Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Abril/2023


Recommended Posts

Em 16/04/2023 em 20:59, Matheus Vinicius disse:

Quando geralmente se dá a temperatura mínima do ano em São Joaquim e o quanto de frio geralmente faz por lá na cidade? Preciso saber disso para viajar este ano e pegar o momento correto. 

Geralmente Julho e Agosto detém as menores marcas. Já fez -10°C em 1991 na estação local. Nos arredores talvez -14°C na ocasião, pq a cidade em si é ruim para mínimas se observarmos o potencial da serra.

Quando está frio por lá? Em 90% dos dias, no inverno.

Já houveram ocasiões em q máximas de 20°C não aconteceram durante um mês inteiro.

Pra ter uma idéia, Curitiba, comparada à São Joaquim é mais ou menos como comparar o nosso litoral com Curitiba. 

A temperatura média de Julho em São Joaquim é 9°C e já teve máxima de 2°C e meio abaixo de zero na cidade num dia de nevasca.

Acho q resumi...

Boa sorte quando for...

  • Like 8
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 16/04/2023 em 21:22, Carlos Campos disse:

Geralmente Julho e Agosto detém as menores marcas. Já fez -10°C em 1991 na estação local. Nos arredores talvez -14°C na ocasião, pq a cidade em si é ruim para mínimas se observarmos o potencial da serra.

Quando está frio por lá? Em 90% dos dias, no inverno.

Já houveram ocasiões em q máximas de 20°C não aconteceram durante um mês inteiro.

Pra ter uma idéia, Curitiba, comparada à São Joaquim é mais ou menos como comparar o nosso litoral com Curitiba. 

A temperatura média de Julho em São Joaquim é 9°C e já teve máxima de 2°C e meio abaixo de zero na cidade num dia de nevasca.

Acho q resumi...

Boa sorte quando for...


Pois é. Não há como saber com antecedência qual será o período mais frio em SJ neste ano, de forma a programar uma viagem exatamente para este período mais frio, infelizmente. 
 

Em média , a massa polar mais forte , com maiores chances de neve, se dá entre meados de Junho a meados de Agosto, sendo Julho o mês com maiores chances. Mas isso não dá garantia e controle algum para quem vai lá com esse intuito, pois cada ano é um caso diferente. 
 

O ideal mesmo é fazer uma estadia mais prolongada, de pelo menos 1 semana. Quanto mais tempo o @Matheus Viniciusficar lá , maiores as chances de pegar um grande evento de frio.

  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 16/04/2023 em 21:22, Carlos Campos disse:

Geralmente Julho e Agosto detém as menores marcas. Já fez -10°C em 1991 na estação local. Nos arredores talvez -14°C na ocasião, pq a cidade em si é ruim para mínimas se observarmos o potencial da serra.

Quando está frio por lá? Em 90% dos dias, no inverno.

Já houveram ocasiões em q máximas de 20°C não aconteceram durante um mês inteiro.

Pra ter uma idéia, Curitiba, comparada à São Joaquim é mais ou menos como comparar o nosso litoral com Curitiba. 

A temperatura média de Julho em São Joaquim é 9°C e já teve máxima de 2°C e meio abaixo de zero na cidade num dia de nevasca.

Acho q resumi...

Boa sorte quando for...

Não é tão difícil SJ passar os meses de Junho e Julho sem atingir os 20°C pq afinal de contas a média máxima de São Joaquim em Julho é sub-15! Oq em se tratando de Brasil é algo excepcional . Acho que só pinheiro machado tem marcas menores em termos de máxima, estou correto? Lembrando aqui que estou falando de lugares habitados, portanto não levo em consideração morro da igreja, pni e afins. 

Edited by Wagner97
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 16/04/2023 em 20:49, Carlos Campos disse:

Bela aventura, Marcos! Um lugar magnífico!  

Quanto ao assunto "Pinus, invasora, etc", tenho uma opinião, digamos, diferente: é uma espécie muito linda, para mim. 

Aqui em Piraquara nós temos grandes florestas (ou, reflorestas) dessa espécie e em algumas rodovias dá pra observar paredões de Pinus por kms.

A vista desses paredões é calmante. Faz pensar q não se está no Brasil.  Dentro dessas áreas o aroma é inebriante, relaxante, sei lá... não tem como descrever a sensação. E o chão folhado com as agulhas q caem parece algo tirado de livros de contos de fadas. É macio pra pisar e caminhar até descalço. Dá pra deitar sem nenhum problema.

A Araucária, por sua vez, formosa e tudo mais, suja as áreas ao redor com suas grimpas e aquilo machuca quando se encosta ou quando se vai recolher para limpar o terreno. E é uma sujeira muito feia. Aqui os bueiros vivem entupidos com esses ramos de araucária e quando chove é um pesadelo, fora o perigo dos galhos q vez por outra caem nos telhados, ou se bobear, em cima da gente. 

Eu amo essas duas espécies e convivo bem com ambas. E não podemos nos esquecer de q sem a "invasora" Pinus, q produz tanta madeira, não haveria hoje nem metade da quantidade de araucárias q ainda existem. Porquê o povo sempre dá um jeito de derrubar, mesmo com a fiscalização q existe. A mesma situação pode ser colocada quanto ao Eucalipto, q existem também aos milhões por aqui. 

De um modo geral, todas as grandes árvores empobrecem o solo. 

Já observei vários exemplares dessas 3 espécies de tamanhos descomunais, com centenas de anos e são inacreditavelmente belas. Eu paro e fico contemplando e agradecendo por resistirem ao tempo e à presença do homem. Esse sim, a pior espécie invasora.

Mas no final de tudo isso, eu te entendo... há muita coisa até mesmo cultural, envolvida na discriminação de certas espécies de árvores ou pinheiros, não naturais daqui, mas também já houve (e ainda há) muita discriminação quanto à povos q vem de "fora".  Se colocarmos no balaio, é tudo ser vivo.  Eu prefiro as árvores, claro... mesmo amando as pessoas... sic ...

Abraço meu amigo.

Parabéns por mostrar tantas belezas e curiosidades diariamente. 

 

Chovendo forte...

 

O problema do pinus é que ele não permite crescimento de vegetação abaixo, porque as folhas liberam uma enzima que deixa o solo ácido. Onde há muitos pinus simplesmente não há nada embaixo. Muitas dessas árvores, na serra, são plantadas onde antes havia mata nativa ou, no caso dos Campos de Cima da Serra, onde antes era campo. E, pessoalmente, considero a beleza da árvore bastante questionável. 

 

De fato, a araucária tem o perigo da queda de galhos. Vi um aviso junto a um grupo delas do lado do Lago Negro em Gramado.

 

Mas entendo tua posição. Há gosto pra tudo. Obrigado pelo comentário. Um abraço!

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 16/04/2023 em 20:59, Matheus Vinicius disse:

Quando geralmente se dá a temperatura mínima do ano em São Joaquim e o quanto de frio geralmente faz por lá na cidade? Preciso saber disso para viajar este ano e pegar o momento correto. 

 

Nas cidades serranas do Brasil é muito difícil de organizar uma viagem pra curtir frio intenso. 

 

Nosso clima subtropical vive de ondas de frio, alternadas com momentos úmidos e alguns períodos de calor que podem até se estender durante o inverno.

 

Mas no geral os meses de junho e principalmente julho (não foi o caso ano passado) registram os principais eventos de frio, além de possuírem as menores médias e registros do ano.

 

Contudo, sugiro acompanhar as previsões e tendências, marcando um passeio mais encima do laço, com uma dose maior de certeza de que há chances de se pegar um pulso de ar frio mais interessante.

  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

🌤️☁️☁️🌧️⛈️
 

Máxima: 30,04°C em Criciúma/Sangão

Mínima: 9,9°C em Bom Jardim da Serra/Terra do Gelo

Menor máxima: 12,8°C no Morro da Igreja

Rajada máxima até o momento: 71,28 km/h no Morro da Igreja

Precipitação máxima até o momento: 41,6 mm em Concórdia/Salete

 

> O anemômetro que mais falha em SC, voltou a funcionar no Sábado.

 

> Domingo com céu nublado e chuva no Oeste. Um pouco de sol na área mais seca do estado, região do Cabo de Santa Marta e parecido em locais do sul.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Manhã começando com sol entre algumas nuvens médias em São Paulo e temperaturas agradáveis.

 

Na maioria das estações do CGE, temos 19-21 graus e umidade na casa dos 80/90%, sendo que em alguns locais atinge os 100%.

 

Os ventos sopram fraco segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Ligeira reduzida na 00Z Euro, coisa mínima que afeta (diminui) apenas a mínima chance de alguma precipitação invernal. É o posicionamento do Polar Vortex fazendo os ajustes.

 

Canadense e Europeu continuam simétricos.

 

GFS continua mais marítimo, portanto, menos intenso o cavado, mas está dando uma boa aproximada agora na 06Z, seguindo o EuroKing.

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 16/04/2023 em 22:21, Marcos disse:

 

O problema do pinus é que ele não permite crescimento de vegetação abaixo, porque as folhas liberam uma enzima que deixa o solo ácido. Onde há muitos pinus simplesmente não há nada embaixo. Muitas dessas árvores, na serra, são plantadas onde antes havia mata nativa ou, no caso dos Campos de Cima da Serra, onde antes era campo. E, pessoalmente, considero a beleza da árvore bastante questionável. 

 

De fato, a araucária tem o perigo da queda de galhos. Vi um aviso junto a um grupo delas do lado do Lago Negro em Gramado.

 

Mas entendo tua posição. Há gosto pra tudo. Obrigado pelo comentário. Um abraço!

Bem, eu particularmente prefiro caminhar numa floresta de Pinus, onde sei q não haverá mato ou espinhos, já q ela libera aquela enzima, do q caminhar sob uma floresta subtropical, cheia de mato e grimpas q deixarão minhas lindas perninhas arranhadas 😂😂   

Haverá possivelmente os q dirão q a Taiga, a maior floresta do planeta (em área/15.000.000 de km) é mais bonita (só pq é de clima gelado). Eu discordaria veementemente kkk

AirBrush_20230417080636.jpg.54f879f5f90176bb8e9acb5c7ff8f380.jpg  

Óbvio q quando estão muito juntas, qualquer árvore perde seu encanto. Pois não se desenvolve plenamente, como no caso de qualquer espécie 

Até a araucária quando cresce espremida fica bem tosca 👇

Screenshot_20230417_083241.thumb.jpg.c341efc376da0a59fbe74d3f0c7976a3.jpg

 

Pinus 👇

AirBrush_20230417080603.jpg.edad8c9971b04b0bb04f02620d1187a3.jpg

 

Em todo caso, q vivam as florestas, pois é delas q nós precisamos, por inúmeros motivos ❤

 

Choveu bastante na noite passada, com muitos trovões e acumulados bem expressivos na região de Curitiba. 

No geral foram 30/40 mm bem distribuídos. 

Chamou atenção algo q o @Renan já havia comentado, sobre a intensa atividade elétrica no Paraná e acredito q aconteceram tempestades severas em alguns locais, pois o radar indicava granizo em vários pontos do Estado.

Este 👇, se deslocou pela região mais ao sul e inclusive chegou até aqui, porém fraco.

Screenshot_20230416_183502.thumb.jpg.52b01271c393fe0168c2c1a641cac1fe.jpg

 

Screenshot_20230416_195758.thumb.jpg.8c4602281d05a68b33a6eb8245854186.jpg

 

Vi também umas imagens mostrando tempo severo no noroeste, entre Paraná, MS, Paraguai e SW paulista. 

Aparentemente a situação foi feia em alguns municípios dessa área. 

Os núcleos avançaram muito mais rápido do q costumeiramente e formavam "bicos" na área frontal.

Mas independente não achei nada de interessante pra mostrar, em termos de notícias. 

 

Hoje a chuva ainda atinge o Paraná e está forte em alguns pontos.

Chovendo bastante no nordeste de Santa Catarina. 1878235439_product1(96).jpeg.af30311f6ba68f836805eb0ab8c922c1.jpeg

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

A foto das araucárias "toscas e espremidas" são, certamente, de um plantio com não mais que 60 anos, plantadas com espaçamento inadequado, e ainda bem pequenas. Não existe na natureza floresta que não saiba o espaçamento adequada entre seus indivíduos de maior porte, deixando espaço adequado para espécies de todos os tamanhos cresceram entre elas e para a fauna cumprir seus papéis nos complexos ciclos da natureza.

 

Florestas de araucária no clímax foram praticamente extintas no meio do século XX. Estima-se que resta entre 3 e 7%, apenas em reservas, terras indígenas e locais pouco acessíveis. Originalmente as matas de araucária eram dominadas por gigantes, como a araucária multisecular de Nova Petrópolis. Imaginem áreas gigantescas dominadas por árvores daquele porte... Existem algumas imagens dos primórdios da colonização das serras em que as matas de araucárias gigantes aparecem. E no meio delas antas, veados, catetos, onças pintadas, harpias, culturas humanas intimamente conectadas às araucárias há milênios (proto-jês vivem entre as araucárias, se alimentando de pinhão, desde antes da cultura egípcia antiga surgir).

 

Sem falar na história evolutiva quase inacreditável das araucárias: formaram as primeiras florestas lenhosas do planeta. Praticamente todo o carvão do mundo vêm de florestas de araucárias de eras atrás, até perderem a batalha evolutiva para as angiospermas e sobreviverem isoladas na Gondwana, com espécies primas entre si em boa parte dos continentes e ilhas do hemisfério sul depois da última separação dos continentes, cada espécie com sua beleza única (adoro as da Nova Caledônia), formando inclusive as extintas grandes florestas da Antártida. Recentemente começaram os estudos sobre a evolução recente da Araucaria Angustifolia, que mostram que sua área de abrangência já foi muito maior em épocas mais frias, ocupando o nordeste brasileiro, e provando que os indígenas Jês foram essenciais na expansão e manutenção dos pinhais.

 

Eu, pessoalmente, acho Pinus em monocultura esteticamente deprimente, ainda mais sabendo dos impactos ambientais, sociais e econômicos que a monocultura causa, principalmente sobre os campos nativos (também campões de beleza a nível global). Agora, no seu ambiente nativo, no Caribe, México e Estados Unidos, são maravilhosas. 

 

 

  • Like 6
  • Thanks 8
Link to comment
Share on other sites

Sol forte e calor no Rio, vamos tendo um dia de sol forte vento e calor suportável no Rio, aqui no alto subúrbio tenho 31 graus no momento ao amanhecer obtive mínima 22 graus no meu bairro, mais o outono retorna na 5a feira ao estado Do RJ  e já teremos até um certo friozinho que não sentíamos desde novembro de 2021 viva outono 

  • Like 10
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Tarde começando com temperaturas altas e sol entre nuvens em São Paulo.
Hoje, nota-se o retorno do padrão mais de verão na cidade.
Temos a presença de nebulosidade média como alto cumulos e mais baixas como cúmulos.

 

Na maioria das estações do CGE, faz 27-29 graus e umidade na casa dos 50%.

  • Like 8
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Cheguei ontem em POA em torno das 19 h com 20,5° e tempo nublado. Sensação de um pouco de abafamento.

 

Hoje mínima de 18,6°. Agora faz 20,6° com 79% e está nublado, cinzento. Até choveu um pouco e molhou o chão.

 

Vídeo de ontem logo que cheguei na cidade.

 

 

Edited by Marcos
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Buenas tardes, estamos teniendo dias frescos por aqui, el fin de semana estuve acampando por Minas departamento de Lavalleja, en el camping Arequita y a la noche hacia mucho frío, el sabado 15 a las 5 de la mañana la estacion meteorologica de la zona marcaba 2,8°C.

La maxima de ese mismo sabado en todo el pais fue fresca, 17,7°C en ese mismo lugar y se registro a la tarde cuando salió el sol (si bien la madrugada fue en gran parte despejada, la mañana y hasta pasado el mediodía estuvo cubierto).

 

image.png.06d3e74b66af61b21d4d1f4930953462.png

 

image.png.695793676c304356d64bc332e3459a97.png

 

 

El domingo 16 a la mañana no fue tan frío allá en el camping (a las 5 de la mañana hacían 4,4°C), pero lo remarcable fue la mínima de 8,3°C e  la estacion Prado de Montevideo, siendo la máxima 18,1°C.

En la estacion Melilla (Nimbus) de Montevideo las extremas fueron de 19,6°C y 5,6°C respectivamente.

 

image.png.f4a63e42410ee4be209f0154e641bab0.png

 

image.png.15caa5611f0dd201de9e189ffa5353a2.png

 

image.png.a54cf7d3ad8806e85f06299cedd41aa9.png

Edited by PabloMQL
  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

¿Sabían que existe un hibrido entre araucaria angustifolia y araucaria araucana?

 

No se dio de forma natural por que ambas especies estan separadas por miles de kilometros, pero si se dió de forma espontánea en Argentina, se pueden comprar semillas en Internet, como todo hibrido es mas resistente que sus progenitores:

 

Araucaria angustifolia X Araucaria araucana:

 

Araucaria araucana × A. angustifolia

 

Araucaria araucana × A. angustifolia

 

Araucaria araucana × A. angustifolia

 

Araucaria araucana × A. angustifolia

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/04/2023 em 13:27, Matheus b Santos disse:

Semana agitada no sul/Sudeste do Brasil 

Sobre a incidência de tornados no oeste paulista/MS/oeste da Região Sul e norte da Argentina, tudo começa na Cordilheira dos Andes...

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/04/2023 em 08:44, Carlos Campos disse:

Bem, eu particularmente prefiro caminhar numa floresta de Pinus, onde sei q não haverá mato ou espinhos, já q ela libera aquela enzima, do q caminhar sob uma floresta subtropical, cheia de mato e grimpas q deixarão minhas lindas perninhas arranhadas 😂😂   

Haverá possivelmente os q dirão q a Taiga, a maior floresta do planeta (em área/15.000.000 de km) é mais bonita (só pq é de clima gelado). Eu discordaria veementemente kkk

AirBrush_20230417080636.jpg.54f879f5f90176bb8e9acb5c7ff8f380.jpg  

Óbvio q quando estão muito juntas, qualquer árvore perde seu encanto. Pois não se desenvolve plenamente, como no caso de qualquer espécie 

Até a araucária quando cresce espremida fica bem tosca 👇

Screenshot_20230417_083241.thumb.jpg.c341efc376da0a59fbe74d3f0c7976a3.jpg

 

Pinus 👇

AirBrush_20230417080603.jpg.edad8c9971b04b0bb04f02620d1187a3.jpg

 

Em todo caso, q vivam as florestas, pois é delas q nós precisamos, por inúmeros motivos ❤

 

Choveu bastante na noite passada, com muitos trovões e acumulados bem expressivos na região de Curitiba. 

No geral foram 30/40 mm bem distribuídos. 

Chamou atenção algo q o @Renan já havia comentado, sobre a intensa atividade elétrica no Paraná e acredito q aconteceram tempestades severas em alguns locais, pois o radar indicava granizo em vários pontos do Estado.

Este 👇, se deslocou pela região mais ao sul e inclusive chegou até aqui, porém fraco.

Screenshot_20230416_183502.thumb.jpg.52b01271c393fe0168c2c1a641cac1fe.jpg

 

Screenshot_20230416_195758.thumb.jpg.8c4602281d05a68b33a6eb8245854186.jpg

 

Vi também umas imagens mostrando tempo severo no noroeste, entre Paraná, MS, Paraguai e SW paulista. 

Aparentemente a situação foi feia em alguns municípios dessa área. 

Os núcleos avançaram muito mais rápido do q costumeiramente e formavam "bicos" na área frontal.

Mas independente não achei nada de interessante pra mostrar, em termos de notícias. 

 

Hoje a chuva ainda atinge o Paraná e está forte em alguns pontos.

Chovendo bastante no nordeste de Santa Catarina. 1878235439_product1(96).jpeg.af30311f6ba68f836805eb0ab8c922c1.jpeg

 

Ahhh, mas esse pinus é diferente!! Não sei as variedades da espécie. Tomei por referência um muito usado no RS (e acredito que no Sul do país também) para extração de madeira. 

 

Esse aí é bonito. 

 

  • Like 6
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/04/2023 em 12:53, Daniel85 disse:

Tarde começando com temperaturas altas e sol entre nuvens em São Paulo.
Hoje, nota-se o retorno do padrão mais de verão na cidade.
Temos a presença de nebulosidade média como alto cumulos e mais baixas como cúmulos.

 

Além disso, tivemos um pouco de abafamento, o que também ajudou a dar a cara de verão hoje.

Ventos continentais de NO a N estiveram presentes na maior parte do dia.

 

No final da tarde, aí pelas 16h30/17 h, uma área de instabilidade vinda do interior, de oeste, passou pela capital paulista, provocando chuva forte, rajadas de vento e algumas trovoadas.

Como o deslocamento foi rápido, os acumulados não foram elevados, variando de menos de 5 até 15,2 mm no CGE-Itaim Paulista, extremo leste.

 

As rajadas chegaram a 66,7 km/h no aeroporto de Congonhas e 60 km/h na automática do Mirante.

 

Como de hábito em dias de ventos continentais, a influência marítima desapareceu e a zona sul também esquentou.

 

Mirante: 18,8°C / 28,3°C

Interlagos: 18,1°C / 29,2°C

IAG: 17,8°C / 28,9°C

 

Não se descarta mais chuva durante a noite/madrugada.

Vamos acompanhando...

 

-----------

 

Falando em araucárias grandes, na 1ª vez que fui a Monte Verde, décadas atrás (Quando nem se suspeitava que uma dia ia virar um local "badalado"), numa caminhada nos arredores, num trecho já de mata, vi uma araucária enorme.

Estava com um amigo nesta caminhada e nós dois não conseguíamos abraçar totalmente o tronco.

Ainda ficava faltando um pedaço. :D

A copa ficava beeemmm lá no alto, coisa impressionante.

 

Nunca mais voltei ao local (Acho que nem conseguiria me lembrar como chegar lá de novo) e não sei se aquela araucária ainda existe.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje foi um dia um pouco mais abafado

ficou entre 18,7 29,5°

 

Euro, GFS e canadense mantém em consenso temperaturas entre 9 e 11 no pico da mp, o euro na 12z pós mp coloca calor de novo e mínimas até altas pra época, espero que isso seja uma rodada fora da curva.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 17/04/2023 em 19:49, Caco Pacheco disse:

Foreca maritimiza MP por ora.

 

Frio bom para abril, mas nada de anormal.

A previsão já está consolidada a esta altura e não houve  mudança. 

 

Obs: 10/11 (mesmo 12) graus pra SP, se acontecer, é sim digno de nota. Basta procurar qts vzs isso aconteceu em abril recentemente (a última vez foi em 2016, se não me engano)

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 17/04/2023 em 20:13, Daniel Lisboa disse:

A previsão já está consolidada a esta altura e não houve  mudança. 

 

Obs: 10/11 (mesmo 12) graus pra SP, se acontecer, é sim digno de nota. Basta procurar qts vzs isso aconteceu em abril recentemente (a última vez foi em 2016, se não me engano)

É bom. Mas nada de "anormal" para pós 20/Abril. "Digno de nota" eu acho exagero.

 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 17/04/2023 em 21:09, Caco Pacheco disse:

 

 

Tem outra...

Há locais na própria Capital que provavelmente fará menos de 10ºC. Locais periféricos, como Parelheiros, Marsilac, São Mateus.

No "centro-expandido" (entre Rios Pinheiros e Tietê) é que ficará por volta dos 12ºC na 5ª e 6ª feiras.

Aguardo uns 10/11ºC aqui na Granja Viana, divisa entre Cotia e Carapicuíba.

Edited by Caco Pacheco
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 17/04/2023 em 19:10, Luke disse:

Hoje foi um dia um pouco mais abafado

ficou entre 18,7 29,5°

 

Euro, GFS e canadense mantém em consenso temperaturas entre 9 e 11 no pico da mp, o euro na 12z pós mp coloca calor de novo e mínimas até altas pra época, espero que isso seja uma rodada fora da curva.

Mas se maio tem veranico, em abril pode ter calor, não tem como não ter. Antes agora do que nos meses JJ 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Hoje a noite está desconfortável aqui em Mongaguá, na Região Metropolitana da Baixada Santista, litoral de São Paulo.

 

Essa foto foi tirada há 10 minutos (21:24). 25 °C lá fora; 28 °C dentro de casa; e com essa URA em 70%, o índice de calor encosta nos 30 °C.

 

Isso em PLENO outono e depois das 21:00, é sofrível.

IMG_20230417_212448.jpg

  • Like 5
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Em 17/04/2023 em 21:34, BrunoSaoPauloCapital disse:

Hoje a noite está desconfortável aqui em Mongaguá, na Região Metropolitana da Baixada Santista, litoral de São Paulo.

 

Essa foto foi tirada há 10 minutos (21:24). 25 °C lá fora; 28 °C dentro de casa; e com essa URA em 70%, o índice de calor encosta nos 30 °C.

 

Isso em PLENO outono e depois das 21:00, é sofrível.

IMG_20230417_212448.jpg

Aqui também está desconfortável.

20°c

  • Like 2
  • Haha 6
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Tivemos dois momentos de chuva forte hoje em Adamantina, o primeiro na madrugada acompanhado de muitas trovoadas, foi um SCM oriundo do PR que chegou aqui por volta das 4/5h da manhã.

 

Satélite:

 

1681707592-TAJegvNALqM.png

 

Nesse tive 16mm de chuva acumulados em casa.

 

Houve aquecimento diurno e tempo estável durante a manhã e boa parte da tarde a temperatura conseguiu chegar em 30ºC padrão perfeito para tempo severo, mas tive uma bomba dágua com uma célula no fim de tarde, muitos, muitos raios nessa célula, mas o que impressionou foi a quantidade de chuva que caiu em pouco tempo. (35mm)

 

1681764593-2BhVydGaV70.png

 

Agora noite voltou a estabilizar aqui.

 

JBN tende a intensificar durante a madrugada e um novo disparo convectivo deve iniciar-se (isso se as instabilidades não atrapalharem).

 

A oeste há instabilidades(MS):

 

1681778993-EOdPwyyIrd4.png

 

Já no tocante a MP tende a ser boa para cá, mínimas sub-10 nas baixadas e máximas comportadas.

 

Mínimas dia 20:

 

1682013600-LfqzT8oqJ5U.png

 

Dia 21:

 

1682100000-iArMBjNARF0.png

 

SBDN:

 

1681732800-lHYvGkpOPyY.png

 

 

 

Edited by Matheus b Santos
  • Like 14
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

☁️☁️🌧️🌧️⛈️
 

Máxima: 30,4°C em Brusque/Limeira Alta

Mínima até o momento: 9,1°C no Morro da Igreja

Menor máxima: 18,65°C em São Joaquim/Cruzeiro

Rajadas máximas: 84,7 km/h em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara

                                      75,4 km/h em Taió/Padre Eduardo

                                      70,42 km/h em Balneário Arroio do Silva/BOOA (Píer)

Precipitação máxima até o momento: 134 mm em Porto União/Pintadinho

 

> A chuva aumentou bastante hoje. Entramos agora na contagem regressiva para o retorno do frio.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Como a segunda-feira foi borocoxô em BH, com céu claro, poucas nuvens e um calor de quase 30°C por toda a cidade, com mínimas entre 16,6°C a 17,5°C pela cidade, deixo aqui apenas uma foto que tirei do pôr do sol visto do bairro Buritis, sentido Contagem. Foi o único momento interessante do dia.

 

20230417_174856.thumb.jpg.3b5a2f3b08c0cdb2a2e0aa8772360e02.jpg

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 17/04/2023 em 21:35, Matheus Vinicius disse:

Aqui também está desconfortável.

20°c

 

dá uma olhada nessa tireóide

 

https://clinifemina.com.br/calor-excessivo-no-corpo-o-que-pode-ser/

 

 

------

 

máxima de 21,2 °C na base aérea de Canoas, dia muito delicioso. 

mínima alta pra época: 19,3 °C. 

essa umidade que trouxe mínima alta pelo menos rendeu uma tarde protegida do sol, trazendo essa bela máxima.

 

 

  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

Em 18/04/2023 em 01:29, Eclipse POA disse:

 

dá uma olhada nessa tireóide

 

https://clinifemina.com.br/calor-excessivo-no-corpo-o-que-pode-ser/

 

 

------

 

máxima de 21,2 °C na base aérea de Canoas, dia muito delicioso. 

mínima alta pra época: 19,3 °C. 

essa umidade que trouxe mínima alta pelo menos rendeu uma tarde protegida do sol, trazendo essa bela máxima.

 

 

Mas 20 graus no ar é abafado mesmo, principalmente para a noite, na Escandinávia mesmo nos verões uma temperatura de 20 graus custa a ocorrer.

 

Bergen, Noruega, cidade de 271.749 habitantes tem a média do mês mais quente como sendo 18c/12c.

 

 

bfa072d0b96b538504150457b848e439.jpg

Edited by Matheus Vinicius
  • Haha 6
  • Confused 4
Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

 

Euro com ligeira reduzida em 800mb. GFS agora um pouquinho mais forte nessa camada. Eventual janela de precipitação invernal é mínima, não podendo ser considerada para fins de previsão. Servindo nesse momento somente a curiosidade e avaliação da intensidade/trajetória do sistema.

 

Chuva muito gelada nos topos da serra (+1.600/1700m) com 1/2C de temperatura. O que é notável para a época.

 

Cavado é forte e vai trazer ar muito seco e continental na retaguarda. Garantindo geada sexta e final de semana em baixadas de serra nos três estados do sul.

 

 

Obs: ouvi relato de que páginas/meteorologistas levaram a possibilidade de neve a público. Não fui atrás e não pesquisei quem o fez, mas a ser verdade se junta a mais um capítulo da lamentável banalização da previsão de neve no Brasil.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Manhã começando com céu muito nublado e sol aparecendo em meio a muitas nuvens e temperaturas altas para essa época do ano.

 

Na maioria das estações do CGE, temos 21/22 graus e umidade na casa dos 80/90%.

 

Os ventos sopram fraco de NE segundo dados do aeroporto de Congonhas das últimas horas.

 

Radar de São Roque mostra algumas áreas de chuva próxima a grande SP.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 18/04/2023 em 06:20, Caio César disse:

Bom dia!

 

Euro com ligeira reduzida em 800mb. GFS agora um pouquinho mais forte nessa camada. Eventual janela de precipitação invernal é mínima, não podendo ser considerada para fins de previsão. Servindo nesse momento somente a curiosidade e avaliação da intensidade/trajetória do sistema.

 

Chuva muito gelada nos topos da serra (+1.600/1700m) com 1/2C de temperatura. O que é notável para a época.

 

Cavado é forte e vai trazer ar muito seco e continental na retaguarda. Garantindo geada sexta e final de semana em baixadas de serra nos três estados do sul.

 

 

Obs: ouvi relato de que páginas/meteorologistas levaram a possibilidade de neve a público. Não fui atrás e não pesquisei quem o fez, mas a ser verdade se junta a mais um capítulo da lamentável banalização da previsão de neve no Brasil.

É a velha história q todos nós conhecemos: chamar atenção para a "matéria do site" e conseguir mais views. 

Eu colocaria esse tipo de "notícia" no mesmo patamar de, por exemplo: " ANA PAULA ARÓSIO AGORA COM 87 ANOS, VEJA COMO ESTÁ A EX-MUSA DOS ANOS 90, VIVENDO NAS RUAS"

Não tem o menor sentido porém as pessoas clicam na "notícia" pra ver.

Muitas vzs o meteorologista aponta para uma chance de 0,1% de neve e no dia seguinte a matéria sobre a nevasca já está pronta. 

É outro mal costume q veio lá dos Estados Unidos, juntamente com milhares de outros.  

*O mal costume de confetir a "matéria" kkk

  • Like 2
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

Dos mesmos criadores de : " fará frio até mesmo em áreas do sul de Goiás "

Em 18/04/2023 em 08:09, wallace silva disse:

Calma que está cedo ainda senhores, daqui a pouco começa as notícias de BH com sensação térmica de -20°c, simplesmente a cidade fora dos Andes mais fria do hemisfério Sul

 

  • Like 1
  • Haha 6
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured, unpinned and locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.