Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Estágio Caçador/SC

jean10lj
 Share

Recommended Posts

Neste tópico irei compartilhar algumas imagens e vídeos do meu tempo de estágio em Caçador/SC, na unidade de pesquisa e experimentação da Epagri de Caçador (Estação Experimental de Caçador - EECD). Vou testar compartilhar direto do meu Google Photos, para não correr o risco delas sumirem do fórum. Todas as fotos e vídeos desse tópico serão de minha autoria.

Primeiro, algumas fotos da área ao redor da sede da EECD nos meus primeiros dias por lá. Eu sou um tanto introvertido, prefiro ficar sozinho com a natureza, e morei sozinho no alojamento da unidade por quase 2 meses. De noite havia os guardas pelo perímetro, mas além disso era só eu e dezenas de hectares de pura natureza. Para alguns seria aterrorizante, pra mim foi perfeito! Até porque eu tinha companhia dos cachorros que a Epagri resgata da rua, cuida e que permanecem na unidade até serem adotados.

Para mim a Epagri é exemplo de como uma empresa pública deveria ser manejada. Ela tem um sistema hierárquico e por meritocracia, existe aumento de salário por produtividade e resultados cada final de ano. Eu me senti muito bem na Epagri durante todo o período que estive lá. Fui muito bem tratado e avalio muito bem os profissionais e em especial o Doutor Leandro Hahn, meu supervisor de estágio, uma pessoa que move montanhas se tiver uma pá.

A EECD foi fundada em 1938 e desenvolve pesquisas com maçã, pera, alho e tomate. Pesquisas da unidade já ajudaram a elevar a produtividade de maçã de 20t/ha para 50t/ha. 

A sede

AP1GczMGxJya9PpqXDxzIa4vYKl97F-To6-6qAxC

Esse lago fica do lado do alojamento

AP1GczOGk1RZassu-cpCIsQy40piu4HdOijGiFrM

AP1GczOCoS3dpuggonuFQVRrmltkstSZOOLL9JMT

Este é o alojamento

AP1GczPa8vDd9nKt7OX1epxb5cPWCTfmmvxEDHR7

AP1GczNrs9W4lQburwb4HbQ9iBeVVd16Fg_dEn-P

Vocês vão notar que as araucárias lá são enormes. A área da epagri tem algumas das maiores araucárias registradas do Brasil, se não me engano 3 das 10 maiores estão lá dentro da reserva da Epagri/Embrapa, uma delas se acredita ter entre 600 e 900 anos.

AP1GczNeW5KErWoKupzUNMHzUTFWDAVLhE565AMX

AP1GczOYDdnqUkQVEBxQOlY9qunS699avW1P04x8

Área experimental com alho:

AP1GczMmA3UxfE86DJl8HfXmAgMrt6eaIZ7A3GPn

Estação meteorológica da Apicultura:

AP1GczPU8FMu0DFAe75gXKliWavpmoh4Clm7jt5z

Do lado da estação tem o pomar vitrine, se não me engano tem 2 exemplares de cada cultivar de macieira da Epagri. Alí dava para ver claramente como cada uma reage diferentemente a época do ano. Algumas estavam completamente dormentes ainda e outras já tinham pequenos frutos. 

AP1GczNVXWa9ILZpT7UkWilJlZtlvK0MXCkpAhsfAP1GczON534d8Go-aijXcWAVrwJjmLN1VeUTTXcLAP1GczP5zltXcOWudXkerHdhppNaAE-_wVoQRH-B

O Inmet 

AP1GczP1DgI1-vO2CvaRt28IJXtWvRDR3a2lWl0j

AP1GczM_xiHDfQkLVaN8YiMlF9eJIjI4ts2AtmQz

Uma sequoia gigante

AP1GczO4fSj5AZUEY3DODTSSSEHJzjA2e-81lf_F

Carvalho europeu

AP1GczOst9ADTOUXyfHu30H13H95BJrkqEPE0fWK

Ao redor da sede tem uma área florestada de Pinus, com cerca de 25 anos.

AP1GczMd6_r-YC1D-E4jQVwhtUsQCMcWaLbLph0g

Uma Davis Vue (offline) com um abrigo convencional, pra baixo do Inmet. Pelo que entendi o setor de fitopatologia e fruticultura utilizava dela para dados.

AP1GczMKPiKaLHJ6PRPrF8kGMLXDdfOk30_Zo_GX

• Like 3
  • Thanks 2

Geada em Xanxerê dia 15/09/2023.

AP1GczOAxUQ4FiygIUDj0UdSQz5-oCLjQF46XceN

Campos de Palmas (em Santa Catarina)

AP1GczOMVLTJ6BTZHy5zSxQhoCi0gCgEUvWBBYTnAP1GczMguZZgzkFUQDteRFqlV5-Eu9AcIfwUv7EfAP1GczMWK76QXgGrR3PI0jDiKht7U1KeMIsib-ItAP1GczNTaE_3PTtrqKXmNl2YnYFwuhvjR-HnbCoC

Tem uma área que um pessoal de Treze Tílias cultiva batata.

AP1GczPApVHqEOJ8_5Mu2klMhXZ7XFaXDVvCt5M7

Essas já por Xaxim, se não me engano.

AP1GczOTybcf-vUxmzgrtux4g39z3yMBiG7fvJU2AP1GczPDw8iR4RIFGCkpvXV1NymPna_REMxR412e

Esse salão é feito com araucárias, serradas alí mesmo.

AP1GczPzItmC5CSpqsJ3O4nFKCtRuApaYSQNiWpq

Butiás em Fraiburgo.

AP1GczNCznUTBkwOWpoQJl-4o91VbrGX3lM29oiaAP1GczNO2CZo5Aez9nXTUT3m8edOqxEkwdfFgdLh

Alho em Fraiburgo

AP1GczNsEUur0DRZT0XVkbGpUvwI8EvWGN6XsdN0AP1GczMkYR1i-YZFNGYLeFlqPvsXIs54veVA1bywAP1GczNbFeh6ajyULOH5v5cuRrfnfDLYzQ1P5Cdp

Experimento com herbicidas em cebola, em Lebon Régis

AP1GczOmUzdV82zZ2VQ_MWh0xYZL0_NRwSvWYW0P

Uma pegada suspeita, em Lebon Régis (tinha o tamanho da minha mão)

AP1GczOslznJGVZRIqKGxqq5IQ_qIkR00bBOZ5VO

A cidade de Caçador (é um buraco mesmo, até achei mais buraqueira que Itapiranga, que era minha referência pra lugar com morro)

AP1GczNLI9kAe1kadrJ2kXtUa_n5QwVyOn-sgguo

Uma ponte de madeira que eu achei sem querer na cidade, não sabia que existia.

AP1GczPQtrzVmpE6PoPlT5m_y837TEdqZFLw27cyAP1GczPQE3sB1eZjZe3okdNFO5WbEKhEcF1rFyRo

Lupino e xaxins no centro da cidade, não esperava ver!

AP1GczNVxc2Iy6qjuXKfkr7koXdc_Xbrw7lhxd2M

Mais um dos muitos experimentos, esse nem me recordo certo onde era, creio que Lebon Régis:

AP1GczNWK9s95a6JncKa04KbDdmcuMwXKTXEiMsiAP1GczNOVzLarrYiUOcab1U4arVnNgvAx3N1DlsV

Lebon Régis:

AP1GczMr34wER6m6r8jgl7N57eFtwkQWkeTd0V_1

Estação diferente para medir as variáveis dentro da estufa, onde o principal era um experimento de diferentes condutividades elétricas no morango:

AP1GczNAIvMTu0bG6mWTVYVUDjwPYqOtn77j5YOEAP1GczMUHeQu4vq5xb7w9yZvL84UC_wQX3yOi5Qj

Uma relíquia que a Epagri possui no salão:

AP1GczOFu__BPBOIDKVvKX2mFGToEoDUP4jyVHdt

Rio das Antas/SC:

AP1GczOxx4eoU4HkDVHGUEWqhAxJQwL6zF0OZ8CP

• Like 3
  • Thanks 2

O curso de agronomia é agronomia de Pelotas a Boa Vista:

AP1GczOo8UOxT5SiWOTbaJVrX49ixWd7JGkE_7Nr

Se eu falar que lembro onde é estarei mentindo, mas achei bonito:

AP1GczM89OAqEgmf9TAc9VuXJpnIDPYrozmCCXcT

Alguns dos meus amigos na estação experimental:

O nome da maiorzinha (a marrom com branco) era orelha, por ter a orelha cortada, talvez em uma briga, talvez pelo dono que abandonou ela.

AP1GczPiNGH_GImLAWoIjOWyXdADqGODgNf2Md6h

Um esquilo do lado do alojamento. O Leandro comentou que o carvalho atrai eles. Faz todo sentido.

AP1GczNXiij1NglTW4sHFTffOcqOAdlLEsiqHULXAP1GczMqOA2Sznq3a-ihWTzdqGbCwVoN0YORvBnA

A epagri produz e distribui carvalhos com os frutos e mudas que vem sozinhos debaixo dos carvalhos que tem lá. Inclusive me deram duas mudas.

AP1GczNZNIh-KyHtglUmVlDe9bzYxsyHj7MGtYPl

Tempestade de granizo dia 25/09, em Lebon Régis. Tava bagual. Pegamos granizo médio no caminho. Surpreso que não trincou nosso parabrisa.

AP1GczPwL-k6B9WVHR3Nr9Dm0px8fm4WIl-Fy9CfAP1GczPf-OHNvLUK-ddb0GAlurLliWzAVEsh5ercimage.png.7fa5b5ccec1f7f51ca23503b8721e7a5.png

Parreiral novinho em Fraiburgo, demoramos tanto pra chegar lá que achei que tava no RS já. Fica em uma parte que bate quase 1200m. Pelo que falaram esse pessoal ganha bem mais na uva pois acabam colhendo mais tarde, quando tem menos no mercado. Especialmente os de Caçador e Calmon a 1300-1400m.

AP1GczNAvrxvqsGPNtjC5V6R6QCV0vPt8XSidKyP

AP1GczOZuHW-vh_oxRqV1LIAxvTzyEgE72Ul_m_NAP1GczPhjKYQMrqPFGt1aAwjOaeQlN2yHHmmFxYv

Pessegueiros perto da Liberata em Fraiburgo

AP1GczM1pR2nKgEW-XugV--9bhLsMTC8LRMknCD8

AP1GczPoKxLv7CBr5YCncUMkLUnZIzP5yz7jKbSU

Vocês acreditam se eu falar que esse é o mesmo dia que deu uns 3 temporais de granizo em Fraiburgo e Monte Castelo? Foto em Fraiburgo no final do dia. Nada mais clássico que dar granizo e entardecer super limpo nessa parte do estado!

AP1GczPC8WqbAWDh9CpBwDSQtjlkdQnFoeQXtKZyAP1GczP9KyD4saTPbzJjM8wra0NlXnhBVkjOUOsA

Nesse dia amanheceu com 3 graus em Caçador, 28/09/2023.

AP1GczPMzbUNfmYIZ1oKetR_JpiA9cq7gbEEd1X4

AP1GczO3NXWjj-hpnYaN0vEidyOsJ-OHjusXTNOG

Essa vista de uma das fazendas que mais fazíamos presença em Lebon Régis. Ao fundo na lavoura o experimento com herbicidas na cebola:

AP1GczNRm-u5BDObq8T6Te9IckXzp6g8VQwTSfmAAP1GczNy6sq51i2lLQHS90NuYTL-cXLQuxrENhA5

Pensa num gelo esse lugar em Lebon Régis. Talvez por ser super aberto, pegava vento demais:

AP1GczOqyi0ArWJ61IEq9uIwX9n152xjGjKTL1zh

AP1GczMx9fO0DUSpyc8Yt6Qf6SDlCc9rkSwwOmSj

Num final de semana cheguei a andar 15km dentro da mata em Caçador. Uma antiga serraria dentro da reserva:

AP1GczP7OtWqAAm5RYM9DOWFPsP0SnSaid4lKgVu

AP1GczPb5sRV7q6pZrsnSzVTyhyyceKGtFoQCVgM

Nas regiões altas do sul existe uma planta daninha que pode ser surpresa para alguns. A carqueja:

AP1GczNlc06DUhkQSZeqSaiOtb9R9SFxQP9i5kwY

Claro que mesmo sem tentar eu tinha companhia pra todo lado:

AP1GczNJyArxx9-IfmxIkRCtJcOeDN2osu-l4gJe

• Like 2
  • Thanks 3

Uma das características da mata nativa em altitude em Santa Catarina é a presença de muitas briófitas e pteridófitas. Fotos na epagri em Caçador

AP1GczOljCbnD7vFebpSP8OX2rLTW2hsWouCWQRJAP1GczNiYFkl3Vz4tZ5hOmQShB-x2oODswcaVi3Q

AP1GczPl4SaYXSzzsZOe5dxod_O1KEwASiw-vnv9AP1GczNgjDV428AGnX07skqJWb3uLxnpgJF19vmg

Carcará

AP1GczMbo_g23sR5az1wKPrOATUX3cZd26tGCLhl

Pomar de pessegueiros em Caçador mas pro lado oeste do município:

AP1GczMiGJ5ED_0EPChVtsLb29PufkDmodyAymE9

Isso dentro da grade é um canhão anti-granizo. Eles usam com frequência lá. Às vezes parece que da mais granizo do que propriamente chuva nessa região.

AP1GczMCZz4Svlir0aB3xA3vvGYCaUDAyCDlM3Jm

Riscando as linhas pro plantio de tomate em sistema de plantio direto:

AP1GczMH8reoz6bIuoCQjZABu7FxXUxF7Q8u0Jgo

Alho em Lebon Régis mas praticamente em Fraiburgo:

AP1GczO17BY5h_r78pCTDRy5TlXBibZ8Iw_WpRFR

Pegamos meia dúzia de pancadas fortes de chuva no meio do campo, mas não paramos o serviço

AP1GczP1ExSp_gdGnFMQcz1CKuVb0y9gWSEglrX7

Na epagri:

AP1GczO96lD2d-0xwCN9Fivdda0oSbaB1hsywZ14

Tem uns xaxins gigantes na epagri

image.thumb.png.73e39d1555312abadcfcb599d98f715f.png

image.thumb.png.1a7bc06e4d6142ef2606ad05edd5c9f9.png

Uma das várias quedas de barreira em uma ida para Vacaria. Essa em Santa Cecília:

AP1GczM6FeRIgGjqlgiBeO9STOKF_5giVSbwcEnb

Acho que era Curitibanos:

AP1GczMRZfdAHNGggnI9WA06qovkQGOaFmmOM_Mq

Fazendo mudas para o melhoramento genético da macieira

AP1GczMVgB7P-zrORxYyxf82qcANfl7RviR6qfjC

Um pouco de erosão

AP1GczNEG6Zhe03T4Z2E8OuckSyVBw_Ibwrwx_CW

Por dentro da floresta de pinus na Epagri

AP1GczMPGWfFQB5wMTVEnzLdXGtitW2VQXN77KmL

AP1GczMeG_L52pRCrEr3GcHym1iOIkav31k4x16BAP1GczNW13IRWD90B4PCzmH9Pwy1vqizmrlsZhWW

AP1GczOl60pSC2KQ5bt7RFEAXaGGgbK7EEHOq9YIAP1GczMjU_9vmivrci6sGZo5cAiRXBrDMuO2klSO

AP1GczMUepEg9v9lEXodllLqRj73VDOqxNzcx2JaAP1GczOaAFokmHLjvgnoks8PhgHE2gZBs-l5vaDn

AP1GczPHkHY4gNIaDosSXmVk4WI8JZYb6kW9n_BJ

Notam a clareira no centro da imagem? um temporal destroçou esse pedaço da floresta anos atrás.

AP1GczPUFmzbMKxwVROEDQfoZyVGAkexuibCln7Q

Dia 16/10

AP1GczMjjS41BPeWRnE9wmPYyLjl00uNPz6dYG1E

AP1GczN8TzTj9THqo5X6H3rSDVjvlIEemWFpv56D

AP1GczOukAPOdy39rSfnchQfS8O3TsFVTLSdgUC6

Experimento com o qual fiz meu TCC. "CÁLCIO E MAGNÉSIO NA CTC DO SOLO: EFEITOS SOBRE PARÂMETROS NUTRICIONAIS NA CULTURA DO TOMATE EM CASA DE VEGETAÇÃO"

AP1GczMDaMCUZVfaw0lHT68fMZlxbPsLTAguGefZ

• Like 3
  • Thanks 1

Muito legal as fotos e os relatos. Toda essa região tem paisagens muito bonitas e uma climatologia interessante.

Conheço de passagem tanto Caçador quanto Fraiburgo. Essas áreas mais altas e abertas de LR devem ser semelhantes aquelas áreas dos campos de Abelardo, também frias.

Edited by Serrano
  • Like 5

Em 09/09/2024 em 13:43, jean10lj disse:

Para mim a Epagri é exemplo de como uma empresa pública...

Eu admiro você, Jean e pra mim você é exemplo de como uma pessoa deveria ser: curioso, interessado em entender/aprender e compartilhar com outros o teu conhecimento.

Vc de fato ama muito o aspecto físico/climático do meio-oeste de Santa Catarina, que é a região onde vc já está familiarizado e conhece bastante.

Em 09/09/2024 em 13:43, jean10lj disse:

Eu sou um tanto introvertido, prefiro ficar sozinho com a natureza...

Perfeito, é a melhor coisa que existe, na minha opinião.

Os registros que vc fez e postou aqui, são incríveis e aguçam ainda mais a curiosidade em conhecer a fundo o lugar.

Deu uma vontade tremenda de poder viver ali e acompanhar essa interação do clima na natureza local.

E eu tenho certeza de que se em meados do século passado vc fosse o cara observador do tempo de Caçador, as dúvidas sobre o "-14°C" não existiriam.

Não tem como não ficar encantado com tantos registros bacanas, que são esses que vc deixou aqui. Deve ter muito mais coisas nos teus arquivos, suponho.

Imaginou vc passando a temporada do inverno de 2013 ou 1994/etc sozinho no lugar, com 1 estação e máquina de foto/vídeo?

Vc deve isso pra gente kkkk

Parabéns!

Edited by Carlos Campos
  • Like 3
  • Thanks 1

Em 09/09/2024 em 14:28, jean10lj disse:

Vocês acreditam se eu falar que esse é o mesmo dia que deu uns 3 temporais de granizo em Fraiburgo e Monte Castelo? Foto em Fraiburgo no final do dia. Nada mais clássico que dar granizo e entardecer super limpo nessa parte do estado!

Vejo isso quase meio q com frequência no Wyoming e em Idaho, nos vídeos que eu edito e publico no meu canal do YouTube. Aquela região é muito elevada, um platô de cerca de 1.500/1.900m com as rochosas no meio disso tudo, dividindo os dois Estados.

Caçador tem locais muito elevados também, e se não me engano, Herciliopolis possui áreas acima dos 1.300m. 

As tempestades com granizo/granizo severo geralmente são mais comuns quando uma massa de ar muito seco está atuando/avançando e entra em choque com muita umidade no percurso. 

Depois geralmente o tempo limpa muito rápido em algum setor.

• Like 3

Em 09/09/2024 em 14:45, jean10lj disse:

Tem uns xaxins gigantes na epagri

Olha esse caminho!

Eu já teria afundado a estrada de tanto caminhar ali.

Screenshot_20240909-171211.thumb.jpg.f4f13f1494e4ceaa92c0d9557fb39737.jpg

Esses xaxins gigantes, li q levam em média (carece de fontes agora) 1/2 metro a cada 100 anos. Acho meio exagerada essa conta, porém não duvido de que muitos desses (e daqui também) são mais velhos do que muitas araucárias velhas, então estou falando em tipo 600/700 anos.

Q lindo!

• Like 4
  • Thanks 1

Em 09/09/2024 em 17:15, Carlos Campos disse:

Olha esse caminho!

Screenshot_20240909-171211.thumb.jpg.f4f13f1494e4ceaa92c0d9557fb39737.jpg

Esses xaxins gigantes, li q levam em média (carece de fontes agora) 1/2 metro a cada 100 anos. Acho meio exagerada essa conta, porém não duvido de que muitos desses (e daqui também) são mais velhos do que muitas araucárias velhas, então estou falando em tipo 600/700 anos.

Q lindo!

meu sonho de consumo para dar caminhadas ou pedaladas também.

• Like 2
  • Thanks 1

Em 09/09/2024 em 17:15, Carlos Campos disse:

Olha esse caminho!

Em 09/09/2024 em 17:20, Eclipse POA disse:

meu sonho de consumo para dar caminhadas ou pedaladas também.

Eu caminhava quase diariamente. É muito lindo mesmo. Na verdade quase todos os caminhos lá na área da epagri são fenomenais. É um paraíso.

Lagos, áreas de campo, áreas de mata nativa, áreas de pinus plantado, muitas aves, muito pinhão, muita paz. 

Em 09/09/2024 em 16:47, Carlos Campos disse:

Eu admiro você, Jean e pra mim você é exemplo de como uma pessoa deveria ser: curioso, interessado em entender/aprender e compartilhar com outros o teu conhecimento.

Vc de fato ama muito o aspecto físico/climático do meio-oeste de Santa Catarina, que é a região onde vc já está familiarizado e conhece bastante.

Obrigado!

Em 09/09/2024 em 16:47, Carlos Campos disse:

Os registros que vc fez e postou aqui, são incríveis e aguçam ainda mais a curiosidade em conhecer a fundo o lugar.

Deu uma vontade tremenda de poder viver ali e acompanhar essa interação do clima na natureza local.

Eu queria ter passado o inverno lá, mas no inverno não tem muito acontecendo para mim (como estagiário) auxiliar, então acabou ficando para a segunda melhor época possível: set/outubro. Teve muitos dias de chuva e em alto volume em 2023 nesse período, inclusive com enchente pra todo lado. De qualquer forma, eu saia na chuva mesmo. Especialmente com frio e chuva, explorar a mata era algo fascinante. Sinto saudades da minha rotina como estagiário na epagri. Todos os dias tinha muita coisa legal acontecendo. E pro final de semana eu já estava no melhor lugar, que é na própria estação experimental. Meu sábados e domingos se resumiam a ler, tomar meu mate, explorar e relaxar. De noite eu tomava um vinho e assistia alguma coisa. Apesar da distância de casa, dos meus cachorros e da amada, foi um dos melhores períodos da minha vida, seguramente.

AP1GczMTa61O7L5awAte-UVUiY96v3OucRb3BaCFAP1GczNhILPpaU2F0R-vbXPkXv2prxOVCmtgjORq

AP1GczMtBizI5A1u_ngvLjDDHkRp1A3tDUAuDZ9JAP1GczOgm5x1ZEe_B2vpbd0zoULJncvq4kAP_IPu

AP1GczPSYACTcfoeEK8UkMGdEyDCABcuX_5_CcN7

A ida pra Vacaria também foi interessante!

AP1GczPLG1tpJiONeAZSkNjlcQc3slUzpE5uCMy0AP1GczPGqTzjlD3pLy6VE-cFOSZZwFNS_la9TS5A

Rio Pelotas na divisa RS/SC

AP1GczNU-QJuXN8WEFBWphmODaKXsb9s_jHpbJq7

AP1GczNFqS3kuAwaZovvDBePYGP6QowQhOUP3qNK

• Like 3
  • Thanks 2

• 3 weeks later...
Em 12/09/2024 em 19:49, PabloMQL disse:

Hermoso!

Felicitaciones, transmite paz solo de verlo.

Esos helechos (xaxins) crecen aqui solamente en algunas pocas grutas y quebradas profundas, son monumentos naturales.

Obrigado! De fato, é uma boa descrição para os xaxins. Estão alí há muito tempo, imagina quanta coisa já "viram".

• Like 1

Em 01/10/2024 em 08:12, jean10lj disse:

Obrigado! De fato, é uma boa descrição para os xaxins. Estão alí há muito tempo, imagina quanta coisa já "viram".

Eu sempre penso isso sobre xaxins e araucárias. Existem há centenas de anos e me pergunto o q será q já presenciaram?

Em termos climáticos, nevadas no passado com 3 dias de duração... Geadas na faixa de -10°C ou talvez menos ainda. Tempestades de granizo incomuns...

Gerações inteiras de pessoas com idéias e ações totalmente diferentes das nossas. Pessoas q não imaginavam no que o lugar iria se tornar um dia. 

Era simplesmente o convívio difícil entre os humanos, os animais e a flora.

A vida é um mistério, nós vivemos pouco em comparação com essas espécies de pinheiros e xaxins e já li que árvores "choram", não no sentido humano da expressão mas de outra forma. 

Aqui (e aí também, em todo lugar) vemos árvores se "desviando" de outras durante o crescimento e eu sempre fico impressionado com essa capacidade de percepção aérea desses vegetais.

Sim existe explicação para esse fato interessante, porém por mais que estudem as espécies, a "resposta" nunca é tão correta. É apenas uma resposta científica que preenche algumas lacunas e serve como um elo frágil entre a ignorância e o conhecimento.

Já li também que os vegetais sentem a "maldade" das pessoas (aqui já entro na parte mística das coisas). Os antigos falavam e talvez vc já tenha ouvido também, assim como eu, algo do tipo: "a roseira estava tão linda, toda florida e bastou a fulana (alguém com energia ruim kk) elogiar que no outro dia estava morrendo". Teria algum fundo de verdade nisso? 

Voltando aos "xaxins", se existir algum tipo de "sentimento" no reino vegetal, penso numa imensa tristeza tomando conta da floresta durante a chegada da caravana das motosserras.

A araucária antiga, do alto dos seus 40 ou 50 metros, olhando de cima o seu tronco sendo serrado e não podendo sair do lugar.

Essa em frente de casa👇 não era tão alta, tão antiga, mas doeu meu coração ao filmar sua derrubada dias atrás. 

• Like 2
  • Thanks 1

Em 09/09/2024 em 14:28, jean10lj disse:

Em algumas regiões altas do sul existe uma planta daninha que pode ser surpresa para alguns. A carqueja:

Quando morei em Bom Jardim da Serra, meu patrão me deu 1 picareta kkk e me mandou limpar um terreno enorme onde só havia essa carqueja. 

Então as raízes eram muito grossas e extensas e precisava cavocar bastante em volta pra depois puxar o arbusto pelos galhos. Um pouco fácil essa segunda parte ha ha 

A parte ruim era cavocar as raízes primeiro e esquecer que haviam outras centenas de carquejas pra fazer o mesmo processo.

Depois fui morar em Silveira, distrito de Ausentes. O sítio estava cheio de carquejas kkkk

Aqui em Piraquara tem bastante em alguns locais.

• Like 1
  • Haha 1

• 4 months later...
Em 01/10/2024 em 11:04, Carlos Campos disse:

Eu sempre penso isso sobre xaxins e araucárias. Existem há centenas de anos e me pergunto o q será q já presenciaram?

Em termos climáticos, nevadas no passado com 3 dias de duração... Geadas na faixa de -10°C ou talvez menos ainda. Tempestades de granizo incomuns...

Gerações inteiras de pessoas com idéias e ações totalmente diferentes das nossas. Pessoas q não imaginavam no que o lugar iria se tornar um dia. 

Era simplesmente o convívio difícil entre os humanos, os animais e a flora.

A vida é um mistério, nós vivemos pouco em comparação com essas espécies de pinheiros e xaxins e já li que árvores "choram", não no sentido humano da expressão mas de outra forma. 

Aqui (e aí também, em todo lugar) vemos árvores se "desviando" de outras durante o crescimento e eu sempre fico impressionado com essa capacidade de percepção aérea desses vegetais.

Sim existe explicação para esse fato interessante, porém por mais que estudem as espécies, a "resposta" nunca é tão correta. É apenas uma resposta científica que preenche algumas lacunas e serve como um elo frágil entre a ignorância e o conhecimento.

Já li também que os vegetais sentem a "maldade" das pessoas (aqui já entro na parte mística das coisas). Os antigos falavam e talvez vc já tenha ouvido também, assim como eu, algo do tipo: "a roseira estava tão linda, toda florida e bastou a fulana (alguém com energia ruim kk) elogiar que no outro dia estava morrendo". Teria algum fundo de verdade nisso? 

Voltando aos "xaxins", se existir algum tipo de "sentimento" no reino vegetal, penso numa imensa tristeza tomando conta da floresta durante a chegada da caravana das motosserras.

A araucária antiga, do alto dos seus 40 ou 50 metros, olhando de cima o seu tronco sendo serrado e não podendo sair do lugar.

Essa em frente de casa👇 não era tão alta, tão antiga, mas doeu meu coração ao filmar sua derrubada dias atrás. 

devem ter pegado belas ondas de frio, pena que não anotaram os dados pra gente he he he he 

(belas fotos no tópico)

• Haha 1