Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Rio de Janeiro: Minima de 13,6ºC hoje!!!


Flavio Pereira Morais
 Share

Recommended Posts

Ontem a noite ainda choveu por volta das 9hs e na madrugada de hoje lá pelas 3hs.Surpreendentemente o dia amanheceu limpo e quase sem nuvens.A minima foi ridicula: 20ºC e a maxima chegou a 26.8ºC.Ao menos teve um ventinho bem fresco a tarde inteira por aqui.No momento céu limpo, Sol quase no horizonte e 25º|C

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 404
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Reparei que estão ocorrendo chuvas em pontos isolados do Grande Rio, tal como no verão. E tem lugar que não chove.

Na Serra tem chovido no final do dia, as chuvas orográficas, tal como acontece no verão. Em Tanguá, Rio Bonito e Itaborái garoou de sexta à noite até sábado de manhã.

 

Aqui em São Gonçalo ainda não caiu uma gota de chuva sequer. Acho que já passou de 20 dias sem chuva, acho.

 

No sul do Espírito Santo e entorno da serra do Caparaó, houve temporais fortíssimos e granizo no sábado e domingo, mas por sorte esses temporais duraram pouco e não houveram estragos. O céu estava repleto de cumulus nimbus gigantescos, um mais "preto" e alto que o outro, bem no estilo "juizo final" :D Assustou muito, mas fez pouco (ainda bem).

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Exatamente!!!

 

Fiquei sabendo que choveu batsante em São Gonçalo no sabado.. e na Zona Oeste do Rio caiu apenas uma garoa bem de leve...

Tb fiquei sabendo que choveu uma barbaridade em Matias Barbosa-MG no sábado de madrugada...

Tempo doido!!! :shock:

 

Abraços,

 

Veja só!

Aqui no meu bairro ainda não choveu nada. No bairro vizinho (Alcântara) deu uma garoazinha que durou poucos minutos. E agora ficamos sabendo que choveu forte em alguns lugares.

Já dá pra dizer que estamos no verão... pelo menos quanto a pluviosidade. :D

Link to comment
Share on other sites

resumão dos Ultimos Dias:

 

Dia 15

 

Começou com neblina bem forte e temperatura na casa dos 20ºC (a minima foi de 19ºC antes da neblina). Por volta das 10hs limpou completamente e fez muito calor: Maxima de 28.7ºC

 

Dia 16

 

Novamente neblina intensa ao amanhecer e minima ridicula: 20,4ºC!No meio da manhã o tempo limpou e a maxima foi de 30ºC

 

Dia 17

 

Hoje amanheceu Parc. Nublado com nuvens bem Carregadas (?), fez friozinho de madrugada (Finalmente!), minima de 17,5ºC, a nebulosidade permaneceu durante todo dia e agora a noite. A tarde muito vento Sul de moderado a forte. Máxima de 30,2ºC.

 

Agora fresquinho, com céu parcialmente nublado e 19ºC

Link to comment
Share on other sites

Valeu Rato,

 

Cara na boa, mas esse clima de ultimamente está muito sem graça.... hoje calor forte e parece que vai ficar assim por um bom tempo. Acho que frio legal mesmo não teremos mais esse ano..... Infelizmente ... :(

 

Abraços,

Também acho Ronye......E cara vc viu só que dia estranho hoje???Começou limpo sem nuvens, minima legal de 17,6C.Esquentou muito rápido e ao meio dia tinha 32C! e 30% u.r!Quando começou a ventar muito forte (SW) e nuvens baixas começaram a vir do oceano, cobrindo varias montanhas de neblina e deixando o céu parcialmente nublado. A umidade rapidamente subiu para 80%, A temperatura baixou para cerca de 25C as 14 Hs e no fim da tarde quando já fazia 22C(!) um enorme Cb formou-se na direção da Baia de Guanabara e era possivel ver nele logo após o anoitecer muitos relampagos - Talvez tenha chovido forte por lá.

A noite foi bem tranquila, com poucas nuvens, o vento diminuiu a intensidade depois das 21hs, parando completamente agora a meia-noite. As poucas nuvens que ainda estavam no céu tambem foram embora e o que tenho agora é uma bela Lua cheiae 18,7C de temperatura

Link to comment
Share on other sites

... um enorme Cb formou-se na direção da Baia de Guanabara e era possivel ver nele logo após o anoitecer muitos relampagos - Talvez tenha chovido forte por lá.

 

Flávio, também vi esse Cb gigantesco.

Estava lá eu na aula de química quando olhei pela janela e vi aquela formação gigantesca, pela direção parecia estar sobre a serra da tiririca ou em qualquer outra região entre os municípios de SG, Niterói e Maricá.

Ainda não soube se choveu.

Link to comment
Share on other sites

Resumão dos ultimos dias

Sexta:

Nublou no meio da madrugada e a temperatura que era de 18ºC (minima) subiu para 20ºC, o resto do dia foi de céu nublado e temperatura amena.Maxima de 24.7ºC.

Sabado

Nublado a maior parte do dia , minima de 20,2ºC (Ridicula) e maxima de 26ºC.

Domingo

abriu de madrugada e a minima foi de 17,8ºC, maxima de 38ºC

hoje

Idem a ontem, esquentou mais minima de 17,5ºC e maxima de 30ºC

Link to comment
Share on other sites

Hoje fez um calor terrível.

Às 5 hs ainda tinha 30ºC!

 

Foi um dia com temperaturas típicas de verão. No INMET mínima de 22,1 e máxima de 36,2ºC. A Capital mais quente do dia.

Até Teresina que é Capital mais quente do Brasil teve um dia mais ameno.

 

Normalmente em dias de tempo seco faz calor de dia, mas à noite esfria bastante. Porém essa mínima está muito alta!

 

Abraços

Leo

Link to comment
Share on other sites

Terça Feira:

Limpo, quase sem nuvens, com madrugada amena e dia bem quente.

Min:17,2ºC Max: 30,3ºC

Ontem: Amadrugada foi até um pouco fria, ainda pela manhã começou a ventar muito forte e apesar do vento fez calor.No meio da noite o tempo começou a virar ficando muito nublado e abafado.

Min:16,5ºC Max: 31ºC

Hoje

A madrugada foi bem abafada e o contraste pode ser visto comparando com a madrugada anteiror.Hoje a minima durante a madrugada foi de 22.5ºC :shock: :shock: , porem agora pela manhã o céu já está muito carregado e choveu rapidamenrte em alguns pontos. A temperatura começa a baixar.Agora 22ºC

Link to comment
Share on other sites

A temperatura ontem continuou baixando no decorrer do dia, porem não voltou a chover.Ao meio dia tinha 21ºC, as 14hs 20ºC e as 15hs 18,5ºC.A maxima de ontem foi de 23,4ºC a meia-noite e a minima foi as 23:20: 18ºC.Voltou a chover de madrugada e parou agora pela manhã.

Minima de hoje 17ºC e agora 18ºC

Link to comment
Share on other sites

Caros amigos cariocas,

 

Tenho visto que esse ano o INMET tem registrados temperaturas bem altas no outono/inverno carioca, principalmente as temperaturas mínimas, que têm ficado ao redor de 20° C e dificilmente têm caído abaixo dos 18° C, ao passo que em maio, junho, julho e agosto 2004 (e também de 2003) era comum as temperaturas mínimas ficar abaixo dos 15° C.

 

Por que as mínimas (pelo INMET) têm ficado tão altas no Rio esse ano? O INMET mudou o local das medições ou o Rio está bem mais quente do que o seu normal nesse ano?

 

A propósito, como o Rio é uma cidade bem grande e com grandes diferenças de temperatura entre as zonas sul e norte, as temperaturas oficiais do INMET são medidas em apenas uma estação ou em mais de uma? Onde ficam essas estações?

 

Um abraço.

Link to comment
Share on other sites

Acredito que o lugar da estção não tenha mudado.

O fato é que estamos passando por um veranico intenso, que só agora está parecendo terminar. Foi mais de 1 mês de calor fora de época e muito pouca chuva.

 

As temperaturas do INMET são tiradas da estação da Praça Mauá, que é um dos locais mais quentes da cidade.

Somente em casos de extremos que eles publicam dados de outras estações, como Bangu e Alto da Boa Vista.

 

O Flávio vai saber te falar melhor sobre o que tem ocorrido.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Fala galera!

Andei meio sumido... meu PC queimou.

O que aconteceu com esse inverno pessoal? Nunca vi nada igual... ano passado eu fui feliz e não sabia... rs Nas férias de Julho passei 10 dias em Itatiaia e a menor mínima que peguei foi de 11Cº. De dia fazia muito calor... este inverno foi simplesmente ridículo!!!

Hoje fiquei assim:

Temp. mínima: 20.3Cº

Temp. máxima: 31.0Cº

Neste momento: 24.0Cº e 80% de U.R.

O céu está encoberto. Sem vento.

Ricardo.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Hoje meu higrometro registrou incriveis 26% de umidade do AR!!!! INCRIVEL!!!! :shock:

 

 

No momento tenho 25,6°C e 40% de umidade!

 

VALEU!!!

 

 

Fala Ronye, blz?

Neste dia (23/08) aqui em casa eu registrei 28% de U.R, bem próxima da sua! No dia seguinte, mais um dia seco, registrei 27%!!!

 

Valeu.

Ricardo

Link to comment
Share on other sites

Valeu Leonardo.

 

Agora, só pra confirmar, a Praça Mauá fica é no Centro, não?

 

Outra pergunta: as mínimas próximas de 10° C que forão registradas várias vezes em julho de 2004 também foram na Praça Mauá ou se referem a Bangu e Alto da Boa Vista?

 

Isso mesmo, fica no centro. Um lugar muito quente, concreto pra todo lado, colado à baía de Guanabara. Dentre as capitais é a estação oficial pior localizada.

Quando faz 10ºC ou menos pode ser no alto da Boa Vista ou em qualquer lugar da zona Norte ou oeste que esteja suficientemente longe da baía de Guanabara, até mesmo em Bangu. Na zona oeste a amplitude é bastante grande.

Há indícios de que a Serra do Mendanha seja o lugar mais frio do município do Rio, fica próximo a Campo Grande na Zona Oeste, porém é um local completamente inexplorado pela meteorologia.

 

Já na praça Mauá acho que não baixou de 13/14ºC nos últimos anos.

Na Orla (Copacabana, Ipanema, Barra) o clima é mais ameno, venta mais e a sensação térmica pode ser menor, não costuma receber os extremos de calor e frio que fazem na zona oeste e nas partes elevadas.

No entanto, o bairro mais ameno é o Jardim Botânico, devido à arborização, tem o menor número de dias de calor por ano, e em casos de calor extremo ainda mantém uma temperatura de vários graus abaixo. De acordo com uma reportagem sobre ilhas de calor e frio da cidade do Rio que saiu no jornal o Globo há um tempo atrás, que estudou as áreas verdes da cidade, o Jardim Botânico já chegou a registrar quase 10ºC a menos que Copacabana, por exemplo.

 

Em São Gonçalo, aonde moro fica a leste do município, bem longe do mar, pouco urbanizado e muito arborizado. Pelo menos uma vez ao ano registra-se algo na casa dos 9 ou 10ºC. No Ano passado 9,2ºC.

 

Abraços

Leo

Link to comment
Share on other sites

Muito Quente e Seco os ultimos dias realmente.

Para se ter uma idéia de como esquentou rápido na sexta feira a maxima foi de 21,2ºC, no sabado o tempo já começou a limpar e a temperatura variou de 17,5ºC a 30ºC e ontem a temperatura simplesmente começou a subir de madrugada!

As 2hs tinha 19ºC e as 6hs 23,2ºC e com céu limpo sem nuvens!

A maxima chegou a absurdos 36,3ºC! :evil: :evil: As 18hs ontem eu tinha 31ºC.afeeeeeee

Hoje não foi diferente.Amanheceu com 19ºC - Minima e chegou a ainda mais absurdos 37,4ºC - Vou acabar batendo nos 40ºC daqui a pouco.Muito vento, aliás ventania pela manhã vindo do interior (N-NO).

Agora ar estático, superafado e 30,2ºC - Aonde vamos parar????

Link to comment
Share on other sites

Valeu Leonardo.

 

Agora, só pra confirmar, a Praça Mauá fica é no Centro, não?

 

Outra pergunta: as mínimas próximas de 10° C que forão registradas várias vezes em julho de 2004 também foram na Praça Mauá ou se referem a Bangu e Alto da Boa Vista?

 

Isso mesmo, fica no centro. Um lugar muito quente, concreto pra todo lado, colado à baía de Guanabara. Dentre as capitais é a estação oficial pior localizada.

Quando faz 10ºC ou menos pode ser no alto da Boa Vista ou em qualquer lugar da zona Norte ou oeste que esteja suficientemente longe da baía de Guanabara, até mesmo em Bangu. Na zona oeste a amplitude é bastante grande.

Há indícios de que a Serra do Mendanha seja o lugar mais frio do município do Rio, fica próximo a Campo Grande na Zona Oeste, porém é um local completamente inexplorado pela meteorologia.

 

Já na praça Mauá acho que não baixou de 13/14ºC nos últimos anos.

Na Orla (Copacabana, Ipanema, Barra) o clima é mais ameno, venta mais e a sensação térmica pode ser menor, não costuma receber os extremos de calor e frio que fazem na zona oeste e nas partes elevadas.

No entanto, o bairro mais ameno é o Jardim Botânico, devido à arborização, tem o menor número de dias de calor por ano, e em casos de calor extremo ainda mantém uma temperatura de vários graus abaixo. De acordo com uma reportagem sobre ilhas de calor e frio da cidade do Rio que saiu no jornal o Globo há um tempo atrás, que estudou as áreas verdes da cidade, o Jardim Botânico já chegou a registrar quase 10ºC a menos que Copacabana, por exemplo.

 

Em São Gonçalo, aonde moro fica a leste do município, bem longe do mar, pouco urbanizado e muito arborizado. Pelo menos uma vez ao ano registra-se algo na casa dos 9 ou 10ºC. No Ano passado 9,2ºC.

 

Abraços

Leo

 

Chegou a 11°C no Aeroporto Santos Dummont em 2000, portanto deve ter descido dos 11°C na Praça Mauá... pois são locais muito próximos...

Link to comment
Share on other sites

Chegou a 11°C no Aeroporto Santos Dummont em 2000, portanto deve ter descido dos 11°C na Praça Mauá... pois são locais muito próximos...

 

Só para vermos como aquela região é bastante quente.

Pois já tivemos por várias vezes temperaturas abaixo dos 10ºC desde então.

 

Nesse mesmo dia o alto da boa vista não registrou algo na casa dos 7ºC?

Ronald, você se lembra quanto fez naquele dia?

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Leo, Foi no dia 18/07/2000

 

Fonte: INMET

 

Estação, Minima Absoluta e Média de Julho

 

Alto da Boa Vista: 7,3°C - Média de Julho: 18,1°C

Bangu: 9°C - Média de Julho:20,9°C

Ecologia Agricola: 8,7°C(17 Julho) - Média de Julho: 20,1°C

Jardim Botanico: 9,2°C - Média de Julho: 20,0°C

Realengo: 8,6°C - Média de Julho: 20,3°C

 

Bons tempos aqueles....

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Oiii gente, fiquei um pouco fora do ar na internet.... tive que fazer varios trabalhos etc....

 

Voltando ao assunto da meteorologia....

 

O Rio de janeiro está um calor insuportavel.... cade o nosso friozin?? hehe

 

Bom, no momento estou com 32 graus.... !!!

 

Abraços !

Link to comment
Share on other sites

Nesse momento tenho 32,6°C as 21:02, muito vento e 37% de umidade!!! Que Loucura!!! A temperatura dentro do meu quarto com a janela entreaberta chegou a 35°C !!!! Que doidera!!! Sorte que eu não estava em casa.... :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

A máxima chegou a 38,5°C e a minima foi de 27,0°C

Que horror!!! :shock:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal eu nem sei como descrever o dia de ontem: Terrivelmente quente , seco e com o ar completamente estático!A tarde formou-se alguma nebulosidade como no verão devido ao calor, mas no fim do dia já havia se dissipado. Fiquei com minima de 20ºC e maxima de assustadores 40ºC :shock: :shock: :shock:

Na praça Mauá (INMET)a minima foi de 25,4ºC e a maxima chegou a 38,7ºC, Guaratiba (GEORIO) chegou a 37,8ºC, Realengo (INMET) ficou entre 20,1ºC e 39,8ºC, já São Cristovão (GEORIO) Literalmente Torrou, a maxima incrivelmente bateu em 42,1ºC por lá :shock: :shock: :shock: :shock: Acho improvavel, mas os dados são oficiais.

 

Acho que nem nos verões passados chegamos a tanto, será batemos a maxima absoluta em pleno inverno??? ](*,) ](*,) ](*,) ](*,) ](*,) ](*,) ](*,) MEUS DEUS!!!

 

Hoje a meia noite ainda tinha 25ºC, porem refrescou bem de madrugada e amanheci com 20.9ºC. Já começou a esquentar , porem bem menos que ontem, já que o vento virou para S-SW e sopra do oceano bem mais fresco.

 

No momento 31ºC

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Algum outro lugar em nosso planeta (deserto não vale), na latitude de 22° Sul ou Norte, registra em pleno inverno temperaturas máximas e mínimas absurdamente tão altas como essas que temos visto no Rio de Janeiro nos últimos dias?

 

O que leva o Rio de Janeiro a ter esses picos absurdos de calor em pleno inverno (se fossem máximas de até 35° com mínimas de 20° a 22° eu entenderia)? Seria a conformação topográfica da cidade, cujo Centro e Zona Norte ficam atrás das montanhas e juntos à Baía de Guanabara, tendo pouca circulação de ar?

Link to comment
Share on other sites

Olá meus amigos,

 

Hoje acordei com incriveis 23°C e muito vento!!! Super fresco...O Tempo fechou de manha na Barra. Chegando no Centro, por volta das 9:00h o céu estava azul e continuava calor com 32°C. Incrivel... ainda não sai para almocar, portanto não sei como está o clima ´lá fora. he he he MAs acho que deve ter refrescado um pouco.

 

Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Pessoal,

 

Algum outro lugar em nosso planeta (deserto não vale), na latitude de 22° Sul ou Norte, registra em pleno inverno temperaturas máximas e mínimas absurdamente tão altas como essas que temos visto no Rio de Janeiro nos últimos dias?

 

O que leva o Rio de Janeiro a ter esses picos absurdos de calor em pleno inverno (se fossem máximas de até 35° com mínimas de 20° a 22° eu entenderia)? Seria a conformação topográfica da cidade, cujo Centro e Zona Norte ficam atrás das montanhas e juntos à Baía de Guanabara, tendo pouca circulação de ar?

 

Fala Rafael!

Campo Grande (MS) também registra! Sobretudo quando o ar está seco.

Mas o que tem acontecido no Rio é algo histórico, está muito longe do normal.

Certamente é um recorde histórico e demorará anos para que seja novamente quebrado (isso se o planeta não esquentar conforme os cientistas dizem)

 

Tá certo que o inverno carioca não é frio, fora alguns episódios, porém costuma ser bastante ameno, com temperaturas variando entre 15 e 27ºC.

 

Cadê a média de 20/21ºC do mês de agosto?

 

Ronald, qual tem sido a média deste mês? Já passou dos 25ºC?

Aposto que todo esse calor tem alguma relação com o ciclone extra-tropical que está se formando no sul.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Putz.. ferro.... :(

 

O tempo reabriu.... está tudo estrelado novamente... e sem vento nenhum..... sumiu o vento !! :shock:

 

Putz...... :( gostaria pelo menos um dia de temporal só para dar uma aliviada..... não aguento calor desses... prefiro sol mais com friozin....

 

Que raiva !!!

 

 

Abraçossss !!

Link to comment
Share on other sites

Realmente refrescou bem. Minha maxima foi de 31,6ºC ainda pela manhã, depois com a inrtensificação do vento Sul a temperatura começou a baixar progressivamente, apesar do Sol e céu limpo.As nuvens vieram no final do dia e a temperatura baixou bem.

Agora céu encoberto e 23ºC...Que diferença de ontem para hoje :shock: :shock:

Link to comment
Share on other sites

Poxa, rato, o meu não sai dos 26 graus.... pq ai ta mais frio? não entendo, to usando mercurio, ele ta la fora....

 

E o tempo fecha novamente.... no momento está nublado.... vento fraco...

Vamos ver no que vai dá hehehe....

 

No momento tenhu os mesmos 26 graus.... poxa, acho q a noite vai ser 26 e 25 graus, só pode ser.... cade o friozin da noite??

 

Valeu... :)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.