Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2022


Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

Chuva e frio de tarde por aqui

Já acumulamos 44 mm até as 13h e a temperatura está em apenas 18,7˚C.

Ontem teve máxima sub-20 e hoje pode acontecer de novo.

 

Por falar em máximas, o último dia que que registramos 30˚C aqui no alto foi no dia de N S Aparecida. Sim, no dia 12/10. Já se vão 7 semanas de máxima sub-30.

 

Dezembro vai na toada de novembro - até agora a média mensal está em 19,3˚C, cerca de dois graus abaixo do esperado para o mês. 

Era para esquentar hoje, não veio. Vamos ver se amanhã vem o calor, que deve se prolongar no fim de semana.

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Chuva tempo nublado e tempo muito abafado no Rio, hoje vamos tendo um dia típico de Manaus, dia amanheceu nublado aqui em inhauma com 23 graus, depois choveu até umas 11h e por volta de 12h o sol apareceu entre muitas nuvens e a temperatura subiu bem graças ao pior horário do dia para o sol sair agora 13h44 e temos 30 graus com umidade alta a sensação térmica já beira os 34 graus na rua pingando de suor.

  • Like 7
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Tive mínima de 20,9°.

 

Mais um dia lixo aqui com aquele sol desgraçado e quente. Tenho 29,4° com 57%.

 

O problema será a partir de amanhã. O pessoal da minha família vai para Caxias do Sul no final de semana. Acho que vou junto só para fugir da desgraça daqui. Lá ao menos o calor é mais tolerável e são maiores as chances de chuva de verão. 

Edited by Marcos
  • Like 5
  • Haha 1
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 07/12/2022 em 13:45, Gabriel fontenelle disse:

Chuva tempo nublado e tempo muito abafado no Rio, hoje vamos tendo um dia típico de Manaus, dia amanheceu nublado aqui em inhauma com 23 graus, depois choveu até umas 11h e por volta de 12h o sol apareceu entre muitas nuvens e a temperatura subiu bem graças ao pior horário do dia para o sol sair agora 13h44 e temos 30 graus com umidade alta a sensação térmica já beira os 34 graus na rua pingando de suor.

Litoral sendo litoral. hahaha

 

Sinceramente, só gosta de litoral dois tipos de pessoas:

1 - Quem já é de casse média-alta ou rico e tem ar-condicionado no carro, em casa e no trabalho.

2 - Quem ainda tá na pobreza e não gosta de trabalhar. hahaha

 

__________________________________________________________________________

 

Sobre o tempo aqui no litoral de São Paulo, amanheceu com 23 ºC e alta umidade. Choveu das 10:00 às 11:00 aqui em Mongaguá - SP. Depois, parou de chover e o tempo continuou encoberto. Agora faz 27 ºC aqui.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Tarde de calor severo no interior do continente e oeste da região Sul:

 

image.thumb.png.179b314cea02f139a0c15486e91da8ae.png

 

Os moradores desta vasta região continuarão sofrendo muito nos próximos dias. Onda de calor forte por lá, e que está descartada de influenciar aqui no leste (ainda bem !)

 

Apesar disso, eu acredito que eu consiga chegar a pelo menos uns 32C ainda nessa semana, um calor normal.

  • Like 13
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Mínima decepcionante hoje, de quase 21 °C (20,6 °C pelo Ogimet) em Canoas (e dava chance de 16 °C pelo weather.com). 

Recém beliscamos os 30 °C (dados REDEMET - Base Aérea de Canoas).

 

  

Em 07/12/2022 em 14:08, Marcos disse:

Tive mínima de 20,9°.

 

Mais um dia lixo aqui com aquele sol desgraçado e quente. Tenho 29,4° com 57%.

 

O problema será a partir de amanhã. O pessoal da minha família vai para Caxias do Sul no final de semana. Acho que vou junto só para fugir da desgraça daqui. Lá ao menos o calor é mais tolerável e são maiores as chances de chuva de verão. 

 

De quinta a segunda é só desgraça por aqui:

-Máxima brutal na sexta, mas com calor seco.

-Domingo e segunda com calorão abafado e mínimas altas tb.

 

Paz só na terça com um refresco bem rápido. 

  • Like 10
  • Haha 1
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

INMET Barueri acumulou incríveis 285,8mm nos últimos 17 dias (entre 21/11 e 07/12). 

 

Esse valor é bem superior a média de novembro e também é maior que a média de dezembro. Considerando a média de chuva para o período (soma do 3° decêndio de novembro e do 1° decêndio de dezembro), o valor no período é bem mais do que o dobro do esperado. 

 

Somente no terceiro decêndio de novembro (21-30/11) o INMET Barueri teve a chuva de um mês. Dezembro até o momento já choveu quase dois terços do esperado para o mês. 

 

Edited by Darley
  • Like 8
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 07/12/2022 em 15:56, Eclipse POA disse:

Mínima decepcionante hoje, de quase 21 °C (20,6 °C pelo Ogimet) em Canoas (e dava chance de 16 °C pelo weather.com). 

Recém beliscamos os 30 °C (dados REDEMET - Base Aérea de Canoas).

 

  

 

De quinta a segunda é só desgraça por aqui:

-Máxima brutal na sexta, mas com calor seco.

-Domingo e segunda com calorão abafado e mínimas altas tb.

 

Paz só na terça com um refresco bem rápido. 

Enquanto isso, aqui no litoral de São Paulo estou com mínimas de 24 ºC e 23 ºC. Com as previsões de mínimas de 21 ºC pra essa semana, estou comemorando o frio! hahaha

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

TEMPO SEVERO EM BH

 

Até o começo da tarde de hoje, a RMBH tinha chuvas fracas e contínuas, com acumulado bem distribuído ao longo de muitas horas. Bem, algumas rapidas aberturas de sol apareceram à tarde e um calorzinho besta de 25,3ºC (a máxima do dia) foi o suficiente para tempestades destrutivas desabarem sobre BH na volta pra casa dos moradores da RMBH hoje.

 

Dezembro mostrou suas garras pela 1ª vez: O INMET PAMPULHA REGISTROU 65 MM ENTRE 18 E 19H:

 

20221207_182036.jpg.a6d160463cabc653d48704131075f401.jpg

 

20221207_182931.jpg.cf41697ae887f9fc2cbbdcf9a7e09070.jpg

 

20221207_183519_2.thumb.jpg.880e5f9760bc9d2988a9037ff1df23eb.jpg

 

20221207_184220_2.thumb.jpg.0ad17f2d9f5357b502ab2ec9eb99f918.jpg

 

 

VOLTA A CHOVER INTENSAMENTE NA CIDADE, AGORA COM RAIOS!

Edited by LeoP
  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 07/12/2022 em 19:22, LeoP disse:

TEMPO SEVERO EM BH

 

Até o começo da tarde de hoje, a RMBH tinha chuvas fracas e contínuas, com acumulado bem distribuído ao longo de muitas horas. Bem, algumas rapidas aberturas de sol apareceram à tarde e um calorzinho besta de 25,3ºC (a máxima do dia) foi o suficiente para tempestades destrutivas desabarem sobre BH na volta pra casa dos moradores da RMBH hoje.

 

Dezembro mostrou suas garras pela 1ª vez: O INMET PAMPULHA REGISTROU 65 MM ENTRE 18 E 19H:

 

20221207_182036.jpg.a6d160463cabc653d48704131075f401.jpg

 

20221207_182931.jpg.cf41697ae887f9fc2cbbdcf9a7e09070.jpg

 

20221207_183519_2.thumb.jpg.880e5f9760bc9d2988a9037ff1df23eb.jpg

 

20221207_184220_2.thumb.jpg.0ad17f2d9f5357b502ab2ec9eb99f918.jpg

 

 

VOLTA A CHOVER INTENSAMENTE NA CIDADE!!!!!!!!!

 

BH sendo BH. Uma cidade que, no auge da estação chuvosa, comumente registra eventos extremos de chuva (>100mm em 24h), algo que raramente ocorre por aqui. É tão raro, que desde que instalei minha estação (aquela que você conheceu lá na minha chácara), meu maior acumulado em 24h é de 93,4mm no natal de 2013. Ou seja, nunca registrei três dígitos de chuva em 24 horas.

 

Por falar em chuva....hoje, um dia chuvoso nas minhas estações, e com temperaturas extremas bem amenas.

 

Juiz de Fora/Bandeirantes: Variação de 19,1C a 24,4C e 40,6mm

Ibitipoca: Variação de 17,1C a 20,8C e 50,6mm

 

Um dia predominantemente nublado, bastante chuvoso pela manhã e início da tarde, e no final da tarde houve aberturas de sol. Agora ainda está encoberto o tempo e venta um pouco. Previsão de calor para os próximos dias, com diminuição da chuva, mas na semana que vem a chuva já deve retornar com tudo.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Observando o mapa de temperaturas do INMET, que nos informa dados também do CIIAGRO,  percebi que o extremo norte paulista, a exceção da região de Franca, não teve neste ano uma tarde inteira com temperaturas tão baixas quanto Primavera em 1 de novembro, Franca apresentou valores semelhantes para os mesmos horários em 18 de maio, na faixa de 12 C/13 C, Pedregulho também apresentou valores semelhantes de tarde nesse dia, na faixa dos 12 C, pela imagem de satélite do Ventusky tinha sol, isso se deve ao fato dessas cidades serem muito altas,  enquanto Barretos, por exemplo, a tarde mais fria deste ano foi também 18 de maio com 17 C no CIIAGRO, INMET estava off-line, mas cidades nas margens do rio Grande, a exemplo de Igarapava,  sequer tiveram máximas  inferiores a 18 C na tarde desse dia que foi a mais fria deste ano por lá, se bem que Miguelópolis ficou abaixo de 18 C em valores instantâneos, pois o CIIAGRO só passa dados instantâneos para o INMET. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 1
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

Em 07/12/2022 em 20:31, Leandro A M Leite disse:

Observando o mapa de temperaturas do INMET, que nos informa dados também do CIIAGRO,  percebi que o extremo norte paulista, a exceção da região de Franca, não teve neste ano uma tarde inteira com temperaturas tão baixas quanto Primavera em 1 de novembro, Franca apresentou valores semelhantes para os mesmos horários em 18 de maio, na faixa de 12 C/13 C, Pedregulho também apresentou valores semelhantes de tarde nesse dia, na faixa dos 12 C, pela imagem de satélite do Ventusky tinha sol, isso se deve ao fato dessas cidades serem muito altas,  enquanto Barretos, por exemplo, a tarde mais fria deste ano foi também 18 de maio com 17 C no CIIAGRO, INMET estava off-line, mas cidades nas margens do rio Grande, a exemplo de Igarapava,  sequer tiveram máximas  inferiores a 18 C na tarde desse dia que foi a mais fria deste ano por lá, se bem que Miguelópolis ficou abaixo de 18 C em valores instantâneos, pois o CIIAGRO só passa dados instantâneos para o INMET. 

 

Tinha um cavado sobre a região, que impediu o avanço do ar frio. Mas lá em maio, várias cidades tiveram máxima de 15°C, como JB. Lá no centro oeste paulista, Marília, numa estação em cima de um conteiner teve máxima de 10.0°C!

Depende muito de cada evento.

Ano passado mesmo, enquanto a campanha gaúcha tinha frio relativamente comum pra época, estas cidades que tu citou aí tinham mínimas que beliscaram em alguns pontos -2°C, -3°C.

Tudo depende do evento. Até Cuiabá pode ser mas gélida num evento que São Paulo.

 

OBS: SOBRE O EVENTO QUE VOCÊ MENCIONOU, PRIMAVERA DO LESTE SE SAIU MUITO BEM NA TARDE DIA 1, MAS NÃO CHEGOU A TER UMA MÁXIMA SUB-20. SENÃO VEJAMOS:

 

1823565317_Screenshot_20221208-080150_SamsungInternet.thumb.jpg.62ee07762d59c372cc8145cd5ca833fc.jpg

 

1667051585_Screenshot_20221208-080229_SamsungInternet.thumb.jpg.b040408cc9be304fa3fe6ab1342bdfdc.jpg

 

MAS INTERIOR PAULISTA, QUANDO VEM AQUELAS FRENTE FRIAS CONTINENTAIS TEM VALORES BEM LEGAIS. ANO PASSADO CHEGUEI A TER 8°C COM CHUVA NO FIM DA TARDE. 2013, NA HORA DO ALMOÇO, AQUI NO PLANALTO QUE FICA A CIDADE, CHEGOU A TER 7.5°C COM CHUVA. NESTA ÉPOCA INMET FUNCIONAVA. NO OUTRO DIA MÁXIMA DE 14°C, COM CÉU PARCIALMENTE NUBLADO. SENÃO VEJAMOS:

 

948910541_Screenshot_20221208-080637_SamsungInternet.thumb.jpg.df7f5ce66c7baf369b98a652e4a029c3.jpg

 

398013098_Screenshot_20221208-080710_SamsungInternet.thumb.jpg.acf1c69367e955fd404be2a937d45854.jpg

 

ESTES EVENTOS ISOLADOS DÃO UMA CERTA ENGANADA QUANTO AO CLIMA EM SI DE UMA REGIÃO. POR ISTO PRECISA ANALISAR O TODO.

 

EM RELAÇÃO ÀS MÁXIMAS, COSTUMO FAZER A SEGUINTE ANÁLISE:

 

NO CASO DE PRIMAVERA DO LESTE, TEMOS O CLIMA QUE CHAMO DE TROPICAL CONCAVO (MÁXIMAS MÉDIAS MAIORES NO INVERNO E PRIMAVERA, DO QUE NO VERÃO).

OU SEJA, TIRANDO EVENTOS BEM ISOLADOS, GERALMENTE O VERÃO É MAIS FRESCO NA TARDE QUE O INVERNO, O QUE NÃO SE VERIFICA NOS DEMAIS CLIMAS QUE MENCIONAREI ABAIXO.

 

O INTERIOR DE SP SERIA O QUE CHAMO DE TROPICAL PARCIALMENTE CONCAVO. POIS ATÉ AGOSTO OBSERVA UMA CURVATURA CONVEXA, QUANTO A MÁXIMA MÉDIA, DISPARANDO EM SETEMBRO E OUTUBRO, E VOLTANDO PARA A LINHA DOS 30°C EM NOVEMBRO.

 

JÁ O TROPICAL COM LINHA CONVEXA, TROPICAL RAIZ, HOJE ESTÁ DIFICIL OBSERVAR. MAS, GERALMENTE SUL DE SP, NORDESTE PR...

Edited by Maicon
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 07/12/2022 em 19:38, Renan disse:

 

BH sendo BH. Uma cidade que, no auge da estação chuvosa, comumente registra eventos extremos de chuva (>100mm em 24h), algo que raramente ocorre por aqui. É tão raro, que desde que instalei minha estação (aquela que você conheceu lá na minha chácara), meu maior acumulado em 24h é de 93,4mm no natal de 2013. Ou seja, nunca registrei três dígitos de chuva em 24 horas.

 

Por falar em chuva....hoje, um dia chuvoso nas minhas estações, e com temperaturas extremas bem amenas.

 

Juiz de Fora/Bandeirantes: Variação de 19,1C a 24,4C e 40,6mm

Ibitipoca: Variação de 17,1C a 20,8C e 50,6mm

 

Um dia predominantemente nublado, bastante chuvoso pela manhã e início da tarde, e no final da tarde houve aberturas de sol. Agora ainda está encoberto o tempo e venta um pouco. Previsão de calor para os próximos dias, com diminuição da chuva, mas na semana que vem a chuva já deve retornar com tudo.

É uma das capitais que teve recorde absoluto de chuva 24h mais recente (ocorreu em janeiro de 2020). 

 

São Paulo está com esse recorde cada vez mais ameaçado nos últimos anos. IAG em um dia de março de 2019 foi um exemplo: chegou bem perto. 

Edited by Darley
  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Falar o quê de BH? Entra ano, sai ano, é sempre a mesma coisa. Tanto nos extremos climáticos quanto nos danos e infelizmente fatalidades que acontecem. E pela forma como a cidade foi construída, sufocando todos seus rios e córregos, a tendência é de que isso nunca vai se resolver. 

 

De outubro a março, sempre que vamos cruzar a cidade em um dia chuvoso, estamos sujeitos a nunca mais voltarmos para casa. E pior ainda quando isso acontece em dias úteis com todo mundo saindo do trabalho, como hoje. 

 

Voltando ao monitoramento, depois dessas chuvaradas as temperaturas já vão disparar nos próximos dias e podemos passar dos 30°C. Essa época é muito extrema, ou é sol e muito calor ou muita chuva e temperaturas amenas. 

  • Like 10
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

 
 
 
 
 
W-D0HDBd_x96.jpg
 
Bom dia a todos! Céu claro. 13,0°C/Climaterra (7,3°C foi a mínima),geada/baixadas. 2021/2022 com geada em todos os meses! 141 dias de geada/2022. Desde abril de 2019 até hoje, só dez de 2020 não teve geada. Estações padronizadas (governo e particulares) Coutinho/ Piter Scheuer
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 07/12/2022 em 20:31, Leandro A M Leite disse:

Observando o mapa de temperaturas do INMET, que nos informa dados também do CIIAGRO,  percebi que o extremo norte paulista, a exceção da região de Franca, não teve neste ano uma tarde inteira com temperaturas tão baixas quanto Primavera em 1 de novembro, Franca apresentou valores semelhantes para os mesmos horários em 18 de maio, na faixa de 12 C/13 C, Pedregulho também apresentou valores semelhantes de tarde nesse dia, na faixa dos 12 C, pela imagem de satélite do Ventusky tinha sol, isso se deve ao fato dessas cidades serem muito altas,  enquanto Barretos, por exemplo, a tarde mais fria deste ano foi também 18 de maio com 17 C no CIIAGRO, INMET estava off-line, mas cidades nas margens do rio Grande, a exemplo de Igarapava,  sequer tiveram máximas  inferiores a 18 C na tarde desse dia que foi a mais fria deste ano por lá, se bem que Miguelópolis ficou abaixo de 18 C em valores instantâneos, pois o CIIAGRO só passa dados instantâneos para o INMET. 

"Recordar é Viver" kkk

  • Like 2
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 07/12/2022 em 19:38, Renan disse:

 

Por falar em chuva....hoje, um dia chuvoso nas minhas estações, e com temperaturas extremas bem amenas.

 

Juiz de Fora/Bandeirantes: Variação de 19,1C a 24,4C e 40,6mm

Ibitipoca: Variação de 17,1C a 20,8C e 50,6mm

 

Um dia predominantemente nublado, bastante chuvoso pela manhã e início da tarde, e no final da tarde houve aberturas de sol. Agora ainda está encoberto o tempo e venta um pouco. Previsão de calor para os próximos dias, com diminuição da chuva, mas na semana que vem a chuva já deve retornar com tudo.

Impressionante, @Renanaqui no alto deu sub-20 de máxima - extremos de ontem: 17,6˚C/ 19,9˚C. De raspão, mas foi ... rsrs.

A chuva também foi destaque: 48 mm. Desde outubro não chovia tanto em um só dia.

Também estou na expectativa de temperaturas mais altas nos próximos dias. Depois de quase 2 meses, teremos 30 graus por aqui? Há chance.

Mas depois pode chover e esfriar de novo, não é? Quem diria, em pleno dezembro, ainda olhando previsão de frio para cá...

 

Mínima desta madrugada: 15,8˚C

  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Manhã começando com sol e algumas nuvens em São Paulo.

 

As temperaturas, nas estações do CGE, estão variando mais devido ao ar mais seco.

Temos de 14/15 graus no extremo sul a 19/20 graus em áreas próximas ao centro da cidade. Outros locais registram 16-18 graus.

A umidade varia de 90 a 100% em grande parte delas. Um ou outro local está na casa dos 80%.

 

Os ventos sopram fraco de sul desde pelo menos o início dessa última madrugada, segundo dados do aeroporto de Congonhas.

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Como foi previsto, o dia amanheceu (06:30) com céu limpo e temperatura em 21 ºC aqui em Mongaguá, na região metropolitana da Baixada Santista, litoral de São Paulo.

 

A temperatura logo subiu, e eu já tinha 24,9 ºC às 07:50.

 

Agora (às 08:43), eu tenho 27 ºC e céu azul e 74% de Umidade Relativa do Ar.

  • Like 3
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 07/12/2022 em 19:38, Renan disse:

 

BH sendo BH. Uma cidade que, no auge da estação chuvosa, comumente registra eventos extremos de chuva (>100mm em 24h), algo que raramente ocorre por aqui. É tão raro, que desde que instalei minha estação (aquela que você conheceu lá na minha chácara), meu maior acumulado em 24h é de 93,4mm no natal de 2013. Ou seja, nunca registrei três dígitos de chuva em 24 horas.

 

 

Acredito que isso é natural - as médias de verão são mais altas em áreas próximas do centro de MG - mas também o 'fator metrópole' de intensificar as chuvas deve ajudar nesse sentido.

 

Sobre ontem, já são confirmadas 2 MORTES na região metropolitana por causa da tempestade: um desabamento e uma mulher foi arrastada. Eu passei por muitas inundações no caminho de volta pra casa, alguns intransitáveis, realmente pesado. Mas foi ao longo das horas que a gente teve a noção do que realmente aconteceu:

 

Essa cena me lembrou um pouco a tempestade de 28 de janeiro de 2020: os rios canalizados da cidade entraram em colapso 👇

 

 

 

Aqui, uma criança é arrastada 👇

 

 

 

 

Tudo isso no dia do aniversário de 125 anos da capital. Hoje o dia começou com céu encoberto, garoa e mínima de 18,5C. Felizmente, a previsão é de que o sol volte a aparecer mais tarde e amanhã, com chuvas mais isoladas:

 

1111111.thumb.jpg.461075b90d7e45026548fe92ce97ee9f.jpg

 

  • Like 3
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 07:13, sjmolive disse:

Impressionante, @Renanaqui no alto deu sub-20 de máxima - extremos de ontem: 17,6˚C/ 19,9˚C. De raspão, mas foi ... rsrs.

A chuva também foi destaque: 48 mm. Desde outubro não chovia tanto em um só dia.

Também estou na expectativa de temperaturas mais altas nos próximos dias. Depois de quase 2 meses, teremos 30 graus por aqui? Há chance.

Mas depois pode chover e esfriar de novo, não é? Quem diria, em pleno dezembro, ainda olhando previsão de frio para cá...

 

Mínima desta madrugada: 15,8˚C


Entre Domingo a Terça, acredito ser provável uma máxima de 30C no INMET e no Alphaville. O que tem feito o mês de Dezembro ficar abaixo da média até o momento é pelas máximas , pois as mínimas estão dentro do normal por aqui. Mas é bom a gente não se acostumar com esse padrão ameno, pois assim que o El Niño retornar, estou certo de que algumas bizarrices climáticas voltam a acontecer. 
 

Nas minhas estações tive 16,7C de mínima aqui no Bandeirantes e de 13C em Ibitipoca (friozinho gostoso). E para amanhã cedo eu espero mínimas ainda melhores devido ao ar mais seco . Mas o calor da tarde vai exigir ventiladores (na maior parte da cidade). 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 10:57, Renan disse:


Entre Domingo a Terça, acredito ser provável uma máxima de 30C no INMET e no Alphaville. O que tem feito o mês de Dezembro ficar abaixo da média até o momento é pelas máximas , pois as mínimas estão dentro do normal por aqui. Mas é bom a gente não se acostumar com esse padrão ameno, pois assim que o El Niño retornar, estou certo de que algumas bizarrices climáticas voltam a acontecer. 
 

Nas minhas estações tive 16,7C de mínima aqui no Bandeirantes e de 13C em Ibitipoca (friozinho gostoso). E para amanhã cedo eu espero mínimas ainda melhores devido ao ar mais seco . Mas o calor da tarde vai exigir ventiladores (na maior parte da cidade). 

A La niña poderia continuar por mais uns 3 anos, né? hahaha

  • Like 4
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 07/12/2022 em 21:19, Maicon disse:

 

Tinha um cavado sobre a região, que impediu o avanço do ar frio. Mas lá em maio, várias cidades tiveram máxima de 15°C, como JB. Lá no centro oeste paulista, Marília, numa estação em cima de um conteiner teve máxima de 10.0°C!

Depende muito de cada evento.

Ano passado mesmo, enquanto a campanha gaúcha tinha frio relativamente comum pra época, estas cidades que tu citou aí tinham mínimas que beliscaram em alguns pontos -2°C, -3°C.

Tudo depende do evento. Até Cuiabá pode ser mas gélida num evento que São Paulo.

 

OBS: SOBRE O EVENTO QUE VOCÊ MENCIONOU, PRIMAVERA DO LESTE SE SAIU MUITO BEM NA TARDE DIA 1, MAS NÃO CHEGOU A TER UMA MÁXIMA SUB-20. SENÃO VEJAMOS:

 

1823565317_Screenshot_20221208-080150_SamsungInternet.thumb.jpg.62ee07762d59c372cc8145cd5ca833fc.jpg

 

1667051585_Screenshot_20221208-080229_SamsungInternet.thumb.jpg.b040408cc9be304fa3fe6ab1342bdfdc.jpg

 

MAS INTERIOR PAULISTA, QUANDO VEM AQUELAS FRENTE FRIAS CONTINENTAIS TEM VALORES BEM LEGAIS. ANO PASSADO CHEGUEI A TER 8°C COM CHUVA NO FIM DA TARDE. 2013, NA HORA DO ALMOÇO, AQUI NO PLANALTO QUE FICA A CIDADE, CHEGOU A TER 7.5°C COM CHUVA. NESTA ÉPOCA INMET FUNCIONAVA. NO OUTRO DIA MÁXIMA DE 14°C, COM CÉU PARCIALMENTE NUBLADO. SENÃO VEJAMOS:

 

948910541_Screenshot_20221208-080637_SamsungInternet.thumb.jpg.df7f5ce66c7baf369b98a652e4a029c3.jpg

 

398013098_Screenshot_20221208-080710_SamsungInternet.thumb.jpg.acf1c69367e955fd404be2a937d45854.jpg

 

ESTES EVENTOS ISOLADOS DÃO UMA CERTA ENGANADA QUANTO AO CLIMA EM SI DE UMA REGIÃO. POR ISTO PRECISA ANALISAR O TODO.

 

EM RELAÇÃO ÀS MÁXIMAS, COSTUMO FAZER A SEGUINTE ANÁLISE:

 

NO CASO DE PRIMAVERA DO LESTE, TEMOS O CLIMA QUE CHAMO DE TROPICAL CONCAVO (MÁXIMAS MÉDIAS MAIORES NO INVERNO E PRIMAVERA, DO QUE NO VERÃO).

OU SEJA, TIRANDO EVENTOS BEM ISOLADOS, GERALMENTE O VERÃO É MAIS FRESCO NA TARDE QUE O INVERNO, O QUE NÃO SE VERIFICA NOS DEMAIS CLIMAS QUE MENCIONAREI ABAIXO.

 

O INTERIOR DE SP SERIA O QUE CHAMO DE TROPICAL PARCIALMENTE CONCAVO. POIS ATÉ AGOSTO OBSERVA UMA CURVATURA CONVEXA, QUANTO A MÁXIMA MÉDIA, DISPARANDO EM SETEMBRO E OUTUBRO, E VOLTANDO PARA A LINHA DOS 30°C EM NOVEMBRO.

 

JÁ O TROPICAL COM LINHA CONVEXA, TROPICAL RAIZ, HOJE ESTÁ DIFICIL OBSERVAR. MAS, GERALMENTE SUL DE SP, NORDESTE PR...

O cavado que impediu o avanço do ar frio no interior paulista foi em novembro? Eu odeio um pouco esse negócio de dia meteorológico seguir horário de Londres. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 2
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 11:02, BrunoSaoPauloCapital disse:

A La niña poderia continuar por mais uns 3 anos, né? hahaha


Seria maravilhoso, rsrsrs. Mas a regra climática é clara: A TSM do Pacífico Equatorial é cíclica , nunca fica estacionada muitos anos em um padrão só. A verdade é que há grandes chances do menino voltar , mas vamos torcer para que venha em intensidade leve porque, dessa forma, os eventos de onda de calor serão mais suportáveis e o inverno também não fica comprometido. Acredito que em 2023 o nosso clima permanecerá interessante, com um inverno bacana. 

  • Like 3
  • Thanks 2
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 10:09, Renan disse:


Seria maravilhoso, rsrsrs. Mas a regra climática é clara: A TSM do Pacífico Equatorial é cíclica , nunca fica estacionada muitos anos em um padrão só. A verdade é que há grandes chances do menino voltar , mas vamos torcer para que venha em intensidade leve porque, dessa forma, os eventos de onda de calor serão mais suportáveis e o inverno também não fica comprometido. Acredito que em 2023 o nosso clima permanecerá interessante, com um inverno bacana. 

Entre el niño e la niña, prefiro a la niña. El niño trás poucos benefícios, as chuvas no centro-norte da Argentina, Uruguai, sul do Brasil, MS, SP e RJ quase sempre vem em forma de tempestades violentas, encharcando de uma vez o solo e causando estragos pelas enchentes. Fora que vem aqueles bloqueios infinitos em julho e agosto, quando muito não mata o período frio. 

Só nos salvamos quando  a atmosfera está saindo da la niña para o el niño; daí a amosfera só começa a respoder ao aquecimento depois de julho, dando espaço pro frio aparecer em abril e se intensificar em maio e junho. Ou quando o atântico sul na costa sul-americana está abaixo da média, suavizando os efeitos do el niño. 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Tarde começando com tempo ensolarado em São Paulo, situação completamente diferente do que vinha sendo observado até ontem.

 

Na maioria das estações do CGE, temos 28/29 graus e umidade na casa dos 30/40%.

Devido a esse ar mais seco, a sensação de calor (na sombra) é até menor em relação aos dias anteriores quando as temperaturas alcançavam no máximo 25 graus. ue diferença que faz a umidade no ar! Uma situação bem curiosa!

 

Imagem do satélite visível mostra, até este momento, pouquíssimas nuvens sobre o estado de SP.

Locais como centro, sul e sudoeste paulista estão ausentes de nebulosidade.

  • Like 8
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 11:08, Leandro A M Leite disse:

O cavado que impediu o avanço do ar frio no interior paulista foi em novembro? Eu odeio um pouco esse negócio de dia meteorológico seguir horário de Londres. 

 

Sim. A de Maio foi excepcional pra todo o estado de SP. As máximas mais altas são por conta da total ausência de nuvens. E mesmo assim foram alguns dias sub-20.

Vale ainda lembrar que, as PWS, muitas tem problemas de aquecimento. Em especial pelo tipo de estação e abrigo usado. E estações próximas de alagados, rios enormes, sempre tem que ter muita cautela. Pois é incorreto medir temperatura ambiente ali. Há um imenso espelho de água, que você mal consegue ficar de olho aberto num dia ensolarado. Certo é ter uma distância boa, de uns 1000 metros, pelo menos...

 

OBS: sobre o horário UTC. Também não entendo isto. Imagina no lugar em que UTC vira as 7 da manha, os as 15hs. Serão minimas e máximas duplicadas. Sempre uso nos meus registros pessoais as 0hs.

Edited by Maicon
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 11:09, Renan disse:


Seria maravilhoso, rsrsrs. Mas a regra climática é clara: A TSM do Pacífico Equatorial é cíclica , nunca fica estacionada muitos anos em um padrão só. A verdade é que há grandes chances do menino voltar , mas vamos torcer para que venha em intensidade leve porque, dessa forma, os eventos de onda de calor serão mais suportáveis e o inverno também não fica comprometido. Acredito que em 2023 o nosso clima permanecerá interessante, com um inverno bacana. 

 

Não quero nem ver como será a próxima onda de calor no Brasil.

  • Like 3
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Grande aquecimento hoje em São Paulo.

 

Nas estações do CGE, 30-32 graus.

Umidade caiu ainda mais. Está na casa dos 30/40%.

 

O céu continua bem azul, cenário extremamente diferente em ralação aos dias anteriores.

 

A chucha menehell desceu da sua nave para nos fazer uma visita agora de tarde kkkkk

 

 

  • Like 8
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Em 07/12/2022 em 21:19, Maicon disse:

 

Tinha um cavado sobre a região, que impediu o avanço do ar frio. Mas lá em maio, várias cidades tiveram máxima de 15°C, como JB. Lá no centro oeste paulista, Marília, numa estação em cima de um conteiner teve máxima de 10.0°C!

Depende muito de cada evento.

Ano passado mesmo, enquanto a campanha gaúcha tinha frio relativamente comum pra época, estas cidades que tu citou aí tinham mínimas que beliscaram em alguns pontos -2°C, -3°C.

Tudo depende do evento. Até Cuiabá pode ser mas gélida num evento que São Paulo.

 

OBS: SOBRE O EVENTO QUE VOCÊ MENCIONOU, PRIMAVERA DO LESTE SE SAIU MUITO BEM NA TARDE DIA 1, MAS NÃO CHEGOU A TER UMA MÁXIMA SUB-20. SENÃO VEJAMOS:

 

1823565317_Screenshot_20221208-080150_SamsungInternet.thumb.jpg.62ee07762d59c372cc8145cd5ca833fc.jpg

 

1667051585_Screenshot_20221208-080229_SamsungInternet.thumb.jpg.b040408cc9be304fa3fe6ab1342bdfdc.jpg

 

MAS INTERIOR PAULISTA, QUANDO VEM AQUELAS FRENTE FRIAS CONTINENTAIS TEM VALORES BEM LEGAIS. ANO PASSADO CHEGUEI A TER 8°C COM CHUVA NO FIM DA TARDE. 2013, NA HORA DO ALMOÇO, AQUI NO PLANALTO QUE FICA A CIDADE, CHEGOU A TER 7.5°C COM CHUVA. NESTA ÉPOCA INMET FUNCIONAVA. NO OUTRO DIA MÁXIMA DE 14°C, COM CÉU PARCIALMENTE NUBLADO. SENÃO VEJAMOS:

 

948910541_Screenshot_20221208-080637_SamsungInternet.thumb.jpg.df7f5ce66c7baf369b98a652e4a029c3.jpg

 

398013098_Screenshot_20221208-080710_SamsungInternet.thumb.jpg.acf1c69367e955fd404be2a937d45854.jpg

 

ESTES EVENTOS ISOLADOS DÃO UMA CERTA ENGANADA QUANTO AO CLIMA EM SI DE UMA REGIÃO. POR ISTO PRECISA ANALISAR O TODO.

 

EM RELAÇÃO ÀS MÁXIMAS, COSTUMO FAZER A SEGUINTE ANÁLISE:

 

NO CASO DE PRIMAVERA DO LESTE, TEMOS O CLIMA QUE CHAMO DE TROPICAL CONCAVO (MÁXIMAS MÉDIAS MAIORES NO INVERNO E PRIMAVERA, DO QUE NO VERÃO).

OU SEJA, TIRANDO EVENTOS BEM ISOLADOS, GERALMENTE O VERÃO É MAIS FRESCO NA TARDE QUE O INVERNO, O QUE NÃO SE VERIFICA NOS DEMAIS CLIMAS QUE MENCIONAREI ABAIXO.

 

O INTERIOR DE SP SERIA O QUE CHAMO DE TROPICAL PARCIALMENTE CONCAVO. POIS ATÉ AGOSTO OBSERVA UMA CURVATURA CONVEXA, QUANTO A MÁXIMA MÉDIA, DISPARANDO EM SETEMBRO E OUTUBRO, E VOLTANDO PARA A LINHA DOS 30°C EM NOVEMBRO.

 

JÁ O TROPICAL COM LINHA CONVEXA, TROPICAL RAIZ, HOJE ESTÁ DIFICIL OBSERVAR. MAS, GERALMENTE SUL DE SP, NORDESTE PR...

Se bem que a média máxima de junho e julho em Cuiabá é menor que as de dezembro, janeiro e fevereiro. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 13:20, Maicon disse:

 

Sim. A de Maio foi excepcional pra todo o estado de SP. As máximas mais altas são por conta da total ausência de nuvens. E mesmo assim foram alguns dias sub-20.

Vale ainda lembrar que, as PWS, muitas tem problemas de aquecimento. Em especial pelo tipo de estação e abrigo usado. E estações próximas de alagados, rios enormes, sempre tem que ter muita cautela. Pois é incorreto medir temperatura ambiente ali. Há um imenso espelho de água, que você mal consegue ficar de olho aberto num dia ensolarado. Certo é ter uma distância boa, de uns 1000 metros, pelo menos...

 

OBS: sobre o horário UTC. Também não entendo isto. Imagina no lugar em que UTC vira as 7 da manha, os as 15hs. Serão minimas e máximas duplicadas. Sempre uso nos meus registros pessoais as 0hs.

No litoral paulista a onda de frio de maio foi fraca. 

  • Like 2
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 13:20, Maicon disse:

 

Sim. A de Maio foi excepcional pra todo o estado de SP. As máximas mais altas são por conta da total ausência de nuvens. E mesmo assim foram alguns dias sub-20.

Vale ainda lembrar que, as PWS, muitas tem problemas de aquecimento. Em especial pelo tipo de estação e abrigo usado. E estações próximas de alagados, rios enormes, sempre tem que ter muita cautela. Pois é incorreto medir temperatura ambiente ali. Há um imenso espelho de água, que você mal consegue ficar de olho aberto num dia ensolarado. Certo é ter uma distância boa, de uns 1000 metros, pelo menos...

 

OBS: sobre o horário UTC. Também não entendo isto. Imagina no lugar em que UTC vira as 7 da manha, os as 15hs. Serão minimas e máximas duplicadas. Sempre uso nos meus registros pessoais as 0hs.

CIIAGRO é PWS?

  • Like 2
  • Confused 1
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 13:20, Maicon disse:

 

Sim. A de Maio foi excepcional pra todo o estado de SP. As máximas mais altas são por conta da total ausência de nuvens. E mesmo assim foram alguns dias sub-20.

Vale ainda lembrar que, as PWS, muitas tem problemas de aquecimento. Em especial pelo tipo de estação e abrigo usado. E estações próximas de alagados, rios enormes, sempre tem que ter muita cautela. Pois é incorreto medir temperatura ambiente ali. Há um imenso espelho de água, que você mal consegue ficar de olho aberto num dia ensolarado. Certo é ter uma distância boa, de uns 1000 metros, pelo menos...

 

OBS: sobre o horário UTC. Também não entendo isto. Imagina no lugar em que UTC vira as 7 da manha, os as 15hs. Serão minimas e máximas duplicadas. Sempre uso nos meus registros pessoais as 0hs.

Não existe lugar que é 15 horas à frente de Londres, o máximo é 12 horas, daí chega na linha internacional de mudança de data. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 16:44, Leandro A M Leite disse:

CIIAGRO é PWS?

 

PWS = Personal Weather Station.

São as estações particulares, como aquelas pertencentes a vários participantes aqui do BAZ.

 

No caso do CIIAGRO, são estações automáticas tipo INMET... só que de outra marca... que não me lembro agora.

Até pouco tempo atrás, o CIIAGRO ainda tinha estações convencionais.

Atualmente, não sei se ainda as tem.

 

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 16:42, Leandro A M Leite disse:

Se bem que a média máxima de junho e julho em Cuiabá é menor que as de dezembro, janeiro e fevereiro. 

 

É só uma ilustração. Se você botar Cuiabá na tabela vai dar uma linha quase reta nas médias de verão e inverno. Você não vê uma variação convexa no gráfico. É tipo uma linha reta, que sobe em agosto, setembro, outubro e volta a cair e novembro, dezembro.

 

Veja as médias. Quase não se alteram. Isto considerando os históricos remotos. Imagina a média atual...

 

781293010_Screenshot_20221208-173830_SamsungInternet.thumb.jpg.358698bd8f103d257e7ba34370bb5a03.jpg

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 16:03, Daniel85 disse:

Grande aquecimento hoje em São Paulo.

 

Nas estações do CGE, 30-32 graus.

Umidade caiu ainda mais. Está na casa dos 30/40%.

 

O céu continua bem azul, cenário extremamente diferente em ralação aos dias anteriores.

 

Aliás, Sampa está tendo céu limpo na maior parte do dia de hoje, fato já incomum para esta época.

Afinal, já estamos em pleno dezembro.

 

Nas estações oficiais,

Mirante: 17,2°C / 31,4°C

Interlagos: 15,7°C / 27,9°C

IAG: 15,3°C / 30,4°C

 

Abaixo, fotos tiradas aqui na zona norte por volta de 15 h.

 

Sampa08122022a.jpg

 

Sampa08122022b.jpg

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 9
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 08/12/2022 em 17:32, Maicon disse:

 

É só uma ilustração. Se você botar Cuiabá na tabela vai dar uma linha quase reta nas médias de verão e inverno. Você não vê uma variação convexa no gráfico. É tipo uma linha reta, que sobe em agosto, setembro, outubro e volta a cair e novembro, dezembro.

 

Veja as médias. Quase não se alteram. Isto considerando os históricos remotos. Imagina a média atual...

 

781293010_Screenshot_20221208-173830_SamsungInternet.thumb.jpg.358698bd8f103d257e7ba34370bb5a03.jpg

Com isso, em eventos de frio continentais muito intensos, Cuiabá consegue ter um grande desvio negativo com relação à média máxima, de -20 C, quando dá por exemplo 12 C de tarde, uma anomalia negativa dessas em Curitiba provocaria 0 C ou menos de máxima, Porto Alegre teria máxima de - 1 C e São Paulo máxima de 2 C, tal anomalia em Londres e Paris pode ter ocorrido na PEG, que teriam -12 C e -13 C de máxima respectivamente em janeiro, a maior anomalia negativa em Cuiabá foi na tarde de 25 de agosto de 1984 com -24 C, pois fazia 10 C, na tarde de 28 de junho de 1996 foi a - 22 C, pois estava levemente sub-10, sem dúvidas Cuiabá consegue registrar uma das maiores anomalias negativas do mundo, mas o Meio Oeste dos EUA parece que consegue registrar anomalias negativas maiores em ondas de frio muito intensas. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

O Meio Oeste americano supera Cuiabá em desvios negativos com relação à média máxima, Dallas teve máxima de -10 C/-11 C em 15 de fevereiro do ano passado, o que dá uma anomalia de -26 C/-27 C com relação à média máxima de 16 C. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured, unpinned and locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.