Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2022


Recommended Posts

Tempo completamente alterado nesse final de tarde em São Paulo.

O céu está todo tomando por nuvens baixas devido aos ventos que passaram a soprar do mar.

 

Nas maioria das estações do CGE, temos 16-18 graus com umidade na casa dos 80%.

No extremo sul, 14 graus com umidade encostando nos 100%.]

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Em 10/09/2022 em 12:02, Renan disse:

Bom início de tarde a todos.

 

Ontem passei por um terrível momento na estrada entre Lima Duarte e Juiz de Fora. Aconteceu que, por volta das 22:40, enquanto retornava para Juiz de Fora, eu sofri um acidente envolvendo uma vaca que estava no meio da estrada e, com a forte batida, ela foi arremessada alguns metros para o acostamento, morrendo instantaneamente. E eu, por um milagre de Deus, não sofri QUALQUER FERIMENTO, estou intacto ! O carro provavelmente terá perda total, mas tem seguro e isso pouco está me importando (danos materiais). Enfim, só queria compartilhar com vocês essa experiência para dizer que precisamos estar MUITO ATENTOS na estrada sempre. Não subestimem os riscos que podem estar por toda parte. 

 

Passado o grande susto, estou aqui em casa curtindo o dia mais quente desde Março, com forte pré frontal e temperatura de 32°C neste momento na minha estação. Céu claro e muita fumaça.

Q triste, Renan 😢

A vaquinha morreu! Agora vou ficar com isso em mente... 

Sim, tem o susto q vc levou. Deve ter sido horrível, eu nem imagino... mas a vaca... 😭

  • Like 6
  • Haha 7
Link to comment
Share on other sites

On 9/10/2022 at 6:06 PM, Carlos Campos said:

Paisagem desoladora vista do alto e ainda pior, vista de baixo.

Hoje a fumaça resolveu descer até o nível do planalto em razão da chegada do ar frio e úmido.

Ao meio-dia estava impossível identificar nuvens e o Sol não brilhou. 

AirBrush_20220910175612.thumb.jpg.07efe5cf0779fe9f090f4d56d465e12f.jpg

 

A chuva prevista não ocorreu. Tivemos uma pancada rápida e umas 3 trovoadas às 15h e já havia esfriado. 

Screenshot_20220910_165536.thumb.jpg.ffc9545c4c78eb0394bdae71a112020e.jpg

A máxima na estação Borda da Mata chegou à 25,6°C às 11h30 e agora estamos com 12,9°C.

Céu cinzento e desanimador.

 

Pois é, nem parece que choveu bem aí nessas ultimas semanas, pela foto parece até que o quadro é de forte estiagem. Essa foto abaixo tirei faz uns 10 minutos (18:15). Tive que dar muito zoom, mas dá pra notar a fumaça generalizada. No pôr-do-sol é possível olhar diretamente pro sol.

20220910_181742.thumb.jpg.680d8f872d929b146178219342edba7e.jpg 

  • Like 17
Link to comment
Share on other sites

Em 10/09/2022 em 12:02, Renan disse:

Bom início de tarde a todos.

 

Ontem passei por um terrível momento na estrada entre Lima Duarte e Juiz de Fora. Aconteceu que, por volta das 22:40, enquanto retornava para Juiz de Fora, eu sofri um acidente envolvendo uma vaca que estava no meio da estrada e, com a forte batida, ela foi arremessada alguns metros para o acostamento, morrendo instantaneamente. E eu, por um milagre de Deus, não sofri QUALQUER FERIMENTO, estou intacto ! O carro provavelmente terá perda total, mas tem seguro e isso pouco está me importando (danos materiais). Enfim, só queria compartilhar com vocês essa experiência para dizer que precisamos estar MUITO ATENTOS na estrada sempre. Não subestimem os riscos que podem estar por toda parte. 

 

Passado o grande susto, estou aqui em casa curtindo o dia mais quente desde Março, com forte pré frontal e temperatura de 32°C neste momento na minha estação. Céu claro e muita fumaça.

Que susto, Renan.

Que bom que tudo esteja bem com você.

Agradeçamos, sim, a Deus, por ter escapado sem lesões ou ferimentos.

Abraços.

 

Como você já reportou, sim, tivemos a máxima do ano nos altos do Alphaville: 33˚C - maior valor desde set 21.

 

E também UR recorde de mínima: 27% - menor valor desde jul 21.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Gente, peço a licença para postar mais algumas imagens sobre a Amazônia.

 

Essa imagem é do dia 03. Acho que uma das mais emblemática que eu já vi, a quantidade de focos de grandes proporções é bizarra.

801322903_ScreenShot2022-09-10at19_56_59.png.60592fc7d2dcbce2bc42b47958493d79.png

 

Imagem de hoje no meio da tarde. A pluma de fumaça literalmente tampou o sol, não é possível enxergar a superfície pelo satélite. Não me lembro de ver isso assim pra cá, se duvidar as 15hs no oeste paulista já seria possível olhar diretamente para o sol sem fritar a córnea.

1331054766_ScreenShot2022-09-10at19_57_14.png.a273518a114cb53788930d609debcd88.png

 

Noite segue abafada aqui, com 24ºC sem vento.

Edited by Lucas Centurion
  • Like 8
  • Thanks 1
  • Sad 17
Link to comment
Share on other sites

Em 10/09/2022 em 09:29, Luide Luckmann disse:

INMET de Laguna também bateu recorde ontem, pelo que vi. Mas antes a estação era convencional e hoje é automática. Outra coisa é que a estação convencional só tem dados de 1961 a 1989. Mas eu encontrei valores de 29,4/ 28,1/ 29 nesse período. Há também dados em falta durante o período. Mas a máxima ontem por lá atingiu 32,7

Luide Luckmann,

Vi os comentários de Laguna, na série 1931 a 1960, achei alguns dados interessantes.

mínimas

1,4 dia 31/08/1931

2,4 dia 31/07/1955

4,6 dia 24/06/1945

 

Camboriú

-2,6 dia 07/07/1944

-1,2 dia 1 e 2/08/1955

-0,2 dia 20/6/1942

  0,1 dia  02/09/1960

 

Quanto as máximas, não tenho, tirei xerox com interesse em mín abs. e méd mínimas do sudeste.

 

  • Like 7
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

1009.PNG.db2e47d1f357916b2f740611cb372d11.PNG

 

Rajadas máximas: 87,37 km/h em Balneário Arroio do Silva/BOAA (píer)

                                      85,32 km/h em Laguna/Cabo de Santa Marta

                                      84,6 km/h em Balneário Rincão/Plataforma Norte (píer)

                                      75,3 km/h em Garopaba

                                      74,09 km/h no Morro das Torres

                                      74 km/h em São Francisco do Sul/Ilha da Paz

                                      73,4 km/h em Florianópolis/Balneário dos Açores

 

> A máxima em São Francisco do Sul/Ilha da Paz foi as 0h30. Ontem de noite chegou a 32,2°C as 23 horas. Calor noturno nível "baixada santista". Impressionante como o mar "ferveu" ontem.

 

> Já há negativa em São Joaquim. Em Bom Jardim está na trave.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Em 10/09/2022 em 20:36, marinhonani disse:

Luide Luckmann,

Vi os comentários de Laguna, na série 1931 a 1960, achei alguns dados interessantes.

mínimas

1,4 dia 31/08/1931

2,4 dia 31/07/1955

4,6 dia 24/06/1945

 

Camboriú

-2,6 dia 07/07/1944

-1,2 dia 1 e 2/08/1955

-0,2 dia 20/6/1942

  0,1 dia  02/09/1960

 

Quanto as máximas, não tenho, tirei xerox com interesse em mín abs. e méd mínimas do sudeste.

 

Pra tu teres uma noção da força que foi a onda de frio de 2016, Laguna teve essa sequência:

dia/mín/máx

09/06-   5,7- 13,5

10/06-    6,4- 14,2

11/06-    4,9- 13,2

12/06-    4,4- 13,9

13/06-    6,0- 14,6

 

 

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Em 10/09/2022 em 20:06, Lucas Centurion disse:

Gente, peço a licença para postar mais algumas imagens sobre a Amazônia.

 

Essa imagem é do dia 03. Acho que uma das mais emblemática que eu já vi, a quantidade de focos de grandes proporções é bizarra.

801322903_ScreenShot2022-09-10at19_56_59.png.60592fc7d2dcbce2bc42b47958493d79.png

 

Imagem de hoje no meio da tarde. A pluma de fumaça literalmente tampou o sol, não é possível enxergar a superfície pelo satélite. Não me lembro de ver isso assim pra cá, se duvidar as 15hs no oeste paulista já seria possível olhar diretamente para o sol sem fritar a córnea.

1331054766_ScreenShot2022-09-10at19_57_14.png.a273518a114cb53788930d609debcd88.png

 

Noite segue abafada aqui, com 24ºC sem vento.

Pelo andar da carruagem, não demora muito pro nosso continente virar uma África, com um novo "Saara" em pleno Mato Grosso e um "Nilo" mais ao norte, (conhecido no século XX por "Amazonas").

Um novo "Kalahari" vai surgir entre Minas e São Paulo e um novo "Namib" no Rio Grande do Sul. 

É claro q é um grande exagero (ou será que não?).

Coisas nada boas ocorrerão em breve. Nós estamos condenados. 

Pessoas com almas malvadas estão acabando com as nossas florestas e com os animais, q era para estarem seguros ali.

E quem se arrisca a enfrentar esses infames, acaba assassinado. 

É isso...

  • Like 7
  • Sad 10
Link to comment
Share on other sites

Buenas noches, temperaturas extremas durante el dia de ayer viernes en Montevideo (Melilla):

 

image.png.f768e4587fdf492ccd58ba9416014222.png

 

Jornada bien invernal, luego de que el jueves la maxima llegar a 27°C en el norte de Montevideo.

 

La maxima, tan solo 12°C, la tuvimos a la medianoche y el resto del dia, que comenzo con algunas tormentas a la madrugada, continuo gris pero sin precipotaciones hasta la noche.

 

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Após um início de dia quente, o tempo virou por volta da hora do almoço e a temperatura foi diminuindo ao longo da tarde e uma fina garoa começou a cair, achei que não passaria disso, mas eis que neste momento temos chuva forte com direito a relâmpagos e trovões, e tudo isso sob uma temperatura de apenas 12°C! Por essa eu não esperava!

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Em 10/09/2022 em 23:18, Carlos Campos disse:

Pelo andar da carruagem, não demora muito pro nosso continente virar uma África, com um novo "Saara" em pleno Mato Grosso e um "Nilo" mais ao norte, (conhecido no século XX por "Amazonas").

Um novo "Kalahari" vai surgir entre Minas e São Paulo e um novo "Namib" no Rio Grande do Sul. 

É claro q é um grande exagero (ou será que não?).

Coisas nada boas ocorrerão em breve. Nós estamos condenados. 

Pessoas com almas malvadas estão acabando com as nossas florestas e com os animais, q era para estarem seguros ali.

E quem se arrisca a enfrentar esses infames, acaba assassinado. 

É isso...

Mas a amazônia não existe justamente porque aquela região é úmida? Na minha opinião não faz muito sentido achar que a floresta é responsável por fazer chover, a floresta é uma consequência da chuva, não uma causa. Óbvio que o desmatamento é uma lástima, mas eu considero um pouco de histeria afirmar que o Brasil se tornaria um deserto caso a amazônia sumisse. Estes desertos que você citou, assim como o do Atacama, ficam no lado ocidental do continente, e isso tem a ver com as correntes marítimas. Não sou dono da verdade tbm né pessoal, corrijam-me se eu estiver equivocado.

Edited by Wagner97
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 10/09/2022 em 20:06, Lucas Centurion disse:

Gente, peço a licença para postar mais algumas imagens sobre a Amazônia.

 

Essa imagem é do dia 03. Acho que uma das mais emblemática que eu já vi, a quantidade de focos de grandes proporções é bizarra.

801322903_ScreenShot2022-09-10at19_56_59.png.60592fc7d2dcbce2bc42b47958493d79.png

 

Imagem de hoje no meio da tarde. A pluma de fumaça literalmente tampou o sol, não é possível enxergar a superfície pelo satélite. Não me lembro de ver isso assim pra cá, se duvidar as 15hs no oeste paulista já seria possível olhar diretamente para o sol sem fritar a córnea.

1331054766_ScreenShot2022-09-10at19_57_14.png.a273518a114cb53788930d609debcd88.png

 

Noite segue abafada aqui, com 24ºC sem vento.

 

Muita fumaça aqui em Bh nesta noite, visível na luz dos postes por toda a cidade. E para a minha surpresa, ainda não era a fumaça da Amazônia propriamente dita, e sim incêndios aqui em MG mesmo. Se agora já está assim, quero ver quando essa fumaça toda que esta em SP vier pra cá. 

  • Like 8
  • Sad 7
Link to comment
Share on other sites

Temperaturas extremas durante el dia sabado en Montevideo (Melilla):

 

image.png.cae9093de27b6d9b8cf8bd6d285bbc7e.png

 

Jornada soleada y absolutamente despejada pero fria , cielo intensamente turquesa, la maxima en el norte de la ciudad apenas supero los 15°C.

Sali a hacer compras, era un placer caminar bajo del sol.

 

 A la mañana la minima habia sido de aprox 6°C, ahora a la medianpoche tuvimos la minima del dia , poCo mas de 4°C.

Edited by PabloMQL
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Actualmente tenemos una madrugada de domingo helada, 3,8°C en la estacion Melilla apenas pasada la medianoche, 6,3°C en la estacion Prado, con humo que viene de Argentina.

 

En la estacion Minas del departamento de Lavalleja ya esta negativando!

 

image.png.bff7a837d8bce78d52b884b927b88380.png

 

image.png.8c742845fa704f10ec393d3918b49e40.png

 

image.png.1c0a26771d8ddc107601da18618b7ce6.png

Edited by PabloMQL
  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 10/09/2022 em 23:54, Wagner97 disse:

Mas a amazônia não existe justamente porque aquela região é úmida? Na minha opinião não faz muito sentido achar que a floresta é responsável por fazer chover, a floresta é uma consequência da chuva, não uma causa. Óbvio que o desmatamento é uma lástima, mas eu considero um pouco de histeria afirmar que o Brasil se tornaria um deserto caso a amazônia sumisse. Estes desertos que você citou, assim como o do Atacama, ficam no lado oriental do continente, e isso tem a ver com as correntes marítimas. Não sou dono da verdade tbm né pessoal, corrijam-me se eu estiver equivocado.

 

Sem a floresta a região da amazônia ainda continuaria úmida, já que a umidade vem do atlântico equatorial. Mas quanto as outras regiões aí sim seria um problema, pois a floresta ajuda a manter o fluxo de umidade e aliado com a cordilheira dos Andes, evita que a gente tenha um deserto.

 

HFGxGay.png

  • Like 12
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 10/09/2022 em 23:54, Wagner97 disse:

Mas a amazônia não existe justamente porque aquela região é úmida? Na minha opinião não faz muito sentido achar que a floresta é responsável por fazer chover, a floresta é uma consequência da chuva, não uma causa. Óbvio que o desmatamento é uma lástima, mas eu considero um pouco de histeria afirmar que o Brasil se tornaria um deserto caso a amazônia sumisse. Estes desertos que você citou, assim como o do Atacama, ficam no lado oriental do continente, e isso tem a ver com as correntes marítimas. Não sou dono da verdade tbm né pessoal, corrijam-me se eu estiver equivocado.

 

Já vi estudos que indicam que a coisa é muito mais complexa do que isso.

Existe floresta porque chove, claro, senão seria um deserto (Ou savana, estepe, etc).

Mas, a floresta tem grande importância na nucleação das chuvas.

Isso além do fluxo de umidade para o Sudeste.

 

Tanto que o INPA (Instituto de Pesquisas da Amazônia) já realizou estudos em áreas desmatadas de Rondônia que mostram sensíveis alterações no regime de chuvas (Apesar de continuar chovendo).

 

O que aquece o ar, é a radiação refletida pelo solo.

E não a radiação direta do sol.

Tanto é verdade que o máximo de radiação do sol ocorre quando ele está a pino, por volta de meio-dia.

E a temperatura máxima é registrada depois de 2 ou 3 h  e até depois das 4 h da tarde.

 

Existe uma entidade física, muito usada em astronomia, que se chama albedo, que é a razão entre a radiação recebida por um corpo celeste e a radiação refletida (Que na Terra é a que vem do sol e, depois de refletida pelo solo, aquece o ar durante o dia)..

E essa taxa de albedo é uma na Antártida (Totalmente coberta de gelo), outra diferente no Saara (Com solo sem vegetação), outro valor diferente numa savana (Vegetação tipo cerrado), outra numa floresta boreal e outra diferente numa floresta equatorial (Tipo a Amazônica).

Então, se a Amazônia for transformada num cerrado, em pasto, certamente teremos alterações no albedo e, consequentemente, no clima (O que inclui chuvas) e no fluxo de umidade para cá.

Se isso vai ser algo moderado ou catastrófico, nobody knows...

 

Além disso, não precisa virar deserto.

É só ter uma redução de 30/40% das chuvas no Sudeste, a temporada de chuva começar um mês depois do que é hoje e terminar um mês antes.

Este novo padrão, permanecendo durante anos, já seria suficiente pra causar enormes problemas no abastecimento de água, geração de energia, agricultura, etc, etc.

 

Edited by Aldo Santos
  • Like 6
  • Thanks 15
Link to comment
Share on other sites

On 9/10/2022 at 11:54 PM, Wagner97 said:

Mas a amazônia não existe justamente porque aquela região é úmida? Na minha opinião não faz muito sentido achar que a floresta é responsável por fazer chover, a floresta é uma consequência da chuva, não uma causa. Óbvio que o desmatamento é uma lástima, mas eu considero um pouco de histeria afirmar que o Brasil se tornaria um deserto caso a amazônia sumisse. Estes desertos que você citou, assim como o do Atacama, ficam no lado oriental do continente, e isso tem a ver com as correntes marítimas. Não sou dono da verdade tbm né pessoal, corrijam-me se eu estiver equivocado.

Isso que você disse sobre a Amazônia estar ali porque chove bem é uma inferência intuitiva nossa correta e lógica se for ver. Lembro até que isso virou reboliço na mídia e no meio acadêmico quando o Ricardo Felício deu aquela entrevista no Jô Soares afirmando isso, que a floresta tá ali porque chove, e que se cortasse tudo não mudaria nada.

 

Mas há algo a mais além disso, como o Luciano disse, pois a existência da floresta em si, dada a sua dimensão, também tem influência, ela gera um impacto por si só (uma causa, criada pela consequência do local ser naturalmente úmido).

 

O que quero dizer é que a Amazônia é um sistema também, cada árvore daquela ao fazer a fotossíntese transpira O2 e água na forma de vapor para a atmosfera. Uma árvore em média, de uns 20 anos de idade, pode transpirar algo entre 100-150 mil L de água por ano (a depender da espécie), água que tava no solo. Se vc contar que a Amazônia tem 6.700.000km2, e cerca de 18% disso foi desmatado, sobra 5.494.000km2.

 

Se tivermos em média 150.000 árvores por Km2, são 824 bilhões de árvores. Uma média por árvore de 50mil L/ano daria 41,2 bilhões m3 ano.  É muita água voando (só estimativas).

 

O outro lado seria a perda inestimável do bioma (animais e plantas) e a perda do albedo natural (reflectância da vegetação na superfície). O calor seria maior e mais seco pela alteração na absorção da radiação solar, além de perder nascentes. Nada bom!

Edited by Lucas Centurion
Ortografia
  • Like 14
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

On 9/10/2022 at 11:57 PM, RafaelBHZ said:

 

Muita fumaça aqui em Bh nesta noite, visível na luz dos postes por toda a cidade. E para a minha surpresa, ainda não era a fumaça da Amazônia propriamente dita, e sim incêndios aqui em MG mesmo. Se agora já está assim, quero ver quando essa fumaça toda que esta em SP vier pra cá. 

Vi mesmo focos em MG, mas acredito que essa fumaceira toda não vai escoar tudo aí, boa parte deve ir pro oceano e outra ficar retida na bacia do PY, leste da Bolívia e MS. Mas o curioso é que não tem cheiro de fumaça, é uma névoa.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

On 9/10/2022 at 11:18 PM, Carlos Campos said:

Pelo andar da carruagem, não demora muito pro nosso continente virar uma África, com um novo "Saara" em pleno Mato Grosso e um "Nilo" mais ao norte, (conhecido no século XX por "Amazonas").

Um novo "Kalahari" vai surgir entre Minas e São Paulo e um novo "Namib" no Rio Grande do Sul. 

É claro q é um grande exagero (ou será que não?).

Coisas nada boas ocorrerão em breve. Nós estamos condenados. 

Pessoas com almas malvadas estão acabando com as nossas florestas e com os animais, q era para estarem seguros ali.

E quem se arrisca a enfrentar esses infames, acaba assassinado. 

É isso...

Nosso salva guarda sempre é a ciência para que a ideologização das coisas não nos idiotize de uma vez. Infelizmente para a população em geral isso não é prioridade, ainda está bem distante de se importarem com isso, apesar de muita gente, mesmo sem escolaridade nenhuma, ter essa conexão com a natureza e dar valor . Mas tudo é muito complicado, porque quem tá na fila do osso tem outras prioridades muito maiores. 

Edited by Lucas Centurion
  • Like 8
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 11/09/2022 em 01:35, Lucas Centurion disse:

Nosso salva guarda sempre é a ciência para que a ideologização das coisas não nos idiotize de uma vez. Infelizmente para a população em geral isso não é prioridade, ainda está bem distante de se importarem com isso, apesar de muita gente, mesmo sem escolaridade nenhuma, ter essa conexão com a natureza e dar valor . Mas tudo é muito complicado, porque quem tá na fila do osso tem outras prioridades muito maiores. 

 

E tem que falar mesmo.

Ontem peguei as fotos da fumaça e espalhei pra todos os grupos aqui da cidade. Para as pessoas terem a consciência. E isto vale alguma coisa?

Pra mim vale, pois hoje temos isto em JB (Enorme corredor ecológico até o Rio Tietê - deve ter uns 50km). Isto é conscientização. Hoje não há sequer um loteamento novo aqui sem uma área replantada de floresta.

Há 10, 15 anos não havia nada disto.

 

Screenshot_20220911-074335_Earth.thumb.jpg.f0938e75afe018e50d6ccf3ba618e2bb.jpg

 

  • Like 9
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Screenshot_20220911_082431.thumb.jpg.7379985ba6582ccb020b531b1d508676.jpg

 

Bom dia...

Ontem eu estava bem ɹǝʌoןʇɐdo com a situação por aqui, nesta última etapa do inverno no leste do Paraná.  Nada de geadas e dias ensolarados mas um quadro triste e deprimente. 

Não tivemos em 2022 nada marcante em termos de frio 🙁 e agora ainda temos q conviver com esse clima nojento por culpa de pessoas gananciosas q só pensam no lucro imediato, não se importando com absolutamente nada a não ser ganhar dinheiro o mais rápido possível.

Quanto à absurda possibilidade de um dia a Amazônia vir se tornar uma savana ou qualquer outra coisa q não "Amazônia Verde", já li e ouvi q mudanças climáticas q estão sendo mostradas na mídia e bastante discutidas vez por outra aqui no fórum, poderiam gerar uma alteração significativa no padrão dos ventos regionais e até nas grandes correntes oceânicas.  Isso parece absurdo também?

Londres não ultrapassou a absurda marca dos 40°C mês passado?, coisa inimaginável no século passado naquela região do globo... Isso foi gerado por uma alteração momentânea no padrão dos ventos, algo q está a cada década se acentuando mais.

Lembrando q a Região Norte brasileira possui um bioma extremamente sensível. 

 

Encerrando aqui esse assunto complicado e fora do propósito do tópico. 

 

Animação desta manhã. 20220911_092100.gif.9c428bfd0d6346f8ac8a0aafa282fade.gif

 

Edited by Carlos Campos
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

On 9/10/2022 at 11:54 PM, Wagner97 said:

Mas a amazônia não existe justamente porque aquela região é úmida? Na minha opinião não faz muito sentido achar que a floresta é responsável por fazer chover, a floresta é uma consequência da chuva, não uma causa. Óbvio que o desmatamento é uma lástima, mas eu considero um pouco de histeria afirmar que o Brasil se tornaria um deserto caso a amazônia sumisse. Estes desertos que você citou, assim como o do Atacama, ficam no lado oriental do continente, e isso tem a ver com as correntes marítimas. Não sou dono da verdade tbm né pessoal, corrijam-me se eu estiver equivocado.

 

Dê uma lida sobre evapotranspiração, cobertura vegetal e rios voadores, ai você vai entender como a Amazônia influencia o clima de todo o centro-sul do Brasil.

 

Posso indicar inúmeros artigos e longos estudos sobre isso.

  • Like 5
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Final de manhã com tempo muito nublado em São Paulo.

 

Na maioria das estações do CGE, as temperaturas estão em 14/15 graus com umidade na casa dos 70/80%.

Já no extremo sul faz 12/13 graus com umidade encostando nos 100%.

 

Os ventos sopram de SE a uma velocidade de 16 km/h segundo dados do aeroporto de Congonhas das 11 horas.

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

Minima de 3,5°C en la estacion Prado de Montevideo, en la estacion Melilla fue de aprox, 0,5°C.

No tengo el dato exacto de la estacion oficial de Inumet del departamento de Lavalleja, pero a las 7 de la mañana marcaba -3°C.

 

Las heladas fueron generalizadas.

 

image.png.d3572f9f5b7774d7b9c87ade0c707b40.png

 

image.png.87b62aa9a66b0ba0375bca11d923f66b.png

 

image.png.788ffe96d2583d4e350b021bfe69efab.png

 

 

Edited by PabloMQL
  • Like 13
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Na sexta a máxima chegou aos 34°, a mais alta deste 16 de março, mas comum para um pico de calor de setembro, e abaixo do que estava sendo enfrentado nas últimas primaveras. Após esse aquecimento, várias instabilidades pré-frontais se formaram, já arrefecendo a temperatura antes das 15h, e de noite um pouco de ar frio começou a chegar.

Ontem, sábado, o dia começou com mínima de 13° e tempo garoento. Neste ponto, a fumaça já estava em um nível mais alto da atmosfera, sem formar a névoa que estava presente na sexta (também demonstrando que o ar frio estava raso). De tarde o céu abriu e a temperatura chegou aos 21°.

Manhã de sábado:IMG_20220910_124111_copy_3000x2250.thumb.jpg.107724cab15d0a9912acbb56c4d34669.jpg

Hj a mínima foi de 13,2°, agora faz 22,8° com uma fraca cobertura de nuvens.IMG_20220911_121054_copy_3000x2250.thumb.jpg.fad7e64c7f8248a302cffd49640241a2.jpg

Amanhã a chuva já deve voltar e refrescar as máximas.

  • Like 15
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Imagen del balneario La Floresta, a 50km al este de Montevideo, la temperatura recien pasado el mediodia es de 14°C y la temperatura del agua 12,8°C, se observan a los valientes surfistas con su traje de neopreno divirtiendose en el agua (probablemente amanecieron con helada sobre su grama):

 

rty.png.7c8b3c28d97daf4200bdcd994fcaa7d3.png

 

1991292731_Sanstitre.thumb.png.af6db33d1b4265776180fa96ecea725c.png

 

 

 

Edited by PabloMQL
  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Otra bella imagen de este mismo momento del balneario La Floresta, desde otro angulo, cielo "brigadeiro"; (aunque se llegan a ver algunas nubes el sureste) 14°C y sol "lamparita de heladera", pero ya no es el mismo sol de junio, tiene mas fuerza:

 

fgh.thumb.png.521f612446fed20afc2e0d973a6a2cf0.png

 

 

Edited by PabloMQL
  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Dizem que a foto abaixo foi o início da colonização do interior do Paraná. Não foi o início da colonização. Foi o início de um CRIME terrível. Sim, o que fizeram com a magnífica floresta que existia nas regiões norte, noroeste, oeste e central do Paraná foi um CRIME. Podiam muito bem ter deixado boa parte da floresta, mas não deixaram praticamente nada. Por que não deixaram nada? Não consigo entender. Os governos foram os grandes culpados, pois estava tudo liberado, os desmatadores podiam fazer o que queriam. O correto seria preservar 40% (no mínimo) da floresta, as margens de rios e córregos deveriam ter sido preservadas, mas não foi o que aconteceu. O que tem na cabeça de uma pessoa que desmata as margens de córregos e rios? A quantidade de córregos na minha região é muito grande. Todos foram desmatados.

Existiam muitas espécies de plantas, muitas espécies de animais. A biodiversidade era incrível. Um número incalculável de animais morreram, a maioria morreram queimados. Não foi de um ano para outro, os crimes foram cometidos durante décadas, isso que me deixa mais revoltado. 

 

A Amazônia terá o mesmo fim. Triste.

 

Peroba gigante sendo derrubada, na década de 30, na região de Londrina: 

 

IMG_20220620_174357.jpg.7fdcffd320768ae69ccda6c64909901a.jpg

 

 

 

Tarde agradável aqui em Umuarama: 

 

Screenshot.png

Edited by André Luiz DS
  • Like 7
  • Thanks 2
  • Sad 10
Link to comment
Share on other sites

O @Renan queria ver os Belo Horizontinos sofrendo com o calor e conseguiu o que queria. Pampulha tinha 34°C às 13:00 e a Cercadinho 32°C. É possível que a máxima chegue aos 35°C na Pampulha, mas a estação parou de atualizar. 

 

O calor hoje está bastante homogêneo, por volta de 34°C - 35°C em toda região central do estado.  Há uma pequena esperança de chuva em meados da quinta-feira, mas nada que vá reverter este cenário. Contudo, nitidamente podemos ver a umidade se espalhando gradualmente por parte do país nas projeções dos principais modelos até o final do mês. Abaixo a última rodada do GFS, com um cenário que sequer era cogitado a meses. 

 

image.thumb.png.2a0c93436ca76153fb2287ad944ad021.png

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Vou comecar a relatar o tempo nos últimos dias aqui na Argentina.

Sexta (02/09):
Dia ensolarado em Buenos Aires, com mínima de 7,6°C e máxima de 18°C. Durante a madrugada e a manha esteve bastante frio devido ao vento, com velocidade sustentada de até 33 km/h.
 

Sábado (03/09):
O dia foi ensolarado e seco, com muito frio de manha: mínima de 5°C e máxima de 19,7°C. Ezeiza foi a -0,3°C. Toda a regiao central do país amanheceu com temperaturas em torno a 0°C:
image.png.4e31494b479e0a3e6159962ed38ba479.png

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

 

Boa tarde a todos !

 

São Paulo, às 15 horas:

 

- CGE PARELHEIROS: 10,9℃

- CGE MARSILAC: 12,1℃

- CGE CAPELA DO SOCORRO: 12,2℃

- INMET SESC: 12,6℃

- CGE SÃO MATEUS: 13,2℃

- CGE VILA MARIANA: 13,3℃

- IAG: 13,6℃

- CGE JABAQUARA: 13,6℃

- CGE SANTANA: 13,7℃

- CGE PINHEIROS: 13,7℃

- INMET MIRANTE: 14,4℃

- CETESB PICO DO JARAGUÁ: fora

 

  • Like 9
  • Thanks 5
Link to comment
Share on other sites

Domingo (04/09):
Outro dia ensolarado em Buenos Aires, com um pouco de frio de manha e temperatura agradável no período da tarde: mínima de 9,9°C e máxima de 22,5°C. Esteve bem seco também, com URA mínima de 22%.

Segunda (05/09):
Condicoes muito parecidas ao domingo, com tempo ensolarado, amplitude térmica elevada e URA baixa à tarde, chegando a 25%. Mínima de 9,4°C e máxima de 23,5°C.

 

Terca (06/09):
Novamente ensolarado, mas com mais umidade e menos amplitude térmica comparando com os dias anteriores. Mínima de 11,3°C e máxima de 21,6°C.

Quarta (07/09):
Outro dia ensolarado na capital argentina, com temperaturas típicas de primavera: mínima de 14,3°C e máxima de 24,1°C.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Quinta (08/09):
A quinta-feira foi um dia meteorologicamente interessante em Buenos Aires. Tivemos uma madrugada de novembro, com temperatura nao baixando de 16°C. Durante o dia, ensolarado, com máxima de 24,2°C. O tempo comecou a se instabilizar no meio da tarde e tivemos algumas pancadas de chuva, acumulando 12 mm e, por fim, chegamos à marca de 500 mm no ano. À noite, a temperatura caiu com forca e às 21h registramos a mínima do dia, com apenas 12,2°C, chuva e vento, sensacao de muito frio, nada a ver com o resto do dia. Além disso, tínhamos raios e trovoes com essa temperatura de 12°C.

Pelo país, dados interessantes também. Muito calor nas capitais do norte do país, com máxima de 34,5°C na cidade de Jujuy e 36,8°C no Aeroporto. E em Salta, amplitude térmica de mais de 30°C. O dia amanheceu com 5,4°C, mas entrou o vento zonda, a URA caiu a 2% e a máxima foi a 35,8°C, a maior de 2022!!

 

No interior da provincia de Salta, máxima de 41,8°C em Rivadavia. Fez ainda 38,6°C em Tartagal (Salta), 38,5°C em Orán (Salta) e 38°C em Las Lomitas (Formosa).

Fonte: OFIMET Argentina, com dados do SMN.

  • Like 10
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

  • Renan unfeatured, unpinned and locked this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.