Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em setembro - Forte massa na primeira semana ?


Recommended Posts

  • Replies 875
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

... Neste momento a tendência é muito mais um começo de setembro EXTREMAMENTE CHUVOSO do que de frio intenso, ...

 

Esta realmente me surpreendeu, considerando a expectativa de déficit hídrico. Mesmo levando em conta que a questão da escassez de chuva é para médio e longo prazo, estes eventos extremos e pontuais de chuva me deixam meio confuso. Êta clima que está aprontando todas e mais um pouco, de uma vez só! Prato cheio prá quem NÃO gosta de marasmo!

Link to comment
Share on other sites

Torçam para a formação de uma baixa no Prata na próxima semana, esse ano sem baixa as Mp´s estão indo todas para o oceano e o mesmo poderá acontecer com o belo anticilone 1032mb da próxima quarta-feira.

 

Existe uma pequena chance de formar uma baixa, a maior chance mesmo é do ar frio correr pro oceano na altura do RS/Uruguai com muita chuva e frio úmido nos três estados do sul.

 

Torçam!

Link to comment
Share on other sites

Torçam para a formação de uma baixa no Prata na próxima semana, esse ano sem baixa as Mp´s estão indo todas para o oceano e o mesmo poderá acontecer com o belo anticilone 1032mb da próxima quarta-feira.

 

Existe uma pequena chance de formar uma baixa, a maior chance mesmo é do ar frio correr pro oceano na altura do RS/Uruguai com muita chuva e frio úmido nos três estados do sul.

 

Torçam!

 

 

Última rodada manteve o belo anticilone com até 1036mb correndo pro oceano entre o RS e o Uruguai.

Link to comment
Share on other sites

APÓS MESES DE TEMPERATURA ACIMA A MUITO ACIMA DA MÉDIA, SETEMBRO PODE SURPREENDER E TERMINAR COM TEMPERATURA ABAIXO DA MÉDIA NA ANÁLISE DA CLIMATOLOGIA URBANA.

 

O FRIO DEVE CHEGAR JÁ DIA 31/08

 

Legal! Hoje mesmo estava comentando com o Marcos que setembro pode ter média mais baixa que agosto. Alguma vez isso já aconteceu? Pelos modelos que vejo, os 10 primeiros dias tendem a ser amenos.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Torçam para a formação de uma baixa no Prata na próxima semana, esse ano sem baixa as Mp´s estão indo todas para o oceano e o mesmo poderá acontecer com o belo anticilone 1032mb da próxima quarta-feira.

 

Existe uma pequena chance de formar uma baixa, a maior chance mesmo é do ar frio correr pro oceano na altura do RS/Uruguai com muita chuva e frio úmido nos três estados do sul.

 

Torçam!

 

 

Última rodada manteve o belo anticilone com até 1036mb correndo pro oceano entre o RS e o Uruguai.

 

Tem muito modelo por aí colocando a baixa até mais para cima, em frente ao RS!!! Sua formação ocorreria entre terça e quarta feira!!!

 

Se isso acontecer podemos ter um repeteco de 2002, realmente!!!! Na verdade, com um potrão de 1036mb, pode dar até algo melhor se a baixa for potente!!

 

Resta-nos acompanhar e torcer!! Eu estou pessimista, acho que acabará sendo mais um cavalo desperdiçado!!!! Mas porque lendo nas entrelinhas de vários sites de previsão (CLIMERH, INPE, etc..), eles insistem na baixa na terça/quarta??? Acho que o NCEP está subestimando algo que outros modelos estão colocando como sendo de média para alta probabilidade.

 

Veremos.......

Link to comment
Share on other sites

Povo, tava dando uma olahda no Global, ele dá uma baixa/ciclone só pra sexta, 02, hoje o Roanldo disse que nesta data poderemos ter geada :) Mas o que me chamou a antenção foi um baita ciclone se formando na divisa RS com o Uruguai, dia 6, depois se movendo a Leste/Sudeste, intensificando, e chegando a 985hpa dia 8, e dia 9 chegando a 975hpa, mas isso já bem mais ao sul, lá já é mais normal, não ? Bom, estou só comentando... hehehehe

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Torçam para a formação de uma baixa no Prata na próxima semana, esse ano sem baixa as Mp´s estão indo todas para o oceano e o mesmo poderá acontecer com o belo anticilone 1032mb da próxima quarta-feira.

 

Existe uma pequena chance de formar uma baixa, a maior chance mesmo é do ar frio correr pro oceano na altura do RS/Uruguai com muita chuva e frio úmido nos três estados do sul.

 

Torçam!

 

 

Última rodada manteve o belo anticilone com até 1036mb correndo pro oceano entre o RS e o Uruguai.

 

Manteve o padrão, chuvas intensas no RS e em SC entre segunda e quarta e o anticilone 1032-1036mb indo direto para o oceano na altura do litoral Uruguaio. Mais um enorme disperdício.

Alto risco de enchentes nos dois estados neste período.

Link to comment
Share on other sites

Ciclonão só dia 2 mesmo Clovis, bem em frente a costa Catarinense mas com uma distância segura para não haver tantos estragos. Se esse ciclone se formasse antes estavamos feitos.

Na Argentina e no Uruguai deve mesmo fazer muito frio, é um belo anticilone com 1036mb (para mim já é cavalo) que deve encontrar a corrente de jato e a Muralha-Brasil-Tropical e seguir seu caminho para o oceano frente ao litoral Uruguaio. Talvez um dos maiores dispedícios do ano. Veremos...

 

Agora esse ciclone no dia 2 será muito interessante de ser observado, me chama a atenção o gradiente entre a alta 1036mb e o ciclone com 1000mb, deve fazer estragos no oceano.

Link to comment
Share on other sites

Ao que tudo indica mantém-se o padrão de "tudo que precisa para ter neve, só que na hora errada".

 

O Accuweather ainda dá neve para o dia 01/09 em São Joaquim (é a rodada de ontem do NCEP).

 

Acho que a situação da semana que vem merece, no mínimo, atenção. Uma pequena mudança nas condições pode propiciar chance de neve decente na região de SJ.

 

Vamos ver...

Link to comment
Share on other sites

Ciclonão só dia 2 mesmo Clovis, bem em frente a costa Catarinense mas com uma distância segura para não haver tantos estragos. Se esse ciclone se formasse antes estavamos feitos.

Na Argentina e no Uruguai deve mesmo fazer muito frio, é um belo anticilone com 1036mb (para mim já é cavalo) que deve encontrar a corrente de jato e a Muralha-Brasil-Tropical e seguir seu caminho para o oceano frente ao litoral Uruguaio. Talvez um dos maiores dispedícios do ano. Veremos...

 

Agora esse ciclone no dia 2 será muito interessante de ser observado, me chama a atenção o gradiente entre a alta 1036mb e o ciclone com 1000mb, deve fazer estragos no oceano.

 

Fala Caio, aqui para o RS considero que será um "médio-desperdício", pois teremos um frio bem interessante e que ficará no estado por alguns dias! Ainda: quem sabe ele nos surpreende e conta com algum reforço para as próximas horas. Em 2003 tivemos neve por essa época lá na expointer.. granular de meia-tigela. Ela começou essa semana, será que repete?

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Ciclonão só dia 2 mesmo Clovis, bem em frente a costa Catarinense mas com uma distância segura para não haver tantos estragos. Se esse ciclone se formasse antes estavamos feitos.

Na Argentina e no Uruguai deve mesmo fazer muito frio, é um belo anticilone com 1036mb (para mim já é cavalo) que deve encontrar a corrente de jato e a Muralha-Brasil-Tropical e seguir seu caminho para o oceano frente ao litoral Uruguaio. Talvez um dos maiores dispedícios do ano. Veremos...

 

Agora esse ciclone no dia 2 será muito interessante de ser observado, me chama a atenção o gradiente entre a alta 1036mb e o ciclone com 1000mb, deve fazer estragos no oceano.

 

Fala Caio, aqui para o RS considero que será um "médio-desperdício", pois teremos um frio bem interessante e que ficará no estado por alguns dias! Ainda: quem sabe ele nos surpreende e conta com algum reforço para as próximas horas. Em 2003 tivemos neve por essa época lá na expointer.. granular de meia-tigela. Ela começou essa semana, será que repete?

 

Sds!

 

Perto do que faria se este anticiclone entrasse com tudo este frio será um belo disperdício Fábio. Mas creio que POA terá dias interessantes, temperatura constante nos 11-13oC com chuva, poderia ir a 0oC mas essa marca deve estar no oceano.

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

A depender do modelo do Inpe o frio será muito bom neste início de setembro, contudo somente ele dá esta chance.

Todos os outros modelos apostam no desvio completo do anticilone para o oceano na altura do Uruguai.

Vamos ver se pão de casa é mais quentinho que o da vizinhança. Tá dificíl, se ele acertar desta vez eu passo a considera-lo com muito mais seriedade.

Link to comment
Share on other sites

Possível forte ciclone frente a costa gaúcha no próximo final de semana? Tudo leva a crer que sim, e o gradiente desta próxima baixa em comparação ao ciclone que atingiu Florianópolis no início do mês sugerem algo parecido em sua formação mas bem diferente no posicionamento e riscos a população.

 

Ficaremos atentos.

 

baixa4.gif

 

baixa.jpg

 

baixa1.jpg

 

baixa2.jpg

 

baixa3.jpg

Link to comment
Share on other sites

Os modelos começam a entrar em acordo sobre o FORTE ciclone que irá se formar na costa gaúcha no final desta semana. A cada rodada uma leve intensificada e aproximada da costa. Este é o modelo do Snow-Forecast, todos os outros modelos que eu consulto confirmam esta rodada.

 

Estou começando a ficar preocupado, fortes ventos e ressaca intensa em mar aberto podem ser sentidos no litoral gaúcho na próxima sexta-feira.

 

rs.jpg

 

rs1.jpg

 

rs2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Galera, olha o repeteco de 01º de setembro de 2002....

Só que desta vez,parece haver uma sustentação maior da umidade e da precipitação...

 

Paulo, em nada se assemelha o episódio de 1/09/2002 com este próximo. O único modelo que torna a alta continental, portanto semelhante com a de 2002 é o do Inpe. TODOS os outros sugerem este anticilone marítimo puxado por um ciclone próximo a costa.

Confio mais nos outros, se o Inpe acertar desta vez vai calar a minha boca, a dos Americanos e dos Europeus também. E olha que eu quero muito que ele me cale...

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

POA amanheceu relativamente ameno, com 14,5C. Agora céu encoberto, vento moderado e 18,6C. Não está quente, mas pelo satélite uma grande área de instabilidade que parece estar semi-estacionária na metade sul do estado nos ameaça bastante para as próximas horas. Desde a noite de ontem ela está presente na porção norte da Lagoa dos Patos e não chega em POA!

 

O tempo está bem maluco mesmo.

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 29/08/05. 11:27

 

SECO; 23,3°C.

 

U.R.; 46%

 

PRESSÃO; 1003 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); NWW E 44

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -°C

 

CÉU COM SOL NUVENS E NUITA NÉVOA. (60%). VENTANIA .

 

CLIMATERRA DIA 29/8/05; MÍNIMA: 18,1°C, MÁXIMA: -°C, RELVA: 13,2°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 43%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 66 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -°C. RAJADA MÁXIMA: 73 Km/h ÀS 10h:14 E 11h:19 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -°C AS -h:-

 

EXTREMAS EM SC DIA 28/8/05:

 

MÍNIMA: 13,7°C EM INDAIAL/INMET.

 

MÁXIMA EM SC DIA 27/8/05; 28,6°C EM VIDEIRA/EPAGRI

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 29/8/05.; MÁXIMA (28/08/05): -°C, MÍN.: -°C E RELVA: -°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 29/8/05: 17,7°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 29/8/05; MÍN; -°C E MÁX. -°C (28/08/05):

 

MÁXIMA: -°C E MÍNIMA DE -°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 29/8/05.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 29/08/05;

 

-°C/18,0°C/14,5°C. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 29/08/05. 12:00

 

SECO; 23,9°C.

 

U.R.; 51%

 

PRESSÃO; 1002 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); NWW E 53

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -°C

 

CÉU QUASE CLARO E NUITA NÉVOA. (10%). VENTANIA. MADRUGADA MAIS QUENTE DESDE 1993 EM AGOSTO.

 

CLIMATERRA DIA 29/8/05; MÍNIMA: 18,1°C, MÁXIMA: -°C, RELVA: 13,2°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 42%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 71 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -°C. RAJADA MÁXIMA: 87 Km/h ÀS 11h:40 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -°C AS -h:-

 

EXTREMAS EM SC DIA 28/8/05:

 

MÍNIMA: 13,7°C EM INDAIAL/INMET.

 

MÁXIMA EM SC DIA 27/8/05; 28,6°C EM VIDEIRA/EPAGRI

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 29/8/05.; MÁXIMA (28/08/05): -°C, MÍN.: -°C E RELVA: -°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 29/8/05: 17,7°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 29/8/05; MÍN; -°C E MÁX. -°C (28/08/05):

 

MÁXIMA: -°C E MÍNIMA DE -°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 29/8/05.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 29/08/05;

 

-°C/18,0°C/14,5°C. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

"O INFERNO DO MUNDO É AQUI, E AGORA"

 

Uma alusão a musica turística de SC "O melhor lugar do mundo é aqui, e agora"

 

Tenho 34,3oC no meu abrigo aquecido, melhor acreditarem nos 33,5oC do Paulo ou 32oC no Aeroporto.

Urussanga (pé da Serra Geral) tem 36oC no informe das 12h00.

 

Pressão de ciclone 999hpa, umidade de deserto 30% e temperatura de Bagdá. Estou me sentindo muito tonto, quando a frente chegar aqui eu realmente não sei o que vai acontecer.

 

Considero ALTO o risco de células tornádicas se formarem no sul catarinense nas próximas 24hs.

Link to comment
Share on other sites

Nossa posição de momento é de ciclone na costa entre quinta e sexta e noi final de semana ele já de distanciando bastante.

 

Entendo final desta semana como sendo os últimos dias da semana corrente, quinta e sexta no calendário de um operário publicitário.

 

A "coisa" deve ser feia no sul gaúcho, alertas a esta hora não superestimariam o fenômeno. Atenção competentes...mãos a obra.

 

Abraço

 

"...ciclone que irá se formar na costa gaúcha no final desta semana..."
Link to comment
Share on other sites

"O INFERNO DO MUNDO É AQUI, E AGORA"

 

 

Considero ALTO o risco de células tornádicas se formarem no sul catarinense nas próximas 24hs.

 

caio a situação está dramática em boa parte do Sul!!! Aqui a pressão volta a cair e tenho 1003 hpa!!! 27°C e 41%!!

Creio que as chances de super cels são grandes em boa parte do sul!!

 

Abraços ventosos e preocupados

Link to comment
Share on other sites

E dá-lhe 2005, confirmando as expectativas dos pessimistas!! É record em cima de record!!!

 

Recorde de máxima absoluta em junho e agosto em Floripa!! E com certeza em vários outros lugares!!! Sorte dos gaúchos que estão debaixo de um aguaceiro!!! Aqui me Curitiba está um dia típico de Brasília, com um calor infernal e baixíssima UR!!!! Agora 29oC e 37% no aero!!!!!!!!!!!

 

Temos de monitorar a situação bem de perto, pois se 2002 e 1995 já viraram fichinha perto de 2005, este último agora começa a ameaçar 1977 e 1967 em termos de TERROR DE CALOR!!!

 

Basta o rápido resfriamento do pacífico não se confirmar para que o restante dos meses do ano sejam também tórridos!!! Neste caso, se cumpririam as profecias de "UNIFICAÇÃO DOS CINTURÕES"!!!

 

P.S. O choque da frente em SC será pesado!! Vai ter granizo para todo lado e, por feeling, não dá para descartar a formação de células tornádicas!! Principalmente no sul do Estado!

Link to comment
Share on other sites

A situação no centro sul tá bem interessante

 

Uruguaiana tem 12ºc e garoa

 

Caxias do sul tem 27,0ºC

 

Chapecó tem 30 com ventos de 92 km/h

 

Joinville tem 35ºC

 

santos bate os 39ºC

 

aki no meu barometro a pressão já está em 999.1 hPa, com 33,1ºc e 35% de umidade relativa.

 

Saudações

Link to comment
Share on other sites

A situação no centro sul tá bem interessante

 

Uruguaiana tem 12ºc e garoa

 

Caxias do sul tem 27,0ºC

 

Chapecó tem 30 com ventos de 92 km/h

 

Joinville tem 35ºC

 

santos bate os 39ºC

 

aki no meu barometro a pressão já está em 999.1 hPa, com 33,1ºc e 35% de umidade relativa.

 

Saudações

 

É incrível o gradiente mesmo!! Buenos Aires e Santa Vitória tem 13oC!!

 

Acredito que Cuiabá e Campo Grande estejam beirando os 42oC!!!

Link to comment
Share on other sites

O mais incrível é que o ar mais fresco está entrando pelo centro do continente.

 

Campo Grade, Ponta Porã e Cuiabá estão proporcionalmente amenos!! As temperaturas mais altas seguem as linhas de baixa pressão!!

 

Uruguaiana já tem 11oC agora, no auge do "calor" da tarde!!!!! O abismo do gradiente se aprofunda!! A coisa tá preta!!!! Super-cells on their way!!

Link to comment
Share on other sites

SÃO.JOAQUIM, 29/08/05. 15:00

 

SECO; 25,0°C.

 

U.R.; 45%

 

PRESSÃO; 999 mb.

 

DIREÇÃO E VELOCIDADE DO VENTO (Km/h); NWW E 49

 

SENSAÇÃO TÉRMICA; -°C

 

CÉU COM MUITAS NUVENS E NUITA NÉVOA. (70%). VENTANIA. MADRUGADA MAIS QUENTE DESDE 1993 EM AGOSTO. JÁ HOUVE DESTELHAMENTO PRÓXIMO A CLIMATERRA.

 

CLIMATERRA DIA 29/8/05; MÍNIMA: 18,1°C, MÁXIMA: 25,0°C, RELVA: 13,2°C, A UMIDADE RELATIVA DO AR MAIS BAIXA: 37%. PRECIPITAÇÃO ATÉ ÀS 09h:00: 0 mm.

 

RAJADA 87 Km/h, COM SENSAÇÃO TÉRMICA DE ATÉ: -°C. RAJADA MÁXIMA: 89 Km/h ÀS 14h:51 COM SENSAÇÃO TÉRMICA MÍNIMA DE: -°C AS -h:-

 

EXTREMAS EM SC DIA 29/8/05:

 

MÍNIMA: 10,7°C EM MAJOR VIEIRA/EPAGRI.

 

MÁXIMA EM SC DIA 28/8/05; 33,8°C EM INADAIAL/INMET

 

PONTOS DE APOIO;

 

CRUZEIRO (1510 m)/S.JOAQUIM NO DIA 29/8/05.; MÁXIMA (28/08/05): -°C, MÍN.: -°C E RELVA: -°C

 

NO BAIRRO BANDEIRA (1340 m) DIA 29/8/05: 17,7°C.

 

NO VALE DA NEVE (1450 m)/JEORGE MICHAEL BUTTERFIELD DIA 29/8/05; MÍN; -°C E MÁX. -°C (28/08/05):

 

MÁXIMA: -°C E MÍNIMA DE -°C EM ITAPIRANGA/WOLFGANG LENGERT NO DIA 29/8/05.

 

MÁXIMA,MÍNIMA E RELVA EM S.JOAQUIM/INMET NO DIA 29/08/05;

 

24,4°C/18,0°C/14,5°C. 0 mm

 

Material produzido pela Climaterra. É vedada a divulgação das informações sem a menção expressa da fonte

Link to comment
Share on other sites

O mais incrível é que o ar mais fresco está entrando pelo centro do continente.

 

Campo Grade, Ponta Porã e Cuiabá estão proporcionalmente amenos!! As temperaturas mais altas seguem as linhas de baixa pressão!!

 

Uruguaiana já tem 11oC agora, no auge do "calor" da tarde!!!!! O abismo do gradiente se aprofunda!! A coisa tá preta!!!! Super-cells on their way!!

Pois é Ze´, impressiona esta diferença de temperaturas ,até parece o tratado de Tordesilhas(claro que em uma divisão diferente).Vc tem razão estas diferenças podem trazer efeitos muito muito perigosos. :shock: :shock: :o:o

Aqui apesar de começar chuva fraca a temperatura não quer ceder, agora em torno de 23º.

Link to comment
Share on other sites

Incrível este gradiente! Hj POA não passou dos 22C (no pico de mormaço que fez ao meio-dia). Não sabia que tava tão quente ao norte de POA!! E pensar que passei o dia de blusão e a poucos km daqui fez 36C, como é o caso de Urussanga :shock: Chegou aos 27C em Caxias!!! Fico imaginando que houve um forte gradiente até mesmo dentro da grande Porto Alere, com Novo Hamburgo chegando aos 28C possivelmente!!

 

Hj SC e PR souberam o direitinho o que passa por Porto Alegre em situações pré-frontais, pois aqui isso é muio característico, pois inúmeras vezes ficamos com vento norte e a frente parada ali no Uruguay. Hj felizmente ela resolveu avançar mais um pouco :D

Link to comment
Share on other sites

A pressão depencou também ao noroeste do Brasil. Nesse momento em Rio Branco, além do calor saarico (hoje a máxima foi mais uma vez de 37°C), faz 1006 hPa. A pressão caiu com tudo, algumas áreas da Bolívia já estao abaixo dos 1000 hPa. Bom, definitivamente, não há inverno nesse país! Sem comentários também para a maxima de 33°C em SP hoje. Lamentável :shock: :shock: .

Link to comment
Share on other sites

A pressão depencou também ao noroeste do Brasil. Nesse momento em Rio Branco, além do calor saarico (hoje a máxima foi mais uma vez de 37°C), faz 1006 hPa. A pressão caiu com tudo, algumas áreas da Bolívia já estao abaixo dos 1000 hPa. Bom, definitivamente, não há inverno nesse país!

 

Jordan! Ainda assim, acho que as temperaturas entre 11 e 12 graus em toda a metade sul do RS podem ser consideradas invernais. Acresça o vento constante que soprou e terás uma sensação térmica ainda respeitável. Mais: a partir de quinta-feira teremos um bom frio aqui no RS que poderá se estender pelo sul do Brasil. Espero temperaturas um pouco abaixo dos 10 graus em POA e dos 5C na serra!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.