Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e previsão Europa 2023


Leandro A M Leite
 Share

Recommended Posts

  • 3 weeks later...
Em 05/04/2023 em 08:25, Fábio De Nittis disse:

Boa tarde! Estou de férias na Itália. Agora em Roma, partindo pra Florença. Muitas nuvens e 13ºC aqui. Florença vai amanhecer perto de 0ºC amanhã!


Relato como esteve o tempo pelas cidades onde fui passando.

Florenca (aeroporto):
Dia 5: 6°C/13°C - esse dia estava muito frio e ventoso. Baixou dos 10°C por volta das 18h já, apesar do sol até quase 20h.
Dia 6: 0°C/16°C - amanheceu gelado, de tarde esteve agradável, mas no fim da tarde desabou novamente.
Dia 7: 1°C/17°C - amanheceu gelado, depois agradável. De noite baixou mais lentamente que dias anteriores.
Dia 8: 8°C/18°C - esteve nublado, por isso a mínima mais alta. A partir das 17h comecou a chover e se prolongou até de madrugada.

Nápoles (aeroporto):
Dia 8: 6°C/13°C - alternava chuvas com períodos de sol. De noite choveu forte, inclusive com atividade elétrica.
Dia 9: 5°C/16°C - sol e vento
Dia 10: 8°C/15°C - muitas nuvens, chegou a garoar
Dia 11: 7°C/18°C - dia de sol

Um off rapidinho: que cidade da hora Nápoles, amei a energia daquele lugar, nao vejo a hora de voltar.

Costa Amalfitana (fiz base em Sorrento, visitei também Positano, Amalfi e Atrani):
Dias 11 a 15: aqui nao havia estacao, a mais próxima era do aeroporto de Nápoles, mas já muda um pouco as condicoes, as temperaturas sao mais moderadas. Foram 4 dias alternando aberturas de sol e tempo nublado, névoa e chuva fina. No dia 14 tivemos pancadas mais fortes, alternadas com períodos de sol, mas chegou a haver trovoadas e granizo. As mínimas ficaram em 10-12°C e as máximas em 14-16°C

Roma (tomo os dados de Ciampino, que sinto que é melhor que Fiumicino para representar Roma, me corrijam se estiver errado):
Dia 15: 10°C/14°C - nublado, com algumas pancadas de chuva rápida às vezes
Dia 16: 8°C/18°C - sol
Dia 17: 10°C/19°C - sol
Dia 18: 11°C/16°C - sol
Dia 19: 9°C/18°C - sol
Dia 20: 8°C/19°C - sol
Dia 21: 9°C /21°C - sol, mas fui embora às 13h30, nao cheguei a pegar a máxima.

Em resumo: peguei uma dinamica mais de inverno na maior parte da viagem. Em Roma peguei uma sequencia de dias de sol e temperaturas mais agradáveis, ou seja, o comecinho da dinamica de primavera.

Edited by Fábio De Nittis
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Estou de férias na Islândia, esta ilha próxima ao circulo polar artico tem um clima marítimo polar mas sem extremos pois o clima é moderado pela corrente do golfo. O clima da capital reykjavik se parece muito com ushuaia, apesar da temperatura não ser extremamente baixa, nessa época do ano ao redor dos 6C o tempo instável com ventos fortes acaba deixando o clima bem desconfortável. Peguei neve, sleet, chuva, céu claro, vendaval tudo no mesmo dia. Neste momento uma baixa pressão próxima a groelandia provoca vendavais em quase todo o país.  Agora aqui em hofn no litoral sul faz 5c com céu parcialmente nublado e ventos de 50 km/h...

Edited by diogoperetti
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Sevilla, uma cidade muito bonita mas um tanto quanto inóspita e agressiva no verão.

Estive lá nos primeiros dias do outono, final de setembro do ano passado e peguei "agradáveis" máximas de 30 graus.

Hoje, o verão acaba de começar e os dados foram esses:

Aeroporto de Sevilla: mín. 25°, máx. 43°

PWS em área bem central de Sevilla: mín. 24,5°, máx. 44,2°

Julho e agosto costumam ser ainda piores. Chega a míseros 47 graus...

  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 25/06/2023 em 17:48, Enio Rezende disse:

Sevilla, uma cidade muito bonita mas um tanto quanto inóspita e agressiva no verão.

Estive lá nos primeiros dias do outono, final de setembro do ano passado e peguei "agradáveis" máximas de 30 graus.

Hoje, o verão acaba de começar e os dados foram esses:

Aeroporto de Sevilla: mín. 25°, máx. 43°

PWS em área bem central de Sevilla: mín. 24,5°, máx. 44,2°

Julho e agosto costumam ser ainda piores. Chega a míseros 47 graus...

 

Boa parte da península ibérica é uma extensão da África em relação ao clima, o Saara é "logo ali". Para morar eu cogitaria apenas da França pra cima.

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

A cidade do Porto em Portugal, apesar de eventuais picos de até 40°C, já é bem habitável para quem não gosta de calor exagerado.

As médias das máximas de agosto, o mês mais quente, estão em torno de 26°C.

 

Na Espanha, a Galícia, a Catalunha e a costa norte do país também já têm um clima mais amistoso.

 

Não é necessário ir até a França. :D

 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Roma/Itália:

17/07 min. 23 C máx. 38 C

18/07 min. 24 C máx. 42 C

19/07 min. 23 C máx. 39 C

20/07 min. 24 C máx. 37 C

Bolonha/Itália:

17/07 min. 24 C máx. 37 C

18/07 min. 23 C máx. 39 C

19/07 min. 23 C máx. 40 C

20/07 min. 22 C máx. 34 C

Milão/Itália:

17/07 min. 22 C máx. 34 C

18/07 min. 23 C máx. 36 C

19/07 min. 22 C máx. 36 C

20/07 min. 21 C máx. 32 C

Gênova/Itália:

17/07 min. 24 C máx. 28 C

18/07 min. 24 C máx. 28 C

19/07 min. 23 C máx. 27 C

20/07 min. 24 C máx. 29 C

  • Like 3
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
Em 22/08/2023 em 21:17, Marcos disse:

 

Esse camarada teve 5,7° na noite passada. Eu SEQUER atingi essa mínima no inverno 2023, e ele tem isso, banalmente, no verão russo.

 

É outro planeta literalmente, me lembro quando estava em Boston andando pela cidade com temperatura variando entre 0°C e 1°C numa tarde e um cara passeando com sua família de camisa REGATA, totalmente à vontade.

 

Meus pés, mesmo com meia de lã e dentro do tênis estavam congelando.

  • Like 2
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Esse aqui é o resumão do ano em uma estação que eu acompanho no norte da Itália, chamada Pederobba, nas colinas pré-alpinas do Vêneto, a uma altitude de cerca de 170m.

Da pra perceber que, mesmo estando em uma região com um dos verões mais quentes que já passei, essa cidadezinha não foi tão afetada pelas ondas de calor que o sul da Europa como um todo foi, apesar as mínimas absurdas em agosto, como 24,6ºC.

Quanto ao inverno, foi meio que patético, ficando com anomalias de até +3,8ºC!

 

2075922853_ScreenShot2023-10-01at15_22_12.png.4fb11848c543f0fa576e20f152205338.png

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Efeitos da Tempestade Babet na Europa Ocidental.

 

Cork, no S da Irlanda, acumulou 293,5 mm ontem no aeroporto!! Teve 75,0 mm dois dias antes. Precipitação do mês já bate os 400 mm!!

 

Lisboa teve 64,8 mm ontem no Aeroporto de Portela.

 

Pontevedra, na Espanha, teve 155,8 mm em 3 dias.

 

Londres, ontem, teve 72,8 mm no Aeroporto de Hethrow e 45,4 mm no Parque St. James.

 

 

Edited by Marcos
  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

Frio pra valer só no norte da Europa, enquanto isso muitos recordes de calor para Dezembro caíram ontem em outras partes do continente, 25˚C na Itália, França e Albânia, 23˚C na Bósnia, 22˚C Sérvia, 21˚C Croácia.

 

 

E hoje será ainda mais quente, mínimas altíssimas já foram registradas em vários países, alguns lugares com mínimas tropicais.

 

 

  • Like 5
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Alguns lugares da Sibéria,  passaram bem dos - 50 graus .

 

A cidade de Iema bateu nos - 58 graus , Ojmjakon - 56.8 graus e Agayakan - 55.7 graus. 

 

O inverno 2022-2023 foi bem frio, com recordes de décadas batido, vamos ver como será o 2023-2024...se continuará na mesma toada .

Ah ...eles tiveram uma onda de calor violentíssima nesse verão. 

Edited by Juzinho
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Ontem o aeroporto de Munique na Alemanha registrou -18 C, e isso ocorreu sob nevoeiro na madrugada: https://www.wunderground.com/history/daily/de/oberding/EDDM/date/2023-12-4

Teve uma PWS próxima que abaixou dos -20 C ontem de madrugada, mas não estou conseguindo achar, pois esses países mais ricos são recheados de PWSs, e o  Brasil também é mais recheado nas regiões mais desenvolvidas, bom, e no centro de Munique as mínimas ficaram em cerca de -9 C ontem com máxima negativa nas PWSs.

Em Praga/República Checa, a temperatura ontem variou de - 10 C a - 4 C no aeroporto:https://www.wunderground.com/history/daily/cz/prague/LKPR/date/2023-12-4

 

 

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Mesmo assim estou com uma certa dúvida se esse valor de -18 C no Aeroporto Internacional de Munique é real, pois todas as PWSs próximas acusam mínimas maiores na mesma madrugada, uma bem do lado acusou -16,2 C, porém, logo foi pra -13 C/-14 C. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Off-topic, mas pra efeito de comparação, em 16 de julho de 2017 Bariloche teve a mínima absoluta histórica de -25 C, isso na convencional na área do aeroporto, mas na automática do mesmo aeroporto foi a -18 C, no centro de Bariloche na beira do lago, as mínimas ficaram em -9 C nas PWSs, foi uma onda de frio que avançou com bastante força numa trajetória continental clássica, teve um caráter histórico em parte do Centro-Sul brasileiro, em especial na porção meridional e ocidental do País, mas foi tiro curto, em poucos dias esquentou. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Cheguei ontem em Paris, mas somente hoje consegui sair e aproveitar a cidade...o dia amanheceu claro, quase sem nenhuma nuvem no céu, e com mínima de 5,7°C na estação de Montsouris, de acordo com o Meteociel.

 

Ficou assim até por volta de meio dia quando veio várias nuvens de oeste e taparam o céu e provocaram garoa por vezes forte. Depois ficou um abre e fecha até o fim do dia, que no inverno acaba às 16:55 por aqui. A máxima foi de 9,9°C, talvez a única sub-10 da viagem toda, mas muito melhor que o inferno que vivi(vivemos) nesse último trimestre de 2023 no Brasil.

 

IMG_20231220_143943.thumb.jpg.e62e67501e73880cf482555001ec795d.jpg

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Po visto não é só aqui que as coisas estão estranhas tem um anticiclone enorme no Atlântico Norte  que está chamando a atenção de meteorogistas, fui até ver no windy e está la msm.

 

 

 

https://www.tempo.pt/noticias/previsao/fenomenos-meteorologicos-adversos-em-portugal-por-causa-de-um-super-anticiclone-porque-estao-no-centro-das-atencoes-meteorologia.html#:~:text=O super anticiclone do Atlântico,-feira%2C 21 de dezembro.

 

 

Screenshot_20231221-072242-995.png

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Estou na Alemanha, na região da floresta negra, desde ontem temos alerta de ventos fortes devido a interação desde poderoso anticiclone com um centro de baixa pressão na escandinavia. Hoje foi um dia de chuva forte e ventos com rajadas de ate 100km/h, temperatura ficou ao redor de 5 graus, foi um dia para ficar em casa mesmo. A isoterma 0c ficou ao redor de 1500m, entao nevascas ocorreram nas regiões mais altas. Ontem nevou acima dos 700m perto de onde eu estou:

 

Screenshot_20231221_233748_Gallery.jpg

Edited by diogoperetti
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.