Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Maio/2025

Recommended Posts

Em 25/05/2025 em 17:41, Rodrigo-GO disse:

Imagina a cara do pessoal que falou que não teria frio nesse maio tendo que relatar esse nevão caso ocorra? Kkkk

Cara positiva.

Que bom que vai ter

FINALMENTE.

Curitiba hoje dia quente, máx de 24 graus com sol, no momento temos 18 de temperatura.

• Like 10
  • Thanks 1

Parcial do Inmet Ouro Branco até hoje, dia 25, registra:

Média mínima: 13,8° (+0,3°)

Média máxima: 23,2° (-0,8°)

Média simples: 18,5° (-0,25°)

O mês segue, e caminha para o final, dentro da normalidade e ligeiramente abaixo da média. Enfim, um maio decente!

Agora, 18:15, início de noite com céu limpo e temperatura de 18 graus em Conselheiro Lafaiete 

• Like 12

Em 25/05/2025 em 18:07, Daniel Lisboa disse:

Foi uma baixa fria dessas que causou a grande nevasca de 1965, não? Não estou comparando a potência da MP, mas o desenho sinótico

Sim, uma baixa fria. 

Produzindo uma nevasca ampla, talvez a maior já vista no século passado em abrangência. 

Em termos de potência polar, não produziu mínimas interessantes (só máximas baixas).

Alí aconteceu, no meu ver, uma das maiores coincidências já vistas.

• Like 11
  • Thanks 1

Hoy, domingo 25/5, tuvimos una jornada , para la epoca del año, de veranico (si fuera a principios de otoño seria normal, pero casi llegando a junio....), soleada y humeda, con garuas a la mañana.

Estacion Prado

Max. 20,2°C

Min. 10,4°C

Aeropuerto de Carrasco

Max. 19,6°C

Min.  13,6°C

Edited by PabloMQL
  • Like 10

Euro 12z doidinho, meio que deu uma zuada no segundo pulso.... Já o GFS mantém o segundo pulso (mais marítimizado) firme e é seguido pelo EC-AIFS, CMC, NAVGEM...  Vamos ver se ele melhora esse cenário...

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 9
  • Thanks 1

Em 25/05/2025 em 17:41, Rodrigo-GO disse:

Imagina a cara do pessoal que falou que não teria frio nesse maio tendo que relatar esse nevão caso ocorra? Kkkk

Pior é vc ver que o GFS esta sendo mais conservador ainda que o modelo europeu para este evento! Kkk

Ecmwf está trazendo um cenário absolutamente lindo pra neve!

De nevasca mesmo!!!

Edited by Maicon
  • Like 9
  • Thanks 1

Em 25/05/2025 em 18:41, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Euro 12z doidinho, meio que deu uma zuada no segundo pulso.... Já o GFS mantém o segundo pulso (mais marítimizado) firme e é seguido pelo EC-AIFS, CMC, NAVGEM...  Vamos ver se ele melhora esse cenário...

Tempo.com é um corta clima, né? De novo fui ver a previsão crente que tinha melhorado e piorou. 

• Like 2
  • Thanks 1
  • Haha 11
  • Sad 2

Em 25/05/2025 em 19:39, Daniel Lisboa disse:

Tempo.com é um corta clima, né? De novo fui ver a previsão crente que tinha melhorado e piorou. 

Sim, pra nós aqui em SP deu uma nerfada de novo 🫠 quanto a intensidade creio que não haverão mais grandes ajustes, resta saber a duração. O GFS mantém o 2° pulso, já o euro na 12z deu uma flopada. Mas eu já não espero nada grandioso pra cá, frio comum pra época.

• Like 11

Em 25/05/2025 em 19:39, Daniel Lisboa disse:

Eu de verdade não confio no tempo.com, pelo menos aqui pra SP eles quase nunca acertam, seja temperatura seja chuva... Os mais assertivos são sem dúvida nenhuma o meteoblue e o TWC... E sobre o segundo pulso, acredito que o euro volte a mostra-lo de forma mais interessante aqui pro sudeste como o GFS e o próprio EC-IASF mostram, além do canadense...

Edited by Tássio Gonçalves1515095449
  • Like 10

Em 25/05/2025 em 18:07, Daniel Lisboa disse:

Foi uma baixa fria dessas que causou a grande nevasca de 1965, não? Não estou comparando a potência da MP, mas o desenho sinótico

O Kim KataCampos de Piraquara já te respondeu, mas eu vou acrescentar algo: naquele longínquo evento, o ar polar também não passou de SP aqui no Sudeste. A menor temperatura em JF naquele evento foi um medíocre 10C. Algo semelhante que eu espero para agora. Essas baixas frias continentais são sensacionais para neve abrangente no Sul, mas não trazem frio relevante pro leste porque drenam ar quente para nós. Contudo, estou sim torcendo por esta baixa, porque eu tô muito afim de ver uma bela nevada nas serras de SC e RS ! Ver ao vivo não vai rolar, mas ver nas webcams e nas redes sociais já seria bom. Sempre torço pela neve no Brasil, independentemente se a MP chega aqui ou não. 

• Like 11
  • Thanks 1
  • Haha 3

Em 25/05/2025 em 20:13, Tássio Gonçalves1515095449 disse:

Eu de verdade não confio no tempo.com, pelo menos aqui pra SP eles quase nunca acertam, seja temperatura seja chuva... Os mais assertivos são sem dúvida nenhuma o meteoblue e o TWC... E sobre o segundo pulso, acredito que o euro volte a mostra-lo de forma mais interessante aqui pro sudeste como o GFS e o próprio EC-IASF mostram, além do canadense...

Sobre as previsões.

Aqui pro interior.

Idem

Tempo.com é muito ruim.

Meteoblue tem acertado bem.

Até melhor que o TWC.

Edited by Maicon
  • Like 7

Em 25/05/2025 em 20:21, Renan disse:

O Kim KataCampos de Piraquara já te respondeu, mas eu vou acrescentar algo: naquele longínquo evento, o ar polar também não passou de SP aqui no Sudeste. A menor temperatura em JF naquele evento foi um medíocre 10C. Algo semelhante que eu espero para agora. Essas baixas frias continentais são sensacionais para neve abrangente no Sul, mas não trazem frio relevante pro leste porque drenam ar quente para nós. Contudo, estou sim torcendo por esta baixa, porque eu tô muito afim de ver uma bela nevada nas serras de SC e RS ! Ver ao vivo não vai rolar, mas ver nas webcams e nas redes sociais já seria bom. Sempre torço pela neve no Brasil, independentemente se a MP chega aqui ou não. 

@Renane, se não me engano, só chegou aqui porque um ciclone se formou no litoral de SC e conseguiu empurrar o ar frio. 

• Like 10

Buenas bazianos, aqui em Palhoça 19 graus, bem agradável 

Quanto ao frio, neve e tudo que tem direito, vamos ver se essa baixa fria indicada hoje por GFS e ECMWF se mantém nas próximas rodadas.

Caso mantenha essa baixa fria, o que vai ditar a queda de neve, será o quanto será o frio em altitude para manutenção dos flocos, e sua cota em altitude para abrangência.

• Like 11

Hoje tivemos pancadas de chuva de manhã cedo, meio dia e metade da tarde, poucas aberturas de sol e temperatura entre 16.7 e 23.2 graus.

Amanhã até quarta feira deve chover moderado, com tarde fria na quinta, não passando dos 12 graus, muitas nuvens e chuva.

Na minha opinião jogo está aberto até 12Z de amanhã, referente a trajetória da mp, mais ou menos ciclone, mais próximo ou não da costa daqui, velocidade do vento, umidade, alta pressão...

O GFS coloca mínima de -1 para o Morro da Igreja.

Screenshot_20250525-202220.Chrome~2.png

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 13

Em 25/05/2025 em 20:52, Edison Bocorny Jr disse:

Hoje tivemos pancadas de chuva de manhã cedo, meio dia e metade da tarde, poucas aberturas de sol e temperatura entre 16.7 e 23.2 graus.

Amanhã até quarta feira deve chover moderado, com tarde fria na quinta, não passando dos 12 graus, muitas nuvens e chuva.

Na minha opinião jogo está aberto até 12Z de amanhã, referente a trajetória da mp, mais ou menos ciclone, mais próximo ou não da costa daqui, velocidade do vento, umidade, alta pressão...

O GFS coloca mínima de -1 para o Morro da Igreja.

Screenshot_20250525-202220.Chrome~2.png

Notável a queda de temperatura absurda no RS do dia 27 para o dia 29. Haja saúde ! 

• Like 9
  • Thanks 2

Em 25/05/2025 em 20:09, Felipe Pelisari disse:

E para SC qual será a cota em altitude para neve? 

Europeu, GFS e Canadense colocam negativa em 850 e também colocam neve.

Porém GFS e Canadense colocam muito pouco. E como hoje ainda é domingo, tem chance de enorme de tirarem fora nas próximas rodadas/dias.

Mas eu acho importante que três modelos concordem.

• Like 11

Em 25/05/2025 em 20:09, Felipe Pelisari disse:

E para SC qual será a cota em altitude para neve? 

Tentei deduzir marcando pontos pelo site do Windy. Mas, por exemplo, dá 2° com chuva em Lages e chega a dar 3° com neve em Urubici. Rio Rufino ficaria só com chuva e 4°.

Acredito que na faixa dos 900 m, mas considerando a borda da serra.

Agora 18,4°. Vai chover nessa madrugada

Edited by Marcos
  • Like 11
  • Thanks 1

Em 25/05/2025 em 22:23, Marcos disse:

Tentei deduzir marcando pontos pelo site do Windy. Mas, por exemplo, dá 2° com chuva em Lages e chega a dar 3° com neve em Urubici. Rio Rufino ficaria só com chuva e 4°.

Acredito que na faixa dos 900 m, mas considerando a borda da serra.

Agora 18,4°. Vai chover nessa madrugada

Nevar na cidade de Urubici é algo comum?

A cidade fica em média 930 de altitude

Sei que seus topos nevam com facilidade já que ultrapassam os 1500 metros, com destaque para o morro da igreja mais de 1800

• Like 9

Hoje fiz uma longa caminhada pela cidade e senti um pouquinho de abafamento na primeira metade da tarde em Canoas. Fomos até uns 25 acho, mas não sei a máxima exata. O sol abriu pela manhã, voltando a nublar um pouco pelo meio-dia, e abrindo novamente à tarde, mas sempre com umidade.

Claro que não era abafamento de verão, apenas uma sensação contrastante às tardes mais frias anteriores, e ao frio do período noturno tb. No geral foi agradável, em termos de radiação e temperatura, mas pesou um pouco a umidade, apesar do sol.

• Like 8

Em 25/05/2025 em 22:35, Felipe Pelisari disse:

Nevar na cidade de Urubici é algo comum?

A cidade fica em média 930 de altitude

Sei que seus topos nevam com facilidade já que ultrapassam os 1500 metros, com destaque para o morro da igreja mais de 1800

Se nevar bem na serra, a visão de cidades como Grão Pará, Orleans, Lauro Muller, Stª Rosa de Lima, deve ser magnífica. É dessas cidades que são avistados os pontos altos da serra. 

à 900m, é possível nevar, mas é bem mais raro, é como nevar em Lages. Urubici gira no clima de Lages, ligeiramente mais frio por causa da pouca urbanização. 

• Like 8

Ontem tivemos outro dia nublado e com momentos de garoa. A temperatura variou entre 16,3°C/9,4°C em Urubici/VG. Não tive aberturas de sol.

A previsão do ECMWF pra cá deu uma brochada em tudo quase em cima da hora: mínimas subiram bem, neve quase evaporou.

Pós dia 5 vai aparecendo um terceiro pulso que já vem sendo falado por alguns institutos.

Espero que devolva um pouco do que era na rodada da tarde. Mas daqui pra frente complica...

• Like 8

• Renan unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.