Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Esse, eu vi!!! Porto Alegre virou o caos... em 1995.


Jaqueline
 Share

Recommended Posts

Amigos,

 

Seguindo o exemplo do Clóvis, vou relatar aqui um dos episódios mais incríveis que presenciei de frente, ou seja, olhando sua evolução da janela do 8ª andar na rua Lima e Silva foi esse tal tufão da ZH (hehehe) que para mim foi um F3. Transcrevo o que lembro. A noite estava quentíssima, impossível de se dormir, eu recebia alguns amigos em casa e eles estavam saindo, ao acompanhá-los, por volta de 1h30min olhei para o céu e vi um tom alaranjado claro. O marido de minha amiga ainda olhou para o céu e comentou que parecia céu de por de sol. Já começava um ventinho muito discreto. Estava sem sono e fiquei na TV e na janela. Por volta de 2h, me fixei na janela, pois passou a ventar muito no céu, as nuvens avançavam de oeste muito rápidas e aquele laranja cada vez mais claro. Por volta de 2h10min, a frente dos prédios administrativos que eu tinha vista do meu prédio, eram iluminados pelas explosões dos reatores, parecia estar na guerra, em campo minado, era um clarão e uma explosão. Gente, senti medo quando olhei para o lado do rio Guaíba e aquela massa de vento veio varrendo tudo, quando passou onde eu estava, as janelas dos prédios vizinhos, abertas por causa do calourão, simplesmente eram sugadas com cortina e tudo e eram arremessadas contra o meu prédio e se espatifavam, enquanto o prédio simplesmente balançava. Voavam roupas, galhos de árvores, sacolas de plástico, uma loucura! O barulho do vento zunia, infernal, arrastando e arrebentando tudo, tipo barulho de sujeira arrastando e se batendo. De repente por alguns minutos não vi mais nada o pó fechou tudo, a gritaria da vizinhança era algo, faltou luz e pessoas presas no elevador. Então, a minha janela do banheiro estourou, fechei a porta do banheiro e as outras portas da casa e me escondi embaixo da mesa da cozinha, tinha área de serviço fechada com alumínio e um pequeno murinho que dividia, esse murinho foi minha salvação. O apartamento era um JK estreito mas comprido, com todas aberturas para o lado da tormenta, mas abaixo da mesa achei seguro por causa do murinho, e me segurei com força em alguma coisa enquanto caia tudo e quebrava no banheiro, sabem como é banheiro de mulher, né... tipo bolsa... e ali fiquei por uns 40 minutos até passar, pois parecia que sairia voando com o vento que entrava e sacudia tudo. Bom, pensei em meus amigos... que deveriam estar em maus lençóis, pois a casa era em Ipanema e não deveriam ter escapado do temporal. No dia seguinte consegui saber que estavam bem. Para encurtar, na manhã seguinte, 700 e poucas árvores tombadas na cidade. Das 300 e poucas sinaleiras, 200 e poucas quebraram, mais de 30 reatores estouraram, casas desabaram e perderam seus telhados, vários carros destruídos por árvores, postes de ferro retorcidos... O caos... E foi isso, creio que foi um F3 que devastou a cidade durante quase uma hora. Se os amigos de P. Alegre lembram, postem seus relatos para complementar.

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque, que história!!!!!!!!

Inc´rivel, me senti dentro da tempestade!!! hehehhehhehe

As matérias também, mostram a destruição do bichano.

Parabéns pela pesquisa.

Abraços!

 

 

Amigo,

 

Observe a delimitação da área.

O ponto em vermelho era onde eu estava.

 

7.jpg

 

Notas climáticas:

- Temperatura 1 dia antes:36,2C

- Pressão no momento:995 milibares

- Temperatura no início (2h da manhã):27C

- Temperatura ao final (50 min):22C

Notas de danos:

- 30 alimentadores

- 600 linhas telefonicas

- 630 árvores nas ruas, 30 Parque Marinha (quase a beira do Guaíba), 32 na Redenção e 12 em outro.

das 528 sinaleiras (Corrigindo a informação anterior), 300 danificadas, sendo necessário reforma, pois a maioria caiu...

Ferimentos humanos

- 10 pessoas atendidas em Pronto socorro com crises nervosas (estou escrevendo um artigo sobre isso)

- 1 homem atingido no toráx por uma árvore

- 1 sofreu choque elétrico

- 1 homem com lesões e traumatismos craneanos

 

Fora a sujeira de vapor de água e pó, que deixaram as ruas cobertas de areia.

 

Obs: Registraram ventos entre 81 e 90km, longe do local mas meteorologistas informaram ser bem mais, o fato é que na época nada identificaram porque os equipamentos eram desligados a noite, hehehe!!

Só quem viveu sabe!!!

 

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque,

 

INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL :shock: 8) e assustador, q inveja :lol: ... ñ qria ter passado esse medo q vc passou... mas pelo menos eu qria ter visto o bichinho de perto... hehe :lol: ... nessa época eu morava meio perto do centro, conhece o bairro santana?perto da redenção? pois eh... eu morava lah... mas ñ me lembro de nda :? ...

 

abraços

 

sds

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Impressionante o teu relato Jaque.

Parabéns pelos detalhes e dados deste pavoroso evento.

Olha, sem dúvida um tornado.

O incrível disto tudo é não ter havido vítimas fatais. Afinal, o bichinho ao que parece "passeou" em pleno centro de POA! :shock:

Sds!

 

Realmente Tomasini, não sei como não morreu ninguém, mas acontece que era Janeiro, cidade vazia, todo mundo na praia madrugada de domingo para segunda, não curto muito praia no verão porque é só estress, então dei essa sorte horrível, hehehe :) !!!

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Jaque,

 

INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL INCRÍVEL :shock: 8) e assustador, q inveja :lol: ... ñ qria ter passado esse medo q vc passou... mas pelo menos eu qria ter visto o bichinho de perto... hehe :lol: ... nessa época eu morava meio perto do centro, conhece o bairro santana?perto da redenção? pois eh... eu morava lah... mas ñ me lembro de nda :? ...

 

abraços

 

sds

 

Amigo,

 

Mas você devia ser criança, de uns 6 ou 7 anos, e, lugar de criança, neste horário é na cama... Hehehe!!! Deveria estar na praia, eu é que estava escaldando aqui.... hehehe!!! Realmente foi o evento mais severo que já vi de dentro de casa, os outros participei dentro do carro... :D

 

Abraços,

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

EU LEMBRO MUITO BEM DESSA TEMPESTADE!! E eu também lembro muito bem da capa dessa Zero Hora!!!

 

A noite anterior estava estrelada e muito quente!! Vou até repetir alguns dados. Na época eu tinha um pequeno termômetro digital que apenas marcava a temperatura do momento. No dia eu lembro de ter marcado 38° e às 23 h eu e meu irmão estávamos na piscina com 28°. Estava muito quente!

Lembro que acordei com as janelas de casa batendo. Não lembro exatamente do horário, mas já que a Jaque comentou em torno de 1:30, o horário que me vem à cabeça parece ser esse mesmo!

Vale o relato impressionante da quantidade de relâmpagos naquela tempestade!!!!! Era simplesmente inacreditável a quantidade de relâmpagos, liberando flashes um atrás do outro ininterruptamente. Toda a família aqui em casa acordou, minha mãe rezava e meu irmão mais velho tomou um verdadeir susto quando olhou pela janela! Algumas telhas da minha casa voavam e batiam no andar debaixo. De quebra, os assobios do vento eram seguidos. Era apavorante, uma experiência de dar medo!!

Só fui dormir às 3 h.

No dia seguinte o Paulo Sant´ana (comentarista do Jornal do Almoço e colunista da Zero Hora) comentou, em voz lenta e clara, que "parecia um filme de terror", com referência aos relâmpagos (vocês tinham que ver aquela ventania e os flashes. Terror!!!). Os ventos atingiram 110 km/h e o vendaval durou eternos 50 minutos!!! :shock: :shock: Além do mais, apenas a cidade de POA foi atingida! A tempestade ficou sobre a cidade durante todo o tempo. Foi uma das piores tempestades que já vi e, com certeza, a mais longa!! Minha piscina ficou coberta de galho e folhas e todo o bairro estava coberto de sujeira.

A luz só voltou no final da manhã e depois tudo apagou de novo às 13 h. Ficamos sem luz até de noite. A tempestade também foi notícia de destaque no Jornal Nacional, onde disseram que meio milhão de pessoas ficaram sem luz!!! Lembro do Régis Roessing (que agora está na globo) caminhando numa rua e mostrando, por detrás dele, um guapuruvu com uns 20 m de altura caído sobre a rua, junto com outras árvores.

A tempestade foi o grande acontecimento daquele dia.

 

Jaque, esse jornal tu tens em casa?

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

 

Jaque, esse jornal tu tens em casa?

 

 

Marcos,

 

Que tempestade terrível... e que belo depoimento o seu. Obrigada! Creio que seus 38C eram mais reais que os 27C deles. Será que posso usar em um texto que estou elaborando, depois de pronto te envio cópia?

Olha, tenho sim em xerox e fotografado. Tem mais ou menos umas 20 páginas com fotos e todas as matérias do dia 10 e 11.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Eu recordo deste temporal. Foi o maior que vi em trinta anos de vida aqui em Porto Alegre. Recordo igualmente como se fosse o jornal de hoje de manhã que tivesse lido desta capa de Zero Hora. Aqui na minha rua, vidros de prédios vizinhos estouraram e um poste partiu ao meio. O vento era pior que os relâmpagos. Simplesmente aterrorizante. E o pior é que estávamos pintando o apartamento aqui e os móveis estavam todos fora de lugar. Ficamos 2 dias sem luz e perdi a conta de quantas vezes dei com o rosto em algo. Detalhe, obviamente não foi tufão que é como os furacões são chamados no Pacífico Oeste. Se foi só na cidade de Porto Alegre, não poderia ser um furacão. E não foi tornado, afinal o temporal foi violento em toda a cidade com danos generalizados. Agora, saliente-se, pode ter ocorrido tornado em ponto ou outro da geografia da cidade. Aliás, é provável. Notaram o catalizador deste temporal ? Pressão baixíssima e justamente quando o dia se encaminhava pra mínima da maré barométrica. Fora o calor que impressionava. Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Eu recordo deste temporal. Foi o maior que vi em trinta anos de vida aqui em Porto Alegre. Recordo igualmente como se fosse o jornal de hoje de manhã que tivesse lido desta capa de Zero Hora. Aqui na minha rua, vidros de prédios vizinhos estouraram e um poste partiu ao meio. O vento era pior que os relâmpagos. Simplesmente aterrorizante. E o pior é que estávamos pintando o apartamento aqui e os móveis estavam todos fora de lugar. Ficamos 2 dias sem luz e perdi a conta de quantas vezes dei com o rosto em algo. Detalhe, obviamente não foi tufão que é como os furacões são chamados no Pacífico Oeste. Se foi só na cidade de Porto Alegre, não poderia ser um furacão. E não foi tornado, afinal o temporal foi violento em toda a cidade com danos generalizados. Agora, saliente-se, pode ter ocorrido tornado em ponto ou outro da geografia da cidade. Aliás, é provável. Notaram o catalizador deste temporal ? Pressão baixíssima e justamente quando o dia se encaminhava pra mínima da maré barométrica. Fora o calor que impressionava. Alexandre

 

Alexandre, fico grata pela contribuição.

 

Devemos ter tido alguns tornados sim, concordo, inclusive o que vi, pois parecia um redemoinho imenso a visão que lembro, tipo a visão do F3 paulista, depois já não vi mais nada, pois corria o risco da janela se espatifar sobre mim, quando passou, tudo batia muito, e a barulheira do quebra quebra... Pelas árvores caídas, troncos enormes, um vento fraco não derruba, nesta época padeciamos de poucos meios...

 

Mas, é isso aí... Depois vou relembrar outros de meus arquivos, década de 70.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.