Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Junho/2025

Recommended Posts

Em 16/06/2025 em 17:11, Adão Samir disse:

Nova estação meteorológica instalada em São Francisco de Paula, RS  no Parque Natural Municipal da Ronda, em breve será transmitido os dados no site do INMET.

IMG-20250616-WA0122.jpeg

Fica bem na borda da serra. Vai pegar máximas baixíssimas assim, certamente uma das mais baixas do RS.

• Like 16
  • Thanks 3

Em 15/06/2025 em 21:06, Daniel Lisboa disse:

Pra você ver que essa obsessão pela "média" tem pouco ou nada a ver com a sensação de frio. Nessa previsão, a média melhorou, mas é uma chatice só. Eu evidentemente preferia uma semana quente com uma boa MP na sequência, mesmo se isso ferrasse com a média.

Aliás, com esta previsão a média vai piorar em relação aos primeiros 16 dias do mês, até hoje. :D

Principalmente as máximas.

E a média não é uma obsessão, é apenas uma referência.

É como o caso de 1975: muita gente pensa que foi um inverno (Jun, jul, ago) geladíssimo, porque o que fica na memória das pessoas é aquela MP histórica.

E a verdade é que, tirando os dias daquela massa polar, foi um inverno comum para a época aqui em SP, sem mais destaques.

Inclusive, agosto de 1975 foi bem quente para um mês de inverno... seria considerado quente até nos dias atuais.

Em compensação, no ano seguinte (1976) fez mais frio (Inclusive em agosto), mesmo sem nenhuma mínima histórica, sem nenhuma MP "arrasa quarteirão".

E as médias refletem isso... simples assim.

--------------

Como já comentado, Sampa aqueceu bastante hoje, com sol e poucas nuvens o dia todo.

Mirante (Aut): 12,0°C / 25,4°C

Interlagos: 11,8°C / 24,1°C

IAG: 9,1°C / 24,8°C

CGE-Marsilac: 6,5°C / 24,3°C

CGE-Capela do Socorro: 5,9°C / 23,0°C

• Like 18

Pelo Europeu...

Frente fria ficaria estacionária no estado de São Paulo. Com muita chuva nos dias 23, 24 e 25 de junho.

ecmwf_mslp_pcpn_samer_56.thumb.png.90be27050e6c2f33ad015e0715be1677.png

ecmwf_mslp_pcpn_samer_57.thumb.png.9da3fe4669fb8a1c75481bafaefffae1.png

Depois, dias 27, 28, um sistema de baixa pressão passando sobre SP provocando temporais.

ecmwf_mslp_pcpn_samer_70.thumb.png.45ed20fa78bab024816a733a70da2b86.png

Depois, 30 de junho... outro sistema baixa pressão.

ecmwf_mslp_pcpn_samer_79.thumb.png.d4941ddc03ed1211dfb578c3c54d30f3.png

Projeção de acumulados superam os 100mm para muitas regiões.

Screenshot_20250616-181440_WhatsApp.thumb.jpg.e6b37c868c6851ac7312368fd2a0726b.jpg

SÓ VEM

• Like 20
  • Thanks 2

Em 16/06/2025 em 18:24, Maicon disse:

Pelo Europeu...

Frente fria ficaria estacionária no estado de São Paulo. Com muita chuva nos dias 23, 24 e 25 de junho.

ecmwf_mslp_pcpn_samer_56.thumb.png.90be27050e6c2f33ad015e0715be1677.png

ecmwf_mslp_pcpn_samer_57.thumb.png.9da3fe4669fb8a1c75481bafaefffae1.png

Depois, dias 27, 28, um sistema de baixa pressão passando sobre SP provocando temporais.

ecmwf_mslp_pcpn_samer_70.thumb.png.45ed20fa78bab024816a733a70da2b86.png

Depois, 30 de junho... outro sistema baixa pressão.

ecmwf_mslp_pcpn_samer_79.thumb.png.d4941ddc03ed1211dfb578c3c54d30f3.png

Projeção de acumulados superam os 100mm para muitas regiões.

Screenshot_20250616-181440_WhatsApp.thumb.jpg.e6b37c868c6851ac7312368fd2a0726b.jpg

SÓ VEM

Nossa melhorou 200%

IMG_3403.jpeg

• Like 14
  • Thanks 2

Não seria a do fim do mês uma continental tipo julho de 2009 com frio ameno e úmido em São Paulo, bloqueio em Minas Gerais, uma tarde excepcionalmente fria em Cuiabá e Campo Grande e de quebra 0ºC no Jardim Botânico em Porto Alegre?

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 8
  • Thanks 2

Em 16/06/2025 em 19:06, Leandro A M Leite disse:

Não seria a do fim do mês uma continental tipo julho de 2009 com frio ameno e úmido em São Paulo, bloqueio em Minas Gerais, uma tarde excepcionalmente fria em Cuiabá e Campo Grande e de quebra 0ºC no Jardim Botânico em Porto Alegre?

Em verdade oscilando muito.

Tudo depende da posição da baixa. E deslocamento de eventual vortice.

Bloqueio, a rigor e a princípio, não parece haver. É mais uma questão de posicionamento destes sistemas pra definir o quadro de frio.

Por enquanto bem incerto ainda.

• Like 11

Euro veio com máxima de 13 graus e mínima de 1 grau aqui.

Será?

Screenshot_20250616-192651.Chrome~2.png

• Like 15
  • Thanks 1

Estou achando que onda de frio super forte com massa polar bem continental intensa e forte só em julho ou agosto 

• Like 7

Na moral essa 12z do Euro veio bem ruinzinha para a possível MP do dia 26, 27, a isoterma de 0°C em 850mb sequer belisca o sul do RS e a entrada da MP no continente e seu avanço já se deram de forma pouco benéfica para algo mais intenso... Ainda falta muito, então... Tudo pode mudar e melhorar... Vamos acompanhando...

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 7
  • Thanks 1

Em 16/06/2025 em 16:13, SandroAlex disse:

Dia de céu encoberto em São Bento do Sul com máximas abaixo dos 21ºC previstos pelo EURO. Variação de hoje:

8,5/18,4ºC - Rio Vermelho

9,5/18,6ºC - Rio Negro

E aqui um dia totalmente ensolarado. Após a geadica da manhã, um meio de tarde onde fez até calorzinho e chegou a 20°C cravados em Urubici/VG.

Assim interrompe a sequência de 28 dias consecutivos sub20 nesta estação (19/05-16/06). SJ/Epagri ficou mais comportada e segue na sequência sub20, com máxima de 18,9°C.

Já caiu bem e marcava 6,2°C em VG às 20 hrs. Dia de grande amplitude e tarde com calorzinho bem-vindo após tantos dias frios e fechados.

Euro aumentou o frio da próxima semana pra cá. Por enquanto está excelente.

• Like 14

O dia iniciou com céu azul mas as 8 da manhã baixou uma neblina que antes das 9 já tinha dissipado.

A temperatura oscilou entre 9.2 e 21.0 graus, devendo chover amanhã por volta do meio dia com poucos intervalos sem chuva e persistir até a madrugada de sábado. Quarta feira pode chover até 60 mm aqui.

Quanto a MP da próxima semana creio que ela venha, mas a sua intensidade e abrangência ainda está em aberto até quarta feira, para bater o martelo.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 16

A máxima de hoje subiu bastante, mas foi quase imperceptível esse aquecimento devido aos ambientes internos e áreas sombreadas com frio. A mínima ainda foi gelada, e a variação ficou assim: 08,4C / 25,6C.

Essa noite está muito fria nas baixadas, tenho 11,2C agora e vamos para mais uma sub-10. 

• Like 13

Em 16/06/2025 em 18:24, Aldo Santos disse:

Aliás, com esta previsão a média vai piorar em relação aos primeiros 16 dias do mês, até hoje. :D

Principalmente as máximas.

E a média não é uma obsessão, é apenas uma referência.

É como o caso de 1975: muita gente pensa que foi um inverno (Jun, jul, ago) geladíssimo, porque o que fica na memória das pessoas é aquela MP histórica.

E a verdade é que, tirando os dias daquela massa polar, foi um inverno comum para a época aqui em SP, sem mais destaques.

Inclusive, agosto de 1975 foi bem quente para um mês de inverno... seria considerado quente até nos dias atuais.

Em compensação, no ano seguinte (1976) fez mais frio (Inclusive em agosto), mesmo sem nenhuma mínima histórica, sem nenhuma MP "arrasa quarteirão".

E as médias refletem isso... simples assim.

--------------

Como já comentado, Sampa aqueceu bastante hoje, com sol e poucas nuvens o dia todo.

Mirante (Aut): 12,0°C / 25,4°C

Interlagos: 11,8°C / 24,1°C

IAG: 9,1°C / 24,8°C

CGE-Marsilac: 6,5°C / 24,3°C

CGE-Capela do Socorro: 5,9°C / 23,0°C

As mínimas do Mirante são muito, mas muito ruins. Eu sei que a urbanização existe e influencia a estação há muitas décadas, mas isso não deve ser usado como argumento para justificar que a influência de hoje da urbanização é a mesma que na década de 90, por exemplo. Na minha opinião, a urbanização crescente  é o principal dificultador das médias no Mirante, e em segundo lugar as mudanças climáticas (que é a tendência geral). 

• Like 7

Buenos Aires hoje:

Mínima: 8,4°C
Máxima: 14°C

O dia foi nublado, com vento moderado e sensacao de frio. Chegamos a 30 máximas sub 20°C este ano.

Agora nublado, 13,1°C, URA de 91% e vento sudoeste a 4 km/h.

Para amanha, previsao de sol e poucas nuvens. Mínima de 11°C e máxima de 16°C, segundo o SMN. O sol nasce às 7h59 e se poe às 17h49 (já estamos no por do sol mais cedo do ano que, se nao fosse o fuso incorreto da Argentina, seria 16h49. Ainda bem que nao é assim!).

• Like 9

Em 16/06/2025 em 23:07, Renan disse:

As mínimas do Mirante são muito, mas muito ruins. Eu sei que a urbanização existe e influencia a estação há muitas décadas, mas isso não deve ser usado como argumento para justificar que a influência de hoje da urbanização é a mesma que na década de 90, por exemplo. Na minha opinião, a urbanização crescente  é o principal dificultador das médias no Mirante, e em segundo lugar as mudanças climáticas (que é a tendência geral). 

rapaz tem q vê as d poa, tudo uns lixo

• Like 4

Pouco mudou desde os anos 90 em termos de extensão territorial impermeabilizada na regiao metropolitana. Claro que nas franjas da cidade aumentou, mas por exemplo na região do Mirante nada mudou desde então, inclusive o próprio zoneamento da região da estação do INMET ainda não permite prédios. É impossível saber ao certo, mas o aquecimento global certamente tem culpa significativa no cartório também. A estação de Marsilac (que é na prática a única zona rural do município) mostra que se não fosse essa dupla as temperaturas da cidade seriam de outro patamar, bem mais próximas as registradas na região Sul em locais semelhantes.

• Like 8

Em 16/06/2025 em 23:26, Fábio De Nittis disse:

Buenos Aires hoje:

Mínima: 8,4°C
Máxima: 14°C

O dia foi nublado, com vento moderado e sensacao de frio. Chegamos a 30 máximas sub 20°C este ano.

Agora nublado, 13,1°C, URA de 91% e vento sudoeste a 4 km/h.

Para amanha, previsao de sol e poucas nuvens. Mínima de 11°C e máxima de 16°C, segundo o SMN. O sol nasce às 7h59 e se poe às 17h49 (já estamos no por do sol mais cedo do ano que, se nao fosse o fuso incorreto da Argentina, seria 16h49. Ainda bem que nao é assim!).

Bizarro é em lugares como Bariloche que o sol essa época nasce depois das 9 da manhã. Deve ser horrível! Mesma latitude de Nova Iorque, sendo que lá no inverno o nascer do sol mais tardio é 7h20, pra efeitos de comparação. Soube que o Paraguai tbm resolveu adotar o mesmo fuso de Brasília, mas muitos setores lá não curtiram a mudança e parece que já estão estudando voltar atrás…

• Like 7

Em 17/06/2025 em 01:01, Wagner97 disse:

Bizarro é em lugares como Bariloche que o sol essa época nasce depois das 9 da manhã. Deve ser horrível! Mesma latitude de Nova Iorque, sendo que lá no inverno o nascer do sol mais tardio é 7h20, pra efeitos de comparação. Soube que o Paraguai tbm resolveu adotar o mesmo fuso de Brasília, mas muitos setores lá não curtiram a mudança e parece que já estão estudando voltar atrás…

Bariloche já está numa posicao que o fuso deveria ser -5, mas é -3. Mas eu, particularmente, gosto assim: nascer e por do sol tardes. E acho um absurdo o sol se por tao cedo em baixas latitudes como o leste do MS e leste do nordeste.

Agora em Buenos Aires 7h29, ainda de noite, temos muitas nuvens e 11,8°C.

• Like 10
  • Thanks 1

chuva diminuindo de intensidade, mas já deve ter dado uns 20 mm desde o meio da madrugada

ela segue contínua, as trovoadas pararam, e com certeza era um cenário de previsão complicadíssimo, parece que ninguém imaginava esse volume de água pra hj já no amanhecer 

seria bom que errasse agora para MENOS os quase 80 mm projetados pra quarta. Senão vai ser muita água somado com.hj

• Like 5
  • Sad 1

Em 17/06/2025 em 01:01, Wagner97 disse:

Eu não gosto disto e acho depressivo, principalmente escurecer cedo as 18 horas aqui, já ter estrelas no céu em junho.

Chove do forte aqui que não era previsto chover de manhã, infelizmente, 16 graus e amanhã deve chover 70 mm.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 6
  • Sad 2

Em 17/06/2025 em 01:10, Wagner97 disse:

Continuando o off tópico:

Apenas uma curiosidade, o por do sol mais precoce do Brasil é o de três lagoas - MS. Por lá, o sol nessa época  se põe as 16:51. Extremamente cedo considerando a latitude. Cabe ressaltar que quanto mais perto do equador, mais breve é o crepúsculo. 

No caso de cidades dos EUA eu já reparei que eles tem horários sazonais que não correspondem exatamente com a realidade. 

Então acho que 7h20 em Nova York seria 8h20 pro nascer do sol (não pesquisei e é achismo). 

No caso de Bariloche - poderia ser a mesma situação.. Tem cidades onde as montanhas escondem o sol nascente ou poente e com isso ele aparece mais tarde e se põe mais cedo.. Mas daí seria outra coisa.. 

Q confusão kkk

• Like 7

Em 17/06/2025 em 09:48, Carlos Campos disse:

No caso de cidades dos EUA eu já reparei que eles tem horários sazonais que não correspondem exatamente com a realidade. 

Então acho que 7h20 em Nova York seria 8h20 pro nascer do sol (não pesquisei e é achismo). 

No caso de Bariloche - poderia ser a mesma situação.. Tem cidades onde as montanhas escondem o sol nascente ou poente e com isso ele aparece mais tarde e se põe mais cedo.. Mas daí seria outra coisa.. 

Q confusão kkk

Confusão só por conta do fuso horário, que é uma arbitrariedade humana. MS está uma hora defasado de SP, portanto a cidade mais perto do outro fuso horário e mais sul teria essa característica.  Naturalmente, a exposição menor a luz no auge do inverno é ao sul mesmo.

Voltando a vaca fria, madrugada hoje foi mais perto da irresistível média aqui 12.6 hehehe, ontem finalmente acima dos 20, senti um pouco de alegria térmica após 1 semana, Carlos tem razão kkk

• Like 6

Em 17/06/2025 em 01:10, Wagner97 disse:

Continuando o off tópico:

Apenas uma curiosidade, o por do sol mais precoce do Brasil é o de três lagoas - MS. Por lá, o sol nessa época  se põe as 16:51. Extremamente cedo considerando a latitude. Cabe ressaltar que quanto mais perto do equador, mais breve é o crepúsculo. 

Bem precoce mesmo para latitude da cidade. Eu particularmente gosto quando anoitece super cedo no inverno, enquanto no verão gosto quando anoitece lá pelas 20h30

• Like 8

Eu já penso diferente. Acho que as mínimas ruins recentes devem-se à falta ou escassez de ar polar ou mesmo ar fresco, num padrão atmosférico desfavorável que começou em julho de 2023 (e que começou a melhorar na última primavera). Esse desempenho do mirante se repete em diversas outras estações de topo (inclusive aqui), que tem menor capacidade de resfriamento por irradiação e, nesses tempos de menos trocas de massas de ar, acabam esquentando proporcionalmente mais. Se essa for a tendência pro futuro, acho que teremos desempenho pior nos topos do que nas encostas e baixadas daqui em diante. Se fosse pra eu chutar, diria que há ua tendência geral de mínimas ruins em topos.

A região onde está localizada a estação convencional de BH, por exemplo, é urbanizada dede a década de 1940 e em 1970 a cidade já era mais ou menos como é hoje, nesse ponto de vista. Nos últimos 30 anos, praticamente não mudou nada. Será que a urbanização lá em Esmeraldas, Sabará, Lagoa Santa (cidades que pegaram moradores da capital) influencia o termômetro tão distante?

Fiz uma pesquisa aqui no INMET de Juiz de Fora (topo) e o resultado é idêntico ao daqui de BH. A última anomalia negativa de mínima foi em julho/2023. Eu usei a convencional, pois não consegui os dados mensais de mínima da automática pelo BDMEP.

--------------

O ar frio segue perdendo força. Mínimas hoje entre 14 e 11°C. Mais vento e algumas nuvens.

• Like 5

O inverno aqui em Floripa vai de vento em popa, só que não. Meteoblue prevê mínimas e máximas bem acima da média nos próximos dias. O que salva é o vento incessante desde domingo que aumenta a sensação de "frio" mas não da nem de deixar janelas abertas se não voa tudo dentro do apto. 

1117805898_Capturadetela2025-06-17103313.thumb.png.43bf9b61b06ea3feb1eaed459e5569c8.png

Edited by Bruno Borg
  • Like 10
  • Thanks 1
  • Sad 1

Em 17/06/2025 em 10:41, Bruno Borg disse:

O inverno aqui em Floripa vai de vento em popa, só que não. Meteoblue prevê mínimas e máximas bem acima da média nos próximos dias. O que salva é o vento incessante desde domingo que aumenta a sensação de "frio" mas não da nem de deixar janelas abertas se não voa tudo dentro do apto. 

1117805898_Capturadetela2025-06-17103313.thumb.png.43bf9b61b06ea3feb1eaed459e5569c8.png

Tá um baita vento de norte hoje. O aero registrou vento médio (ou instantâneo?) de 37km/h às 8h e mínima de 18ºC

Já faz 22ºC na epagri e no aero às 10h

• Like 9

Em 16/06/2025 em 17:11, Adão Samir disse:

Nova estação meteorológica instalada em São Francisco de Paula, RS  no Parque Natural Municipal da Ronda, em breve será transmitido os dados no site do INMET.

IMG-20250616-WA0122.jpeg

Adão Samir, 

se for estação autom. do INMET, é a estação de Canela, que foi transferida.

• Like 6

Em 16/06/2025 em 10:12, Moretão disse:

De momento, temos que desconsider algumas estações particulares, estou considerando:

- INMET/Martorano. Única estação do INMET do município. Não existe esse negócio de vender uma estação de terceiros, que pode ficar aos cuidados de qualquer um, como "uma estação do INMET", como fazem por aí em sites. Estação da Prefeitura NÃO É INMET;

- Estação da Climaterra;

- Estações da Epagri;

- Estação do Cruzeiro (Caio) e Pericó.

- Outras estações precisam ser avaliadas, pois talvez não tenham alcançado o padrão mínimo.

Grato pela consideração!

Aproveito para compartilhar uma imagem da estação, que ainda vou posicionar mais para o  topo, atrás daquelas vassouras acima:

IMG_20231121_101041087.thumb.jpg.f1f340e5970854eeb6478766f7119186.jpg

• Like 13

Começou o vampirismo das baixadas em Primavera do Leste, mínimas hoje:

Jardim Europa DAVIS 12,4ºC (27ºC 10:47 HL)

Fazenda Onça Pintada Ambient Weather 13,3ºC (27,8ºC 10:56 HL)

Centro de Pesquisas IHARA DAVIS 14,5ºC (27,9ºC 10:45 HL)

Fazenda Nova Esperança Weatherflow 16,1ºC (27,4ºC 10:55 HL)

• Like 10

Em 17/06/2025 em 10:41, Bruno Borg disse:

Junho já foi de base por aqui...os próximos intermináveis dias vão detonar o que tinha recuperado na mp passada. Virá algo na última senmana, mas será um frio bloqueado caquético com mínimas fracas, perto da média e máximas idem. O frio ficará represado mais no RS. Vou apostar minhas fichas em julho. 

Edited by pindorama
  • Like 7

Em 17/06/2025 em 11:50, SandroAlex disse:

00z do GFS veio primorosa!

image.png.de34e84ec3e6f8c1760f8b0c1d4b02f0.png

Seria mais uma excelente sequência de dias frios!

image.png.fe350be37cb055819fea931f71510683.png

Difícil máxima de 8°C com céu limpo. Só mesmo nas mega continentais (1 a cada 10 anos).

Humm ... Pensando bem, praticamente impossível nos dias atuais. Teria que ser algo no padrão daquela bomba de Julho de 2013. 

Aqui um dia muito bom, com vento noroeste constante e temperatura 23°C.

6135127485_2025_06_17_13_27_07_0.thumb.jpg.8393e4a86f4ae9534717a92e03e0250f.jpg

5671834795_2025_06_17_13_27_33_0.thumb.jpg.69c7c98cd0f07159c0a155eaae25f237.jpg

• Like 10

Aqui em Lafaiete, pelo sexto dia, mínima sub-10. Meu termômetro hoje gravou mínima de 9 graus.

As tardes já estão um pouco mais quentes, mas nem tanto. Agora, 14h, tempo ensolarado e meu termômetro marca 21,3°. Com o vento constante, as sombras seguem frias.

Nos próximos dias vou ao Espírito Santo participar dos Passos de Anchieta. Por lá devo não devo pegar frio mas temperaturas amenas para o padrão da região. Até domingo em Vitória, Guarapari e Anchieta, mínimas em torno de 17° e máximas ao redor de 26°. Pelo menos não é um calor torrando e deve ser agradável fazer os 4 dias da caminhada 

• Like 11

Guest
This topic is now closed to further replies.
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.