Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Março/2023


Recommended Posts

Em 30/03/2023 em 10:16, Felipe F disse:

BH toda é tropical de altitude.

 

Na verdade, tirando uns dois ou três bairros, as áreas mais altas de BH  na verdade formam um grande vazio demográfico (que continue assim e preserve as APPS).

 

 

BH1.thumb.JPG.84691ad24539f5b92ce8fb902c5899f0.JPG

 

BH2.JPG.f7308dce654050d038edb92b8522afba.JPG

 

São 5 bairros (Buritis, Mangabeiras, Pilar, Olhos d'água e Belvedere), além de partes de outros 2, realmente número muito pequeno de pessoas moram ali. De qualquer forma, é representativa de regiões muito visitadas do município, por causa de mirantes, a praça do Papa e parques municipais, inclusive por estar ao lado de bairros muito populosos. É uma estação secundária, mas importante pra cidade.

 

Quanto à classificação climática, entendo que encaixam cada localidade naquela faixa que mais se aproxima de sua realidade e, nesse sentido, a classificação como "tropical de altitude" seja a mais adequada. Agora, fugindo disso tudo, o que está escrito no wikipedia é o que acho mais exato para o clima daqui: "tropical, limítrofe com tropical de altitude".

.

.

.

 

Quanto ao monitoramento, o dia começou fresquinho, com mínima de 18,4C, mas a tarde foi igualmente quente a todas as últimas, com 30,7C. O que me chamou a atenção foi a falta de nebulosidade ao longo da 2ª metade da tarde. O céu tava limpinho, típico do novo padrão atmosférico que chegará em breve.

 

 

Edited by LeoP
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Dia com variação de 15,8/29,0°C. Apesar da temperatura alta o dia foi bem confortável com bastante vento.

 

No final da tarde tivemos a formação de núcleos de tempestade, mas que trouxeram pouquíssima chuva.

 

Screenshot_20230330-173959-138.png.37194ba6fa414ddc23db45c71ad8b575.png

 

Céu limpando e dia se findando com um bonito pôr do sol:

 

Screenshot_20230330-174019-366.png.34ebf4d4646a4025d2f16da13ebd50ac.png

 

 

 

 

  • Like 10
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 30/03/2023 em 14:13, BrunoSaoPauloCapital disse:

A costa oeste dos Estados Unidos tem o clima mediterrânico. Em partes, é o mediterrânico de verões quentes (csa), em partes, é o mediterrânico de verões frescos (csb). Esse clima é mais comum na parte sudoeste dos continentes, devido à influência dos ventos e dos oceanos sobre os continentes. Há clima semelhante no sudoeste da Europa (Portugal, Espanha, Grécia etc), no extremo sudoeste da Austrália, no sudoeste da América do Sul (por volta de Santiago de Chile, Viña del Mar, etc) e no extremo sudoeste da África (na África do Sul, em Cape Town).

 

Já aqui no Brasil, como estamos na porte leste da América do Sul, não há esse clima. Porém, podemos encontrar padrões próximos nas temperaturas médias dentro da zona subtropical do Brasil, em cidades altas, como Curitiba - PR, Guarapuava - PR, São Joaquim - SC, Canela - RS. PORÉM, essas cidades têm maior amplitude térmica do que as do clima mediterrânico, tanto num mesmo dia, quanto ao decorrer do ano. Elas têm mais extremos.

Clima mediterrânico tbm é encontrado no norte do Irã e em algumas regiões da Ásia Central. Dushanbe, capital do tadjiquistão, por exemplo, tem clima mediterrânico com influência continental, mas na prática não se enquadra em nenhuma classificação de koppen. Chove e neva de forma abundante no inverno e o verão é extremamente seco e quente, com máximas na casa dos 36 graus em média em julho e agosto. É um clima bem peculiar!

54413EB8-D056-4F33-B8D5-98EAB57A8F08.jpeg

  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Euro já nerfou a tal mp do dia 10 pra cá, de uma quase sub 10 pra quase uma sob 15.

 

Incrível como que as mudanças sempre PUXAM pro lado do calor e não do frio nessas previsões...

 

Como subestimam o frio pra cá, eu espero algo em torno de 13 mesmo.

 

Screenshot_20230330_192210_Chrome.thumb.jpg.ca28df49fed6ad3a3da1bf6c981babb7.jpg

 

Hoje foi mais um dia quente com 20,5/32,6°

 

😴

  • Like 6
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/03/2023 em 19:23, Luke disse:

Euro já nerfou a tal mp do dia 10 pra cá, de uma quase sub 10 pra quase uma sob 15.

 

Incrível como que as mudanças sempre PUXAM pro lado do calor e não do frio nessas previsões...

 

Como subestimam o frio pra cá, eu espero algo em torno de 13 mesmo.

 

Screenshot_20230330_192210_Chrome.thumb.jpg.ca28df49fed6ad3a3da1bf6c981babb7.jpg

 

Hoje foi mais um dia quente com 20,5/32,6°

 

😴

Moramos num país tropical não?

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 30/03/2023 em 07:20, Daniel85 disse:

 Temos ventos calmos, segundo dados do aeroporto de Congonhas, algo observado já desde a noite de ontem.

 

Daniel, permita-me uma observação...

A rigor, nos METARes, vento calmo é quando é inferior a 1 KT (1 nó = 1,85 km/h).

Neste caso, é representado como "000KT".

Na práticavento calmo significa sem vento.

No caso de Congonhas, houve ventos iguais ou acima de 2 nós em todos os METARes das últimas 24 horas.

Acho que o mais indicado seria dizer ventos fracos.

 

Veja abaixo:

Vento à Superfície 

METAR SBMN 061300Z 31015G27KT 280V350 5000 1500W -RA BKN010 SCT020 FEW025TCU 25/24 Q1014 RERA WS RWY17 W12/H75 = 

31015G27KT – Direção do vento (três primeiros algarismos, de 10 em 10 graus a partir do norte verdadeiro) de 310° com 15 nós de intensidade.  Se a direção do vento variar com a velocidade permanecendo a mesma, poderá ser usado VRB no lugar dos algarismos de direção. Nesse caso, também apresenta informação de rajada (dígitos após o G, do inglês gusting) de 27 nós. Todas as unidades em nós (KT, do inglês knots) ou metros por segundo (MPS) conforme o país.

280V350 –  Esse campo aparece somente se  vento tiver uma variação superior a 60 graus se iniciando num período de 10 minutos antes da observação. Informa os extremos a variação no sentido horário (variou da direção 280° a 350° antes da observação).

  • Casos especiais: 

a) vento calmo – velocidade inferior a 1 kt, é codificado 00000, seguida, sem espaço, pela abreviatura KT; 

Ex.: 00000KT

 

--------------

 

Em Sampa, o de sempre: calor.

Hoje não choveu.

Houve até alguns cumulus desenvolvidos à tarde... mas... sem maiores consequências.

 

Embora não tenha tido nenhum valor extremo (32,6°C na automática e 32,3°C na convencional são as maiores do mês até agora), este março caminha para estar entre os top-5 ou top-6 das maiores médias máximas para o mês de toda a série do Mirante.

 

Até ontem, a convencional somava 198,9 h de insolação.

Isto corresponde a 23% acima da média, que é de 161,6 h para março.

E ainda faltam os dados de hoje e amanhã.

 

Hoje,

Mirante: 20,2°C / 30,1°C

Interlagos: 20,1°C / 31,3°C

IAG: 19,4°C / 31,4°C

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Um fato curioso nesse primeiro trimestre que está se encerrando: o Mirante convencional não registrou nenhuma máxima na casa dos 33 graus no período (teve isso na automática). 

 

Quando foi a última vez que o Mirante teve máxima sub-33 em um primeiro trimestre (JFM)? 

 

OBS: março 2020 e o JFM 2021 E 2022 é considerado dados da automática porque a convencional ficou inoperante durante a maior parte de 2020 e início de 2021 e quando voltou ela estava sem dados de final de semana, só em novembro que a convencional voltou a funcionar plenamente. 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 30/03/2023 em 20:10, Darley disse:

Um fato curioso nesse primeiro trimestre que está se encerrando: o Mirante convencional não registrou nenhuma máxima na casa dos 33 graus no período (teve isso na automática). 

 

Quando foi a última vez que o Mirante teve máxima sub-33 em um primeiro trimestre (JFM)? 

 

OBS: março 2020 e o JFM 2021 E 2022 é considerado dados da automática porque a convencional ficou inoperante durante a maior parte de 2020 e início de 2021 e quando voltou ela estava sem dados de final de semana, só em novembro que a convencional voltou a funcionar plenamente. 

 

Eu sou um que sempre dei prioridade para a convencional pois, afinal de contas, é a que opera desde 1945.

 

Só que, ultimamente, aparecem uns dados estranhos de vez em quando.

Um exemplo é a mínima do dia 07 deste mês.

A convencional veio com 21,3°C.

Se fosse caso de mínima invertida, tudo bem... mas não foi (Erro de leitura? Digitação? Transmissão?).

A mínima da automática na madrugada foi 20,1°C (Corrigida para 19,6°C na chuva da tarde).

Chequei com as estações do CGE próximas (Vila Maria, Santana, Tremembé e até Freguesia do Ó) e todas batiam com a automática.

E não é a 1ª vez nos últimos meses que isso ocorre.

Por isso, acabei me rendendo à automática.

Menos no caso da chuva, pois os pluviômetros convencionais ainda são mais confiáveis.

 

---------------

 

Mas respondendo à tua pergunta, a última vez em que o Mirante teve máxima sub-33 no trimestre JFM, salvo engano, foi em 2008.

A máxima foi 32,8°C no dia 12 de fevereiro.

 

Já a última máxima absoluta anual sub-33 no Mirante foi em 1992.

A máxima daquele ano foi de 32,3°C registrados nos dias 28/01 e 18/02.

 

 

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/03/2023 em 19:53, Aldo Santos disse:

 

Daniel, permita-me uma observação...

A rigor, nos METARes, vento calmo é quando é inferior a 1 KT (1 nó = 1,85 km/h).

Neste caso, é representado como "000KT".

Na práticavento calmo significa sem vento.

No caso de Congonhas, houve ventos iguais ou acima de 2 nós em todos os METARes das últimas 24 horas.

Acho que o mais indicado seria dizer ventos fracos.

 

Veja abaixo:

Vento à Superfície 

METAR SBMN 061300Z 31015G27KT 280V350 5000 1500W -RA BKN010 SCT020 FEW025TCU 25/24 Q1014 RERA WS RWY17 W12/H75 = 

31015G27KT – Direção do vento (três primeiros algarismos, de 10 em 10 graus a partir do norte verdadeiro) de 310° com 15 nós de intensidade.  Se a direção do vento variar com a velocidade permanecendo a mesma, poderá ser usado VRB no lugar dos algarismos de direção. Nesse caso, também apresenta informação de rajada (dígitos após o G, do inglês gusting) de 27 nós. Todas as unidades em nós (KT, do inglês knots) ou metros por segundo (MPS) conforme o país.

280V350 –  Esse campo aparece somente se  vento tiver uma variação superior a 60 graus se iniciando num período de 10 minutos antes da observação. Informa os extremos a variação no sentido horário (variou da direção 280° a 350° antes da observação).

  • Casos especiais: 

a) vento calmo – velocidade inferior a 1 kt, é codificado 00000, seguida, sem espaço, pela abreviatura KT; 

Ex.: 00000KT

 

--------------

 

Em Sampa, o de sempre: calor.

Hoje não choveu.

Houve até alguns cumulus desenvolvidos à tarde... mas... sem maiores consequências.

 

Embora não tenha tido nenhum valor extremo (32,6°C na automática e 32,3°C na convencional são as maiores do mês até agora), este março caminha para estar entre os top-5 ou top-6 das maiores médias máximas para o mês de toda a série do Mirante.

 

Até ontem, a convencional somava 198,9 h de insolação.

Isto corresponde a 23% acima da média, que é de 161,6 h para março.

E ainda faltam os dados de hoje e amanhã.

 

Hoje,

Mirante: 20,2°C / 30,1°C

Interlagos: 20,1°C / 31,3°C

IAG: 19,4°C / 31,4°C

 

Agradeço pela correção.

Realmente o termo que se encaixa melhor é "ventos calmos". Na hora ventava cerca de 10 km/h 🙈

 

-----------------------------------------

Imagem do satélite de alguns minutos atrás.

trpgS95.jpg

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

☀️🌤️🌤️☁️⛈️🌩️

 

Máxima: 34,2°C em Blumenau/Itoupava Central e Jaraguá do Sul/Tifa Monos

Mínima até o momento:  10,66°C em Urupema/Parque de Exposição

Menor máxima: 21,05°C no Morro das Torres

Rajada máxima: 80,3 km/h em Santa Rosa de Lima/Santa Bárbara

Precipitação máxima até o momento: 42,67 mm em Iporã do Oeste/Linha São Lourenço

 

> Dia um pouco ventoso de manhã no Vale do Itajaí, até ajudou a manhã ficar mais agradável. Trovoadas mais fracas que ontem.

Edited by Moretão
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Considerando que não haverá chuva mas próximas duas horas, considrro fechado a chuva de março no Mirante. 

 

Foram 239,2mm acumulados. Foi o março mais chuvoso desde 2016 no Mirante. Praticamente toda a chuva caiu na primeira quinzena (sobretudo na segunda semana do mês, entre os dias 08/03 e 15/03). Depois disso São Paulo teve seu primeiro período de tempo mais estável em sequência neste ano. Na primeira mudança do tempo desde então, o Mirante registrou a única chuva relevante da segunda quinzena (17,2mm, chuva essa que só caiu em partes da ZN e ZL). 

 

SESC Interlagos não vai alcançar os 200mm no mês (191,6mm, situação da chuva foi muito parecida com a do Mirante)

 

 

E esse dado deste mês fechará a média de 5 anos do SESC Interlagos. Março "roubou" o lugar de dezembro na chuva. 

 

O primeiro trimestre acaba com o Mirante registrando mais da metade do esperado para o ano. Chuva se aproximando de 900mm nesse primeiro trimestre. 

Edited by Darley
  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Um bom dia a todos. Não dá nem para acreditar, mas nós chegamos ao ÚLTIMO DIA de Março....sério, a impressão que eu tive é que esse mês durou uns 90 dias, tamanho o nível de tédio e tristeza no clima (e em algumas questões pessoais, mas isso não cabe aqui).

 

Talvez um dos poucos momentos interessantes por aqui foi ontem. Tivemos a passagem de um sistema convectivo bem bacana no decorrer da noite, conforme imagem de satélite que eu fiz questão de salvar:

 

1420507066_SCMdia30-03-2023.JPG.0727966136ec0a683fc4a38d0ca02851.JPG

 

O sistema não tinha tantas descargas elétricas, mas trouxe chuva generalizada pela região, alguns locais foi bem volumosa inclusive. Destaque para a minha estação em Ibitipoca, que registrou o maior volume diário do ano: 63,5mm

 

E pela madrugada, o tempo limpou e proporcionou mais uma manhã bem amena. Essas foram as mínimas pela região:

 

image.png.4836d7542067d16be2a37312e90a547f.png

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 31/03/2023 em 08:34, Renan disse:

Um bom dia a todos. Não dá nem para acreditar, mas nós chegamos ao ÚLTIMO DIA de Março....sério, a impressão que eu tive é que esse mês durou uns 90 dias, tamanho o nível de tédio e tristeza no clima (e em algumas questões pessoais, mas isso não cabe aqui).

 

Talvez um dos poucos momentos interessantes por aqui foi ontem. Tivemos a passagem de um sistema convectivo bem bacana no decorrer da noite, conforme imagem de satélite que eu fiz questão de salvar:

 

1420507066_SCMdia30-03-2023.JPG.0727966136ec0a683fc4a38d0ca02851.JPG

 

O sistema não tinha tantas descargas elétricas, mas trouxe chuva generalizada pela região, alguns locais foi bem volumosa inclusive. Destaque para a minha estação em Ibitipoca, que registrou o maior volume diário do ano: 63,5mm

 

E pela madrugada, o tempo limpou e proporcionou mais uma manhã bem amena. Essas foram as mínimas pela região:

 

image.png.4836d7542067d16be2a37312e90a547f.png

Com certeza o mês de Março, q naturalmente já é longo, teve psicologicamente uma duração muito grande, com muitos dias de calor intenso e particularmente aqui, muita característica de "verão".

Ontem tivemos, além da máxima de 29°C, formações de nuvens ao estilo de Janeiro e chuvas com trovoadas. 

Às 16h choveu forte e rápido (6 mm)..

 

Cumilonimbus ao nordeste na hora do poente...

20230331_084355.gif.fde6ccdde60baad5c52b9f2a48f14c85.gif

Essa foi para os lados do @Otavio Cyrino, mas não sei se chegou a atingir aquela região, pois não acompanhei as imagens do radar.

A tendência é de um resfriamento pra cá nos próximos dias (não estou acompanhando previsões, mas me baseando nos posts da galera).

Pra min será um momento difícil, como sempre é, essa mudança. Eu nunca estou preparado...

  • Like 10
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 31/03/2023 em 09:10, Carlos Campos disse:

Com certeza o mês de Março, q naturalmente já é longo, teve psicologicamente uma duração muito grande, com muitos dias de calor intenso e particularmente aqui, muita característica de "verão".

Ontem tivemos, além da máxima de 29°C, formações de nuvens ao estilo de Janeiro e chuvas com trovoadas. 

Às 16h choveu forte e rápido (6 mm)..

 

Cumilonimbus ao nordeste na hora do poente...

20230331_084355.gif.fde6ccdde60baad5c52b9f2a48f14c85.gif

Essa foi para os lados do @Otavio Cyrino, mas não sei se chegou a atingir aquela região, pois não acompanhei as imagens do radar.

A tendência é de um resfriamento pra cá nos próximos dias (não estou acompanhando previsões, mas me baseando nos posts da galera).

Pra min será um momento difícil, como sempre é, essa mudança. Eu nunca estou preparado...

 

Carlos, quanto à mudança para você, ela é fisicamente difícil ou emocionalmente difícil ?

 

No meu caso, mal posso esperar pela mudança. A expectativa é que o vento mude para Sudoeste aqui a partir da tarde / noite de amanhã. E no Domingo a máxima mal passa dos 23°C. Fantástico !

  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 31/03/2023 em 09:10, Carlos Campos disse:

Cumilonimbus ao nordeste na hora do poente...

20230331_084355.gif.fde6ccdde60baad5c52b9f2a48f14c85.gif

Essa foi para os lados do @Otavio Cyrino, mas não sei se chegou a atingir aquela região, pois não acompanhei as imagens do radar.

Essa atingiu em cheio aqui, Carlos. Foi por volta das 18h, quando eu estava esperando o ônibus para embarcar e ir para a faculdade em Registro. O céu em Eldorado estava bem preto naquele momento, mas ainda não chovia. No trajeto para Jacupiranga que começou a chover de fato. Na cidade de Jacupiranga foi bem feio, muito vento e muita água que fazia com que quase não desse para enxergar a BR-116. Por sorte, na metade do caminho para Registro, a chuva foi diminuindo aos poucos até parar completamente (depois o núcleo nos alcançou novamente, mas aí já estava em paz na faculdade kkkk).

 

A variação de ontem em Eldorado foi de 20,0°C / 33,7°C. O acumulado da chuva foi o maior do mês por aqui, 52.2 mm na estação do Cemaden | Centro, sendo esse também o maior valor registrado nas estações da região ontem.

  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 31/03/2023 em 09:34, Renan disse:

Carlos, quanto à mudança para você, ela é fisicamente difícil ou emocionalmente difícil ?

Emocionalmente 

Geralmente quando essas mudanças acontecem "do quente, ensolarado e instável, para fresco/frio, cinzento" eu me sinto deprimido e como alguém q tira um final de semana no litoral e ao invés do Sol, encontra nuvens e garoa.  A chegada de um sistema de altas pressões q empurra um sistema de trovoadas para norte me trás o vazio. A visualização de uma imagem de satélite onde não se observa nebulosidade convectiva durante a tarde no Sul me entristece, salvo quando essa "ausência de nuvens" está associada à intenso Anticiclone gerador de geadas ao amanhecer, e ainda assim, por morar no extremo leste, há o perigo de somente aqui as nuvens (q não aparecem nas imagens) permaneçam atrapalhando uma queda intensa da temperatura durante a madrugada. 

Da mesma forma, quando há uma boa sequência de dias escuros e frios e o clima muda para quente e ensolarado, não me sinto muito bem. Pq vou me aclimatando e me apegando. Derrepente tudo é tirado de um momento para outro.

Quanto à "clima ruim", eu acredito q se eu morasse, por exemplo, no litoral de São Paulo, minha vontade de viver já teria acabado. Não faz frio o suficiente para gear, o Sol quase não aparece, principalmente pela manhã, momento fundamental para nos "energizar psicologicamente" para enfrentar o dia e o abafamento é cruel. As tempestades violentas q poderiam ser apenas "bonitas" provocam feios estragos e muita sujeira. 

E, finalmente, a dinâmica é muito lenta. Eu trocaria com muito boa vontade o clima do litoral do SE pelo do interior do NE, mesmo não gostando do calor opressivo. Se não tem dinâmica, ao menos tem Sol. Quem é q fica deprimido com uma manhã ensolarada? 

É engraçado q, agora falando de um outro clima, desta vez frio e úmido, sempre acreditei q o clima escocês/inglês fosse monótono, com pouca dinâmica e basicamente nublado/chuvoso e frio, mas descobri q a dinâmica por lá é impressionante, independente da persistência de temperaturas baixas/amenas.  Adorei essa descoberta (mesmo vendo à distância kkkk)

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Cúmulos crescendo rapidamente em São Paulo nesse final de manhã/início de tarde em São Paulo (ao contrário do que foi observado ontem).
Já temos pancadas de chuva na cidade.

 

Nas estações do CGE, onde não chove, ainda faz 29/30 graus e umidade na casa dos 50%¨.
Já onde chove (zona sul sobretudo), 23 graus e umidade na casa dos 80/90%.

O órgão decreta estado de atenção na zona sul da cidade

 

Radar de São Roque de alguns minutos atrás.

IMG-20230331-WA0000.jpg.74b2a1f2de45e688b7e655a6de25d3a4.jpg

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

POA começou com nevoeiro o dia de hoje, mas só para enganar bobo. Não baixei dos 21,1°. No meio da manhã o tempo abriu e a temperatura começou a disparar.

 

Agora faz 30,6° com 57% e vento NO. Sensação de 33,4°. Pré-frontal clássico! Só pela frente fria na próxima noite.

 

Vídeo do final dessa manhã. 

 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 31/03/2023 em 13:44, Matheus Vinicius disse:

Ele colocou abril como na média ou levemente abaixo em alguns pontos, não me parece que vai ser um mês ruim até agora.

 

Vamos ver se ele acerta. Fiz print da projeção de alguns institutos que colocam abril acima da média. Em primeiro de maio tiramos a prova real.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

O último dia de março começou com céu limpo e mínimas variando entre 15,1/15,9°C.

 

Screenshot_20230331-161733-834.png.5dc3f0b4ae6174c229c392be955f5310.png

 

Screenshot_20230331-161706-545.png.09b01bb527f2c3b2e3ed8b1ed313288d.png

 

No decorrer do dia as nuvens aumentaram, mas o  céu azul predomina e proporciona um final de mês alegre e bonito com as máximas ficando na casa dos 27/30°C.

 

Screenshot_20230331-161750-214.png.adc9d7d17e4dbb3931107c4eded7eb01.png

 

 

Edited by SandroAlex
  • Like 5
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 31/03/2023 em 08:34, Renan disse:

Um bom dia a todos. Não dá nem para acreditar, mas nós chegamos ao ÚLTIMO DIA de Março....sério, a impressão que eu tive é que esse mês durou uns 90 dias, tamanho o nível de tédio e tristeza no clima (e em algumas questões pessoais, mas isso não cabe aqui).

 

Talvez um dos poucos momentos interessantes por aqui foi ontem. Tivemos a passagem de um sistema convectivo bem bacana no decorrer da noite, conforme imagem de satélite que eu fiz questão de salvar:

 

1420507066_SCMdia30-03-2023.JPG.0727966136ec0a683fc4a38d0ca02851.JPG

 

O sistema não tinha tantas descargas elétricas, mas trouxe chuva generalizada pela região, alguns locais foi bem volumosa inclusive. Destaque para a minha estação em Ibitipoca, que registrou o maior volume diário do ano: 63,5mm

 

E pela madrugada, o tempo limpou e proporcionou mais uma manhã bem amena. Essas foram as mínimas pela região:

 

image.png.4836d7542067d16be2a37312e90a547f.png

Este sistema provocou um baita temporal no RJ, não sei como nenhum colega de lá veio aqui comentar 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

O último dia de Março fechou com chave de ouro (ou seria chave de M%¨D@) o padrão quente desse mês, com temperaturas acima da média. A máxima foi de exagerados 32,2°C em casa e de 29,4°C no Alphaville e 29,3°C no INMET. Estou com o corpo todo grudado de tanto suor ao longo do dia. 

 

Mas o dia de hoje provavelmente foi o mais quente até sabe-se lá quando....talvez até a primavera ? Veremos... E vai se encerrando o verão climático com uma boa pancada de chuva com raios neste momento por aqui, ouço muitos trovões e já choveu forte em alguns bairros.

 

Amanhã ainda faz calor, mas já será menos que hoje. E de Domingo em diante, novo padrão atmosférico, inaugurando o modo outono. Ainda teremos dias quentes ? Claro, mas eles serão minoria a partir de agora. O calor constante termina AMANHÃ, GRAÇAS A DEUS

  • Like 10
  • Thanks 2
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Dia atipicamente seco aqui na RMBH hoje, com muito sol, tarde quente e baixa umidade relativa do ar. A URA chegou a bizarros 23,0% na Pampulha, valor raro para essa época do ano (que ainda é marcada por chuvas ocasionais) e que só costuma ocorrer lá pra fins de agosto e durante o mês de setembro. Foi um dia muito parecido com aqueles que a gente tem em setembro, depois de encerrado o inverno.

 

Por causa disso, alta amplitude na Pampulha, com 17,1 - 31,8C:

 

IMG_0684.jpg.589afe366445ccb95673f0b65a367453.jpg

 

O aspecto alaranjado do céu não mente: o ar tá muito seco. Não me lembro de ver um dia desse jeito nessa época do ano (o que é diferente de nunca ter ocorrido).

 

20h, 24,5ºC.

 

Edited by LeoP
  • Like 9
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dia de ayer JUEVES en Montevideo (Melilla):

 

image.png.76a8d8052ef22e99add1cc713d5941f1.png

 

Soleado, con alguna nubosidad pasajera.

 

Hoy VIERNES la madrugada se presento cubierta, humeda y lluviosa.

El resto del dia se presento de templado a fresco y ventoso, con maxima en la estacion Melilla de aprox. 22°C.

 

Desde la tarde el tiempo se presenta fresco y muy ventoso con bajas sensaciones termicas, la temperatura actiual , a las 21hrs, en Montevideo ronda los 16°C en toda la ciudad con rqchas de viento que llegan a rondar los 40km/h.

 

 

image.png.0b9c8dddc016434f46ddf21d5e4aa88b.png

 

image.png.6531426788d89b03a123fb29e6bb8956.png

 

 

Edited by PabloMQL
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 31/03/2023 em 16:23, SandroAlex disse:

O último dia de março começou com céu limpo e mínimas variando entre 15,1/15,9°C.

 

Screenshot_20230331-161733-834.png.5dc3f0b4ae6174c229c392be955f5310.png

 

Screenshot_20230331-161706-545.png.09b01bb527f2c3b2e3ed8b1ed313288d.png

 

No decorrer do dia as nuvens aumentaram, mas o  céu azul predomina e proporciona um final de mês alegre e bonito com as máximas ficando na casa dos 27/30°C.

 

Screenshot_20230331-161750-214.png.adc9d7d17e4dbb3931107c4eded7eb01.png

 

 

Por aqui começamos com céu nublado e nuvens baixas avançando pelo oeste, conforme a massa de ar seco foi ganhando espaço. A tarde foi bem ensolarada e a noite começou sem nebulosidade.

Variação em casa 16,8°C 28,4°C

Vídeo super acelerado: 12h em apenas 14 segundos. Só pra ter uma visão geral do comportamento das nuvens q se dissiparam à tarde.

20230331_193010.gif.80ce07282f4dca50bdeb8852d4a719cf.gif

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 29/03/2023 em 17:12, Carlos Campos disse:

Vai pro lugar certo, no Paraná! 

Tenho a tabela das extremas diárias de 1965, ano q nevou forte por 3 dias seguidos em agosto. 

IMG_20230329_170644_595.thumb.jpg.e6e29e3647bd3897fc13830cb48b3f4f.jpg

 

Screenshot_20230329_171009.thumb.jpg.6811ab91d657235b3691f065a6b51651.jpg

 

A mínima absoluta ocorreu em 18/Julho/1975 com -11,5°C

Em média o número de dias com geada nas baixadas ultrapassa 40/dias/ano.

Neve é rara, pq apesar do frio, seca rápido após a passagem das frentes frias. Em média 1 nevada (muitas vezes fraca) à cada 4 ou 5 anos mas já teve ano q nevou 4 ou mesmo 5 vezes.

Não espere nada... só frio mesmo. O q vier é lucro.

Carlos Campos,

foi bem frio o ano de 1965 em Palmas. Negativas de março até outubro(a exceção abril).

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 31/03/2023 em 08:34, Renan disse:

Um bom dia a todos. Não dá nem para acreditar, mas nós chegamos ao ÚLTIMO DIA de Março....sério, a impressão que eu tive é que esse mês durou uns 90 dias, tamanho o nível de tédio e tristeza no clima (e em algumas questões pessoais, mas isso não cabe aqui).

 

Talvez um dos poucos momentos interessantes por aqui foi ontem. Tivemos a passagem de um sistema convectivo bem bacana no decorrer da noite, conforme imagem de satélite que eu fiz questão de salvar:

 

1420507066_SCMdia30-03-2023.JPG.0727966136ec0a683fc4a38d0ca02851.JPG

 

O sistema não tinha tantas descargas elétricas, mas trouxe chuva generalizada pela região, alguns locais foi bem volumosa inclusive. Destaque para a minha estação em Ibitipoca, que registrou o maior volume diário do ano: 63,5mm

 

E pela madrugada, o tempo limpou e proporcionou mais uma manhã bem amena. Essas foram as mínimas pela região:

 

image.png.4836d7542067d16be2a37312e90a547f.png

Renan,

março, foi tão monótono, quente, pouquíssima chuva, por isso, quase não fiz comentários, passei dias sem olhar o BAZ.

Choveu apenas 28 mm em Laje do Muriaé,( em 2022, foi pior, com 9,2 mm).

Março 2023 na região de Muriaé.

131 mm INMET de Muriaé

107 mm Cemaden Patrocínio do Muriaé.

107 mm Miraí( de jan a mar, choveu uns 750 mm)

 

Na madrugada do dia 22, teve uma chuva muito forte em parte da cidade de Muriaé, a estação Cemaden com maior chuva, foi a hidrológica Rio Muriaé, com 47 mm, ao norte dali, uns poucos km, a automática do INMET, registrou 110 mm a partir da meia-noite, entre 1 h até 2h acumulou 89 mm.

Achei que estava errado o total de 110 mm, mas no pluviometro da PCH Botelho, que fica poucos km a leste do INMET, choveu 98 mm.

 

Na cidade de Ubá, choveu muito forte no início da noite de 27, teve uma estação do Cemaden, que acumulou 56 mm em 20 minutos.

A partir da meia noite de segunda, choveu muito forte em Cataguases, com 3 estações somando acima de 80 mm.

  • Like 9
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.