Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Temporais de setembro em agosto


Paulo Henrique
 Share

Recommended Posts

Jóia gurizada.O granizo mais arrasador que já presenciei aqui foi 30 de setembro de 2001, foram em torno de 6.000 casas como s telhados perfurados, e olha que furou telha amianto 6mm, calhetão,amassou zinco, quebrou telha de barro, foi impressionante, as pedras enormes,do tamanho de ovo de galinha, laranja, bola de tênis, foi assustador :o :shock: :shock: E no dia seguinte caiu de novo, mas atingiu a comunidade ao norte da cidade chamada de Pontão da Boa União.

Há material jornalístico da época.

E julho daquele mesmo ano houve granizo forte com pedras grandes, só que menores que esta em setembro.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, hoje está fazendo aniversário da mais forte precipitação de granizo que eu presenciei aquí, foi no começo da madrugada.

Tivemos que dormir em camas improvisadas na cozinha, pois era o único lugar que se manteve seco.

Foi uma festa para as casas de materiais de construção, acabou todo os estoques de telhas e vidros da cidade.

Não me recordo o ano, se alguém puder ajudar, tinha ocorrido um eclipse solar parcial no fim da tarde do dia anterior.

 

 

:lol:

 

Abraços

 

Nazareno de Oliveira

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, hoje está fazendo aniversário da mais forte precipitação de granizo que eu presenciei aquí, foi no começo da madrugada.

Tivemos que dormir em camas improvisadas na cozinha, pois era o único lugar que se manteve seco.

Foi uma festa para as casas de materiais de construção, acabou todo os estoques de telhas e vidros da cidade.

Não me recordo o ano, se alguém puder ajudar, tinha ocorrido um eclipse solar parcial no fim da tarde do dia anterior.

 

 

:lol:

 

 

set;1994 teve um eclipse solar total do sol e me lembro que nesse mes choveu granizo aqui em joinville

Abraços

 

Nazareno de Oliveira

Link to comment
Share on other sites

Paulo

 

 

Foi no mês de agosto, não me recordo o ano, que eu ví uma das mais fortes tempestades elétricas aquí em São Joaquim, com uma frequência de raios assustadora. Dia 16 se não me engano!:idea:

 

 

Abraços,

 

 

Nazareno de Oliveira

 

1998, LEMBRAS...TORNADOS NO INTERIOR COM MILHARES DE ARAUCÁRIAS TOMBADAS. ESTAVA AINDA EM FBGO, TINHA AVISADO 24 HORAS ANTES.

Link to comment
Share on other sites

David, o eclipse de 1994 foi dem 3/11 durante a manhã. O sol em POA ficou 98% coberto, a temperatura caiu e uma névoa úmida ficou pairando sobre a cidade como se a atmosfera tivesse ficado "embaçada".

 

Pois eu também fiquei sentindo o ar primaveril de setembro em agosto, e me parece que, apesar de nesse mês ser comum termos temporais, a dinâmica se aproxima bem da do mês de setembro.

Agora mesmo estávamos com a atuação de uma CCM que deve organizar no Uruguai uma frente fria já no final do dia de hoje. Parece que os CCM´s já vão começar a aparecer nas próximas semanas, acredito que, no máximo, até metade de setembro.

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

David, o eclipse de 1994 foi dem 3/11 durante a manhã. O sol em POA ficou 98% coberto, a temperatura caiu e uma névoa úmida ficou pairando sobre a cidade como se a atmosfera tivesse ficado "embaçada".

 

Pois eu também fiquei sentindo o ar primaveril de setembro em agosto, e me parece que, apesar de nesse mês ser comum termos temporais, a dinâmica se aproxima bem da do mês de setembro.

Agora mesmo estávamos com a atuação de uma CCM que deve organizar no Uruguai uma frente fria já no final do dia de hoje. Parece que os CCM´s já vão começar a aparecer nas próximas semanas, acredito que, no máximo, até metade de setembro.

 

Abraços!

 

 

 

ta mais parecido com setembro pq , o frio ate agora em agosto foi inexistente , minha minima ate agora nesse mes e de 9,8 no dia 11

Link to comment
Share on other sites

Já que o negócio é granizo, tivemos granizo na madrugada de sábado para domingo últimos, por uns 5 min. Mas nada de extraordinário, temos sido poupados dessas barabridades nos últimos anos. O ano de 1998, foi o mais feio com quebra de telhados.

Link to comment
Share on other sites

Paulo

 

 

Foi no mês de agosto, não me recordo o ano, que eu ví uma das mais fortes tempestades elétricas aquí em São Joaquim, com uma frequência de raios assustadora. Dia 16 se não me engano!:idea:

 

 

Abraços,

 

 

Nazareno de Oliveira

 

1998, LEMBRAS...TORNADOS NO INTERIOR COM MILHARES DE ARAUCÁRIAS TOMBADAS. ESTAVA AINDA EM FBGO, TINHA AVISADO 24 HORAS ANTES.

 

_____________________________________________________________________

Esse de 1998 eu lembro, foi muito intenso, mas esse episódio que eu me refiro ocorreu na década de 80, entre 1980 e 1985(não tenho certeza), a particularidade desse evento foi a quedas de raios em um espaço de tempo pequeno, essa tempestade foi comparável a ocorrida em 26 de outubro de 2003( você pode confirmar essa data, com certeza), essa tormenta ocorreu no final da tarde, durou uns cinco minutos mais ou menos, era um clarão e um estalo imediato, ASSUSTOU e muito!

O dia era típico do mês de agosto, muita fumaça de queimadas.

 

 

Valeu Ronaldo

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.