tarde com horríveis 36ºC com umidade alta, mas até o fim de semana irá chover e ficar fresquinho em NY. 

• Like 11
  • Thanks 2

Em 22/06/2025 em 13:01, Leandro A M Leite disse:

Mas de dezembro a fevereiro é comum sair de Nova Iorque com neve e temperatura negativa e desembarcar no Rio de Janeiro com 40ºC. Agora é Rio em New York!  

Neve e NY tem sido cada vez menos comum. Minha gerente viajou 3 vezes na alta temporada e no máximo que viu foi umas casquinhas kkkk.

• Like 6
  • Haha 5

Em 22/06/2025 em 13:25, Leandro A M Leite disse:

https://metsul.com/duas-poderosas-massa-de-ar-polar-trarao-onda-de-frio-intensa-e-longa/

A segunda onda de frio terá seu centro no norte da Argentina, uma continental clássica. 

Eu tenho uma grande preguiça da escrita desse blogue.

Sério, desorganiza todo o meu raciocínio. Me causa até cansaço e irritação.

• Like 5
  • Haha 11

Em 22/06/2025 em 13:25, Leandro A M Leite disse:

https://metsul.com/duas-poderosas-massa-de-ar-polar-trarao-onda-de-frio-intensa-e-longa/

A segunda onda de frio terá seu centro no norte da Argentina, uma continental clássica. 

De acordo com o Coutinho é raro esse tipo de coisa acontecer,duas doses de ar polar atrás da outras,num intervalo de 3 dias .

• Like 11

Em 22/06/2025 em 12:32, Gabriel Nogeira disse:

Olhando o paronama dessa onda de frio com os dois pulsos,o Rio de Janeiro vai esfriar na terça feira,mais na quinta feira,vai esquentar e só vai esfriar na outra terça feira,porque não igual a São Paulo e o Sul do Brasil que vão dar uma esquentada rápida e vai esfriar de novo.

Entendi, obrigado. 

• Like 5
  • Thanks 1
  • Haha 15

Buenas tardes, temperaturas extrelas del dia 20/6 en Montevideo (Prado):

Max. 16,9°C

Min. 3,4°C

Jornada soleada de fria a fresca, madrigada helada, humeda y neblinosa.

Dia 21/6

Max. 16°C

Min. 7,4°C

Jornada de nubosa a cubierta, con sol durante el dia.

Edited by PabloMQL
  • Like 14

Temperatura subindo bem nessa tarde ensolarada. Tenho 27 graus agora, o que é um calor significativo para Junho. Já a mínima foi normal, de 12C cravados. Só estou na espera de Terça em diante. Nas rodadas de hoje, nenhum modelo indica chuva pra cá na passagem da frente fria. Infelizmente deram uma boa secada. 

• Like 15
  • Haha 1

Tarde com Sol xoxo em Friburgo, bem ameno mesmo temperaturas entre 24 a 25 graus na area urbana as 14:38. A minima aqui em casa tb foi na faixa dos 12 graus. Acredito no potencial da Serra e acredito numa sub 6 pra ca na area urbana na qta, assim como ocorreu dia 14. vamos ver.

• Like 15

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.