Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Curitiba, PR


Recommended Posts

Fala Bettega,

 

Pelo que entendi, essa temperatura o Lucas pegou do Aero. Devem estar fervendo aí, em pleno agosto com 26 graus já às 9 da manhã! Não deve estar fácil, principalmente pela baixa pressão atmosférica. Chamou atenção o fato de a temperatura ter subido na madrugada, dos 21C à meia-noite, para os 26 atuais!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 596
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Fala Bettega,

 

Pelo que entendi, essa temperatura o Lucas pegou do Aero. Devem estar fervendo aí, em pleno agosto com 26 graus já às 9 da manhã! Não deve estar fácil, principalmente pela baixa pressão atmosférica. Chamou atenção o fato de a temperatura ter subido na madrugada, dos 21C à meia-noite, para os 26 atuais!

 

Sds!

 

com a baixa tras mais ventos. e que ventania :D

Link to comment
Share on other sites

Sim, 24 as 4 da manhã, no aeroporto. Eu trabalho em cima desta fonte. Mmas se você for analizar, a meia noite no aeroporto fazia 22 graus. A temperatura subiu na madrugada!

Isso prova que o Leste também pode ser campeão em qualquer coisa, depende apenas da disposição dos sistemas, que desta vez, pouparam, de certo modo, nós da região Oeste! :)

Link to comment
Share on other sites

Sim, 24 as 4 da manhã, no aeroporto. Eu trabalho em cima desta fonte. Mmas se você for analizar, a meia noite no aeroporto fazia 22 graus. A temperatura subiu na madrugada!

Isso prova que o Leste também pode ser campeão em qualquer coisa, depende apenas da disposição dos sistemas, que desta vez, pouparam, de certo modo, nós da região Oeste! :)

 

Mas como o dia vai da 0h às 23:59h, a mínima em casa foi de 16 graus, na noite do mesmo dia. Se não fosse assim, seria o recorde de mínima. Pelo Simepar, foi de 15,9.

Link to comment
Share on other sites

Reportagem do site do CPTEC

 

"Rajadas de vento no sul do país

Hoje (30/08) há presença de uma frente fria sobre o sul do país provocou ventos em torno de 50km/h as 14:00h (hora de Brasília) em Curitiba-PR e de 60km/h as 18:00h em Porto Alegre-RS. No momento ocorrem chuvas fortes em algumas localidades no centro-leste de SC e PR com trovoadas e rajadas de vento. "

 

E alguém sabe me dizer quanto choveu em CTBA da tarde de terça 30/08 até a noite de quarta 31/08?

Link to comment
Share on other sites

Curitiba ainda sem sentir o forte do frio. Hoje a máxima chegou a 21 graus, enquanto boa parte do estado ficou gelado.

As menores máximas foram em Nova Prata, com 10,1 graus, em seguida Cascavel e Toledo, com 10,9 de máxima.

 

Agora, 14,7 graus e temp. em queda constante.

 

Apanhamos FEIO de Ponta Porã e Campo Grande, sorte que desta vez estamos muito bem acompanhados, pois até São Joaquim apanhou também de PPorã!

Link to comment
Share on other sites

Quinta, 1/9

minima matinal: 15,8

minima absoluta: 12,3 às 24h00

maxima: 20,9

9h00: 19,0 (Aero)

21h00: 13,9

media: 16,0

 

Nesta madrugada:

0h00: ainda encoberto com nuvens baixas, mas sem precipitaçao; 12,3

2h50: poucas nuvens baixas, e poucas nuvens altas; 9,8

6h00: poucas nuvens altas, parcialmente nublado nas nuvens baixas;

Minima: 8,0 em algum ponto no tempo depois das 6h00. :P

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 2ºC no aero de CTBA heim.. que beleza..

 

sds.. :D

 

Como não havia vento, as diferenças de temperatura entre as várias regiões da cidade foram gritantes: 3.4 aqui em casa, 2.x no aeroporto, 4.5(!) no Simepar, 3.1 em Pinhais...

Mais uma vez medi o mesmo valor de Pinhais. Comprova-se que Pinhais mede o que seria medido na periferia da própria Ctba...

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 2ºC no aero de CTBA heim.. que beleza..

 

sds.. :D

 

Como não havia vento, as diferenças de temperatura entre as várias regiões da cidade foram gritantes: 3.4 aqui em casa, 2.x no aeroporto, 4.5(!) no Simepar, 3.1 em Pinhais...

Mais uma vez medi o mesmo valor de Pinhais. Comprova-se que Pinhais mede o que seria medido na periferia da própria Ctba...

 

Pinhais só é outro municipio no papel mesmo, pois geograficamente é praticamente Curitiba, com um pouco menos de urbanização. Mesmo assim as temperaturas são bem semelhantes a muitos bairros de Curitiba, não só os mais afastados.

 

Ja Campo Largo, Campo Magro, Araucaria a outras cidades da região metropolitana acho que ja são bem mais diferente geograficamente que Curitba, e ai sim o "bicho pega" nas diferenças de temperatura, como aconteçe tb nas outroas capitais que tem registros comprovando isso (POA, BH e SP).

Link to comment
Share on other sites

Como relatei no outro tópico, em Curitiba registrei mínima de 0.8ºC no sensor abrigado a 1,70m do solo e -4,1ºC no sensor próximo da grama embaixo do abrigo. máxima de 21,6ºC.

Em dias de tempo nublado as minhas mínimas ficam muito próximas das do INMET, com tempo estável são mais baixas, as máximas geralmente ficam muito próximas tendendo a ser um pouco mais altas. Um dos dias com mínima mais baixa na Capital do PR.

As diferenças foram realmete gigantescas e fiquei surpreso com minha mínima, como falei pro Alex esses dias, moro no Ahú numa região somente residencial, numa rua sem saída no fim de uma grande decida, ao lado da minha casa só há uma pracinha totalmente gramada e logo após um barranco e um córrego embaixo, após o córrego o terreno já sobe abuptamente novamente. Talvez a geografia explique, mais informações com o Shimutz que já veio aqui! :D

Será o "conto da baixada...?" :wink:

Link to comment
Share on other sites

Rodrigo

 

Houve há uns dez anos atrás aqui em Curitiba a presença de uns três doutores alemães que realizaram pesquisas na antiga SUREMA. Os estudos deles iam na linha de uma tal de TOPOCLIMATOLOGIA e havia um protótipo que era de instalar uma porrada de estações na região metropolitana de Ctba para, ao longo dos anos, indicar algum sinal de mudanças das condições médias... Bem, os caras foram embora e o projeto deve estar arquivado...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Esse projeto seria o sonhos dos bazianos de Curitiba...E poderia explicar muito sobre ilha térmica.

Link to comment
Share on other sites

Quarta, 7/9

Tempo encoberto na maioria da madrugada e da noite, com poucas frestas. De manhã e à tarde, tempo com predominio de nublado na maioria do tempo, com poucos intervalos de encoberto.

minima: 10,9

maxima: 17,7

media: 12,9

Mes de setembro (1a semana): 13,86

De 8 de agosto até 7 de setembro (31 dias - 1 mes): 15,80

Link to comment
Share on other sites

Menor mínima do dia neste momento: 8.2 graus (e 8 graus no Simepar e aeroporto).

A máxima foi às 0h, com 16.5 graus. Amanhã deveremos ter uma máxima muito baixo, estimo que não passará de 11 graus (espero).

´

 

apenas atualizando, o aero tem 7ºC e eu aqui em casa tenho 7,6ºC. Amanha acho que chega nos 6ºC com ceu nublado, e talvez chuva. Se realmente chover, principalmente entre as 12:00 e 15:00 podemos ter uma máxima abaixo dos 10ºC.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se to pirando muito, mas alguem ai percebeu como a agua da chuva tava gelada hoje? Tive que andar um pouco a pé numa região aberta (no CIC) e a agua da chuva congelo meu rosto. Tive a mesma sensação de frio que naquelas manhãs de geadona e temperatura negativa. Orelha, nariz e os dedos ficaram amortecidos. Os pingos de chuva no rosto meio que queimavam a cara.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se to pirando muito, mas alguem ai percebeu como a agua da chuva tava gelada hoje? Tive que andar um pouco a pé numa região aberta (no CIC) e a agua da chuva congelo meu rosto. Tive a mesma sensação de frio que naquelas manhãs de geadona e temperatura negativa. Orelha, nariz e os dedos ficaram amortecidos. Os pingos de chuva no rosto meio que queimavam a cara.

 

Eu também tive esta mesma sensação de frio, tanto hoje, quanto ontem. à noite, nesses últimos dois dias, depois que eu saio da academia para voltar para a casa, senti um frio IGNORANTE! Cara, um vento úmido e muito frio. Gostei de ver!

Link to comment
Share on other sites

Não sei se to pirando muito, mas alguem ai percebeu como a agua da chuva tava gelada hoje? Tive que andar um pouco a pé numa região aberta (no CIC) e a agua da chuva congelo meu rosto. Tive a mesma sensação de frio que naquelas manhãs de geadona e temperatura negativa. Orelha, nariz e os dedos ficaram amortecidos. Os pingos de chuva no rosto meio que queimavam a cara.

 

Eu também tive esta mesma sensação de frio, tanto hoje, quanto ontem. à noite, nesses últimos dois dias, depois que eu saio da academia para voltar para a casa, senti um frio IGNORANTE! Cara, um vento úmido e muito frio. Gostei de ver!

 

é gurizada senti o mesmo indo pra aula de alemão lá na reitoria. A mão que segurava a maleta ficou completamente amortecida. Eram 18:00h e o termômetro do ITAÚ lá no centrão marcava 8 graus.

Dias britânico-curitibanos!!!!! que delícia. Prefiro dias assim do que outros com mín. de -1 grau e depois aumentar pra 15/16.

Link to comment
Share on other sites

é gurizada senti o mesmo indo pra aula de alemão lá na reitoria. A mão que segurava a maleta ficou completamente amortecida. Eram 18:00h e o termômetro do ITAÚ lá no centrão marcava 8 graus.

Dias britânico-curitibanos!!!!! que delícia. Prefiro dias assim do que outros com mín. de -1 grau e depois aumentar pra 15/16.

 

Ontem (terça) as 20:30 o termometro do itau (em cima do shopping italia) marcava 6ºC. E um perto de casa (em frente a faculdade tuiuti) marcou 4ºC as 22:00.

O termometro do itau pareçe ta bem regulado, pois as temperaturas q ele marca são sempre parecidas com as do aero e o simepar.

Ja o que esta em frente a tuiuti é ridiculamente desregulado (pra baixo). Mesmo sabendo disso, é legal ver hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Estive vendo a previsão do tempo agora noite nos sites do CPTEC, INMET, Somar, Infotempo, Climatempo e Simepar TODOS prevêem máximas em Curitiba entre 12ºC e 15ºC, no sábado e domingo próximos, o Simepar por volta de 20ºC ou um pouco mais, gostaria de saber do Duquia ou de quem quiser responder qual o motivo de tamanha variação na previsão do Simepar em relação aos demais? Tem alguma variável que o Simepar leva mais em conta que os outros? Enfim... Abraço

Link to comment
Share on other sites

Sabado, 10/9

minima: 15,9

maxima: 29,4

media: 22,1

6o dia com amanhecer encobero por stratus... ninguém merece!

 

Domingo, 11/9

minima: 15,5 às 10h00

maxima: 23,0 por volta das 1h00

media: 17,8

 

Segundona, 12/9

0h00: 15,9 (maxima)

9h00: 10,3

21h00: 7,0

24h00: 6,5 (minima)

media: 9,3

 

Terça, 13/9

0h00: 6,5 (minima)

9h00: 7,7

11h39:9,2 (maxima)

19h55: 7,1

21h00: 7,2

24h00: 7,1

media: 7,8 (2a menor do ano, perdendo apenas para 5a feira, 7/7)

 

Quarta, 14/9

0h00: 7,2 (minima)

2h39: 7,7

4h08: 7,5

9h00: 9,5

21h00: 11,5

24h00: 11,9 (maxima)

media: 10,3

 

Quinta, 15/9

minima: 11,9

maxima: 23,5

media: 17,2

 

Mes: 13,82

Link to comment
Share on other sites

Data: 17/09/2005

Hora: 19:15h

Tempo Presente: nublado

Temp. externa: 12,8°C Aeroporto: 12°C (19h) Simepar: 12,4°C (19h)

Sensação térmica: 10,5°C

Ponto de orvalho: 10,0°C

UR: 83%

Pressão: 1021mb estável

Temperatura Máxima: 15,9°C (INMET 15,9 SIMEPAR 15,4 AERO 15 )

Temperatura Mínima: 10,4°C (INMET 10,2 SIMEPAR 10,4 AERO 11 )

Temperatura Média : --,-°C

Precipitação: - mm (defeito)

Vento: 10,0 km/h ESE

 

Histórico do dia:

 

2004: 13,3 / 19,7 - nublado

2003: 11,2 / 21,6 - nublado/sol

2002: 14,2 / 27,8 - nublado/chuva

2001: 2,5 / 13,8 - geada :P

2000: 10,5 / 15,6 -

 

(valores medidos em casa)

Link to comment
Share on other sites

Data: 19/09/2005

Hora: 20:05h

Tempo Presente: tempo bom

Temp. externa: 13,8°C Aeroporto: 15°C (20h) Simepar: 16,8°C (19h)

Sensação térmica: 13,8°C

Ponto de orvalho: 2,7°C

UR: 47%

Pressão: 1017mb estável

Temperatura Máxima: 21,5°C (INMET 21,7 SIMEPAR 21,6 AERO 22 )

Temperatura Mínima: 13,7°C (INMET 13,3 SIMEPAR 13,3 AERO 14 )

Temperatura Média : --,-°C

Precipitação: - mm (defeito)

Vento: 5,8 km/h SW

 

Histórico do dia:

 

2004: 12,5 / 28,4 - sol

2003: 11,9 / 25,0 - sol

2002: 16,2 / 27,3 - nublado/chuva

2001: 9,2 / 20,5 -

2000: 14,7 / 18,9 -

 

(valores medidos em casa)

Link to comment
Share on other sites

Data: 21/09/2005

Hora: 22:00h

Tempo Presente: nublado

Temp. externa: 14,4°C Aeroporto: 14°C (22h) Simepar: --,-°C (--h)

Sensação térmica: 12,3°C

Ponto de orvalho: 11,7°C

UR: 84%

Pressão: 1019mb estável

Temperatura Máxima: 19,2°C (INMET 19,3 SIMEPAR 19,1 AERO 18 )

Temperatura Mínima: 13,6°C (INMET 13,0 SIMEPAR 13,1 AERO 13 )

Temperatura Média : 15,6°C

Precipitação: - mm (defeito)

Vento: 10,4 km/h ESE

 

Histórico do dia:

 

2004: 14,0 / 29,6 - sol

2003: 13,0 / 26,1 - sol

2002: 7,0 / 16,8 - sol

2001: 11,1 / 19,5 -

2000: 16,0 / 29,5 -

 

(valores medidos em casa)

Link to comment
Share on other sites

Sexta, 16/9

minima matinal:15,3

minima absoluta: 11,9 às 24h00

maxima: 18,0

media: 14,6

 

Sabado, 17/9

minima: 10,1

maxima: 15,9

media: 12,5

dia enconerto, com garoa à noite

 

Domingo, 18/9

minima: 12,3

maxima: 16,3

media: 13,9

 

Segunda, 19/9

minima matinal: 13,3

maxima: 23,3

minima absoluta: 12,5 às 24h00, com ceu claro e calmaria

media: 16,3

chuva de madrugada, começando a abrir de manhã, e terminando de limpar ao fim da tarde. Vento de nordeste até meados da manhã, quando girou rapidamente para oeste / sudoeste. Calmaria à noite.

 

Já recuperei o acesso à Internet em casa. Em poucas horas, posto o resumo de terça e quarta. :wink:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.