Caio César Posted May 23, 2025 at 02:14 PM Share Posted May 23, 2025 at 02:14 PM https://www.climatempo.com.br/noticia/frio/primeira-grande-onda-de-frio-2025-a-vista Risco de neve e outras precipitações invernais A possibilidade de neve de outros tipos de precipitação invernal no Sul do Brasil também não poderia ser descartada, considerando as condições meteorológicas projetadas para o final de maio e os primeiros dias de junho de 2025. Além do ar frio muito intenso entrando pelo interior do Brasil, é possível que tenhamos um ciclone extratropical sobre o oceano, que garantiria a injeção de umidade necessária para a formação das nuvens. Já está bombando na imprensa. 10 1 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pauloribrj Posted May 23, 2025 at 02:17 PM Share Posted May 23, 2025 at 02:17 PM (edited) Chuva se aproximando do Rio nesse fim de manhã, começando pela zona oeste. Edited May 23, 2025 at 02:17 PM by pauloribrj 16 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted May 23, 2025 at 02:20 PM Share Posted May 23, 2025 at 02:20 PM Em 23/05/2025 em 11:06, Matheus Vinicius disse: A pergunta foi porque 21/11 e 13/2 pra Curitiba > São Bento do Sul num mesmo dia é meio peculiar Já que são cidades com temperaturas próximas, apesar de São Bento ser mais frio em média sempre E como está o inverno aí em Ushuaia? 1 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted May 23, 2025 at 02:26 PM Share Posted May 23, 2025 at 02:26 PM Em 23/05/2025 em 11:06, Matheus Vinicius disse: A pergunta foi porque 21/11 e 13/2 pra Curitiba > São Bento do Sul num mesmo dia é meio peculiar Já que são cidades com temperaturas próximas, apesar de São Bento ser mais frio em média sempre Ah, tá... Entendi (vc também não ajuda... poderia ao menos ter escrito um texto maior, dizendo isso que disse agora). Então, é isso mesmo... Lá é outra realidade algumas vezes. E São Bento é mais milagreiro do que Nossa Senhora da Luz. 3 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted May 23, 2025 at 02:28 PM Share Posted May 23, 2025 at 02:28 PM (edited) Bom dia, pessoal nos últimos dias, a MP mumificada morreu de vez, mas ela deixou um legado, a MP defunta, que se traduz num padrão mais invernal que deve ditar as regras a partir de agora até boa parte de agosto. Mesmo com o aquecimento dos últimos dias, não faz mais calor de fato: mínimas de 14/17 e máximas de 26/27, com sol e ar seco. Tá ótimo. Sobre a previsão, o que vejo pra cá são um leve soprinho polar nos próximos 3 dias e um resfriamento mais prolongado a partir do dia 30, mas não muito diferente do que já tivemos ao longo de maio. Parece que não será MP pra trazer marcas de destaque na RMBH, porém teremos novamente padrão invernal, com nuvens, vento e frio leve de manhã e à noite, enfim, o clássico de inverno aqui. É nessa hora que a gente entende o motivo de nossas mínimas serem tão fracas: recebemos diversas doses de ar polar marítimo fraco/moderado e os bichões mesmo evitam a gente. Capaz de Cuiabá começar junho com minimas anuais inferiores às da capital mineira, o que não surpreende. BH/MG - Meteored Edited May 23, 2025 at 02:31 PM by LeoP 13 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted May 23, 2025 at 02:35 PM Share Posted May 23, 2025 at 02:35 PM Em 23/05/2025 em 11:26, Carlos Campos disse: Ah, tá... Entendi (vc também não ajuda... poderia ao menos ter escrito um texto maior, dizendo isso que disse agora). Então, é isso mesmo... Lá é outra realidade algumas vezes. E São Bento é mais milagreiro do que Nossa Senhora da Luz. O milagre existe, só erraram o santo. É São Joaquim... 4 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted May 23, 2025 at 02:47 PM Author Share Posted May 23, 2025 at 02:47 PM Aqui a MP velha continua atuando, tive mínima de 11,6. Enquanto a MP do início de junho não aparece, amanhã chega a prévia, o destaque vai ser na maxima, tem previsão indidando sub 18 durante a tarde pra cá. Vamos torcer pra que as coisas se concretizem... 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted May 23, 2025 at 03:08 PM Share Posted May 23, 2025 at 03:08 PM Em 23/05/2025 em 11:28, LeoP disse: Bom dia, pessoal nos últimos dias, a MP mumificada morreu de vez, mas ela deixou um legado, a MP defunta, que se traduz num padrão mais invernal que deve ditar as regras a partir de agora até boa parte de agosto. Mesmo com o aquecimento dos últimos dias, não faz mais calor de fato: mínimas de 14/17 e máximas de 26/27, com sol e ar seco. Tá ótimo. Sobre a previsão, o que vejo pra cá são um leve soprinho polar nos próximos 3 dias e um resfriamento mais prolongado a partir do dia 30, mas não muito diferente do que já tivemos ao longo de maio. Parece que não será MP pra trazer marcas de destaque na RMBH, porém teremos novamente padrão invernal, com nuvens, vento e frio leve de manhã e à noite, enfim, o clássico de inverno aqui. É nessa hora que a gente entende o motivo de nossas mínimas serem tão fracas: recebemos diversas doses de ar polar marítimo fraco/moderado e os bichões mesmo evitam a gente. Capaz de Cuiabá começar junho com minimas anuais inferiores às da capital mineira, o que não surpreende. BH/MG - Meteored Na verdade BH é muito fraca no quesito dinâmica atmosférica, certo? No estado, as regiões mais dinâmicas me parecem ser o sul de Minas e a zona da mata. 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted May 23, 2025 at 03:15 PM Share Posted May 23, 2025 at 03:15 PM Em 23/05/2025 em 11:28, LeoP disse: Bom dia, pessoal nos últimos dias, a MP mumificada morreu de vez, mas ela deixou um legado, a MP defunta, que se traduz num padrão mais invernal que deve ditar as regras a partir de agora até boa parte de agosto. Mesmo com o aquecimento dos últimos dias, não faz mais calor de fato: mínimas de 14/17 e máximas de 26/27, com sol e ar seco. Tá ótimo. Sobre a previsão, o que vejo pra cá são um leve soprinho polar nos próximos 3 dias e um resfriamento mais prolongado a partir do dia 30, mas não muito diferente do que já tivemos ao longo de maio. Parece que não será MP pra trazer marcas de destaque na RMBH, porém teremos novamente padrão invernal, com nuvens, vento e frio leve de manhã e à noite, enfim, o clássico de inverno aqui. É nessa hora que a gente entende o motivo de nossas mínimas serem tão fracas: recebemos diversas doses de ar polar marítimo fraco/moderado e os bichões mesmo evitam a gente. Capaz de Cuiabá começar junho com minimas anuais inferiores às da capital mineira, o que não surpreende. BH/MG - Meteored São dinâmicas totalmente diferentes as duas cidades e as duas tem seus pontos positivos... Por exemplo, enquanto Cuiabá torra 90% do ano e 10% do tempo, no período de inverno principalmente, recebe alta polares poderosas que fazem despencar a temperatura, BH mantém um clima relativamente agradável o ano todo sem muitos extremos com um friozinho gostoso no inverno e com calor sem extremos no verão e àaaasss vezeeeess registra algo mais intenso tanto de frio quanto calor, mas não é algo costumeiro... Eu diria que pelo dinamismo eu prefiro Cuiabá mas pelo conforto térmico sem dúvidas BH... Enfim, o nosso Brasil continental... 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted May 23, 2025 at 03:17 PM Share Posted May 23, 2025 at 03:17 PM Em 23/05/2025 em 11:35, Serrano disse: O milagre existe, só erraram o santo. É São Joaquim... Com auxílio do Mago kk Em 23/05/2025 em 12:08, Renan disse: Na verdade BH é muito fraca no quesito dinâmica atmosférica, certo? ... já não dá pra dizer o mesmo no quesito sensação térmica, certo? 2 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted May 23, 2025 at 03:21 PM Share Posted May 23, 2025 at 03:21 PM Em 23/05/2025 em 12:08, Renan disse: Na verdade BH é muito fraca no quesito dinâmica atmosférica, certo? No estado, as regiões mais dinâmicas me parecem ser o sul de Minas e a zona da mata. Zona da Mata, Sul de Minas, leste mineiro e Triângulo tem boa dinâmica... As regiões mais paradas e meio "sem graça" nesse quesito são justamente o centro mineiro onde está inserido BH e a parte norte/noroeste a meu ver... 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted May 23, 2025 at 03:33 PM Share Posted May 23, 2025 at 03:33 PM fiz uma simulação mental com meu próprio modelo: no fim vai ficar todo mundo feliz e só POA vai ficar com mínima de 9 e máximas de 24 dois dias depois da MP, com nuvens e lambança em boa parte do tempo 5 1 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Enio Rezende Posted May 23, 2025 at 04:26 PM Share Posted May 23, 2025 at 04:26 PM Em 23/05/2025 em 12:21, Tássio Gonçalves1515095449 disse: Zona da Mata, Sul de Minas, leste mineiro e Triângulo tem boa dinâmica... As regiões mais paradas e meio "sem graça" nesse quesito são justamente o centro mineiro onde está inserido BH e a parte norte/noroeste a meu ver... BH é justamente a divisa climática. Já li sobre a Serra do Curral servir de barreira pra cidade, represando massas de ar frio e nebulosidade ao sul. Fato que, por diversas vezes, já saí daqui de Lafaiete em dias nublados e ao chegar ali na região do Jardim Canadá (Nova Lima) já bem na chegada de BH, e o sol abre. Idem na volta, solzão em BH e é só passar a placa de divisa com Nova Lima na BR-040 que o tempo fecha, o nevoeiro aparece e assim segue pela frente. Já vi várias vezes e arrisco dizer que esse ano ocorrerá novamente, dias que a tarde pode estar 16 graus aqui em Lafaiete e 26 em BH, uma diferença de 10 graus em apenas 100 km de distância (quando o normal é uma diferença de 2 a 3 graus como agora por exemplo que tá 24 graus aqui em Lafaiete e 26 em BH) 13 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted May 23, 2025 at 05:32 PM Share Posted May 23, 2025 at 05:32 PM Em 23/05/2025 em 10:31, Serrano disse: Eu vi! No momento, tendo uma forte e ampla geada já fico satisfeito!!! O que vier a mais é lucro. Uma semana atrás este era o prognóstico... 😬 talvez volte a ser 3 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jonny Arruda Posted May 23, 2025 at 05:51 PM Share Posted May 23, 2025 at 05:51 PM (edited) Em 23/05/2025 em 11:14, Caio César disse: https://www.climatempo.com.br/noticia/frio/primeira-grande-onda-de-frio-2025-a-vista Risco de neve e outras precipitações invernais A possibilidade de neve de outros tipos de precipitação invernal no Sul do Brasil também não poderia ser descartada, considerando as condições meteorológicas projetadas para o final de maio e os primeiros dias de junho de 2025. Além do ar frio muito intenso entrando pelo interior do Brasil, é possível que tenhamos um ciclone extratropical sobre o oceano, que garantiria a injeção de umidade necessária para a formação das nuvens. Já está bombando na imprensa. Mas é exatamente isto que está sendo previsto, parabéns para a imprensa que está informando a população em geral, afinal a mudança vai ser brusca e todos tem que estar preparados. Este evento vai ser durante a semana com pessoas trabalhando e crianças nas escolas... temos que preparar casacos, lenhas, cobertores entre outras coisas! Só quem vive nas regiões serranas do Sul sabem como é difícil um dia de frio polar úmido e ventoso por aqui! Edited May 23, 2025 at 05:54 PM by Jonny Arruda 9 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted May 23, 2025 at 06:06 PM Share Posted May 23, 2025 at 06:06 PM Em 23/05/2025 em 11:06, Matheus Vinicius disse: A pergunta foi porque 21/11 e 13/2 pra Curitiba > São Bento do Sul num mesmo dia é meio peculiar Já que são cidades com temperaturas próximas, apesar de São Bento ser mais frio em média sempre Pode ser esquisito mas se a previsão fechar na mudança de horário com a chegada atrasada da mp, é possível. Ocorre naquelas mps com mudança brusca. Não é taaaao pertinho assim, a distância de S.Bento e Curitiba em linha reta, é semelhante a Floripa à Blumenau. 8 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted May 23, 2025 at 06:17 PM Share Posted May 23, 2025 at 06:17 PM eu notei que a previsão direta no google mesmo, pelo weather.com, é mais precisa pra cá boa parte das vezes, e o frio mais forte finamente aparece nela tb, a partir do meio da próxima semana, então estou bem mais confiante pra esse evento não sei se o @Marcos e o @Edison Bocorny Jr concordam sobre isso (do weather.com) mas é uma percepção que tenho já há algum tempo 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted May 23, 2025 at 06:45 PM Share Posted May 23, 2025 at 06:45 PM Em 23/05/2025 em 15:06, pindorama disse: Pode ser esquisito mas se a previsão fechar na mudança de horário com a chegada atrasada da mp, é possível. Ocorre naquelas mps com mudança brusca. Não é taaaao pertinho assim, a distância de S.Bento e Curitiba em linha reta, é semelhante a Floripa à Blumenau. Bom, nem no pico aqui seria algo relevante segundo essa rodada, é uma literal MP forte pra abril. 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted May 23, 2025 at 06:50 PM Share Posted May 23, 2025 at 06:50 PM Se não tem mapinhas das rodadas da 12Z, é porque foram ruins. Confere, produção ? 3 10 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted May 23, 2025 at 06:51 PM Share Posted May 23, 2025 at 06:51 PM Em 23/05/2025 em 15:17, Eclipse POA disse: eu notei que a previsão direta no google mesmo, pelo weather.com, é mais precisa pra cá boa parte das vezes, e o frio mais forte finamente aparece nela tb, a partir do meio da próxima semana, então estou bem mais confiante pra esse evento não sei se o @Marcos e o @Edison Bocorny Jr concordam sobre isso (do weather.com) mas é uma percepção que tenho já há algum tempo Eu não acompanho essa previsão e não posso dizer. A que eu mais vejo é a do Wunderground, que dá mínima de 6° dia 30. Mas está longe ainda. Hoje tive 10,9°. É a nova mínima do ano. Agora tenho 20,1° com 66%. E o INMET não decepcionou e já meteu 21,6°, HAHAHAHAHA!!!! 6 1 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted May 23, 2025 at 07:01 PM Share Posted May 23, 2025 at 07:01 PM Em 23/05/2025 em 15:17, Eclipse POA disse: eu notei que a previsão direta no google mesmo, pelo weather.com, é mais precisa pra cá boa parte das vezes, e o frio mais forte finamente aparece nela tb, a partir do meio da próxima semana, então estou bem mais confiante pra esse evento não sei se o @Marcos e o @Edison Bocorny Jr concordam sobre isso (do weather.com) mas é uma percepção que tenho já há algum tempo A previsão do Weather bem acertada, não é conservador e sim realista. Se lá está mostrando um bom prognóstico, é que a confiabilidade agora é razoável. 5 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted May 23, 2025 at 07:03 PM Share Posted May 23, 2025 at 07:03 PM Em 23/05/2025 em 15:17, Eclipse POA disse: eu notei que a previsão direta no google mesmo, pelo weather.com, é mais precisa pra cá boa parte das vezes, e o frio mais forte finamente aparece nela tb, a partir do meio da próxima semana, então estou bem mais confiante pra esse evento não sei se o @Marcos e o @Edison Bocorny Jr concordam sobre isso (do weather.com) mas é uma percepção que tenho já há algum tempo Eu gosto e sigo o tempo.com e tem acertado bem aqui, batendo o GFS. 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted May 23, 2025 at 07:16 PM Share Posted May 23, 2025 at 07:16 PM (edited) Em 23/05/2025 em 13:26, Enio Rezende disse: BH é justamente a divisa climática. Já li sobre a Serra do Curral servir de barreira pra cidade, represando massas de ar frio e nebulosidade ao sul. Fato que, por diversas vezes, já saí daqui de Lafaiete em dias nublados e ao chegar ali na região do Jardim Canadá (Nova Lima) já bem na chegada de BH, e o sol abre. Idem na volta, solzão em BH e é só passar a placa de divisa com Nova Lima na BR-040 que o tempo fecha, o nevoeiro aparece e assim segue pela frente. Já vi várias vezes e arrisco dizer que esse ano ocorrerá novamente, dias que a tarde pode estar 16 graus aqui em Lafaiete e 26 em BH, uma diferença de 10 graus em apenas 100 km de distância (quando o normal é uma diferença de 2 a 3 graus como agora por exemplo que tá 24 graus aqui em Lafaiete e 26 em BH) Exatamente, a região metropolitana é uma zona de transição climática que está entre a área de maior influência das continentais (sudoeste) e a área de maior influência das marítimas (leste). Pegamos a ponta das continentais e recebemos (com mais efetividade) os ventos úmidos das marítimas, mas sem estar no epicentro de nenhuma das configurações. Não por acaso a linha divisória dos domínios de vegetação Cerrado e Mata Atlântica passa dentro da capital, perto do centro. Mas não acho que tenha a ver com a Serra do Curral, pois há uma mudança de padrão nas chuvas também (que explico abaixo) e a Serra não tem "poder" nenhum quanto às chuvas na região. É o clima que muda mesmo de forma regional. Em 23/05/2025 em 12:08, Renan disse: Na verdade BH é muito fraca no quesito dinâmica atmosférica, certo? No estado, as regiões mais dinâmicas me parecem ser o sul de Minas e a zona da mata. Sim. E colocaria o triângulo também nessa sua lista de regiões dinâmicas do estado. Já as menos dinâmicas seriam a porção norte-noroeste, que são pouco afetadas por qualquer dos sistemas. -------------------- Sobre esse assunto, o interesante é que parece haver uma transição climática no verão também, neste caso manifestada nas zonas de convergência de umidade. A maioria das ZCAS atinge a partir da região metropolitana "para cima", sendo menos comuns ao sul. Não por acaso, os extremos de chuva são muito mais comuns na capital do que em áreas a sul e sudeste. Fiz um levantamento grosseiro que dá uma ideia disso. Quantidade de meses com volume acima de 500 mm na história: Ouro Branco/Ouro Preto*: 4 Juiz de Fora (desde 1961): 4 Belo Horizonte (desde 1961): 18 *Cidades quase vizinhas - juntei os dados para formar quase o período completo (61-90, 2006-hoje). Parece que as ZCAS têm dificuldade de "avançar" ou se formar mais ao sul, o que é mais uma evidência dessa zona de transição. As grandes chuvaradas costumam chegar só até a região da capital. Os 934 mm de jan/2020 não foram por acaso, se não me engano, é o maior volume mensal (ou é 2° lugar) de qualquer capital do Brasil - o que não necessariamente é pra se comemorar, né. Edited May 23, 2025 at 07:42 PM by LeoP 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Moretão Posted May 23, 2025 at 07:23 PM Share Posted May 23, 2025 at 07:23 PM Em 23/05/2025 em 10:38, Felipe Backendorf disse: um baita fedor de dados manipulados para o frio. E há anos tem sido assim... ---- Mínima de 15,6ºC em Floripa ontem no início da noite. A temperatura foi subindo ao longo da noite e hoje a mínima foi de 16,3ºC. É mais um dia encoberto e friozinho, mais luminoso que ontem, faz 18,0ºC às 10h. Estação Caminhos da Neve ainda teve uma subida abrupta hoje com tempo nublado, umidade igual e tempo nublado. Há alguém mexendo na estação, assim como ocorreu em 02/04. 02/04. Mudança em plena madrugada: Hoje: Lamento pela prefeitura de São Joaquim. -- SC vai tendo sua segunda máxima sub-10 este ano. Máxima de 9,63°C no Morro das Torres. 15 2 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted May 23, 2025 at 07:52 PM Share Posted May 23, 2025 at 07:52 PM E as ibagens do euro 12Z como dizia o Datena? 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted May 23, 2025 at 08:21 PM Share Posted May 23, 2025 at 08:21 PM Em 23/05/2025 em 15:45, Matheus Vinicius disse: Bom, nem no pico aqui seria algo relevante segundo essa rodada, é uma literal MP forte pra abril. Olha eu diria o mesmo... 7 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Caio César Posted May 23, 2025 at 08:25 PM Share Posted May 23, 2025 at 08:25 PM Em 23/05/2025 em 14:51, Jonny Arruda disse: Mas é exatamente isto que está sendo previsto, parabéns para a imprensa que está informando a população em geral, afinal a mudança vai ser brusca e todos tem que estar preparados. Este evento vai ser durante a semana com pessoas trabalhando e crianças nas escolas... temos que preparar casacos, lenhas, cobertores entre outras coisas! Só quem vive nas regiões serranas do Sul sabem como é difícil um dia de frio polar úmido e ventoso por aqui! É muito bom para a economia local, os hotéis agradecem a responsabilidade de se levar a imprensa uma previsão de um evento tão raro e de difícil previsão com 144h de antecedência. Talvez ajude pra quem goste de antecipar a reserva do hotel/cabana... 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted May 23, 2025 at 08:50 PM Share Posted May 23, 2025 at 08:50 PM Variação de hoje em São Bento do Sul: 12,0/14,2°C - Rio Vermelho 12,2/15,6°C - Rio Negro A foto abaixo resume o que foi o dia: 17 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fernando Keiser Posted May 23, 2025 at 09:17 PM Share Posted May 23, 2025 at 09:17 PM Em 23/05/2025 em 16:23, Moretão disse: Estação Caminhos da Neve ainda teve uma subida abrupta hoje com tempo nublado, umidade igual e tempo nublado. Há alguém mexendo na estação, assim como ocorreu em 02/04. 02/04. Mudança em plena madrugada: Hoje: Lamento pela prefeitura de São Joaquim. -- SC vai tendo sua segunda máxima sub-10 este ano. Máxima de 9,63°C no Morro das Torres. Isso é um escândalo! Essa estação está no site do Inmet e da Epagri. Algo precisa ser feito, antes que o estrago seja irreversível. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel Nogeira Posted May 23, 2025 at 09:42 PM Share Posted May 23, 2025 at 09:42 PM Pessoal vocês estão falando que é difícil massas polares chegarem em BH,no norte e noroeste de minas,a maioria chegam no sul de minas,zona da mata mineira e triângulo mineiro,tbm não chega a região central de minas,mais algumas massas polares super fortes conseguiram chegar em BH. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
sjmolive Posted May 23, 2025 at 09:43 PM Share Posted May 23, 2025 at 09:43 PM Boa noite a todos. A virada de tempo começou por aqui. Agora temos vento do quadrante sul e 17˚C. A máxima hoje foi 25˚C e a mínima, 14˚C. Nesta última semana de frio conseguimos 12˚C aqui no topo do Alphaville e 6˚C na zona rural do município, em baixadas. Lá embaixo houve alguns dias de mínima sub-10˚C, inclusive na estação do @Renan. 14 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted May 23, 2025 at 09:57 PM Share Posted May 23, 2025 at 09:57 PM Como de costume... A MP virou um tiro curto... Tipo aqueles peidos com som de sacola estourando... 15 Link to comment Share on other sites More sharing options...
sjmolive Posted May 23, 2025 at 09:59 PM Share Posted May 23, 2025 at 09:59 PM Quanto ao frio no centro de MG as mudanças são bem sutis. Percebidas por uma leve mudança de direção de vento durante o dia, calmaria e céu estrelado à noite, levando a uma forte inversão térmica, principalmente nas regiões de maior altitude, comuns nesta área de MG. Aí é o pico do inverno com mínimas sub-10 nas baixadas. Se não há uma dinâmica muito forte nesta regiões, por outro lado a persistência de noites frias, pela altitude e latitude, sinalizam que é inverno. As máximas são mais elevadas, alcançando normalmente 20 a 25 graus nas regiões de maior altitude e até 30 graus em localidades mais baixas. Com o crescimento de grandes áreas urbanas no estado, o tamanho da cidade é crucial para o resfriamento noturno, pelo efeito de ilha de calor. Belo Horizonte é a cidade mais afetada nas últimas décadas, com perceptível redução do frio no entorno urbano. Mas este efeito já deve estar se tornando mais intenso em Divinópolis, Sete Lagoas, Cons Lafaiete, Itabira, Pará de Minas, entre outras localidades centrais do estado. Assim percebo o centro de MG no inverno. Frio de noite, fresco de dia. 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matheus Vinicius Posted May 23, 2025 at 10:02 PM Share Posted May 23, 2025 at 10:02 PM Em 23/05/2025 em 18:57, SandroAlex disse: Como de costume... A MP virou um tiro curto... Tipo aqueles peidos com som de sacola estourando... Aqui também pôs tiro curto, mas ao menos colocou uma mínima de 2c. 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel Lisboa Posted May 23, 2025 at 10:02 PM Share Posted May 23, 2025 at 10:02 PM Sobre a atualização do Euro: não adiantou nada aquela convergência linda de ensembles. No fim das contas, a MP praticamente acabou. 2 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted May 23, 2025 at 10:03 PM Share Posted May 23, 2025 at 10:03 PM Para SP capital a próxima MP está oficialmente exterminada ... Parabéns aos envolvidos ... 1 10 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted May 23, 2025 at 10:09 PM Share Posted May 23, 2025 at 10:09 PM (edited) Boa noite! Comeco a relatar aqui como esteve o tempo nos últimos dias em Buenos Aires. Comecando por terca (13/05): Mínima: 14,4°C Máxima: 22,3°C Dia de sol e céu parcialmente nublado. Edited May 23, 2025 at 10:13 PM by Fábio De Nittis 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted May 23, 2025 at 10:14 PM Share Posted May 23, 2025 at 10:14 PM (edited) Buenos Aires na quarta (14/05): Mínima: 17,1°C Máxima: 26,9°C Dia de muita nebulosidade, calor, abafamento e temperaturas SETE GRAUS acima do normal para a época. Edited May 23, 2025 at 10:42 PM by Fábio De Nittis 10 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted May 23, 2025 at 10:45 PM Share Posted May 23, 2025 at 10:45 PM Buenos Aires na quinta (15/05): Mínima: 19,8°C Máxima: 23,6°C Dia nublado em Buenos Aires e abafado, com mínima NOVE GRAUS acima da média. A primeira quinzena de maio terminou com uma bizarra anomalia de +4,2°C na capital argentina. 8 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rodrigo-GO Posted May 23, 2025 at 10:50 PM Share Posted May 23, 2025 at 10:50 PM Em 23/05/2025 em 08:58, Gabriel Cassol disse: Ar seco proporcionando mínimas abaixo de 10ºC hoje no MT e GO https://sigmameteorologia.com/sigmaweb/stations.php Tá muito show a Sigma. Evolução sempre. 11 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
RafaelBHZ Posted May 23, 2025 at 10:51 PM Share Posted May 23, 2025 at 10:51 PM Em 23/05/2025 em 12:08, Renan disse: Na verdade BH é muito fraca no quesito dinâmica atmosférica, certo? No estado, as regiões mais dinâmicas me parecem ser o sul de Minas e a zona da mata. Alguem falou aqui uma vez que BH tem o clima da titia véia, e é mesmo. Com exceção de anos ruins como 2015, 2023 e 2024, no geral tirando poucos dias do ano, é sempre confortável, nem quente demais e nem frio demais. Pra quem não liga pra meteorologia, so pensa no conforto térmico, e pra quem gosta de estações bem definidas, aqui é um dos melhores lugares do país. Mas pra gente que gosta de uma emoção, um frio mais intenso, um dinamismo, fica um gostinho de quero mais que as vezes é saciado, como foi em 2017 e 2022. Mas 2/3 horas pegando a estrada ja resolvem o problema do dinamismo, seja indo sentido ouro preto / zona da mata ou indo sentido Serra do Cipó (150km a nordeste). 13 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted May 23, 2025 at 10:56 PM Share Posted May 23, 2025 at 10:56 PM Em 23/05/2025 em 19:03, Juzinho disse: Para SP capital a próxima MP está oficialmente exterminada ... Parabéns aos envolvidos ... É isso, difícil alguma mudança com tão pouco tempo para o evento... Na verdade piorou... A MP simplesmente evaporou de SP kkkkkkk 1 1 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Fábio De Nittis Posted May 23, 2025 at 11:02 PM Share Posted May 23, 2025 at 11:02 PM Buenos Aires na sexta (16/05): Mínima: 19°C Máxima: 23,2°C Chuva: 46 mm (0h a 9h de sexta) + 98 mm (9h de sexta a 9h de sábado) O dia todo foi de chuva, na maior parte do tempo moderada, mas com várias pancadas fortes e muita atividade elétrica. Foram quase 150 mm entre 0h de sexta e 9h de sábado, ou seja, pouco mais de 24h. A iluminacao pública ficou ligada o dia todo. Apesar de toda essa chuva, a temperatura nao caiu, nao baixou de 19°C! 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted May 23, 2025 at 11:03 PM Share Posted May 23, 2025 at 11:03 PM (edited) Eu diria que deu uma leve piorada geral pra todo mundo e virou tiro curtíssimo, esquentando logo em seguida... Que reviravolta do mal... Não dá nem pra considerar como uma onda de frio mas um pequeno período de queda acentuada nas temperaturas... Sem comentários... Edited May 23, 2025 at 11:10 PM by Tássio Gonçalves1515095449 4 5 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wagner97 Posted May 23, 2025 at 11:15 PM Share Posted May 23, 2025 at 11:15 PM 🤡 2 16 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted May 23, 2025 at 11:20 PM Share Posted May 23, 2025 at 11:20 PM Em 23/05/2025 em 20:03, Tássio Gonçalves1515095449 disse: Eu diria que deu uma leve piorada geral pra todo mundo e virou tiro curtíssimo, esquentando logo em seguida... Que reviravolta do mal... Não dá nem pra considerar como uma onda de frio mas um pequeno período de queda acentuada nas temperaturas... Sem comentários... Brochou muito no sudeste, especial entre no leste e também no centro oeste um pouco. 10 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted May 23, 2025 at 11:26 PM Share Posted May 23, 2025 at 11:26 PM Em 23/05/2025 em 19:02, Matheus Vinicius disse: Aqui também pôs tiro curto, mas ao menos colocou uma mínima de 2c. que logo logo vai sumir tb 3 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted May 23, 2025 at 11:29 PM Share Posted May 23, 2025 at 11:29 PM pra cá ficou um tiro bem curto na primeira mais continental, dando umas mínimas boas, e parece ter ficado mais trancada a sul na segunda (mais marítima que antes estava boa pro sudeste) garantindo máximas boas pra cá (antes aqueceria mais rápido aqui nas tardes e o Sudeste esfriaria mais) mas tem um certo tempo ainsa, de repente volta praquele jeito mais democrático, com uma continental gelando POA, e uma no oceando gelando o oceano 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tássio Gonçalves1515095449 Posted May 23, 2025 at 11:32 PM Share Posted May 23, 2025 at 11:32 PM "Filha 19C eu consigo em qualquer esquinahh! Brigado mas dispenso... 😮💨" 12 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted May 23, 2025 at 11:33 PM Share Posted May 23, 2025 at 11:33 PM Amigos ! Não desanimem! Rodei hoje meu Graveto Reborn Model! A previsão já está nos jornais: Obs: montagem do Chatgpt. 24 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts