Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2022


Recommended Posts

Em 21/10/2022 em 09:29, Moretão disse:

 

Se fizer isso aí, eu saio pelado na Avenida Consul Carlos Renaux ou na XV de Novembro kkkkk

 

----

 

Hoje tivemos uma chuva já de manhã. E devido ao calor da tarde de ontem ser mais fraco que o dia anterior, foi uma madrugada mais agradável. Mínimas entre 18/19.

 

O tempo melhorou e as máximas podem chegar a 30°C. Possível trovoada rápida, antes de secar completamente o tempo.

 

 

Alguém vai correr pelado... Kkkk

 

 

Screenshot_20221022-203136-683.thumb.png.36b25b8074b51d991f1f7caf861f8191.png

 

  • Like 3
  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

Em 21/10/2022 em 22:08, Aldo Santos disse:

 

Aqui na cidade de São Paulo, a estação do IAG registrou 6,3°C no dia 31/10 e 7,4°C no dia 01/11/1974.

Nos dados do INMET-Mirante de Santa, há registros de 7,0°C nos 2 dias.

Foi muito frio para essa época do ano.

 

O IAG ainda tem um registro de 8,1°C no dia 07/11/1974.

Aldo Santos,

vou incluir algumas mínimas de novembro 1974, em Minas, RJ, ES.

 

8,4 dia 1º/11/74 Governador Valadares-MG

 

7,2 dia 07/11/74 Araxá-MG

 

9,0 dia 08/11/74 Pompéu-MG

 

15,1 dia 03/11/74 Linhares-ES

 

10,6 dia 07/11/74 Itaperuna-RJ, menor do que set e out, na série 1969 a 1990.

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 21/10/2022 em 17:12, Maicon disse:

 

Agora com dois cavados alongados, típicos de onda de frio fortes. Um seguido do outro... seriam alguns dias gélidos nestas condições.

Que ordinário este julho. Cada vez com mais raiva dele.

 

EUROPEU.

 

1630869132_Screenshot_20221021-172444_SamsungInternet.thumb.jpg.a9e6d3b60e56e6a8a179f8103c3ddd36.jpg

Eu me recordo de um frio em Novembro em 2011 ou 2012 e, claro, em 2013. Em SP e Varginha, sul de MG. Alguém possui os números do sudeste? Foram nesses anos algum frio/sensação térmica baixa para o mês, não?

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 22/10/2022 em 22:40, marinhonani disse:

Aldo Santos,

vou incluir algumas mínimas de novembro 1974, em Minas, RJ, ES.

 

8,4 dia 1º/11/74 Governador Valadares-MG

 

7,2 dia 07/11/74 Araxá-MG

 

9,0 dia 08/11/74 Pompéu-MG

 

15,1 dia 03/11/74 Linhares-ES

 

10,6 dia 07/11/74 Itaperuna-RJ, menor do que set e out, na série 1969 a 1990.

Fantástico.

 

Você sabe se a estação de Araxá é a mesma no topão urbano de hoje? 

 

Incrível a marca.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Laje do Muriaé, registrou recorde de chuva para 24 h para outubro e todos os meses.

 

Medi 156 mm

na estação Cemaden 156,4 mm

na est. INEA/RJ, 160,8 mm(essa fica na saída norte daqui, ponte sobre o rio Muriaé).

A chuva de ontem para hoje até ás 3 h 30 madrugada, concentrou sobre Laje do Muriaé, outras cidades mais perto choveu bem menos.

 

Em outubro de 1976, do dia 19 para 20, choveu muito na cidade de Muriaé, Patrocínio(fica 11 km linha reta daqui), em Laje também, por isso meu primo engenheiro civil começou a medir a chuva em janeiro de 1977.

os valores foram esses:

164 mm convencional de Muriaé(recorde até hoje em Muriaé)

156 mm na estação da ANA/Patrocínio do Muriaé.

Aqui a chuva durou de 17 h até a tarde do outro dia, com certeza passou de 150 mm.

 

 

 

 

 

 

 

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma segunda metade manhã com céu praticamente limpo.

 

Nas estações do CGE temos nesse momento temperaturas entre 22 e 24 graus com umidade na casa dos 50/60% na maioria delas. No extremo sul chega a 70%.

 

Os ventos variam de ESE e leste de acordo com dados do aeroporto do Congonhas das últimas horas.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Ontem Buenos Aires registrou chuvas de madrugada, inclusive com algumas trovoadas. Mas, novamente, o acumulado foi baixo: 7 mm, levando o mes a apenas 18,8 mm. Durante o dia, céu nublado, momentos de garoa e frio. A mínima foi de 10,6°C e a máxima de 16,7°C, registrada às 21h de sexta, porque ontem mesmo nao passou de 15,4°C durante o dia.

Hoje comecamos o dia com temperatura de um dígito: mínima de 9,4°C. Agora temos uma tarde de domingo de céu parcialmente nublado, 18,4°C, URA de 55% e vento norte a 14 km/h. A máxima prevista é de 20°C. O sol nasceu às 6h01 e se poe às 19h14.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 23/10/2022 em 10:32, marinhonani disse:

Laje do Muriaé, registrou recorde de chuva para 24 h para outubro e todos os meses.

 

Medi 156 mm

na estação Cemaden 156,4 mm

na est. INEA/RJ, 160,8 mm(essa fica na saída norte daqui, ponte sobre o rio Muriaé).

A chuva de ontem para hoje até ás 3 h 30 madrugada, concentrou sobre Laje do Muriaé, outras cidades mais perto choveu bem menos.

 

Em outubro de 1976, do dia 19 para 20, choveu muito na cidade de Muriaé, Patrocínio(fica 11 km linha reta daqui), em Laje também, por isso meu primo engenheiro civil começou a medir a chuva em janeiro de 1977.

os valores foram esses:

164 mm convencional de Muriaé(recorde até hoje em Muriaé)

156 mm na estação da ANA/Patrocínio do Muriaé.

Aqui a chuva durou de 17 h até a tarde do outro dia, com certeza passou de 150 mm.

 

 

 

 

 

 

 


Nani, sério isso ? Assustador , é impressionante a facilidade que sua região tem para registrar eventos extremos de chuva. Tiveram muitos estragos ?

 

Ontem por aqui eu registrei uma shelf bem bonita diretamente da janela de meu apartamento:

 

6EEDF439-B7C7-4802-90A7-80C8A0D8DE74.thumb.jpeg.56c0ef9addb6fd039c369df9e5cf0b84.jpeg
 

Esse temporal trouxe acumulados de até 50mm em alguns pluviômetros da zona sul da cidade. Aqui em casa medi 23,4mm. 

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 23/10/2022 em 13:18, Renan disse:


Nani, sério isso ? Assustador , é impressionante a facilidade que sua região tem para registrar eventos extremos de chuva. Tiveram muitos estragos ?

 

Ontem por aqui eu registrei uma shelf bem bonita diretamente da janela de meu apartamento:

 

6EEDF439-B7C7-4802-90A7-80C8A0D8DE74.thumb.jpeg.56c0ef9addb6fd039c369df9e5cf0b84.jpeg
 

Esse temporal trouxe acumulados de até 50mm em alguns pluviômetros da zona sul da cidade. Aqui em casa medi 23,4mm. 

Renan,

não ocorreu nada demais aqui, somente em pontos de algumas ruas com deficiência de bueiros(falta mais grades nos bueiros, para escoar melhor).

 

Na chuva do dia 19, choveu mais forte em curto espaço de tempo, com isso , aqui na minha rua, teve alagamento e entrou  agua em poucas casas e lojas. Mas a causa, foi dois cones de sinalizaçao, que foram carregados de um ponto mais alto da rua e entupiu a boca de lobo do bueiro, tive que entrar na agua e retirar o cone e suas partes, com isso escoou bem.

Na fazenda de um primo falecido, que fica a sudoeste daqui, uns 2,5 km em linha reta, também mediram chuva acima de 150 mm(na chuva de ontem para hoje).

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 23/10/2022 em 14:54, marinhonani disse:

Renan,

não ocorreu nada demais aqui, somente em pontos de algumas ruas com deficiência de bueiros(falta mais grades nos bueiros, para escoar melhor).

 

Na chuva do dia 19, choveu mais forte em curto espaço de tempo, com isso , aqui na minha rua, teve alagamento e entrou  agua em poucas casas e lojas. Mas a causa, foi dois cones de sinalizaçao, que foram carregados de um ponto mais alto da rua e entupiu a boca de lobo do bueiro, tive que entrar na agua e retirar o cone e suas partes, com isso escoou bem.

Na fazenda de um primo falecido, que fica a sudoeste daqui, uns 2,5 km em linha reta, também mediram chuva acima de 150 mm(na chuva de ontem para hoje).


Nani, quais pluviômetros do Cenaden mediram esse evento extremo aí ? Nas estações do INMET e em particulares , não encontrei volumes extremos próximos de Lage do Muriaé nos últimos dois dias. Parece ter sido um evento extremamente localizado, somente aí. 

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 23/10/2022 em 19:41, Luide Luckmann disse:

Praticamente uma semana de inverno no final da primavera/quase começo de verão. Mesmo que o frio seja nerfado, é um absurdo. Pela 18z do GFS 1034Hpa no norte da Argentina e linha de congelamento em 1500m chegando a Curitiba

image.png.96ef824ddcfea51744ba0c73b2bb590c.png

 

 

 

ecmwf_T850_samer_64.png

gfs_T850_samer_36.png

Nem em uma reanálise do século passado imaginaria vê algo assim 😳

 

Se vier 40% disso, o estrago já vai ser feio! 

  • Like 5
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, após um dia nublado com aberturas de sol e certo abafamento (máxima de 27C), BH e região metropolitana registraram mais um temporal, dessa vez no começo da noite.

 

Foram 15 mm entre 19 e 20h na Pampulha, com raios e rajadas de vento. 

 

O céu na tarde de hoje, que mostra como foi a maior parte do dia:

 

657315706_20221023_1603182.thumb.jpg.7c93930ed0ba19182ae153620eb16854.jpg

 

 

A temperatura atingiu 17°C com a chuva, a mínima do dia.

  • Like 5
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 23/10/2022 em 13:18, Renan disse:


Nani, sério isso ? Assustador , é impressionante a facilidade que sua região tem para registrar eventos extremos de chuva. Tiveram muitos estragos ?

 

Ontem por aqui eu registrei uma shelf bem bonita diretamente da janela de meu apartamento:

 

6EEDF439-B7C7-4802-90A7-80C8A0D8DE74.thumb.jpeg.56c0ef9addb6fd039c369df9e5cf0b84.jpeg
 

Esse temporal trouxe acumulados de até 50mm em alguns pluviômetros da zona sul da cidade. Aqui em casa medi 23,4mm. 

Renan,

somando setembro mais outubro, os volumes de chuvas em Juiz de Fora estão no positivo.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Chegamos a última semana de Outubro com um mês onde o calor constante não se tem feito presente, hoje a maior temperatura do mês com 32.5°C, tivemos 10 dias com episódios de chuvas até então com 200 mm acumulados. Para esta semana expectativa de muito sol e temperaturas mais altas, com mudanças previstas mais para o fim de semana.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Em 23/10/2022 em 22:08, ifreitasrosa disse:

Cara de bloqueio forte depois...mas calor em novembro é normal, então bora ter umas mínimas e máximas bem fora dos padrões para um novembro 

 

A rigor, não há bloqueio.

Mas apenas efeito pós-frontal, com a massa de ar seco e polar no centrossul do Brasil na primeira semana de novembro.

Mas, até o momento, não há qualquer indício de bloqueio. Pelo menos o que eu estou vendo aqui.

 

Há pontos muito bons desta FF. Modelos indicam volumes muito expressivos de chuva, para todo centrossul do país, não se limitando a uma restrita área.

Dará uma segurança hídrica aí de uma semana, pelo menos, pro solo, ainda mais com a temperatura amena. 

 

Edited by Maicon
  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 23/10/2022 em 18:21, Moretão disse:

 

Nossa que previsão diferente da que eu postei kkkk

 

 

Granizo em Florianópolis. Aqui no Vale, as máximas ficaram entre 28/30.

 

fln.PNG.f2d06240f15abc94ff87581505a91096.PNG

 

Temos trovoadas em parte do Sul, Grande Florianópolis e Norte.

Tu tá ligado que é só brincadeira né @Moretão?

 

lá vai mais uma doideira do Euro:

 

Screenshot_20221023-221540-268.thumb.png.914cc18c5eea26a55287e74a287eb602.png

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 23/10/2022 em 15:01, Renan disse:


Nani, quais pluviômetros do Cenaden mediram esse evento extremo aí ? Nas estações do INMET e em particulares , não encontrei volumes extremos próximos de Lage do Muriaé nos últimos dois dias. Parece ter sido um evento extremamente localizado, somente aí. 

Renan,

o Cemaden, instalou somente um pluviômetro, o antigo secretário de meio ambiente, pediu 2 no início de 2017, mas liberaram um( ele fica a 300 m daqui de casa), ficariam nos extremos da área urbana.

O outro pluviômetro automático, fica na saída norte, uns 600 m daqui, é do INEA, instituto do meio ambiente(tenho contato direto com o técnico responsável pela manutençao do nível do rio e do volume de chuva, digo para ele, eu meço a chuva com pluviometro padrão e o Cemaden tem um aparelho a 300 m do INEA, com isso cobro um manutenção séria).

Um pluviômetro que fica 2,5 km sudoeste daqui de casa, passou de 150 mm área rural.

Outro aparelho do meu colega agricultor, que mede chuva desde 2020, transbordou, mede ate 135 mm, o sítio fica 4 km linha reta a sudeste daqui. Esses pluviômetros de pouca capacidade em mm, até 135 mm, são pouco eficientes em grandes volumes de chuva, as gotas caem dentro e parte da agua pula fora do pluviometro, se o nível da água estiver a menos de 10 cm da boca do aparelho( eles começam a perder a medida da chuva).

O secretario de agricultura mora num sitio, 7 km linha reta ao sul daqui, lá ele mediu 91 mm.

No dia 8 de fevereiro 2022, a região Noroeste do RJ e algumas cidades da região de Muriaé, que fazem divisa com o RJ, registraram chuvas acima de 100 mm numa área bem grande, com isso na madrugada de 9 fev, a cidade de Miracema-RJ, começou a ser inundada, teve rua baixa ao lado de um córrego que chegou 2 metros de altura. Aqui o alagamento começou ao meio dia do dia 9/02. Em várias cidades a chuva foi maior do que na área urbana daqui. Mas o meu primo sec. agricultura mediu no sítio dele a 7 km ao sul daqui 160mm ( aqui medi 117mm).Na cidade de Patrocínio foi acima de 140 mm, poucos km pode ter uma boa variação nos volumes de chuva, em chuvas que caem por horas seguidas.

 

No temporal do dia 19 a diferença entre INEA e Cemaden,foi minúscula

89,6 INEA

89,4 Cemaden

89,0 aqui em casa.

 

 

 

 

As cidades com pluviômetros mais perto daqui em funcionamento, são Patrocínio do Muriaé( 11,5 km linha reta Noroeste) e Águas do Raposo, fica a 13 km linha reta ao norte.

 

50mm em Raposo

31 mm Patrocínio

61 mm convencional de Itaperuna, 23 km a leste daqui.

 

 

 

Edited by marinhonani
  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 23/10/2022 em 22:18, SandroAlex disse:

Tu tá ligado que é só brincadeira né @Moretão?

 

Claro!!! Relax!

 

Mas como eu adoraria que fosse verdade aqui embaixo...

 

Aqui é o inverso daí... Enquanto torcem por calor, já estamos torcendo pelo frio aqui. É muita diferença.

 

Tenho parentes em Curitiba que estão na mesma também... Querendo "calor" e cansados do frio.

  • Like 4
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dia sabado en Montevideo (Melilla):

 

 

image.png.4f8f6ec7cac6a94d715490d9b47b6780.png

 

Notar que la maxima fue a media mañana, la tarde fue gelida y se mantuvo clavada entre 11,5° y los 12°C durante toda la tarde.

 

Con lluvia  y viento, ese rango de temperaturas fue una tarde tipicamente invernal!

A fines de octubre!

El sol aparecio por unos pocos breves momentos al mediodia entre las nubes acompañando la lluvia.

Edited by PabloMQL
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

El domingo se presento estupendo y soleado, tuve un cumpleaños al aire libre y la diferencia entre estar a la sombra y estar al sol era enorme!

 

El sol ya esta bastante fuerte, pero el aire muy frio!

Eso es tipico de esta estacion.

 

Las temperaturas extremas presentaron un rango perfectamente primaveral, la mañana fria y la maxima templada:

 

 

1723306945_Sanstitre.png.2e7c5189649f619480804024712e7e76.png

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ontem o dia foi de sol e céu parcialmente nublado em Buenos Aires, com mínima de 9,4°C e máxima de 19,6°C.

Hoje, devido à presenca de ventos noroeste-norte-nordeste durante toda a madrugada, a mínima foi bem mais alta já, e nao baixamos de 15,1°C. Agora está ensolarado, faz 18,6°C, URA de 77% e vento norte a 11 km/h. A máxima prevista para esta tarde é de 24°C. O sol nasceu às 6h e vai até às 19h15.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Ontem, quando tivemos mínima de um dígito aqui, também foi um amanhecer de muito frio no resto da provincia de Buenos Aires, inclusive com temperaturas negativas. Em Azul fez -0,4°C, em Tandil -1°C e Mar del Plata foi a -2,4°C, quarta temperatura negativa neste mes de outubro.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

CENTRO-OESTE PAULISTA (MARÍLIA).

 

DIA 1 DE NOVEMBRO.

 

1738592205_Screenshot_20221024-102437_SamsungInternet.thumb.jpg.a7f8aeb58d142cff8e72585c40f356a4.jpg

 

DIA 2 DE NOVEMBRO (FINADOS)

 

1251161142_Screenshot_20221024-102449_SamsungInternet.thumb.jpg.cefeef16e2843098dab007af73f7a29c.jpg

 

OBS: NA PRÁTICA, QUANDO AS MÁXIMAS NÃO PASSAM DE 20 NUM DIA SECO E ENSOLARADO, COSTUMA GEAR NO OUTRO DIA.

 

SALVO NÃO ENGANO, ESTE SITE USA MODELO GEM.

 

Edited by Maicon
  • Like 7
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Bom dia,

 

a chuva foi muito intensa nesse final de semana em alguns pontos da RMBH, dando sequência ao clássico incremento da estação chuvosa à medida que avança a primavera. Além dos volumes cada vez maiores, a chuva tem ficado mais frequente: com exceção de quinta-feira, choveu em todos os últimos 5 dias e ainda pode chover mais até amanhã. O verão climático vai ganhando corpo diante de nossos olhos.

 

Os volumes foram muito elevados na área centro-sul de BH, exatamente onde fica a estação convencional da cidade (bairro Santo Agostinho). O acumulado por lá foi de 55 mm ontem e 20 mm no sábado, em 2 temporais com raios e ventania. As temperaturas ficaram até agradáveis, com máximas de 27 graus.

 

Com isso, o acumulado do mês alcançou os 144,2 mm em 8 dias, volume já levemente superior à média histórica.

 

O dia hoje começou com 17ºC e deve esquentar de forma moderada nas próximas horas, até novas chuvas se formarem.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 24/10/2022 em 10:24, wallace silva disse:

se concretizando isso, será uma máxima sub-20 na região metropolitana do Rio em Novembro, sinceramente não me recordo disso ter acontecido na minha vida com 30 anos

É uma onda polar excepcional, a maioria das pessoas vivas eu acho que não viu um frio desse em novembro, como tá se apresentando. Me lembro de um tópico aqui do fórum falando de eventos climáticos do passado. Houve um relato de geada em Goiás em janeiro de não sei que ano. Pode ter sido só um orvalho bem significativo e terem confundido com geada. Mas pra ter um orvalho significativo em pleno janeiro por lá, precisa ter dado uma boa esfriada no Sul

  • Like 6
  • Thanks 4
Link to comment
Share on other sites

Em 24/10/2022 em 10:24, wallace silva disse:

se concretizando isso, será uma máxima sub-20 na região metropolitana do Rio em Novembro, sinceramente não me recordo disso ter acontecido na minha vida com 30 anos

Bem, eu já tenho 42 e como o auge do evento, por assim dizer, vai se dar no dia de finados, fica muito fácil associar a data com a memória climática porque, justo nesse dia, boa parte da população do país enfrenta o clima lá fora para visitar as sepulturas dos seus entes queridos já falecidos. De fato não lembro de nada assim e na verdade finados aqui na região sempre foi sinônimo de torrar debaixo de um sol escaldante no cemitério e de tomar garapa ou água de coco geladinha na saída para compensar um pouco o calorão. Curiosamente, também me recordo de chuvas de granizo associadas a esse período do ano. Por isso que, se me vir obrigado a usar blusa, mesmo que de meia estação, para ir de manhã no cemitério dia 02/11, vou tirar foto para guardar para a posteridade porque ainda que Deus me conceda a graça de viver outros 42 não espero que algo do gênero se repita tão cedo. 

Edited by marcio valverde
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 24/10/2022 em 11:18, Luide Luckmann disse:

É uma onda polar excepcional, a maioria das pessoas vivas eu acho que não viu um frio desse em novembro, como tá se apresentando. Me lembro de um tópico aqui do fórum falando de eventos climáticos do passado. Houve um relato de geada em Goiás em janeiro de não sei que ano. Pode ter sido só um orvalho bem significativo e terem confundido com geada. Mas pra ter um orvalho significativo em pleno janeiro por lá, precisa ter dado uma boa esfriada no Sul

Galera do Leste do Nordeste ansiosa por essa Onda de Frio. Explico: todo evento de Ar Polar entrando pelo Sul do nosso continente, trouxe eventos significativos de chuvas em áreas de nossa região.

  • Like 5
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Em 24/10/2022 em 12:09, marcio valverde disse:

Bem, eu já tenho 42 e como o auge do evento, por assim dizer, vai se dar no dia de finados, fica muito fácil associar a data com a memória climática porque, justo nesse dia, boa parte da população do país enfrenta o clima lá fora para visitar as sepulturas dos seus entes queridos já falecidos. De fato não lembro de nada assim e na verdade finados aqui na região sempre foi sinônimo de torrar debaixo de um sol escaldante no cemitério e de tomar garapa ou água de coco geladinha na saída para compensar um pouco o calorão. Curiosamente, também me recordo de chuvas de granizo associadas a esse período do ano. Por isso que, se me vir obrigado a usar blusa, mesmo que de meia estação, para ir de manhã no cemitério dia 02/11, vou tirar foto para guardar para a posteridade porque ainda que Deus me conceda a graça de viver outros 42 não espero que algo do gênero se repita tão cedo. 

A cada ~30 anos, o padrão de circulação atmosférica sofre alteração (30 Zonal 30 Meridional). Com 42 anos, o amigo já experimentou uma predominância Zonal (Planeta Aquecido) e de 2005 até ~2035 vai experimentar circulação atmosférica com predominância Meridional (Planeta Arrefecido).

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Me lembro de uma tarde de 17 ºC em janeiro, foi em 2009. Acho que o frio mais significativo fora de época, claro que estava nublado e garoando.

 

em 2007 lembro do saudoso Paulo Sant'Anna, comentarista muito conhecido aqui no RS, reclamando que já era novembro e ainda fazia frio.

 

Recordo tbm, embora eu era muito novo, de tardes bastante frias e nubladas em dezembro de 1999. 

 

em la niña é comum mesmo esses episódios. Vamos ver o que o 12Z do GFS que já começou a rodar reserva, já que na 06Z mostrou dois dias gelados com umidade p cá 

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Tarde começando com poucas nuvens, temperaturas um pouco altas porém sem tanta sensção de abafamento.

 

Na maioria das estações do CGE, temos neste momento entre 24 e 26 graus. A umidade está na casa dos 50/70%.

No extremo sul, 21 graus e umidade na casa dos 70/80%.

 

Radar de São Roque mostra alguns núcleos de chuva na serra da Mantiqueira.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.