Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Tempo Severo: 9 a 11 SET - Monitoramento


Delcio
 Share

Recommended Posts

Neste momento, nos radares da Aeronáutica de Santiago e Canguçu já se observa a formação o deslocamento de densas nebulosidades, com vento moderado na fronteira oeste e metade oeste do estado. O mapa de descargas elétricas aponta forte atividade na fronteira com o Uruguai. Já há chuva em muitas cidades nessa região.

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SEX 09 SET 2005 - 04:15

 

ALERTA METEOROLOGICO

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta para chuva intensa no estado hoje e durante o final de semana. Fortes temporais com vendavais e queda de granizo devem ser registrados e há risco de tornados. Intensa massa de ar polar traz muito frio e chance de neve na primeira metade da próxima semana.

 

---

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta para condições de tempo muito severo no Rio Grande do Sul entre hoje e o final do domingo. O estado deve ser atingido por chuva forte a intensa em alguns momentos e que deve vir acompanhada de temporais.

 

"Assim como ocorreu na semana passada, o cenário volta a ser muito preocupante", resume o coordenador da Climatologia Urbana Eugenio Hackbart.

 

Após a instabilidade, forte massa de ar frio alcançará o estado e trará frio intenso.

 

Advertência de chuva muito intensa e risco de alagamentos/inundações

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta a população que choverá forte a intensamente em alguns momentos no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e durante o final de semana.

 

Os volumes pluviométricos serão excessivos em muitos locais, sobretudo do centro e do sul gaúcho, podendo superar a marca dos 100 milímetros. Algumas cidades podem registrar até mesmo acumulados de chuva de 150/180 milímetros no período de sexta a domingo. Várias pancadas de chuva virão na forma de verdadeiras enxurradas, trazendo potencial risco de alagamentos para áreas urbanas. Todas as cidades do centro, sul e oeste gaúcho estarão sujeitas às precipitações mais intensas com possibilidade de registro de alagamentos em suas áreas urbanas.

 

De acordo com a análise da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo pode chover entre 50 e 100 milímetros na Serra, o que pode determinar um novo agravamento das cheias dos rios com nascentes na região serrana e que registraram transbordamentos nas últimas semanas, casos dos Rios Caí, Sinos e Paranhana.

 

A chuva forte atinge o estado durante esta sexta-feira, concentrando-se mais no centro e na metade sul gaúcha. No norte do estado o sol aparece e faz calor. No sábado, com o avanço do ar frio a partir do Uruguai, as áreas de chuva mais intensa devem se concentrar mais para o sul gaúcho na primeira metade do dia, se deslocando para o centro e o norte do estado até o final do dia, determinando a ocorrência de chuva muito forte nas maioria das regiões. Ao longo do domingo, especialmente na primeira metade do dia, são esperadas precipitações muito fortes na metade norte do estado, incluindo a Grande Porto Alegre.

 

A área urbana de Porto Alegre pode registrar chuva forte no período de alerta (09, 10 e 11/09), especialmente entre a noite de sábado e o final da tarde de domingo. No entendimento da Climatologia Urbana, é elevadíssimo o risco de alagamentos na zona urbana de Porto Alegre e cidades da área metropolitana no período de alerta.

 

Advertência por temporais que podem ser de forte intensidade - Risco de vendavais, desenvolvimento de células tornádicas e queda de granizo

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta ainda para a possibilidade da chuva intensa vir acompanhada de temporais com risco de rajadas de vento forte e sobretudo de queda de granizo em pontos localizados. Adverte-se que em pontos muito localizados há a possibilidade dos temporais serem muito fortes com risco de vendavais com potencial de causar danos estruturais.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo não descarta até mesmo a ocorrência de tornados no Rio Grande do Sul durante o período de alerta, especialmente durante o sábado. Os índices de instabilidade e o padrão geral da atmosfera vão criar uum cenário crítico para a ocorrênca de tempo severo, especialmente no oeste nesta sexta-feira e em praticamente todas as regiões amanhã sábado. É importante esclarecer que as condições e o período favoráveis ao registro de tornados podem ser previstos, entretanto é impossível precisar exatamente onde e quando o fenômeno pode ocorrer. A população não deve alterar sua rotina durante o período de alerta, porém deve se manter atenta aos informes da Meteorologia e na eventualidade da ocorrência de uma tempestade muito forte deve evitar estar na rua, procurando abrigo imediatamente em casas e edifícios.

 

As condições serão favoráveis ao registro de temporais em praticamente todo o estado nesta sexta-feira, no sábado e ainda no domingo. Durante esta sexta-feira o cenário favorável ao tempo severo cobrirá praticamente todo o centro e sul gaúcho, mas sobretudo o sudoeste do estado (Barra do Quaraí, Quaraí, Itaqui, Uruguaiana, Rosário do Sul, Alegrete e Santana do Livramento). No sábado a instabilidade estará concentrada na primeira metade do dia mais para o sul do estado, porém no decorrer do período as áreas de tormenta devem alcançar as demais regiões do centro e o norte gaúcho. Justamente durante o avanço da linha frontal podem se produzir as tempestades mais fortes. Durante o domingo, a intensa instabilidade deve se concentrar na metade norte do estado, sobretudo na primeira metade do dia, perdendo força ao longo da tarde e da noite.

 

Para a Climatologia Urbana de São Leopoldo, o sábado é considerado o dia mais crítico para o registro de tempo severo, justamente quando são esperados os maiores índices de instabilidade atmosférica sobre o território gaúcho. O risco de granizo regionalmente será maior na metade norte do estado, sobretudo nas Missões, Planalto, Serra, Alto Uruguai e Aparados da Serra no domingo.

 

A instabilidade deve gradualmente perder força sobre o estado entre domingo e segunda-feira com o ingresso de uma intensa massa de ar frio de origem polar.

 

Aviso por ventos fortes pré-frontais e pós-frontais e agitação marítima

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte também que pode ventar forte a muito forte antes, durante e após a passagem da frente fria.

 

Hoje e especialmente amanhã, antes da passagem da frente fria, podem ser registradas fortes rajadas de vento do quadrante norte com o transporte de muito ar quente do centro do país. Destaca-se que algumas rajadas podem ser muito fortes, podendo superar os 80 km/h e até mesmo atingirem 100 km/h. Também ao longo de toda a faixa litorânea devem ser registradas rajadas fortes do quadrante norte (nordeste, norte e noroeste) hoje e sobretudo amanhã. Por isso, a Climatologia Urbana projeta temperaturas altas hoje e amanhã do centro para o norte gaúcho com a possibilidade das máximas atingirem 30 graus. Como o sistema frontal fará um recuo para o Uruguai no sábado de madrugada, ar muito quente deve cobrir a metade norte gaúcha amanhã, não se descarta que a área sob forte calor - máximas próximas e de até 30 graus - possa alcançar a região de Porto Alegre neste sábado.

 

Durante a passagem da frente fria pode ventar forte por ocasiões dos temporais e da chuva (ver tópico dos temporais acima para mais detalhes).

 

Já durante o ingresso da massa de ar polar domingo vai novamente ventar forte. As rajadas de vento podem chegar a 50/60 km/h na maioria das localidades gaúchas, porém no litoral sul gaúcho (região entre o Chuí e Rio Grande) as rajadas podem alcançar ou mesmo eventualmente superarem os 100 km/h. Nos Aparados da Serra e no litoral norte, o ingresso do ar frio pode se fazer acompanhar de rajadas de vento de 60 a 80 km/h durante o domingo e as primeiras horas da segunda-feira. As condições de navegação se tornarão muito perigosas na costa devido à agitação marítima e há risco de ressaca na orla.

 

O vento gelado começará a soprar forte no sul gaúcho ainda durante o sábado e deve ser mais forte no domingo, quando o vento e a queda de temperatura serão percebidos também nas demais regiões do estado. O vento será responsável por trazer sensação de frio intenso e os valores de sensação témica podem ficar negativos no sul gaúcho, na Serra e no Planalto durante o domingo e a primeira metade da segunda-feira.

 

Alerta de forte massa de ar frio

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo está reiterando o alerta sobre o ingresso de uma forte massa de ar polar no domingo em todo o Rio Grande do Sul. A temperatura sofrerá um declínio muito acentuado ainda no domingo e deve cair ainda na segunda-feira.

 

Conforme os meteorologistas da Climatologia Urbana, o ar polar estará associado a um sistema de alta pressão na costa do Chile de quase 1.045 hectopascais, ou seja, um sistema de alta pressão extraordinariamente potente para o mês de setembro e cuja intensidade foi poucas vezes observada nesta época do ano na América do Sul.

 

A temperatura vai ser muito baixa em todo o estado durante parte da próxima semana, especialmente nas manhãs de segunda a quarta-feira, com provável formação de geada na maioria das regiões.

 

A Climatologia Urbana de São Leopoldo indica a possibilidade de neve nas áreas mais elevadas da Serra Gaúcha (Região dos Aparados) e/ou Planalto Sul Catarinense durante a segunda, terça e possivelmente ainda quarta-feira. As condições estarão propícias ao registro do fenômeno sobretudo na terça-feira.

 

A temperatura pode chegar a zero grau ou um grau negativo segunda e terça-feira no sul gaúcho, sobretudo na cidades ao longo da fronteira com o Uruguai. Já na Grande Porto Alegre as mínimas devem se situar abaixo dos cinco graus enquanto nos Aparados da Serra são esperadas marcas negativas na primeira metade da próxima semana.

 

Mesmo à tarde vai fazer frio, especialmente no domingo, quando o tempo se encontrará instável ainda, e na segunda-feira, quando o sol já estiver presente. As máximas devem se situar em 13/15 graus na Grande Porto Alegre e abaixo dos 10 graus na Serra na segunda, após um domingo que será marcado pela queda da temperatura ao longo de todo o dia. As temperaturas mínimas do domingo, claro, serão observadas no final do dia.

 

Responsáveis Técnicos: Meteorologistas Eugenio Hackbart e Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

RED DE ESTACIONES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SAN LEOPOLDO

 

BOLETIN METEOROLOGICO ESPECIAL

 

VIE 09 SET 2005 - 04:00

 

ADVERTENCIA METEOROLOGICA PARA URUGUAY

 

Condiciones de tiempo severo pueden afectar el territorio uruguayo en las proximas horas. Rachas de viento pueden ultrapasar los 100 km/h en las areas costeras durante el ingreso de una masa de aire polar muy intensa en este fin de semana.

 

Advertencia por tiempo severo

 

La Red de Estaciones de Climatologia Urbana mantenie su advertencia sobre la posibilidad de lluvias copiosas en Uruguay durante el dia de hoy y mañana sabado. Los acumulados de lluvia más expresivos que pueden ultrapasar los 100 milimetros son pronosticados para el centro-norte del país. Algunas ciudades pueden registrar anegamientos en suas areas urbanas, sobretodo las ciudades mas cercanas a la frontera de Brasil (Rivera, Melo, Treinta y Tres, Rocha, Bella Unión). Climatologia advierte aún para el riesgo de tormentas severas a muy severas com granizo y rafagas de viento viernes y sabado, especialmente en litoral oeste, centro y norte del territorio uruguayo. És importante aclarar que alguns datos senalan lluvia fuerte también para el sur del país u la región de Montevideo. Ayer a la hora 20:15 fue emitida una advertencia meteorológica por la Dirección Nacional de Meteorología de Uruguay:

 

"Advertencia meteorológica: Ocurrencia de precipitaciones abundantes y copiosas, en el entorno de los 100 mm., tormentas puntualmente severas acompañadas de rachas de viento del suroeste que ocasionalmente podrían superar los 100 kilómetros por hora y formación de granizo, a partir de la tarde de mañana (por hoy) al norte del Río Negro. Para el día sábado 10 se espera marcado descenso de la temperatura, bajas sensaciones térmicas cercanas a 0°C y vientos arrachados del sector sur (entre 62 y 88 kilómetros por hora)".

 

Con el ingreso del aire frio entre sabado y domingo el pronostico de Climatologia apunta mejoramiento gradual del tiempo y marcado descenso de temperatura.

 

Aviso por ola de frio, baja sensación térmica y rachas muy fuertes de viento

 

La Red de Estaciones de Climatologia Urbana de San Leopoldo pronostica una muy fuerte ola de frio en Uruguay y Argentina. Los uruguayos deben esperar un marcado descenso de la temperatura entre sabado y domingo por el ingreso del aire frio asociado a un poderoso sistema de alta pressión de casi 1.045 hPa en las costas de Chile. Climatologia Urbana pronostica valores de temperatura muy bajos para el domingo en Monntevideo con maximas de solo 10/11 grados.

 

Climatologia Urbana advierte aún para rachas fuertes a muy fuertes de viento durante el ingreso de aire frio con rafagas que pueden alcanzar los 80/100 km/h - ocasionalmente 110 km/h - durante el fin de semana en toda la costa atlantica uruguaya, incluyendo la area de Montevideo. Las rachas más furtes son esperadas para la tarde y noche del sabado u durante el domingo.

 

"Debido a la acción del viento fuerte pronosticamos sensación termica de frio muy intenso por debajo de lo cero grado domingo durante las rachas más fuertes", señala el Director General de Climatologia Urbana Eugenio Hackbart.

 

Para Climatologia de San Leopoldo hay la posibilidad de agua nieve entre domingo y lunes.

 

Lunes y martes de la proxima semana pueden presentar temperaturas minimas entre 2 e 4 graus en la area urbana de Montevideo, 0 a 2 en areas suburbanas y minimas bajo cero con heladas amplias en el interior del pais.

Link to comment
Share on other sites

09/09/2005 - 08:22 : Caía granizo há pouco na BR-116 em Esteio.

 

09/09/2005 - 08:10 : Choveu granizo na localidade de São Marcos, interior de Uruguaiana.

 

09/09/2005 - 08:01 : Chuva fraca e 18 graus em Uruguaiana.

 

09/09/2005 - 08:00 : Vento norte a 40 km/h em Caxias do Sul.

 

09/09/2005 - 07:05 : Chove fraco em Pelotas.

 

09/09/2005 - 07:03 : Trovoadas prosseguem na região de Santa Maria.

 

09/09/2005 - 07:00 : Chuva e trovoadas em Uruguaiana.

 

09/09/2005 - 06:58 : Fortes núcelos de instabilidade na região de Itaqui.

 

09/09/2005 - 06:57 : Começa a chover com fraca intensidade em Porto Alegre.

 

09/09/2005 - 06:53 : Houve granizo nesta madrugada em Santa Cruz do Sul.

 

09/09/2005 - 06:51 : Troveja em Porto Alegre.

 

09/09/2005 - 06:44 : Vento de 60 km/h na Barra do Porto de Rio Grande.

 

09/09/2005 - 06:06 : Rajadas de vento de 55 km/h em São Joaquim (SC).

 

09/09/2005 - 06:05 : Relâmpagos na região de Santa Maria.

 

09/09/2005 - 06:02 : Chuva fraca com trovoadas em Uruguaiana.

 

09/09/2005 - 04:19 : Chove a esta hora principalmente na metade sul do estado.

 

09/09/2005 - 03:30 : "Agora às três e quinze da madrugada começaram fortes rajadas de vento. A temperatura é de 14 graus". (Rafael Pavin por e-mail)

 

09/09/2005 - 03:14 : Chove já em grande parte do interior gaúcho.

 

09/09/2005 - 01:01 : "O tempo em Rio Grande há pouco apresentava temperatura de 15,1º graus, vento nordeste com velocidade de 40,1 Km/h, pressão atmosférica de 1022,86 hPa e umidade relativa do ar de 85%". ( Miguel Ângelo - PU3XPG por e-mail)

 

09/09/2005 - 00:20 : "O dia passou com sol até a parte da manha. À tarde houve uma queda de temperatura, tornando o tempo nublado e com vento, dando sensação térmica de frio. Agora à noite o céu está sem nuvens e estrelado, a temperatura se encontra em torno de 11,5 graus e o vento sopra de noroeste. O mar se encontra calmo e com ondulaçoes regulares". (Ricardo Schuster da Rosa por e-mail)

 

09/09/2005 - 00:18 : Imagens de radar já mostram a ocorrência de chuva a esta hora no sudoeste gaúcho, ao norte de Quaraí e a leste de Uruguaiana.

 

09/09/2005 - 00:00 : Começa agora o Monitoramento Especial de Tempo Severo.

Link to comment
Share on other sites

A chuva que era esperada para amanhã já chegou por aqui. Choveu por volta das 10h15min em Passo Fundo. Agora tempo nublado e temperatura amena. Com a ausência do sol não deve esquentar muito à tarde.

 

Aqui choveu, mas muito pouco. Temperatura de 20ºC agora. Durante toda a noite rajadas de vento norte, algumas de intensidade moderada.

 

Agora tudo calmo, sem vento.

Link to comment
Share on other sites

Pelos radares, está vindo uma massa incrível, deve estar aqui em seguida, a precipitação deve ser intensa..., com muita atividade elétrica, na previsão do mapa de descargas elétricas até o momento marca mais de 150 raios por hora e subindo... Será que também vem granizo aqui pelo centro...? O negócio é esperar!!!

Link to comment
Share on other sites

POfr aqui nublado e alguns pingos de chuva, o vento virou de sul/sudeste e faz 13º.

Gurizada achei bem interessante o monitoramento de imagens proporcionado pelo Duquia e o Simepar, quando daquela intempérie que atingiu Tapejara e depois Muitos Capões.Acontece que nossa região tem centenas de municípios e a situação é preocupante,vamos ficar alertas Carazinho, Panambi e PF Soledade e arredores.

Link to comment
Share on other sites

POfr aqui nublado e alguns pingos de chuva, o vento virou de sul/sudeste e faz 13º.

Gurizada achei bem interessante o monitoramento de imagens proporcionado pelo Duquia e o Simepar, quando daquela intempérie que atingiu Tapejara e depois Muitos Capões.Acontece que nossa região tem centenas de municípios e a situação é preocupante,vamos ficar alertas Carazinho, Panambi e PF Soledade e arredores.

 

Acredito que se as condições continuarem como estão não teremos eventos mais significativos aqui para nossa região.

 

É cedo para falar, mas a atual situação nem de perto se compara com o que aconteceu segunda-feira passada. Temperatura em 20º - sensação térmica no vento bem menor.

 

Vamos ver amanhã o que dá.

Link to comment
Share on other sites

Tudo conforme o prognóstico, não está na hora de Passo Fundo ou Ijui serem atingidos por tempo severo. A Jacque colocou que uma area enorme de chuva se aproximava de Porto Alegre pelo radar. Estava proxima, mas na realidade o que haverá nesta sexta e na primeira metade do sábado é o ar quente do norte pressionando a instabilidade para o Uruguai. Por isso, amanhã Ijuí e Passo Fundo podem ter até sol e calor. Amanha, do final da manhã em diante o ar frio chega ao Uruguai e começa a ganhar a batalha com o ar quente, pressionand a instabilidade para o norte. Por isso, no final do sábado e principalmente no domingo Ijui e Passo Fundo podem ter chuva intensa e temporais. Aí será a hora. Antes de começar o avanço para o norte da frente, o duelo entre massa de ar frio e massa de ar quente vai se travar sobre o sul gaúcho e o Uruguai, onde debe chover muito e ter temporal nas próximas 12/18 horas.

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SEX 09 SET 2005 - 15:15

 

ALERTA METEOROLÓGICO

 

Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta para chuva intensa no estado neste final de semana. Fortes temporais com vendavais e queda de granizo devem ser registrados e há risco de tornados. Intensa massa de ar polar traz muito frio, vento gelado, baixíssima sensação térmica e chance de neve na primeira metade da próxima semana. Ar polar estará associado a um dos mais intensos sistemas de alta pressão já registrados em setembro na América do Sul.

---

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo mantém o alerta sobre condições de tempo muito severo no Rio Grande do Sul até o final do domingo. O estado deve ser atingido por chuva forte a intensa em alguns momentos e que deve vir acompanhada de temporais.

 

"O cenário para este final de semana é crítico", resume o coordenador da Climatologia Urbana Eugenio Hackbart.

 

Após a instabilidade, intensa massa de ar frio alcançará o estado e trará frio intenso.

 

Advertência de chuva muito intensa e risco de alagamentos/inundações

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta a população que choverá forte a intensamente em alguns momentos no Rio Grande do Sul neste final de semana.

 

Os volumes pluviométricos serão excessivos em muitos locais, sobretudo do centro e do sul gaúcho, podendo superar a marca dos 100 milímetros. Algumas cidades podem registrar até mesmo acumulados de chuva de 150 milímetros até o fim do domingo. Várias pancadas de chuva virão na forma de verdadeiras enxurradas, trazendo potencial risco de alagamentos para áreas urbanas. Todas as cidades do centro, sul e oeste gaúcho estarão sujeitas às precipitações mais intensas com possibilidade de registro de alagamentos em suas áreas urbanas.

 

De acordo com a análise da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo pode chover entre 50 e 100 milímetros na Serra, o que pode determinar um novo agravamento das cheias dos rios com nascentes na região serrana e que registraram transbordamentos nas últimas semanas, casos dos Rios Caí, Sinos e Paranhana.

 

A chuva forte já atingiu o estado durante esta sexta-feira, concentrando-se mais no centro e na metade sul gaúcha. Neste sábado, com o avanço do ar frio a partir do Uruguai e a pressão exercida pelo ar quente do norte, as áreas de chuva mais intensa devem se concentrar mais para o sul gaúcho na primeira metade do dia, se deslocando para o centro e o norte do estado até o final do período, determinando a ocorrência de chuva muito forte da tarde para a noite também no centro e o oeste do estado. Ao longo do domingo, especialmente na primeira metade do dia, são esperadas precipitações muito fortes na metade norte do estado, incluindo a Grande Porto Alegre.

 

A área urbana de Porto Alegre pode registrar chuva forte no período de alerta (09, 10 e 11/09), especialmente entre a noite de sábado e o final da tarde de domingo. No entendimento da Climatologia Urbana, é elevadíssimo o risco de alagamentos na zona urbana de Porto Alegre e cidades da área metropolitana no período de alerta, especialmente na madrugada e manhã de domingo.

 

Advertência por temporais que podem ser de forte intensidade - Risco de vendavais, desenvolvimento de células tornádicas e queda de granizo

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta ainda para a possibilidade da chuva intensa vir acompanhada de temporais com risco de rajadas de vento forte e sobretudo de queda de granizo em pontos localizados. Adverte-se que em pontos muito localizados há a possibilidade dos temporais serem muito fortes com risco de vendavais com potencial de causar danos estruturais.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo não descarta até mesmo a ocorrência de tornados no Rio Grande do Sul durante o período de alerta, especialmente durante o sábado. Os índices de instabilidade e o padrão geral da atmosfera vão criar uum cenário crítico para a ocorrênca de tempo severo, especialmente no oeste nesta sexta-feira e em praticamente todas as regiões amanhã sábado. É importante esclarecer que as condições e o período favoráveis ao registro de tornados podem ser previstos, entretanto é impossível precisar exatamente onde e quando o fenômeno pode ocorrer, caso venha a ocorrer. A população não deve alterar sua rotina durante o período de alerta, porém deve se manter atenta aos informes da Meteorologia e na eventualidade da ocorrência de uma tempestade muito forte deve evitar estar na rua, procurando abrigo imediatamente em casas e edifícios.

 

As condições serão favoráveis ao registro de temporais em praticamente todo o estado no final de semana. Nesta sexta-feira já houve queda de granizo em Esteio, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana e outros pontos localizados da metade sul gaúcha. Neste sábado a instabilidade estará concentrada na primeira metade do dia mais para o sul do estado, porém no decorrer do período as áreas de tormenta vão avançar para o norte e devem alcançar as demais regiões do centro e o norte gaúcho. Justamente durante o avanço da linha frontal podem se produzir as tempestades mais fortes. Ao longo do domingo, a intensa instabilidade deve se concentrar na metade norte do estado, sobretudo na primeira metade do dia, perdendo força ao longo da tarde e da noite com o afastamento das células de tempestade mais intensas para Santa Catarina e o Paraná.

 

Para a Climatologia Urbana de São Leopoldo, o sábado é considerado o dia mais crítico para o registro de tempo severo, justamente quando são esperados os maiores índices de instabilidade atmosférica sobre o território gaúcho. A possibilidade maior de fortes temporais até o meio-dia do sábado se concentrará no sul e o oeste gaúcho enquanto na segunda metade do risco a instabilidade ganha força e pode acontecer em todas as regiões. O risco de granizo regionalmente será maior na metade norte do estado, sobretudo nas Missões, Planalto, Serra, Alto Uruguai e Aparados da Serra no domingo.

 

A instabilidade deve gradualmente perder força sobre o estado entre domingo e segunda-feira com o ingresso de uma intensa massa de ar frio de origem polar.

 

---

 

Síntese do Tempo Severo

 

Restante da sexta-feira (09/09) : Possibilidade de chuva forte a ocasionalmente intensa na metade sul do estado com possibilidade de temporais localizados com eventual queda de granizo e rajadas de vento.

 

Sábado (10/09) : Chuva muito forte a torrencial acompanhada de granizo e rajadas de vento forte em pontos localizados no sul e sudoeste do estado na primeira metade do dia. Da tarde para a noite acentua-se o risco de temporais nas demais regiões do estado com possibilidade de chuva forte a intensa, vendavais, queda de granizo e risco de formação de células tornádicas.

 

Domingo (11/09) : Chuva forte a torrencial em alguns momentos em Porto Alegre, área da Grande Porto Alegre e metade norte do estado na primeira metade do dia. Possibilidade de fortes temporais com granizo e risco de vendavais com células tornádicas no norte gaúcho. Da tarde para a noite diminui a chuva no centro do estado e área metropolitana, mas ainda chove forte no norte do estado.

 

---

 

Aviso por ventos fortes pré-frontais e pós-frontais e agitação marítima

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte também que pode ventar forte a muito forte antes, durante e após a passagem da frente fria.

 

Hoje e especialmente amanhã, antes da passagem da frente fria, podem ser registradas fortes rajadas de vento do quadrante norte com o transporte de muito ar quente do centro do país. Destaca-se que algumas rajadas podem ser muito fortes, podendo superar os 80 km/h e até mesmo atingirem 100 km/h. Também ao longo de toda a faixa litorânea devem ser registradas rajadas fortes do quadrante norte (nordeste, norte e noroeste) hoje e sobretudo amanhã. Por isso, a Climatologia Urbana projeta temperaturas altas hoje e amanhã do centro para o norte gaúcho com a possibilidade das máximas atingirem 30 graus. Como o sistema frontal fará um recuo para o Uruguai no sábado de madrugada, ar muito quente deve cobrir a metade norte gaúcha amanhã, não se descarta que a área sob forte calor - máximas próximas e de até 30 graus - possa alcançar a região de Porto Alegre neste sábado.

 

Durante a passagem da frente fria pode ventar forte por ocasiões dos temporais e da chuva (ver tópico dos temporais acima para mais detalhes).

 

Já durante o ingresso da massa de ar polar domingo vai novamente ventar forte. As rajadas de vento podem chegar a 50/60 km/h na maioria das localidades gaúchas, porém no litoral sul gaúcho (região entre o Chuí e Rio Grande) as rajadas podem alcançar ou mesmo eventualmente superarem os 100 km/h. Nos Aparados da Serra e no litoral norte, o ingresso do ar frio pode se fazer acompanhar de rajadas de vento de 60 a 80 km/h durante o domingo e as primeiras horas da segunda-feira. As condições de navegação se tornarão muito perigosas na costa devido à agitação marítima e há risco de ressaca na orla.

 

O vento gelado começará a soprar forte no sul gaúcho ainda durante o sábado e deve ser mais forte no domingo, quando o vento e a queda de temperatura serão percebidos também nas demais regiões do estado. O vento será responsável por trazer sensação de frio intenso e os valores de sensação témica podem ficar negativos no sul gaúcho, na Serra e no Planalto durante o domingo e a primeira metade da segunda-feira.

 

Em síntese:

 

- Antes da passagem da frente fria : Vento norte e quente do quadrante norte na metade norte do estado e litoral sábado. Rajadas podem exceder 80 km/h no norte gaúcho.

 

- Durante a passagem da frente fria : Vento forte típico de temporal acompanhando a chuva no final de semana.

 

- Após a passagem da frente fria : Fortes rajadas de vento de oeste/sudoeste marcando o ingresso do ar polar domingo e na segunda-feira. Rajadas de 60 a 80 km/h na maioria das regiões e que podem chegar a 100 km/h no litoral sul.

 

Alerta de forte massa de ar frio

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo está reiterando o alerta sobre o ingresso de uma intensa massa de ar polar no domingo em todo o Rio Grande do Sul. A temperatura sofrerá um declínio muito acentuado ainda no domingo e deve cair ainda mais na segunda-feira.

 

Conforme os meteorologistas da Climatologia Urbana, o ar polar estará associado a um sistema de alta pressão na costa do Chile de quase 1.045 hectopascais, ou seja, um sistema de alta pressão extraordinariamente potente.

 

"Poucas vezes se viu um sistema de alta pressão tão poderoso na América do Sul no mês de setembro. É um sinal de que o frio que está chegando promete ser um dos mais intensos já registrados em setembro nos últimos anos", destaca o meteorologista Eugenio Hackbart.

 

A temperatura vai ser muito baixa em todo o estado durante parte da próxima semana, especialmente nas manhãs de segunda a quarta-feira, com provável formação de geada na maioria das regiões.

 

A Climatologia Urbana de São Leopoldo indica a possibilidade de neve nas áreas mais elevadas da Serra Gaúcha (Região dos Aparados) e/ou Planalto Sul Catarinense durante a segunda, terça e possivelmente ainda quarta-feira. As condições estarão propícias ao registro do fenômeno sobretudo na terça-feira nas áreas mais altas do sul do Brasil. Entre domingo e segunda-feira há uma chance muito pequena de neve até no sul do estado e no Uruguai (agua nieve). Pode nevar ainda na Província de Buenos Aires com grande possibilidade do fenômeno ser observado na Sierra de la Ventana, ao sul da capital argentina.

 

A temperatura já será gélida segunda de manhã no estado, mas deve ser ainda mais baixa no amanhecer de terça-feira. As mínimas no começo da próxima semana podem chegar a zero grau ou até um grau negativo no sul gaúcho, sobretudo na cidades ao longo da fronteira com o Uruguai. Já na Grande Porto Alegre as mínimas devem se situar entre 1 e 3 graus e na fronteira oeste entre 0 e 2 graus. Nos Aparados da Serra são esperadas marcas negativas na primeira metade da próxima semana.

 

Mesmo à tarde vai fazer frio, especialmente no domingo, quando o tempo se encontrará instável ainda, e na segunda-feira, quando o sol já estiver presente. As máximas devem se situar em 13/15 graus na Grande Porto Alegre e abaixo dos 10 graus na Serra na segunda, após um domingo que será marcado pela queda da temperatura ao longo de todo o dia. As temperaturas mínimas do domingo, claro, serão observadas no final do dia.

 

----

 

Síntese da onda de frio

 

- Onda de frio pode ser uma das mais intensas no mês de setembro dos últimos anos.

 

- Ar gelado estará associado a um dos mais intensos sistemas de alta pressão já registrados em setembro na América do Sul.

 

- Temperatura despenca domingo e ainda mais na segunda-feira. Mínimas próximas de zero em grande parte do estado, podendo cair abaixo de zero na Serra e na fronteira sul, na primeira metade da próxima semana. Faz frio mesmo à tarde.

 

- Geada generalizada no estado no começo da próxima semana.

 

- Possibilidade de neve nos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense entre segunda e quarta-feira. Chance muito pequena de nevar até no sul gaúcho e no Uruguai entre domingo e segunda-feira. Grande possibilidade de nevar na Sierra de la Ventana na Província de Buenos Aires.

 

----

 

Mais informações:

 

contato@climatologiaurbana.com.br

Link to comment
Share on other sites

È o que eu ia dizer Caio, o Boletim da Climatologia, está completo, detalhado, especificado,pormenorizado,incluindo até a cronologia e seqüencia dos acontecimentos.Parabéns :D:D =D>

 

Obrigado Caio e Paulo. Receba nossas imensas desculpas Paulo. Estamos te devendo uma ligação. Mas é chumbo em cima de chumbo. O tempo não tem nos dado tempo (o outro) nem pra respirar.

Link to comment
Share on other sites

10/09/2005 - 00:38 : As imagens de satélite e de radar mostram que neste momento as áreas de instabilidade mais fortes afetam o extremo sul gaúcho e o Uruguai. Isso porque o ar quente do norte pressionou a instabilidade que cobria grande parte do Rio Grande do Sul nesta sexta em direção ao sul e o território uruguaio. Neste sábado, especialmente a partir da manhã, com o avanço pelo ar frio pela Bacia do Prata, a instabilidade mais intensa começa a ser pressionada para o norte e então são esperadas chuvas torrenciais e fortes temporais no Rio Grande do Sul. Justamente devido a este recuo da instabilidade para o Uruguai na primeira metade deste sábado, como já se antecipava no boletim de alerta, se espera temperatura muito alta e vento de norte com intensidade forte durante grande parte do sábado, sobretudo do centro para o norte gaúcho. Algumas localidades destas áreas, inclusive a Grande Porto Alegre, podem registrar máximas de 30 graus ou mais. Porém, logo depois virão a chuva e os temporais. Um sinal da influência do ar quente que determina este recuo momentâneo da instabilidade para o Uruguai é a temperatura em Porto Alegre que subiu de 17,5 às nove da noite de sexta para 19,5 agora no começo da madrugada. Além disso, diminuiu muito a nebulosidade no centro e norte gaúcho.

 

10/09/2005 - 00:32 : A queda de um raio deixou um morto e três pessoas com queimaduras de diversos graus em uma tempestade elétrica que afetou Santiago e arredores nesta sexta, informou a polícia.

 

10/09/2005 - 00:23 : Vento forte com rajadas de até 60 km/h agora na cidade argentina de Córdoba. A temperatura já caiui muito e a pressão atmnosférica subindo. Reitera-se o aviso que deve começar a ventar forte a intensamente ainda hoje no Rio da Prata e em Montevidéu devido à chegada da massa de ar frio.

 

09/09/2005 - 23:58 : "Noite de temperatura muito agradável na cidade de Montevidéu. Às onze e quarenta da noite fazia 17,6 graus no Porto com 89% de umidade e soprava uma brisa de norte a 10 km/h. Choveu apenas 2,2 milímetros hoje. Céu agora encoberto sem chuvas com relâmpapagos para oeste. Se destacam ecos de 54 dBZ no radar argentino sobre o centro do Uruguai. Ecos deste tipo sinalizam alta possibilidade de granizo na região. Hoje a mínima no país foi em Florida (100 quilômetros ao norte de Montevidéu) com 6,0 graus e a máxima ocorreu em Carmelo com 26 graus no sudoeste do Uruguai. Na capital, a m ínima foi de 11,8 e a máxima 24 / Noche con temperaturas muy agradables en la ciudad de Montevideo. A la hora 23:40 el puerto registra 17,6 grados con 89% de humedad y una brisa del norte a 10 k/hs, han llovido solo 2,2 mm. Cielo ahora cubierto sin lluvias y algunos relámpagos hacia el oeste. Se destacan ecos de 54 dbz en el radar argentino sobre el centro del Uruguay. Ecos de este tipo señalan na alta pasibilidad de granizo en esa zona. La mínima nacional se registro en Florida (100 Km al norte de Mdeo) con 6,0 grados y la máxima en Carmelo con 26,0 grados sobre el suroeste del Uruguay. Sobre la capital la mínima fue de 11,8 grados y la máxima de 24 grados". (José Maria Rodriguez de Montevidéu por e-mail)

 

09/09/2005 - 22:12 : "Trovoadas e bastante chuva em Pelotas há aproximadamente uma hora". (Paula Ferro por e-mail)

 

09/09/2005 - 21:34 : "Neste momento faz 17,5 gruas e o céu está parcialmente nublado em Sertão no norte do estado". (Eduardo Conte por e-mail)

 

09/09/2005 - 20:41 : "Chove forte com poucas trovoadas em Pelotas. Faz 16 graus e não há ocorrência de ventos até o momento na cidade". (André S. Machado - ZZ3JBM por e-mail)

 

09/09/2005 - 20:33 : "Vento a 20 km/h e 16,5 graus no TECON em Rio Grande". (Eduardo Castella Xavier por e-mail)

 

09/09/2005 - 20:25 : Chuva forte desde a metade da tarde em Durazno no Uruguai.

 

09/09/2005 - 20:21 : Fortes áreas de instabilidade são observadas no norte do Uruguai pelas imagens de radar.

 

09/09/2005 - 20:02 : Trovoadas agora na área de Santa Maria.

 

09/09/2005 - 19:58 : "Tempo bom com ventos de norte-noroeste a 23,7 km/h em Santa Rosa. Pressão em queda a 1011,5 hPa e temperatura em 20 graus". (Ilson Tessaro Júnior por e-mail)

 

09/09/2005 - 19:18 : "Temperatura 16,5º graus em Rio Grande. Vento norte com velocidade de 40,1 Km/h. Pressão atmosférica em 1015,6 hPa e umidade relativa do ar de 85%". (Miguel Angelo - PU3XPG por e-mail)

 

09/09/2005 - 19:05 : Chuva forte com trovoadas na região de Bagé.

Link to comment
Share on other sites

10/09/2005 - 00:38 : (...texto...) ...a temperatura em Porto Alegre que subiu de 17,5 às nove da noite de sexta para 19,5 agora no começo da madrugada. (...texto...)

Sou um animal!! Fiquei aqui lendo o BAZ enquando que eu nao zerava a memoria do meu termometro. Resultado: peguei a maxima de 18,4 C a 1:34, porem estava 16,4 C em torno das 22 h. Possivelmente deixei a maxima passar em torno de 1 C. ](*,)

A proposito, o aquecimento lah fora eh muito sensivel! O tempo estah melhorando, ha nevoa umida e estah ficando abafado.

Amanha o mundo desaba!!

Link to comment
Share on other sites

URGENTE

 

10/09/2005 - 11:19 : Acabam de ser divulgados os reultados da rádiosondagem do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre e os índices de instabilidade são semelhantes aos observados em 8/7/2003 e 11/12/2004, quando ocorreram os tornados de São Francisco de Paula e Antonio Prado respectivamente. Em outras palavras a situação de instabilidade, como se antecipava, é de fato crítica no Rio Grande do Sul e alguns temporais nas próximas horas no estado podem ser intensos.

 

Showalter index: -4.62

Lifted index: -1.71

LIFT computed using virtual temperature: -2.12

SWEAT index: 475.01

K index: 40.10

Cross totals index: 23.10

Vertical totals index: 32.10

Totals totals index: 55.20

convective Available Potential Energy: 439.37

Link to comment
Share on other sites

Atenção amigos,

 

Meu irmão, de Torres, 50m da beira do mar narrou agora rajadas intensas, céu preto, mas algo no mar incrível que ele não soube descrever, dedução minha: tipo uma tromba dágua. Ondas com muita elevação e inédito para ele. Resumo... Estou me mandando para o litoral, dessa vez levarei o note para postar de lá, abraços e bons ventos...

Link to comment
Share on other sites

10/09/2005 - 13:45 : "Temperatura de 16,1 graus em Rio Grande com vento nordeste a 30 Km/h. Pressão atmosférica em 1008,3 hPa e umidade relativa do ar em 91%. Continua a chuva, mas agora com menor intensidade". (Miguel Angelo - PU3XPG por e-mail)

 

10/09/2005 - 13:42 : Imagens de radar mostram que a instabilidade volta a se intensficar na fronteira com o Uruguai com a formação de células de tormenta ao sul de Santana do Livramento.

 

10/09/2005 - 13:38 : Volta a chover fraco com trovoadas no Aeroporto de Pelotas.

 

10/09/2005 - 13:35 : "Na cidade de Portão, a temperatura está na casa dos 21 graus. Choveu forte por um determinado tempo e neste momento está uma calmaria: sem vento e sem chuva. As ruas estão alagadas". (Lúcio Silveira por e-mail)

 

10/09/2005 - 13:32 : "Santa Maria agora está com tempo chuvoso. Neste momento está calma a chuva, mas antes estava bem forte com um pouco de vento". (Fábio Maciel por e-mail)

 

10/09/2005 - 13:27 : Vento muito forte do quadrante norte em São Francisco de Paula.

 

10/09/2005 - 13:25 : Aeroporto de Passo Fundo informa rajadas de vento no aeródromo de 107 km/h.

 

10/09/2005 - 13:23 : Chuva volta a se intensificar na Base Aérea de Santa Maria.

 

10/09/2005 - 13:20 : Chovia forte há pouco na estação de Lomba Grande da Climatologia Urbana em Novo Hamburgo. Confira a evolução da pressão atmnosférica na localidade:

 

9 da manhã: 1006,4 hPa

11:26 da manhã: 1009,2 hPa

11:47 da manhã: 1010,6 hPa

12:42: 1011,2 hPa

10/09/2005 - 13:15 : " Períodos de sol e nuvens em Santa Rosa. Umidade relativa do ar de 77% com vento de norte-noroeste soprando forte a 63 km/h. Pressão atmosférica caindo mais e na casa de 1001,7 hPa neste momento. Faz muito calor com 32 graus agora". (Ilson Tessaro Júnior por e-mail)

 

10/09/2005 - 13:08 : A chuva forte que cai desde ontem na cidade de Rio Grande provoca alagamentos na área central da cidade e no Cassino. O vento forte que atingiu 60 km/h no começo da manhã forçou o fechamento da Barra do Porto de Rio Grande. Após as dez da manhã, o funcionamento passou a ser parcial no porto. (Rádio Guaíba)

 

10/09/2005 - 13:07 : Na região central do estado, paradas de ônibus foram arrancadas pelo vento na BR-287. Na BR-392 em São Sepé caíram duas árvores. (Rádio Guaíba)

 

10/09/2005 - 13:07 : A região mais atingida pelo vendaval em Santa Maria é o norte da cidade. (Rádio Guaíba)

 

10/09/2005 - 13:06 : "Após uma manhã com muita chuva e trovoadas em Pelotas, no momento não chove nem venta na cidade. A temperatura é de 15 graus e o tempo ainda se encontra muito encoberto e instável". (Vinicius Kruger da Costa por e-mail)

 

10/09/2005 - 13:04 : Rajadas de vento próximas dos 60 km/h no Aeroporto de Carrasco em Montevidéu.

 

10/09/2005 - 13:02 : Fortes núcleos de instabilidade se aproximam de Ijuí e Cruz Alta.

 

10/09/2005 - 13:02 : Trovoadas em Pelotas e Bagé.

 

10/09/2005 - 13:00 : Chuva e trovoadas em Santa Maria.

 

10/09/2005 - 12:57 : Trinta casas destelhadas e placas de sinalização voaram devido ao intenso vento das últimas horas em Santa Maria. Alguns pontos da cidade estão sem luz e a empresa AES Sul diz que a situação deve ser normalizada amanhã. (Rádio Gaúcha)

 

10/09/2005 - 12:55 : Falta luz em pontos localizados dos Vales dos Sinos e do Paranhana devido ao forte vento. Não há previsão de restabelecimento do serviço. (Rádio Gaúcha)

 

10/09/2005 - 12:43 : Diversas linhas de tormenta atuam neste momento entre Santiago, Santa Maria e São Luiz Gonzaga, avançando em direção a Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo.

 

10/09/2005 - 12:40 : Linha de tormentas a 40/50 quilômetros ao sul de Caxias do sul

 

10/09/2005 - 12:37 : Células de tormenta ao sul e oeste de Ijuí.

 

10/09/2005 - 12:36 : Chuva forte neste momento em Porto Alegre. Não se descarta a ocorrência de granizo na área metropolitana.

 

10/09/2005 - 12:34 : Caiu granizo há pouco na região de Santa Maria.

 

10/09/2005 - 12:33 : Chuva moderada acompanhada de vento em Porto Alegre.

 

10/09/2005 - 12:31 : Vento norte chega a 107 km/h em Cascavel no Paraná.

 

10/09/2005 - 12:25 : Pancadas de chuva e trovoadas se aproximam de Santo Ângelo, onde ainda faz 28 graus.

 

10/09/2005 - 12:22 : Fortes células de tormenta se deslocam em direção à Serra.

 

10/09/2005 - 12:18 : Rajadas de vento chegaram a 76 km/h em Santa Maria nesta manhã e ocorreram queda de árvores e rompimento de fios de alta tensão. (RBSTV)

 

10/09/2005 - 12:16 : Condições do tempo na estação Lomba Grande da Climatologia Urbana no Vale dos Sinos:

 

Temperatura: 22,8 graus

Umidade relativa do ar: 63 %

Ponto de orvalho: 15,3 graus

Temperatura máxima: 31,5 graus

10/09/2005 - 12:14 : A rajada máxima até o momento no Porto de Montevidéu é de 48,3 km/h.

 

10/09/2005 - 12:13 : Rajadas de vento próximas dos 60 km/h no Aeroporto de Carrasco em Montevidéu.

 

10/09/2005 - 12:09 : Conforme dados do Centro de Operações da Defesa Civil, o vento forte provocou queda de árvores e destelhamentos parciais até o momento em Sapiranga, Estância Velha, Parobé e Taquara na encosta da Serra entre os Vales dos Sinos e Paranhana.

 

10/09/2005 - 12:05 : Chuva ganha força na área central de Porto Alegre.

 

10/09/2005 - 12:04 : Vento norte de 30 km/h e 25 graus em Caxias do Sul.

 

10/09/2005 - 12:03 : Chuva forte com trovoadas na região de Santa Maria.

 

10/09/2005 - 12:02 : Rajadas de vento norte de 80 km/h e 25 graus em Passo Fundo.

 

10/09/2005 - 12:02 : Rajadas de vento norte de 60 km/h em Santo Ângelo com 28 graus.

 

10/09/2005 - 12:01 : Chuva e trovoadas em Pelotas.

 

10/09/2005 - 12:00 : Rajadas de vento de 60 km/h agora no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.

 

10/09/2005 - 11:56 : Rajadas de vento de 70 a 90 km/h agora na área central de Porto Alegre e chove. A temperatura já caiu para 19 graus, após terem sido registrados quase 30 graus na metade da manhã.

 

10/09/2005 - 11:51 : Boletim especial do Aeroporto de Carrasco que acaba de ser liberado informa sobre rajadas de vento próximas dos 60 km/h no leste de Montevidéu.

 

10/09/2005 - 11:32 : Boletim especial do Aeroporto Salgado Filho informa sobre rajadas de vento próximas dos 70 km/h em Porto Alegre.

 

10/09/2005 - 11:30 : "Vento quente de 40 a 50 km/h na cidade de Portão". (Lúcio Silveira por e-mail)

 

10/09/2005 - 11:21 : "Chove forte, com rajadas de vento e céu escuro em Santa Cruz do Sul. A sensação térmica começa a baixar e a temperatura neste momento marca 20 graus". (Alexandre Kothe Hagemann por e-mail)

 

10/09/2005 - 11:19 : Atenção - Acabam de ser divulgados os resultados da rádiosondagem do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre e os índices de instabilidade são semelhantes aos observados em 8/7/2003 e 11/12/2004, quando ocorreram os tornados de São Francisco de Paula e Antonio Prado respectivamente. Não significa necessariamente que estas localidades voltarão a ter tornados nas próximas horas, mas que as condições são favoráveis ao fenômeno no Rio Grande do Sul. Em outras palavras a situação de instabilidade, como se antecipava, é de fato crítica no Rio Grande do Sul e alguns temporais nas próximas horas no estado podem ser intensos. Os moradores do centro e norte do Rio Grande do Sul devem estar atentos para o risco de fortes tempestades na tarde e noite de hoje.

 

10/09/2005 - 11:15 : Célula de instabilidade a noroeste de Porto Alegre, entre os Vales do Taquari e Rio Pardo.

 

10/09/2005 - 11:11 : Queda de árvore no quilômetro 55 da RS-403 em Cachoeira do Sul.

 

10/09/2005 - 11:10 : Linha de tormentas pode ser vista a oeste de Santa Maria e a 100 quilômetros ao sul de Ijuí e Cruz Alta.

 

10/09/2005 - 11:07 : Chuvisco, vento de 35 km/h e 12 graus em Montevidéu.

 

10/09/2005 - 11:04 : Chuva com trovoadas em Santa Maria.

 

10/09/2005 - 11:03 : Rajadas de vento norte de 80 km/h em Passo Fundo.

 

10/09/2005 - 11:02 : Rajadas de vento norte de 70 km/h em Santo Ângelo.

 

10/09/2005 - 11:01 : Se intensificam as rajadas de vento em Porto Alegre.

 

10/09/2005 - 11:00 : Chuva com trovoadas em Porto Alegre.

 

10/09/2005 - 10:56 : Vento forte e quente em Porto Alegre e céu carregado na capital gaúcha.

 

10/09/2005 - 10:50 : Rajadas de vento norte de até 70 km/h na Lomba Grande em Novo Hamburgo.

 

10/09/2005 - 10:40 : O ar frio começa a ingressar no Uruguai e o vento sul passa a ganhar força em Montevidéu. Neste momento o aeroporto de Carrasco da capital uruguaia registra 13 graus, três a menos que às oito da manhã, com chuva e vento perto dos 40 km/h.

 

10/09/2005 - 10:32 : Áreas de instabilidade já são observadas nas imagens de radar a sudoeste de Porto Alegre.

 

10/09/2005 - 10:28 : Vento norte a 50 km/h em Chapecó (SC).

 

10/09/2005 - 10:18 : "Céu encoberto neste momento em Santa Rosa, Pressão atmosférica de 1004 hPa e vento de norte-noroeste a 45 km/h. Faz 30 graus em Santa Rosa". (Ilson Tessaro Júnior)

 

10/09/2005 - 10:11 : Temperatura já atinge 28 graus no Aeroporto Salgado Filho.

 

10/09/2005 - 10:04 : Trovoadas na Base Aérea de Santa Maria.

 

10/09/2005 - 10:02 : Vento ainda de 60 km/h de norte em Santo Ângelo.

 

10/09/2005 - 09:15 : "Por enquanto vento norte muito forte em Santa Maria mas já da para ver aproximação de chuva para o município". (Ronimar C. dos Santos por e-mail)

 

10/09/2005 - 09:03 : Vento de 60 km/h de norte em Santo Ângelo.

 

10/09/2005 - 09:01 : Rajadas de vento norte de 70 km/h na Base Aérea de Santa Maria.

 

10/09/2005 - 08:01 : As rajadas de vento atingem quase 80 km/h na Base Aérea de Santa Maria.

 

10/09/2005 - 07:52 : Chuva diminui um pouco de intensidade em Pelotas.

 

10/09/2005 - 07:45 : Vento leste-nordeste a 50 km/h na região de Rio Grande.

 

10/09/2005 - 07:40 : Volta a chover mais forte com trovoadas em Pelotas.

 

10/09/2005 - 07:37 : "Venta com fortes rajadas em Santa Cruz do Sul e a temperatura está em 24,9 graus". (Jonathan Voges por e-mail)

 

10/09/2005 - 07:28 : As rajadas de vento de norte chegam a 60 km/h na região de São Joaquim (SC).

 

10/09/2005 - 07:06 : Chuva com trovoadas ainda em Montevidéu.

 

10/09/2005 - 07:05 : Rajadas de vento ainda na casa dos 70 km/h em Santa Maria com pressão atmosférica de 1.002 hPa.

 

10/09/2005 - 07:02 : Chuva fraca com trovoadas em Uruguaiana.

 

10/09/2005 - 06:58 : Fortes áreas de tempestade na região de Jaguarão e Aceguá.

 

10/09/2005 - 06:50 : Chove forte com trovoadas na região de Pelotas.

 

10/09/2005 - 06:37 : "Em Santa Cruz do Sul, neste momento fortes rajadas de vento quente. A temperatura é de 23 graus e a umidade relativa está em 67%". (Alexandre Kothe Hagemann por e-mail)

 

10/09/2005 - 06:12 : Vento norte a 50 km/h em Chapecó (SC).

 

10/09/2005 - 06:11 : Amanhecer quente também em Uruguaiana com 24 graus.

 

10/09/2005 - 06:07 : Faz 20 graus em pleno amanhecer na área central de Porto Alegre. Efeito do ar quente que desce de norte e vai se chocar com o ar frio que vem do sul, gerando os temporais.

 

10/09/2005 - 06:04 : O vento norte é muito forte na região de Santa Maria. A mudança do tempo, que já se antecipava com o avanço do ar quente de norte, na cidade do centro do estado é espantosa. Santa Maria tinha 15 graus, vento fraco e pressão de 1.008 hPa à meia-noite. Agora às seis da manhã tem 25 graus, vento de 70 km/h de norte e pressão atmosférica de 1.002 hPa.

 

10/09/2005 - 06:01 : Chuva e trovoadas prosseguem em Montevidéu.

 

10/09/2005 - 05:05 : Chuva e trovoadas em Montevidéu.

 

10/09/2005 - 04:10 : Chuva muito forte no aeroporto de Carrasco em Montevidéu.

 

10/09/2005 - 03:58 : Fortes núcleos de instabilidade nas regiões de Lavras do Sul, Santana da Boa Vista e Minas do Camaquã.

 

10/09/2005 - 03:55 : Inúmeras células de tormenta se aproximam de Pelotas e Rio Grande.

 

10/09/2005 - 03:42 : Chove torrencialmente em vários trechos da RS-473 no sul do estado.

 

10/09/2005 - 03:19 : Imagens de radar mostram intensa instabilidade no sul gaúcho com células de tormenta nas áreas de Bagé, Jaguarão, Aceguá, São Gabriel e Canguçu. Estes núcleos de instabilidade mais fortes estão a sudoeste de Pelotas e Rio Grande.

 

10/09/2005 - 03:15 : As imagens de radar de Ezeiza mostram áreas de instabilidade entrando em Montevidéu pelo noroeste.

 

10/09/2005 - 03:12 : "Recomeçaram fortes trovoadas em Pelotas. O vento no momento é fraco". (Paula Soares Ferro por e-mail)

 

10/09/2005 - 02:35 : "Ventania muito forte neste momento em Agudo, a 70 quilômetros de Santa Maria". (William Werlang por e-mail)

 

10/09/2005 - 02:27 : "Vento forte e quente e quadrante norte neste instante em Três Coroas no Vale do Paranhana". (Rogério Faiffer por e-mail)

 

10/09/2005 - 02:12 : A preocupaçã expressa pela Climatologia Urbana de São Leopoldo sobre vento muito forte do quadrante norte neste sábado começa a se justificar. Chegam inúmeros relatos de vento forte de norte a esta hora no Rio Grande do Sul.

 

10/09/2005 - 01:54 : Fortes núcleos de instabilidade ao redor de Bagé e São Gabriel.

 

10/09/2005 - 01:33 : As imagens de radar de Ezeiza mostram células muito intensas de tempestade com possível ocorrência de granizo e de vento forte neste momento no sudoeste do Uruguai e ao norte da cidade argentina de Gualeguaychu.

 

10/09/2005 - 01:29 : As imagens de radar mostram um grande número de células de tempestade atuando a esta hora ao longo da fronteira com o Uruguai, entre Santana do Livramento e Bagé.

 

10/09/2005 - 01:01 : "Temperatura de 16,2º em Rio Grande com vento nordeste a 32,22 Km/h, pressão atmosférica de 1013,4 hPa e umidade relativa do ar de 88%". (Miguel Angelo - PU3XPG por e-mail)

 

10/09/2005 - 00:38 : As imagens de satélite e de radar mostram que neste momento as áreas de instabilidade mais fortes afetam o extremo sul gaúcho e o Uruguai. Isso porque o ar quente do norte pressionou a instabilidade que cobria grande parte do Rio Grande do Sul nesta sexta em direção ao sul e o território uruguaio. Neste sábado, especialmente a partir da manhã, com o avanço pelo ar frio pela Bacia do Prata, a instabilidade mais intensa começa a ser pressionada para o norte e então são esperadas chuvas torrenciais e fortes temporais no Rio Grande do Sul. Justamente devido a este recuo da instabilidade para o Uruguai na primeira metade deste sábado, como já se antecipava no boletim de alerta, se espera temperatura muito alta e vento de norte com intensidade forte durante grande parte do sábado, sobretudo do centro para o norte gaúcho. Algumas localidades destas áreas, inclusive a Grande Porto Alegre, podem registrar máximas de 30 graus ou mais. Porém, logo depois virão a chuva e os temporais. Um sinal da influência do ar quente que determina este recuo momentâneo da instabilidade para o Uruguai é a temperatura em Porto Alegre que subiu de 17,5 às nove da noite de sexta para 19,5 agora no começo da madrugada. Além disso, diminuiu muito a nebulosidade no centro e norte gaúcho.

 

10/09/2005 - 00:32 : A queda de um raio deixou um morto e três pessoas com queimaduras de diversos graus em uma tempestade elétrica que afetou Santiago e arredores nesta sexta, informou a polícia.

 

10/09/2005 - 00:23 : Vento forte com rajadas de até 60 km/h agora na cidade argentina de Córdoba. A temperatura já caiui muito e a pressão atmnosférica subindo. Reitera-se o aviso que deve começar a ventar forte a intensamente ainda hoje no Rio da Prata e em Montevidéu devido à chegada da massa de ar frio.

Link to comment
Share on other sites

Jaque, volta!! tu tens que ver as nuvens que estao atravessando os ceus de POA!! :shock: A mais ou menos 30 minutos um cumulus (Cb em formacao?) atravessou a cidade estendendo-se em uma linha de SO para NE. Foi fantastico, e a nuvem contrastava claramente com os cumulus e o estratus a volta e a cima!

 

Depois de bater elevados 27,8 C de manha, as instabilidades com toda a forca por aqui! Ha uma infinidade de nuvens sobre a cidade e estah quase noite!! :shock: As luzes da entrada da minha casa acenderam a mais um pouco os postes da rua vao acender tambem. O vento jah mudou de direcao varias vezes!! estava de E, virou pra O, N e agora bateu E ou SE de novo. Ha nuvens seguindo de E para O em pequena altitude (estratocumulus) e os cumulus acima estao no sentido inverso!!

 

Falei com o Alexandre a menos de um minuto e ele me informou que comecou a chover forte no Moinhos de Vento (uns 3/4 km a O daqui). Em 10 s a chuva forte comecou no meu bairro, mas a chuva jah estah enfraquecendo. Pore, jah eh possivel avistar a entrada da chuva mais forte pelo SO e O. Se ouve as primeira trovoadas a distancia.

Mas o pior eh que o ar frio ainda nao entrou. A pouco eu estava com 18,4 C e 90%. Ceu muito carregado e abafado. Ainda tem muita coisa pra rolar!!

 

Abracos!

 

Obs: "do nada", ao enfraquecer a chuva, soprou um vento E mais forte, possivelmente para abastecer a tempestade que se aproxima a O.

Link to comment
Share on other sites

Climatologia, a que horas explode um sistema convectivo aqui no norte?? É estressante a espera. :(

 

Hoje à noite e na madrugada.

 

Pois é, crio que o mesmo deve ocorrer por aqui. Pior horário pra esperar tempestades não tem. Espera, espera, espera, quando a gente vai dormir, um meia hora depois, desaba o mundo e tu perde o "bonito" da coisa.

:roll:

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu estava no museu de tecnologia da ULBRA (Canoas/RS) quando na saída (eram 16:30h +- ) a coisa estava feia, como o Marcos falou. Eu fiquei pasmem olhando para o céu, tudo se movia... muitas formações curiosas... fiquei um bom tempo admirando aquilo, pena que eu estava com a máquina lotada de fotos, mas seguem algumas:

 

dsc019817rk.th.jpgdsc019877ev.th.jpgdsc019880re.th.jpgdsc019890pa.th.jpg

Link to comment
Share on other sites

10/09/2005 - 06:04 : O vento norte é muito forte na região de Santa Maria. A mudança do tempo, que já se antecipava com o avanço do ar quente de norte, na cidade do centro do estado é espantosa. Santa Maria tinha 15 graus, vento fraco e pressão de 1.008 hPa à meia-noite. Agora às seis da manhã tem 25 graus, vento de 70 km/h de norte e pressão atmosférica de 1.002 hPa.

Aqui foi muito parecido, só ocorreu horas antes de SM.

Às 17:00 de ontem, eu tinha 15,8°. Às 3:25 de hoje 25,2°(foi o pico, depois caiu um pouco). Durante toda a noite de ontem a T só subiu.

Ontem havia chovido de manhã e cessou a tarde. Ao anoitecer começou o vento e após às 11:30 ficou muito forte(rajadas fortes); céu estrelado sobre a cidade. Hoje também começou chovendo(houve granizo miudo por 2 min) e cessou também à tarde.

Agora alguns pingos. 21°. Céu bem pesado.

Link to comment
Share on other sites

**10/09/2005 - 18:51** : **Atenção - A Rede de Estações de Climatologia Urbana alerta para o risco de temporais que podem ser muito intensos em pontos localizados com vendavais com potencial de trazer danos e queda de granizo nas próximas 12 horas na Serra, Planalto Médio, Aparados da Serra, Missões, Alto Uruguai e Noroeste**.

 

**10/09/2005 - 18:49** : **Atenção - A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo adverte que a chuva ganhará ainda mais força e tende a ser torrencial nas próximas horas em Porto Alegre com risco de alagamentos que podem causar muitos transtornos na cidade**.

Link to comment
Share on other sites

**10/09/2005 - 18:51** : **Atenção - A Rede de Estações de Climatologia Urbana alerta para o risco de temporais que podem ser muito intensos em pontos localizados com vendavais com potencial de trazer danos e queda de granizo nas próximas 12 horas na Serra, Planalto Médio, Aparados da Serra, Missões, Alto Uruguai e Noroeste**.

 

Praticamente mesma situção no oeste de SC e SO do PR, não ?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.