Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2022


Recommended Posts

Apesar de uma 1ª quinzena promissora, graças ao calor da última semana do mês, outubro se encerrou acima da média na capital paulista.

 

Resumo de outubro nas estações oficiais de Sampa.

(Anomalias em relação a normal 1991-2020)

 

1. INMET-Mirante de Santana (Aut)

- Média das mínimas: 17,0°C (+0,5°C)

- Média das máximas: 27,1°C (+0,6°C)

- Média simples: 22,1°C (+0,6°C)

- Média compensada: 20,9°C (+0,4°C)

- Precipitações: 117,2 mm (Normal 1991-2020: 127,2 mm)

  Foram 12 dias com precipitações iguais ou acima de 1 mm.

- Maiores máximas: 34,0°C (Dia 27); 32,6°C (29); 32,0°C (13)

- Menor máxima: 20,1°C (10)

- Menor mínima: 14,6°C (26)

- Maior mínima: 18,9°C (31)

 

 

2. INMET-Interlagos (SESC)

- Média das mínimas: 16,1°C

- Média das máximas: 25,1°C

- Média simples: 20,6°C

- Média compensada: 19,5°C

- Precipitações: 106,8 mm

  Foram 11 dias com precipitações iguais ou acima de 1 mm.

- Maior máxima: 34,7°C (27)

- Menor máxima: 18,4°C (18)

- Menor mínima: 13,9°C (26)

- Maior mínima: 18,7°C (31)

 

 

3. IAG

- Média das mínimas: 15,9°C (+0,4°C)

- Média das máximas: 26,6°C (+0,7°C)

- Média simples: 21,3°C (+0,6°C)

- Média compensada: 20,1°C (+0,6°C)

- Maior máxima: 34,5°C (27)

- Menor máxima: 19,2°C (18)

- Menor mínima: 13,4°C (24 e 26)

- Maior mínima: 18,9°C (31)

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 10
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, incrível nevar em novembro, no caso do morro da igreja, que lugar fantástico, segundo a metsul durante a noite e o início da quarta feira ainda tem chance de neve na serra de SC e no nordeste do RS, onde a cota de neve no estado gaúcho seria acima dos 1000 metros, quem sabe eu subo a serra da rocinha que fica 1250 metros.

  • Like 4
  • Thanks 9
Link to comment
Share on other sites

Aqui em BH e região, nenhum sinal da MP ainda, inclusive hoje estamos com menos nuvens do que o previsto e um calor acima de qualquer previsão, com 30°C e umidade muito elevada, provocando uma sensação de abafamento. 

 

20221101_150206.thumb.jpg.779031b917320fcdec1848b06ee23c11.jpg

 

A previsão é de máxima de 18°C amanhã, mas diante deste céu, deste calor e da dificuldade em formar nuvens carregadas, é bem difícil acreditar que isso vai acontecer. Vamos precisar de uma reviravolta nas próximas horas. 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

  • Renan featured and pinned this topic

Buenas tardes, asi se presenta este martes primero de noviembre en Montevideo, fresco y soleado, 14,6°C en la estacion Prado  a las 15 hrs, despejado con algunas nubes.

La madrugada y la mañana estuvieron cubiertas, humedas y con garuas, pero al mediodia se despejo y tenemos una tarde estupenda, templada al sol, por la fuerza que ya tiene en esta epoca y fria a la sombra, lo que me hace recordar al clima de una ciudad andina de elevada altitud, esa mezcla sol bastante fuerte/ aire helado:

 

 

image.png.7535f5cedf306798adfdae93306b2578.png

Edited by PabloMQL
  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, eu realizei o fechamento do tópico de Outubro, além de ter unido as mensagens de Novembro que estavam lá, e postei elas aqui.

 

-------------

 

Novembro mais uma vez mostrando por que é um dos meus meses favoritos. Mas nem nos meus melhores sonhos eu poderia imaginar isso que está acontecendo. Temperatura sub-15 à tarde em PORTO VELHO ? NEVE no Morro da Igreja ?

 

Para mim, esses são os dois fatos mais chocantes até o momento, e hoje é só o primeiro dia desta MP. Muito histórica realmente, vamos viver cada segundo deste evento.

 

Aqui em Juiz de Fora, começou a virada no tempo. Os ventos mudaram para Sul e Sudoeste, com rajadas fortes. A mesma coisa em Ibitipoca. Expectativa de forte resfriamento a partir da noite. Por enquanto temos 18,7C no Alphaville, 18,5C em Ibitipoca e 21,9C no Bandeirantes.

 

 

  • Like 16
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Temperatura não atingiu 11°C no centro de São Bento do Sul! Fantástico! Pena que a máxima vai ser os 13,4°C registrados após o fechamento do dia meteorológico na noite de ontem.

 

Máximas durante o dia:

 

10,8°C Samae Centro

11,1°C Epagri Rio Vermelho

11,6°C Epagri Mato Preto 

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

 

Ar frio começando a adentrar na zona sul paulistana.

 

Dados das 16 horas:

 

- CGE PARELHEIROS: 12,5℃

- CGE MARSILAC: 12,6℃

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 13,3℃

- CGE JABAQUARA: 14,3℃

- CGE VILA MARIANA: 14,3℃

- INMET SESC : 14,4℃

- IAG : fora

 

* Destaque, também, para a estação CETESB PICO DO JARAGUÁ, na zona oeste, com 13,3℃.

 

* INMET MIRANTE: 16,1℃

 

  • Like 16
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Finalmente eu poderei voltar a comentar nesse fórum, consegui achar minha senha que não lembrava, Primavera do Leste na atualização das 3 horas da tarde local está 12,5 C, igual Parelheiros e 0,1 C a menos que Marsilac, os frios bairros paulistanos, após o meio-dia a temperatura não passou dos 13,2 C no INMET, com uma mínima de 11,9 C por volta da 1 hora da tarde local, a máxima do dia será a de ontem à noite, e a madrugada e a manhã foram menos frias que a tarde com 13 C/14 C.

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 01/11/2022 em 16:23, A.Carlos disse:

 

Ar frio começando a adentrar na zona sul paulistana.

 

Dados das 16 horas:

 

- CGE PARELHEIROS: 12,5℃

- CGE MARSILAC: 12,6℃

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 13,3℃

- CGE JABAQUARA: 14,3℃

- CGE VILA MARIANA: 14,3℃

- INMET SESC : 14,4℃

- IAG : fora

 

* Destaque, também, para a estação CETESB PICO DO JARAGUÁ, na zona oeste, com 13,3℃.

 

* INMET MIRANTE: 16,1℃

 

Com as várias aberturas de sol entre a manhã e o começo da tarde, o Mirante chegou a bater nos 19,5°C entre meio-dia e 13 h.

Mas a máxima oficial é 20,0°C registrados a 0 h UTC (9 h da noite de ontem).

Agora às 17 h já estava 15,2°C por lá.

 

Interlagos (SESC) também teve máxima invertida de 18,7°C.

E registrava 13,7°C às 17 h.

 

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Não há outra descrição para o dia de hoje a não ser invernal, como poucos dias no próprio inverno, é bom que se diga. Ficou bem fechado o tempo todo, à exceção de um curto período em que deu uma clareada em torno das 15h, que foi suficiente para estragar nossa máxima sub 20°C, mesmo assim continuou nublado. No final do dia, senti-me privilegiado com a garoa e o reforço do frio. 20221101_175844.thumb.jpg.a1f2abf7feacf04d91b89fa12cdcc491.jpg

Eis o porquê do privilégio kkk, a essa altura a temperatura já estava abaixo do 18°C.Screenshot_20221101-180129_Chrome.thumb.jpg.b2284b5fbdf73172ee6566dc62c2a575.jpg

Edited by marcio valverde
  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde à todos!!

Fazia tempo que não postava mais por aqui, visto que o inverno de uma forma geral esse ano foi lixo em minha cidade. Mas hoje Porto Velho se superou, tendo a tarde mais fria da HISTÓRIA DO MÊS DE NOVEMBRO, derrotando EM PLENA TARDE, cidades mais frias tradicionalmente como Rio Branco, Vilhena e Guajará Mirim! A capital de Rondônia tinha 27ºC às 2 da manhã, às 6 hs já tinha 20ºC e às 12 horas 16ºC no aeroporto e 14,6 no INMET. Realmente pessoal, vocês não tem noção de como estou feliz! A manhã praticamente inteira o termômetro do meu carro marcando 15ºC. Porto Velho é naturalmente quente e baixa, portanto bem infernal em boa parte do ano, só amenizando no inverno amazônico, então qualquer MP que avance já é uma grande ajuda. E é ísso galera, só tenho a agradecer a Deus e a natureza por tamanha benção no dia de hoje!

Edited by Diego Costa
  • Like 21
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Nunca imaginei vivenciar uma onda de frio intensa em novembro, dignas daqueles relatos do tópico "O tempo antigamente"", que viajantes presenciaram geada em Goiás no mês de Janeiro de 1819! Pelas configurações sinóticas desta massa polar, as geadas podem ocorrer abaixo do paralelo 22 S pelo interior do continente e abaixo de 29S pelo litoral.

 

 

  • Like 13
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 01/11/2022 em 18:36, marcio valverde disse:

Não há outra descrição para o dia de hoje a não ser invernal, como poucos dias no próprio inverno, é bom que se diga. Ficou bem fechado o tempo todo, à exceção de um curto período em que deu uma clareada em torno das 15h, que foi suficiente para estragar nossa máxima sub 20°C, mesmo assim continuou nublado. No final do dia, senti-me privilegiado com a garoa e o reforço do frio. 20221101_175844.thumb.jpg.a1f2abf7feacf04d91b89fa12cdcc491.jpg

Eis o porquê do privilégio kkk, a essa altura a temperatura já estava abaixo do 18°C.Screenshot_20221101-180129_Chrome.thumb.jpg.b2284b5fbdf73172ee6566dc62c2a575.jpg

 

PELO WRF, PRÓXIMOS 2 DIAS SERÃO ASSIM AINDA.

 

MÁXIMAS NA QUARTA:

5901659_Screenshot_20221101-185348_SamsungInternet.jpg.e9c2097d57accf2cc950668b8dfdd57e.jpg

 

MÁXIMAS NA QUINTA:

1930947646_Screenshot_20221101-184154_SamsungInternet.thumb.jpg.8b38df67db53bd9d49b17a04c76f8180.jpg

  • Like 11
  • Thanks 5
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Morro da Igreja teve máxima de 4,4°C no início do dia meteorológico, a menor para novembro. Durante a tarde sequer chegou a 2°C. No inmet de Urussanga a máxima ficou em 15,9°C, a menor para novembro em 60 anos de medição de dados.

Edited by Luide Luckmann
  • Like 10
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Tarde mais fria em anos em Primavera do Leste com temperatura na casa dos 12 C não passando dos 13 C, pra junho e julho já seria um frio forte, então, o que pensar de novembro, talvez só na Pequena Idade do Gelo tenha dado algo assim onde hoje é Primavera, na Padaria do Moinho em Cuiabá, lugar péssimo pra resfriamento noturno com céu claro, a mínima foi de 12,9 C entre 8:30 e 9 da manhã, ficou apenas um décimo acima do recorde de novembro na Convencional do INMET, e provavelmente esse recorde  foi sob céu claro seguido de aquecimento após o amanhecer, e dessa vez foi sob céu nublado, acredito ser o maior frio em novembro desde o fim da PEG, novembro de 1999 ficou no chinelo, esse frio me parece um pagamento atrasado. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 9
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Primeiro dia de novembro com pouco sol, sensação de abafamento e ligeiros chuviscos esparsos no decorrer do dia. Mínima de 19° e máxima de 27 graus em Lafaiete.

Até agora há pouco, ao anoitecer, nenhum sinal de mudança mas na última meia hora começou a soprar um vento sul forte e gelado. São 19:20, meu termômetro caiu para 20 graus e tô animado pros próximos dias trazendo um frio gostoso de volta. Máxima de 15 na quinta...tudo de bom!

  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Devido a essa história de dia meteorológico começar à meia-noite de Londres, Primavera nunca teve uma máxima inferior a 19 C no INMET, apesar da máxima diurna sub-15 de hoje e de 23/05/2020, teria tido ano passado se o INMET não tivesse ficado off-line mais de um ano, isso no fim de junho, com mínima de 8 C ou um pouco menos com céu nublado, hoje a máxima diurna foi de 14,8 C ainda de manhã, de tarde não passou de 13,2 C, a instantânea está em 12,1 C desde as 4 da tarde, o valor de 13 C 2 da tarde e a máxima da tarde são os menores pro horário e período do dia, respectivamente,  na série de 5 anos, se bem que off-line em metade de 2019 e quase todo 2021. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 5
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

A PWS da Fazenda Ilha Grande no Rio Sapé, baixadão rural primaverense que registrou geadas e 1,4 C no evento de maio, porém com máxima de 21,8 C,  hoje se destacou no frio diurno, com 12,3 C por volta das 2:30 da tarde, agora de noite a temperatura por lá subiu pra casa dos 13 C. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 7
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Nesse encerramento do dia meteorológico vou resumir, Primavera do Leste: mínima 11,9 C por volta da uma hora da tarde, máxima 20,8 C pouco após as 7 da noite de ontem com chuva, máxima diurna 14,8 C no período da manhã, a máxima de tarde foi de 13,2 C, agora 12,2 C de temperatura instantânea. 

  • Like 3
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Na automática de Cuiabá na UFMT, próximo de onde eu moro no vigésimo andar, a mínima foi de 13,2 C entre 7 e 8 horas da manhã, de tarde a máxima foi 17,0 C, mas a máxima do dia fica nos 18,4 C no começo da noite de ontem, deve ter tido uma sensação térmica bem baixa na sacada do meu apartamento hoje de manhã. 

Edited by Leandro A M Leite
  • Like 6
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 01/11/2022 em 20:37, Leandro A M Leite disse:

Na automática de Cuiabá na UFMT, próximo de onde eu moro no vigésimo andar, a mínima foi de 13,2 C entre 7 e 8 horas da manhã, de tarde a máxima foi 17,0 C, mas a máxima do dia fica nos 18,4 C no começo da noite de ontem, deve ter tido uma sensação térmica bem baixa na sacada do meu apartamento hoje de manhã. 

É a mesma que passou de 37 C nesse último mês de julho, que foi muito quente, por isso que esse frio me parece um pagamento atrasado. 

  • Like 3
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Primavera do Leste com 12 C/13 C de tarde no alvorecer de novembro, por curiosidade julho não teve nenhuma máxima sub-30 no horário, e passou dos 34 C no dia 16/07, se a tarde de hoje fosse praquele dia e vice-versa, seria algo totalmente cabível, bem dentro da lógica, em 16/07/2010 não passou dos 13 C de tarde em Primavera no termômetro do carro que tínhamos, exatamente 12 anos antes. 

  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 01/11/2022 em 12:40, Daniel85 disse:

Se fosse 1 ou 2 dias desse frio bem intenso mas logo voltasse a esquentar (retornando o padrão primavera), tudo bem. Eu não iria achar ruim.
O problema é que além dos 3 dias "gelados", São Paulo ainda terá mais 4 ou 5 de frio moderado (com máximas entre 16 e 18 graus, podendo ficar menor em áreas mais ao sul da cidade). Isso que me faz não ter nenhum ânimo pra esse evento.

 

Ao olhar os modelos, nota-se que após a MP se afastar ao largo do litoral sul ela ficará estacionada ali por vários dias, mantendo as temperaturas bem baixas sobretudo em áreas próximas ao litoral.

 

Enfim, bora ser paciente que isso tudo vai passar 😪

------------------------
Tarde começando assim como foi toda a manhã em São Paulo, ou seja, sol até tentando aparece e chuvisco caindo em vários momentos.

 

Na maioria das estações do CGE, temos 17-19 graus e umidade na casa dos 80%.


No extremo sul, 15 graus e umidade encostando os 100%.

 

-----

PS: Acho que vou passar uns dias na Patagônia para fugir dessa monotonia de dias invernais que São Paulo terá. Daí retorno quando houver o retorno do padrão primaveril aqui kkk

Que fase!

Eu estou morando no litoral de São Paulo (Mongaguá - SP) desde março de 2021, e tenho saudades das sub 15 que são relativamente comuns aí na capital.

 

Em janeiro e fevereiro aqui no litoral, nós temos MÍNIMAS entre 24 ºC e 25 ºC. Isso é altamente desconfortável para mim. Então, com esse evento de agora, com mínimas podendo chegar a 14 ºC na quinta-feira, com máxima de 20 ºC, me deixa muito feliz!!! hahaha

------------------------------------------------

 

Dia hoje foi completamente chuvoso em Mongaguá, litoral de São Paulo. Amanheceu com chuva e 20 ºC, e a temperatura se manteve por volta dos 19 ºC por boa parte da tarde. Agora (22:21), tenho 18 ºC com chuva moderada.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Em 01/11/2022 em 12:02, -FAAN- disse:

Meio-dia! 

 

frio.png.06595b0e89531f5ae2ecc82edf0b717c.png

Nos dezesseis anos que morei em Porto Velho RO, pouquíssimas vezes, mesmo em junho ou julho, me lembro de temperatura sub-15 em plena 11h local. E ainda com chuva/ garoa.

Friagem FORTE na Amazônia, mesmo para auge de inverno.

Surpresas do nosso ano 22.

  • Like 15
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

0111.PNG.0e82349a563c21e441446528b0e7048c.PNG

 

Rajadas máximas: 80,64 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta

                                       78,9 km/h em Florianópolis/Balneário dos Açores

                                       78,8 km/h no Morro da Igreja

                                       75,2 km/h em Balneário Rincão

 

> Dia de ontem foi histórico com chuva, neve e sol em SC. A altitude fez a diferença. O vento perdeu a força, embora ainda tenha havido a agitação no litoral. Pareceu um dia de Julho.

Edited by Moretão
  • Like 11
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

A zika reversa sempre funciona, ontem falei que duvidava e ta aí, baita mudança do tempo em BH. Às 10:00 a Pampulha tinha 18°C e a Cercadinho, que representa os bairros altos, 14°C, com chuvas fracas.

 

20221102_100739.thumb.jpg.e0d3783c01e555ee51983d9b684f2c67.jpg

 

Continua a tendência de queda de temperatura, que deve se intensificar mais até amanhã. Bem que podiamos ter esses dias Curitibanos mais vezes no ano.

  • Like 16
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Segunda metade de manhã com céu bem fechado em São Paulo.

 

Na maioria das estações do CGE, temos temperaturas em 14/15 graus e umidade na casa dos 80/90%.

No extremo sul, 12 graus e umidade atingindo os 100%.

 

Os ventos sopram de SSE a uma velocidade que continua superar a 20 km/h segundo dados do aeroporto de Congonhas.

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Em 02/11/2022 em 10:14, RafaelBHZ disse:

A zika reversa sempre funciona, ontem falei que duvidava e ta aí, baita mudança do tempo em BH. Às 10:00 a Pampulha tinha 18°C e a Cercadinho, que representa os bairros altos, 14°C, com chuvas fracas.

 

20221102_100739.thumb.jpg.e0d3783c01e555ee51983d9b684f2c67.jpg

 

Continua a tendência de queda de temperatura, que deve se intensificar mais até amanhã. Bem que podiamos ter esses dias Curitibanos mais vezes no ano.

Bom dia...

O céu está igual em Curitiba também com chuva fraca.

Mas aqui faz 9°C ainda (10h50)

Dia típico de inverno.

Aproveite bem esse clima aí em BH

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.