Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil / América do Sul - Fevereiro/2023


Renan
 Share

Recommended Posts

Apesar das pancadas de chuva, São Paulo tem um final de tarde ainda com temperaturas altas.

Nesse momento, o céu está bastante nublado.

 

Nas estações do CGE, temos 24-26 graus e umidade na casa dos 70/80%.

 

Pela imagem dos radares de alguns minutos atrás, chuva nesse momento se concentra no vale do Paraíba, litoral norte e extremo sul de MG.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Sentindo saudades do frio, então começo a ficar nostálgico. Deixo aqui os dados da bela primeira quinzena de Junho-2010 que tivemos no INMET-JF:

 

image.png.0b65459b0e2f382f3a2888b5bde57fa3.png

 

Belíssimo período de frio constante, ainda mais para nossos padrões (nosso inverno não é grandes coisas). Isso só pode ter sido fruto de entradas constantes de ar polar marítimo. 

 

 

  • Like 10
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Em 26/02/2023 em 00:32, Daniel85 disse:

Imagem do satélite deste início de madrugada

Nota-se um corredor de nuvens entre SP, metade oeste de MG e centro sul de RJ, lembrando um pouco um canal de umidade.

Já no Paraguai, há um núcleo significativo (que, pelo formato, parece ser um CCM).

nxO0iCa.jpg

 

É UM CCM MESMO. MAIS DE 8HS DEPOIS E...

 

product1.jpeg-14.jpg.bb23c6724056a2497e49443e47415bef.jpg

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma manhã com sol entre nuvens (altas e também algumas mais baixas) e temperaturas em elevação.

 

Nesse momento, temos nas estações do CGE 27/28 graus e umidade na casa dos 60/70%.

 

Após uma madrugada e início de manhã calmos, os ventos continentais voltaram a ganhar força nas últimas duas horas com a velocidade média ultrapassando os 15 km/h.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 26/02/2023 em 15:55, Rafael disse:

Dei um print as 15:50 do Leste do Sudeste.

 

Leste_Sudeste_26_02_23_15_50.png

 

Fritando!

Nossa região metropolitana do Rio é sem dúvida a região costeira mais quente do Brasil no verão, impressionante como aqui não tem NENHUMA brisa, acabei de voltar da rua e simplesmente NENHUM vento, literalmente da pra fritar um ovo no chão.

Edit : E aquela parte da Zona Oeste do Rio entre o Maciço da Pedra Branca e  o maciço do Gericinó onde fica o bairro Bangu, consegue ser AINDA PIOR, nível de abafamento e minimas altas lá é padrão Indiano e oriente médio 😂

Edited by wallace silva
  • Like 1
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Em 26/02/2023 em 15:55, Rafael disse:

Dei um print as 15:50 do Leste do Sudeste.

 

Leste_Sudeste_26_02_23_15_50.png

 

Fritando!


A máxima de 32,3C hoje aqui no meu bairro foi a maior do mês.

 

Os incríveis 31,5C em Ibitipoca foram não só a máxima do mês , como a maior temperatura do ano. Essa foi apenas a segunda máxima sob-30 do ano. 

  • Like 6
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Em 26/02/2023 em 20:54, Rafael disse:

Núcleo conseguiu se formar em meio a massa de ar seco e quente no Estado do RJ

 

nucleo_26_02.jpg

 

Daqui da Serra da pra ver alguns clarões (acho que são relâmpagos), mesmo com céu aberto.

Chuva considerável.

Barra Mansa acumulou 48 mm.

Barra do Piraí ficou entre 10 e 20 mm.

Ipiabas, distrito serrano de Barra do Piraí, bateu 42 mm.

No momento, 19°C em Ipiabas.

Alívio imediato do calor sufocante desse domingo típico de verão.

Edited by Ivan
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

A noite da sexta, dia 24, foi marcada por chuva volumosa em pontos dos Sertão e Cariri da Paraíba

Screenshot_20230226-220951.png.ae715c6038b5b16dba0a3829f62e7770.png

Satélite das 21h de 24/02 👆

 

Em Pombal a chuva teve início por volta das 21h e teve fim perto da meia noite, em alguns momentos ficou moderada/forte, mas no geral foi fraca, sempre acompanhada de trovões muito altos, que tremiam as paredes. Aqui acumulei 17,7 mm.

Os acumulados nas estações da AESA foram esses 👇

Screenshot_20230226-220841.png.9bdf5b3bb73ed32527b55c84a0fb5486.png

São Domingos fica a 14 km a sudoeste.

 

Esse valor de Sumé foi a maior chuva já registrada na sua série histórica, superando seu recorde anterior que pertencia a 2014:

IMG_20230226_221550_842.jpg.e1433fa3648d310a7e34a0157c753e62.jpg

 

Inclusive, esse dado de Sumé foi a segunda maior chuva já registrada em 24h na região do Cariri paraibano, perde apenas para o evento de Picuí de 1940 👇

IMG_20230226_221553_772.jpg.64a43480798e352abcc6acf0a9627ee9.jpg

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Pois é...

Fez calor hoje na capital paulista, como tem sido desde janeiro.

As máximas até que foram normais para um dia quente de verão.

Porém... não choveu (Se choveu em algum lugar da cidade hoje à tarde, foi bem isolado).

Resultado: não tivemos o refresco proporcionado pelas chuvas e a noite segue quente.

O Mirante registrou 25,3°C às 21 h (0 h UTC), a mais alta deste mês para o horário, até agora.

 

Hoje,

Mirante: 20,9°C / 30,2°C

Interlagos: 20,0°C / 31,5°C

IAG: 19,6°C / 31,1°C

 

E eu também estou naquele time dos que já se encheram do calor. :D

Dos últimos 47 dias (Desde 12 de janeiro), só tivemos 2 dias que podemos chamar de amenos em Sampa (20/01 e 19/02).

Só não está um martírio completo porque as noites têm sido razoavelmente amenas (Menos ontem e hoje), devido às chuvas quase diárias à tarde.

 

Eu estou sempre procurando me lembrar dos verões 2014, 2015 e 2019 para me convencer que 2023 não está tão ruim assim. :D

 

  • Like 7
  • Thanks 2
  • Haha 4
Link to comment
Share on other sites

> Foram dois dias bem quentes no nordeste catarinense. Ontem a máxima chegou a 36°C em Blumenau/Itoupava Central. Hoje ficou em 34°C

 

> Tivemos trovoadas durante a tarde. São João do Itaperiú teve um temporal mais feio. Região que teve a máxima do estado.

 

 

>  Dia agradável na serra e oeste catarinense. Máxima de 18,4°C no Morro da Igreja, 19,7°C em Água Doce/Epagri, 19,9°C em São Joaquim/Cruzeiro/Epagri, 20,7°C em Tangará e 20,98°C em Rio das Antas. 

 

> A mínima foi de 9,6°C em Bom Jardim da Serra e a máxima, foi de 35,7°C em Araquari/Centro.

Edited by Moretão
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 26/02/2023 em 22:11, Gabriel fontenelle disse:

Segue mais uma noite insuportável no Rio de Janeiro, digo quem não tem ar condicionado como consegue ter uma noite de sono a essas condições? 31 graus as 22h da noite.

20230226_220730.jpg

Gabriel,

aqui em Laje do Muriaé, nesse momento 23 h 11 na sala onde digito no Notebook, digital marcando 28,1C.

Na janela do quintal, 25,0

A partir de 27,0 não sinto mais calor na sala, se estiver sentado.

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 26/02/2023 em 00:32, Daniel85 disse:

Imagem do satélite deste início de madrugada

Nota-se um corredor de nuvens entre SP, metade oeste de MG e centro sul de RJ, lembrando um pouco um canal de umidade.

Já no Paraguai, há um núcleo significativo (que, pelo formato, parece ser um CCM).

nxO0iCa.jpg

Faz tempo que não aparece este tipo de sistema, CCM é anti correlacionado com ZCAS, e é um sistema mais comum nas estações de transição. 

Pelo visto houve uma mudança no padrão se olharem as previsões da virada do mês Janeiro estava muito chuvoso em MG até o norte de SP, agora inverteu total, e pelo visto área seca vai se expandir mais sobre o norte de SP nos próximos dias, a chuva desta semana será do PR e SC além de areas do Paraguai, Norte de Argentina e sul do MS, SP a parte oeste, sul e Leste ainda continua na termodinâmica.

Até tem expectativa de voltar a chover mais em MG, depois do dia 10, mas nada de mais

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

On 2/26/2023 at 4:30 PM, wallace silva said:

Nossa região metropolitana do Rio é sem dúvida a região costeira mais quente do Brasil no verão, impressionante como aqui não tem NENHUMA brisa, acabei de voltar da rua e simplesmente NENHUM vento, literalmente da pra fritar um ovo no chão.

Edit : E aquela parte da Zona Oeste do Rio entre o Maciço da Pedra Branca e  o maciço do Gericinó onde fica o bairro Bangu, consegue ser AINDA PIOR, nível de abafamento e minimas altas lá é padrão Indiano e oriente médio 😂

Boa noite a todos.

 

Antes de mais nada, agradeço pela oportunidade de participar. Embora meu cadastro já tenha 3 anos, faltou e falta-me vergonha na cara de interagir, embora sempre acompanhando os tópicos "de fora". Hoje em especial, eu não poderia deixar.

 

Sim, Wallace, escrevo no momento daqui de Bangu, mais precisamente da área central do bairro. Não é incomum os "pirulitos" de rua cravarem facilmente 40 porque sabe como é... não digo que é, esteja ou foi fresco, mas aferição não é o forte deles, e a estação que se tinha de referência no Cassino Bangu foi desativada há muito. Parece que é aquela história, pra quê medir se sabemos que Bangu é quente e ponto final, e há anos não se tem mais medição que preste. Pra não dizer que não se tem algum parâmetro para "triangular", aparentemente existe uma pequena estação que vejo pelo Windy, chamada de "Chafariz de Bangu" que está exatamente no centro do Bairro... a quem pertence ou quem mantém eu não faço a mínima idéia!

 

Eu não sei te dizer se neste trecho é o pior disparado ou não, porque você sai daqui e vai para Zona Norte por exemplo, tá queimando do mesmo jeito. Só na região central e Zona Sul é que a coisa muda de figura devido a proximidade com o mar e etc como se sabe. De resto, o calor do RJ para mim é algo execrável de qualquer maneira, e em se tratando aqui de Bangu eu te digo: você até acaba até se acostumando. Na minha infância, onde Ar Condicionado não era uma coisa muito comum de se ver como hoje em dia, eu sobrevivi dormindo com ventilador e tô aqui... meio que não me espanta muito, por sorte a casa é relativamente fresca, não pega sol de cara e o grosso do sol forte que pegaria o quintal em cheio é aplacado por árvore. Sair na rua é certeza de voltar vermelho e indo pelos poucos trechos arborizados... Amendoeiras e Mungubas são uma bênção de Deus que desgraçados maltratam na poda ou arrancam, e que fazem uma sombra deliciosa.

 

Em compensação, no frio faz frio, um frio que pode se considerar até ridículo em comparação aos do que os colegas aqui passam... mas que para quem está acostumado mais com extremo quente, ele incomoda. 15 graus aqui não é impossível, e a temperatura média de meu quarto fica nos 18~20 durante o Inverno, durmo igual uma Cebola. Em outros pontos de Bangu que são um pouquinho mais elevados e com maior cobertura vegetal, elas com certeza ficam mais baixas. Os mais antigos, confirmam que a "quentura" sempre foi a mesma, porém o frio era mais forte que hoje... para você ter uma idéia, já vi em algumas casas aqui chaminés de pequenas lareiras - acredite!! Se levar em conta que a cobertura vegetal era muito maior e a habitação bem menor, não é algo que seja impossível.

 

Enfim, a máxima aqui de meu registro hoje foi de 36,6 com URA nos 30%. Caiu a noite, nuvens grossas no horizonte e relâmpagos que não passaram apenas de traques, sem 1 gota. No momento, vento com rajadas fresquíssimas, 29 graus e URA nos 66%... e estou sem Ar Condicionado por falta de manutenção! Por sorte tenho um potente ventilador de 60cm que venta horrores, no meio da madrugada dá até frio. Contando os dias para que o verão suma, e também nem posso reclamar muito pelo Dezembro e Janeiro totalmente atípicos, passar um pouco de calor agora na reta final se empurra com a barriga.

 

Abraços a todos.

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 26/02/2023 em 23:07, marinhonani disse:

Rafael,

faltou estações do leste do Sudeste:

Muriaé, Viçosa, Cambuci, Três Rios, Carmo, Alegre, Alfredo Chaves, Presidente Kennedy, Santa Maria Madalena

Que mapa é esse.

Bom dia. Eu dei print nesse site:

https://sigmameteorologia.com/sigmaweb/stations.html

 

Até pouco tempo atrás tinha as estações do Inmet, não sei pq tiraram..

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 27/02/2023 em 00:00, jrmartinisp disse:

Faz tempo que não aparece este tipo de sistema, CCM é anti correlacionado com ZCAS, e é um sistema mais comum nas estações de transição. 

Pelo visto houve uma mudança no padrão se olharem as previsões da virada do mês Janeiro estava muito chuvoso em MG até o norte de SP, agora inverteu total, e pelo visto área seca vai se expandir mais sobre o norte de SP nos próximos dias, a chuva desta semana será do PR e SC além de areas do Paraguai, Norte de Argentina e sul do MS, SP a parte oeste, sul e Leste ainda continua na termodinâmica.

Até tem expectativa de voltar a chover mais em MG, depois do dia 10, mas nada de mais

 

AS CHUVAS PEGARAM, NOS PRÓXIMOS DIAS, ESPECIFICAMENTE MAIS O MS, PR, SP (INCLUÍDO O EXTREMO NORTE), E EM MG REGIÕES PRÓXIMAS AO NORDESTE DO ESTADO DE SP, E TRIÂNGULO MINEIRO.

 

ONTEM, INCLUSIVE, JB NÃO TEVE CHUVA. MAS O DIA FOI BEM ÚMIDO, ESCURO E CHEIO DE TROVOADAS. REGIÕES ALI DE POTIRENDABA, CATANDUVA, JABOTICABAL, BARRETOS, ETC TIVERAM MUITAS ÁREAS DE CHUVAS FORTES, COM GRANIZO.

 

NOS PRÓXIMOS DIAS DEVE CONTINUAR REPETINDO ESTES FORTES TEMPORAIS, EM TODO ESTADO DE SÃO PAULO.

 

A CHUVA NO CENTRO E NORTE DE MG JÁ TEM DATA PRA VOLTAR: 3/4 DE MARÇO.

E O GFS INDICA PROVÁVEL ZCAS NO NORTE MINEIRO, COM A FORMAÇÃO DE UMA BAIXA MAIS AFASTADA NO LITORAL PAULISTA.

AO QUE TUDO INDICA, MARÇO SERÁ AINDA CHUVOSO. COM EXCEÇÃO DO RS, QUE TEM DUAS JANELAS DE CHUVA (JUSTAMENTE NA PASSAGEM DE DOIS SISTEMAS FRONTAIS) ATÉ MEADOS DE MARÇO.

Edited by Maicon
  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma manhã nublada por nuvens baixas.
Após a noite quente de ontem, os ventos mudaram de direção e passaram a soprar do mar, trazendo toda essa nebulosidade e provocando queda na temperatura.

 

Na maioria das estações do CGE, temos 23-25 graus e umidade na casa dos 80%.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

O vento soprando do mar acaba trazendo mais nuvens e deixa a temperatura em padrões mais civilizado digamos assim aqui no meu bairro da zona norte do Rio no momento faz 33 graus, ao amanhecer obtive a maior mínima do ano com 28 graus as 6h da manhã, dentro de casa segue um forno com 32 graus no momento. O mês de setembro, outubro temos período de calor as vezes extremo aqui no Rio, porém com oceano mais frio facilita a passagem de frente fria trazendo vários dias fresco, diferente do que ocorrer no mês de fevereiro

  • Like 8
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

São Paulo (Mirante) no penúltimo dia do mês continua sendo a capital mais chuvosa, mas o último dia do mês isso pode mudar: as convencionais de Manaus e Belém estão quase com o mesmo acumulado do Mirante. 

 

Lembrando que em Belém a chuva ainda não atingiu a média do mês mas pode bater caso tenha chuva de acumulado elevado até amanhã de manhã.

 

Acumulado até 9h de 27/02:

 

São Paulo (Mirante): 427,7mm

Manaus: 424,3mm

Belém: 421,2mm

Edited by Darley
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Após um dia mais agradável, tarde de segunda feira se encerra com pancadas de chuva sobretudo no norte de São Paulo.

 

Na maioria das estações do CGE, temos 22/23 graus e umidade na casa dos 80/90%.

 

Enquanto, nos dias anteriores, os ventos sopravam sem parar de continente, hoje ficou todo o tempo soprando do oceano.

 

 

Imagem do radar de São Roque de alguns minutos atrás

NnpkGm0.jpg

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Aconteceu o improvável, aquilo que tinha baixas chances de acontecer hoje: Uma grande CB conseguiu furar o padrão de bloqueio devido à fortíssima ação da termodinâmica. E tivemos um bonito temporal hoje em Juiz de Fora, que teve um raríssimo deslocamento de SUDESTE, e conseguiu se abater sobre toda a cidade, em alguns bairros mais do que em outros. 

 

Após a máxima sufocante de 32,4°C na minha estação..... agora temos MARAVILHOSOS 19,8°C com uma brisa fresca. Não poderia ser melhor, sinceramente. Esta é aliás a mínima do dia. O acumulado foi relativamente baixo aqui no bairro (7,8mm) , mas no ALphaville já chega a 16,3mm. 

 

O sistema segue seu deslocamento incomum e vai avançando para oeste / noroeste neste momento:

 

image.png.e152511a5cdf368d7fbe02f67eaa5399.png

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje foi disparado o dia mais quente de 2023 aqui na região de Jaú

 

após uma mínima alta de 22,3°

 

a máxima chegou a 34,6°C

 

POR POUCO QUE O PRIMEIRO SOB 35 NÃO VEM!!!!

 

Deu uma chuviscada e a temperatura desceu pra 24,8 durante a chuva, mas depois subiu novamente até os 30,2 pois saiu sol.

 

Agora faz 27,5 e segue nublado, não deve baixar dos 22/23 de novo, amanhã promete pelo visto .

 

v6Pk4nC.gif.ade64ac915a94d2891cb7b50300fa118.gif

  • Like 7
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 26/02/2023 em 22:38, Aldo Santos disse:

E eu também estou naquele time dos que já se encheram do calor. :D

Dos últimos 47 dias (Desde 12 de janeiro), só tivemos 2 dias que podemos chamar de amenos em Sampa (20/01 e 19/02).

Só não está um martírio completo porque as noites têm sido razoavelmente amenas (Menos ontem e hoje), devido às chuvas quase diárias à tarde.

 

Eu estou sempre procurando me lembrar dos verões 2014, 2015 e 2019 para me convencer que 2023 não está tão ruim assim. :D

 

 

 

Eu vou ilustrar o que vc disse no gráfico da área central de BH desse mês de fevereiro, de que as chuvas de verão não resolvem o calor, mas ajudam a melhorar o nosso verão:

 

739136040_Semttulo.png.55b375e70d0eb773672b045b58acaade.png

 

 

Esse fevereiro, auge do nosso verão 2023, tem calor constante, todos os dias sem trégua, mas existe uma diferença importante, que a gente sente especialmente entre 17h e 08h do dia seguinte.

 

Reparem que, além das temperaturas um pouco menos elevadas, as médias compensadas do período das chuvas de verão são bem mais próximas da mínima que da máxima, isso porque, como essas precipitações costumam ocorrer entre 16 e 20h, forçam uma queda antecipada da temperatura e a leitura das 21h (que entra na média compensada) já reportará um valor muito próximo da mínima do dia. Isso faz a média geral do dia baixar. Ou seja, as chuvas de verão diminuem a quantidade de horas de calor, mesmo que os extremos sejam quase os mesmos.

 

O que resolve MESMO é o tempo chuvoso (ZCAS, cavado, frente, baixa etc) e, principalmente, a combinação inclinação solar + ar mais frio de fora (a partir de meados de abril, aqui), mas essas chuvas vespertinas aliviam bastante o nosso verão tropical e o deixam mais tolerável. Só pensar em janeiro de 2019 pra já perceber a diferença.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 27/02/2023 em 08:06, Rafael disse:

Bom dia. Eu dei print nesse site:

https://sigmameteorologia.com/sigmaweb/stations.html

 

Até pouco tempo atrás tinha as estações do Inmet, não sei pq tiraram..

Rafael,

o membro do BAZ, Frederico Wessel, é o responsável pelo estaçõesdobrasil, onde também disponibilizava as estações do INMET, mas entrou o mês de janeiro sem as estações. Perguntei a ele se iam voltar, ele respondeu no dia 18 janeiro, dizendo em breve voltam. Mas já passou 40 dias e nada.

 

Infelizmente mais um dia de muito calor, a previsão do Meteored, mantendo a mudança na noite do dia 6, esse dia poderá ser o mais quente, desde o dia 5  de fevereiro.

 

 

 

  • Like 3
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 27/02/2023 em 18:39, Renan disse:

Aconteceu o improvável, aquilo que tinha baixas chances de acontecer hoje: Uma grande CB conseguiu furar o padrão de bloqueio devido à fortíssima ação da termodinâmica. E tivemos um bonito temporal hoje em Juiz de Fora, que teve um raríssimo deslocamento de SUDESTE, e conseguiu se abater sobre toda a cidade, em alguns bairros mais do que em outros. 

 

Após a máxima sufocante de 32,4°C na minha estação..... agora temos MARAVILHOSOS 19,8°C com uma brisa fresca. Não poderia ser melhor, sinceramente. Esta é aliás a mínima do dia. O acumulado foi relativamente baixo aqui no bairro (7,8mm) , mas no ALphaville já chega a 16,3mm. 

 

O sistema segue seu deslocamento incomum e vai avançando para oeste / noroeste neste momento:

 

image.png.e152511a5cdf368d7fbe02f67eaa5399.png

Renan,

os 5 maiores acumulados no Cemaden/Juiz de Fora:

 

60 mm Rio Paraibuna

58 mm Monte Castelo

34 mm Milho Branco

30 mm Centro

30 mm Caiçaras

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 27/02/2023 em 23:09, Maicon disse:


Boas notícias então. A estação chuvosa terminando na época que é para terminar (ou seja, Abril). E vamos para o último dia de FERVEreiro. O mês vai terminar com temperaturas um pouco acima da média, a característica principal foi o calor constante e chato, sem grandes extremos. Enfim acabou o verão meteorológico (DJF). 
 

 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Verão a todo vapor em Sampa. Até a metade de janeiro, o verão por aqui até que estava bem brando. A partir de então, ficou bem mais úmido e grande sensação de abafamento. Mesmo assim, máximas extremadas foram poucas neste verão. 

 

Nadica de sinal de outono até o final da OUTRA semana. Quem sabe lá pelo dia 09/10 março?

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 26/02/2023 em 22:38, Aldo Santos disse:

Pois é...

Fez calor hoje na capital paulista, como tem sido desde janeiro.

As máximas até que foram normais para um dia quente de verão.

Porém... não choveu (Se choveu em algum lugar da cidade hoje à tarde, foi bem isolado).

Resultado: não tivemos o refresco proporcionado pelas chuvas e a noite segue quente.

O Mirante registrou 25,3°C às 21 h (0 h UTC), a mais alta deste mês para o horário, até agora.

 

Hoje,

Mirante: 20,9°C / 30,2°C

Interlagos: 20,0°C / 31,5°C

IAG: 19,6°C / 31,1°C

 

E eu também estou naquele time dos que já se encheram do calor. :D

Dos últimos 47 dias (Desde 12 de janeiro), só tivemos 2 dias que podemos chamar de amenos em Sampa (20/01 e 19/02).

Só não está um martírio completo porque as noites têm sido razoavelmente amenas (Menos ontem e hoje), devido às chuvas quase diárias à tarde.

 

Eu estou sempre procurando me lembrar dos verões 2014, 2015 e 2019 para me convencer que 2023 não está tão ruim assim. :D

 

Serei crucificado se disser que ainda não to com saudade do frio? Kkkk 

  • Like 4
  • Thanks 1
  • Haha 1
  • Confused 3
Link to comment
Share on other sites

Em 27/02/2023 em 00:00, jrmartinisp disse:

Faz tempo que não aparece este tipo de sistema, CCM é anti correlacionado com ZCAS, e é um sistema mais comum nas estações de transição. 

Pelo visto houve uma mudança no padrão se olharem as previsões da virada do mês Janeiro estava muito chuvoso em MG até o norte de SP, agora inverteu total, e pelo visto área seca vai se expandir mais sobre o norte de SP nos próximos dias, a chuva desta semana será do PR e SC além de areas do Paraguai, Norte de Argentina e sul do MS, SP a parte oeste, sul e Leste ainda continua na termodinâmica.

Até tem expectativa de voltar a chover mais em MG, depois do dia 10, mas nada de mais

Falou em CCM só me lembro daquele evento de Maio de 2005 que causou uma das maiores chuvas da história de São Paulo (capital) e tornado F3 em Indaiatuba. Eu pessoalmente não tenho memória meteorológica do evento, o que eu me lembro é de ter ido pra Indaiatuba uns 3 dias antes da tempestade. E curiosamente foi a única e última vez que estive lá .

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.