Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em agosto: pode nevar de quarta pra quinta ????


Recommended Posts

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SAB 20 AGO 2005 - 04:30

 

FIM DE SEMANA TERÁ CHUVA FORTE, TEMPORAIS E VENTO FORTE

 

Final de semana será marcado pela instabilidade. Parte do centro, o sul e oeste devem ter chuva forte e temporais localizados. Vento pode soprar muito forte nas praias

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta sobre condições de muita instabilidade atmosférica no Rio Grande do Sul neste final de semana e no começo da próxima semana.

 

Hoje (sábado) o dia será marcado pela alternância de sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade e céu encoberto sobre a maioria das cidades do Rio Grande do Sul. Da tarde para a noite deve chover com chance de trovoadas no norte e oeste do estado.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta para condições favoráveis à ocorrência de chuva forte e temporais localizados no sul, oeste e centro do estado no decorrer deste domingo. A instabilidade já deve começar a afetar o oeste gaúcho no final deste sábado e tomará conta de todo o Rio Grande do Sul no domingo. No sul, centro e oeste do estad, além da chuva que pode ser forte, há risco de ocasional queda de granizo e rajadas de vento forte. A Climatologia Urbana destaca que o alerta é especialmente válido para o sudoeste, particularmente a região de Uruguaiana, Quaraí, Itaqui e Alegrete. Nesta área os volumes de chuva acumulados entre a noite de hoje e a manhã de segunda-feira podem ficar entre 50 e 100 milímetros, sem mencionar o risco de temporais localizados devido aos elevados índices de instabilidade sinalizados para a zona.

 

O tempo deve ser instável também nas demais regiões do estado neste domingo, mas com volumes de chuva menos expressivos, inferiores a 10/20 milímetros na esmagadora maioria dos locais.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta também para a possibilidade de fortes a ocasionalmente intensas rajadas de vento, com velocidade entre 70 e 90 km/h, no litoral gaúcho no decorrer deste domingo em decorrência de um sistema de baixa pressão que vai se intensificar junto ao litoral uruguaio. Adverte-se que o vento vai ser mais forte no litoral sul, sobretudo entre as cidades do Rio Grande e o Chuí, o que pode prejudicar as atividades do Super Porto e deixar o mar muito agotado em toda a extensão costeira do território gaúcho. Nesta região do litoral sul as rajadas podem alcançar de 70 a 90 km/h. Já no litoral norte o vento deve soprar com velocidade entre 50 e 80 km/h com ocasionais rajadas mais fortes. Ainda no domingo o vento pode soprar forte também ao longo da metade leste gaúcha, incluindo cidades como Pelotas, Camaquã e Porto Alegre com rajadas de 40 a 70 km/h em alguns momentos.

 

A instabilidade permanece sobre o estado durante parte da próxima semana e alerta-se que pode continuar chovendo forte ainda na segunda-feira em alguns pontos do estado, mantendo-se ademais a possibilidade de tempo severo com temporais localizados. Ainda na segunda-feira, o sol aparece em algumas cidade gaúchas e a temperatura se eleva com a chegada de ar quente.

 

Durante a terça-feira a instabilidade estará mais concentrada sobre o Uruguai. Com isso, haverá o ingresso de muito ar quente a partir do norte e o dia vai começar com menos nuvens em praticamente todo o estado. Com o sol e a advecção de ar muito quente de norte, a Climatologia Urbana prevê uma terça-feira de muito calor com máximas acima de 30 graus em diversas cidades, especialmente da metade norte. Alerta-se que o vento que vai estar soprando de norte ao longo da terça-feira vai ser forte em grande parte do estado, sobretudo no Oeste, Missões, Planalto Médio e Região Central. A Climatologia de São Leopoldo ressalta que nas áreas de Santo Ângelo e Santa Maria, em especial, as rajadas de vento seco e quente de norte podem variar de 70 a 90 km/h na terça-feira. Santa Maria, aliás, deve voltar a amanhecer com temperatura muito alta na terça-feira com marcas possovelmente acima de 25 graus já às seis, sete horas da manhã. O vento será resultado de uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera e o cenário pré-frontal (que antecede uma frente fria).

 

Da tarde para a noite na terça-feira o tempo se instabiliza com chuva forte, trovoadas e possibilidade de temporal no sul e sudoeste gaúcho enquanto nas demais regiões o tempo vai permanecer seco e quente.

 

Entre a noite de terça e a manhã de quarta-feira o tempo muda em praticamente todo o estado com a frente fria que estará antecedendo uma massa de ar frio, que não será de forte intensidade, mas que vai trazer as temperaturas baixas de volta ao estado.

 

A frente fria será responsável opor provocar chuva e trovoadas na maioria das regiões gaúchas quarta-feira, especialmente na primeira metade do dia, mas o tempo deve ir melhorando no decorrer do período a partir do sul do estado com o ingresso do ar frio e seco e as fortes rajadas de vento sul/sudoeste. Com efeito, a Rede de Estações de Climatologia Urbana monitora atentamente a possibilidade de formação de um profundo ciclone extratropical entre os litorais do Rio Grande do Sul e do Uruguai entre terça e quarta. De momento, não podem ser descartadas rajadas de vento de 80 a 110 km/h no litoral gaúcho, particularmente no litoral sul, na próxima quarta-feira.

 

Pode voltar a chover forte no Rio Grande do Sul entre os dias 28 e 30 de agosto por ocasião da passagem de uma nova frente fria, o que é um dado positivo se considerado o déficit hídrico atual e a situação que se agrava rapidamente no sul, sudoeste e leste gaúcho. Esta instabilidade do final do mês estará antecedendo uma nova erupção polar no Conesul.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê que uma massa de ar frio deve definir o tempo no Rio Grande do Sul na primeira semana de setembro. Conforme a análise dos meteorologistas da Climatologia Urbana, esta massa de ar frio do início de setembro pode ser muito mais forte do que a prevista para esta próxima semana. Destacamos que fortes ondas de frio em setembro são absolutamente frequentes. Em 1 de setembro de 2002, por exemplo, uma intensa massa de ar polar trouxe neve granular para a Grande Porto Alegre e neve com acumulação para as Serras Gaúchas e Catarinense.

 

Responsável técnico: Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 759
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Curitbanos e interessados:

Misturei as previsoes do Global 100x100 km e do Ensemble. o resultado menos pior que aparece, em termos de frio, é de 8,5 a 19,0 pra 31 deste mes... Pro inicio de setembro, o quadro é menos desanimador, mas ainda nao tive tempo de olhar os modelos.

 

beleza, lucci!

 

bom, este friozinho é melhor que nada... :idea:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Por aqui os ventos estão calmos e, às 13 horas, a maior velocidade ocorreu em Cascavel com 10,8 m/s. Tranquilo esse início de tarde...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Realmente! Calmo, quente e seco!! hehehehe

26,7°C com 37% agora em Pato, algumas nuvens, névoa seca bem feia!!

Vento fraco com rajadas, é esperar a virada!

Abraços

Link to comment
Share on other sites

quatro_estacoes_1.jpg

 

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

DOM 21 AGO 2005 - 02:30

 

PREPARE-SE PARA UMA SEMANA MALUCA NO TEMPO

 

Próximos dias reservam as mais variadas condições meteorológicas para o Rio Grande do Sul. Mudanças no tempo surpreenderão os gaúchos menos avisados.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbanba de São Leopoldo prevê uma semana marcada por uma sequência de bruscas mudanças nas condições do tempo. Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, os gaúchos vão experimentar as quatro estações em poucos dias. A semana que começará quente vai ter frio e terminará novamente com calor. A semana que começa com chuva depois terá sol e novamente terminará com chuva. Além disso, há previsão de vento forte, granizo, ciclone em alto mar e talvez até geada.

 

"O tempo não enloqueceu, mas para as pessoas a aparência do clima nesta semana será de maluquice. Vamos ter muitas mudanças e rápidas em pouco tempo", comenta o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo.

 

A Climatologia Urbana de São Leopoldo mantém o alerta sobre condições favoráveis à ocorrência de chuva forte e temporais localizados em grande parte do estado no decorrer deste domingo. No sul, centro e oeste do estado, além da chuva que pode ser forte, há risco de ocasional queda de granizo e rajadas de vento forte. Hoje o dia vai ser de céu encoberto, chuva e trovoadas em todas as regiões. Há ainda a possibilidade de vento forte ao longo do litoral neste domingo com rajadas de 70 a 90 km/h, sobretudo entre as cidades do Rio Grande e o Chuí, o que pode prejudicar as atividades do Super Porto e deixar o mar muito agitado em toda a extensão costeira do território gaúcho.

 

Durante a segunda-feira o tempo começa a melhorar em praticamente todo o estado com o avanço de ar muito quente de norte que empurra a instabilidade em direção ao Uruguai. O dia começa com muitas nuvens, mas o sol aparece ao longo do período e eleva fortemente a temperatura. A sensação será de abafamento e as máximas à tarde se aproximam dos 30 graus na maioria das cidades gaúchas. No sul, particularmente ao longo da fronteira com o Uruguai, ainda pode chover na segunda-feira.

 

A terça-feira será um dos dias mais agitados da semana em fenômenos meteorológicos. Para terça a Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê a entrada de uma grande quantidade de ar quente a partir do norte, o que é comum horas antes do avanço de uma frente fria (situação pré-frontal). Com isso, o dia vai começar com sol e calor já de manhã em grande parte do Rio Grande do Sul. Devido ao sol e à movimentação do ar quente, a terça-feira será de muito calor com máximas acima de 30 graus em diversas cidades, especialmente do centro e do norte gaúcho. A Climatologia Urbana alerta também para o vento que vai estar soprando de norte ao longo da terça-feira com forte intensidade, sobretudo no Oeste, Missões, Planalto Médio e Região Central. O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall chama a atenção para a cidade de Santa Maria:

 

"Nas áreas de Santo Ângelo e Santa Maria as rajadas de vento seco e quente de norte podem variar de 70 a 90 km/h na terça. Santa Maria deve voltar a amanhecer com temperatura muito alta na terlça-feira com marcas possovelmente acima de 25 graus já às seis, sete horas da manhã", prevê Nachtigall.

 

O meteorologista da Climatologia Urbana explica que o vento será resultado de uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera e o cenário pré-frontal (que antecede uma frente fria).

 

Até o final da tarde da terça-feira o tempo se instabiliza com chuva forte, trovoadas e possibilidade de temporal em praticamente toda a metade sul do estado, enquanto que nas demais regiões, incluindo a Grande Porto Alegre, a virada do tempo ocorrerá à noite e na madrugada da quarta-feira. Antes da chuva, o centro e o norte do estado, como destacado, vão ter sol, nuvens e muito calor com aumento da nebulosidade ao longo do dia.

 

A virada no tempo de terça para quarta será decorrente de uma frente fria que estará antecedendo uma massa de ar frio frio. Esta massa de ar polar vai trazer de volta as temperaturas baixas para o Rio Grande do Sul, mas o frio não será intenso.

 

A quarta-feira começa com tempo instável com chuva e trovoadas na metade norte do estado, mas no sul gaúcho o tempo já começa a melhorar com o ingresso do ar seco e frio. Ao longo da quarta-feira, a área de tempo bom avança para o norte e o tempo firma nas demais regiões com o retorno do sol entre as nuvens. A temperatura estará muito mais baixa que na véspera e o vento deve aumentar a sensação de frio. O sul gaúcho deve esperar uma tarde fria com máximas em alguns pontos de apenas 13 graus enquanto no restante do estado as máximas devem variar de 14 a 17 graus. Aliás, a Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que o grande contraste de temperatura entre as massa de ar e a presença de um sistema de baixa pressão em alto mar devem favorecer fortes rajadas de vento na quarta-feira quando do ingresso do ar mais frio. As rajadas podem ultrapassar os 60 km/h na Grande Porto Alegre e chegar aos 80 km/h na faixa litorânea.

 

A quinta-feira será marcada pelo amanhecer frio em todo o estado após uma sequência de dias com temperatura alta. As mínimas quinta de manhã podem oscilar entre 3 e 5 graus em cidades com Bagé e Santana do Livramento e de 6 a 8 graus na Grande Porto Alegre. Não se descarta a ocorrência de geada fraca ao longo da fronteira com o Uruguai e na Campanha. O sol aparece acompanhado de poucas nuvens quinta e a tarde será amena com máximas de 16 a 19 graus.

 

A sexta-feira ainda terá temperatura baixa no sul do estado com mínimas de até cinco graus. No restante do estado, em direção ao norte, as mínimas já serão mais elevadas com um novo avanço do ar mais quente do norte. O sol aparece em todo o estado, a temperatura volta a se eleva e a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, podendo chover da tarde para a noite no norte do estado.

 

No próximo sábado o tempo volta a ser influenciado pelo ar quente e úmido de origem tropical, o que resultará em temperaturas muito mais altas já de manhã em todas as regiões. Deve chover, principalmente do centro em direção ao oeste e norte do estado.

 

Em síntese:

 

DOMINGO ( 21/08 )

 

- Chuva e trovoadas em todas as regiões.

 

- Possibilidade de temporais localizados, especialmente no sul, oeste e centro do estado.

 

- Pode ventar forte na faixa leste, especialmente no litoral sul.

 

SEGUNDA-FEIRA ( 22/08 )

 

- Ar quente afasta a instabilidade para o sul e o sol volta a aparecer na maioria das regiões.

 

- A temperatura sobe rapidamente e a tarde será quente e abafada.

 

- No sul gaúcho ainda há chance de chuva, especialmente no começo do dia.

 

TERÇA-FEIRA ( 23/08 )

 

- Frente fria de manhã sol o Uruguai e ingresso de grande quantidade de ar quente sobre o Rio Grande do Sul, determinando um amanhecer com temperatura muito alta em todas as regiões. Santa Maria pode amanhecer com marcas acima de 25 graus.

 

- Vento norte seco e quente em todas as regiões. Rajadas mais fortes esperadas para o Oeste, Missões, Planalto Médio e Região Central. Possibilidade de rajadas de até 90 km/h nas áreas de Santo Ângelo e Santa Maria.

 

- Chuva, trovoadas e chance de temporais até o fim da tarde de terça do centro para o sul do estado. À noite instabilidade toma conta da metade norte ainda com chance de chuva forte, mas chance menor de tormentas.

 

- Forte calor ao longo da terça-feira com máximas acima de 30 graus, especialmente na metade norte gaúcha.

 

QUARTA-FEIRA ( 24/08 )

 

- Ingresso de massa de ar frio. Mesmo a tarde será fria no sul gaúcho enquanto nas demais regiões as marcas serão amenas.

 

- Fortes rajadas de vento, especialmente no sul e leste do estado, acompanhando o ingresso do ar polar.

 

- Dia começa com chuva na metade norte e o sol já aparece de manhã no sul gaúcho. Até o final do dia o tempo firma em todas as regiões.

 

QUINTA-FEIRA ( 25/08 )

 

- Amanhecer frio em todas as regiões. Temperaturas mais baixas esperadas para a fronteira com o Uruguai, onde pode gear e fazer entre 3 e 5 graus ao amanhecer.

 

- Sol e nuvens ao longo do dia com tarde muito agradável.

 

SEXTA-FEIRA ( 26/08 )

 

- Amanhecer ainda frio no sul do estado. Marcas mais amenas no começo da manhã nas demais regiões. Temperatura mais alta à tarde com retorno do ar quente pelo noroeste.

 

- Mistura de sol e nuvens com aumento de nebulosidade no decorrer do dia, especialmente no centro e norte. Chance de chuva até o final do período na metade norte.

 

SÁBADO ( 27/08 )

 

- Temperaturas mais altas em todas as regiões.

 

- Muitas nuvens com períodos de chuva na metade norte do estado.

 

TENDÊNCIA ( 28/08 A 05/08 )

 

Pode voltar a chover forte no Rio Grande do Sul entre os dias 28 e 30 de agosto por ocasião da passagem de uma nova frente fria, o que é um dado positivo se considerado o déficit hídrico atual e a situação que se agrava rapidamente no sul, sudoeste e leste gaúcho. Esta instabilidade do final do mês estará antecedendo uma nova erupção polar no Conesul.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê que uma massa de ar frio deve definir o tempo no Rio Grande do Sul na primeira semana de setembro. Conforme a análise dos meteorologistas da Climatologia Urbana, esta massa de ar frio do início de setembro pode ser muito mais forte do que a prevista para esta próxima semana. Destacamos que fortes ondas de frio em setembro são absolutamente frequentes. Em 1 de setembro de 2002, por exemplo, uma intensa massa de ar polar trouxe neve granular para a Grande Porto Alegre e neve com acumulação para as Serras Gaúchas e Catarinense.

 

Responsável técnico: Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

Vocês vão rir, mas por um modelo tem como dar chance de neve para a Serra Gaúcha na quarta-feira à noite. Mas é tão pouco provável, apesar de não impossível, que nem vamos divulgar. Só nas internas aqui pra vcs do BAZ.

 

Aproveitando a semaninha "calma" eu volto à modelagem.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

Ainda bem que a semana foi tranqüila, já que estou um pouco afastado do BAZ preparando-se para o mestrado. Enfim, minha cabeça está em outro plano. :rolleyes:

Mas vale a ressalva das trovoadas que tivemos por aqui nessa noite. às 3:30 começou a pingar aqui em POA e eu voltando para casa de carro só via os enorme clarões que iluminavam a cidade. Só quando cheguei em casa é que pude ouvir os estouros das trovodas. E dá-lhe chuva! Tivemos pancadas bem fortes!!

Pelo visto vamos repetir as mínimas elevadas, especialmente na noite de 2ª para 3ª-feira. Esse agosto está me lembrando o de 1997, quando tínhamos uma ou outra mínima abaixo dos 10° isolada e uma máxima de 15°, logo depois aquecendo. Esse nosso "dia feliz" será a 5ª-feira. O CPTEC dá de 8° a 18°, quase exatamente o mesmo que a Climatologia. Esse é o nosso inverno.

Link to comment
Share on other sites

Dêem uma olhada no ETA. As mínimas podem ser bastante interessantes quinta de manhã no Rio Grande do Sul. Quarta e quinta devem puxara média bem pra baixo no Rio Grande do Sul.

 

Na quinta de manhã temperatura de -3 C a 925hpa (893 m) numa linha que passa pelo centro do RS. E na sexta, mais frio ainda, chegando a -6C na fronteira oeste. -9C no norte da Argentina e parte do Paraguai. :o:o:o

Qual a confiabilidade desta saída?

Link to comment
Share on other sites

quatro_estacoes_1.jpg

 

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

DOM 21 AGO 2005 - 02:30

 

PREPARE-SE PARA UMA SEMANA MALUCA NO TEMPO

 

Próximos dias reservam as mais variadas condições meteorológicas para o Rio Grande do Sul. Mudanças no tempo surpreenderão os gaúchos menos avisados.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbanba de São Leopoldo prevê uma semana marcada por uma sequência de bruscas mudanças nas condições do tempo. Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, os gaúchos vão experimentar as quatro estações em poucos dias. A semana que começará quente vai ter frio e terminará novamente com calor. A semana que começa com chuva depois terá sol e novamente terminará com chuva. Além disso, há previsão de vento forte, granizo, ciclone em alto mar e talvez até geada.

 

(segue)

 

 

A audiência está grande !!!

 

Site da Climatempo:

 

Semana agitada no RS

 

O domingo foi de chuva em grande parte do Rio Grande do Sul, inclusive com chuva forte e ventos mais intensos em alguns pontos. Esta mudança de tempo ocorreu por causa da formação de áreas de instabilidade, mas isso foi só o começo... Ao longo desta semana, as instabilidades se organizam como uma nova frente fria que avança rapidamente pelo Estado a partir da terça. Até a próxima quarta há risco de novos temporais e um ciclone extratropical deixa o mar agitado e provoca ventos fortes, já na terça-feira. Depois tudo muda de novo! Na quinta o ciclone se afasta para o mar, mas ainda mantém o céu encoberto no leste gaúcho, mas no interior do Estado a temperatura despenca, faz frio e ocorre geada ao amanhecer!

[/u]

 

Diga-se uma coisa. Temos muita simpatia, excelente relação e gostamos do trabalho da Climatempo. Dá de dez na concorrente dela paulista em qualidade de informação.

Link to comment
Share on other sites

Dêem uma olhada no ETA. As mínimas podem ser bastante interessantes quinta de manhã no Rio Grande do Sul. Quarta e quinta devem puxara média bem pra baixo no Rio Grande do Sul.

 

Na quinta de manhã temperatura de -3 C a 925hpa (893 m) numa linha que passa pelo centro do RS. E na sexta, mais frio ainda, chegando a -6C na fronteira oeste. -9C no norte da Argentina e parte do Paraguai. :o:o:o

Qual a confiabilidade desta saída?

 

Se estiver certo, faz no mínimo -2ºC em São Francisco de Paula e adjacentes :shock:

Link to comment
Share on other sites

Gente, não é temperatura mas orvalho. Segundo, é em 925 hPa. E terceiro, não vai estar tão baixo assim o orvalho !!! Mínimas no sul do estado de 3 a 5 na fronteira com o Uruguai. Grande POA de 6 a 8 e Serra/Aparados de -1/0 a 2.

 

E sabe aquele modelo que comentamos ontem que dava uma chance ridícula de neve para a Serra. Aumentou a chance e vamos à público !!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SEG 22 AGO 2005 - 02:00

 

PODE NEVAR NESTA SEMANA ?

 

Numa semana marcada pelas mais variadas condições meteorológicas até a possibilidade de neve começa a ser considerada

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo vem alertando: os gaúchos vão ter uma semana "maluca". Afinal, a previsão é de calor, frio, chuva, vento, ciclone extratropical, granizo, geada e agora talvez até neve.

 

O que parecia impossível até poucas horas ou dias, agora não parece mais. Tecnicamente, não se pode descartar a possibilidade de neve nas partes mais altas do Rio Grande do Sul entre a noite de quarta e a manhã de quinta.

 

A maioria dos modelos utilizados pela Climatologia Urbana de São Leopoldo não indica uma possibilidade real de neve, mas chama a atenção um modelo numérico computadorizado em particular que vem apresentando excelente índice de acerto neste inverno que sinaliza uma chance pequena a média do fenômeno na noite de quarta para quinta.

 

Veja no site da DCE-RS a projeção de temperatura do modelo ao nível de 850 hPa (1.500 metros de altitude) para a madrugada de quinta-feira. Note como a linha de zero avança sobre a Serra.

 

Veja no site da DCE-RS a projeção de precipitação. Atente para a precipitação indicada para a madrugada de quinta nas áreas mais altas do Rio Grande do Sul.

 

Por ora, consideramos a possibilidade de queda de neve e/ou gelo na Serra Gaúcha entre a noite de quarta e a manhã de quinta por demais reduzida, mas tecnicamente é não possível descartar a ocorrência. Será interessante observar o que os próximos dados vão indicar.

 

Fique atento !

 

Responsável técnico: Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

quatro_estacoes_1.jpg

 

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

SEG 22 AGO 2005 - 00:30

 

SEMANA QUE VAI TER AS MAIS DIVERSAS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS COMEÇA INSTÁVEL

 

Próximos dias reservam as mais variadas condições meteorológicas para o Rio Grande do Sul. Mudanças no tempo surpreenderão os gaúchos menos avisados. Domingo teve chuva forte no estado e hoje a instabilidade prossegue em muitas regiões

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbanba de São Leopoldo mantém a previsão de uma semana marcada por uma sequência de bruscas mudanças nas condições do tempo. Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, os gaúchos vão experimentar as quatro estações até sexta-feira. A semana que começa quente vai ter frio e terminará novamente com calor. A semana que começou com chuva, terá sol em muitas cidades amanhã, novamente chuva, o retorno do sol e a volta da chuva. Além disso, há previsão de vento forte, granizo, ciclone em alto mar e até geada.

 

Tudo isso em cinco dias ! Afinal, o tempo enlouqueceu ?

 

"O tempo não enloqueceu, mas para as pessoas a aparência do clima nesta semana será de maluquice. Vamos ter muitas mudanças e rápidas em pouco tempo", explica o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo.

 

A semana começou com chuva em quase todo o estado no domingo. Em alguns pontos da metade oeste, o volume pluviométrico acumulado ultrapassou os 50 milímetros. No litoral sul, as rajadas de vento atingiram 75 km/h.

 

A instabilidade prossegue hoje. Durante esta segunda-feira o céu vai apresentar muitas nuvens em todo o estado. Ainda chove, especialmente do centro para o sul gaúcho. O avanço de ar muito quente de norte empurra a instabilidade em direção ao Uruguai até o final do dia e da tarde para a noite a nebulosidade começa a diminuir a partir do norte, podendo o sol até aparecer nas cidades mais próximas da divisa com Santa Catarina.

 

Amanhã (terça-feira) será o dia mais agitado da semana em fenômenos meteorológicos. Para esta terça a Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê a entrada de uma grande quantidade de ar quente a partir do norte, o que é comum horas antes do avanço de uma frente fria (situação pré-frontal). Com isso, o dia deve começar com sol e calor já de manhã em grande parte da metade norte do Rio Grande do Sul. Devido ao sol e à movimentação do ar quente conduzido por uma corrente de jato em baixos níveis, a terça-feira será de muito calor com máximas de 30 graus ou mais em diversas cidades do centro e do norte gaúcho. A Climatologia Urbana alerta também para o vento que vai estar soprando de norte ao longo da terça-feira com forte intensidade na maioria das regiões. O meteorologista Luiz Fernando Nachtigall chama a atenção para a cidade de Santa Maria:

 

"Nas áreas de Santo Ângelo e Santa Maria as rajadas de vento seco e quente de norte podem variar de 70 a 100 km/h na madrugada e manhã de terça. Santa Maria deve voltar a amanhecer com temperatura muito alta na terça-feira com marcas possivelmente de 25 a 27 graus já às seis, sete horas da manhã", prevê Nachtigall.

 

O meteorologista da Climatologia Urbana explica que o vento será resultado de uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera e do cenário pré-frontal (que antecede uma frente fria).

 

Até o final da tarde e/ou começo da noite da terça-feira o tempo se instabiliza com chuva forte, trovoadas e possibilidade de temporal (risco de vento forte a muito forte e queda de granizo) em praticamente toda a metade sul do estado, enquanto que nas demais regiões, incluindo a Grande Porto Alegre, a virada do tempo ocorrerá mais para a noite de terça e a madrugada da quarta-feira. Antes da chuva, o centro e o norte do estado, como destacado, vão ter sol, nuvens e muito calor com aumento da nebulosidade ao longo do período.

 

A virada no tempo de terça para quarta será decorrente de uma frente fria que estará antecedendo uma massa de ar frio frio. Esta massa de ar polar vai trazer de volta as temperaturas baixas para o Rio Grande do Sul.

 

A quarta-feira começa com tempo instável com chuva e trovoadas na metade norte do estado, mas no sul gaúcho o tempo já começa a melhorar com o ingresso do ar seco e frio. Ao longo da quarta-feira, a área de tempo bom avança para o norte e o tempo firma nas demais regiões com o retorno do sol entre as nuvens. A temperatura estará muito mais baixa que na véspera e o vento deve aumentar a sensação de frio. O sul gaúcho deve esperar uma tarde fria com máximas em alguns pontos de apenas 13/15 graus enquanto no restante do estado as máximas devem variar de 15 a 17 graus. Aliás, a Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta que o grande contraste de temperatura entre as massa de ar e a presença de um sistema de baixa pressão em alto mar devem favorecer fortes rajadas de vento na quarta-feira quando do ingresso do ar mais frio. As rajadas podem ultrapassar os 60 km/h na Grande Porto Alegre e chegar aos 80/90 km/h na faixa litorânea, especialmente no litoral sul gaúcho, o que vai proporcionar uma sensação térmica de frio.

 

É interessante observar que, por alguns dados processados pelos computadores da Climatologia Urbana, existe uma pequena chance de neve e/ou queda de gelo na Serra Gaúcha entre a noite de quarta e a manhã de quinta, mas por ora consideramos tal possibilidade por demais reduzida.

 

A quinta-feira será marcada pelo amanhecer frio em todo o estado após uma sequência de dias com temperatura alta. As mínimas quinta de manhã podem oscilar entre 3 e 5 graus em cidades com Bagé e Santana do Livramento e de 6 a 8 graus na Grande Porto Alegre. Não se descarta a ocorrência de geada fraca ao longo da fronteira com o Uruguai e na Campanha. O sol aparece acompanhado de poucas nuvens quinta e a tarde será amena com máximas de 16 a 19 graus.

 

A sexta-feira ainda terá temperatura baixa, especialmente no sul do estado, com mínimas de até cinco graus na fronteira com o Uruguai. Com o tempo definido por por um sistema de alta pressão, o sol aparece em todo o estado e a temperatura volta a se elevar.

 

No próximo sábado o sol aparece acompanhado de nuvens em todas as regiões e o tempo volta a ser influenciado pelo ar quente e úmido de origem tropical, o que resultará em temperaturas muito mais altas já de manhã em todas as cidades. Até o fim do dia pode chover, principalmente do centro em direção ao oeste e norte do estado.

 

Em síntese:

 

SEGUNDA-FEIRA ( 22/08 )

 

- Ar quente afasta a instabilidade para o sul até o fim do dia e o sol pode aparecer principalmente no norte gaúcho. Na maioria das regiões, muitas nuvens e chance ainda de chuva.

 

- A temperatura sobe com máximas de 23 a 25 graus na maioria das localidades.

 

TERÇA-FEIRA ( 23/08 )

 

- Frente fria de manhã sobre o Uruguai e ingresso de grande quantidade de ar quente sobre o Rio Grande do Sul, determinando um amanhecer com temperatura muito alta em todas as regiões. Santa Maria pode amanhecer com marcas acima de 25 graus.

 

- Vento norte seco e quente em todas as regiões soprando com forte intensidade. Rajadas mais fortes esperadas para o Oeste, Missões, Planalto Médio e Região Central. Possibilidade de rajadas de até 100 km/h nas áreas de Santo Ângelo e Santa Maria.

 

- Chuva, trovoadas e chance de temporais com o avanço da frente fria do sul para o centro do estado. À noite, instabilidade tomando conta da metade norte ainda com chance de chuva forte e tormentas.

 

- Forte calor ao longo da terça-feira com máximas acima de 30 graus, especialmente na metade norte gaúcha.

 

QUARTA-FEIRA ( 24/08 )

 

- Ingresso de massa de ar frio. Mesmo a tarde será fria no sul gaúcho enquanto nas demais regiões as marcas serão amenas.

 

- Fortes rajadas de vento, especialmente no sul e leste do estado, acompanhando o ingresso do ar polar. Vento pode superar 60 km/h na capital e atingir 80/90 km/h no litoral.

 

- O dia começa com chuva na metade norte, mas o sol já aparece de manhã no centro/sul gaúcho. Até o final do dia o tempo firma em todas as regiões.

 

QUINTA-FEIRA ( 25/08 )

 

- Amanhecer frio em todas as regiões. Temperaturas mais baixas esperadas para a fronteira com o Uruguai, onde pode gear e fazer entre 3 e 5 graus ao amanhecer.

 

- Sol e nuvens ao longo do dia com uma tarde muito agradável.

 

SEXTA-FEIRA ( 26/08 )

 

- Amanhecer ainda frio no sul do estado. Marcas mais amenas no começo da manhã nas demais regiões. Temperatura mais alta à tarde com retorno do ar quente pelo noroeste.

 

- Sol, nuvens e vento fraco em todo o estado.

 

SÁBADO ( 27/08 )

 

- Temperaturas mais altas em todas as regiões.

 

- Sol e nuvens em todo o estado. Apenas na divisa com Santa Catarina aumenta mais a nebulosidade e pode chover até o fim do dia.

 

TENDÊNCIA ( 28/08 A 05/08 )

 

Deve voltar a chover forte no Rio Grande do Sul entre os dias 28 e 30 de agosto por ocasião da passagem de uma nova frente fria, o que é um dado positivo se considerado o déficit hídrico atual e a situação que se agrava rapidamente no sul, sudoeste e leste gaúcho. Esta instabilidade do final do mês estará antecedendo uma nova erupção polar no Conesul.

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê que uma massa de ar frio deve definir o tempo no Rio Grande do Sul na primeira semana de setembro. Conforme a análise dos meteorologistas da Climatologia Urbana, esta massa de ar frio do início de setembro pode ser muito mais forte do que a prevista para esta próxima semana. Destacamos que fortes ondas de frio em setembro são absolutamente frequentes. Em 1 de setembro de 2002, por exemplo, uma intensa massa de ar polar trouxe neve granular para a Grande Porto Alegre e neve com acumulação para as Serras Gaúchas e Catarinense.

 

Responsável técnico: Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall

Link to comment
Share on other sites

Estas são as projeções de altitude em metros do "freezing level" pelo modelo do snow-forecast na tarde de quarta e na manhã de quinta, período em que o ciclone estará mais próximo e ativo da costa e empurrando o frio em 850mb para o norte.

 

Note que no final da tarde de quarta o freezing level estará próximo a Pca Buenos Aires.

 

8501.jpg

 

Já pela na manhã de quinta ela tangencia a costa gaúcha e novamente não atinge as altitudes da Serra Geral.

 

850.jpg

 

 

É possível observar que o avanço do freezing level, mesmo que não atingindo a região serrana, é muito rápido na direção norte. Os modelos aumentaram em MUITO o frio para o meio desta semana. Será que ele vai continuar intensificando esta onda de frio?

O ciclone é muito potente, estou com uma pulguinha atrás da orelha.

Link to comment
Share on other sites

Caio nós pegamos esse ciclone ja a tempão né??

 

OLHA A INTERPOL EM CIMA DE VOCÊS.... :lol:

 

É verdade, ainda mais eu que não sou profissional... ehehehehehehehe

 

Mas Ronaldo eu estou com medo de perder meu emprego, oucupo minhas horas de trbalho só em meteorologia hehehe, eu me acordo de madrugada pensando em modelos, imagems de satelite.. É uma loucura cara, so que por um lado eu sou carente, pois só tenho o BAZ para falar sobre o tempo, na minha casa ninguem me da atencão.. se eu nao for meteorologista, acho que nao serei nada pq a meteorologia é minha vida, ela esta no meu sangue... valeu

Link to comment
Share on other sites

Mendoza esta semana pelo Wunderground: percebam que novamente teremos calor forte a 32,5S e 400 m de altitude!!! Este inverno já fez passar de 28oC algumas vezes o termômetro por lá, he he, he!!

 

E dá-lhe bloqueio na Patagônia!!!

 

 

Actualizado: 09:00 PM ART em 21 de agosto de 2005

Segunda

Céu limpo. Máxima 64° F / 18° C Vento Sul Sudoeste 4 mph / 7 km/h

Segunda à noite

Pouco nublado. Mínima 46° F / 8° C Vento Sul 6 mph / 10 km/h

Terça

Céu limpo. Máxima 64° F / 18° C Vento Sul 6 mph / 10 km/h

Terça à noite

Pouco nublado. Mínima 46° F / 8° C Vento Sudoeste 2 mph / 3 km/h

Quarta

Céu limpo. Máxima 68° F / 20° C Vento Norte 2 mph / 3 km/h

Quarta à noite

Céu limpo. Mínima 42° F / 6° C Vento Leste Nordeste 4 mph / 7 km/h

Quinta

Céu limpo. Máxima 73° F / 23° C Vento Norte Nordeste 4 mph / 7 km/h

Quinta à noite

Céu limpo. Mínima 46° F / 8° C Vento Leste Nordeste 4 mph / 7 km/h

Sexta

Céu limpo. Máxima 75° F / 24° C Vento Norte Nordeste 2 mph / 3 km/h

Sexta à noite

Pouco nublado. Mínima 48° F / 9° C Vento Norte Nordeste 4 mph / 7 km/h

Sábado

Pouco nublado. Máxima 80° F / 27° C Vento Noroeste 4 mph / 7 km/h

Sábado à noite

Pouco nublado. Mínima 55° F / 13° C Vento Sul Sudoeste 6 mph / 10 km/h

Domingo

Céu limpo. Máxima 80° F / 27° C Vento Sul 2 mph / 3 km/h

Domingo à noite

Pouco nublado. Mínima 50° F / 10° C Vento Leste Sudeste 4 mph / 7 km/h

Link to comment
Share on other sites

Olha o modelo norte-americano na saída das 12Z aumentando o frio e se aproximando daquele modelo que dava chance de neve:

 

ZERO HORA DE HOJE

 

Clima

 

Rio Grande do Sul tem semana de tempo instável

 

Risco de temporais alerta a Defesa Civil

 

Prepare o guarda-chuva, o pala e a bermuda. Vento, chuva, calor, frio e geada devem marcar mais uma semana do irregular inverno do Rio Grande do Sul.

 

Após as pancadas de chuva e a temperatura amena que marcaram o fim de semana e a segunda-feira em diferentes regiões, chuva e vento forte devem predominar a partir da noite de terça. A Defesa Civil do Estado emitiu alerta ontem para a possibilidade de temporais nas próximas 48 horas. O risco é maior na Fronteira Oeste, nas Missões e na Região Central. A Rede de Climatologia Urbana de São Leopoldo prevê rajadas de vento de até 60 km/h na Grande Porto Alegre e de 80 km/h no Litoral Sul.

 

Hoje, as temperaturas podem chegar aos 30ºC na Região Metropolitana, no Norte e na Serra, antecedendo a frente fria vinda do Uruguai. Amanhã, a previsão é de chuva, com as temperaturas entre 16ºC e 18ºC na Capital.

 

A chegada de uma massa polar deixa o tempo seco e traz o frio de volta à noite. Segundo a Rede de Climatologia Urbana de São Leopoldo, há possibilidade de neve, embora remota, na Serra entre a noite de quarta e a manhã de quinta, o que é descartado pela Central de Meteorologia da RBS. Neste inverno, nenhuma das quatro previsões de neve anteriores se confirmou.

Link to comment
Share on other sites

Tem toda a razão Alexandre.

 

O Americano "melhorou" entre 1oC e 1,5oC o frio em altitude. Já se aproximando em muito do ponto ideal para a neve.

 

Neste momento as chances são de média a alta para os pontos mais elevados da Serra Gaúcha, incluso aí o Planalto Médio. Coloca 0oC em 850mb com pequeníssima precipitação em diversos pontos da região.

 

Chances bem menores para a Serra Catarinense, o freezing level não deve pegar esta região.

Link to comment
Share on other sites

Paulo pela última rodada vai faltar umidade no oeste dos dois estados como observado anteriormente pela Climatologia São Leopoldo, ainda que alguns modelos apontem resquicios de nuvens por essas bandas. Chance muito reduzida, como também nos Aparados e região de SJ.

 

Sempre falta alguma coisa, ou frio em altura ou umidade. Essa é a nossa triste realidade.

Link to comment
Share on other sites

Paulo pela última rodada vai faltar umidade no oeste dos dois estados como observado anteriormente pela Climatologia São Leopoldo, ainda que alguns modelos apontem resquicios de nuvens por essas bandas. Chance muito reduzida, como também nos Aparados e região de SJ.

 

Sempre falta alguma coisa, ou frio em altura ou umidade. Essa é a nossa triste realidade.

 

Olhei os posts e entrei imediatamente no NCEP. Gostei do que vi. Entre a noite de amanhã e o amanhecer de quinta ele dá temperatura negativa em 850hpa exatamente sobre a região da serra gaúcha que vai dos aparados até Caxias no eixo leste-oeste e de Gramado até a fronteira com SC no eixo norte-sul e, o melhor: dá precipitação para a região!

 

Vejamos os fatos :wink:

Link to comment
Share on other sites

As próximas horas serão decisivas, os modelos hora optam por precipitações fraquíssimas ou por tempo seco. Vale dar uma olhada no Mbar que costuma ter um bom acerto quanto ao microclima da Serra Geral. O que vale agora é o real-time e feeling. Não adianta, sempre vai faltar alguma coisa, frio ou umidade. Neste momento está faltando mais umidade do que frio. Mas será um belo desempenho da natureza. Vamos acompanhar.

 

A última leitura dos modelos é costumeira: chances remotas para o fenômeno.

Link to comment
Share on other sites

Faz muito frio e chove em Caxias com 6 graus, pelo aeroporto! A temperatura ainda tem o que cair. Pelo ClicRBS, agora em Porto Alegre faz 12,5C. Apenas mantendo a temperatura registrada no início da manhã. Céu 100% encoberto, com muita nebulosidade presente também no leste do estado e no Uruguai! Será que tudo isso se dissipa até a madrugada? Acho que não, porém, nuvens de pouco desenvolvimento, causando dificuldades para precipitação. Um fator positivo é a temperatura baixa também em altitude para a noite, se vier alguma nuvem boa pode ocorrer alguma queda de neve.

Por falar em Caxias, como lá no início do tópico, hoje tem Juventude x Corinthians, jogo que promete muito frio e luvas, poderão conferir na Globo, pelo menos aqui no RS vai passar!

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

O segundo instituto a falar em chance de neve: Climatempo !!!

 

VENTANIA E CHUVA FORTE

 

Um ciclone extratropical provoca ventania no Litoral Sul do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. As rajadas chegam a 100 km/h. Na região da Campanha, nas outras áreas litorâneas e na região da Capital o vento também fica forte, mas com menor intensidade com relação ao Litoral Sul.

 

Uma forte massa de ar polar entra pelo oeste gaúcho e faz a temperatura despencar. O ar frio chega à noite até a Região Serrana e encontra o céu nublado. Não há como descartar a possibilidade de queda de neve até a próxima madrugada, mas nesta quinta-feira o tempo volta a abrir.

 

Em São Paulo há risco de chuva forte no fim da tarde e à noite, com a chegada da frente fria. No Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais há possibilidade de temporais na madrugada desta quinta-feira.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.