jean10lj Posted September 9, 2024 at 04:43 PM Share Posted September 9, 2024 at 04:43 PM Neste tópico irei compartilhar algumas imagens e vídeos do meu tempo de estágio em Caçador/SC, na unidade de pesquisa e experimentação da Epagri de Caçador (Estação Experimental de Caçador - EECD). Vou testar compartilhar direto do meu Google Photos, para não correr o risco delas sumirem do fórum. Todas as fotos e vídeos desse tópico serão de minha autoria. Primeiro, algumas fotos da área ao redor da sede da EECD nos meus primeiros dias por lá. Eu sou um tanto introvertido, prefiro ficar sozinho com a natureza, e morei sozinho no alojamento da unidade por quase 2 meses. De noite havia os guardas pelo perímetro, mas além disso era só eu e dezenas de hectares de pura natureza. Para alguns seria aterrorizante, pra mim foi perfeito! Até porque eu tinha companhia dos cachorros que a Epagri resgata da rua, cuida e que permanecem na unidade até serem adotados. Para mim a Epagri é exemplo de como uma empresa pública deveria ser manejada. Ela tem um sistema hierárquico e por meritocracia, existe aumento de salário por produtividade e resultados cada final de ano. Eu me senti muito bem na Epagri durante todo o período que estive lá. Fui muito bem tratado e avalio muito bem os profissionais e em especial o Doutor Leandro Hahn, meu supervisor de estágio, uma pessoa que move montanhas se tiver uma pá. A EECD foi fundada em 1938 e desenvolve pesquisas com maçã, pera, alho e tomate. Pesquisas da unidade já ajudaram a elevar a produtividade de maçã de 20t/ha para 50t/ha. A sede Esse lago fica do lado do alojamento Este é o alojamento Vocês vão notar que as araucárias lá são enormes. A área da epagri tem algumas das maiores araucárias registradas do Brasil, se não me engano 3 das 10 maiores estão lá dentro da reserva da Epagri/Embrapa, uma delas se acredita ter entre 600 e 900 anos. Área experimental com alho: Estação meteorológica da Apicultura: Do lado da estação tem o pomar vitrine, se não me engano tem 2 exemplares de cada cultivar de macieira da Epagri. Alí dava para ver claramente como cada uma reage diferentemente a época do ano. Algumas estavam completamente dormentes ainda e outras já tinham pequenos frutos. O Inmet Uma sequoia gigante Carvalho europeu Ao redor da sede tem uma área florestada de Pinus, com cerca de 25 anos. Uma Davis Vue (offline) com um abrigo convencional, pra baixo do Inmet. Pelo que entendi o setor de fitopatologia e fruticultura utilizava dela para dados. 3 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 9, 2024 at 05:14 PM Author Share Posted September 9, 2024 at 05:14 PM Geada em Xanxerê dia 15/09/2023. Campos de Palmas (em Santa Catarina) Tem uma área que um pessoal de Treze Tílias cultiva batata. Essas já por Xaxim, se não me engano. Esse salão é feito com araucárias, serradas alí mesmo. Butiás em Fraiburgo. Alho em Fraiburgo Experimento com herbicidas em cebola, em Lebon Régis Uma pegada suspeita, em Lebon Régis (tinha o tamanho da minha mão) A cidade de Caçador (é um buraco mesmo, até achei mais buraqueira que Itapiranga, que era minha referência pra lugar com morro) Uma ponte de madeira que eu achei sem querer na cidade, não sabia que existia. Lupino e xaxins no centro da cidade, não esperava ver! Mais um dos muitos experimentos, esse nem me recordo certo onde era, creio que Lebon Régis: Lebon Régis: Estação diferente para medir as variáveis dentro da estufa, onde o principal era um experimento de diferentes condutividades elétricas no morango: Uma relíquia que a Epagri possui no salão: Rio das Antas/SC: 3 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 9, 2024 at 05:28 PM Author Share Posted September 9, 2024 at 05:28 PM O curso de agronomia é agronomia de Pelotas a Boa Vista: Se eu falar que lembro onde é estarei mentindo, mas achei bonito: Alguns dos meus amigos na estação experimental: O nome da maiorzinha (a marrom com branco) era orelha, por ter a orelha cortada, talvez em uma briga, talvez pelo dono que abandonou ela. Um esquilo do lado do alojamento. O Leandro comentou que o carvalho atrai eles. Faz todo sentido. A epagri produz e distribui carvalhos com os frutos e mudas que vem sozinhos debaixo dos carvalhos que tem lá. Inclusive me deram duas mudas. Tempestade de granizo dia 25/09, em Lebon Régis. Tava bagual. Pegamos granizo médio no caminho. Surpreso que não trincou nosso parabrisa. Parreiral novinho em Fraiburgo, demoramos tanto pra chegar lá que achei que tava no RS já. Fica em uma parte que bate quase 1200m. Pelo que falaram esse pessoal ganha bem mais na uva pois acabam colhendo mais tarde, quando tem menos no mercado. Especialmente os de Caçador e Calmon a 1300-1400m. Pessegueiros perto da Liberata em Fraiburgo Vocês acreditam se eu falar que esse é o mesmo dia que deu uns 3 temporais de granizo em Fraiburgo e Monte Castelo? Foto em Fraiburgo no final do dia. Nada mais clássico que dar granizo e entardecer super limpo nessa parte do estado! Nesse dia amanheceu com 3 graus em Caçador, 28/09/2023. Essa vista de uma das fazendas que mais fazíamos presença em Lebon Régis. Ao fundo na lavoura o experimento com herbicidas na cebola: Pensa num gelo esse lugar em Lebon Régis. Talvez por ser super aberto, pegava vento demais: Num final de semana cheguei a andar 15km dentro da mata em Caçador. Uma antiga serraria dentro da reserva: Nas regiões altas do sul existe uma planta daninha que pode ser surpresa para alguns. A carqueja: Claro que mesmo sem tentar eu tinha companhia pra todo lado: 2 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 9, 2024 at 05:45 PM Author Share Posted September 9, 2024 at 05:45 PM Uma das características da mata nativa em altitude em Santa Catarina é a presença de muitas briófitas e pteridófitas. Fotos na epagri em Caçador Carcará Pomar de pessegueiros em Caçador mas pro lado oeste do município: Isso dentro da grade é um canhão anti-granizo. Eles usam com frequência lá. Às vezes parece que da mais granizo do que propriamente chuva nessa região. Riscando as linhas pro plantio de tomate em sistema de plantio direto: Alho em Lebon Régis mas praticamente em Fraiburgo: Pegamos meia dúzia de pancadas fortes de chuva no meio do campo, mas não paramos o serviço Na epagri: Tem uns xaxins gigantes na epagri Uma das várias quedas de barreira em uma ida para Vacaria. Essa em Santa Cecília: Acho que era Curitibanos: Fazendo mudas para o melhoramento genético da macieira Um pouco de erosão Por dentro da floresta de pinus na Epagri Notam a clareira no centro da imagem? um temporal destroçou esse pedaço da floresta anos atrás. Dia 16/10 Experimento com o qual fiz meu TCC. "CÁLCIO E MAGNÉSIO NA CTC DO SOLO: EFEITOS SOBRE PARÂMETROS NUTRICIONAIS NA CULTURA DO TOMATE EM CASA DE VEGETAÇÃO" 3 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 9, 2024 at 05:56 PM Author Share Posted September 9, 2024 at 05:56 PM 2 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 9, 2024 at 05:57 PM Author Share Posted September 9, 2024 at 05:57 PM 4 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Serrano Posted September 9, 2024 at 06:55 PM Share Posted September 9, 2024 at 06:55 PM (edited) Muito legal as fotos e os relatos. Toda essa região tem paisagens muito bonitas e uma climatologia interessante. Conheço de passagem tanto Caçador quanto Fraiburgo. Essas áreas mais altas e abertas de LR devem ser semelhantes aquelas áreas dos campos de Abelardo, também frias. Edited September 9, 2024 at 10:44 PM by Serrano 5 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 9, 2024 at 07:47 PM Share Posted September 9, 2024 at 07:47 PM (edited) Em 09/09/2024 em 13:43, jean10lj disse: Para mim a Epagri é exemplo de como uma empresa pública... Eu admiro você, Jean e pra mim você é exemplo de como uma pessoa deveria ser: curioso, interessado em entender/aprender e compartilhar com outros o teu conhecimento. Vc de fato ama muito o aspecto físico/climático do meio-oeste de Santa Catarina, que é a região onde vc já está familiarizado e conhece bastante. Em 09/09/2024 em 13:43, jean10lj disse: Eu sou um tanto introvertido, prefiro ficar sozinho com a natureza... Perfeito, é a melhor coisa que existe, na minha opinião. Os registros que vc fez e postou aqui, são incríveis e aguçam ainda mais a curiosidade em conhecer a fundo o lugar. Deu uma vontade tremenda de poder viver ali e acompanhar essa interação do clima na natureza local. E eu tenho certeza de que se em meados do século passado vc fosse o cara observador do tempo de Caçador, as dúvidas sobre o "-14°C" não existiriam. Não tem como não ficar encantado com tantos registros bacanas, que são esses que vc deixou aqui. Deve ter muito mais coisas nos teus arquivos, suponho. Imaginou vc passando a temporada do inverno de 2013 ou 1994/etc sozinho no lugar, com 1 estação e máquina de foto/vídeo? Vc deve isso pra gente kkkk Parabéns! Edited September 9, 2024 at 07:48 PM by Carlos Campos 3 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 9, 2024 at 08:07 PM Share Posted September 9, 2024 at 08:07 PM Em 09/09/2024 em 14:28, jean10lj disse: Vocês acreditam se eu falar que esse é o mesmo dia que deu uns 3 temporais de granizo em Fraiburgo e Monte Castelo? Foto em Fraiburgo no final do dia. Nada mais clássico que dar granizo e entardecer super limpo nessa parte do estado! Vejo isso quase meio q com frequência no Wyoming e em Idaho, nos vídeos que eu edito e publico no meu canal do YouTube. Aquela região é muito elevada, um platô de cerca de 1.500/1.900m com as rochosas no meio disso tudo, dividindo os dois Estados. Caçador tem locais muito elevados também, e se não me engano, Herciliopolis possui áreas acima dos 1.300m. As tempestades com granizo/granizo severo geralmente são mais comuns quando uma massa de ar muito seco está atuando/avançando e entra em choque com muita umidade no percurso. Depois geralmente o tempo limpa muito rápido em algum setor. 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted September 9, 2024 at 08:15 PM Share Posted September 9, 2024 at 08:15 PM Em 09/09/2024 em 14:45, jean10lj disse: Tem uns xaxins gigantes na epagri Olha esse caminho! Eu já teria afundado a estrada de tanto caminhar ali. Esses xaxins gigantes, li q levam em média (carece de fontes agora) 1/2 metro a cada 100 anos. Acho meio exagerada essa conta, porém não duvido de que muitos desses (e daqui também) são mais velhos do que muitas araucárias velhas, então estou falando em tipo 600/700 anos. Q lindo! 4 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted September 9, 2024 at 08:20 PM Share Posted September 9, 2024 at 08:20 PM Em 09/09/2024 em 17:15, Carlos Campos disse: Olha esse caminho! Eu já teria afundado a estrada de tanto caminhar ali. Esses xaxins gigantes, li q levam em média (carece de fontes agora) 1/2 metro a cada 100 anos. Acho meio exagerada essa conta, porém não duvido de que muitos desses (e daqui também) são mais velhos do que muitas araucárias velhas, então estou falando em tipo 600/700 anos. Q lindo! meu sonho de consumo para dar caminhadas ou pedaladas também. 2 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted September 10, 2024 at 12:52 AM Author Share Posted September 10, 2024 at 12:52 AM Em 09/09/2024 em 17:15, Carlos Campos disse: Olha esse caminho! Eu já teria afundado a estrada de tanto caminhar ali. Em 09/09/2024 em 17:20, Eclipse POA disse: meu sonho de consumo para dar caminhadas ou pedaladas também. Eu caminhava quase diariamente. É muito lindo mesmo. Na verdade quase todos os caminhos lá na área da epagri são fenomenais. É um paraíso. Lagos, áreas de campo, áreas de mata nativa, áreas de pinus plantado, muitas aves, muito pinhão, muita paz. Em 09/09/2024 em 16:47, Carlos Campos disse: Eu admiro você, Jean e pra mim você é exemplo de como uma pessoa deveria ser: curioso, interessado em entender/aprender e compartilhar com outros o teu conhecimento. Vc de fato ama muito o aspecto físico/climático do meio-oeste de Santa Catarina, que é a região onde vc já está familiarizado e conhece bastante. Obrigado! Em 09/09/2024 em 16:47, Carlos Campos disse: Os registros que vc fez e postou aqui, são incríveis e aguçam ainda mais a curiosidade em conhecer a fundo o lugar. Deu uma vontade tremenda de poder viver ali e acompanhar essa interação do clima na natureza local. Eu queria ter passado o inverno lá, mas no inverno não tem muito acontecendo para mim (como estagiário) auxiliar, então acabou ficando para a segunda melhor época possível: set/outubro. Teve muitos dias de chuva e em alto volume em 2023 nesse período, inclusive com enchente pra todo lado. De qualquer forma, eu saia na chuva mesmo. Especialmente com frio e chuva, explorar a mata era algo fascinante. Sinto saudades da minha rotina como estagiário na epagri. Todos os dias tinha muita coisa legal acontecendo. E pro final de semana eu já estava no melhor lugar, que é na própria estação experimental. Meu sábados e domingos se resumiam a ler, tomar meu mate, explorar e relaxar. De noite eu tomava um vinho e assistia alguma coisa. Apesar da distância de casa, dos meus cachorros e da amada, foi um dos melhores períodos da minha vida, seguramente. A ida pra Vacaria também foi interessante! Rio Pelotas na divisa RS/SC 3 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
PabloMQL Posted September 12, 2024 at 10:49 PM Share Posted September 12, 2024 at 10:49 PM Hermoso! Felicitaciones, transmite paz solo de verlo. Esos helechos (xaxins) crecen aqui solamente en algunas pocas grutas y quebradas profundas, son monumentos naturales. 4 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
jean10lj Posted October 1, 2024 at 11:12 AM Author Share Posted October 1, 2024 at 11:12 AM Em 12/09/2024 em 19:49, PabloMQL disse: Hermoso! Felicitaciones, transmite paz solo de verlo. Esos helechos (xaxins) crecen aqui solamente en algunas pocas grutas y quebradas profundas, son monumentos naturales. Obrigado! De fato, é uma boa descrição para os xaxins. Estão alí há muito tempo, imagina quanta coisa já "viram". 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted October 1, 2024 at 02:04 PM Share Posted October 1, 2024 at 02:04 PM Em 01/10/2024 em 08:12, jean10lj disse: Obrigado! De fato, é uma boa descrição para os xaxins. Estão alí há muito tempo, imagina quanta coisa já "viram". Eu sempre penso isso sobre xaxins e araucárias. Existem há centenas de anos e me pergunto o q será q já presenciaram? Em termos climáticos, nevadas no passado com 3 dias de duração... Geadas na faixa de -10°C ou talvez menos ainda. Tempestades de granizo incomuns... Gerações inteiras de pessoas com idéias e ações totalmente diferentes das nossas. Pessoas q não imaginavam no que o lugar iria se tornar um dia. Era simplesmente o convívio difícil entre os humanos, os animais e a flora. A vida é um mistério, nós vivemos pouco em comparação com essas espécies de pinheiros e xaxins e já li que árvores "choram", não no sentido humano da expressão mas de outra forma. Aqui (e aí também, em todo lugar) vemos árvores se "desviando" de outras durante o crescimento e eu sempre fico impressionado com essa capacidade de percepção aérea desses vegetais. Sim existe explicação para esse fato interessante, porém por mais que estudem as espécies, a "resposta" nunca é tão correta. É apenas uma resposta científica que preenche algumas lacunas e serve como um elo frágil entre a ignorância e o conhecimento. Já li também que os vegetais sentem a "maldade" das pessoas (aqui já entro na parte mística das coisas). Os antigos falavam e talvez vc já tenha ouvido também, assim como eu, algo do tipo: "a roseira estava tão linda, toda florida e bastou a fulana (alguém com energia ruim kk) elogiar que no outro dia estava morrendo". Teria algum fundo de verdade nisso? Voltando aos "xaxins", se existir algum tipo de "sentimento" no reino vegetal, penso numa imensa tristeza tomando conta da floresta durante a chegada da caravana das motosserras. A araucária antiga, do alto dos seus 40 ou 50 metros, olhando de cima o seu tronco sendo serrado e não podendo sair do lugar. Essa em frente de casa👇 não era tão alta, tão antiga, mas doeu meu coração ao filmar sua derrubada dias atrás. YouCut_20240921_181824095.mp4 2 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Carlos Campos Posted October 1, 2024 at 02:33 PM Share Posted October 1, 2024 at 02:33 PM Em 09/09/2024 em 14:28, jean10lj disse: Em algumas regiões altas do sul existe uma planta daninha que pode ser surpresa para alguns. A carqueja: Quando morei em Bom Jardim da Serra, meu patrão me deu 1 picareta kkk e me mandou limpar um terreno enorme onde só havia essa carqueja. Então as raízes eram muito grossas e extensas e precisava cavocar bastante em volta pra depois puxar o arbusto pelos galhos. Um pouco fácil essa segunda parte ha ha A parte ruim era cavocar as raízes primeiro e esquecer que haviam outras centenas de carquejas pra fazer o mesmo processo. Depois fui morar em Silveira, distrito de Ausentes. O sítio estava cheio de carquejas kkkk Aqui em Piraquara tem bastante em alguns locais. 1 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Eclipse POA Posted February 7, 2025 at 02:28 PM Share Posted February 7, 2025 at 02:28 PM Em 01/10/2024 em 11:04, Carlos Campos disse: Eu sempre penso isso sobre xaxins e araucárias. Existem há centenas de anos e me pergunto o q será q já presenciaram? Em termos climáticos, nevadas no passado com 3 dias de duração... Geadas na faixa de -10°C ou talvez menos ainda. Tempestades de granizo incomuns... Gerações inteiras de pessoas com idéias e ações totalmente diferentes das nossas. Pessoas q não imaginavam no que o lugar iria se tornar um dia. Era simplesmente o convívio difícil entre os humanos, os animais e a flora. A vida é um mistério, nós vivemos pouco em comparação com essas espécies de pinheiros e xaxins e já li que árvores "choram", não no sentido humano da expressão mas de outra forma. Aqui (e aí também, em todo lugar) vemos árvores se "desviando" de outras durante o crescimento e eu sempre fico impressionado com essa capacidade de percepção aérea desses vegetais. Sim existe explicação para esse fato interessante, porém por mais que estudem as espécies, a "resposta" nunca é tão correta. É apenas uma resposta científica que preenche algumas lacunas e serve como um elo frágil entre a ignorância e o conhecimento. Já li também que os vegetais sentem a "maldade" das pessoas (aqui já entro na parte mística das coisas). Os antigos falavam e talvez vc já tenha ouvido também, assim como eu, algo do tipo: "a roseira estava tão linda, toda florida e bastou a fulana (alguém com energia ruim kk) elogiar que no outro dia estava morrendo". Teria algum fundo de verdade nisso? Voltando aos "xaxins", se existir algum tipo de "sentimento" no reino vegetal, penso numa imensa tristeza tomando conta da floresta durante a chegada da caravana das motosserras. A araucária antiga, do alto dos seus 40 ou 50 metros, olhando de cima o seu tronco sendo serrado e não podendo sair do lugar. Essa em frente de casa👇 não era tão alta, tão antiga, mas doeu meu coração ao filmar sua derrubada dias atrás. YouCut_20240921_181824095.mp4 5.12 MB · 0 downloads devem ter pegado belas ondas de frio, pena que não anotaram os dados pra gente he he he he (belas fotos no tópico) 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts