Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temporais no Paraná?


Luiz
 Share

Recommended Posts

As últimas imagens de satélite dão conta de uma linha de instabilidade bem organizada com topos atingindo os -67ºC sobre o estado do Paraná.

 

Em Maringá o céu apresenta-se encoberto. Na imagem das 20:45, a borda da nebulosidade mais grossa encontrava-se a apenas 9 km daqui.

 

Faz 25,7ºC e a U.R. é de incríveis 34%.

 

A chuva é esperada com muita ansiedade.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Duquia, agora é 05:50 e cai granizo aqui em Maringá com um diâmetro aproximado entre 0,5 a 0,8 cm. A estação acusa uma taxa de 255 mm/h

 

Sds.,

 

Foi a maior queda de granizo que já vi em Maringá. Agora (05:56), ele já cessou e chove mais fraco, numa taxa de 39 mm/h. A temperatura é de 15,9ºC e a U.R., de 86%.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

O temporal confirma a minha previsão feita entre Sexta-feira passada e Sábado sobre a formação de instabilidades sobre o jato de baixos níveis que estaria particularmente intenso no final desta semana, previsão que contrariava o AVN/NCEP. O modelo ETA do CPTEC retirou a chuva que previa, porém suas saídas do final de semana estavam corretas e erraram apenas por uma pequena margem, apontando que hoje teríamos precipitações apenas na região Sudoeste e Oeste do estado, chegando a chuva na madrugada de sexta aqui no Norte do Paraná. Apesar disso, nenhum modelo foi capaz de prever que teríamos tempestades tão intensas. Já baixei os datasets para iniciar uma rodada do WRF de modo a estudar o caso e determinar qual a melhor microfísica (qual obtém melhores resultados) nessa situação, além das influências de cada uma sobre a localização e intensidade das chuva, relacionando com a complexidade das mesmas.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, estou agora em Sarandi, 12:37 da tarde e o tempo parece muito tranqüilo. Realmente póde mudar e vir instabilidade ou ela já se mandou mais para o norte?

 

Abraços!

 

Se ocorrer é para o extremo norte/noroeste, não na região de P. Fundo hoje.

 

Aqui o céu agora é azul, quer dizem está muito esbraquiçado, e a tempertura subiu. Pelo jeito vai dar uma boa esquentada até voltar a chuva!

Pelos satélites ainda está calmo, mas creio que será como ondem, a hora que começar... E eu sem máquina!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

Link to comment
Share on other sites

Aqui o céu agora é azul, quer dizem está muito esbraquiçado, e a tempertura subiu. Pelo jeito vai dar uma boa esquentada até voltar a chuva!

Pelos satélites ainda está calmo, mas creio que será como ondem, a hora que começar... E eu sem máquina!!! :evil: :evil: :evil: :evil:

 

Clóvis, tu sem máquina e eu com mas sem tempo severo hehehe

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.