Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Forte área de instabilidade


Luiz
 Share

Recommended Posts

Esse sistema vai crescer e se intensificar bastante nas próximas 12 horas sobre o RS. As imagens de satélite da madrugada e possivelmente da manhã dese domingoi devem ser bonitas. O jato está transportando muito ar quente de norte que vai alimentar o monstrinho aqui no estado, gerando as condições propícias para temporais.

 

Agora bonito será ver o pré-frontal de terça e as respostas para estas perguntas:

 

(a) quanto atingirá o vento norte em S. Maria, oeste e sul do RS na terça ?

(b) com quantos graus amanhecerá o sul gaúcho, o oeste e especialmente Santa Maria na terça ?

© quais serão as máximas terça na Grande Porto Alegre e no noroeste do estado ?

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SAB 20 AGO 2005 - 04:30

 

FIM DE SEMANA TERÁ CHUVA FORTE, TEMPORAIS E VENTO FORTE

 

Final de semana será marcado pela instabilidade. Parte do centro, o sul e oeste devem ter chuva forte e temporais localizados. Vento pode soprar muito forte nas praias

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbanba de São Leopoldo alerta sobre condições de muita instabilidade atmosférica no Rio Grande do Sul neste final de semana e no começo da próxima semana.

 

No mapa do alto desta página. as linhas em vermelho delimitam a região do território gaúcho sob risco de chuva forte e temporais localizados neste final de semana, especialmente no domingo. Já as linhas em azul apontam a região com possibilidade de registrar fortes rajadas de vento devido a um sistema de baixa pressão

 

Hoje (sábado) o dia será marcado pela alternância de sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade e céu encoberto sobre a maioria das cidades do Rio Grande do Sul. Da tarde para a noite deve chover com chance de trovoadas no norte e oeste do estado.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta para condições favoráveis à ocorrência de chuva forte e temporais localizados no sul, oeste e centro do estado no decorrer deste domingo. A instabilidade já deve começar a afetar o oeste gaúcho no final deste sábado e tomará conta de todo o Rio Grande do Sul no domingo. No sul, centro e oeste do estad, além da chuva que pode ser forte, há risco de ocasional queda de granizo e rajadas de vento forte. A Climatologia Urbana destaca que o alerta é especialmente válido para o sudoeste, particularmente a região de Uruguaiana, Quaraí, Itaqui e Alegrete. Nesta área os volumes de chuva acumulados entre a noite de hoje e a manhã de segunda-feira podem ficar entre 50 e 100 milímetros, sem mencionar o risco de temporais localizados devido aos elevados índices de instabilidade sinalizados para a zona.

 

O tempo deve ser instável também nas demais regiões do estado neste domingo, mas com volumes de chuva menos expressivos, inferiores a 10/20 milímetros na esmagadora maioria dos locais.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta também para a possibilidade de fortes a ocasionalmente intensas rajadas de vento, com velocidade entre 70 e 90 km/h, no litoral gaúcho no decorrer deste domingo em decorrência de um sistema de baixa pressão que vai se intensificar junto ao litoral uruguaio. Adverte-se que o vento vai ser mais forte no litoral sul, sobretudo entre as cidades do Rio Grande e o Chuí, o que pode prejudicar as atividades do Super Porto e deixar o mar muito agotado em toda a extensão costeira do território gaúcho. Nesta região do litoral sul as rajadas podem alcançar de 70 a 90 km/h. Já no litoral norte o vento deve soprar com velocidade entre 50 e 80 km/h com ocasionais rajadas mais fortes. Ainda no domingo o vento pode soprar forte também ao longo da metade leste gaúcha, incluindo cidades como Pelotas, Camaquã e Porto Alegre com rajadas de 40 a 70 km/h em alguns momentos.

 

A instabilidade permanece sobre o estado durante parte da próxima semana e alerta-se que pode continuar chovendo forte ainda na segunda-feira em alguns pontos do estado, mantendo-se ademais a possibilidade de tempo severo com temporais localizados. Ainda na segunda-feira, o sol aparece em algumas cidade gaúchas e a temperatura se eleva com a chegada de ar quente.

 

Durante a terça-feira a instabilidade estará mais concentrada sobre o Uruguai. Com isso, haverá o ingresso de muito ar quente a partir do norte e o dia vai começar com menos nuvens em praticamente todo o estado. Com o sol e a advecção de ar muito quente de norte, a Climatologia Urbana prevê uma terça-feira de muito calor com máximas acima de 30 graus em diversas cidades, especialmente da metade norte. Alerta-se que o vento que vai estar soprando de norte ao longo da terça-feira vai ser forte em grande parte do estado, sobretudo no Oeste, Missões, Planalto Médio e Região Central. A Climatologia de São Leopoldo ressalta que nas áreas de Santo Ângelo e Santa Maria, em especial, as rajadas de vento seco e quente de norte podem variar de 70 a 90 km/h na terça-feira. Santa Maria, aliás, deve voltar a amanhecer com temperatura muito alta na terça-feira com marcas possovelmente acima de 25 graus já às seis, sete horas da manhã. O vento será resultado de uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera e o cenário pré-frontal (que antecede uma frente fria).

 

Da tarde para a noite na terça-feira o tempo se instabiliza com chuva forte, trovoadas e possibilidade de temporal no sul e sudoeste gaúcho enquanto nas demais regiões o tempo vai permanecer seco e quente.

 

Entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira o tempo muda em praticamente todo o estado com a frente fria que estará antecedendo uma massa de ar frio, que não será de forte intensidade, mas que vai trazer as temperaturas baixas de volta ao estado.

 

A frente fria será responsável opor provocar chuva e trovoadas na maioria das regiões gaúchas quarta-feira, especialmente na primeira metade do dia, mas o tempo deve ir melhorando no decorrer do período a partir do sul do estado com o ingresso do ar frio e seco e as fortes rajadas de vento sul/sudoeste. Com efeito, a Rede de Estações de Climatologia Urbana monitora atentamente a possibilidade de formação de um profundo ciclone extratropical entre os litorais do Rio Grande do Sul e do Uruguai entre terça e quarta. De momento, não podem ser descartadas rajadas de vento de 80 a 110 km/h no litoral gaúcho, particularmente no litoral sul, na próxima quarta-feira.

 

Pode voltar a chover forte no Rio Grande do Sul entre os dias 28 e 30 de agosto por ocasião da passagem de uma nova frente fria, o que é um dado positivo se considerado o déficit hídrico atual e a situação que se agrava rapidamente no sul, sudoeste e leste gaúcho. Esta instabilidade do final do mês estará antecedendo uma nova erupção polar no Conesul.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê que uma massa de ar frio deve definir o tempo no Rio Grande do Sul na primeira semana de setembro. Conforme a análise dos meteorologistas da Climatologia Urbana, esta massa de ar frio do início de setembro pode ser muito mais forte do que a prevista para esta próxima semana. Destacamos que fortes ondas de frio em setembro são absolutamente frequentes. Em 1 de setembro de 2002, por exemplo, uma intensa massa de ar polar trouxe neve granular para a Grande Porto Alegre e neve com acumulação para as Serras Gaúchas e Catarinense.

 

Responsável Técnico Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

A imagem abaixo mostra a evolução temporal e trajetória dos sistemas convectivos para o sul do Brasil (http://moara.cptec.inpe.br/'>http://moara.cptec.inpe.br/)

 

fortracc0zc.png

 

Fases do Ciclo de Vida do Sistema

verde.jpg Desintensificando

amarelo.jpg Estável

vermelho.jpg Intensificando

 

Fonte: Imagens retiradas do FORTRACC / CPTEC - INPE

 

http://moara.cptec.inpe.br/

Link to comment
Share on other sites

Possibilidade de Temporal em Porto Alegre

 

Tempo Severo

 

Áreas de instabilidade que estão causando trovoadas no oeste gaúcho devem se deslocar para leste/sudeste podendo atingir também a capital, Porto Alegre, entre a madrugada e a manhã deste domingo (21/08 ). Além de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, o temporal pode causar também a queda de granizo em alguns pontos.

 

Probabilidade de ocorrência: MODERADA. Quando a probabilidade de ocorrência do fenômeno é maior que 50% e menor que 70%.

 

Atualizado: 20/08/2005 21:19:39

 

CPTEC/INPE

 

----

 

Não se descarta mesmo, mas se tivéssemos que emitir alerta de temporal específico para uma cidade esta não seria Porto Alegre. Nossa preocupação segue sendo o sudoeste gaúcho.

Link to comment
Share on other sites

Este sistema poderia ser chamado de Frente Quente dado seu deslocamento (noroeste-sudeste) e, principalmente, porque atrás dele vem muito ar quente que vai predominar por aqui até terça-feira?

 

Não sei se este sistema pode ser considerado um sistema frontal, creio que seja uma instabilidade/cavado... quente, claro...

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

21/08/2005 - 11:56 : Os volumes de chuva nas últimas 24 horas foram significativos em algumas localidades gaúchas, sobretudo da metade oeste. Confira os volumes pluviométricos, consoante dados das estações do INMET:

 

- Cruz Alta: 51,5 mm

 

- São Luiz Gonzaga: 48 mm

 

- Caxias do Sul: 29,5 mm

 

- Encruzilhada do Sul: 28 mm

 

- Passo Fundo: 27,2 mm

 

- Uruguaiana: 24,1 mm

 

- Santa Maria: 19 mm

 

- Santana do Livramento: 16,9 mm

 

- Porto Alegre: 12,6 mm

 

- Bagé: 1,4 mm

Link to comment
Share on other sites

Mas segue o drama, tem que chover bem mais. O pior é que novamente o sul e leste do Rio Grande do Sul tiveram pouca chuva, casos de Porto Alegre, Pelotas e Bagé. Esta foi a região com menor reposição do déficit hídrico em agosto.

 

Pois é. mas dando uma olhada nos modelos agora a tarde, parece que depois do frio dos dias 1/2, teremos uma sequencia de dias com boas chuvas, principalmente no centro-oeste da região Sul. Seriam instabilidades como essa ?

Link to comment
Share on other sites

Buenas, a chuva pode ter sido mansa em termos de acumulação, mas foi bastante intensa em alguns momentos, exatamente na hora em que eu estava ao volante. Além do mais, tivemos vários clarões e trovoadas muito fortes, mas os estouros eu só pude ouvir ao chegar em casa. O temporal foi curtinho: durou 30 minutos, das 3:30 às 4 h. Depois disso a chuva tornou-se fraca e as trovoadas foram se distanciando...

Agora é esperar a entrada do calor e da umidade para reabastecer a represa e reabrir as comportas só no final da 3ª-feira. A semana maluca mal começou...

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Que tal essa composição??

 

http://img396.imageshack.us/my.php?image=integrao7wt.gif

 

Esta é uma forma de visualizarmos uma área com intensa atividade convectiva utilizando-se uma imagem de satélite e 15 min de integração de raios. Mas esse tempo de coleta dos raios pode ser escalonado para 5 min antes e 5 depois da hora da imagem... Eu pessoalmente gosto de trabalhar com os raios associados às imagens do radar. A localização do CB é bem mais visível... Espero que gostem!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Excelente Duquia!!

Seria interessante se as imagens fossem sempre com esse tipo composição.

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

Os fortes ventos registrados na madrugada de ontem na Fronteira, provocoram a falta de energia elétrica em 410 casas de Uruguaiana a partir das 10h. Entre a madrugada e o dia de domingo choveu um total de 40 milímetros no município. Ontem, 10 equipes da AES Sul trabalharam ininterruptamente para que a luz retornasse às residências. A partir de hoje a distribuidora vai verificar quais foram os estragos ocorridos na zona rural de Uruguaiana.

 

Em São Borja a chuva de ontem foi saudada depois de uma nova estiagem no município. A precipitação atingiu 55 milímetros elevando para 78 milímetros o índice acumulado neste mês. Em julho a precipitação foi de apenas 12 milímetros.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.