Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Maio/2025

Recommended Posts

Em 20/05/2025 em 23:16, Fernando Keiser disse:

Um dos maios mais pífios em termos de frio que já vi em São Joaquim, média máxima altíssima e a mínima absoluta ridícula.

Pelo menos essas aberrações serão atenuadas nos próximos 10d. Até pq a tragédia tá tão grande que não será difícil renovar essas marcas. 

• Like 8

Em 20/05/2025 em 23:12, Rodolfo Alves disse:

UPDATE MAIO:

SÃO JOAQUIM (+2,4ºC MÉDIA)

001.thumb.png.80e42bd3a3124799e1820a1447fa02fd.png

SÃO PAULO - MIRANTE (+1,5ºC MÉDIA)

002.thumb.png.9f1e1fc8945e2843cab192ace071c350.png

PORTO ALEGRE - JB (+2,8ºC ANOMALIA) - COM FALHAS NA AUTO

003.thumb.png.1080f3caad50075b4ad1df98e9c62d9f.png

Ué, mas não estava tudo dentro da média, especialmente SJ?

Aqui na região de Poa quase +3 Kkkkkk

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 6
  • Haha 4
  • Sad 1

Em 21/05/2025 em 07:29, Edison Bocorny Jr disse:

A média das máximas está dentro do esperado... para outubro (é sério).

Vinte dias de maio vivendo um outubro, e não é pra reclamar?

A partir de hoje o quadro muda. Tivemos um longo outono e agora o inverno chegará +- dentro do esperado (climaticamente). Mais cedo é que não veio...

• Like 8

Em 20/05/2025 em 21:57, Renan disse:

GFS 18Z e sua “diarreia polar”, espalhando M…, digo, espalhando FRIO para todo o Brasil:

41ccf01f-8a68-4c20-80a7-7c440b5a9dcb.thumb.jpeg.99f5257510f9ce6126817c1c4746a8f8.jpeg

Só um ciclone ou cavado de potência ímpar é capaz de impulsionar uma massa de ar frio dessa forma ! 

Pelo desenho parece que é uma ZCAS de ar polar, como se o ar frio estivesse vindo da Amazônia para o sudeste. Que loucura de rodada kkkkkkkkkkkkkk

• Like 3
  • Haha 17

Por isto que vai fazer mais frio em Cuiabá do que em Curitiba e POA dia 30 a tarde. Kkkk

Brincadeiras a parte, mas o tombo por aquela região será brutal pelo mapa de anomalia, uma tarde com 35 graus e na outra 15 graus com advecção e garoa.

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 9
  • Haha 4

Em 21/05/2025 em 07:52, Rafael disse:

Bom dia a todos ! A mínima aqui em casa foi ainda melhor que na última madrugada, hj tive a primeira de 1 digito do ano, 9,5 aqui no distrito de Conselheiro Paulino, agora faz 12 graus. Em Salinas (área rural) deu ótimos 3 graus.

Meteored e foreca tão com a previsão doidinha para as cidades do Leste do Sudeste, não dão uma dentro. 

• Like 7
  • Haha 6

Verão no Rio ate 6a feira durante o dia, hoje vamos tendo mais um dia limpo e de grande amplitude termica principalmente nas mínima de bairro para bairro, no cachambi bairro bem urbanizado zona norte do Rio obtive mínima de 21 graus, enquanto em áreas verde de Jacarepaguá a temperatura caiu até menos de 17 graus. Céu limpo temperatura em ligeira elevação são 9:40 tenho já 26 graus no mesmo bairro podemos bater os 33 graus, na 6a feira chega uma frente fria vai trazer uns ares de outono e na outra semana uma forte que vai trazer áres de inverno, bom não vou reclamar muito esse ano não se comparado mês de maio do ano passado está melhor sim ao menos aqui no Rio.

• Like 10
  • Thanks 1

pelo tempo.com (sim, só vejo esse), sumiu o pico de calor, e alongou o frio, começando pelo dia 27 e entrando junho, com mais força tb, sem mal passar de 24 na tarde mais quente até antes da MP

ou seja, se rolar, será uma das surpresas mais compensatórias e uma das compensações mais surpreendentes do ultimos tempos

• Like 11
  • Thanks 1

Em 21/05/2025 em 10:40, Eclipse POA disse:

pelo tempo.com (sim, só vejo esse), sumiu o pico de calor, e alongou o frio, começando pelo dia 27 e entrando junho, com mais força tb, sem mal passar de 24 na tarde mais quente até antes da MP

ou seja, se rolar, será uma das surpresas mais compensatórias e uma das compensações mais surpreendentes do ultimos tempos

ME POUPE. ESTAMOS ABAIXO DA MÉDIA. 

Mais uma mínima sub-10 aqui: 09,4C. Agora céu de brigadeiro e 23,8C com 50% de umidade. Amplitudinoso até o fds, quando chega uma frente fraca (nem chega a ser fria, é fraca mesmo). 

• Like 3
  • Haha 14

Em 21/05/2025 em 01:27, Carlos Campos disse:

Vou falar, pq tbem estou doente, com febre e me sinto no direito: você, Fernando e mais uns aí são bots criados por Rodolfo? 

Ou é por amor mesmo? "Mor, vô plublicá lá - então já sabe, né?"

kkkkkkkkk

É mais fácil prever certos movimentos aqui dentro do que um dia nublado em Lima.

Noite agradável, para Maio com 15°C

Amanhã chuva o dia todo, aliás estamos precisando disso.

Tá com ciúmes, amigo? Kkkkkkkkkkkk

• Like 1
  • Haha 12

Em 21/05/2025 em 01:27, Carlos Campos disse:

Vou falar, pq tbem estou doente, com febre e me sinto no direito: você, Fernando e mais uns aí são bots criados por Rodolfo? 

Ou é por amor mesmo? "Mor, vô plublicá lá - então já sabe, né?"

kkkkkkkkk

É mais fácil prever certos movimentos aqui dentro do que um dia nublado em Lima.

Noite agradável, para Maio com 15°C

Amanhã chuva o dia todo, aliás estamos precisando disso.

VOU VERIFICAR COM A ADMINISTRAÇÃO PRA PASSAR UM ANTI-VÍRUS NO FÓRUM POR PRECAUÇÃO.

• Like 2
  • Haha 12

Em 21/05/2025 em 07:29, Edison Bocorny Jr disse:

DETALHE QUE PORTO ALEGRE/INMET ESTÁ COM UM PROBLEMA.

A AUTOMÁTICA (NOVA) JÁ COMEÇA A TER FALHAS, COM BURACOS NAS HORÁRIAS NOS ÚLTIMOS DIAS, E A CONVENCIONAL ESTÁ SÓ COM AS MÍNIMAS, PROVAVELMENTE POR FALTA DE OBSERVADOR, ENTÃO HÁ RISCO DE PERCA DA MÁXIMA (AO MENOS) NOS PRÓXIMOS DIAS PARA A SÉRIE HISTÓRICA.

ESSE INMET É UM CASO SÉRIO DE DESQUALIDADE.... 

(VEJAM QUE EU CRÍTICO OUTROS INSTITUTOS TAMBÉM...)

• Like 12
  • Sad 5

El pronostico empieza a mostrar a Montevideo "siendo Montevideo", constancia de frio, comienzan normalizarse las maximas sub15 y empieza padron habitual de esta epoca del año.

Recuerdo que el  año pasado ya aparecian las primeras maximas sub 10 en el pronostico a esta altura del mes...

image.png.60e2b52bbd36fa2a7c21c459297e2a21.png

image.png.22d72df0590d4bbc3ca7bcd48e94994b.png

• Like 11

Em 21/05/2025 em 11:14, Fernando Keiser disse:

Tá com ciúmes, amigo? Kkkkkkkkkkkk

Estaria, talvez, se tivesse certeza de que não estou sozinho aqui nesse espaço... discutindo com coisas criadas pela imaginação de alguém kkkk  eu nem sei mais se tô falando com alguém real ou com um bot.

Às vezes acho que o próprio Rolph é um bot criado pelo Mago só pra gerar bafafá e levar gente pro canal dele.

Seria assim: toda vez que Rolph posta aquelas alfinetadas, surgem na sequência os mesmos 2 ou 3 perfis batendo palma, rindo, puxando o coro. Parece até resposta automática programada. Vocês tão sempre no tempo certinho... sincronizados.

E se os erros do Mago forem de propósito? Vai que tudo faz parte de uma estratégia de marketing maluca: errar, ser zoado, gerar polêmica, bombar nas visualizações, tipo aquele ditado: falem mal, mas visualizem, cliquem.

No fim, começo a achar que eu sou o único ser humano nesse fórum. O resto é tudo IA treinada pra atrair os leitores ao que realmente interessa.

Aliás, se tem alguém de verdade aqui, que se mostre, curtindo este post hahaha.

-------------------------

Curitiba: O frio virá, em duas situações distintas.

A primeira, eu gosto muito.. a segunda já não aprecio. Mas é uma das preferidas aqui: frio o dia inteiro.

Screenshot_20250521-123352.jpg.83b06846b9effcb5009170a16529ff98.jpg

Instabilidade vindo hoje ..

497940841_product1(3).jpeg.e0f8adabf7c0b5e03763f8d0a969b35a.jpeg

• Like 9
  • Thanks 2
  • Haha 5
  • Confused 1

Em 21/05/2025 em 11:32, Rodolfo Alves disse:

DETALHE QUE PORTO ALEGRE/INMET ESTÁ COM UM PROBLEMA.

A AUTOMÁTICA (NOVA) JÁ COMEÇA A TER FALHAS, COM BURACOS NAS HORÁRIAS NOS ÚLTIMOS DIAS, E A CONVENCIONAL ESTÁ SÓ COM AS MÍNIMAS, PROVAVELMENTE POR FALTA DE OBSERVADOR, ENTÃO HÁ RISCO DE PERCA DA MÁXIMA (AO MENOS) NOS PRÓXIMOS DIAS PARA A SÉRIE HISTÓRICA.

ESSE INMET É UM CASO SÉRIO DE DESQUALIDADE.... 

(VEJAM QUE EU CRÍTICO OUTROS INSTITUTOS TAMBÉM...)

Não só isso como fica evidente, pela auto, que as máximas lá estão mais altas do que seria um local adequado. E adequado me refiro: um local com boa ventilação, dado que a estação está cercada de árvores.

Nosso INMET só concorre para o calor: péssimo de mínimas, máximas acima do normal. Frustração garantida.

Aqui tenho bons 18,1° com 70%.

• Like 10

Em 21/05/2025 em 12:44, Carlos Campos disse:

Estaria, talvez, se tivesse certeza de que não estou sozinho aqui nesse espaço... discutindo com coisas criadas pela imaginação de alguém kkkk  eu nem sei mais se tô falando com alguém real ou com um bot.

Às vezes acho que o próprio Rolph é um bot criado pelo Mago só pra gerar bafafá e levar gente pro canal dele.

Seria assim: toda vez que Rolph posta aquelas alfinetadas, surgem na sequência os mesmos 2 ou 3 perfis batendo palma, rindo, puxando o coro. Parece até resposta automática programada. Vocês tão sempre no tempo certinho... sincronizados.

E se os erros do Mago forem de propósito? Vai que tudo faz parte de uma estratégia de marketing maluca: errar, ser zoado, gerar polêmica, bombar nas visualizações, tipo aquele ditado: falem mal, mas visualizem, cliquem.

No fim, começo a achar que eu sou o único ser humano nesse fórum. O resto é tudo IA treinada pra atrair os leitores ao que realmente interessa.

Aliás, se tem alguém de verdade aqui, que se mostre, curtindo este post hahaha.

-------------------------

Curitiba: O frio virá, em duas situações distintas.

A primeira, eu gosto muito.. a segunda já não aprecio. Mas é uma das preferidas aqui: frio o dia inteiro.

Screenshot_20250521-123352.jpg.83b06846b9effcb5009170a16529ff98.jpg

Instabilidade vindo hoje ..

497940841_product1(3).jpeg.e0f8adabf7c0b5e03763f8d0a969b35a.jpeg

essa seria uma sacada genial para angariar alcance, vou copiar!! kkkk

• Like 7
  • Haha 1

Começou a chuva, faz 18,6ºC às 15h em Floripa. Deve ser a tarde mais fria do ano até agora e é a menor temperatura em quase uma semana.

São Bonifácio (580m) tem 14,1ºC, mais frio que mil metros acima (14,2ºC Urubici/Mundo Novo, 1600m), altitude onde o ar frio não chegou.

• Like 10
  • Thanks 1

Entre a tarde e a noite de ontem choveu muito em pontos do Sertão da Paraíba. Em Pombal choveu forte por alguns momentos por volta das 17h.

image.thumb.png.e374d0e824a514a35c0036ba7f567025.png

Os volumes foram bem uniformes na cidade, já que aqui em casa eu tive 30,6 mm e a estação automática, no norte da cidade, teve 30,8 mm.

No alto Vale do Piancó foi onde ocorreram os maiores volumes do Sertão, com 116 mm em Manaíra, 100,5 mm em Santana de Mangueira, 87 mm em Ibiara, 68,5 mm em Santa Inês, 55,5 mm em Conceição e 55 mm em Curral Velho. 

O valor de Manaíra representa a chuva mais intensa em 24h para o mês de maio, além de ser o único evento acima dos 100 mm registrado em maio.

No lado pernambucano destacou-se Triunfo, que segundo o CEMADEN foram registrados 180 mm. A título de curiosidade eu comparei esse registro com a série histórica do município, vi que esse valor supera o maior volume já registrado em um único dia para maio (144 mm em 27/05/1940) e o maior volume de toda a série (161 mm em 03/04/1937), porém como eu não sei se essa estação está no mesmo local do pluviômetro convencional, ficará apenas a título de curiosidade.

• Like 9
  • Thanks 3

• Renan unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.