Jonatas Dias Posted January 29, 2025 at 01:49 AM Share Posted January 29, 2025 at 01:49 AM Em 28/01/2025 em 22:41, Evandro O. disse: @Gabriel fontenelle, @wallace silva, @fsorf9rj, e aos demais colegas foristas que posso estar esquecendo de citar neste quote, peço até desculpas se dei uma deslizada e acabei escrevendo em tom venenoso e de reclame contra o clima que atravessamos. Não é intenção minha poluir o tópico com reclamações, e sei que de longe isso seria o meu objetivo e o deste forum, pelo contrário. Sou leigo em meteorologia, gosto de ver as postagens, e até confio mais nas previsões daqui do que a dos institutos que por vezes fazem mais barulho do que informação isenta em si. Portanto, reitero aqui o que considerei uma derrapagem minha, seguido de minhas desculpas e respeito aos demais membros. E sim, pensei que eu estava cismado ou catando pêlo em ovo, mas, o comportamento do clima aqui no RJ está uma incógnita. Tivemos uma pesada pancada de chuva ontem aqui a noite e só. Chuvas completamente localizadas, distribuição esquisita, você fica inteiramente dependente de condições dando uma "ajudinha" para que chova, e não aquelas belas pancadas de chuva certeiras no final de uma tarde de aquecimento tórrido... tem algo de podre. Essa falta de chuva com insistentes bloqueios malditos numa época que é para estar chovendo... não, tem algo podre aí que eu como leigo não consigo explicar, mas sei que não está certo. Não é só você, eu comentei com meus pais sobre isso e eles também notaram essa má distribuição das chuvas que tem acontecido no Rio, as nossas chuvas de verão cada vez mais esparsas, isoladas...situação não tem sido boa, hoje novamente, tínhamos previsão de chuva e não vieram, escutei trovões ao norte pois moro proximo ao pé da serra de Petrópolis onde sem dúvida deve ter chovido. 6 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted January 29, 2025 at 03:15 AM Share Posted January 29, 2025 at 03:15 AM Máxima de 31,1° hoje, mas um dia muito abafado sem a u.r. baixar dos 65%. Agora faz 24,1° com 85%. Segue o vídeo da chuva de verão dessa terça. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted January 29, 2025 at 10:47 AM Author Share Posted January 29, 2025 at 10:47 AM Grandes acumulados em sequência fizeram a média de Janeiro ser alcançada aqui em Juiz de Fora. Nos últimos 3 dias, na minha estação, foram 110,2mm. Janeiro conta com 289,8mm ! Meta cumprida ✔️ 14 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted January 29, 2025 at 11:47 AM Share Posted January 29, 2025 at 11:47 AM Bom dia... Variação ontem 18,1°C e 27,2°C Tem chovido praticamente todos os dias aqui no leste paranaense, porém em pontos isolados. Algumas vezes os acumulados são elevados em determinados locais, como por exemplo ontem, em q choveu 90mm na região do bairro Atuba, quase divisa Curitiba/Pinhais. Em Pinhais foram 65mm acumulados em pouco tempo durante a tarde. Ocorreram aqui na vila descargas atmosféricas muito fortes, com queda de raios e também chuva forte sem ventania. Em casa, 27mm. Vista Noroeste ontem de tarde. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted January 29, 2025 at 12:07 PM Share Posted January 29, 2025 at 12:07 PM (edited) Em 28/01/2025 em 22:41, Evandro O. disse: @Gabriel fontenelle, @wallace silva, @fsorf9rj, e aos demais colegas foristas que posso estar esquecendo de citar neste quote, peço até desculpas se dei uma deslizada e acabei escrevendo em tom venenoso e de reclame contra o clima que atravessamos. Não é intenção minha poluir o tópico com reclamações, e sei que de longe isso seria o meu objetivo e o deste forum, pelo contrário. Sou leigo em meteorologia, gosto de ver as postagens, e até confio mais nas previsões daqui do que a dos institutos que por vezes fazem mais barulho do que informação isenta em si. Portanto, reitero aqui o que considerei uma derrapagem minha, seguido de minhas desculpas e respeito aos demais membros. E sim, pensei que eu estava cismado ou catando pêlo em ovo, mas, o comportamento do clima aqui no RJ está uma incógnita. Tivemos uma pesada pancada de chuva ontem aqui a noite e só. Chuvas completamente localizadas, distribuição esquisita, você fica inteiramente dependente de condições dando uma "ajudinha" para que chova, e não aquelas belas pancadas de chuva certeiras no final de uma tarde de aquecimento tórrido... tem algo de podre. Essa falta de chuva com insistentes bloqueios malditos numa época que é para estar chovendo... não, tem algo podre aí que eu como leigo não consigo explicar, mas sei que não está certo. Estou com vc nessa linha de pensamento: "você fica inteiramente dependente de condições dando uma "ajudinha" para que chova". Na minha opinião, o Atlântico nas nossas latitudes, sendo o vilão nessa desconfiguração do regime chuvoso. Digo isso pois apesar da formação frequente de Cbs após o meio-dia, não há o costumeiro deslocamento NW-SE da base dos sistemas como era de costume. A brisa oceânica está ocorrendo com muita frequência e impede que as células avancem integralmente do continente para o litoral. Geralmente os topos até avançam, mas vão se desintegrando rapidamente. É claro que não se trata de uma condição diária, mas é recorrente. Então temos geralmente muita umidade que forma nuvens Stratocumulus e posteriormente Congestus e Cbs, porém muitas vzs o processo é cortado em meia-vida e ocorre apenas alguns chuviscos (com trovoadas mais para o interior). Além disso, o calor está moderado, ao menos aqui, com poucos dias superando 30°C. E também devo dizer que apesar disso, melhorou muito em relação ao mês passado e até em relação à outros janeiros em q as Cbs grandes com topos ultrapassando o limite médio das Cirrus eram raras de se observar. Antigamente era a regra, verão e Cbs quase q diariamente. Edited January 29, 2025 at 12:16 PM by Carlos Campos 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted January 29, 2025 at 12:11 PM Share Posted January 29, 2025 at 12:11 PM Manhã de sol entre muitas nuvens em São Paulo. Temperaturas no momento 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted January 29, 2025 at 12:28 PM Share Posted January 29, 2025 at 12:28 PM 28 graus e chuva fraca em Canoas apesar de temperatura elevada pro horário, não vai subir muito, por causa da nebulosidade e chance de pancadas de chuva 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel fontenelle Posted January 29, 2025 at 12:45 PM Share Posted January 29, 2025 at 12:45 PM Em 29/01/2025 em 09:07, Carlos Campos disse: Estou com vc nessa linha de pensamento: "você fica inteiramente dependente de condições dando uma "ajudinha" para que chova". Na minha opinião, o Atlântico nas nossas latitudes, sendo o vilão nessa desconfiguração do regime chuvoso. Digo isso pois apesar da formação frequente de Cbs após o meio-dia, não há o costumeiro deslocamento NW-SE da base dos sistemas como era de costume. A brisa oceânica está ocorrendo com muita frequência e impede que as células avancem integralmente do continente para o litoral. Geralmente os topos até avançam, mas vão se desintegrando rapidamente. É claro que não se trata de uma condição diária, mas é recorrente. Então temos geralmente muita umidade que forma nuvens Stratocumulus e posteriormente Congestus e Cbs, porém muitas vzs o processo é cortado em meia-vida e ocorre apenas alguns chuviscos (com trovoadas mais para o interior). Além disso, o calor está moderado, ao menos aqui, com poucos dias superando 30°C. E também devo dizer que apesar disso, melhorou muito em relação ao mês passado e até em relação à outros janeiros em q as Cbs grandes com topos ultrapassando o limite médio das Cirrus eram raras de se observar. Antigamente era a regra, verão e Cbs quase q diariamente. Mais um dia de céu com muitas nuvens calor porém suportável no RJ como colega comentou, realmente o verão do RJ tem estado diferente como nossos colegas já comentaram eu era criança e me lembro que no passado janeiro, fevereiro aquele calorão e dava 16h, 17h mudava o tempo aquela ventania, chuva trovoadas as vezes a mesma vinha mais tarde, dava 20h sofria pois ficava sem luz quase que constantemente, hoje isso ocorre só quando temos algum sistema atuando,sendo mais raro de ocorrer. Seguimos um dia com muitas nuvens porém não esconde o sol, às 5h obtive mínima de 24 graus, são 9:43 e tenho abafados 29 graus no mesmo bairro calor típico da época do ano, meu medo que estão prevendo um período mais seco em fevereiro ou seja menos nebulosidade, e caso isso venha ocorrer já sabe o inferno que fica aqui no RJ principalmente na capital RJ. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted January 29, 2025 at 12:46 PM Share Posted January 29, 2025 at 12:46 PM Em 29/01/2025 em 08:47, Carlos Campos disse: Algumas vezes os acumulados são elevados em determinados locais, como por exemplo ontem, em q choveu 90mm na região do bairro Atuba, quase divisa Curitiba/Pinhais. Bairro Uberaba, em Curitiba ontem à tarde - 2 1 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted January 29, 2025 at 01:36 PM Share Posted January 29, 2025 at 01:36 PM Chuva salvando a pátria hoje. Agora 24,2° e 89%. 10 Link to comment Share on other sites More sharing options...
CloudCb Posted January 29, 2025 at 01:39 PM Share Posted January 29, 2025 at 01:39 PM Ontem no meio da tarde se desenvolveu uma instabilidade isolada a sul/sudeste de Pombal. Rafael Santos Radar da FUNCEME. Essa chuva não atingiu Pombal, mas eu ouvi vários trovões dela. Não houve grandes volumes acumulados (Emas registrou 17,7 mm e Catingueira 16 mm). 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darley Posted January 29, 2025 at 02:30 PM Share Posted January 29, 2025 at 02:30 PM São Paulo Mirante ultrapasso8a média de chuva de janeiro e será uma das capitais em que vai ter o mês com chuva acima da média, junto com Manaus, Fortaleza, Goiânia, São Luís, entre outras. É certeza que vai terminar acima de 300mm, o que não acontecia em um mês qualquer há quase dois anos. Lembrando que o Sesc Interlagos teve isso no ano passado. Janeiro de 2025 já superou 2024 inteiro em chuva 24h(o maior desde 1988!) e também no mês mais chuvoso do ano. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted January 29, 2025 at 02:47 PM Share Posted January 29, 2025 at 02:47 PM Em 29/01/2025 em 11:30, Darley disse: São Paulo Mirante ultrapasso8a média de chuva de janeiro e será uma das capitais em que vai ter o mês com chuva acima da média, junto com Manaus, Fortaleza, Goiânia, São Luís, entre outras. É certeza que vai terminar acima de 300mm, o que não acontecia em um mês qualquer há quase dois anos. Lembrando que o Sesc Interlagos teve isso no ano passado. Janeiro de 2025 já superou 2024 inteiro em chuva 24h(o maior desde 1988!) e também no mês mais chuvoso do ano. Sob protestos hahaha Todos os sistemas ao redor da RMSP, estão abaixo da média de chuva de Janeiro. o Cantareira (ao norte) com 70% da média, Guarapiranga (ao sul) 50%, Cotia (a oeste) 60% e Alto Tietê (a leste) 80%. Não é nenhuma catástrofe, mas aquém. Esse semana a chuva normalizou está mais democrática, e melhoraram bastante esses totais. Já chove na RMSP hoje 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted January 29, 2025 at 05:39 PM Share Posted January 29, 2025 at 05:39 PM Continuamos com pancadas de chuva na grande SP nessa tarde. Estado de SP 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted January 29, 2025 at 05:52 PM Share Posted January 29, 2025 at 05:52 PM O sol apareceu em POA, mas mal esquentou. Faz 27,3° com 76%. Muito úmido e sensação de abafamento. Segue o vídeo que fiz vindo do Centro. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
SandroAlex Posted January 29, 2025 at 06:18 PM Share Posted January 29, 2025 at 06:18 PM Em 28/01/2025 em 22:49, Jonatas Dias disse: Não é só você, eu comentei com meus pais sobre isso e eles também notaram essa má distribuição das chuvas que tem acontecido no Rio, as nossas chuvas de verão cada vez mais esparsas, isoladas...situação não tem sido boa, hoje novamente, tínhamos previsão de chuva e não vieram, escutei trovões ao norte pois moro proximo ao pé da serra de Petrópolis onde sem dúvida deve ter chovido. Um colega de trabalho comentou isso hoje. A estranheza dessas chuvas de verão caindo em pontos isolados com maior frequência. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted January 29, 2025 at 07:03 PM Share Posted January 29, 2025 at 07:03 PM Uma bela Cb clássica à noroeste ❤️ Agora, cerca de 1 hora após a foto, o céu está escuro e troveja naquele lado. 8 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted January 29, 2025 at 10:36 PM Share Posted January 29, 2025 at 10:36 PM (edited) Como tem sido recorrente desde domingo, BH foi atingida novamente por tempestades de verão nessa tarde, com muitos raios, rajadas de vento, chuva forte, alagamentos e enxurradas. Tivemos transtornos no prédio que abriga as secretarias e órgãos estaduais, no extremo norte da capital. VID-20250129-WA0076.mp4 VID-20250129-WA0075.mp4 O acumulado mensal já está entre 300 e 350 mm pela cidade, dentro da média. A tendência é ficar um pouco acima com as chuvas das próximas 36 h, que podem ser volumosas. A temperatura baixou para 18/19ºC desde o fim da tarde e há queda de energia pela cidade. Edited January 29, 2025 at 10:39 PM by LeoP 6 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Gabriel fontenelle Posted January 29, 2025 at 10:44 PM Share Posted January 29, 2025 at 10:44 PM Um dia típico de verão antigamente, depois de um dia de calor abafado máximas bateu os 33 graus aqui no cachambi zona norte do Rio, por volta de 15h eu estava na ilha do governador escutei muitas trovadas e chegou a chover moderado, porém na região metropolitana principalmente na cidade de Nova Iguaçu e algums bairros da zona norte divisa com a baixada e oeste o chuva foi forte causando até transtorno, como o caso de Ricardo de Albuquerque chegou a quase 70 mm, aqui onde moro choveu moderado porém ficamos na borda da tempestade no máximo houve bolsões d água, e houve bairros que foi registrado no máximo 2 mm, agora céu está bem nublado e refrescou um pouco faz 26 graus. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted January 29, 2025 at 10:55 PM Share Posted January 29, 2025 at 10:55 PM (edited) Em 29/01/2025 em 11:30, Darley disse: São Paulo Mirante ultrapassou a média de chuva de janeiro e será uma das capitais em que vai ter o mês com chuva acima da média, junto com Manaus, Fortaleza, Goiânia, São Luís, entre outras. É certeza que vai terminar acima de 300mm, o que não acontecia em um mês qualquer há quase dois anos. Lembrando que o Sesc Interlagos teve isso no ano passado. Janeiro de 2025 já superou 2024 inteiro em chuva 24h(o maior desde 1988!) e também no mês mais chuvoso do ano. Realmente, o Mirante deve passar dos 300 mm com boa folga neste janeiro, se as chuvas previstas ocorrerem. Porém, apenas para mostrar a irregularidade das chuvas, (Até agora, neste mês, estamos tendo só pancadas isoladas de verão): INMET-Interlagos tem exatamente 100,0 mm até agora no final da tarde. A média das estações do CGE está em 175,1 mm. ------------- Hoje, a capital paulista teve céu nublado, aberturas de sol e várias pancadas de chuva a partir da hora do almoço. Estamos com ar totalmente tropical. Embora as temperaturas não estejam altas, basta uma caminhadinha nas ruas para sentir calor abafado. Nas estações do CGE, os totais de hoje variaram de 5 a 34,8 mm até agora. Interessante que aqui na zona norte, no começo da tarde, escureceu a ponto de parecer que ia cair o mundo. No fim, apenas uma pancadinha de chuva moderada, com aparições do sol depois. Mirante (Aut): 19,8°C / 26,2°C Interlagos: 20,9°C / 25,6°C IAG: 20,1°C / 26,4°C Continuam as previsões de bastante chuva para os próximos dias. Vamos ver... Edited January 29, 2025 at 11:02 PM by Aldo Santos 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted January 29, 2025 at 11:19 PM Share Posted January 29, 2025 at 11:19 PM Esta terça feira foi daqueles dias típicos de verão, céu parcialmente encoberto e temperatura entre 22.7 e 30.6 graus, alguns pingos de chuva no início da tarde. Para amanhã o GFS projeta máxima de 28 graus e chuva apenas a tarde uma pancadinha. Já o euro chuva toda manhã e primeira metade da tarde com 15 mm e máxima de 25 graus 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darley Posted January 30, 2025 at 12:58 AM Share Posted January 30, 2025 at 12:58 AM (edited) Em 29/01/2025 em 19:55, Aldo Santos disse: Realmente, o Mirante deve passar dos 300 mm com boa folga neste janeiro, se as chuvas previstas ocorrerem. Porém, apenas para mostrar a irregularidade das chuvas, (Até agora, neste mês, estamos tendo só pancadas isoladas de verão): INMET-Interlagos tem exatamente 100,0 mm até agora no final da tarde. A média das estações do CGE está em 175,1 mm. ------------- Hoje, a capital paulista teve céu nublado, aberturas de sol e várias pancadas de chuva a partir da hora do almoço. Estamos com ar totalmente tropical. Embora as temperaturas não estejam altas, basta uma caminhadinha nas ruas para sentir calor abafado. Nas estações do CGE, os totais de hoje variaram de 5 a 34,8 mm até agora. Interessante que aqui na zona norte, no começo da tarde, escureceu a ponto de parecer que ia cair o mundo. No fim, apenas uma pancadinha de chuva moderada, com aparições do sol depois. Mirante (Aut): 19,8°C / 26,2°C Interlagos: 20,9°C / 25,6°C IAG: 20,1°C / 26,4°C Continuam as previsões de bastante chuva para os próximos dias. Vamos ver... Agora está chovendo bastante na Zona Sul. Mais de 20mm nas últimas duas horas em Interlagos. Eu acho que um dos motivos para que a Zona Norte frequentemente tem chuva forte e a Zona Sul não, pode ser relacionado a maior evidência da combinação de calor e umidade na Zona Norte e também pode ser relacionado também com a brisa marítima. O SESC Interlagos geralmente só tem chuva mais significativa com mais frequência quando há a atuação de sistemas meteorológicos como frentes frias, ZCAS, entre outros. Edited January 30, 2025 at 01:05 AM by Darley 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pauloribrj Posted January 30, 2025 at 01:26 AM Share Posted January 30, 2025 at 01:26 AM Muita chuva essa tarde em partes da cidade do Rio e baixada fluminense. Pela manhã o tempo estava ensolarado com algumas nuvens e a temperatura chegou a 33,9°C na Vila Militar (INMET). Por volta das 13h40 o tempo começou a fechar bastante aqui no Parque Anchieta, zona norte do Rio com bastante trovões e as 13h50 começou a chover. Essa primeira pancada durou até as 15h e acumulou por volta de 28mm na estação Anchieta do Alerta Rio. A partir das 16h voltou a escurecer bastante novamente e veio outra pancada mais forte que acumulou 34,6mm em 1h. No total o acumulado de hoje chegou a 73,2mm, que é maior que o acumulado total do mês até ontem que era de 63,2mm nessa estação, elevando o total do mês para 136,4mm (Média nessa estação é de 205,7mm -1997 a 2024). Essa chuva causou transtornos aqui no bairro e principalmente no bairro vizinho de Ricardo de Albuquerque por ser mais baixo. Acumulados totais na cidade do Rio: 10 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
pindorama Posted January 30, 2025 at 03:10 AM Share Posted January 30, 2025 at 03:10 AM (edited) Semana que vem iniciaremos com uma onda de calor, seria o ápice do verão? Edited January 30, 2025 at 03:10 AM by pindorama 3 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted January 30, 2025 at 11:28 AM Share Posted January 30, 2025 at 11:28 AM Em 28/01/2025 em 22:34, Moretão disse: 🌤️⛅☁️🌧️⛈️ Máxima: 34,3°C em Mondaí/Linha Catres Mínima: 14,1°C em São Joaquim/Cruzeiro/1.520 m Menor máxima: 20,11°C no Morro das Torres Precipitação máxima até o momento: 98,6 mm↑ em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara > Mais um dia "padrão normal" de Janeiro em SC. Mínimas bem altas. > A noite atual é quente, e chove em alguns pontos. Nos últimos 3 dias a temperatura diária oscilou entre 17°C/25°C. Hoje novamente amanheceu com 17,2°C, nublado e uma garoa fina. Normal de janeiro na serra, um pouco de calor durante o dia e noites agradáveis. O mês deve fechar um pouco acima da média, com estações próximas registrando 18 a 19°C na média mensal. 9 Link to comment Share on other sites More sharing options...
jayvillao Posted January 30, 2025 at 01:05 PM Share Posted January 30, 2025 at 01:05 PM (edited) Em 29/01/2025 em 21:58, Darley disse: Agora está chovendo bastante na Zona Sul. Mais de 20mm nas últimas duas horas em Interlagos. Eu acho que um dos motivos para que a Zona Norte frequentemente tem chuva forte e a Zona Sul não, pode ser relacionado a maior evidência da combinação de calor e umidade na Zona Norte e também pode ser relacionado também com a brisa marítima. O SESC Interlagos geralmente só tem chuva mais significativa com mais frequência quando há a atuação de sistemas meteorológicos como frentes frias, ZCAS, entre outros. Eu acho que é mais o fator orográfico da serra da Cantareira. Mesmo assim, o volume de chuva da zs está abaixo da média, ou seja é um ano pior pra região. Dia nublado, 23°, deve vir um pouco mais de chuva a tarde pro restante da cidade. Edited January 30, 2025 at 01:06 PM by jayvillao 3 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darley Posted January 30, 2025 at 01:08 PM Share Posted January 30, 2025 at 01:08 PM (edited) 251,5mm no Mirante convencional desde o dia 23. Enquanto isso, SESC Interlagos acumulou 47mm nas últimas 24h, maior chuva do ano até agora no local, mês está com 132,4mm. Edited January 30, 2025 at 01:12 PM by Darley 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Darley Posted January 30, 2025 at 01:32 PM Share Posted January 30, 2025 at 01:32 PM (edited) O Mirante de Santana está entre os locais mais chuvosos do Brasil inteiro entre os dias 25 e 29. Apenas áreas entre o Maranhão e o Amapá tiveram situação parecida. Edited January 30, 2025 at 01:33 PM by Darley 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Daniel85 Posted January 30, 2025 at 04:58 PM Share Posted January 30, 2025 at 04:58 PM CGE decretando estado de atenção em toda a cidade devido a chuva que cai com intensidade forte em vários locais nesse começo de tarde. Imagem do radar 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted January 30, 2025 at 06:05 PM Share Posted January 30, 2025 at 06:05 PM Por aqui choveu um pouco e a temperatura se mantendo nos 24 graus, não devendo passar dos 25 hoje. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Renan Posted January 30, 2025 at 07:08 PM Author Share Posted January 30, 2025 at 07:08 PM Com mais um temporal nessa tarde, minha estação aqui no bairro Bandeirantes-JF acaba de chegar a 319mm neste mês, e este é o Janeiro mais chuvoso desde 2016 na estação. Não vai superar aquele mês, pois o mesmo registrou 415,6mm devido a uma forte ZCAS ocorrida naquela época. As rajadas de vento até que foram significativas pela cidade: 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
fsorf9rj Posted January 30, 2025 at 07:25 PM Share Posted January 30, 2025 at 07:25 PM Em 28/01/2025 em 22:41, Evandro O. disse: @Gabriel fontenelle, @wallace silva, @fsorf9rj, e aos demais colegas foristas que posso estar esquecendo de citar neste quote, peço até desculpas se dei uma deslizada e acabei escrevendo em tom venenoso e de reclame contra o clima que atravessamos. Não é intenção minha poluir o tópico com reclamações, e sei que de longe isso seria o meu objetivo e o deste forum, pelo contrário. Sou leigo em meteorologia, gosto de ver as postagens, e até confio mais nas previsões daqui do que a dos institutos que por vezes fazem mais barulho do que informação isenta em si. Portanto, reitero aqui o que considerei uma derrapagem minha, seguido de minhas desculpas e respeito aos demais membros. E sim, pensei que eu estava cismado ou catando pêlo em ovo, mas, o comportamento do clima aqui no RJ está uma incógnita. Tivemos uma pesada pancada de chuva ontem aqui a noite e só. Chuvas completamente localizadas, distribuição esquisita, você fica inteiramente dependente de condições dando uma "ajudinha" para que chova, e não aquelas belas pancadas de chuva certeiras no final de uma tarde de aquecimento tórrido... tem algo de podre. Essa falta de chuva com insistentes bloqueios malditos numa época que é para estar chovendo... não, tem algo podre aí que eu como leigo não consigo explicar, mas sei que não está certo. Você está coberto de razão. O clima tá diferente. Simples assim. Os porquês cabe aos estudiosos nos dizer, mas tá tudo mudado. As mudanças climáticas dando na nossa cara, dia após dia. 5 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Erik K. dos Santos Posted January 30, 2025 at 07:39 PM Share Posted January 30, 2025 at 07:39 PM (edited) Uma linha de convecção atingiu Piracicaba (SP) agora há pouco e se tornou uma célula isolada, trazendo um forte aguaceiro, granizo e, de brinde, um raro arco-íris duplo (talvez até triplo). VID-20250130-WA0000.mp4 VID-20250130-WA0003.mp4 Edited January 30, 2025 at 08:09 PM by Erik K. dos Santos 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Monotov Posted January 30, 2025 at 08:01 PM Share Posted January 30, 2025 at 08:01 PM 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Marcos Posted January 30, 2025 at 08:10 PM Share Posted January 30, 2025 at 08:10 PM Ótima máxima de 27,0° aqui em casa, mas a mínima ficou em 22,0°. De qualquer forma, bem melhor que nos últimos dias. Agora faz 24,7° com 81%. Segue o vídeo de há pouco. 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Juzinho Posted January 30, 2025 at 08:11 PM Share Posted January 30, 2025 at 08:11 PM Em 30/01/2025 em 10:08, Darley disse: 251,5mm no Mirante convencional desde o dia 23. Enquanto isso, SESC Interlagos acumulou 47mm nas últimas 24h, maior chuva do ano até agora no local, mês está com 132,4mm. Para o SESC, Janeiro de 2025 será úm mês seco . 6 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted January 30, 2025 at 08:12 PM Share Posted January 30, 2025 at 08:12 PM Boa tarde, após muito abafamento (27°C + URA alta) a chuva veio pelo lado sul, pesada. 28 mm em 15 min. Vista Noroeste - 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted January 30, 2025 at 08:13 PM Share Posted January 30, 2025 at 08:13 PM Lado norte - 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
LeoP Posted January 30, 2025 at 08:18 PM Share Posted January 30, 2025 at 08:18 PM (edited) Belo Horizonte ultrapassou a média de chuva de janeiro em todas as estações oficiais. A Pampulha já tem cerca de 365 mm acumulados em 20 dias, um desvio de +14% da média. Até o momento, todos os meses desde outubro tiveram chuva dentro, acima ou bem acima da média. Os volumes podem aumentar mais um pouco até amanhã de manhã, quando o INMET fecha o mês às 9 h. O dia começou com apenas 17°C na cidade e, com mais chuva nesta tarde, já baixamos para 19°C às 17h. Parece até que entrou ar polar. Clima ao vivo O tempo tende a ficar encoberto e chuvoso até domingo. Edited January 30, 2025 at 08:28 PM by LeoP 11 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Rezende de loyola Posted January 30, 2025 at 08:29 PM Share Posted January 30, 2025 at 08:29 PM Em 28/01/2025 em 12:32, Darley disse: Atualizando a lista de capitais com chuva acima da média em janeiro de 2025: Manaus Florianópolis (EPAGRI) Vitória (aut) Goiânia Brasília Boa Vista Palmas São Luís Fortaleza Natal João Pessoa Aracaju São Paulo Mirante tá quase, pode entrar nessa lista já amanhã. O Mirante acumulou 214mm desde a tarde da segunda-feira da semana passada. Um acumulado desses em apenas 1 semana no Mirante pode aumentar o nível do Rio Tietê. é esquisito como aqui em Curitiba muitas estações PWS já passaram da média bonito... mas a INMET não. Sempre assim. 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Rezende de loyola Posted January 30, 2025 at 08:33 PM Share Posted January 30, 2025 at 08:33 PM Em 29/01/2025 em 08:47, Carlos Campos disse: Bom dia... Variação ontem 18,1°C e 27,2°C Tem chovido praticamente todos os dias aqui no leste paranaense, porém em pontos isolados. Algumas vezes os acumulados são elevados em determinados locais, como por exemplo ontem, em q choveu 90mm na região do bairro Atuba, quase divisa Curitiba/Pinhais. Em Pinhais foram 65mm acumulados em pouco tempo durante a tarde. Ocorreram aqui na vila descargas atmosféricas muito fortes, com queda de raios e também chuva forte sem ventania. Em casa, 27mm. Vista Noroeste ontem de tarde. eu ia te citar. Lembro que no começo/meio do mês você estava chateado que o padrão estava com pouca chuva de verão assim e estava fresco, abaixo da média. Pois bem, desde lá o padrão mudou. Tem chovido quase todos os dias e teve poucos dias de calor excessivo, acima de 30 graus. No geral, não foi um mês ruim. Se o Matheus Vinicius estivesse aqui, ele iria reclamar do calor, mesmo o mês sendo bem comportado como foi 6 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rafael Posted January 30, 2025 at 09:31 PM Share Posted January 30, 2025 at 09:31 PM Começo de noite agradável em Friburgo após períodos de chuva por aqui, aliás já é o quinto ou sexto dia com precipitação na área urbana e temperaturae máximas agradaveis. Desde o solstício a chuva na Serra tá bem distribuída esse ano, diferentemente do verão 23/24. Pelo menos tô sentindo mais os efeitos da La Niña. No momento 20 graus na área urbana as 18:30. 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted January 30, 2025 at 09:51 PM Share Posted January 30, 2025 at 09:51 PM aproveitando essa quinta confortável de verão, porque depois de amanhã volta o maçarico 4 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Edison Bocorny Jr Posted January 30, 2025 at 10:04 PM Share Posted January 30, 2025 at 10:04 PM A quinta feira foi agradabilíssima aqui, fez 21.9 graus de minima ao amanhecer e a tarde 26.6 graus, com momentos de chuva e 24 graus. Já amanhã retorna para os 30 graus, aumentando gradativamente no final de semana e dando início a mais intensa onda de calor do verão pelo menos até início de fevereiro. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
sjmolive Posted January 30, 2025 at 10:21 PM Share Posted January 30, 2025 at 10:21 PM Boa tarde a todos. Janeiro começou com temperatura abaixo da média e chuvas bem distribuídas, até contínuas em alguns momentos que alternaram chuva, garoa e temperatura baixa. A segunda quinzena foi quente e seca, com muitas pancadas nos últimos dias, que parecem encerrar o veranico. No final das contas ficou tudo na média. Até agora o mês está assim Temperaturas 18,0˚C/ 27,4˚C - 21,7˚C P = 304 mm. O destaque do mês foi a máxima de 33,9˚C, no dia 21, a maior da década até agora, em janeiro. Aliás o dia 21 foi excepcionalmente quente: extremos: 21,6˚C/ 33,9˚C - média 26,7˚C (cinco graus acima da média de janeiro). 9 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Aldo Santos Posted January 30, 2025 at 11:01 PM Share Posted January 30, 2025 at 11:01 PM (edited) Sobre a chuva na zona sul da capital paulista, eu penso que já existe pequena influência do regime de chuvas do litoral, que vai aumentando conforme se aproxima da serra do Mar. Morei 6 anos em Santos e uma das coisas que observei lá é que a frequência de pancadas de verão durante as tardes é bem menor do que em Sampa. Também não me recordo de ter visto uma chuva de granizo. Entretanto, o total anual de Santos supera tranquilamente a capital. Porém, lá são mais comuns chuvas prolongadas que chegam a durar dias, com pouca ou nenhuma trovoada. Aliás, qualquer ponta de frente fria, que passa a seco na capital, sempre provoca alguma chuva no litoral e que várias vezes chegam até o extremo sul de Sampa. Quando as chuvas de infiltração marítima eram mais comuns, era frequente chover o dia todo de Santo Amaro para o sul e o resto da cidade ficar só na garoa e/ou apenas céu encoberto. Se olharmos os volumes de chuva da convencional de Santos, veremos que nos meses de verão os valores não são muito diferentes da capital. Mas de março em diante, Santos ganha "de lavada" nos acumlados médios de chuva, com apenas 1 mês (Agosto, se não me engano) abaixo de 100 mm. ------------ Hoje, Sampa alternou várias vezes céu nublado, pancadas de chuva (Algumas com trovoadas) e aberturas de sol. Os ventos foram continentais na maior parte do dia, efeitos talvez da baixa pressão no litoral. Nas estações do CGE, os acumulados do dia até o momento variam de 8 a 35 mm, aproximadamente. Os gráficos das estações do CGE tiveram "variações" daqueles da estação Vila Mariana, abaixo. Chuva Temperatura Hoje, Mirante (Aut): 20,7°C / 26,7°C Interlagos: 20,2°C / 26,1°C IAG: 19,5°C / 26,2°C Edited January 30, 2025 at 11:10 PM by Aldo Santos 9 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted January 30, 2025 at 11:08 PM Share Posted January 30, 2025 at 11:08 PM Em 30/01/2025 em 17:29, Rafael Rezende de loyola disse: é esquisito como aqui em Curitiba muitas estações PWS já passaram da média bonito... mas a INMET não. Sempre assim. Curitiba no Simepar, até ontem - 225,2mm Está na média, ou pouco acima se pegar a antiga normal (190/200mm). Mas tem q computar a chuva de hoje, ainda precipitando e já passando dos 15mm em muitos bairros. Ficará acima da média. Inmet eu não conheço - já ouvi falar. 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted January 30, 2025 at 11:15 PM Share Posted January 30, 2025 at 11:15 PM Em 30/01/2025 em 17:33, Rafael Rezende de loyola disse: eu ia te citar. Lembro que no começo/meio do mês você estava chateado que o padrão estava com pouca chuva de verão assim e estava fresco, abaixo da média. Pois bem, desde lá o padrão mudou. Tem chovido quase todos os dias e teve poucos dias de calor excessivo, acima de 30 graus. No geral, não foi um mês ruim. Se o Matheus Vinicius estivesse aqui, ele iria reclamar do calor, mesmo o mês sendo bem comportado como foi Voltou a chover, voltou a trovejar e isso é excelente. Mas o padrão está estranho, com Cbs de vida curtíssima, abrangendo pequenas áreas e os temporais estão vindo do sul ao invés do noroeste. Volumes bem altos em áreas pequenas também. Sabe o q me lembra? As chuvas no litoral que não seguem um padrão de planalto e muitas vezes provém do oceano, surgindo "do nada". 8 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wagner97 Posted January 31, 2025 at 12:18 AM Share Posted January 31, 2025 at 12:18 AM Em 30/01/2025 em 19:04, Edison Bocorny Jr disse: A quinta feira foi agradabilíssima aqui, fez 21.9 graus de minima ao amanhecer e a tarde 26.6 graus, com momentos de chuva e 24 graus. Já amanhã retorna para os 30 graus, aumentando gradativamente no final de semana e dando início a mais intensa onda de calor do verão pelo menos até início de fevereiro. Pra mim isso não é agradabilíssimo não, já é bem abafadiço kkk mas cada um tem uma percepção né 1 4 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wagner97 Posted January 31, 2025 at 12:20 AM Share Posted January 31, 2025 at 12:20 AM Inclusive eu acredito que quando existe o fator umidade envolvido há uma linha bem tênue entre sensação de friozinho e abafamento na faixa ali dos 16 aos 24 graus 7 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts