Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

O Tornado de 1989 - Pato Branco


Clovis Padoan Filho
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal, apenas resgatando o antigo tópico do fórum velho.

"" Pessoal

as fotos a seguir são do tornado que atingiu Pato Branco em 11 de Setembro de 1.989, por volta das 20:00.

Ventos: superiores á 200km/h

Seria um F3 possívelmente.....

Graças a Deus, apenas uma vítima fatal.

NO MESMO DIA, EM 7 MINUTOS CHOVEU 142MM EM PALMAS!!!!

EM VITORINO, 10KM DE PATO BRANCO, O GRANIZO ERA DO TAMANHO DE OVOS DE GALINHA!!!

UMA PEQUENA NUVEM DE TEMPESTADE, NÃO ?

Bom, aqui vão algumas das fotos, tirei foto da foto do jornal! hehehe

Casa parcialmente destruída

eeac3d12.jpg

Danos

f19c5c73.jpg

Casas totalmente destruídas!!!!!!

4627d49e.jpg

Poste e casa destruída

aeec9706.jpg

Tinha uma casa aqui!!!!!!!!!!

fef9c0c3.jpg

assim ficou o Colégio Premem

752701ec.jpg

Torre de rádio

b626a6f4.jpg

Danos

5d0e2633.jpg

Danos

20c5662f.jpg

Mais danos

fbec4d74.jpg

O jornal

7005151b.jpg

Assim ficou o ginásio Patinho, com piscina olímpica

13a80ca9.jpg

Apenas destroços

49fbed58.jpg

Restos de casas

99fe70a1.jpg

árvores amontoadas

180bf242.jpg

essa sortuda estava embaixo dessa casa......

4a3330a7.jpg

calçadas

982f2af3.jpg

zinco nos postes

b45f45ab.jpg

postes no chão

977b2a05.jpg

danos

1a0cbc83.jpg

mais danos

804b7446.jpg

colégio Premem

carro estacionado

21206fcc.jpg

telhados nas ruas

94cce1b2.jpg

sobrou apenas as fundações da casa

ff82f9db.jpg

nessa, nada......

27141f14.jpg

você no temporal e tua casa vooa alguns metrinhos...

de66a7f7.jpg

esta casa estava no outro lado da quadra

1a2fbc14.jpg

essas aqui, pertinho de casa...

26061fea.jpg

danos

aed62afb.jpg

sobrou 1 parede hehehe

da70ae47.jpg

aqui não dá pra saber o que sobrou

ad9c8a41.jpg

 

""

Bom, foi um tornado e tanto não!!

 

Minha vizinha estava no Colégio Premem, que mostra nas fotos. Tocou o sinal, eles ouvem um barulho muiro forte e estranho se aproximando, de repente todos estão em baixo das carteiras tentando se proteger de pedaços do teto que cai sobre eles, algum tempo depois, tudo acalma, desbloquenado o entulho da porta, eles vão até o pátio, olham em direção ao Centro (Leste) e veêm o que muitos de nós bazianos sonham em ver, um tornado girando sobre o centro e destruindo tudo, Segundo ela, ele ocupava mais ou menos uma quadra, devia tern entre 50/130 metros de diametro. Bom, o Premem fico do outro lado do vale, praticamente em linha reta daqui de casa, o centro fica no fundo, quando ele cgehou do "meu" lado do vale, ele teve que subir uma encosta de 70m, nessa encosta os danos foram muito severos também, no topo um pouco menos, chegando no local aonde hoje eu moro (do lado da casa antiga) ganhou mais força, e detonou tudo, subiu mais um pouco de morro e chegão ao Ginásio patão, aquele aonde só sobraram as paredes nas fotos. Em um pequeno prédio a 2 quadras aqui de casa, um amigo do Luis Fernano, meu amigão, disse que viu o tornado erguer uma casa, de madeira, e ela se contoseu toda, até que "explodiu" e virou um monte de tábuas voando pelo céu!!!! Muitas pessoas tem relatos do funil, mas pouca nformação científica. Outra coisa, possívelmente o mesmo tornado atingiu alguns postes de energia em Francisco Beltrão, a 60km de Pato, derrubando-os e fazendos alguns estragos no interior, ou seja, ele veio rasgando boa parte do oeste/sudoeste do Paraná. Só reforçando o que já foi escrito no início da mensagem, em Vitorino 7km de Pato, mais ao sul, cairam pedras do tamanho de ovos de galinha, eram enorrrrrmes!!! E Em Palmas, 80km a leste, choveu 142mm, em 5 minutos!!!!!!!!!!!!!

Um super-cel fantástica!!!!

Paro por aqui, quando tiver um tempo, irei novamente a Biblioteca Municipal para obter mais fotos/dados.

Abraços!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Olha o ONZE aí no SEGUNDO SEMESTRE.

 

Há quanto tempo venho dizendo aqui que esse dia é marcado para desastres no segundo semestre ????

 

11/09/1989 - Tornado em Pato Branco

 

11/10/1997 - Violentos temporais provocam estragos no interior do RS. No Uruguai, um avião argentino cai durante ao passar por uma forte tempestade. Morrem 74 pessoas.

 

11/09/2000 - Tornado em Águas Claras, Viamão

 

11/09/2001 - Não precisa dizer o que aconteceu

 

11/09/2002 - Tornado em Santa Maria

 

11/12/2003 - Tornado em Antonio Prado

 

11/10/2004 - Forte tempestade inunda casas e provoca deslizamentos em Porto Alegre. Desabamento provocado pela chuva deixa feridos na Serra.

 

Alexandre

Link to comment
Share on other sites

Demolidor esse tornado!! :shock:

 

Onde é que tu estavas quando isso aconteceu?

 

Abraços.

 

Provalmente nos braços seguros de minha mãe, hehehhe eu tinha uns 2 meses de idade!!

hehehhehe

Abraços

ps: um colega meu estava dormindo no berço, a mãe dele pega ele correndo, a hora que ela sai de perto do berço, o telhado é levado e o guarda roupa cai em cima do berço que ele estava!!! :roll:

Link to comment
Share on other sites

Clóvis,

 

Conforme havia te falado, segue a notícia do jornal. Se não conseguir ler avise que fotografo novamente. Há mais, mas ainda estou catalogando, assim que for encontrando te passo. Há um evento em PoA e litoral, em 1971, que arrancou todos telhados de várias casas e prédios desabaram em linha bem distinta, certamente deve ter sido outro tornado, assim que estiver organizado disponibilizo aqui as fotos.

 

http://www.temposeverors.com/fotos/t.jpg

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Clóvis,

 

puxa... q história assustadora :shock: ... mas tb uma história do sonho de todos... tb tenho uma q a minha vó passou... ela estava em um acampamento(acho) em frente a um rio, se ñ me engano em Uruguaiana, qndo o céu começou a escurecer, e no horizonte surgiu akele funil sobre a água. como ninguém lah conhecia mto sobre o fenômenom eles ficaram a observar... mas vendo q a tromba se aproximava cada vez mais da margem, alguns fugiram do lugar, mas minha vó smpre com um espírito aventureiro(antigamente), arriscou se esconder dentro de sua barraca com o meu vô... qndo a tromba atingiu a margem, estava akele ENORME vento sobre a barraca, mas eles seguraram firmemente as bases da barraca, até q o vento se foi... qndo eles foram averiguar se ja estava tdo bem, viram q tdas as barracas estavam em árvores ou destruídas... mas conseguiram escapar...

foi uma experiência e tanto q eu e qualquer baziano gostaria de ter passado... hehehe :lol:

 

abraços

 

sds

 

___________________________________

 

Jesus Cristo... o Senhor dos céus, do tempo... o Sol da Justiça!

 

RockNRoll a REVOLUÇÃO da Música :rock:

Link to comment
Share on other sites

Olha o ONZE aí no SEGUNDO SEMESTRE.

 

Há quanto tempo venho dizendo aqui que esse dia é marcado para desastres no segundo semestre ????

 

11/09/1989 - Tornado em Pato Branco

 

11/10/1997 - Violentos temporais provocam estragos no interior do RS. No Uruguai, um avião argentino cai durante ao passar por uma forte tempestade. Morrem 74 pessoas.

 

11/09/2000 - Tornado em Águas Claras, Viamão

 

11/09/2001 - Não precisa dizer o que aconteceu

 

11/09/2002 - Tornado em Santa Maria

 

11/12/2003 - Tornado em Antonio Prado

 

11/10/2004 - Forte tempestade inunda casas e provoca deslizamentos em Porto Alegre. Desabamento provocado pela chuva deixa feridos na Serra.

 

Alexandre

 

Esqueceste uma data importantíssima nesta tua interessante coletânea Alexandre!

Eis a data!! 11/12/1964

O nascimento deste que vos escreve!! Afinal eu sem dúvida sou o terror para muita gente!! :lol: :lol: :lol:

 

Mas falando sério agora. O evento da noite de 11/10/1997 eu lembro muito bem. Além do triste desastre aéreo, houve aqui em Passo Fundo a mais impressionante queda de granizo que já presenciei. Estava deitado quando comecei a ouvir aquele ruído terrível vindo ao longe, cada vez mais forte. Levantei atordoado e ao abrir a janela pude a poucas dezenas de metros visualizar mesmo a noite a cena incrível. Uma cortina clara se aproximando rápida e ruidosamente. Só não cobriu tudo de branco e promoveu um enorme estrago porque a precipitação do granizo foi muito rápida. Algo em torno de 1 minuto. Ainda bem!

Abraços!!!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.