Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Portugal


Filipe Gomes
 Share

Recommended Posts

A neve acumulada do dia 09 se juntou a esta de agora, ou aconteceu um derretimento da primeira, com nova acumulação neste momento ?

 

A neve do dia 9 derreteu quase toda excepto nos locais abrigados como por exemplo calçadas onde não dá o sol. Aqui no meu bairro é onde ela se mantém melhor e ainda persiste na estrada. Tem sido um inverno com bastantes dias de neve mas com pequenas acumulações.

 

Hoje foi um dia meteorológicamente muito completo. Ainda não foram ultrapassados os 0ºC e houve sincelo e chuva congelada que deixou a cidade num caos. Eu tive de espalhar sal para conseguir tirar o carro de casa. Só falta a neve... :roll:

 

th_IMG_7061.jpg th_IMG_7071.jpg th_IMG_7072.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

"tem estado a nevar"

 

É impressionante como falamos e escrevemos diferente dos nossos irmãos lusos. O português deles, para nós, soa como algo extremamente formal. Algo até medieval!!!!

 

Entretanto, os diferentes somos nós. Afinal, eles são os criadores da nossa língua e o tempo transcrito acima, é comumente utilizado no espanhol e italiano, até mesmo no inglês, um idioma não-latino.

 

Em inglês: "It has been snowing"

Em italiano: "ha stato a nevicare"

Em espanhol: "ha estado a nievar"

Em "brasileiro": "Está nevando"

Link to comment
Share on other sites

"tem estado a nevar"

 

É impressionante como falamos e escrevemos diferente dos nossos irmãos lusos. O português deles, para nós, soa como algo extremamente formal. Algo até medieval!!!!

 

Entretanto, os diferentes somos nós. Afinal, eles são os criadores da nossa língua e o tempo transcrito acima, é comumente utilizado no espanhol e italiano, até mesmo no inglês, um idioma não-latino.

 

Em inglês: "It has been snowing"

Em italiano: "ha stato a nevicare"

Em espanhol: "ha estado a nievar"

Em "brasileiro": "Está nevando"

 

Culpa do uso indiscriminado, habitual e malsinado gerúndio...

 

Fora a mania de falar errado sempre, os brasileiros, bem apegados à informalidade, acabam se acostumando, ou a se acostumar, principalmente por conta da música e da televisão.

 

Afinal, quem não conhece aquela pérola musical da Marisa Monte " Beija eu" (sic)? (Será que faria sucesso se ela cantasse "Beije-me!"? 8)

 

Mas até Oswald de Andrade explica isso neste:

 

"Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro"

 

:idea:

Link to comment
Share on other sites

QUAL FOI O MAIOR NÚMERO DE DIA COM NEVE NO CHÃO EM BRAGA, MESMO COM SOL?

 

FORA O SOTAQUE AO FALREM. VER UM FILME PORTUGUÊS NÃO É MUITO FÁCIL. FICA MELHOR PARA OS MANEZINHOS DA ILHA, POIS A "ROTAÇÃO" É MAIS PARECIDA. UM DIA NO RADAR PASSOU UM FILME SOBRE A ILHA, BRUXAS OU ALGO ASSIM, FALAVAM COMO NO INTERIOR DA ILHA, EU ENTENDIA QUASE TUDO, MEUS COLEGAS AO LADO, DA SERRA, TINHAM QUE ACOMPANHAR PELA LEGENDA, TRADUZINDO O PORTUGUÊS (75 ROTAÇÕES KKK) PARA O DE 45 ROTAÇÕES...KKKK ERA IRÔNICO. O MESMO OCORRE COM O DE PORTUGAL. O JORNAL ENTENDE-SE BEM, MAS SE FALAREM NO COTIDIANO..... MOFAS NA BALAIA....

Link to comment
Share on other sites

"tem estado a nevar"

 

É impressionante como falamos e escrevemos diferente dos nossos irmãos lusos. O português deles, para nós, soa como algo extremamente formal. Algo até medieval!!!!

 

Entretanto, os diferentes somos nós. Afinal, eles são os criadores da nossa língua e o tempo transcrito acima, é comumente utilizado no espanhol e italiano, até mesmo no inglês, um idioma não-latino.

 

Em inglês: "It has been snowing"

Em italiano: "ha stato a nevicare"

Em espanhol: "ha estado a nievar"

Em "brasileiro": "Está nevando"

 

Culpa do uso indiscriminado, habitual e malsinado gerúndio...

 

Fora a mania de falar errado sempre, os brasileiros, bem apegados à informalidade, acabam se acostumando, ou a se acostumar, principalmente por conta da música e da televisão.

 

Afinal, quem não conhece aquela pérola musical da Marisa Monte " Beija eu" (sic)? (Será que faria sucesso se ela cantasse "Beije-me!"? 8)

 

Mas até Oswald de Andrade explica isso neste:

 

"Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro"

 

:idea:

 

No sul de Portugal também é bastante usado o gerúndio, mas não tanto como no Brasil. No norte só em casos concretos.

 

Em espanhol é mais correcto dizer-se: "ha estado nevando".

 

"Beija eu" :lol:

Link to comment
Share on other sites

"tem estado a nevar"

 

É impressionante como falamos e escrevemos diferente dos nossos irmãos lusos. O português deles, para nós, soa como algo extremamente formal. Algo até medieval!!!!

 

Entretanto, os diferentes somos nós. Afinal, eles são os criadores da nossa língua e o tempo transcrito acima, é comumente utilizado no espanhol e italiano, até mesmo no inglês, um idioma não-latino.

 

Em inglês: "It has been snowing"

Em italiano: "ha stato a nevicare"

Em espanhol: "ha estado a nievar"

Em "brasileiro": "Está nevando"

 

O português falado no Brasil é, indiscutivelmente, mais grosseiro do que o português de outros países lusófonos. Sendo que em alguns estados, o sotaque faz o idioma ficar ainda mais "avacalhado" :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Só neste mês de Janeiro, já registei 7 dias com precipitação de neve, em maior ou menor quantidade, e 6 dias de neve no solo.

 

Neste inverno já conto 14 dias com precipitação de neve e 9 dias de neve no solo.

 

Quando aos valores de temperatura do mês de Janeiro, a estação meteorológica segue com uma anomalia negativa de 2,4ºC na média das máximas e uma anomalia também negativa de 1,4 na média das mínimas.

 

Está com 6,1ºC / -1,1ºC

 

O normal seria 8,5ºC / 0,3ºC

Link to comment
Share on other sites

Não sei, nem eu nem o Daniel temos registos oficiais, mas em termos de dias de neve certamente há muitos anos não havia um assim, até porque desde os anos 90 existe claramente uma diminuição de dias de neve. De memória, o mais próximo a este que me lembro foi Janeiro de 1997 em que nevou muitos dias no início do mês, mas dessa vez chegou a haver mais de meio metro de acumulação e a neve permaneceu no solo mais de metade do mês.

Link to comment
Share on other sites

Não sei, nem eu nem o Daniel temos registos oficiais, mas em termos de dias de neve certamente há muitos anos não havia um assim, até porque desde os anos 90 existe claramente uma diminuição de dias de neve. De memória, o mais próximo a este que me lembro foi Janeiro de 1997 em que nevou muitos dias no início do mês, mas dessa vez chegou a haver mais de meio metro de acumulação e a neve permaneceu no solo mais de metade do mês.

 

E NA TEMPERATURA?

Link to comment
Share on other sites

Não sei, nem eu nem o Daniel temos registos oficiais, mas em termos de dias de neve certamente há muitos anos não havia um assim, até porque desde os anos 90 existe claramente uma diminuição de dias de neve. De memória, o mais próximo a este que me lembro foi Janeiro de 1997 em que nevou muitos dias no início do mês, mas dessa vez chegou a haver mais de meio metro de acumulação e a neve permaneceu no solo mais de metade do mês.

 

E NA TEMPERATURA?

 

Está com uma boa anomalia negativa, mas provavelmente este Janeiro deve terminar um pouco mais quente que o de 2005.

Link to comment
Share on other sites

Hoje de madrugada uma depressão/ciclone de 966 hPa, nomeada Klaus pela Universidade de Berlim, provocou autênticos vendavais no norte da Península Ibérica e no sudoeste de França. Em Punta Candeeira, na Galiza a 200 m, a rajada máxima foi de 215.2 km/h, e em Gijon, nas Astúrias, foi de 199 km/h. Em França as rajadas superaram os 150 km/h. Em Portugal não sei qual foi a rajada máxima, mas a localidade de Mogadouro chegou a registar vento médio de 80 km/h. Em Bragança a rajada máxima foi de 90 km/h.

 

gfspivent000di2.png

 

klauspp0.jpg

 

Animação:

http://rapidshare.com/files/188887780/depressao_klaus_20090124.gif

 

Amanhã espera-se mais um nevão acima dos 400 m.

Link to comment
Share on other sites

Janeiro de 2009 em minha casa:

 

01: 7,0 / 9,8

02: 7,0 / 8,6

03: 6,1 / 9,0

04: 0,2 / 7,0

05: -2,9 / 1,5

06: -2,7 / 5,0

07: -4,1 / 2,3

08: -6,7 / 1,3

09: -4,5 / 0,5

10: -4,7 / 3,7

11: -2,4 / 4,7

12: -5,0 / 3,2

13: 0,0 / 5,2

14: -2,8 / 0,6

15: 0,2 / 2,1

16: 1,9 / 6,2

17: 1,7 / 7,3

18: 5,4 / 10,6

19: 1,5 / 10,3

20: -0,9 / 2,1

21: -0,9 / 4,3

22: 4,0 / 11,9

23: 7,2 / 13,3

24: 2,7 / 8,5

25: 0,4 / 6,4

26: 0,4 / 6,0

27: 4,2 / 7,6

28: 6,5 / 10,5

29: 9,0 / 12,5

30: 6,8 / 9,3

31: 2,7 / 6,9

 

Média das mínimas: 1,2ºC

Média das máximas: 6,4ºC

 

Média simples: 3,8ºC

 

Precipitação: 98,5 mm

Dias de precipitação: 24

Link to comment
Share on other sites

Precipitação: 98,5 mm

Dias de precipitação: 24

 

 

Que isso! Tá parecendo o Rio de Janeiro, creio que ficaram bem acima da média estes dias de precipitação!

 

Aqui só falta o frio, se o Rio de Janeiro tivesse no mês mais frio do ano a média que Bragança tem no mais quente já ficaria abaixo da média.

 

Olha que aqui o verão ainda é bem quente, 21ºC de média em Julho, acho que há estações do Rio de Janeiro abaixo disso.

 

Os dias de precipitação ficaram acima da média, felizmente não é normal haver tantos mas também não é raro.

Link to comment
Share on other sites

 

Olha que aqui o verão ainda é bem quente, 21ºC de média em Julho, acho que há estações do Rio de Janeiro abaixo disso.

 

Os dias de precipitação ficaram acima da média, felizmente não é normal haver tantos mas também não é raro.

 

 

Nas áreas centrais e onde eu moro (zona norte perto do centro) a média de julho fica um pouco acima de 21 graus, mas tem sim áreas da cidade com média abaixo deste valor, em julho de 2008 que teve só resfriamento radiativo (nenhuma frente organizada nos atingiu) a média ficou entre 20 e 21 graus na maior parte da cidade, abaixo de 20 só nos bairros mais altos.

 

Nos piores anos como em 2005 já foi registrada média de agosto de quase 24 graus em algumas áreas da cidade do Rio de Janeiro!

 

Pelo Wunderground parece que Bragança ainda terá muitos dias de precipitação neste início de fevereiro.

Link to comment
Share on other sites

Estas fotos me fazem lembrar de Caxias do Sul, RS em 1994.

 

Coloco aqui um vídeo da manhã de ontem

 

http://videos.sapo.pt/0zekZMbYU7AZHWZLfkPD

 

OS TELHADOS SÃO REFORÇADOS???

 

Em 1997 alguns tectos abateram com a neve, mas eram armazéns. Os edifícios de habitação, nomeadamente os mais recentes, não costumam apresentar problemas desses.

Link to comment
Share on other sites

É interessante observar, comparando-se a situação da neve em Portugal com o sul do Brasil, a importancia da geografia. Embora o Brasil meridional esteja em torno de 27º de lat. sul apresenta característica semelhantes a algumas áreas de Portugal, a latitudes de mais de 40º de lat. norte. A maritimidade do hemisfério sul faz com que os climas de latitudes médias se estendam mais para o norte, devido a ação moderadora da água do mar.

Link to comment
Share on other sites

É interessante observar, comparando-se a situação da neve em Portugal com o sul do Brasil, a importancia da geografia. Embora o Brasil meridional esteja em torno de 27º de lat. sul apresenta característica semelhantes a algumas áreas de Portugal, a latitudes de mais de 40º de lat. norte. A maritimidade do hemisfério sul faz com que os climas de latitudes médias se estendam mais para o norte, devido a ação moderadora da água do mar.

 

LÁ É A CORRENTE DO GOLFO, NÃO FOSSE ELA O FRIO SERIA BEM MAIS INTENSO, APESAR DE SER BEM RECORTADA A EUROPA.

Link to comment
Share on other sites

É interessante observar, comparando-se a situação da neve em Portugal com o sul do Brasil, a importancia da geografia. Embora o Brasil meridional esteja em torno de 27º de lat. sul apresenta característica semelhantes a algumas áreas de Portugal, a latitudes de mais de 40º de lat. norte. A maritimidade do hemisfério sul faz com que os climas de latitudes médias se estendam mais para o norte, devido a ação moderadora da água do mar.

 

LÁ É A CORRENTE DO GOLFO, NÃO FOSSE ELA O FRIO SERIA BEM MAIS INTENSO, APESAR DE SER BEM RECORTADA A EUROPA.

boas, eu nao concordo muito com essas semelhanças,pois apesar do sul dobrasil ter um clima mais fresco que o restante pais,e com eventos de frio significativos,o clima de portugal nomeadamente no norte,é mais constante e duradouro,ou seja raramente apresenta temperaturas acima dos 20c nos meses de inverno,mesmo nas cidades mais quentes de portugal como lisboa e faro.ao contrario ja verifiquei cidades do sul do brasil que chegam a atingir varias vezes nos meses do inverno temperaturas acima dos 25c.,sim e se nao fosse a corrente do golfo o nossos invernos por cá,aproximaria-se do clima de nova iorque,pois por exemplo lisboe encon tra-se praticamente á mesma latitude desta cidade americana e no litoral,abraços. :lol:

Link to comment
Share on other sites

SEMELHANTE, NÃO QUER DIZER IGUAL, DEPOIS SÃO +- 15/20 GRAUS DE DIFERENÇA. A CORRENTE FAZ COM QUE, PROPORCIONALMENTE SEJA ATÉ "QUENTE" PORTUGAL. SE NÃO FOSSE A CORRENTE, SERIA MAIS FRIO, MAS LONGE DE SER IGUAL A NOVA YORK, LÁ O AR FRIO VEM DO CONTINENTE, AÍ DO OCEANO, SALVO QDO O S VENTOS VEM DE LESTE.

 

DA MESMA MANEIRA, O FRIO AQUI TAMBÉM É "FORTE", POIS O AR FRIO VEM PELO INTERIOR NUMA PSEUDO MASSA DE AR POLAR CONTINENTAL.

Link to comment
Share on other sites

O próprio ritmo anual da precipitação é diferente. Aqui em Portugal os meses mais chuvosos são os de Outono / Inverno. O nosso Verão é seco, em alguns locais (nomeadamente no sul) a estação seca de Verão pode durar uns 5-6 meses.

 

Aí no Brasil os meses de Verão são os mais chuvosos, o inverso do que acontece por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.