Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Maio/2025

Recommended Posts

Em 17/05/2025 em 12:23, Rodrigo-GO disse:

Temperatura no momento (12:15) em algumas das minhas estações 

Cruzeiro (São Joaquim-SC) 16.5°C

Distrito Mato Grosso (Rio de Contas-BA): 16.8°C

Distrito Horizonte (Palmas-PR): 18.1°C

Licinio de Almeida-BA (cidade): 23.3°C

Jardim Olímpico (Goiânia-GO): 24.6°C

Guarujá (Porto Alegre-RS): 25.3°C

Praia do Forte-BA: 25.8°C

Urias Magalhães (Goiânia-GO): 26.8°C

Rodrigo, essa estação no Cruzeiro/São Joaquim, foi acrescentada no estacõesdobrasil!!!

Pedi o Frederico Wessel, para acrescentar três estações da Chapada Diamantina, são:

Cafe do João/ Piatã 1309 metros(acho que produzem café especial),fica a norte/noroeste da cidade.

Rocha Bahia/Parnamirim 1100 metros, essa fica a sudoeste da PWS Mato Grosso.

Estação Manuel/Mucugê 1066 metros

• Like 9
  • Thanks 1

Em 17/05/2025 em 20:41, marinhonani disse:

Rodrigo, essa estação no Cruzeiro/São Joaquim, foi acrescentada no estacõesdobrasil!!!

Pedi o Frederico Wessel, para acrescentar três estações da Chapada Diamantina, são:

Cafe do João/ Piatã 1309 metros(acho que produzem café especial),fica a norte/noroeste da cidade.

Rocha Bahia/Parnamirim 1100 metros, essa fica a sudoeste da PWS Mato Grosso.

Estação Manuel/Mucugê 1066 metros

Favoritei. Vou acompanhar 

Edited by Rodrigo-GO
  • Like 8

Em 17/05/2025 em 13:55, Edison Bocorny Jr disse:

E o Coutinho não fava ano passado que teríamos uma super la nina, comparava ao período 1973/1975, que seria a mais forte em pelo menos 50 anos, e o que vimos?

O Coutinho falava da Super La Liña, modelo indicava isso.

Modelo indicam todo ano no final de setembro/ outubro máximas de 44 até 47 no centro-oeste.

Modelos indicam desde final de abril, anomalias +4 até + 5 de temperaturas no centro-oeste, será que vai confirmar até o dia 31.

Nenhum modelo indicava mais de 300 mm em 48 h na região de São José/ Florianópolis no mês de janeiro.

• Like 10

Em 17/05/2025 em 18:45, Rodolfo Alves disse:

A SAÍDA DE HOJE DO MODELO EUROPEU DE MÉDIO-LONGO PRAZO CONTINUA SUGERINDO UM RESTANTE DE MAIO QUENTE E MUITOS MARASMOS (AINDA QUE VALORES POSSAM ESTAR SUBESTIMADOS)

PARECE HAVER INDICATIVO DE ALGUMA COISA APENAS NO DECORRER DE JUNHO, SOBRETUDO NO FIM DA PRIMEIRA QUINZENA.... MAS AINDA MUITA INCERTEZA.

MAS SIGO AGUARDANDO O INVERNO CHEGAR MAIS CEDO ESSE ANO.

001.thumb.png.60ea6f93e47355b597e295d3913eddc9.png002.thumb.png.e76b4be00f4751148eef5668b0e6b6b3.png003.thumb.png.e9368abff78d52036306ccb5e97c2d74.png004.thumb.png.66357790637ca507d8a3ae35309ee4f5.png005.thumb.png.8926e99e53b9513648097df1c12f1018.png

Impressiona-me tu ser moderador do fórum.

Nada contra ti.

Muito pelo contrário. Tive prazer de te conhecer no BAZ SP.

Gente finíssima.

Mas, na boa...

Tá chato.

Vamos ser um pouco mais adultos.

Se o Coutinho falou que ano passado ia ter a "superlanina", certamente ele buscou fontes pra isto. Se errou... é mais um erro.

Como o erro grotesco da climatempo pro inverno de 2021 (apenas um exemplo, pois poderia citar muitos outros).

Ou como seu erro para abril. Que tu disse que seria monótono, sem nada. E foi um dos mais chuvosos do século no centrossul do Brasil e ameno.

Erro faz parte.

Estamos aqui pra aprender.

É só um toque cara.

Na bolha que tu está tu pode achar isto tudo lindo.

Mas não é.

Soa arrogância, soberba, falta de educação... e pessoalmente vi que tu não é assim.

Sigamos monitorando.

Ninguém merece ficar nesta novela chata e sim fim.

Forum não merece isto.

Edited by Maicon
  • Like 11
  • Thanks 7

Em 17/05/2025 em 21:01, marinhonani disse:

Modelo indicam todo ano no final de setembro/ outubro máximas de 44 até 47 no centro-oeste.

Modelos indicam desde final de abril, anomalias +4 até + 5 de temperaturas no centro-oeste, será que vai confirmar até o dia 31.

Nenhum modelo indicava mais de 300 mm em 48 h na região de São José/ Florianópolis no mês de janeiro.

Perfeito. Infelizmente a confiabilidade dos modelos tem sido baixa, dificultando muito a previsão do tempo.

Normalmente o Coutinho analisa a grande quantidade de mapas de modelos distintos, de várias rodadas e dias e, com base na experiência dele, escolhe o que entende que irá ocorrer. 

No caso da La Niña, confiou no modelo que entende confiável e errou no timing da instalação da mesma e sua intensidade. 

Hj, com raras exceções de empresas, institutos e meteorologistas, se mostra tão somente na previsão dada ao público os mapas dos modelos, mesmo quando claramente se sabe que parte daquilo nunca ocorrerá. 

Penso que seja uma espécie de blindagem que se faz contra a ferocidade das redes sociais no caso de erros (só não erra quem nunca faz nada).

Previsão se acerta e se erra. E quem acerta mais que erra ganha credibilidade, visibilidade, clientes, dinheiro etc...

E todos que trabalham com meteorologia tem intenção de acertar, o que fica mais complicado com esses modelos tão instáveis. 

• Like 15

Em 17/05/2025 em 21:58, Rodrigo-GO disse:

Perfeito. Infelizmente a confiabilidade dos modelos tem sido baixa, dificultando muito a previsão do tempo.

Normalmente o Coutinho analisa a grande quantidade de mapas de modelos distintos, de várias rodadas e dias e, com base na experiência dele, escolhe o que entende que irá ocorrer. 

No caso da La Niña, confiou no modelo que entende confiável e errou no timing da instalação da mesma e sua intensidade. 

Hj, com raras exceções de empresas, institutos e meteorologistas, se mostra tão somente na previsão dada ao público os mapas dos modelos, mesmo quando claramente se sabe que parte daquilo nunca ocorrerá. 

Penso que seja uma espécie de blindagem que se faz contra a ferocidade das redes sociais no caso de erros (só não erra quem nunca faz nada).

Previsão se acerta e se erra. E quem acerta mais que erra ganha credibilidade, visibilidade, clientes, dinheiro etc...

E todos que trabalham com meteorologia tem intenção de acertar, o que fica mais complicado com esses modelos tão instáveis. 

Independente de qualquer coisa.

Ninguém aqui tem o mínimo de conhecimento pra ficar falando das avaliações dos outros.

Se fossemos meteorologistas formados, mestre, doutor.

Poderíamos criticar algo.

Mas, não.

Estamos aqui compartilhando um hobby.

E, na boa...

Estas impressões pessoais da pessoa x, y, z além de antiético. É muito raso pra um fórum deste. Que é destinado a análise científica e metodológica de eventos e dados. 

• Like 10
  • Thanks 2

Em 17/05/2025 em 21:46, Maicon disse:

Nada contra ti.

Gente finíssima.

Mas, na boa...

Tá chato.

Se o Coutinho falou que ano passado ia ter a "superlanina", certamente ele buscou fontes pra isto. Se errou... é mais um erro.

Como o erro grotesco da climatempo pro inverno de 2021 (apenas um exemplo, pois poderia citar muitos outros).

Ou como seu erro para abril. Que tu disse que seria monótono, sem nada. E foi um dos mais chuvosos do século no centrossul do Brasil e ameno.

Erro faz parte.

É só um toque cara.

Mas não é.

Soa arrogância, soberba, falta de educação... e pessoalmente vi que tu não é assim.

Sigamos monitorando.

Forum não merece isto.

Teve gente que se baseou apenas em um modelo por ser adicionado pelo frio e saiu divulgando as previsões do canadense, com anomalias absurdas no Nino 3.4 de até -3 graus.

Atualmente a pessoa está vendo em números dados reais que não está acontecendo isto e segue divulgando o oposto, ainda com previsão de temperatura acima da média....

Edited by Edison Bocorny Jr
  • Like 8
  • Thanks 1

Te

Em 17/05/2025 em 22:03, Maicon disse:

Ninguém aqui tem o mínimo de conhecimento pra ficar falando das avaliações dos outros.

Mas, não.

E, na boa...

Estas impressões pessoais da pessoa x, y, z além de antiético. É muito raso pra um fórum deste. Que é destinado a análise científica e metodológica de eventos e dados. 

Alguns não acrescentam nada( adoram o KKKKKKKKKKKKK, outros pelo menos informam algo, em situações interessantes, sempre os mesmos. Adoravam criticar o Mateus de Curitiba, mas tem alguns que são mais chatos do que o Matheus.

• Like 9
  • Thanks 1

Em 17/05/2025 em 22:12, Edison Bocorny Jr disse:

Teve gente que se baseou apenas em um modelo por ser adicionado pelo frio e saiu divulgando as previsões do canadense, com anomalias absurdas no Nino 3.4 de até -3 graus.

Atualmente a pessoa está vendo em números dados reais que não está acontecendo isto e segue divulgando o oposto, ainda com previsão de temperatura acima da média....

Mas infelizmente tem gente que cita só modelo X (que colocou 7 dias com 36, 37 graus aqui seguidos- esperando até agora...). E não aceita outro.

É opinião da pessoa.

E o coutinho pautou-se no NOAA! Poxa..  será que a pessoa que fica aqui criticando o mesmo tem tanto conhecimento assim pra ficar criticando a Nasa. Será um exímo conhecedor das ciências atmosférica desconhecido pela NASA? Um talento nato desconhecido ?

Agora ficar nesta novela.

Poxa.

Nem parece que mês passado a pessoa fez um auê que seria o abril seco, quente e histórico. E aconteceu tudo no oposto.

Vamos ser humildes galera.

Na boa...

Tomou um tapão da vida e não aprendeu ainda. Caramba!

Edited by Maicon
  • Like 8

Em 17/05/2025 em 13:24, Fernando Keiser disse:

Daqui uns anos teremos um novo homem do tempo em SC, vai se chamar Ronaldo Quentinho e a previsão será: “Tem a tendência de o inverno começar mais tarde e terminar mais cedo este ano. Não tá indicando nenhum episódio de frio significativo até final do inverno. Em termos de temperatura ficará acima ou muito acima da média. Da Climaterra, Ronaldo Quentinho.”

Eu não ia reagir com nada, e nem comentar, mas o "Da Climaterra, Ronaldo Quentinho" me quebrou. haha

• Like 5
  • Haha 5

Fazendo 3 anos da histórica onda de frio maio de 2022, que gelou o centro-norte de Minas,

Itamarandiba registrou:

4,1 dia 19/5/2022

3,1 dia 20

Carbonita 

5,5 dia 19

4,5 dia 20

4,5 dia 21

Conceição Mato Dentro

3,2 dia 20

3,0 dia 21

3,2 dia 23

Belo Horizonte

7,6 dia 19 num local péssimo para mínimas.

Montalvânia perto divisa Bahia/Goiás

5,8 dia 20

6,2 dia 21

Pirapora

6,6 dia 19

6,5 dia 20

6,6 dia 21

Sete Lagoas

3,4 dia 19

3,3 dia 20

Hoje foi a manhã mais fria de maio. Tarde amena.

Edited by marinhonani
  • Like 14

Em 17/05/2025 em 22:54, marinhonani disse:

Fazendo 3 anos da histórica onda de maio de 2022, que gelou o centro-norte de Minas, Itamarandiba registrou:

4,1 dia 19/5/2022

3,1 dia 20

Carbonita 

5,5 dia 19

4,5 dia 20

4,5 dia 21

Conceição Mato Dentro

3,2 dia 20

3,0 dia 21

3,2 dia 23

Belo Horizonte

7,6 dia 19 num local péssimo para mínimas.

Montalvânia perto divisa Bahia/Goiás

5,8 dia 20

6,2 dia 21

Pirapora

6,6 dia 19

6,5 dia 20

6,6 dia 21

Sete Lagoas

3,4 dia 19

3,3 dia 20

Hoje foi a manhã mais fria de maio. Tarde amena.

Tenho curiosidade de saber quanto teria registrado em Licínio de Almeida-BA e na Chapada Diamantina-BA 

• Like 7

Em 17/05/2025 em 22:24, Rodrigo-GO disse:

Tá me chamando a atenção a quantidade de chuvas na Chapada Diamantina-BA. Essa semana teve bons acumulados lá. E não é época de chuva.

Segue abaixo dados da estação. 

Screenshot_20250517_222335_Chrome.jpg

Por enquanto, a estação PWS Mato Grosso, com amplitude mensal de temperatura baixa

13,0 mínima

25,3 máxima

A chuva está sendo ótima para agricultura da Chapada, o café agradece.

• Like 11

Ontem, a partir das 14h, ocorreram inúmeras pancadas de chuvas aqui em Pombal, no sertão da PB. 

IMG_20250516_135640172.thumb.jpg.bb6e66c41c5d0a8b6453778584f84d05.jpg

IMG_20250517_231216_384.thumb.jpg.6729da110791f404c705c066d0470008.jpg

A maior parte das pancadas caiu durante a noite.

1201995553_Screenshot_20250516-191228(1).thumb.png.daa3e6b0813448becb13c19d6f740868.png

Em casa tive ao todo 9,6 mm, ou 10% da média mensal. Ainda no sertão, segundo a AESA, tivemos 41,5 mm em Vieirópolis, 38,2 mm em Uiraúna, 26,1 mm em Aparecida e 21 mm em São Domingos.

• Like 14

Mas, não.

E, na boa...

Sem citar ninguém em específico, mas qualquer pessoa pública está sujeita a isso (ainda mais em tempos de internet). E quando vende um serviço relacionado, já entra em review dos consumidores e é algo absolutamente normal e esperado.

Ninguém vai deixar de elogiar ou criticar um mecânico, médico, fisioterapeuta só porque não tem conhecimento profundo na área. Claro, desde que feito de forma ética e respeitosa.

Dito isso, os erros grosseiros para mais também devem ser pontuados. É ruim para todos essa falta de confiabilidade, enfim...

-

Ontem a máxima foi de 18,5°C e hoje amanheceu com céu limpo e 8,6°C.

Às 6:40

20250518_063830.thumb.jpg.e179b8db74a63344401b8a2d4b322869.jpg

Frio em algumas estações da região:

4,58°C Urupema/Pq Exposição 

4,82°C Urubici/VG

• Like 16
  • Thanks 1

Mas, não.

E, na boa...

Eu já acho o contrário, temos um gabarito suficientemente grande para enxergarmos e analisarmos erros ou vícios de previsão. Como o @Serranopontuou, ninguém deixa de avaliar o desempenho de um profissional de certa área só porque não é formado naquilo. 

No caso do Coutinho, que possui sim ampla experiência, o problema é o vício na previsão, sempre calibrada para o viés do frio. Da mesma forma, há vício naquelas previsões climáticas que sempre, mas sempre mesmo (todos os anos), indicam que as estações do ano serão “X graus acima da média no Brasil”. É necessário acharmos ai um ponto de equilíbrio. Parece que a polarização chegou na meteorologia ! Hehehe. 

• Like 11
  • Thanks 2
  • Haha 1

Em 18/05/2025 em 07:49, Renan disse:

Eu já acho o contrário, temos um gabarito suficientemente grande para enxergarmos e analisarmos erros ou vícios de previsão. Como o @Serranopontuou, ninguém deixa de avaliar o desempenho de um profissional de certa área só porque não é formado naquilo. 

No caso do Coutinho, que possui sim ampla experiência, o problema é o vício na previsão, sempre calibrada para o viés do frio. Da mesma forma, há vício naquelas previsões climáticas que sempre, mas sempre mesmo (todos os anos), indicam que as estações do ano serão “X graus acima da média no Brasil”. É necessário acharmos ai um ponto de equilíbrio. Parece que a polarização chegou na meteorologia ! Hehehe. 

Sim.

A tal polarização chegou há muito tempo.

E o contrário tbm está aí.

Todo mês pra alguns haverá recordes e recordes absolutos de calor.

Que inúmeras e inúmeras vezes não se confirmam.

É aquilo que digo.

Falta as vezes olhar os dois lados. Pra mim há dois claros: um negacionista e outro extremista. Ambos errados.

E, na minha opinião.

Cada um livre pra opinar o que quiser.

Mas já faz mais de um ano essa novela...

Equilíbrio é bom. Pro próprio fórum.

Se você como moderador soubesse o tanto de gente bacana que já parou de participar por causa destas coisas.

Teve uma época que até meteorologistas postavam aqui...

Mas quem se habilita a colocar algo num ambiente deste?

Vcs como moderadores deveriam rever tudo isso. Não está legal não.

Tem outros ambientes pra isto.

Na minha opinião.

E sobre termos conhecimento pra criticar. Discordo de você quando diz que temos o suficiente. Ainda mais para achar que aquilo que a NOAA está prevendo estará errado. Nada contra. Mas se sabe tanto assim, sistematiza isto e publique um artigo científico. Seria uma contribuição impar para as ciências oceânicas e atmosféricas...

Agora vou hibernar de verdade.

A espera de uma onda de frio. Kkk

OBS: SÓ PRA CONSTAR.

ENQUANTO PESSOAL AQUI FICA DE ÂNIMOS EXALTADOS PELA TOTAL MONOTONIA CLIMÁTICA...

VOSTOK

975368752_Screenshot_20250518-083132_SamsungInternet.jpg.e523795c01699ca5598cc986b99f5607.jpg

Lembrando que a média pra lá é de -61°C (máxima) e -69°C (mínima), sendo que o recorde absoluto é de -81°C para maio.

Que inveja desta anomalia negativa.

Edited by Maicon
  • Like 10
  • Thanks 3
  • Haha 1

Domingo de paz, calor e harmon...

...que bom ver isso, enquanto o frio nunca chega do jeito particular de cada vontade.

Eu quase não tenho trazido minhas coisas incrivelmente maravilhosas. Peço desculpas. Não estou no clima kkkkk, entenderam? Eclipse, Serrano, outros queridos aqui.

Li todas as partes. Gostei da maioria dos comentários e por incrível que possa parecer eu me afeiçoei com o passar do tempo à todos aqui...

Eu acho que todos tem seus motivos válidos ao trazer suas idéias.

Eu, nunca tive muita paciência pra acompanhar modelos numéricos. Prefiro observar o comportamento da atmosfera ao vivo... ela fala nas entrelinhas, sopra nos detalhes e muda de humor sem pedir permissão. É livre. Não está atrelada à nada. Não é rígida.

Ainda assim, fico pasmo com o barulho que fazem por causa das previsões: ora atacam uma empresa ou pessoa que trabalha com previsão, ora defendem outra..., como se as nuvens lessem boletins. E olha… às vezes o ego de quem comenta faz mais barulho que a própria trovoada...

(O @Eclipse POA faz barulho mesmo em pensamento e com céu de brigadeiro)

...nem sempre temos os melhores vizinhos, mas como estão perto demais, a gente engole o que pensa. Com a tela do celular é mais fácil: a crítica vem segura, confortável, como se o céu tivesse lados pra escolher. Mas no fundo, todos os modelos falham, toda previsão se desmancha um dia, e todo argumento inflamado revela mais sobre a vaidade de quem comenta do que sobre o tempo em si.

O céu, esse sim, continua fazendo o que quer... e sem precisar se explicar.

Com amor e esperança...seguimos.

Edited by Carlos Campos
  • Like 10
  • Thanks 3
  • Haha 1

Com a continuidade da chuva no litoral do Alagoas, a região de Maceió ultrapassou a marca dos 200 mm nas últimas 24h, segundo o CEMADEN:

820312783_ScreenHunter4708.png.6e6e178437383ea369ef54f7e2e50732.png

A projeção mais recente do modelo europeu de algum modo conseguiu aumentar a intensidade dos volumes previstos até a quarta (21):

xx_model-en-176-0_modez_2025051800_90_11415_157.thumb.png.6a4a0eb7e8b15a62856f9144bf3b1264.png

Ontem não houve registro de precipitações no Sertão da PB, porém hoje talvez venha a chover por aqui. Considerando que tem vários núcleos de chuva entre o Cariri sul da PB e a região de Caruaru segundo o radar, talvez mais tarde ocorram algumas pancadas aqui em Pombal (ou não, vai saber).

image.png.1985cdc7f874d8ca2bea6a7fd0d88717.png

• Like 14

Em 18/05/2025 em 13:42, Eclipse POA disse:

30 graus com 47 % em Canoas, e ventoso. Coloquei roupa pra secar pelo meio-dia e uma camiseta já ta praticamente pronta kkkkkk

um dia porco assim até tem suas vantagens

Eclipse está se mateuzificando

Aqui em Curitiba 25 graus, dentro de casa é até tolerável.

Mas sem qualquer característica de outono, no momento, poderia ser um dia de verão em qualquer país europeu

• Like 3
  • Haha 9
  • Sad 1

Em 18/05/2025 em 07:49, Renan disse:

Concordo com o seu ponto e o do @Serrano, e tendo feito algumas das criticas aqui desde que o baz é baz, acrescento.

Discordo frontalmente de quem advoga que usuários do baz não podem criticar meteorologistas porque não temos conhecimento técnico, etc...

Recorrentemente observamos erros primários nos institutos mais famosos, que nem o baziano mais leigo seria capaz de cometer. Cercear a crítica é cercear o direito a livre expressão. 

Ainda mais quando o embasamento técnico da crítica de um amador supera em muito a capacidade do profissional com formação na área.

É censurar uma das maiores qualidades deste espaço, um lugar fora do ambiente acadêmico e profissional em que pessoas comuns debatem, trocam informações, análises de previsões, modelos e registros meteorológicos. Aonde o escrutínio público das previsões de profissionais e institutos contém apontamentos que poderiam melhorar a qualidade da meteorologia brasileira.

• Like 10
  • Thanks 1

Em 17/05/2025 em 21:46, Maicon disse:

Nada contra ti.

Gente finíssima.

Mas, na boa...

Tá chato.

Erro faz parte.

É só um toque cara.

Mas não é.

Sigamos monitorando.

Forum não merece isto.

MAICON, O FÓRUM É LIVRE PARA OPINIÕES E CRÍTICAS, SEJA DE PROFISSIONARES AMADORES, OU PROFISSIONAIS COM CREA. A ÚNICA COISA QUE DEVE HAVER É RESPEITO  A QUALQUER USUÁRIO DO FÓRUM, E A PESSOA E/OU INSTITUTO QUE ESTA SENDO CRITÍCADO. E É NISTO QUE EU ESTOU OBSERVANDO, E SEMPRE AS MINHAS CRÍTICAS SÃO QUANTO A PARTE METEOROLÓGICA. 

EU TAMBÉM ESTOU RECEBENDO CRÍTICAS QUANTO AOS MAPAS POSTADOS, E PARTE NÃO SE CONFIRMARAM... E TÁ TUDO CERTO.

NÃO É PORQUE EU  SOU MODERADOR, QUE EU VOU ME DEIXAR DE EXIMIR AS MINHAS OPINIÕES A CERCA DOS COMENTÁRIOS METEOROLÓGICOS DE X PESSOA OU INSITUTO.

NO DEMAIS, AGRADEÇO OS COMENTÁRIOS, MAS SEGUIREI COM AS MINHAS OBSERVAÇÕES QUE VOCÊ JÁ TÁ HABITUADO A LER.

ABRAÇOS E BOA HIBERNAÇÃO! 

• Like 4
  • Thanks 2

Em 17/05/2025 em 21:01, marinhonani disse:

UMA COISA É UM MODELO INDICAR UMA SUPER LA NINA....

OUTRA É ELE OLHAR UM MODELO SÓ QUE JULGA COMO "REI", O MODELO ERRAR (ENQUANTO TODOS OS DEMAIS ESTAVAM ACERTANDO), E ELE FALAR QUE O "FENOMENO ATRASOU", COMO O QUE ACONTECEU ANO PASSADO.

• Like 5
  • Thanks 1

Em 18/05/2025 em 16:28, Caio César disse:

Concordo com o seu ponto e o do @Serrano, e tendo feito algumas das criticas aqui desde que o baz é baz, acrescento.

Discordo frontalmente de quem advoga que usuários do baz não podem criticar meteorologistas porque não temos conhecimento técnico, etc...

Recorrentemente observamos erros primários nos institutos mais famosos, que nem o baziano mais leigo seria capaz de cometer. Cercear a crítica é cercear o direito a livre expressão. 

Ainda mais quando o embasamento técnico da crítica de um amador supera em muito a capacidade do profissional com formação na área.

É censurar uma das maiores qualidades deste espaço, um lugar fora do ambiente acadêmico e profissional em que pessoas comuns debatem, trocam informações, análises de previsões, modelos e registros meteorológicos. Aonde o escrutínio público das previsões de profissionais e institutos contém apontamentos que poderiam melhorar a qualidade da meteorologia brasileira.

PERFEITO CAIO. 

TODAS AS CRÍTICAS AQUI, DEVERIAM SER LEVADAS PARA APRENDIZADO E REFLEXÃO, E NÃO PARA GERAR MAIS BIRRA. 

EU ENQUANTO MODERADOR, SOU A FAVOR DE LIVRE EXPRESSÃO SOBRE PREVISÕES/ANÁLISES DE QUALQUER INSTITUTO, COMO ME REFERI ANTES. ACHO QUE ISSO É UMA QUALIDADE DO BAZ.

MAS CRITÍCA TEM QUE TER PESO IGUAL PRA TODO MUNDO. 

• Like 9

12z do Euro veio com uma luz no fim do túnel para final de maio/início de junho. Oremos!

Mas com certeza teremos mais um mês entrando para o hall dos maios mais quentes já registrados na Serra Catarinense. Aquela previsão de inverno começando mais cedo não se confirmou novamente.

• Like 3
  • Sad 2

Em 18/05/2025 em 16:34, Rodolfo Alves disse:

MAICON, O FÓRUM É LIVRE PARA OPINIÕES E CRÍTICAS, SEJA DE PROFISSIONARES AMADORES, OU PROFISSIONAIS COM CREA. A ÚNICA COISA QUE DEVE HAVER É RESPEITO  A QUALQUER USUÁRIO DO FÓRUM, E A PESSOA E/OU INSTITUTO QUE ESTA SENDO CRITÍCADO. E É NISTO QUE EU ESTOU OBSERVANDO, E SEMPRE AS MINHAS CRÍTICAS SÃO QUANTO A PARTE METEOROLÓGICA. 

EU TAMBÉM ESTOU RECEBENDO CRÍTICAS QUANTO AOS MAPAS POSTADOS, E PARTE NÃO SE CONFIRMARAM... E TÁ TUDO CERTO.

NÃO É PORQUE EU  SOU MODERADOR, QUE EU VOU ME DEIXAR DE EXIMIR AS MINHAS OPINIÕES A CERCA DOS COMENTÁRIOS METEOROLÓGICOS DE X PESSOA OU INSITUTO.

NO DEMAIS, AGRADEÇO OS COMENTÁRIOS, MAS SEGUIREI COM AS MINHAS OBSERVAÇÕES QUE VOCÊ JÁ TÁ HABITUADO A LER.

ABRAÇOS E BOA HIBERNAÇÃO! 

Concordo em tudo que o senhor falou.

Parabéns pela sensatez.

• Like 2

Em 18/05/2025 em 16:46, Fernando Keiser disse:

12z do Euro veio com uma luz no fim do túnel para final de maio/início de junho. Oremos!

Mas com certeza teremos mais um mês entrando para o hall dos maios mais quentes já registrados na Serra Catarinense. Aquela previsão de inverno começando mais cedo não se confirmou novamente.

PRECISA MELHORAR AS PREVISÕES, PORQUE ATÉ ONTEM, VÁRIAS CIDADES DO SUL, INCLUINDO AÍ SÃO JOAQUIM, IRIAM TERMINAR MAIO COMO O 2º MAIS QUENTE. 

E O PIOR É QUE VOCÊ NÃO IRIA SABER DISSO, SE EU NÃO COLOCASSE A TABELA, PORQUE SÓ É INTERESSANTE MOSTRAR TABELA DE FRIO AGORA NESSA ÉPOCA PARA ALGUMAS PESSOAS/INSTITUTOS.... KKKKKKKKKKKKKKKKK 

MAS VAMOS ORAR QUE MELHORE O QUADRO!! 

• Like 8

• Renan unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

• Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.