Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

"Condições do tempo" dentro de casa


Marcos
 Share

Recommended Posts

Abri esse tópico para discutirmos como anda o "tempo" nos interiores: quartos, salas, cozinhas, banheiros, ou mesmo debaixo das cobertas.

 

Com esse ciclone na costa e a ventania em POA minha casa ficou gelada!! Nessa noite atingi 12,1° no meu quarto e 12,8° aqui onde está o computador (no mesanino). Meu quarto está tão gelado que tive de abrir a janela para entrar o "calorzinho" da rua. Mesmo com edredon + cobertor de lá passei um pouco de frio nessa noite. Faz 14,1° lá fora e 13,4° dentro. Aqui no computador (onde está a central da estação) está 16,1° e batendo sol. 8-)

Link to comment
Share on other sites

O conceito "isolamento térmico" deve ser inexistente no Brasil, como é possível uma temperatura dentro de casa semelhante à de fora em apenas 1 ou 2 dias de frio mais intenso?

 

No meu quarto tenho 23ºC, tem estado difícil dormir. :evil: Felizmente as temperaturas vão descer nos próximos dias, vou aproveitar para refrescar o quarto.

Link to comment
Share on other sites

Pois é Filipe, esse conceito de isolamento térmico no BRASIL é algo novo, o custo muito alto contribuia e contribui, agora no caso do Marcos sem comentários, tá louco cara como que tu consegues dormi com 12°C :shock:

 

Para mim temperatura pra ambiente interno ideal seria algo em torno dos 20/22°C, menos que isso já tenho que ficar todo agasalhado e acima de 23°C já sinto necessidade de ligar o ventilador. Só para teres uma idéia, esse ano variei de 31.8°C dentro do quarto ( na pior onda de calor dos últimos anos) para 15.7°C ontem à noite! Agora nesse momento ta "quentinho com 16.9°C, ou seja variação de 16 graus dentro de casa :evil:

 

Isso é um dos motivos para qual a fama do frio no Sul ganha essa atmosfera de "sentir no osso" o frio, porque simplesmente você sente ele quase que o dia todo se a pessoa ficar a maior parte do tempo dentro de casa, e no verão tórrido como em cidades de Blumenau e no caso de Porto Alegre também é um desgaste. Em cidades de baixa altitude dá até pra se virar, agora fico com pena de pessoas com poucos recursos que moram em cidades frias com altitude maior! O Coutinho disse que em dias com temperaturas de -5/-7 têm pessoas com casa de madeira que chega até gear dentro de casa :?

 

E outra é besteira esse negócio de dizer `Ah quando morava no Canadá peguei até 20 negativos e nevando, como diria uma eslovaca que conheci na minha faculdade, "frio é frio em qualquer lugar do mundo, o frio aqui de vocês tem um sensação muito baixa".

 

Abraço

Link to comment
Share on other sites

no meu quarto que pega sol o dia inteiro e tem vidro com face dupla tem ficado com 17ºC a tarde e 13ºC a noite. Hoje de manha hora que acordei (6:30) estava 12ºC.

 

Na cozinha e banheiros que nao pegam sol, ontem a noite estava 11,6ºC, e deve subir pra uns 14ºC a tarde (nao medi).

 

Claro que isso agora, nestes ultimos dias frios...

Link to comment
Share on other sites

 

No meu quarto tenho 23ºC, tem estado difícil dormir. :evil: Felizmente as temperaturas vão descer nos próximos dias, vou aproveitar para refrescar o quarto.

 

Com esta temperatura eu durmo de edredom :lol: , coberta fina de 25 graus para cima e ventilador começando em 29 graus, não quero experimentar o seu "bom para dormir".

 

A menor temperatura que experimentei para dormir foi 7 graus dentro do abrigo da Pedra do Sino, mas com saco de dormir quentinho, mesmo assim não consegui pregar o olho porque é muito apertado, não nasci para dormir num casulo.

 

Agora 21 graus dentro do meu quarto com 36% de URA (fora 18,8 com vento constante batendo na janela fechada), edredom certo esta noite.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Realmente, se há algo que dificulta o sono, é temperatura alta! Dá-lhe ar-condicionado!

 

Este tópico já existiu no BAZ. É interessante que tenha sido novamente criado. Agora no meu quarto UR 50% e 16,2ºC. Dentro da gaveta onde estava guardado o termômetro (microclima :lol:) faz 15,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Resolvi esse problema no meu quarto colocando aquecedor à óleo, e a temperatura fica em torno dos 20ºC quando eu durmo. Aí um edredon basta para eu dormir.

Gasta bastante energia, mas vale a pena.

 

No resto da casa, a temperatura fica em torno dos 15ºC e tomar banho em chuveiro elétrico se torna um martírio. :cry:

Link to comment
Share on other sites

Meu quarto não recebe sol nenhum, e, apesar de ser uma maravilha no verão, nesses dias de frio é horrível. Hoje acordei com o termômetro na cabeceira da minha cama marcando 11,4°C (e 1,8°C lá fora) :|

Dormir de coberta é bom mas sem exagero.. e pior de usar tanta coberta é sair da cama na hora de acordar!

Link to comment
Share on other sites

No meu quarto tem ficado entre 15 e 16 nas últimas noites. É ruim quando está tão frio dentro do quarto porque tenho que dormir com o lençol e mais dois edredons. Na hora de levantar que fica ruim, quando você tira o cobertor vem aquele frio que parece que vai congelar tudo! :lol: Nem dá vontade de sair da cama.

Link to comment
Share on other sites

É o que acontece agora aqui em Porto Alegre. Meu apartamento tá mais gelado que lá fora. Ficou o dia todo "gelando".

Semana que vem já poderei medir a temperatura aqui dentro e fora. Pena que tenha quebrado meu "cebolinha" chinês que marcava a temperatura dentro de casa. Até que, para chinês, ele era bem preciso. Realmente, os ambientes para onde o ar frio entra ficam bem frios. Pois o ar frio é "pesadão". Tem que abrir as portas e janelas para que ele seja expulso.

Link to comment
Share on other sites

É o que acontece agora aqui em Porto Alegre. Meu apartamento tá mais gelado que lá fora. Ficou o dia todo "gelando".

Semana que vem já poderei medir a temperatura aqui dentro e fora. Pena que tenha quebrado meu "cebolinha" chinês que marcava a temperatura dentro de casa. Até que, para chinês, ele era bem preciso. Realmente, os ambientes para onde o ar frio entra ficam bem frios. Pois o ar frio é "pesadão". Tem que abrir as portas e janelas para que ele seja expulso.

Meu quarto atingiu 11,8° na manhã de ontem, um gelo total! Ele fica do lado sul da casa numa extensão da mesma para o pátio. Resultado: à tarde a própria casa faz sombra na janela do quarto, que recebe sol apenas num cantinho nessa época do ano. Meu quarto também ventila muito mal (não tem ventilação cruzada), mas pelo menos hoje havia vento e abri a janela. Consegui aquecê-lo a até os 16,4°. Agora faz 15,8° lá dentro e 17,2° aqui no computador com 59%. Lá fora está 12,7° com 74%

 

ANO PASSADO OU RETRASADO, DENTRO DA CASA DO BITA, QUE TRABALHA AQUI, AMANHECEU COM -7,4°C!....FORA;-8,9°C

Que coisa mais suicida-genocida!!! :shock: :shock: :shock:

 

Abraços extremistas!!!

Link to comment
Share on other sites

O conceito "isolamento térmico" deve ser inexistente no Brasil, como é possível uma temperatura dentro de casa semelhante à de fora em apenas 1 ou 2 dias de frio mais intenso?

 

No meu quarto tenho 23ºC, tem estado difícil dormir. :evil: Felizmente as temperaturas vão descer nos próximos dias, vou aproveitar para refrescar o quarto.

 

ANO PASSADO OU RETRASADO, DENTRO DA CASA DO BITA, QUE TRABALHA AQUI, AMANHECEU COM -7,4°C!....FORA;-8,9°C

 

E ele nao tem calefaçao? A estas temperaturas ja tem perigo de hipotermia...

 

No Canada ja houve caso de mortes dentro de casa por falta de calefaçao...alias, la é lei, é obrigatorio ter calefaçao dentro de casa, que aqueça a no minimo uma temperatura de 15C no interior. Se nao tiver, ou se quebrar e nao concertar, leva multa.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Reavivei esse tópico por uma notícia especial: a temperatura do meu quarto atingiu 9,6°! :cry: Levantei tão empolgado com o 1° que fazia lá fora que nem senti muito o frio de dentro, mas é meu primeiro registro abaixo dos 10° dentro de casa desde que adquiri um termômetro! :shock:

 

Fato inédito!!

 

Junto ao computador atingi 10,6°, e isso que o aparelho está na parede.

 

Agora faz 12,5° aqui, 10,3° no quarto e 4,0° na rua. Vou baixar dos 10° de novo!!

Link to comment
Share on other sites

Os habitantes do sul sofrem no inverno, nao tanto pelas baixas temperaturas, mas pelo mal isolamento das casas.

Quando estive agora pouco em POA(entre 25/5-25/6), a temp. no meu quarto variou entre 11.5C e 15.5C nas duas primeiras semanas.

Passei mais frio ai do que no inverno inteiro em Londres!! :shock:

 

PS: Fora tomar banho de chuveiro eletrico.......ninguem merece!! :roll:

Link to comment
Share on other sites

O meu termômetro digital mede temperatura interna e externa (acho que todos fazem isso hii). Tenho outro termometro, de alcool, no banheiro.

 

Neste momento 15,1°C aqui dentro, 14,8°C lá fora e 22,5°C no banheiro, que é sempre mais quente.

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

RONALDO

A casa do Bita não tem matajunta/sarrafo nos vãos entre as tábuas? Já ouvi falar de relatos de formação de estalactites no inverno de 2000 em Campo Alegre, mas em todas as noites de inverno que passei por lá, por mais frio que estivesse dentro, dava uma boa diferença em relação ao lado de fora, e não meros 1,5 graus.

Link to comment
Share on other sites

RONALDO

Mas a questão não é a qualidade dos materiais empregados, ou a qualidade destes mesmos encaixes. É se tem o famoso matajunta/sarrafo. Meus pais, no primeiro ano que moraram em Curita, não tinham posto matajunta nas paredes de casa, e deu muita diferença depois de colocarem. O matajunta é assim: imagine 2 tábuas de largura, por exemplo, 20 cm. Agora, imagine que, por melhor ue estas tábuas tenham sido grudadas, ainda passa alguma coisa de vento entre elas. Aí colocam uma tabuinha de uns 5 cm de largura sobre a fresta. Esta tabuinha é o matajunta.

outro fator que deve ser considerado é a espessura da tábua. As casas dos primeiros colonos polacos tinham um ótimo isolamento porque eles usavam tabuões com 30 cm de espessura (as famossas casas de tronco, como as que tem no Bosque do Papa, cm curita). Depois eles viram que os invernos daqui são muito mais doces que os da Polska, e foram afinando as tábuas, e hoje o padrão é ter 1 polegada-25 mm de espessura. E as tábuas da casa do Bita, qual é a espessura delas?

Link to comment
Share on other sites

Pergunta mais ou menos relacionada ao tópico: qual a causa-mortis daqueles que morrem nessas ondas de frio nos países ricos :?: Hipotermia :?:

Há casos de mortes de pessoas que bebem e por isso "não sentem" o frio, mas o corpo reage à baixa temperatura. Isso é comum na Rússia.

 

A cidade da Europa onde mais se morre de frio é Londres porque a cidade passa a falsa impressão de que não está frio. Em função da umidade está 1°/2° e chovendo, e não 4° e seco com neve. Tem gente que sai mal vestida e passa frio.

 

Também há os clássico casos de tempestades de neve e/ou gelo e blackout. Aí as residências ficam sem calefação. Aí é dose!!

 

Abraços hipotérmicos!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Pelo meu termômetro de pele, acredito que a regiao microclimática onde está meu apê seja mais fria que a do aero de Guarulhos. Mesmo nos tórridos nov-jan-fev, era comum cair bem um cobertor na madrugada. E agora mesmo, a única diferenca relevante entre sensação interna e sensação externa parece ser o vento, já que aqui dentro estou vivenciando um bom frescor. Mesmo estando com um moletom leve, minha sensação térmica ainda está um pouco abaixo do confortável (ou seja, estou arrepiando quase que o tempo inteiro). Como este frio neste momento está sendo bem de advecção, o ar de fora entra implacavelmente pelas frestas mal vedadas das janelas, e pra ajudar o chão é de piso frio.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.