Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2023


Recommended Posts

Durante a tarde de sábado (21) houve a formação de alguns núcleos isolados em Queimada Nova.

Eles trouxeram acumulados de 8 mm na zona urbana e de 16 mm na localidade São José, nesta última foi a primeira chuva depois de 18 dias, a maior sequência de dias sem chuvas desde o início da estação chuvosa em outubro.

 

fe177d7d-ebc7-4ec0-9a45-d6399ea9489c.thumb.jpg.7300d7a83b311a44cb173fbf27ef0f7f.jpg

 

O domingo já foi bem mais instável. Desde a tarde, alguns núcleos se formaram nas redondezas de Queimada Nova. 

 

594709078_Capturadetela_20230124_222106.png.69efdce90233b18456195b500bbde58c.png

Temporal ao sudeste de Queimada Nova (ponto vermelho) na tarde de domingo, é possível que as áreas mais atingidas por esse núcleo tenham recebido mais de 70 mm.

 

Já na noite de domingo para segunda um enorme núcleo se formou no centro-sul do Piauí, abrangendo também área do PE, BA e MA, um dos maiores que me recordo ter visto no estado sem que seja por uma ZCAS. 

 

image.png.35fc0b2320fac86f85985e362307e2c0.png

O núcleo no Piauí era o maior e mais forte no continente na noite de domingo.

 

2017391278_anigif22a23-01-23.gif.e15e6c60afd2dc24745f635253c826d1.gif

Animação entre 21h UTC de domingo e 09 UTC de segunda.

 

Em Queimada Nova, choveu forte por das 22h30, parou, e voltou a chover de modo mais fraco a partir das 4h até às 7h. O acumulado total na zona urbana foi de 43 mm ao longo da noite. Nos meus outros pluviômetros os acumulados foram de 33 e 49 mm.

Com isso, o acumulado mensal na cidade após o fim de semana pulou de 29 mm para 80 mm, ainda abaixo da média que é de aproximadamente 126 mm, mas que ainda assim faz deste o quarto janeiro mais chuvoso dos últimos 11 anos.

 

Aqui em Petrolina a chuva também veio forte e com muitas trovoadas. O acumulado na estação meteorológica da Univasf na zona rural foi de 41,2 mm. No pluviômetro mais perto de casa foram 25 mm.

 

Na noite de sábado para domingo também choveu forte no vale do São Francisco. Uma estação a apenas 13 km do centro de Juazeiro registrou 95,6 mm. Enquanto na cidade de Juazeiro o acumulado máximo foi de 38 mm.

 

image.png.2985277cb24ab51311e8fcc530fe7d5d.png

22/01 às 05 UTC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edited by Tstorm
  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

35 °C às 13:00, porém com baixa umidade (38 %) pelo weather.com.

Calorão seco até domingo, com gradual elevação ao longo dessa deliciosa semana.

 

Trechos a seguir destacados do link abaixo (fonte: MetSul):

 

https://metsul.com/onda-de-calor-veja-as-cidades-que-devem-ter-o-calor-mais-extremo/

 

Porto Alegre também deve ter o seu pico de calor na sexta. A capital que ontem bateu em 35ºC deve ir a 36ºC a 37ºC nesta quarta, manter-se no mesmo patamar na quinta e pode ficar ao redor dos 39ºC a 40ºC na tarde da sexta-feira. O modelo europeu projeta máxima de 39ºC para sexta, o que sugere que alguns bairros podem atingir 40ºC. Na sexta-feira, o núcleo do ar mais quente vai atuar entre a Grande Porto Alegre, os vales, a Serra e o Litoral Norte com significativos desvios da temperatura máxima em relação às médias históricas de janeiro. As máximas à tarde devem ficar até 10ºC acima da climatologia normal desta época do ano.

 

No final desta semana e no próximo fim de semana, pancadas de chuva e temporais isolados devem atingir o Rio Grande do Sul, o que frustrará máximas extremas em algumas cidades porque a nebulosidade aumenta durante a tarde e o tempo se instabiliza. Os mais recentes dados dos modelos numéricos analisados pela MetSul, e disponibilizados ao nosso assinante, reduziram os volumes e a abrangência da chuva no fim de semana. Isso não significa que não vai chover no estado, mas sim que será muito mal distribuía e em menos lugares. Por outro lado, os mesmos dados prolongaram o calor mais intenso. Mesmo que na maior parte das cidades não faça tanto calor no sábado e no domingo como fez nos dias anteriores, as tardes vão seguir muito quentes e com o agravante de serem mais abafadas pelo aumento dos índices de umidade previstos.

A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/onda-de-calor-veja-as-cidades-que-devem-ter-o-calor-mais-extremo/ .
 

Edited by Eclipse POA
  • Like 6
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 25/01/2023 em 13:02, Eclipse POA disse:

35 °C às 13:00, porém com baixa umidade (38 %) pelo weather.com.

Calorão seco até domingo, com gradual elevação ao longo dessa deliciosa semana.

 

Trechos a seguir destacados do link abaixo (fonte: MetSul):

 

https://metsul.com/onda-de-calor-veja-as-cidades-que-devem-ter-o-calor-mais-extremo/

 

Porto Alegre também deve ter o seu pico de calor na sexta. A capital que ontem bateu em 35ºC deve ir a 36ºC a 37ºC nesta quarta, manter-se no mesmo patamar na quinta e pode ficar ao redor dos 39ºC a 40ºC na tarde da sexta-feira. O modelo europeu projeta máxima de 39ºC para sexta, o que sugere que alguns bairros podem atingir 40ºC. Na sexta-feira, o núcleo do ar mais quente vai atuar entre a Grande Porto Alegre, os vales, a Serra e o Litoral Norte com significativos desvios da temperatura máxima em relação às médias históricas de janeiro. As máximas à tarde devem ficar até 10ºC acima da climatologia normal desta época do ano.

 

No final desta semana e no próximo fim de semana, pancadas de chuva e temporais isolados devem atingir o Rio Grande do Sul, o que frustrará máximas extremas em algumas cidades porque a nebulosidade aumenta durante a tarde e o tempo se instabiliza. Os mais recentes dados dos modelos numéricos analisados pela MetSul, e disponibilizados ao nosso assinante, reduziram os volumes e a abrangência da chuva no fim de semana. Isso não significa que não vai chover no estado, mas sim que será muito mal distribuía e em menos lugares. Por outro lado, os mesmos dados prolongaram o calor mais intenso. Mesmo que na maior parte das cidades não faça tanto calor no sábado e no domingo como fez nos dias anteriores, as tardes vão seguir muito quentes e com o agravante de serem mais abafadas pelo aumento dos índices de umidade previstos.

A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/onda-de-calor-veja-as-cidades-que-devem-ter-o-calor-mais-extremo/ .
 

Janeirao deu as caras!! Temperaturas variando entre 29/30°C neste começo de tarde em SBS! Chegou o verão por aqui. 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 25/01/2023 em 02:09, Eclipse POA disse:

Madrugada lixo em Canoas. 24 °C às 2:00.

 

Intensificação no calor previsto pra essa semana:

 

image.png.32370e833689d3e6428020d9d3ec1446.png

 

 

pelo tempo.com, a tortura segue até dia 02/02:

 

image.png.db6e043f260db885471c0f78a3a115ee.png

 

Tá sofrendo com 24 ºC na madrugada? haha

 

Aqui no litoral de São Paulo (Baixada Santista), quase TODAS as madrugadas de janeiro e fevereiro têm 24 ºC. E o vento cai a quase 0 km/h, deixando as temperaturas dentro das casas em 28 ºC em boa parte da madrugada.

 

Até hoje eu não entendo como aqui, estando a 2 km do oceano, fica com vendo a 0 km/h à noite e madrugada. Alguém sabe?

  • Like 6
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 25/01/2023 em 14:54, BrunoSaoPauloCapital disse:

Tá sofrendo com 24 ºC na madrugada? haha

 

Aqui no litoral de São Paulo (Baixada Santista), quase TODAS as madrugadas de janeiro e fevereiro têm 24 ºC. E o vento cai a quase 0 km/h, deixando as temperaturas dentro das casas em 28 ºC em boa parte da madrugada.

 

 

 

Isso seria o terror para mim hehe Esses dias vi as mínimas de Miami no verão, várias acima de 26. 

Eu acho esse calor noturno, que sempre tem abafamento junto, horrível.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Noite começando ainda com temperaturas altas em São Paulo e sol com poucas nuvens.

 

Na maioria das estações do CGE, faz 24/25 graus e umidade na casa dos 60/70%.

Já no extremo sul, 21/22 graus e umidade encostando acima dos 90%.

 

Os ventos deram uma intensificada à partir do meio da tarde e estão soprando de uma direção que varia de SE e ESE, segundo dados do aeroporto de Congonhas.

A velocidade média varia de 15 a 20 km/h.

 

 

Imagem da câmera da área central da cidade.

IaOkvjE.jpg

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Absolutamente nada demais para contar aqui pra vocês. Dia de sol entre poucas nuvens, predominaram nuvens Cumulus que não se desenvolveram devido à entrada de ar mais seco em altitude (500hpa) e ao vento que virou para Sul / Sudeste (O vento NO é a nossa melhor pedida por aqui para os temporais). Como o vento virou para S, é sinal de que houve a entrada de um ar mais frio, mas ele é tão fraco que não foi capaz de diminuir quase nada as temperaturas. Em Ibitipoca foi mais perceptível devido à altitude.

 

Variação de 19,0°C / 30,3°C em Juiz de Fora (Bandeirantes)

Variação de 17,6°C / 27,0°C no Alphaville (JF topo)

Variação de 15,3°C / 26,4°C em Ibitipoca

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Boa noite,

 

mais um dia parcialmente nublado em BH, com períodos de sol intercalados com amplos momentos nublados. No final da tarde, chuvas fortes atingiram parte da região metropolitana - na Pampulha, foram mais 25 mm entre 16 e 17h. Todos os dias dessa semana foram assim: muitas nuvens, pouco sol, ar abafado à tarde e chuvas fortes em seguida.

 

Assim como todos os meses dessa temporada (outubro, novembro e dezembro), janeiro de 2023 vai terminar com chuva acima da média na cidade. Na estação da Pampulha, já temos 477 mm acumulados em 21 dias com registro de precipitação.

 

Ou seja, exceto por um curto período seco e ensolarado entre os dias 15 e 18/01, esteve majoritariamente úmido e nublado todos os dias do ano até aqui, ora chuvoso, ora com pancadas (como a de hoje).

 

A capital tem uma noite relativamente fresca, com 20ºC.

 

 

 

 

Edited by LeoP
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

723154960_simspsonsmenor.gif.5cbb72b8dc7fb0564b38b158c5df5f88.gif

 

  • 38,2°C - Blumenau/Itoupava Central
  • 37,43°C - Águas Mornas
  • 37,4°C- Paulo Lopes
  • 37,25°C - Caibi/Linha Roversi
  • 37,1°C - Braço do Norte/Uruguaia

> Muitas cidades passaram de 35°C. Itapiranga bateu 40,5°C na maluquinha.

> São Joaquim, bateu 30°C no interior.

> Apesar do calor, nada fora do normal para época em todos ou em muitos locais.

 

  • Like 7
  • Thanks 1
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Em 25/01/2023 em 18:59, Renan disse:

Absolutamente nada demais para contar aqui pra vocês. Dia de sol entre poucas nuvens, predominaram nuvens Cumulus que não se desenvolveram devido à entrada de ar mais seco em altitude (500hpa) e ao vento que virou para Sul / Sudeste (O vento NO é a nossa melhor pedida por aqui para os temporais). Como o vento virou para S, é sinal de que houve a entrada de um ar mais frio, mas ele é tão fraco que não foi capaz de diminuir quase nada as temperaturas. Em Ibitipoca foi mais perceptível devido à altitude.

 

Variação de 19,0°C / 30,3°C em Juiz de Fora (Bandeirantes)

Variação de 17,6°C / 27,0°C no Alphaville (JF topo)

Variação de 15,3°C / 26,4°C em Ibitipoca

 

 

Juiz de Fora está igual à capital paulista: mais do mesmo.

 

Os últimos 5 dias tiveram pouca diferença entre si e nada de mais interessante a relatar: mínimas entre 18,4 e 21,1°C e máximas entre 29,0 e 30,7°C no Mirante.

 

Hoje não choveu e amanhã as previsões também indicam ausência de chuvas.

A expectativa é de que retornem no próximo fim de semana.

Vamos ver...

 

O Mirante está com 176,2 mm neste mês até hoje e a normal 1991-2020 para janeiro é 292,1 mm.

Interlagos soma 225,4 mm neste janeiro até hoje.

 

Hoje,

Mirante: 19,0°C / 30,7°C

Interlagos: 18,4°C / 27,1°C

IAG: 17,2°C / 29,0°C

 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 19/01/2023 em 20:07, SandroAlex disse:

Penúltimo dia de minhas preciosas férias com máximas variando entre 23/24°C. Dia de céu predominantemente encoberto com chuva em alguns momentos e pouquíssimos lampejos de sol.

 

IMG_20230119_163637117.thumb.jpg.aefe5f68de98b751daaadc242be73b8b.jpg

 

Aqui no Baz alguns amigos são como os ursos que hibernam. Mas nesse caso a hibernação é no verão rsrsrs... @Carlos Campos e @Luide Luckmann são um exemplo rsrsrs... Brincadeira galera. Só p descontrair!

Sandro, eu tenho estado bastante ocupado monitorando o tempo, mas fora do país... claro q não estou fora (bem q gostaria), mas hoje é possível fazer um monitoramento em tempo real em qualquer lugar do planeta, como todos sabem.

O meu descontentamento com o clima na nossa região teve início já no comecinho do mês, quando vivenciamos o marasmo das baixas temperaturas para a época e a total ausência de qualquer tipo de atividade convectiva, que é o q me cativa nos meses de verão. Foram longos e intermináveis dias de garoa e máximas na faixa dos 20°C ou até inferiores. Eu não aguentei... quase entrei numa espécie de "depressão" e então resolvi sair da "bolha" e me aventurar pelo (inicialmente) continente norte americano. E foi um remédio e tanto! 

Depois, procurei outros lugares e por fim me instalei em 3 cidades bastante distantes uma das outras.

Agora eu acompanho, como se estivesse olhando da minha janela o dia a dia no céu de 3 pontos específicos: Idaho, Escócia e a Ilha do Norte na Nova Zelândia. Então eu tenho bastante trabalho 👨‍💻

Não estou de forma alguma desprezando nosso lugar... bem, talvez ignorando um pouco, mas fique claro q é por puro merecimento.

Obviamente alguns colegas podem pensar q não há nenhum sentido apenas "observar" e não "vivenciar", mas não fazemos justamente isso a vida toda, "observando sem vivenciar" o dia a dia por exemplo na Serra Catarinense ou o alto da Mantiqueira (e nem mesmo podemos ter plena certeza de q a estação não está tombada no chão tsc)?

O fato é q encontrei uma saída pra minha tristeza, pq eu estava mal.

Bem, a "convectvidade" surgiu há alguns dias por aqui, mas não choveu em Piraquara nem metade do q choveu em Curitiba (realmente o clima me odeia).

Li q vc comentou sobre a máxima não ter atingido os 30°C aí em São Bento... aqui hoje pela primeira vez registrei um trinta graus: 30,5°C na minha estação.  Houveram alguns 28°C e 29°C (e também 18°C e 19°C de máximas no início do mês). Está muito diferente dos verões tradicionais.  Sempre tem vários dias com 30°C ou mais, no entanto não atualmente. 

Eu espero q as coisas mudem.. quero voltar a sentir ânimo de participar aqui. É bacana, quando o tempo é bacana.

Abraço 

Abraço também ao @Renan e à todos..

Edited by Carlos Campos
  • Like 8
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 25/01/2023 em 23:16, Carlos Campos disse:

Sandro, eu tenho estado bastante ocupado monitorando o tempo, mas fora do país... claro q não estou fora (bem q gostaria), mas hoje é possível fazer um monitoramento em tempo real em qualquer lugar do planeta, como todos sabem.

O meu descontentamento com o clima na nossa região teve início já no comecinho do mês, quando vivenciamos o marasmo das baixas temperaturas para a época e a total ausência de qualquer tipo de atividade convectiva, que é o q me cativa nos meses de verão. Foram longos e intermináveis dias de garoa e máximas na faixa dos 20°C ou até inferiores. Eu não aguentei... quase entrei numa espécie de "depressão" e então resolvi sair da "bolha" e me aventurar pelo (inicialmente) continente norte americano. E foi um remédio e tanto! 

Depois, procurei outros lugares e por fim me instalei em 3 cidades bastante distantes uma das outras.

Agora eu acompanho, como se estivesse olhando da minha janela o dia a dia no céu de 3 pontos específicos: Idaho, Escócia e a Ilha do Norte na Nova Zelândia. Então eu tenho bastante trabalho 👨‍💻

Não estou de forma alguma desprezando nosso lugar... bem, talvez ignorando um pouco, mas fique claro q é por puro merecimento.

Obviamente alguns colegas podem pensar q não há nenhum sentido apenas "observar" e não "vivenciar", mas não fazemos justamente isso a vida toda, "observando sem vivenciar" o dia a dia por exemplo na Serra Catarinense ou o alto da Mantiqueira (e nem mesmo podemos ter plena certeza de q a estação não está tombada no chão tsc)?

O fato é q encontrei uma saída pra minha tristeza, pq eu estava mal.

Bem, a "convectvidade" surgiu há alguns dias por aqui, mas não choveu em Piraquara nem metade do q choveu em Curitiba (realmente o clima me odeia).

Li q vc comentou sobre a máxima não ter atingido os 30°C aí em São Bento... aqui hoje pela primeira vez registrei um trinta graus: 30,5°C na minha estação.  Houveram alguns 28°C e 29°C (e também 18°C e 19°C de máximas no início do mês). Está muito diferente dos verões tradicionais.  Sempre tem vários dias com 30°C ou mais, no entanto não atualmente. 

Eu espero q as coisas mudem.. quero voltar a sentir ânimo de participar aqui. É bacana, quando o tempo é bacana.

Abraço 

Abraço também ao @Renan e à todos..

Bom dia Carlos. Compreendo perfeitamente! Também tenho alguns pontos de monitoramento noutros locais deste vasto mundo! Realmente o verão demorou a dar as caras por aqui e estava fazendo falta. Nos ultimos dois dias ultrapassamos os 30°C com dias de céu limpo e bastante vento. 

 

Não sei se de hoje em diante isso se repete, mas o que o EURO vem sinalizando é que fevereiro retorno o padrão ameno. Vamos aguardar...

 

Screenshot_20230126-064337-082.png.3409d4db8ba6ff08d904575fcceafab8.png

 

Amanhecemos com céu limpo e mínimas na casa dos 14/15°C.

 

O alvorecer de hoje:

 

Screenshot_20230126-064607-277.png.f97273640bc9c69eabcace301b4e0c04.png

 

Screenshot_20230126-064636-787.png.b5908cfa0f7b8b47c9e5b47ae5b63f91.png

 

 

Edited by SandroAlex
  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Manhã começando com sol e poucas nuvens em São Paulo.

 

Nas estações do CGE, as temperaturas estão bem agradáveis. Na maioria delas, 19-21 graus.
A umidade está na casa dos 70/80%.

 

Os ventos sopram de uma direção que varia de leste e ENE nas últimas horas, segundo dados do aeroporto de Congonhas.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 26/01/2023 em 11:17, Rafael disse:

Bom dia. Minimas hoje em Nova Friburgo;

Inmet (Salinas): 9°C

Uerj (Vila Amélia, próximo ao Centro): 12°C

Conselheiro Paulino (aqui em casa): 14°C

 

 

Que BAITA MÍNIMA para o INMET de Salinas ! Será que é recorde da estação para Janeiro ?

 

Por aqui, as mínimas foram muito, mas muito distantes das observadas em Friburgo. Tivemos 18,2C no bairro Bandeirantes e 16,9°C no ALphaville e INMET. Ibitipoca foi melhorzinha com 15,3°C. Mas eu esperava mais desse ar seco, foram mínimas totalmente normais de verão.

 

 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Tarde começando com céu praticamente limpo (assim como foi toda a manhã).
Nota-se a presença de um pouco de nuvens médias.

 

Nas estações do CGE, temos 26-28 gruas e umidade na casa dos 40/50%.ã) e temperaturas altas em São Paulo.

 

Imagem da câmera da região central da cidade neste momento.

IMG-20230126-WA0000.thumb.jpg.ec88db1cc4003e748a769c4af92aa4cc.jpg

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 25/01/2023 em 23:16, Carlos Campos disse:

Sandro, eu tenho estado bastante ocupado monitorando o tempo, mas fora do país... claro q não estou fora (bem q gostaria), mas hoje é possível fazer um monitoramento em tempo real em qualquer lugar do planeta, como todos sabem.

O meu descontentamento com o clima na nossa região teve início já no comecinho do mês, quando vivenciamos o marasmo das baixas temperaturas para a época e a total ausência de qualquer tipo de atividade convectiva, que é o q me cativa nos meses de verão. Foram longos e intermináveis dias de garoa e máximas na faixa dos 20°C ou até inferiores. Eu não aguentei... quase entrei numa espécie de "depressão" e então resolvi sair da "bolha" e me aventurar pelo (inicialmente) continente norte americano. E foi um remédio e tanto! 

Depois, procurei outros lugares e por fim me instalei em 3 cidades bastante distantes uma das outras.

Agora eu acompanho, como se estivesse olhando da minha janela o dia a dia no céu de 3 pontos específicos: Idaho, Escócia e a Ilha do Norte na Nova Zelândia. Então eu tenho bastante trabalho 👨‍💻

Não estou de forma alguma desprezando nosso lugar... bem, talvez ignorando um pouco, mas fique claro q é por puro merecimento.

Obviamente alguns colegas podem pensar q não há nenhum sentido apenas "observar" e não "vivenciar", mas não fazemos justamente isso a vida toda, "observando sem vivenciar" o dia a dia por exemplo na Serra Catarinense ou o alto da Mantiqueira (e nem mesmo podemos ter plena certeza de q a estação não está tombada no chão tsc)?

O fato é q encontrei uma saída pra minha tristeza, pq eu estava mal.

Bem, a "convectvidade" surgiu há alguns dias por aqui, mas não choveu em Piraquara nem metade do q choveu em Curitiba (realmente o clima me odeia).

Li q vc comentou sobre a máxima não ter atingido os 30°C aí em São Bento... aqui hoje pela primeira vez registrei um trinta graus: 30,5°C na minha estação.  Houveram alguns 28°C e 29°C (e também 18°C e 19°C de máximas no início do mês). Está muito diferente dos verões tradicionais.  Sempre tem vários dias com 30°C ou mais, no entanto não atualmente. 

Eu espero q as coisas mudem.. quero voltar a sentir ânimo de participar aqui. É bacana, quando o tempo é bacana.

Abraço 

Abraço também ao @Renan e à todos..

 

Um grande abraço para você também, Kim ! O verão é meio chatinho por causa da falta de dinâmicas boas nas temperaturas. Nas variações de tempo (nublado, ensolarado, ventoso, etc), até que não é ruim. Minha estação favorita continua sendo a primavera, especialmente o começo dela. Às vezes eu tenho a impressão de que você já está esgotado da dinâmica climática de Piraquara, de uma forma geral. Se mudasse uns tempos para outro local, mesmo que fosse um local mais quente, acho que renovaria seu ânimo climático, rs.

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Após muitos dias, finalmente BH e região amanheceram com sol hoje. Foi uma manhã muito bonita, bem azul e iluminada, coisa rara nesse verão, com tempo ensolarado, provavelmente por influência do ar "fresco" que chegou ao sudeste.

 

Por causa do céu mais aberto, a temperatura subiu e fez calor à tarde, com máxima de 29ºC. As nuvens aumentaram ao longo da tarde e choveu de forma passageira em vários pontos da região metropolitana. Na Pampulha, foram 4 mm entre 16 e 18h.

 

Os próximos dias serão parecidos, com sol entre nuvens, calor de 27/29 graus e chuvas isoladas a partir da tarde.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 26/01/2023 em 19:54, LeoP disse:

Após muitos dias, finalmente BH e região amanheceram com sol hoje. Foi uma manhã muito bonita, bem azul e iluminada, coisa rara nesse verão, com tempo ensolarado, provavelmente por influência do ar "fresco" que chegou ao sudeste.

 

Por causa do céu mais aberto, a temperatura subiu e fez calor à tarde, com máxima de 29ºC. As nuvens aumentaram ao longo da tarde e choveu de forma passageira em vários pontos da região metropolitana. Na Pampulha, foram 4 mm entre 16 e 18h.

 

Os próximos dias serão parecidos, com sol entre nuvens, calor de 27/29 graus e chuvas isoladas a partir da tarde.

 

Em Contagem e em parte da região oeste e do Barreiro, caiu o mundo neste período. Foi uma surpresa pra mim chover tão forte por aqui hoje, e depois que choveu, fiquei surpreso pelos baixos acumulados nas estações, pois pensei que havia sido mais generalizada. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Manhã começando bem fresca e com céu nublado em São Paulo.

 

As temperaturas, nas estações do CGE, estão levemente baixas para essa época do ano.
Temos 19/20 graus com umidade na casa dos 80/90%.

 

Os ventos, desde a madrugada, sopram de uma direção que varia de ESE a leste a uma velocidade de cerca de 10 km/h segundo dados do aeroporto de Congonhas.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! 7 da manhã:

 

Buenos Aires: 27ºC

Santiago: 13ºC

 

Feliz de ter me livrado do calorão e até estar vendo o topo da Cordilheira com neve. Até tem feito calor de tarde, uns 30 graus, mas depois do anoitecer (aqui o sol está se pondo quase às 21h) a temperatura desaba.

16748148062977976397939173484746.jpg

  • Like 4
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos bazianos. Aqui no sul do RS a situação está desesperadora em termos de chuva. Várias cidades decretando situação de emergência. Aqui em Pelotas ainda não temos racionamento, mas um decreto da prefeitura proibindo o povo de regar jardim, trocar água de piscinas, lavar carros, etc. Precisamos de chuva urgente, e generalizada. Em tempo, vivemos dias escaldantes nesta semana, temperatura sempre na casa, ou acima de 30° que somada a umidade natural daqui torna dias e noites insuportáveis. O mais duro é ver formações convectivas que vem com força da Argentina pegando o Uruguay e que ao chegar ao RS, mais especificamente na metade sul se desfazem. Que venha a chuva!

  • Like 1
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Em 27/01/2023 em 08:39, Valdir disse:

Bom dia amigos bazianos. Aqui no sul do RS a situação está desesperadora em termos de chuva. Várias cidades decretando situação de emergência. Aqui em Pelotas ainda não temos racionamento, mas um decreto da prefeitura proibindo o povo de regar jardim, trocar água de piscinas, lavar carros, etc. Precisamos de chuva urgente, e generalizada. Em tempo, vivemos dias escaldantes nesta semana, temperatura sempre na casa, ou acima de 30° que somada a umidade natural daqui torna dias e noites insuportáveis. O mais duro é ver formações convectivas que vem com força da Argentina pegando o Uruguay e que ao chegar ao RS, mais especificamente na metade sul se desfazem. Que venha a chuva!

O Coutinho está alertando sobre essa estiagem no RS há tempos. Em praticamente todos os vídeos sobre o Cone Sul tem ele falando que a situação do Rio Grande do Sul está preocupante. Acabei de ver o vídeo que ele mostra a previsão para fevereiro. E ainda não há uma grande melhora na chuva. Pelo menos esse calorão vai diminuir.

  • Like 1
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Janeiro ainda não terminou, mas como faltam poucos dias eu já posso adiantar pra vocês alguns destaques aqui da minha cidade.

 

- No bairro Bandeirantes (minha estação), Janeiro-23 deve terminar como o mais ameno desde Janeiro-2013. Será o segundo mais ameno da minha série;

- No INMET , igualmente será o Janeiro mais ameno desde 2013;

- Já tivemos no passado outros Janeiros bem mais amenos que esse, no entanto (vide 1979, 1982, 1991)

- No INMET, as chuvas estão MUITO ACIMA da média -458,2mm- e este já é o Janeiro mais chuvoso desde o de 2007 (que teve quase 600mm);

- Diferença brutal e impressionante para a minha estação, que conta com 309,2mm de chuva até o momento.

 

Em resumo: Mês ficará com temperaturas abaixo da média (ainda que nada excepcional), e chuvas acima da média em toda a região, porém com irregularidades nos volumes.

  • Like 7
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 27/01/2023 em 10:03, Renan disse:

Janeiro ainda não terminou, mas como faltam poucos dias eu já posso adiantar pra vocês alguns destaques aqui da minha cidade.

 

- No bairro Bandeirantes (minha estação), Janeiro-23 deve terminar como o mais ameno desde Janeiro-2013. Será o segundo mais ameno da minha série;

- No INMET , igualmente será o Janeiro mais ameno desde 2013;

- Já tivemos no passado outros Janeiros bem mais amenos que esse, no entanto (vide 1979, 1982, 1991)

- No INMET, as chuvas estão MUITO ACIMA da média -458,2mm- e este já é o Janeiro mais chuvoso desde o de 2007 (que teve quase 600mm);

- Diferença brutal e impressionante para a minha estação, que conta com 309,2mm de chuva até o momento.

 

Em resumo: Mês ficará com temperaturas abaixo da média (ainda que nada excepcional), e chuvas acima da média em toda a região, porém com irregularidades nos volumes.

Por aqui também um mês de janeiro bem tranquilo sem picos de calor. Por enquanto nossa máxima absoluta foi de 31,6°C no dia 25/01 na estação da Epagri quase na divisa com o Paraná. 

 

Nenhum dia de janeiro com desconforto por conta de calor, bastante ventoso esse mês, pouquíssimos episódios de neblina (geralmente associados a trovoadas na região de Corupá), e muito céu azul.

 

Fotos que tirei a pouco:

 

Screenshot_20230127-111538-593.png.b5a25e931eea94a71c15874c4cb06cd8.png

 

No momento temos 23,5°C no centro de SBS.

 

Screenshot_20230127-111554-405.png.13ff5d26fb56233010c25d639900a405.png

 

Não são muitos dias que estamos sem chuva por aqui e minha horta já precisa de irrigação. Acredito que a terra seca rápido por conta do vento constante. Apenas um palpite, mas seca rapidinho...

 

Screenshot_20230127-111611-827.png.418dff9870b485c37bf0d7c385003d3e.png

 

O mês de janeiro provavelmente vai fechar com as temperaturas dentro da média. Com excessão da estação do bairro Mato Preto que sempre destoa das outras e sempre mais quente.

 

 

 

 

 

 

  • Like 9
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 27/01/2023 em 09:16, BrunoSaoPauloCapital disse:

O Coutinho está alertando sobre essa estiagem no RS há tempos. Em praticamente todos os vídeos sobre o Cone Sul tem ele falando que a situação do Rio Grande do Sul está preocupante. Acabei de ver o vídeo que ele mostra a previsão para fevereiro. E ainda não há uma grande melhora na chuva. Pelo menos esse calorão vai diminuir.

Passamos recente por isso no Paraná, logo recupera 110% 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 27/01/2023 em 12:10, ifreitasrosa disse:

Passamos recente por isso no Paraná, logo recupera 110% 

 

Mas a estiagem vem dominando o RS, principalmente a metade oeste, há quase 3 anos. Com um que outro alívio não muito relevante.

Se eu estiver exagerando, ou errado, me corrijam por favor.

 

 

às 13:00, 34 °C com 42 % em Canoas.

  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Janeiro vai terminando com chuva bem abaixo da média em Eldorado. Apenas ~130 mm até o momento na estação do CEMADEN | Centro. E vale destacar que boa parte deste volume caiu em apenas um dia, mais precisamente no dia 04, quando houve um acúmulo de 82.6 mm na estação CEMADEN | Centro.

 

Já nas temperaturas, depois de um início bem atípico, voltamos a ter a cara do verão: mínimas sob-20 e máximas sob-30. Com o diferencial de que, desde o dia 15, só tivemos 1.4 mm de chuva, ou seja, sem as tempestades de verão para dar um alívio (a única coisa que presta desta estação e nem isso estamos tendo).

 

Depois de 17 dias voltamos a ter um amanhecer sub-20 (pouco perceptível na prática). As anomalias estão de +0,2 nas mínimas e de +0,8 nas máximas na estação do CIIAGRO de Eldorado (2000-2008, 2020,2022):

image.png.e142d8cd5e8559477505bc77640763b7.png

 

Às 13:40 faz 29,1°C | 73,3% com o céu completamente nublado.

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

 Janeiro vai terminando, e POA continua esquentando, como sabe ser quente, impressionante, abaixo está janeiro nas estações daqui, até o momento Identico ao do ano passado nas médias, espero que os outros meses também sigam no mesmo rumo.(iguais ao ano passado)

Inmet: em relação ao período 1991-2020.

Screenshot_20230127-141854_Drive.jpg

Edited by Misael Matos
  • Like 5
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Em 27/01/2023 em 13:23, Eclipse POA disse:

 

Mas a estiagem vem dominando o RS, principalmente a metade oeste, há quase 3 anos. Com um que outro alívio não muito relevante.

Se eu estiver exagerando, ou errado, me corrijam por favor.

 

 

às 13:00, 34 °C com 42 % em Canoas.

 

Sem contar que os últimos dois verões têm castigado de forma muito severa com o calor extremo. Máximas de 40° ou mesmo acima viraram banalidade, coisa corriqueira como é no N da Argentina. Ou seja, além da secura, sol na cabeça e calor tórrido!

 

Hoje tive mínima de 22,4°. Agora faz 34,8° com 44%. Sensação térmica de 38,1°. 

 

Não saio dessa joça desde dezembro. Estou contando os minutos para o dia 6 e poder sumir de vez dessa cidade.

Edited by Marcos
  • Like 5
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured, unpinned and locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.