Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio em agosto: pode nevar de quarta pra quinta ????


Recommended Posts

  • Replies 759
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Olá Jonathan!

 

O mês de agosto, por enquanto, começará com uma boa onda de calor que começa ainda no final de julho. Provavelmente, a primeira onda de frio chegará por volta do dia 7. Também estou curioso para ver o que poderá chegar no final do mês, lembrando que agosto é o "mês das neves", que sempre puxa os portoalegrenses pela memória de 24 AGO 84. :D

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Pelo NCEP dá uma esfriadinha light no meio da semana, e ar frio para valer só no dia 6/08! Até lá, temperaturas amenas nas áreas elevadas e bem altas para a época nas zonas litorâneas!!

 

Acredito que a onda do dia 06/07 possa ser forte, mas acho que a seguinte a ela, que deve entrar dia 14/15 deva ser ainda mais forte!!

 

Vamos acompanhar!

Link to comment
Share on other sites

Até o dia 6 pelo menos o bloqueio deve dominar e o nosso amigo Carlos deve voltar a postar os dados da Mantiqueira, que como já sabemos muito bem, apresenta alguma vantagem nestes episódios.

 

Volta o bloqueio logo depois e o primeiro resfriamento mais significativo deve acontecer entre os dias 11 e 12 de agosto.

 

Depois disso só deus sabe. :wink:

Link to comment
Share on other sites

Gurizada

 

Não sei se este seria exatamente o tópico mas vamos lá: Estive em POA, entre a quinta e sexta passada, reunido aí com um grupo dos três estados do Sul onde palestras foram realizadas no sentido de iniciatiavas que viriam a a ser tomadas por instâncias governamentais para atacar o problema das futuras secas/estiagem...

Mas o interessante foi conversar com o Dr. Antônio Divino Moura sobre o acesso público aos dados da rede observacional do INMET. De fato, ao todo, serão instaladas 240 estações automáticas no Brasil e seus dados serão disponibilizados ao público. Essa é a idéia do atual diretor do INMET e, ainda em outubro, iniciarão suas instalações. Não há, ainda segundo ele, número exato ou quotas definidas para os estados. Está aí uma boa notícia!

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Hmmmm, que bom!!

Pelo jeito, como ainda não existem quotas definidas, muito menos as localidades, certo ?

Abraços e valeu pela informação!

Link to comment
Share on other sites

Incrível a estabilidade atmosférica que domina o Centro-Sul do Brasil. Aqui em Maringá a umidade relativa do ar está em 24%. O céu está claro (0 oitavos) e o vento sopra do quadrante norte.

 

Há um anticiclone bem definido no nível de 850 hPa sobre o Centro-Sul do país. Também bem definido está um LLJ (Jato de Baixos Níveis) alimentando as instabilidades na altura do Prata e abaixo. Aos 500 hPa observa-se uma crista na região Sul. Ventos zonais até aproximadamente a metade do RS neste nível.

 

Sds.,

Link to comment
Share on other sites

A primeira quinzena que parecia desastrosa até as saídas dos modelos desta manhã, parece que oferece uma ponta de esperança:

 

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

DOM 31 JUL 2005 - 20:00

 

FORTE ERUPÇÃO DE AR POLAR NO CONESUL

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo alerta para uma forte erupção de ar polar no Conesul do continente no próximo final de semana. No Rio Grande do Sul, os efeitos do avanço do ar frio devem começar a ser sentidos no próximo domingo, quando deve se observar um declínio muito acentuado da temperatura após uma semana que será de muito calor.

 

Alguns modelos chegam a sugerir um sistema de alta pressão de 1.041 hPa sobre o centro da Argentina, o que é significativo. Apesar de não controverterem sobre o frio que será muito intenso em praticamente toda a Agentina, os dados ainda discordam muito quanto à intensidade do frio no Rio Grande do Sul do dia 7 de agosto em diante. Um modelo, em particular, chega a sugerir neve para o Rio Grande do Sul no dia 8 de agosto, entretanto seria extremamente prematuro cogitar do fenômeno, já que os demais dados por ora não acompanham tal solução.

 

O que parece estar ficando cada vez mais claro é que existe a possibilidade de fazer muito frio no Rio Grande do Sul entre os dias 7 e 10 de agosto. Os gaúchos, por experiência, já sabem que após um período com muito calor no inverno a natureza costumar "dar o troco" com frio.

 

Fique atento aos nossos boletins durante a semana para as últimas informações sobre a possibilidade desta onda de frio iniciando-se no dia 7 seguir-se a onda de calor que estamos experimentando e que vai durar mais alguns dias.

 

Responsável técnico: Meteorologista Eugenio Hackbart

Link to comment
Share on other sites

Os modelos que já vem sinalizando essa erupção polar ainda não concordaram sobre o avanço deste anticiclone.

 

Rodada após rodada eles indicam que o anticilone entra com uma trajetória que facilita a sua continentalização, ou seja, direção O-E pelas províncias de Mendoza e Rio Negro, contundo TODAS as rodadas estabelecem que o bloqueio formado pela alta do Atlântico que está muito intenso e atuante sobre o Brasil irá se manter e desviar essa bela erupção polar.

 

A última rodada porém indicou que o anticilone pontencializa-se MUITO ao continentalizar-se na Argentina e no Chile, aí é que reside a minha esperança.

Link to comment
Share on other sites

Rodada a rodada os modelos aumentam a intensidade da alta, principalmente quando do seu ingresso no continente. A grande discordância é quanto ao avanço desta ar polar. Observem:

 

-O Americano coloca uma potente alta sendo desviada na altura do Prata, situação típica de bloqueio muito forte. Talvez chuva e frio no sul do RS. Acabou de aumentar a pressão da alta, 1036mb no interior da Argentina.

 

-O Europeu prefere adiantar o avanço da alta até o Paraná, essa já um pouco maritimizada mas muito potente, algo em torno dos 1038mb!

 

-Um outro modelo é o melhor, alta muito potente entrando no continente com uma enorme baixa no Prata, o resultado vocês já conhecem e eu nem preciso falar.

 

Uma coisa é certa, essa erupção de ar polar é das mais intensas do ano, se não a mais. No momento a minha opção, apesar de ser o pior cenário, é por quem tem acertado mais este ano, o americano.

 

Esperaremos desta vez por um Pearl Harbor nos modelos!

Link to comment
Share on other sites

Analisando o Americano com mais calma quase chorei (hehehe brincadeira).

 

A trajetória desta alta é perfeita (ULTRA CONTINENTAL), o potencial é absurdo (ENTRE 1036MB-1040MB), tendo todas as características necessárias a causar um belo "estrago" aqui no sul do Brasil. Contudo o paredão formado pela alta do atlântico não dá a mínima trégua e desvia sem dó nem piedade esse monstro polar desnudando uma situação típica de El Nino. Bloqueio fortíssimo, a mantiqueira agradece e o sul do Brasil fica em lágrimas.

 

Santo desperdício!

Link to comment
Share on other sites

Isso aí Caio, pelo que analisei também, tenho o seguinte palpite:

 

Alta bem continental mesmo, chegando no centro da Argentina pela sexta-feira e no sábado já dominando boa parte das regiões. No domingo avança pelo Uruguai e RS (quanto mais ao sul, mais forte), trazendo bastante frio até a quarta-feira, pelo menos! O potencial (a história do frio em 850) vai variar bastante ao longo desta semana, vale fazer o acompanhamento!

No domingo já faz frio no RS, impactando em outras regiões e atingindo o sudeste entre segunda e terça-feira! Parece-me que, ao chegar no Brasil, a trajetória fica mais maritimizada mesmo. Ela faz uma curva na massa de ar quente que está no centro-oeste e enfraquecerá no sul neste final de semana.

 

Sds!

Link to comment
Share on other sites

Piazada,

 

O que eu não consigo entender qual o motivo da formação deste imenso bloqueio já que não estamos em situação de El Niño?

A Climatologia havia comentado que após o rompimento do bloqueio de junho, estavam abertas as porteiras para as MP's - agora o bloqueio volta e com mais força!!!?! Não entendi...

Será que essa próxima erupção polar realmente terá forças para transferir o jato mais ao norte??

Gostaria de uma explicação mais técnica para o que vem ocorrendo ao longo deste ano. Aparentemente não tínhamos El niño, mas tivemos bloqueios intermináveis e até agora, um dos piores anos da história!!!!!

 

 

Abraços inconsoláveis

Link to comment
Share on other sites

05/08/01 15:02:27 0 32.9 0 25 10 0

05/08/01 15:03:04 0 32.9 0 24 10 0

05/08/01 15:03:41 0 33.0 0 24 10 0

05/08/01 15:04:18 0 32.9 0 24 10 0

05/08/01 15:04:55 0 32.9 0 24 10 0

05/08/01 15:05:32 0 32.9 0 24 10 0

05/08/01 15:06:09 0 32.9 0 24 10 0

05/08/01 15:06:46 0 32.8 0 24 10 0

05/08/01 15:07:23 0 32.8 0 25 10 0

 

Terceiro dia seguido com 33 graus em São Leopoldo, Grande Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Minha Previsão para 3 dias Santa Cruz do Sul

 

02/08 (TERÇA) SOL MÍNIMA ENTRE 15 E 17 GRAUS MÁXIMA ENTRE 29 E 31 GRAUS

 

03/08 (QUARTA)SOL MÍNIMA ENTRE 16 E 18 GRAUS E MÁXIMA ENTRE 29 E 31 GRAUS

 

04/08 (QUINTA)SOL MÍNIMA ENTRE 14 E 16 GRAUS MÁXIMA ENTRE 28 E 30 GRAUS

 

By Jonathan Voges Proibida a Divulgacão sem autorizacão

Link to comment
Share on other sites

Esta errupção polar poderá sofrer desvio devido ao bloqueio que está se tornando cada vez mais intenso. Acho que vai haver uma marimitização do ar polar.

Mas, no mês do cachorro louco, tudo é possível. O calor em Porto Alegre já está deixando de ser "agradável" está se tornando "intragável". Provavelmene, pelo aumento da umidade relativa do ar. Até ontem não dava para se perceber a alta temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos cada vez mais concordam com a violenta erupção polar, todavia quem indicava ciclone na costa acaba de tirar e seguir o padrão estabelecido pelo Europeu e Americano que solucionam por um leve desvio do monstro para o oceano na altura do Prata. Pelo americano, desvio abrupto.

 

O Ncep deu uma leve melhorada no cenário que ainda configura-se como um "disperdício polar" segundo sua última rodada. Outros modelos mantiveram o padrão de frio muito intenso e possibilidade de neve na serra.

 

Começo a concordar com a Climatologia, o melhor do ano parece estar reservado do dia 20 em diante, vem bixo muito grande por esta data. Possivelmente histórico. Maior até que este verdadeiro monstro do dia 7/8. Tem algo programado também entre os dias 13/14. Assim agosto deve ser muito parecido com Julho, borda quente e miolo muito gelado, parece a pizza congelada da Sadia que eu faço, hehehe. No geral deverá ser um mês excelente para os Bazianos.

 

Vejam a discordância, chance de neve para o domingo/segunda:

Média dos outros modelos: 85%

Americano: 0%

 

Será que o Americano vem atrás somente na reta final mais uma vez neste ano?

O tempo é o senhor da razão.

Link to comment
Share on other sites

A mensagem que eu escrevi ontem a noite continua valendo.

 

-A erupção de ar frio será violenta segundo TODOS os modelos. Algo entre 1036mb e 1041mb.

 

-A Argentina pode sofrer a sua mais intensa onda de frio do ano.

 

-O americano é o único que continua colocando a plena maritimização desse monstro polar para nós Brasileiros. Ele passa ao largo da Argentina e não entra aqui. Pelos outros o cenário melhora bastante contudo não será o ideal para que o centro da alta ingresse no sul do Brasil.

 

Vamos aguardar

Link to comment
Share on other sites

REDE DE ESTAÇÕES DE CLIMATOLOGIA URBANA DE SÃO LEOPOLDO

 

BOLETIM ESPECIAL

 

TER 02 AGO 2005 - O2:00

 

CALOR INTENSO CONTINUA, MAS FRIO CHEGA NO FIM DE SEMANA

 

Massa de ar polar muito intensa atingirá a Argentina no final de semana. Aqui no estado próximos dias ainda serão de muito calor

 

A Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo mantém o alerta sobre uma forte massa de ar polar tomando conta do Conesul no próximo final de semana. No Rio Grande do Sul, os efeitos do avanço do ar frio devem começar a ser sentidos no próximo domingo, quando deve se observar um declínio muito acentuado da temperatura.

 

Os modelos seguem apresentando grand divergência sobre a intensidade do ar polar que alcançará o Rio Grande do Sul. Todos coincidem numa forte erupção de ar gelado na Argentina, mas aqui para o estado a intensidade do frio varia muito nas simulações computadorizadas. Os modelos globais norte-americano e do CPTEC são os mais conservadores quanto à força do ar frio, sinalizando o declínio acentuado da temperaturas mas sem indicar um frio muito expressivo. Já o modelo das Forças Armadas dos Estados Unidos, o europeu e outros modelos internacionais com alcance de sete dias estabelecem a possibilidade do frio intenso da Argentina também alcançar o Rio Grande do Sul. Estes modelos, por exemplo, sugerem um expressivo sistema de alta pressão com mais de 1.040 hPa sobre a Bacia do Prata. Neste momento, estamos optando pela solução dos modelos que sinalizam o ingresso do frio mais intenso também no território gaúcho.

 

A chegada do ar frio será marcada pela passagem de uma frente fria que trará chuva para o estado entre sábado e domingo. Antes, o calor vai seguir muito forte.

 

Pelo terceiro dia seguido a Grande Porto Alegre registrou temperatura de 33 graus nesta segunda-feira. Fez 33,76 no sábado - maior temperatura em julho dos últimos 18 anos -, 33,0 graus no domingo e 33,1 graus nesta segunda. Confira as máximas de ontem (01/08) no Vale dos Sinos:

 

Lomba Grande (parte alta): 31,5ºc

Lomba Grande (baixada): 32,1 ºc

Campo Bom: 33,1 ºc

São Leopoldo (estação convencional): 32,9ºc

São Leopoldo (estação automática): 33,0ºc

 

A mínima foi observada na baixada de Lomba Grande com 12,3 graus e a oscilação térmica (amplitude) nesta segunda-feira foi de 20,8 graus. A anomalia diária de temperatura ficou em + 8,1 graus em relação à média histórica.

 

O calor é resultado de uma grande massa de ar muito seco e quente que cobre o Brasil. Apesar da região sul do país estar registrando marcas de até 33 graus, é impressionante o efeito do ar seco nas áreas elevadas. São Joaquim, por exemplo, teve ontem geada na região do Cruzeiro (1.500 metros de altitude) com mínima de 4 graus no abrigo e de 5 graus negativos na relva. Mesmo se aproximando dos 20 graus durante o dia, a temperatura despenca à noite por causa do ar muito seco e junto ao solo o resfriamento se acentua, favorecendo a geada.

 

"Já vi gente dizendo que não ocorre geada com temperatura acima de 5 graus. Ora, pode gear com dez graus. Basta que o ar esteja muito seco e que a temperatura baixe de zero na relva", afirma o meteorologista Eugenio Hackbart, coordenador da Climatologia Urbana.

 

Hackbart prevê a continuidade das temperaturas máximas acima dos 30 graus no Rio Grande do Sul até sábado. Nesta terça, os termômetros devem indicar entre 31 e 33 graus nas diferentes cidades da região metropolitana. O meteorologista rechaça as afirmações de que estamos enfrentando um período quente fora de época.

 

"Este calor não é fora de época. Muito pelo contrário, não há ano que não registre dias de muito calor em agosto. É assim, sempre foi assim e continuará sendo assim. Basta olhar a estatística", observa Eugenio Hackbart.

 

Os gaúchos, por experiência, já sabem que após um período com muito calor no inverno a natureza costumar "dar o troco" com frio.

 

Fique atento aos nossos boletins durante a semana para as últimas informações.

 

Responsável técnico: Meteorologista Eugenio Hackbart

Link to comment
Share on other sites

Achei que o professor Eugenio exagerou um pouco ao dizer que o calor é normal para a época!! Realmente sempre temos ondas de calor em agosto até em Buenos Aires (precedem a tormenta de Santa Rosa, comum no fian lde agosto), mas no início do mês e com tantos dias acima de 30oC (mais de uma semana) na grande POA eu acredito que a própria estatística possa desmentir que seja comum!!

 

Acho que isso ocorreu umas 2 ou 3 vezes no século XX, se ocorreu?? Quem pode confirmar??

 

 

Tmax > 30oC na grande POA na primeira quinzena de agosto por 7 dias seguidos?? Pode dar até mais de 7 dias, uma vez que as máxiams superaram 30oC a partir de sexta passada, não?

Link to comment
Share on other sites

Zero Hora de ontem:

 

Hackbart confirma temperaturas elevadas durante toda a semana, mas explica que o fenômeno não é tão raro.

 

- Costumamos ter dois ou três dias com temperaturas acima de 30°C em julho. Agora, porém, o período de calor é um pouco mais longo - explica.

 

O calor em agosto não é nada incomum, apesar que ondas de calor muito prolongadas são menos comuns. Ademais, as ondas de calor tendem a se concentrar na segunda quinzena. Mas o Professor Eugênio referia-se a agosto como um todo e não um período exato do mês.

 

Sempre fez calor em agosto no Rio Grande do Sul. Mesmo nos invernos de antigamente que muitos têm saudade. Não há anos que passe sem uma onda de calor em agosto. Estou buscando os dados de 2003 e 2004, mas olhem a estatística até 2002.

 

O fenômeno, provocado pelo avanço do ar tropical a partir do norte, já faz parte do calendário climático do estado. A seguir, a estatística do calor nos últimos quinze anos, conforme as observações realizadas na estação de São Leopoldo da Climatologia Urbana:

 

AGOSTO

 

ANO / DURAÇÃO DA ONDA DE CALOR EM AGOSTO / TEMPERATURA MÁXIMA OBSERVADA

 

1988 – duração = 3 dias – temperatura máxima 35,4 / dia 24

 

1989 – duração = 4 dias – temperatura máxima 32,6 / dia 18

 

1990 – duração = 4 dias – temperatura máxima 31,7 / dia 15

 

1991 – duração = 6 dias – temperatura máxima 31,5 / dia 27

 

1992 – duração = 3 dias – temperatura máxima 33,3 / dia 30

 

1993 – duração = 5 dias – temperatura máxima 33,0 / dia 28

 

1994 – duração = 6 dias – temperatura máxima 32,5 / dia 31

 

1995 – duração = 6 dias – temperatura máxima 35,1 / dia 25

 

1996 – duração = 5 dias – temperatura máxima 34,8 / dia 25

 

1997 – duração = 8 dias – temperatura máxima 35,0 / dia 31

 

1998 – duração = 3 dias – temperatura máxima 30,8 / dia 31

 

1999 – duração = 5 dias – temperatura máxima 32,2 / dia 25

 

2000 – duração = 4 dias – temperatura máxima 29,1 / dia 22

 

2001 – duração = 7 dias – temperatura máxima 32,0 / dia 18

 

2002 – duração = 2 dias – temperatura máxima 35,6 / dia 25

Link to comment
Share on other sites

Alguns modelos mantiveram o frio na nova rodada e sugerem até uma alta 1042mb hibrida (continental maritimizando-se entre o prata e o RS) com potencial de causar neve e frio muito intenso mesmo não sendo puramente continental.

 

O americano deu uma ligeira melhora mas ainda coloca um potente frio sendo quase que totalmente disperdiçado.

Link to comment
Share on other sites

Ta certo que a massa maritimizada não é o ideal, mas tb não é o fim do mundo. Se for realmente esse monstro todo que o Caio falou, tem boas chances de fazer um frio forte. Em Curitiba, por exemplo, o dia mais frio do ano até agora, foi em uma massa maritimizada. Só que era "aqueeeeela" massa.

O chato é ficar pensando no que o monstro poderia ter dado se fosse continental, mas...dos males, o menor.

Link to comment
Share on other sites

O chato é ficar pensando no que o monstro poderia ter dado se fosse continental, mas...dos males, o menor.

 

Acho que existe um grau de continentalização ideal... como neste último caso, Ctba e o leste sentiram pouco o frio que poderia e não foi.

O ideal é aquela MP que vem no sentido SW-NW passando exatamente pelo PR e indo para São Paulo. Aí, o estrago (no bom sentido) aqui é grande! Tanto que costumo olhar nos modelos numéricos qual o comportamento em SP capital. Daí, prognósticos sobre os efeitos na capital do PR são mais transparentes: 1) se limpar o tempo em São Paulo, Ctba detona MUITO; 2) se não limpar, ficando encoberto com ventos de E, não obrigatoriamente Ctba terá um frio ruim, mas ficará na transição entre secar ou não o tempo. Tlz no primeiro dia até limpe e dê uma boa mínima, mas no dia seguinte o centro já se desloca para o mar e os ventos viram; 3) se nem tiver quase efeito sobre SP, esqueça aqui... provável que ficará somente encoberto.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.