Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tópico Único - PDO (Inversão de fase após 30 anos)


Luiz
 Share

Recommended Posts

Hoje saiu uma nota no jornal Estado de SP, dizendo que:

 

"Cientistas da Universidade Autônoma do México disseram que a Terra se aproxima de uma "pequena era do gelo"- que deve durar entre 60 e 70 anos - por causa da diminuição da atividade solar.O efeito imediato, disseram, será a seca. Segundo os pesquisadores, as previsões sobre o aquecimento global estão erradas".

 

Essa previsão tem tudo a ver com o que está sendo escrito nesse tópico, ou não?????

Creio que teremos muito o que comentar e fotografar nos próximos anos.........VAMOS TORCER.

 

TORCER NADA, RESFRIAMENTO É MAIS GRAVE QIE AQUECIMENTO. E AS PESQUISAS, ATRÁS DE VERBAS, SÓ SOBRE AQUECIMENTO...., VAI PEGAR DE "CALÇAS CURTAS' A AGRICULTURA E A SOCIEDADE..... :cry: :cry: :cry:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 341
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

OK!! Ronaldo, concordo com vc; tudo em excesso é ruim; torcer para esfriar, pelo menos para mim, é termos aqui em SP, um outono-inverno em que o frio prevaleça senão durante toda a estação, mas pelo menos em grande parte dela. Por que esses últimos anos tem sido de doer, para quem gosta de frio e depende dele economicamente falando.

Veja este ano, o frio por aqui acabou dia 20 de Julho, quando na prática teríamos ainda mais 2 meses de inverno, de lá prá cá, tirando dois ou três dias, as temperaturas ficaram sempre acima dos 25 graus; isso é normal??? para mim, não.

Na realidade, eu torço apenas para que tenhamos o que acontecia a 20, 30 anos atrás, quando no outono-inverno fazia frio. É isso.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Menor valor da PDO para o mês de agosto desde 1955.

 

E certas previsoes e especulacoes se confirmando...

 

E TEMOS QUE ESCUTAR PROJEÇÕES DE PERDAS PARA 2050/2070 COM A SOJA/MILHO DEVIDO AO AQUECIMENTO.....NADA SOBRE RESFRIAMENTO.

 

PS: MUITO FRIO EM PLENO FIM DE VERÃO NA MAIOR PARTE DA EUROPA, A LINHA DE 0ºC CHEGA PERTO OU NO NORTE DA GRÉCIA!!!

Link to comment
Share on other sites

Menor valor da PDO para o mês de agosto desde 1955.

 

E certas previsoes e especulacoes se confirmando...

 

E TEMOS QUE ESCUTAR PROJEÇÕES DE PERDAS PARA 2050/2070 COM A SOJA/MILHO DEVIDO AO AQUECIMENTO.....NADA SOBRE RESFRIAMENTO.

 

PS: MUITO FRIO EM PLENO FIM DE VERÃO NA MAIOR PARTE DA EUROPA, A LINHA DE 0ºC CHEGA PERTO OU NO NORTE DA GRÉCIA!!!

Nem brinca... o preço da saca de malte quase triplicou ano passado devido a quebra na safra da cevada e trigo na europa!!

Mas acho que essa quebra foi por causa da chuva..

 

Mas o lúpulo, algumas variedades hoje custam quase 10 vezes mais caro que ano passado, cuja safra quebrou por causa do frio... (o lúpulo exige luz e calor para florecer)

 

Desse jeito fazer (e tomar) cerveja vai ficar difícil.

 

Quem sabe com o resfriamento global possamos passar a plantar cevada no mato grosso e lúpulo aqui no sul :lol: 8)

Link to comment
Share on other sites

Menor valor da PDO para o mês de agosto desde 1955.

 

E certas previsoes e especulacoes se confirmando...

 

 

Eu meio que discuto esses valoes da mateorologia... Até posso parecer chato. Mas, não era certo, que PDO, NUMA TENDÊNCIA NEGATIVA ERA ÍNDÍCIO DE INVERNO FORTE?

 

Pois é, inverno forte uma ova! Ao menos para SP, Maringá (pra vc Luís!).

 

Não tem essa!

 

A gente aqui preocupado com nosso inverno, analisando essas variáveis MACRO!!!

 

Na minha opinião, para nosso outono/inverno e suas influências (curto prazo) dvse-se analisar variáveis MICRO, não sei as quais, mas PDO, SOI, ENSO, DEFINITIVAMENTE, não são as corretas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Menor valor da PDO para o mês de agosto desde 1955.

 

E certas previsoes e especulacoes se confirmando...

 

 

Eu meio que discuto esses valoes da mateorologia... Até posso parecer chato. Mas, não era certo, que PDO, NUMA TENDÊNCIA NEGATIVA ERA ÍNDÍCIO DE INVERNO FORTE?

 

Pois é, inverno forte uma ova! Ao menos para SP, Maringá (pra vc Luís!).

 

Não tem essa!

 

A gente aqui preocupado com nosso inverno, analisando essas variáveis MACRO!!!

 

Na minha opinião, para nosso outono/inverno e suas influências (curto prazo) dvse-se analisar variáveis MICRO, não sei as quais, mas PDO, SOI, ENSO, DEFINITIVAMENTE, não são as corretas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

PDO negativa é sinômino de maior frequencia de La Ninas que tendem a trazer invernos mais significativos e eventos de frio intenso e nevadas no Sul.

 

Leu ali, tendem, então, não é que uma variável X em tal condição fara com que o tempo se comporte de tal forma.

 

Tanto que como comentado num outro tópico, no final do ano já pode se iniciar outra La Niña forte.

 

Ao invés de dizer para analisarmos números de variais micro, amplie sua visão para algo mais macro.

 

;)

Link to comment
Share on other sites

Menor valor da PDO para o mês de agosto desde 1955.

 

E certas previsoes e especulacoes se confirmando...

 

 

Eu meio que discuto esses valoes da mateorologia... Até posso parecer chato. Mas, não era certo, que PDO, NUMA TENDÊNCIA NEGATIVA ERA ÍNDÍCIO DE INVERNO FORTE?

 

Pois é, inverno forte uma ova! Ao menos para SP, Maringá (pra vc Luís!).

 

Não tem essa!

 

A gente aqui preocupado com nosso inverno, analisando essas variáveis MACRO!!!

 

Na minha opinião, para nosso outono/inverno e suas influências (curto prazo) dvse-se analisar variáveis MICRO, não sei as quais, mas PDO, SOI, ENSO, DEFINITIVAMENTE, não são as corretas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

PDO negativa é sinômino de maior frequencia de La Ninas que tendem a trazer invernos mais significativos e eventos de frio intenso e nevadas no Sul.

 

Leu ali, tendem, então, não é que uma variável X em tal condição fara com que o tempo se comporte de tal forma.

 

Tanto que como comentado num outro tópico, no final do ano já pode se iniciar outra La Niña forte.

 

Ao invés de dizer para analisarmos números de variais micro, amplie sua visão para algo mais macro.

 

;)

 

Da mesma forma que os fenômenos La Nina e El Nino têm determinantes que os geram, da mesma forma não podemos ser imediatistas. Normalmente, o resfriamento se dá a longo prazo. Não é algo Cartesiano, é algo que vai se formando. Como uma condução ou convecção. São vários fatores que determinam a existência de frio ou calor. Ou não tivemos eventos de invernos quentes no período de 1955 a 1976? Ou já não tivemos ciclos de calor intenso em séculos passados?

Acho que analisar de forma imediatista nos torna reféns de teorias tais como o "aquecimento global" ou "resfriamento global". o que temos que analisar são as tendências. Exemplo: tivemos muito frio em maio e junho. Mas, todos já esqueceram que o fenômeno La Nina estava enfraquecendo exatamente no início do invermo(que se chama inverno em junho). Quando o fenômeno acabou já estávamos em julho e agosto, então, houve redução dos impulsos de ar frio. Bem como surgiram "bloqueios atmosféricos" evitam a "subida" de ar polar para PR e SP.

Basta olharmos em termos estatísticos. Tendências são tendências e devem ser analisadas sob o ponto de vista global e LOCAL. Com isto eu concordo em parte com o Luis. O fator local determina muito do tipo de clima que teremos predominando. Mas, a longo prazo, o que se desenha - no meu parco conhecimento de clima - é uma probabilidade maior de termos mais frio do que calor nos próximos anos. Isto, depois de ter sido dobrado nas idéias que eu tinha sobre aquecimento global, no qual em acreditei, até começar a abrir a mente e verificar melhor. Deixando de lado a POROROCA da mídia, que está tentando impor sua opinião de aquecimento para todos os fenômenos, inclusive para o suposto tornado ocorrido em Tabaí-RS. Quando sabemos que hoje as comunicações permitem a rápida chegada de fotos, e-mails, etc. De forma quase instantânea. Mas, conversemos com nossos avós. Todos eles se lembrarão de fenômenos semelhantes em épocas que aquecimento global era colocar o globo terrestre em frente da lareira.

Link to comment
Share on other sites

Vai ter que fazer frio contínuo (ou ao menos claramente predominante) daqui pra frente para provar que estamos "esfriando" mesmo (e espero que sim). Digo como paranaense mesmo (e os paulistas devem concordar).

Para gaúchos fica mais fácil se convencer disso, já que não provaram o gosto do enfraquecimento brutal do inverno no paralelo deles, como nós, durante 8 anos seguidos (interrompido em 2004, que não foi exatamente aquela Brastemp também).

E 2008 segue exatamente na mesma, excetuando-se maio e junho (que a rigor são meses de inverno climático, mas não no calendário).

Link to comment
Share on other sites

Vai ter que fazer frio contínuo (ou ao menos claramente predominante) daqui pra frente para provar que estamos "esfriando" mesmo (e espero que sim). Digo como paranaense mesmo (e os paulistas devem concordar).

Para gaúchos fica mais fácil se convencer disso, já que não provaram o gosto do enfraquecimento brutal do inverno no paralelo deles, como nós, durante 8 anos seguidos (interrompido em 2004, que não foi exatamente aquela Brastemp também).

E 2008 segue exatamente na mesma, excetuando-se maio e junho (que a rigor são meses de inverno climático, mas não no calendário).

 

Considerando o ano como um todo, 2 anos se safaram no historico recente, aqui em Cta: 2003 e 2004. Considerando os invernos-mao a setembro, as coisas ficam assim, pelo Simepar:

-2001-15,1

-2002-15,8

-2003-14,9

-2004-14,8

-2005-15,5

-2006-15,5

-2007-15,8

Ou seja, mesmo dentro da inhaca 2001-2008 dápra perceber 2 períodos: menos inhaca de 2001 a 2004 e mais inhaca de 2005 a 2007 (possivelmenteincluindo 2008 pelo desempenho de juhlo e agosto)

Entao, estarei bem cetico quanto ao resfriamento enquanto eu nao voltar a ver um ano abaixo de 18,0 na cidade de Curita.

Link to comment
Share on other sites

Vai ter que fazer frio contínuo (ou ao menos claramente predominante) daqui pra frente para provar que estamos "esfriando" mesmo (e espero que sim). Digo como paranaense mesmo (e os paulistas devem concordar).

Para gaúchos fica mais fácil se convencer disso, já que não provaram o gosto do enfraquecimento brutal do inverno no paralelo deles, como nós, durante 8 anos seguidos (interrompido em 2004, que não foi exatamente aquela Brastemp também).

E 2008 segue exatamente na mesma, excetuando-se maio e junho (que a rigor são meses de inverno climático, mas não no calendário).

 

Considerando o ano como um todo, 2 anos se safaram no historico recente, aqui em Cta: 2003 e 2004. Considerando os invernos-mao a setembro, as coisas ficam assim, pelo Simepar:

-2001-15,1

-2002-15,8

-2003-14,9

-2004-14,8

-2005-15,5

-2006-15,5

-2007-15,8

Ou seja, mesmo dentro da inhaca 2001-2008 dápra perceber 2 períodos: menos inhaca de 2001 a 2004 e mais inhaca de 2005 a 2007 (possivelmenteincluindo 2008 pelo desempenho de juhlo e agosto)

Entao, estarei bem cetico quanto ao resfriamento enquanto eu nao voltar a ver um ano abaixo de 18,0 na cidade de Curita.

 

Eu só vou começar a me convencer disso se tivermos, nos próximos quatro anos, pelo menos uns três anos com média até 17,8º C em Curitiba, e pelo menos um evento significativo de neve nas serras gaúcha e catarinense, e não só em SJ e Ausentes. 2008, por enquanto, ainda não me convenceu...

Link to comment
Share on other sites

Menor valor da PDO para o mês de agosto desde 1955.

 

E certas previsoes e especulacoes se confirmando...

 

 

Eu meio que discuto esses valoes da mateorologia... Até posso parecer chato. Mas, não era certo, que PDO, NUMA TENDÊNCIA NEGATIVA ERA ÍNDÍCIO DE INVERNO FORTE?

 

Pois é, inverno forte uma ova! Ao menos para SP, Maringá (pra vc Luís!).

 

Não tem essa!

 

A gente aqui preocupado com nosso inverno, analisando essas variáveis MACRO!!!

 

Na minha opinião, para nosso outono/inverno e suas influências (curto prazo) dvse-se analisar variáveis MICRO, não sei as quais, mas PDO, SOI, ENSO, DEFINITIVAMENTE, não são as corretas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

PDO negativa é sinômino de maior frequencia de La Ninas que tendem a trazer invernos mais significativos e eventos de frio intenso e nevadas no Sul.

 

Leu ali, tendem, então, não é que uma variável X em tal condição fara com que o tempo se comporte de tal forma.

 

Tanto que como comentado num outro tópico, no final do ano já pode se iniciar outra La Niña forte.

 

Ao invés de dizer para analisarmos números de variais micro, amplie sua visão para algo mais macro.

 

;)

 

Eu não sei não hein Clóvis... Estou começando a achar que essa teoria está meio furada. Será mesmo que há dados que comprovem isso?

 

Já ouvi o Luiz dizendo que para nevar em Palmas especificamente a melhor situação é El Niño. Ou seja, dentro do que você falou, dentro das correlações e probabilidades, PDO positiva maior probabilidade de El Niño, porém com invernos menos frios.

 

Entretanto, nessa situação, é ruim para o RESTO de todo Centro-Sul do Brasil (incluindo RS/SC) em termos de frio, e inclusive neve para as serras do RS/SC...

 

Por TUDO ISSO, acho que outras variáveis (anomalias de temperatura do Atlântico, efeitos do desmatamento da Amazônio começando a serem sentidos por exemplo), menos estudados e mais deconhecidas têm influenciado mais nosso inverno, já que estamos numa região de transição.

 

As variáveis já conhecidas já teve de tudo (PDO, ENSO, La Niñ, El Niño, Neutralidade), e, do paralelo 30 (PoA) para cima no pós 2000 os invernos estão alterados para quente. Já abaixo do paralelo 30, tem havido eventos marcantes e pontuais no inverno (não alteração na médias!), como: neve em B. Aires, que não acontecia desde 1918, neve boa em Pinheiro Machado (maior dos últimos 20 anos), miolo inverno 2007 BEM abaixo da média no RS, Catarina.

 

Pense nessas possibilidades e, principalmente nos FATOS OCORRIDOS RECENTEMENTE!

 

Acho que uma solução bem eficáz seria pegar alguns anos "democráticos" que fizeram a alegria de todos amanates de frio e neve no Centro-Sul, como 94, 96, 99 e 2000 e analisar as situações dos meses anteriores aos invernos desses anos e respectivas variáveis, PDO, ENSO, La Niã ou La Niña ou neutralidade.

Link to comment
Share on other sites

Uma teoria que podemos questionar: Se o desmatamento causa tanto estrago assim no clima global(não que eu defenda o mesmo...), como as regiões desmatadas na América do Norte não tiveram tanta influencia no clima da região de forma global? Sabemos que havai muitas florestas em vários lugares por lá. Florestas diferentes das nossas, na Europa, da mesma forma. Na Áfrican, nem se fala. No entanto, estes desmatamentos influenciam os microclimas e, de um modo geral, em, vamos dizer, macro-microregiões. Se alteram correntes de vento ou influênciam nso ventos em camadas, devem ter estudos que comprovem. Mas, QUERO VÊ-LOS!!!.

Lendo várias matérias a respeito. Cheguei a uma conclusão, leiga, de que há outras influências maiores: vulcões que entram em errupção por deibaixo dos mares, alterações das grandes correntes oceânicas, as quais se comunicam, levando frio dos pólos para o sul e noirte. E os oceânos que são a grande influência no clima global. Sem esquecer o SOL, o astro rei, que por ser o principal responsável por tudo o que se tem na face da terra, causa influência direta. E, não esqueçamos que o CO2 é que nos dá vida.

Link to comment
Share on other sites

Uma teoria que podemos questionar: Se o desmatamento causa tanto estrago assim no clima global(não que eu defenda o mesmo...), como as regiões desmatadas na América do Norte não tiveram tanta influencia no clima da região de forma global? Sabemos que havai muitas florestas em vários lugares por lá. Florestas diferentes das nossas, na Europa, da mesma forma. Na Áfrican, nem se fala. No entanto, estes desmatamentos influenciam os microclimas e, de um modo geral, em, vamos dizer, macro-microregiões. Se alteram correntes de vento ou influênciam nso ventos em camadas, devem ter estudos que comprovem. Mas, QUERO VÊ-LOS!!!.

Lendo várias matérias a respeito. Cheguei a uma conclusão, leiga, de que há outras influências maiores: vulcões que entram em errupção por deibaixo dos mares, alterações das grandes correntes oceânicas, as quais se comunicam, levando frio dos pólos para o sul e noirte. E os oceânos que são a grande influência no clima global. Sem esquecer o SOL, o astro rei, que por ser o principal responsável por tudo o que se tem na face da terra, causa influência direta. E, não esqueçamos que o CO2 é que nos dá vida.

 

99,9% DO CLIMA DEPENDE DO SOL.....

Link to comment
Share on other sites

Não sei se alguém leu um artigo no site da Accuweather, onde o professor Don Easterbrook da Western Washington University, escreve que a terra entrou num processo de resfriamento, que começou em 2002, e deve durar pelo menos até 2040, podendo haver algumas interrupções nesse processo pela ocorrência de El Nino, de curta durações.

Segundo esse professor o principal motivo desse resfriamento é a atividade solar, que nos próximos anos vai ficar muito parecida com os anos quando ocorreu o período conhecido como Maunder Minimum.

Link to comment
Share on other sites

Outro artigo, agora publicado no site do ICECAP, mostra que por causa da atividade solar , a temperatura global poderá cair até 2 graus, situação não vista nos últimos 100 anos.

Parece que cada dia mais, começa a aparecer estudos nesse sentido; agora, por aqui, nada ainda, continuam nos empurrando goela abaixo o aquecimento global.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, nao estou conseguindo acessar ao topico de monitoramento de setembro. O que esta havendo?

 

Estou em Santiago/Chile onde amanheceu com 10C e neblina, porem estou impressionado com os dados os desta primeira metade de setembro ai no Brasil. Esta mais frio que em julho e agosto. Eh realmente uma pena que em um ano cheio de anomalias negativas justamente julho e agosto apresentem anomalias bem positivas.

 

Hj a noite jah estarei de volta a Porto Alegre. Mauro, pode deixar que neste fds arrumarei a minha estacao de Canela, ainda mais agora que o INMET resolveu sair fora do ar :? . Muito possivelmente os temporais da semana passada trouxeram quedas de luz que arruinaram com as pilhas do nobreak do console da estacao.

 

Abracos!!

Link to comment
Share on other sites

Mauro, pode deixar que neste fds arrumarei a minha estacao de Canela, ainda mais agora que o INMET resolveu sair fora do ar :? . Muito possivelmente os temporais da semana passada trouxeram quedas de luz que arruinaram com as pilhas do nobreak do console da estacao.

 

Abracos!!

 

Valeu Bruno. A tua estação é muito importante para nós do BAZ e não são poucas às vezes que estou de viagem e monitoro o nosso clima através dela!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, nao estou conseguindo acessar ao topico de monitoramento de setembro. O que esta havendo?

 

Estou em Santiago/Chile onde amanheceu com 10C e neblina, porem estou impressionado com os dados os desta primeira metade de setembro ai no Brasil. Esta mais frio que em julho e agosto. Eh realmente uma pena que em um ano cheio de anomalias negativas justamente julho e agosto apresentem anomalias bem positivas.

 

Hj a noite jah estarei de volta a Porto Alegre. Mauro, pode deixar que neste fds arrumarei a minha estacao de Canela, ainda mais agora que o INMET resolveu sair fora do ar :? . Muito possivelmente os temporais da semana passada trouxeram quedas de luz que arruinaram com as pilhas do nobreak do console da estacao.

 

Abracos!!

 

Clica na página anterior que vai funcionar!!! Clica na 26!

Link to comment
Share on other sites

O texto abaixo faz parte do blog do Accuweather

 

 

Friday, September 12, 2008

 

Recent Chill could be Start of Longer Term Cooling, says Researcher

Mark Paquette, who is a new colleague of mine here at AccuWeather.com came to me last month and wanted to get involved with the global warming blog. In addition to being one of our new early morning forecasters, Mark has a particularly strong interest in climate change. Mark will pop in from time to time with a blog, especially during one of the weekend days when I normally would not post anything new.

 

As a new meteorologist at AccuWeather I am not going to be pretend to be an expert at global warming, or maybe more appropriately named, climate change. This subject has interested me since grade school, and I even considered studying it at the graduate school level.

 

I recently came across a research report written by Don J. Easterbrook, a Professor of Geology at Western Washington University that explains his theory of global cooling, which he says began in 2002, was interupted by the El-Nino of 2005, and will continue, by his projections until 2040. For the whole time period of 2002-2040, he expects a drop in temperature of about 0.5 C. Curiously, his projection is only for the Northern Hemisphere. This article stood out to me simply because since the late 80's, 1988 in particular, we have been bombarded with media stories warning of the dangers of global warming. Our more experienced readers may remember that in the 70's, there were many an article about global cooling and even an impending return to ice age conditions. So, an article on global cooling in this day and age, which may be seen as being more appropriate 30 years ago, piqued my interest. Also interesting is his explanation why he has the earth cooling. There have been recent studies and observations of a lack of (or at least not as may) sunspots. Professor Easterbrook says that the recent lack of sunspot activity may be part of a bigger trend of lower sunspot activity ( possibly similiar to what happened in the Maunder Minimum from about 1600-1700 AD where there was almost a complete lack of sunspots altogether), and lower sunspot activity signifies a slight reduction in the amount of energy being put out by the sun, and thus received by the earth. This was at leat part of the reason (if not the main reason) for the "Little Ice Age" that occured from about 1300-1800 AD. So the Professor basically says, if cooling happened back then from a decrease in the amount of the sun's energy hitting the earth, why couldn't it happen now? I personally think this is a possibility, the scientific reasoning looks sound, but I question where he gets his temperatures. The earth has been cooling since 2002, only briefly interrupted by El Nino in 2005? I'm not sure about that. How does he get his temperatures for his projection? I think his theory needs to be looked at, but his methods may need to be scrutinized more closely.

Link to comment
Share on other sites

O texto do ICECAP, está abaixo:

 

 

Sep 15, 2008

Spotless Sun, Freeze Warning

By Al Fin

 

Letter by David Watt of Brentwood in Essex to the Belfast telegraph (Mr. Watt is not connected with the Armagh Observatory)

 

After all the hype over catastrophic anthropogenic global warming (CAGW) doom, it may come as a shock to many readers that scientists do not understand the Earth’s climate very well. Forget Al Gore, forget James Hansen, forget Michael Mann. Pay attention to what the sun is telling us, by its quietness. The observatory [Armagh] notes that solar cycles 21 and 22, which were characterized by being short and intense in their activity, led to the natural global warming observed in the 80’s and 90’s.

 

“Cycle 23, which hasn’t finished yet, looks like it will be long (at least 12 to 13 years) and cycle 24, which has still to start, looks like it will be exceptionally weak,” writes one observatory scientist.

 

“Based on the past Armagh measurements, this suggests that over the next two decades, global temperatures may fall by about 2 degrees C - that is, to a level lower than any we have seen in the last 100 years. “Temperatures have already fallen by about 0.5 degrees C over the past 12 months and, if this is only the start of it, it would be a serious concern,” concludes David Watt.

 

 

 

Natural climate variation is driven by multiple overlapping solar cycles, by the ocean multidecadal oscillations, by volcanic activity, by chaotic biological cycles on land and in the sea, all influencing and being influenced by ice and snow cover. None of these factors are well understood. Yet the wholly warmer climate orthodoxy claims to be able to simplify climate to one parameter: anthropogenic greenhouse gases! These high priests of the orthodoxy exhibit a sad combination of laziness and arrogance.

 

They are like the lazy and incompetent physician who jumps at the first diagnosis that enters his mind, and refuses to consider any other factors. But having jumped onto the political and media bandwagon of climate doom, these alarmist orthodoxers have set their course, regardless of how the reality may develop.

Link to comment
Share on other sites

Mais um artigo comprovando aquilo que escrevi ontem, cada dia que passa mais cientistas e/ou meteorologistas escrevem artigos no exterior dizendo que o mundo vai entrar num período de resfriamento; enquanto isso, por terra brasilis.......

 

 

Is This The Beginning of Global Cooling

By Allan MacRae

 

Many scary stories have been written about the dangers of catastrophic global warming, allegedly due to increased atmospheric concentrations of the greenhouse gas carbon dioxide (CO2) from the combustion of fossil fuels. But is the world really catastrophically warming? NO. And is the warming primarily caused by humans? NO.

 

Since just January 2007, the world has cooled so much that ALL the global warming over the past three decades has disappeared! This is confirmed by a plot of actual global average temperatures from the best available source, weather satellite data that shows there has been NO net global warming since the satellites were first launched in 1979.

 

 

See larger image here.

 

Since there was global cooling from ~1940 to ~1979, this means there has been no net warming since ~1940, is spite of an ~800% increase in human emissions of carbon dioxide. This indicates that the recent warming trend was natural, and CO2 is an insignificant driver of global warming.

 

Furthermore, the best fit polynomial shows a strong declining trend. Are we seeing the beginning of a natural cooling cycle? YES. Further cooling, with upward and downward variability, is expected because the Pacific Decadal Oscillation (PDO) has returned to its cool phase, as announced by NASA this year.

 

Global warming and cooling have closely followed the phases of the PDO. The most significant pattern of PDO behavior is a shift between “warm” and “cool” phases that last 20 to 30 years. In 1905, the PDO shifted to its “warm” phase. In 1946, the PDO changed to its “cool” phase. In 1977, the PDO returned to its “warm” phase and produced the current warming. In 2007-8, the PDO turned cold again, so we can expect several decades of naturally-caused global cooling.

 

Some scientists are predicting that this cooling will be severe, and is a greater threat to humanity than global warming ever was. Meanwhile, politicians are still obsessing about global warming.

Link to comment
Share on other sites

Hm, interessante. Então começam a convergir os sinais de que estamos entrando num processo de resfriamento global?

 

Não sei quais os dados dos sunspots identificados nos últimos anos, se alguém tiver esse dado favor compartilhá-lo.

 

Achei, via Google, um interessante artigo intitulado "O aquecimento global vai iniciar uma nova era do gelo?". Antigo, mas interessante: http://www.guardian.co.uk/environment/2003/nov/13/comment.research

Link to comment
Share on other sites

Certamente. O resfriamento é pior que o aquecimento: menos lavouras; mais dificuldades de plantar. Mais consumos de combustíveis fósseis para esquentar lares. Segundo alguns estudiosos em antropologia e sociologia, a própria revolução francesa foi precedida por períodos de rsfriamento. O que gerou falta de alimentos no mundo. Embora nós , amantes de frio, possamos achar legar o romantismo da neve e de paisagens belas. A verdade é que o frio é bem pior que o calor. Num processo global, dificulta o plantio de alimentos e gera fome.

Link to comment
Share on other sites

Hm, interessante. Então começam a convergir os sinais de que estamos entrando num processo de resfriamento global?

 

Não sei quais os dados dos sunspots identificados nos últimos anos, se alguém tiver esse dado favor compartilhá-lo.

 

Achei, via Google, um interessante artigo intitulado "O aquecimento global vai iniciar uma nova era do gelo?". Antigo, mas interessante: http://www.guardian.co.uk/environment/2003/nov/13/comment.research

 

Um fato para análise:

O artigo acima citado é de 2003.

E o que isto significa? Que as mudanças climáticas não são botão "on/off".

As coisas acontecem gradualmente. Não mudam do dia para a noite, levam anos, às vezes décadas.

Sei que estamos ansiosos pelo retorno do frio e da neve e muitas vezes dá vontade de "chutar o balde".

Aguardemos. As coisas estão mudando.

Link to comment
Share on other sites

Certamente. O resfriamento é pior que o aquecimento: menos lavouras; mais dificuldades de plantar. Mais consumos de combustíveis fósseis para esquentar lares. Segundo alguns estudiosos em antropologia e sociologia, a própria revolução francesa foi precedida por períodos de rsfriamento. O que gerou falta de alimentos no mundo. Embora nós , amantes de frio, possamos achar legar o romantismo da neve e de paisagens belas. A verdade é que o frio é bem pior que o calor. Num processo global, dificulta o plantio de alimentos e gera fome.
Isso poderia ser evitado se começassemos a nos preparar agora para os anos frios do porvir. Poderíamos repensar nossas áreas e técnicas de cultivo, para que não ocorra nenhum desastre humanitário devido a algum inverno rigoroso.

 

Mas ao invés disso, a gente só escuta na mídia o aquecimento global, as pessoas estão se preparando para anos mais quentes.

Link to comment
Share on other sites

Certamente. O resfriamento é pior que o aquecimento: menos lavouras; mais dificuldades de plantar. Mais consumos de combustíveis fósseis para esquentar lares. Segundo alguns estudiosos em antropologia e sociologia, a própria revolução francesa foi precedida por períodos de rsfriamento. O que gerou falta de alimentos no mundo. Embora nós , amantes de frio, possamos achar legar o romantismo da neve e de paisagens belas. A verdade é que o frio é bem pior que o calor. Num processo global, dificulta o plantio de alimentos e gera fome.
Isso poderia ser evitado se começassemos a nos preparar agora para os anos frios do porvir. Poderíamos repensar nossas áreas e técnicas de cultivo, para que não ocorra nenhum desastre humanitário devido a algum inverno rigoroso.

 

Mas ao invés disso, a gente só escuta na mídia o aquecimento global, as pessoas estão se preparando para anos mais quentes.

 

 

Hoje em dia há tecnologia para enfrentar um resfriamento. Além disso eu discordo que o resfriamento é pior. Leiam o livro "A Vingança de Gaya" de James Lovelock, em que ele explica que os períodos interglaciais são uma espécie de estado febril na terra. Na verdade, com um resfriamento moderado ganham todos. As regiões tropicais e equatoriais se beneficiam enormemente, as regiões desérticas recuam, e a fauna das regiões polares também se beneficia. Acreditem, o aquecimento é muito pior do que o resfriamento!

 

DEDINITIVAMENTE NÃO DÁ PARA POSTAR OPINIÕES NESTE SITE!

O engraçado é que quando se posta algo aqui que vai de acordo com o que pensa a maioria, aí tudo bem, é "científico"... mas se posta algo que vai contra, então é "religião", isso quando não me acusam de "comunista"...NUNCA MAIS POSTO OPINIÕES AQUI, NO MÁXIMO ALGUM DADO OU OBSERVAÇÃO E SÓ, e isso em consideração por uma ou outra pessoa aqui com quem ainda vale a pena interagir...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Certamente. O resfriamento é pior que o aquecimento: menos lavouras; mais dificuldades de plantar. Mais consumos de combustíveis fósseis para esquentar lares. Segundo alguns estudiosos em antropologia e sociologia, a própria revolução francesa foi precedida por períodos de rsfriamento. O que gerou falta de alimentos no mundo. Embora nós , amantes de frio, possamos achar legar o romantismo da neve e de paisagens belas. A verdade é que o frio é bem pior que o calor. Num processo global, dificulta o plantio de alimentos e gera fome.
Isso poderia ser evitado se começassemos a nos preparar agora para os anos frios do porvir. Poderíamos repensar nossas áreas e técnicas de cultivo, para que não ocorra nenhum desastre humanitário devido a algum inverno rigoroso.

 

Mas ao invés disso, a gente só escuta na mídia o aquecimento global, as pessoas estão se preparando para anos mais quentes.

 

 

Hoje em dia há tecnologia para enfrentar um resfriamento. Além disso eu discordo que o resfriamento é pior. Leiam o livro "A Vingança de Gaya" de James Lovelock, em que ele explica que os períodos interglaciais são uma espécie de estado febril na terra. Na verdade, com um resfriamento moderado ganham todos. As regiões tropicais e equatoriais se beneficiam enormemente, as regiões desérticas recuam, e a fauna das regiões polares também se beneficia. Acreditem, o aquecimento é muito pior do que o resfriamento!

 

James Lovelock. Quando citei a ecologia como religião, tinha razão. E muita. Se o resfriamento é bom, melhor discutir com os europeus que viveram de raízes quando até as batatas não mais nasciam na Pequena Idade do Gelo. Costuma-se afirmar que a Amazônia era uma savana...

 

Não pense que o aquecimento é pior, pois não é mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Certamente. O resfriamento é pior que o aquecimento: menos lavouras; mais dificuldades de plantar. Mais consumos de combustíveis fósseis para esquentar lares. Segundo alguns estudiosos em antropologia e sociologia, a própria revolução francesa foi precedida por períodos de rsfriamento. O que gerou falta de alimentos no mundo. Embora nós , amantes de frio, possamos achar legar o romantismo da neve e de paisagens belas. A verdade é que o frio é bem pior que o calor. Num processo global, dificulta o plantio de alimentos e gera fome.
Isso poderia ser evitado se começassemos a nos preparar agora para os anos frios do porvir. Poderíamos repensar nossas áreas e técnicas de cultivo, para que não ocorra nenhum desastre humanitário devido a algum inverno rigoroso.

 

Mas ao invés disso, a gente só escuta na mídia o aquecimento global, as pessoas estão se preparando para anos mais quentes.

 

 

Hoje em dia há tecnologia para enfrentar um resfriamento. Além disso eu discordo que o resfriamento é pior. Leiam o livro "A Vingança de Gaya" de James Lovelock, em que ele explica que os períodos interglaciais são uma espécie de estado febril na terra. Na verdade, com um resfriamento moderado ganham todos. As regiões tropicais e equatoriais se beneficiam enormemente, as regiões desérticas recuam, e a fauna das regiões polares também se beneficia. Acreditem, o aquecimento é muito pior do que o resfriamento!

 

James Lovelock. Quando citei a ecologia como religião, tinha razão. E muita. Se o resfriamento é bom, melhor discutir com os europeus que viveram de raízes quando até as batatas não mais nasciam na Pequena Idade do Gelo. Costuma-se afirmar que a Amazônia era uma savana...

 

Não pense que o aquecimento é pior, pois não é mesmo.

 

ISSO VENHO DIZENDO AQUI, PARA NOSSA ECONOMIA SERÁ MUITO PROBLEMÁTICO.

 

NESTE ANO UMA PEQUENA AMOSTRA;

 

INVERNO CHEGOU CEDO E FOI INTENSO NOS PRIEIROS 75 DIAS, DEU UMA AMENIZADA E VOLTOU COM FORÇA EM ALGUNS DIAS DE AGOSTO E AGORA. RESULTADO, AS PLANTAS, TEMPERADAS, BROTARAM MAIS CEDO E A GEADA ESTÁ "COMENDO" GRADATIVAMENTE A SAFRA FUTURA....

 

SE NÃO HOUVER PESQUISA NESTA ÁREA, NÃO ESTÁ HAVENDO, TEREMOS SÉRIOS PROBLEMAS, MAIS FRIO EM CULTURAS COM EXIGÊNCIA ATUAL, SERÁ PEPINO NO FUTURO....

 

FORA AS CULTURAS LIMITES, QUE SERÃO INVIÁVEIS, BANANA....

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
2007:

 

Setembro: -0,36

Outubro: -1,45

Novembro: -1,08

Dezembro: -0,58

 

2008:

 

Janeiro: -1,00

Fevereiro: -0,77

Março: -0,71

Abril: -1,52

Maio: -1,37

Junho: -1,34

Julho: -1,67

Agosto: -1,70

Setembro: -1,55

 

13 meses ininterruptos de PDO negativa... :D:D:D

 

 

Por quÊ será que julho e agosto foram uma porcaria?

Link to comment
Share on other sites

2007:

 

Setembro: -0,36

Outubro: -1,45

Novembro: -1,08

Dezembro: -0,58

 

2008:

 

Janeiro: -1,00

Fevereiro: -0,77

Março: -0,71

Abril: -1,52

Maio: -1,37

Junho: -1,34

Julho: -1,67

Agosto: -1,70

Setembro: -1,55

 

13 meses ininterruptos de PDO negativa... :D:D:D

 

 

Por quÊ será que julho e agosto foram uma porcaria?

 

EFEITO CHALEIRA, LEVARÁ UNS ANOS PARA ENTRAR NA LADEIRA....

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Lendo o jornal hoje, lembrei das palavras do Ronaldo quando ele escreveu que não existe pesquisa na área agrícola para um possível clima mais frio.

Aqui em SP, os pesquisadores estão com a intenção de introduzir no estado um novo tipo de café, que se adapta melhor a um clima mais quente e úmido; ou seja, estão indo na contramão dos fatos; ou melhor ainda, eles estão indo somente numa direção.

Link to comment
Share on other sites

Lendo o jornal hoje, lembrei das palavras do Ronaldo quando ele escreveu que não existe pesquisa na área agrícola para um possível clima mais frio.

Aqui em SP, os pesquisadores estão com a intenção de introduzir no estado um novo tipo de café, que se adapta melhor a um clima mais quente e úmido; ou seja, estão indo na contramão dos fatos; ou melhor ainda, eles estão indo somente numa direção.

 

Eles não estão indo na contramão dos fatos, estão agindo de acordo

com o que a maioria esmagadora dos cientistas e estudos estão prevendo.

Há quem fale em resfriamento, e com ótimos argumentos, mas são uma franca minoria. Se estão certos, só o tempo dirá, mas até agora, as evidências são muito mais fortes no sentido de que a terra está se aquecendo, do que o contrário!

Link to comment
Share on other sites

Concordo Michel, que a maioria dos entendidos no assunto são adeptos da tese do aquecimento global, mas como vc mesmo disse, existe uma corrente, por enquanto pequena, que diz exatamente o oposto; e aí??, e se essa minoria estiver certa?, poderemos passar por período que será muito difícil para uma grande parte da população mundial e não estaremos preparados para isso, já que hoje só existem pesquisas levando em conta o aumento das temperaturas.

É isso que acha errado, todo dinheiro gasto em pesquisas no mundo inteiro, leva em conta só uma possibilidade.

Link to comment
Share on other sites

A BOA E SÉRIA PESQUISA TRABALHARIA COM OS 3 CENÁRIOS, ASSIM NINGUÉM SERIA PEGO DE SURPRESA.

 

EX; O PESSOAL DA BANANA EM SC JÁ ESTÁ TENDO PROBLEMA COM O FRIO, A DUAS SAFRAS QUE O FRIO VEM INCOMODANDO. NESTE ANO O ATRASO É GRANDE E A QUALIDADE INFERIOR. BASTARÁ DAR UMA GEADA FORTE A CADA 3 ANOS PARA ELIMINAR, ECONOMICAMENTE, A CULTURA DO SUL E NORTE DE SC. SÃO APENAS 40 MIL FAMÍLIAS!!! CADÊ AS OPÇÕES PARA ESTAS PESSOAS E É UM PROBLEMA PARA 3/5/10 ANOS, NÃO PREVISÃO PARA 40/50/60 ANOS....

Link to comment
Share on other sites

A maioria nem sempre está correta. Os dados começam a prová-lo.

 

E nem a corrente que acredita em resfriamente é tão pequena assim. Pequeno é o espaço concedido na mídia a eles.

Questão de destaque.

Sds.

Perfeitamente. Quando se caminha em uma única direção, vamos ter soluções para aquele cenário: no caso, o aquecimento. Mas, se houver o contrário? Quais seriam as soluções??

Estaremos cheios de ventiladores, culturas de verão no sul. E, de repente, o frio volta forte.

É necessário ser ponderado. Todos os cenários devem ser estudados. Cientista não anda de mãos dadas com "tendências". Ele olha exatamente para onde ninguém quer...

Link to comment
Share on other sites

A BOA E SÉRIA PESQUISA TRABALHARIA COM OS 3 CENÁRIOS, ASSIM NINGUÉM SERIA PEGO DE SURPRESA.

 

EX; O PESSOAL DA BANANA EM SC JÁ ESTÁ TENDO PROBLEMA COM O FRIO, A DUAS SAFRAS QUE O FRIO VEM INCOMODANDO. NESTE ANO O ATRASO É GRANDE E A QUALIDADE INFERIOR. BASTARÁ DAR UMA GEADA FORTE A CADA 3 ANOS PARA ELIMINAR, ECONOMICAMENTE, A CULTURA DO SUL E NORTE DE SC. SÃO APENAS 40 MIL FAMÍLIAS!!! CADÊ AS OPÇÕES PARA ESTAS PESSOAS E É UM PROBLEMA PARA 3/5/10 ANOS, NÃO PREVISÃO PARA 40/50/60 ANOS....

 

Concordo que todas as possibilidades devem ser levadas em conta, mas em termos de políticas públicas, deve-se dar maior enfoque ao que a maior parte dos estudos e cientistas dizem, pois os gestores públicos não são cientistas e devem ter como parâmetro os estudos predominantes, pois vozes dissonantes sempre existem. Agora, é claro que a gestão pública não deveria focar 100% na opinião predominante, se há estudos sérios apontando em direção contrária. Entretanto, o enfoque maior, deve ir na direção do que predomina sim.

O resfriamento na região de São Joaquim e nos dois estados mais meridionais do Brasil, pode ser apenas reflexo de um maior represamento do ar frio resultante do próprio aquecimento de regiões mais ao norte, como o Paraná. Vejam, que a cada ano a neve está mais rara nestas regiões.

Estudos referentes ao aquecimento global não apontam o mesmo como algo uniforme em todo o mundo. Na realidade, a temperatura média mundial, segundo esses estudos, vai aumentar (e já está aumentando), e, por conseguinte, alterar a rota das correntes marítimas e a dinâmica climática mundial. Assim, é natural que algumas regiões até esfriem (é verdade que todos os cenários de previão que eu já vi, apontam para um aquecimento em 100% do território brasleiro). Há, inclusive, quem diga, que o resfriamento ocorrido em uma parte do continente Antártico (em contraponto a outra parte, que aqueceu, e bastante), nos últimos 40 anos, é um provável e paradoxal efeito do aquecimento global, assim como o aumento de precipitação de neve em algumas cadeias de montanha, como no oeste dos EUA!

Penso eu, que alguns eventos rigorosos de frio nos últimos invernos europeus (como a neve que caiu em quase todo o território português em 2006, e em Palma de Majorca em 2005), já possam ser efeito de um início de enfraquecimento da corrente do golfo, decorrente do aumento das mudanças climáticas!

Link to comment
Share on other sites

A BOA E SÉRIA PESQUISA TRABALHARIA COM OS 3 CENÁRIOS, ASSIM NINGUÉM SERIA PEGO DE SURPRESA.

 

EX; O PESSOAL DA BANANA EM SC JÁ ESTÁ TENDO PROBLEMA COM O FRIO, A DUAS SAFRAS QUE O FRIO VEM INCOMODANDO. NESTE ANO O ATRASO É GRANDE E A QUALIDADE INFERIOR. BASTARÁ DAR UMA GEADA FORTE A CADA 3 ANOS PARA ELIMINAR, ECONOMICAMENTE, A CULTURA DO SUL E NORTE DE SC. SÃO APENAS 40 MIL FAMÍLIAS!!! CADÊ AS OPÇÕES PARA ESTAS PESSOAS E É UM PROBLEMA PARA 3/5/10 ANOS, NÃO PREVISÃO PARA 40/50/60 ANOS....

 

Concordo que todas as possibilidades devem ser levadas em conta, mas em termos de políticas públicas, deve-se dar maior enfoque ao que a maior parte dos estudos e cientistas dizem, pois os gestores públicos não são cientistas e devem ter como parâmetro os estudos predominantes, pois vozes dissonantes sempre existem. Agora, é claro que a gestão pública não deveria focar 100% na opinião predominante, se há estudos sérios apontando em direção contrária. Entretanto, o enfoque maior, deve ir na direção do que predomina sim.

O resfriamento na região de São Joaquim e nos dois estados mais meridionais do Brasil, pode ser apenas reflexo de um maior represamento do ar frio resultante do próprio aquecimento de regiões mais ao norte, como o Paraná. Vejam, que a cada ano a neve está mais rara nestas regiões.

Estudos referentes ao aquecimento global não apontam o mesmo como algo uniforme em todo o mundo. Na realidade, a temperatura média mundial, segundo esses estudos, vai aumentar (e já está aumentando), e, por conseguinte, alterar a rota das correntes marítimas e a dinâmica climática mundial. Assim, é natural que algumas regiões até esfriem (é verdade que todos os cenários de previão que eu já vi, apontam para um aquecimento em 100% do território brasleiro). Há, inclusive, quem diga, que o resfriamento ocorrido em uma parte do continente Antártico (em contraponto a outra parte, que aqueceu, e bastante), nos últimos 40 anos, é um provável e paradoxal efeito do aquecimento global, assim como o aumento de precipitação de neve em algumas cadeias de montanha, como no oeste dos EUA!

Penso eu, que alguns eventos rigorosos de frio nos últimos invernos europeus (como a neve que caiu em quase todo o território português em 2006, e em Palma de Majorca em 2005), já possam ser efeito de um início de enfraquecimento da corrente do golfo, decorrente do das recentes mudanças climáticas!

Link to comment
Share on other sites

NÃO CONFUNDAS AUSÊNCIA DE NEVE FORTE COM AQUECIMENTO, ASSIM COMO DIMINUIÇÃO DE GELEIRAS NEM SEMPRE É POR AQUECIMENTO.

 

APESAR DE NÃO HAVER NEVE DECENTE EM 12 ANOS, QUE NÃO É NADA EM TERMOS DE CLIMATOLOGIA, OS INVERNOS TEM SIDO MAIS FRIOS NOS ÚLTIMOS 21 ANOS QUE NA SÉRIE TOTAL.

 

MUITAS GELEIRAS DIMINUEM POR FALTA DE QUEDA DE NVE NA ÉPOCA CERTA E NÃO POR ELEVAÇÃO DE TEMPERATURA.

Link to comment
Share on other sites

NÃO CONFUNDAS AUSÊNCIA DE NEVE FORTE COM AQUECIMENTO, ASSIM COMO DIMINUIÇÃO DE GELEIRAS NEM SEMPRE É POR AQUECIMENTO.

 

APESAR DE NÃO HAVER NEVE DECENTE EM 12 ANOS, QUE NÃO É NADA EM TERMOS DE CLIMATOLOGIA, OS INVERNOS TEM SIDO MAIS FRIOS NOS ÚLTIMOS 21 ANOS QUE NA SÉRIE TOTAL.

 

MUITAS GELEIRAS DIMINUEM POR FALTA DE QUEDA DE NVE NA ÉPOCA CERTA E NÃO POR ELEVAÇÃO DE TEMPERATURA.

 

Ou por vento.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.