Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Maio/2023


Recommended Posts

Renovei a mínima do ano no meu termômetro com 10,6°

O dia foi seco e ensolarado, por isso uma tarde quente com máxima de 24 graus.

Agora, após anoitecer, a temperatura desce rápido. Meu termômetro ainda está nos 18 graus em Lafaiete, mas aqui perto a PWS de Itaverava já se aproxima de 13 graus.

Amanhã a previsão indica mínima de 9 graus.
Ao menos a temporada de frio noturno está aberta!

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 16/05/2023 em 18:40, Matheus Vinicius disse:

Sim, boa parte do Paraná, campos gerais, algumas partes do oeste e sul ganham de Curitiba nas mínimas.

Mas essas cidades também fazem mais calor nas máximas, Curitiba tem máximas aceitáveis na maior parte do ano, raras as vezes que eu vi uma temperatura de 30° esse ano, se foi três vezes foi muito.

 

 

Sim, exatamente. Essas cidades também têm máximas mais altas do que Curitiba. É isso que as faz ter maiores amplitudes térmicas (mínimas mais baixas, e máximas mais altas).

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Hoje a altitude ditou as temperaturas em Adamantina, se por um lado o frio não é intenso o calor também não é o que torna o dia aproveitável. 

 

15,9°/27,0°C (Aparecida)

13,2°/27,4°C (Vila Jamil de Lima)

11,0°/27,7°C (Buritis)

8,9°/27,7°C (Ciiagro)

 

4B12EFC9-5531-4A60-885D-1D82507EE42A.thumb.jpeg.d1ed2c15880dadda1c11c6e83e8f70e3.jpeg

 

Edited by Matheus b Santos
  • Like 18
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Algumas mínimas de hoje em estações do INMET no estado de SP

 

Campos do Jordão: 2,0°C

Rancharia: 4,2°C

Itapira: 6,5°C

Sorocaba (Aut): 6,7°C (Fica em local diferente da convencional, no município vizinho de Iperó)

Taubaté: 6,8°C

Ituverava: 6,9°C

Pradópolis: 7,0°C

São Carlos: 7,0°C

Bebedouro: 7,1°C

São Luís do Paraitinga: 7,3°C

Cachoeira Paulista: 7,4°C

Barueri: 7,5°C

São Simão (Conv): 7,5°C

Piracicaba: 7,6°C

Bragança Paulista: 7,7°C

José Bonifácio: 7,9°C

Ibitinga: 8,1°C

Sorocaba (Conv): 8,2°C

Barretos: 8,7°C

Valparaíso: 9,0°C

Avaré: 9,2°C

Barra Bonita: 9,6°C

 

  • Like 14
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 16/05/2023 em 17:56, Aldo Santos disse:

 

Esta MP tem uma característica que já foi bem mais frequente no passado mas andava quase ausente no pós-2000: pela carta sinótica do INMET, principalmente aquela de 0 h UTC, o centro da alta estava sobre o PR e o sul de SP.

O que é garantia de noite de céu limpo e com pouco vento.

Normalmente nas últimas 2 décadas, quase todas as MPs têm saído para o oceano com o centro na altura do RS e Uruguai.

 

Porém, os topos sofreram mesmo.

É o caso do Mirante, topo bem pronunciado, que hoje teve mínima normal e sem destaque para um mês de maio (11,1°C na automática e 10,8°C na convencional).

Se olharmos o histórico, mesmo depois de 2000 o Mirante tem vários registros de sub-10 em maio.

 

Barueri e IAG, que são topos suaves, além de ficarem em áreas verdes, se saíram melhor.

E as baixadas, deitaram e rolaram. :D

 

E também estou "encafifado" com o fato de BH não pegar nem uma "sobrinha" deste ar frio.

 

---------------

 

Para não fugir muito do monitoramento, Sampa teve sol e céu limpo o dia todo.

 

Mirante (Aut): 11,1°C / 24,0°C

IAG: 8,3°C / 23,6°C

 

 

Muito obrigado por essa análise @Aldo Santos. Particularmente essa sequência de dias frios e muito secos vem me chamando atenção. Esse clima seco tão prolongado não é nada comum aqui na faixa leste do Planalto norte de SC. Ao menos não o é desde o tempo que moro aqui.

 

Hoje às máximas chegaram aos 23°C. Pelo visto vamos com outra noite e madrugada gelada. No momento temos 11,8°C.

Edited by SandroAlex
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 16/05/2023 em 19:07, SandroAlex disse:

Muito obrigado por essa análise @Aldo Santos. Particularmente essa sequência de dias frios e muito secos vem me chamando atenção. Esse clima seco tão prolongado não é nada comum aqui na faixa leste do Planalto norte de SC. Ao menos não o é desde o tempo que moro aqui.

 

Hoje às máximas chegaram aos 23°C. Pelo visto vamos com outra noite e madrugada gelada. No momento temos 11,8°C.

As análises do @Aldo Santos são sempre irretocável e bastante instrutivas, tanto q se fizer um apanhado geral dos posts do Aldo, ao longo desses anos em q ele tem participado, da para fazer diversos tratados climáticos, sobre temperaturas, precipitação, direção e constância do vento, e outras variáveis. 

E é uma pessoa bem humilde e com bastante senso de humor. Além disso, é um conhecimento compartilhado de forma leve e fácil de entender.

Conheço alguns "gênios" da meteorologia q são pessoas horríveis e intratáveis, q dificultam o entendimento das suas análises propositalmente. Pra gente parecer burro kk

 

Com respeito à situação atual, sim, está sendo enfadonha esta sequência de dias ensolarados e com poucos dias de precipitação.

Aqui nem choveu na última FF. Só não reclamei pq choveu anteriormente 94 mm em menos de 2 horas aqui em casa, então calei o bico sobre falta de chuva.

Não temos mais visto aqueles dias inteiros com chuva fraca/moderada e céu escuro mesmo durante a tarde 

Precisamos fazer algo à respeito: mudar para o sul do Chile, por exemplo...

  • Like 15
  • Thanks 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Apenas por curiosidade , alguém têm informações referentes sobre frente frias(histórico , potência, eventos e intensidade e relatos) com ar frio do ártico/polo norte se atingiu o Brasil em algum momentos(ao menos o estado de Roraima) ou demais estados do Norte e Nordeste de forma mais significativa? E também quais são as frentes frias do lado sul que ultrapassaram a linha do equador?

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Dia de hoje foi bem agradável no Rio de Janeiro e seco, dia amanheceu friozinho gostoso pude pela 1a colocar meu leve agasalho pela manhã ao amanhecer no meu ponto de observação aqui no alto subúrbio carioca a mínima marcou 18 graus a menor do ano no meu ponto de observação o dia amanheceu claro e friozinho, sol brilhou com vento ficando mais forte a tarde o curioso foi a umidade relativa do ar cai bem chegou a 47% por volta das 14h quando fazia agradáveis 27 graus agora venta moderado são 20h25 o mesmo acusa 22 graus umidade do ar está em 60%, como venta e tem bastante nuvens no céu a temperatura não deve cair como na noite anterior.

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 16/05/2023 em 18:07, Matheus Vinicius disse:

Lado bom de morar num local com altitude é que não faz tanto calor assim de dia.

Eu sinceramente ia achar bizarro um calor desses nessa época do ano, se até pro verão 28° apesar de ser frequente, já é terrível. 

 

E tem máximas bem mais baixas no verão, como de 20° a 24° as vezes.

 

Em 16/05/2023 em 18:29, BrunoSaoPauloCapital disse:

Eu acredito que a diferença na amplitude térmica, se deve principalmente à distância do oceano. Cidades do interior têm maiores amplitudes térmicas do que cidades próximas ao oceano. Acredito que o Luke esteja falando de Bocaina ou Jaú, que ficam aqui em São Paulo (interior do estado e bem longe do oceano), e essas cidades não ficam a nível do mar. Jaú - SP fica a 541 m de altitude; e Bocaina - SP fica a 514 m. São mais baixas do que os 930 m de Curitiba, mas não o suficiente para tanta diferença na amplitude térmica.

 

As cidades que ficam próximas ao oceano têm amplitudes menores, devido ao oceano, que não deixa ficar tão quente nas máximas, e nem tão frio nas mínimas. Você pode ver isso comparando as mínimas de Curitiba, que fica mais perto do oceano, com cidades igualmente altas do interior do Paraná. Elas ganham de Curitiba nas mínimas. Até Ponta Grossa ganha de Curitiba nas mínimas absolutas.

Então aqui em dias muito secos a amplitude costuma a chegar até mais que isso, já observei algumas vezes amplitudes tipo 6/29, 5/26 ou 11/33, 10/33, 12/32...

 

Quando chega mp continental também tem quedas bruscas do tipo de sair de quase 30 em um dia pra menos de 7 no outro dia cedo se a mp é bem forte...

 

Já a amplitude anual em um ano comum gira em torno de 1/2 a 38/39 nos extremos, mas já registrei 43 e também -1 aqui desde que acompanho (arredondando os valores), então é um clima dinâmico até, mas aqui em dias de sol pra sustentar tardes frias precisa ser uma MP bem potente (considero dias frios com sol todos os que tem máxima igual/menor que 17 com sol a pino) senão acontece de dias assim como os de agora, quente a tarde e gelado a noite, o povo aqui chama esse clima de cebolão kkkk

 

No mais esse padrão deve se manter mesmo ao longo dessa semana, agora faz 16,2 graus aqui.

 

E onde moro é uma semi baixada com 665m ao nível do mar o que acentua bem a amplitude térmica em dias que nem os de agora, creio que no centro da cidade que é mais baixada ainda deve esfriar até mais mas ninguém monitora por lá .

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 16/05/2023 em 17:13, Renan disse:

Umidade relativa mínima nesta tarde em várias estações:

 

image.thumb.png.9f86b62ab3980fbf4c683b668e6887b4.png

 

Só o Espírito Santo que ficou de fora do tempo seco. 

Renan,

o ar frio não chegou a região Noroeste do RJ/divisa com MG, na próxima madrugada tem grande chance de registrarmos a mínima de 2023, umidade aqui desceu aos 36%. Temperatura caiu rápido no anoitecer.

Esse mapa que você divulgou, não aparece os dados das automáticas de Carmo, Madalena, Cambuci, Muriaé, Viçosa, Manhuaçu.

 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Os últimos dias tem se destacado por 2 fatores, o frio noturno e o tempo seco, já são 5 dias seguidos oscilando entre 6 e 7°C de mínima, alias hoje foi a menor do ano com 6.4°C. Durante as tardes 25-26°C, mas o destaque mesmo é o tempo seco, na próxima quinta-feira completamos 30 dias sem chuva.

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 16/05/2023 em 16:38, Renan disse:

 

Estou surpreso com essa postura anêmica de BH em relação a essa massa polar, pois a capital geralmente fica para trás quando o assunto é massa polar de trajetória continental (exceto no caso de cavados muito especiais), mas essa teve / está tendo (especialmente o seu reforço de hoje) uma trajetória teoricamente benéfica, ou estou enganado ? Pois BH costuma demorar um pouco mais que Juiz de Fora a receber o ar frio, mas dessa vez a demora é injustificável. Lembrando que no grande evento de Maio-2022, o ar frio chegou a BH ANTES de chegar aqui. 

 

No entanto, como nem tudo são más notícias, a verdade é que as temperaturas mínimas vão cair acentuadamente por lá a partir da próxima manhã, com novas mínimas do ano sendo renovadas. Acredito que aquela estação de baixada em Brumadinho consiga mínimas sub-5. 

 

22:00 e a Pampulha entrando agora na casa dos 18,X°C enquanto a PWS de Brumadinho já está com 10°C. É outro mundo do outro lado da Serra do Rola Moça.

 

Cheguei em casa agora a pouco (22:00) e lá fora ainda está bem tolerável sem agasalho aqui na área urbana. Pode esfriar o que for nesta noite que vai ser a mesma coisa dos dias anteriores, apenas quem sair de casa antes do sol nascer que vai sentir.

 

Pelas previsões o auge do frio será apenas na sexta feira, podendo até registrar valores próximos ou ligeiramente abaixo dos 10°C na capital. As máximas, contudo, vão permanecer elevadas na parte da tarde, provocando enorme amplitude térmica. Parece haver um bloqueio muito forte, onde BH está exatamente no limite oeste, semelhante ao mapa que você postou com os índices de umidade. Talvez isto explique este atraso. 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Em 16/05/2023 em 08:41, fsorf9rj disse:

Bom dia. Frio chegou no RJ, graças! Em casa em Vila Isabel tive mínima de 20º.

 

Mínimas de hoje 16/05/2023 pela cidade. Nota-se claramente a maritimidade e a continentalidade agindo:

 

INMET FORTE DE COPACABANA: 19,4º

INMET JACAREPAGUÁ: 13,4º

INMET VILA MILITAR: 14,4º

ALERTA RIO BARRA/RIOCENTRO: 18,1º

ALERTA RIO ALTO DA BOA VISTA: 11,8º

ALERTA RIO SÃO CRISTOVÃO: 18,3º

AEROPORTO SANTOS DUMONT: 19º

AEROPORTO GALEÃO: 16,8º

BASE ÁEREA CAMPO DOS AFONSOS: 14º

BASE ÁEREA DE SANTA CRUZ: 15,4º

 

Pelo Estado:

INMET SILVA JARDIM: 13,4º

INMET TERESÓPOLIS: 8,7º

INMET NOVA FRIBURGO SALINAS: 5,3º

Na automática de Avelar distrito de Paty do Alferes-RJ, mínima de 6,6.

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 16/05/2023 em 22:07, SandroAlex disse:

Provavelmente amanhã teremos mínimas mais comportadas. Neste momento um denso nevoeiro avança cobrindo a cidade.

Serra Dona Francisca já estava com temperatura bastante baixa ao anoitecer e logo subiu uns 4°C. Mas já está caindo novamente. 

Aqui segue a queda... temos 6,5°C (22h44), quase o mesmo q ontem neste horário.  Eu creio q vem nevoeiro.. aliás hoje a URA ficou bem mais alta do q ontem, uns 20% a mais, durante a tarde e o vento girou pro sudeste.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

-7,1°C em Bom Jardim da Serra. Deve ser a mínima absoluta do mês em SC. Dentro do normal, do que é a mínima absoluta normal por lá, que fica entre -7/-8.

 

No Vale do Itajaí, com as nuvens, as mínimas ficaram cerca de 2°C mais altas que ontem. Contudo, a previsão é de um dia mais agradável de tarde.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Bom dia. Ontem por volta das 21h00m houve formação de nevoeiro, o qual ganhou força durante a madrugada e se dissipou pouco antes das 07h30 desta manhã.

 

20230517_063850-ANIMATION.gif.37ea0ee5a3dd436d43831001c3aed08c.gif

 

Mínimas de hoje:

 

6,8°C Epagri Rio Vermelho

8,2°C Epagri Mato Preto

8,2°C Incoterm Rio Negro 

 

No momento temos céu encoberto e previsão de 18°C nas máximas.

  • Like 13
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/05/2023 em 04:40, Matheus Vinicius disse:

Mais uma madrugada fria em Curitiba.

Esse ano não vi nenhuma geada como nos anos passados.

Mas não está sendo ruim quanto ao maio de 2019 que foi coisa de outro mundo.

 

Screenshot_20230517-043641~2.png

Bom dia, Matheus

"Esse ano não vi nenhuma geada como nos anos passados"

Porém "nos anos passados" o pouco de geada q vc viu aí na área urbanizada da capital foi em Junho/Julho/Agosto e não em Maio.

Então, devo desconsiderar essa afirmação.

Agora, se realmente viu em Maio, volto atrás e reconsidero..

 

Outra manhã gelada por aqui! 

Desta vez eu não vi geada, como ontem pq com um pouco de neblina a chance não era das maiores, e não me motivei a sair cedo.

Mas foi um lindo amanhecer!!

Screenshot_20230517-064933.png.88e5851498891cdf18b394c6930b84ca.png

 

20230517_075156.gif.946b842e0dda6205e11ff973d02fba58.gif

 

Borda da Mata teve mínima de 4,2°C e na minha estação 5,4°C

Justamente devido à maior umidade, a diferença entre baixada e casa foi menor do q ontem, quando registrei 5,2°C e Borda da Mata 2,9°C

Esta situação de aumento de URA e leve entrada de ar oceânico foi observada na diminuição do calor durante a tarde de ontem, se comparada com a tarde de segunda-feira: máxima na segunda 23,3°C e ontem 21,0°C

  • Like 12
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 16/05/2023 em 13:45, Carlos Campos disse:

Juro q não tinha em mente BH ou qualquer área central de Minas quando fiz o post, mas basicamente do sul de MG para baixo, q é a área em q se espera uma regularidade maior da atuação (quase) direta do Anticiclone à partir do mês em q estamos.

E com certeza o colega à q me referi também não tem em mente BH quando fala o q costuma falar..

 

Sei que não e sei a quem se refere, só queria justificar o tom pessimista das ultimas mensagens aqui, embora eu sempre deixe claro que isso não está valendo para outras áreas do centro-sul.

 

Em 16/05/2023 em 16:38, Renan disse:

 

Estou surpreso com essa postura anêmica de BH em relação a essa massa polar, pois a capital geralmente fica para trás quando o assunto é massa polar de trajetória continental (exceto no caso de cavados muito especiais), mas essa teve / está tendo (especialmente o seu reforço de hoje) uma trajetória teoricamente benéfica, ou estou enganado ? Pois BH costuma demorar um pouco mais que Juiz de Fora a receber o ar frio, mas dessa vez a demora é injustificável. Lembrando que no grande evento de Maio-2022, o ar frio chegou a BH ANTES de chegar aqui. 

 

No entanto, como nem tudo são más notícias, a verdade é que as temperaturas mínimas vão cair acentuadamente por lá a partir da próxima manhã, com novas mínimas do ano sendo renovadas. Acredito que aquela estação de baixada em Brumadinho consiga mínimas sub-5. 

 

Dito e feito, a temperatura AFUNDOU em BH a partir das 22h, com renovação das menores temperaturas do ano por uma diferença de quase 3 graus, com 11,0°C na Pampulha perto das 7h da manhã. Saí de moto pra trabalhar e o ar estava geladinho, como eu não via desde o ano passado.

 

Às 8h, a temperatura seguia baixa, com 15,4C, o que sugere a entrada de ar mais frio de ontem pra hoje (embora não seja nada demais, os topos seguirão sem destaque). Agora, sim, um frio típico da época, sem tirar nem colocar.

Edited by LeoP
  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 16/05/2023 em 18:07, Matheus Vinicius disse:

Lado bom de morar num local com altitude é que não faz tanto calor assim de dia.

Eu sinceramente ia achar bizarro um calor desses nessa época do ano, se até pro verão 28° apesar de ser frequente, já é terrível. 

 

E tem máximas bem mais baixas no verão, como de 20° a 24° as vezes.

 

Por incrível que parece, 26°C igual tem ocorrido aqui nos últimos dias. Nem de longe lembra esta temperatura.

26°C é realmente calor. Até pra nós aqui, mas no verão, umido, etc.

Este valor, na verdade, está mais relacionado à radiação alta incidindo no local do que propriamente a real sensação. Numa sobra, você sente o vento gelado ainda, mesmo nesta temperatura.

Inclusive. Pelo inmet, a sensação tem ficado entre 21, 22 nestas tardes (não sei como chegam a este cálculo).

E depois de uma manhã com friaca assim. Dentro de casa, ou ambientes fechados, dia todo é bem gelado (17° a 20° graus).

 

EXEMPLIFICANDO (COM ESTACAO DE LINS, POR QUE A JB ESTÁ OFF AGORA): 23 graus, 12hs, mas com ventos moderados e UR muito baixa...

 

1402468453_Screenshot_20230517-124548_SamsungInternet.thumb.jpg.b8c682fc5ae153dce86ba8fe7e5f484d.jpg

 

Edited by Maicon
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 17/05/2023 em 10:08, fernandosant disse:

Não esperava, mas choveu de madrugada na RMRJ e o tempo continua fechado, diferente de todos os dias da semana atual e da passada. Estava previsto? Todas as estações do alerta rio estão com temperatura abaixo de 25 graus no momento.


Olá ! Creio que sim, pois tem um ciclone extratropical no oceano que está trazendo circulação de umidade para a costa. Trouxe também o reforço de ar frio nesta madrugada, motivo pelo qual os topos esfriaram mais do que nos últimos dias. 
 

Essas foram as mínimas de hoje aqui na região:

 

 

CFDBA928-F657-441E-8909-120EE204F1D6.jpeg

  • Like 14
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Caramba! Considerando que moro numa encosta urbanizada e meu abrigo está a 6 m de altura, a temperatura afundou aqui! Eu tinha 16,5° às 2:35 e cheguei a 12,4°!!

 

Segue as mínimas de POA e Região Metropolitana.

 

Centro: 13,3°

Auxiliadora: 13,1°

Vila Ipiranga: 12,7°

Chácara das Pedras: 12,4°

Jardim Botânico (INMET): 11,8°

Guarujá: 10,4°

Aeroporto: 10,1°

Belém Novo (INMET): 8,8°

 

Viamão (Fiuza): 5,9°

Gravataí (Costa do Ipiranga): 6,2°

Novo Hamburgo (Lomba Grande): 6,9°

Barra do Ribeiro (Mate Doce): 8,0°

Campo Bom (INMET): 8,3°

Canoas (Base Aérea): 8,3°

N.S. Rita (Sanga Funda): 9,6°

São Leopoldo (Cristo Rei): 9,9°

Capela Santana: 11,8°

 

Agora tenho 19,2° com 71%.

Edited by Marcos
  • Like 12
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 17/05/2023 em 04:40, Matheus Vinicius disse:

Mais uma madrugada fria em Curitiba.

Esse ano não vi nenhuma geada como nos anos passados.

Mas não está sendo ruim quanto ao maio de 2019 que foi coisa de outro mundo.

 

Screenshot_20230517-043641~2.png

Como já mencionado por outros colegas, a faixa leste das áreas serranas são regiões em que o número de geadas é inferior ao observado continente a dentro. Eu levei pelo menos um ano e meio para entender isso quando vim morar em São Bento do Sul. O forte da nossa região são os invernos com máximas baixas e verões com máximas comportadas propiciando aquela maravilhosa sensação de bem estar. Por aqui o vento leste predomina, a circulação marítima dita as regras na maioria das vezes e a neblina é a marca registrada, assim como a geada e a neve o são na região de São Joaquim. Tendo em vista tudo isso, não tem porque viver na ansiedade de vermos mínimas absurdamente baixas e geadas com frequência na faixa leste, pois esses fenômenos dependem de céu limpo e mínimas próximo de zero e isso não é regra por aqui. Me lembro que nos primeiros anos ficava muito frustrado em ver as áreas continentais com geadas e mínimas negativas enquanto SBS tinha mínimas altas, céu nublado e neblina. Mas após entender o clima daqui, acabei me apaixonando, me adaptando e preferindo ter máximas baixas (principalmente no verão) ao invés de mínimas extraordinárias!

Meu conselho ao colegas que se frustram com as temperaturas em nossa região é que se conformem com a dinâmica do nosso clima e curtam o inverno como ele o é aqui! Quer seja com -2°C ou com 8°C aproveite a estação, pois do contrário ela passa e vc ficou todo esse tempo apenas se lamentando e não curtiu nada! Eu particularmente chego do trabalho e subo o terreno atrás de casa, fico lá sentado apreciando o poente ou observando a neblina, os pássaros, curtindo a brisa gelada, acendo meu fogão a lenha, asso  pinhão, faço pratos típicos da época e etc e etc... Se der veranico, beleza, se ficar acima da média beleza! Teremos invernos bons e invernos ruins e temos que aprender a curtir da mesma forma.

 

Céu abrindo em São Bento do Sul e temperatura na casa dos 15°C.

 

  • Like 13
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 17/05/2023 em 10:52, SandroAlex disse:

Como já mencionado por outros colegas, a faixa leste das áreas serranas são regiões em que o número de geadas é inferior ao observado continente a dentro. Eu levei pelo menos um ano e meio para entender isso quando vim morar em São Bento do Sul. O forte da nossa região são os invernos com máximas baixas e verões com máximas comportadas propiciando aquela maravilhosa sensação de bem estar. Por aqui o vento leste predomina, a circulação marítima dita as regras na maioria das vezes e a neblina é a marca registrada, assim como a geada e a neve o são na região de São Joaquim. Tendo em vista tudo isso, não tem porque viver na ansiedade de vermos mínimas absurdamente baixas e geadas com frequência na faixa leste, pois esses fenômenos dependem de céu limpo e mínimas próximo de zero e isso não é regra por aqui. Me lembro que nos primeiros anos ficava muito frustrado em ver as áreas continentais com geadas e mínimas negativas enquanto SBS tinha mínimas altas, céu nublado e neblina. Mas após entender o clima daqui, acabei me apaixonando, me adaptando e preferindo ter máximas baixas (principalmente no verão) ao invés de mínimas extraordinárias!

Meu conselho ao colegas que se frustram com as temperaturas em nossa região é que se conformem com a dinâmica do nosso clima e curtam o inverno como ele o é aqui! Quer seja com -2°C ou com 8°C aproveite a estação, pois do contrário ela passa e vc ficou todo esse tempo apenas se lamentando e não curtiu nada! Eu particularmente chego do trabalho e subo o terreno atrás de casa, fico lá sentado apreciando o poente ou observando a neblina, os pássaros, curtindo a brisa gelada, acendo meu fogão a lenha, asso  pinhão, faço pratos típicos da época e etc e etc... Se der veranico, beleza, se ficar acima da média beleza! Teremos invernos bons e invernos ruins e temos que aprender a curtir da mesma forma.

 

Céu abrindo em São Bento do Sul e temperatura na casa dos 15°C.

 


Foi perfeito agora. Muito bom ! 👏🏻👏🏻

 

E o que dizer aqui da minha cidade, onde o clima não é frio o suficiente para ter uma frequência razoável NEM de máximas baixas, NEM de geadas ? Mas e daí? Importante é que não faz calor o ano todo, há uma notável sazonalidade. Há chegadas de diferentes tipos de massas de ar, então tá tudo certo ❤️. Essa semana está simplesmente incrível por aqui, estou curtindo aquilo que minha região consegue oferecer em termos climáticos, sem exigências fantasiosas. E bora aproveitar essa época do ano tão importante. Cada dia de uma vez…

 

Agora céu parcialmente nublado e temperaturas variando dos 17C a 20C. Vento frio. 

  • Like 12
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Tarde começando com sol entre nuvens devido a atuação dos ventos marítimos causadas pela passagem de uma alta ao largo do oceano.

 

Na maioria das estações do CGE, temos 18-20 graus e umidade na casa dos 60%.

 

Os ventos sopram de SE/ESE segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Dia hoje com tempo nublado variando com sol entre nuvens aqui no RJ. Choveu de madrugada, como já citado.

Agora tenho 24º no Centro.

Previsões mostrando que teremos um longo período de conforto climático (pelo menos pra mim): frio leve na noite e madrugada (19/20º, podendo ser menos) e leve aquecimento diurno (25/26º). E bastante secura. Bem Outono mesmo. Importante é o calor dar uma trégua.

  • Like 7
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 17/05/2023 em 07:27, Moretão disse:

-7,1°C em Bom Jardim da Serra. Deve ser a mínima absoluta do mês em SC. Dentro do normal, do que é a mínima absoluta normal por lá, que fica entre -7/-8.

 

No Vale do Itajaí, com as nuvens, as mínimas ficaram cerca de 2°C mais altas que ontem. Contudo, a previsão é de um dia mais agradável de tarde.

Por curiosidade,seria somente aqui em SC ou do Brasil em geral?

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

24°C com 15% de umidade na Terra do Gelo. A previsão é céu limpo amanhã. Pode ser que baixa mais.

 

Aliás, amanhã deve ser mais frio que hoje em vários locais. Pelo menos é o que Euro tava apontando nas últimas rodadas.

 

Na baixadas de altitude, as máximas sobem um pouco, só que as mínimas baixam muito.

 

Nas áreas baixas, não tem muito este fator. As mínimas não conseguem baixar tanto, e as máximas segue iguais.

 

Edit: Variação de -7,1°C/24,1°C= 31,2°C, é possível recorde de amplitude térmica em SC.

Edited by Moretão
  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/05/2023 em 10:52, SandroAlex disse:

Como já mencionado por outros colegas, a faixa leste das áreas serranas são regiões em que o número de geadas é inferior ao observado continente a dentro. Eu levei pelo menos um ano e meio para entender isso quando vim morar em São Bento do Sul. O forte da nossa região são os invernos com máximas baixas e verões com máximas comportadas propiciando aquela maravilhosa sensação de bem estar. Por aqui o vento leste predomina, a circulação marítima dita as regras na maioria das vezes e a neblina é a marca registrada, assim como a geada e a neve o são na região de São Joaquim. Tendo em vista tudo isso, não tem porque viver na ansiedade de vermos mínimas absurdamente baixas e geadas com frequência na faixa leste, pois esses fenômenos dependem de céu limpo e mínimas próximo de zero e isso não é regra por aqui. Me lembro que nos primeiros anos ficava muito frustrado em ver as áreas continentais com geadas e mínimas negativas enquanto SBS tinha mínimas altas, céu nublado e neblina. Mas após entender o clima daqui, acabei me apaixonando, me adaptando e preferindo ter máximas baixas (principalmente no verão) ao invés de mínimas extraordinárias!

Meu conselho ao colegas que se frustram com as temperaturas em nossa região é que se conformem com a dinâmica do nosso clima e curtam o inverno como ele o é aqui! Quer seja com -2°C ou com 8°C aproveite a estação, pois do contrário ela passa e vc ficou todo esse tempo apenas se lamentando e não curtiu nada! Eu particularmente chego do trabalho e subo o terreno atrás de casa, fico lá sentado apreciando o poente ou observando a neblina, os pássaros, curtindo a brisa gelada, acendo meu fogão a lenha, asso  pinhão, faço pratos típicos da época e etc e etc... Se der veranico, beleza, se ficar acima da média beleza! Teremos invernos bons e invernos ruins e temos que aprender a curtir da mesma forma.

 

Céu abrindo em São Bento do Sul e temperatura na casa dos 15°C.

 

Guardando as proporções, já que estamos em menor latitude, é o acontece aqui em Juiz de Fora comparado com outras localidades mais a oeste como o Sul de Minas ou mesmo o interior de SP. Aqui temos menos extremos mas temos máximas invejáveis no verão e, principalmente, no inverno.

 

Aqui na minha estação, no alto da Cidade e a 900 m nestes quase 4 anos de observações:

 

Em média, no ano, apenas 8% dos dias têm máxima igual ou superior a 30˚C.

Por outro lado em 11% dos dias ocorrem máximas sub-20˚C

 

Este ano, por exemplo, desde o final de março não tivemos mais máximas de 30˚C ou mais.  A máxima absoluta do ano está em amenos 31,5˚C por enquanto e, desde janeiro, em apenas 5 dias tivemos máxima acima de 30.

 

 

No momento, 16 h,  o céu está parcialmente nublado e temos 17,9˚C  A umidade está em 69%.

Os extremos do dia foram: 11,1˚C/ 21,3˚C

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 16/05/2023 em 20:01, Vinícius Balera disse:

Apenas por curiosidade , alguém têm informações referentes sobre frente frias(histórico , potência, eventos e intensidade e relatos) com ar frio do ártico/polo norte se atingiu o Brasil em algum momentos(ao menos o estado de Roraima) ou demais estados do Norte e Nordeste de forma mais significativa? E também quais são as frentes frias do lado sul que ultrapassaram a linha do equador?

 

De ondas polares do hemisfério norte atingirem partes do território brasileiro, nunca li nada a respeito nem ouvi falar.

 

Por outro lado, grandes massas polares aqui da América do Sul já atravessaram a linha do Equador sim.

Um exemplo foi a histórica massa polar de julho de 1975.

Aquela MP atingiu localidades do Amazonas a norte do Equador e de Roraima.

 

Algumas mínimas registradas em jul/1975,

Iauaretê-AM (0,6°N): 15,8°C

Taraquá-AM (0,1°N): 16,4°C

Boa Vista-RR (2,8°N): 18,2°C

 

  • Like 14
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

De 24,4°C 16

Em 17/05/2023 em 14:48, Moretão disse:

24°C com 15% de umidade na Terra do Gelo. A previsão é céu limpo amanhã. Pode ser que baixa mais.

 

Aliás, amanhã deve ser mais frio que hoje em vários locais. Pelo menos é o que Euro tava apontando nas últimas rodadas.

 

Na baixadas de altitude, as máximas sobem um pouco, só que as mínimas baixam muito.

 

Nas áreas baixas, não tem muito este fator. As mínimas não conseguem baixar tanto, e as máximas segue iguais.

 

Edit: Variação de -7,1°C/24,1°C= 31,2°C, é possível recorde de amplitude térmica em SC.

 

Terra do Gelo tinha 24°C às 16:44, agora tem 12°C às 17:18, deve ser a maior queda mais que já vi na serra.

  • Like 9
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Falando dos lestes, como muitos sabem, a capital paulista também se enquadra nas características já comentadas pelo Sandro, Renan e Sjmolive.

 

Tanto que costumamos dizer aqui que a capital paulista se destaca mais pelas máximas baixas (Para nossos padrões) do que pelas mínimas.

Muitas vezes, em grandes MPs, o interior registra mínimas absolutas mais baixas do que a capital.

 

Para Sampa ter céu limpo à noite em grandes MP's é necessário uma conjunção de planetas :D.

Tem que ser MP continental com ventos de O ou SO, que traga ar frio e seco do interior ou então o centro da alta passar próximo ou sobre nossas cabeças.

Qualquer outra condição que traga ventos marítimos é umidade e infiltração de nuvens na certa.

 

Já aconteceu de termos temperaturas baixíssimas com ventos marítimos e noite de céu limpo.

Mas só me lembro de uma vez: foi em junho/2016, quando o Mirante registrou 3,5°C de mínima.

Honestamente, não me recordo de outra ocasião em que tenha ocorrido milagre parecido. :D

 

Por outro lado, aqui também a proximidade do oceano muitas vezes nos livra de calorões do interior.

E qualquer MP marítima meia-boca já traz algum refresco.

Por tudo isso, ainda prefiro morar próximo do litoral, mesmo Sampa sendo ruim de mínimas.

 

 

  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/05/2023 em 17:25, Juzinho disse:

15/16 graus numa MP na linha do Equador,  é um feito único no mundo. 

Hoje com bem mais estações,  seria um mega evento para acompanhar .

 

Pois é...

Iauaretê e Taraquá eram duas convencionais do INMET que ficavam lá na região da "Cabeça do Cachorro", extremo NO do Amazonas, e que foram desativadas.

E pior: não foram substituídas por automáticas.

 

Na região havia ainda outras 2 estações: Rio Içana e São Gabriel da Cachoeira.

Apenas a última ainda sobrevive.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.