Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2022


Marcos
 Share

Recommended Posts

Em 30/08/2022 em 14:17, Victor Naia disse:

Arame - Fazenda Boiada (Acho que Encosta ou Topo 1.016m): 10,2°C

Essa fazenda é mais pra baixada. Fica na beira do Rio Carandaí, divisa dos municípios de Carandaí e Lagoa Dourada, não é muito longe da roça onde eu nasci e cresci. Os morros em volta tem altitude de 1080m a 1100m.

 

Seguindo um pouquinho só mais ao norte, aqui em casa em Lafaiete, topo do morro, tive mínima de 10,4°

INMET Ouro Branco e PWS Itaverava, ambas com mínima de 9,8°

Sensação térmica eu não sei, nem me arrisco a fazer contas e passar vergonha, fato é que hoje de manhã ventava horrores. Tanto que quando saí de casa 7 da manhã o vento tava tão forte aqui no alto do morro que eu senti que fui até empurrado em certo momento. Junte a isso a temperatura de 10 graus, melhor não fazer contas, melhor cruzar os braços, embolar o corpo e seguir em frente...

 

Conforme previsto, a máxima foi de 17 graus com sol e poucas nuvens.

Não tô contando as máximas sub-20 esse ano, olhei agora agosto e com hoje é a quinta sub-20, desde maio se não tiver 20 sub-20 tá perto disso. Tá bom. Obrigado altitude 1000m!

 

Amanhã mínima prevista de 8 graus.

Por enquanto, 17:40, sol se pondo, vento frio, céu limpo com algumas poucas nuvens, meu termômetro marca 14,8° em Cons. Lafaiete

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 17:16, Aldo Santos disse:

 

Aliás, São Paulo só ultrapassou o Rio em população no decorrer da década de 1950.

No censo de 1950, o Rio tinha 2,3 milhões de habitantes contra 2,0 milhões de Sampa.

 

 

BH (750 a 1.000 m... se estiver errado, o pessoal de BH pode me corrigir) e Campo Grande (550/600 m) também se beneficiam da altitude, em maior ou menor grau.

Até Goiânia fica acima de 700 m.

 

É que aí entram latitude, continentalidade, proximidade do mar, insolação, etc, etc.

 

E.T.: Para o pessoal de fora, a área urbana de Sampa varia de 720 a 900 m, havendo bairros (Muito pouco em relação à área urbana total) nas proximidades da serra da Cantareira que passam dos 1.000 m.

Já o município da capital varia de 60 m (Pequena área na divisa com a cidade litorânea de Itanhaém) até 1.215 m na serra da Cantareira.

 

BH varia de 750m até quase 1.300m. A maioria da população vive entre 800 e 1.250m.

Edited by Victor Naia
  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 17:41, Enio Rezende disse:

Essa fazenda é mais pra baixada. Fica na beira do Rio Carandaí, divisa dos municípios de Carandaí e Lagoa Dourada, não é muito longe da roça onde eu nasci e cresci. Os morros em volta tem altitude de 1080m a 1100m.

 

Seguindo um pouquinho só mais ao norte, aqui em casa em Lafaiete, topo do morro, tive mínima de 10,4°

INMET Ouro Branco e PWS Itaverava, ambas com mínima de 9,8°

Sensação térmica eu não sei, nem me arrisco a fazer contas e passar vergonha, fato é que hoje de manhã ventava horrores. Tanto que quando saí de casa 7 da manhã o vento tava tão forte aqui no alto do morro que eu senti que fui até empurrado em certo momento. Junte a isso a temperatura de 10 graus, melhor não fazer contas, melhor cruzar os braços, embolar o corpo e seguir em frente...

 

Conforme previsto, a máxima foi de 17 graus com sol e poucas nuvens.

Não tô contando as máximas sub-20 esse ano, olhei agora agosto e com hoje é a quinta sub-20, desde maio se não tiver 20 sub-20 tá perto disso. Tá bom. Obrigado altitude 1000m!

 

Amanhã mínima prevista de 8 graus.

Por enquanto, 17:40, sol se pondo, vento frio, céu limpo com algumas poucas nuvens, meu termômetro marca 14,8° em Cons. Lafaiete

Muito obrigado pela info!

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 17:32, Juzinho disse:

Eu acho Goiânia muito quente para a altitude em que está .

Acho surpreendente que cidade do Nordeste que nem são tão altas , ficando na casa dos 500/600 m , dão um banho em cidades da mesma altitude no interior de SP , MG , MS , GO etc...etc ...

Se não me engano Campina Grande e Caruaru , ambas em torno de 550 m ...tem média anual em torno de 22 graus .

 

Campina Grande era 23,5°C na 1981-2010.

Caruaru, sem dados.

Nenhuma das duas tem dados na 1991-2020.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 17:32, Juzinho disse:

Eu acho Goiânia muito quente para a altitude em que está .

Acho surpreendente que cidade do Nordeste que nem são tão altas , ficando na casa dos 500/600 m , dão um banho em cidades da mesma altitude no interior de SP , MG , MS , GO etc...etc ...

Se não me engano Campina Grande e Caruaru , ambas em torno de 550 m ...tem média anual em torno de 22 graus .

 

 

 

Também sempre tive essa impressão. O mês mais frio em Goiânia tem média máxima de 30ºC, ou seja, todos os meses do ano têm média das máximas superior a 30 graus na cidade, ao menos na última normal. Mas isso tem dedo da continentalidade. Aqui, por exemplo, com apenas 3º de latitude e 150m de altitude a mais, a média das máximas é bem mais comportada no inverno (24,9C), provavelmente por causa dos ventos frescos do mar que influenciam muito mais do que lá - que sente pouco ou nada os efeitos das MPs marítimas, dos ramos marítimos das MPs continentais e do frescor da ASAS.

.

.

.

 

Dia invernal em BH, com variação 12,2 / 21,5 no centro, com sol entre nuvens e vento. Condição que contrasta bastante com 48h atrás.

 

Agora, temos um fim de tarde frio, bastante vento e 16,9ºC na Pampulha, valor menor que algumas mínimas dos últimos dias.

Edited by LeoP
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Juiz de Fora tem altimetria bastante variada. As menores altitudes estão no setor sul e sudeste, no sentido à bacia do Paraíba do Sul. Ali as altitudes variam dos 450m a 600m. 
 

As maiores altitudes estão a oeste e nordeste. Há pontos que chegam perto dos 1100m, mas são picos isolados. Há moradias até uns 950m, no máximo. A maior parte da população vive entre 700m e 800m. 
 

Já no município vizinho, em Lima Duarte, a variação é enorme, indo de 700m no vale do rio do peixe até quase 1800m na serra de Ibitipoca. O município é cortado ao norte e ao sul pela serra da Mantiqueira. 

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 18:08, Aldo Santos disse:

A capital paulista teve um dia de sol com variação de nuvens.

Sol entre muitas nuvens durante a manhã e momentos de maior abertura à tarde.

 

O vento marítimo foi uma constante o tempo todo, de S a SE.

 

Mirante (Aut): 9,7°C / 17,7°C

Interlagos: 9,6°C / 14,6°C

IAG: 9,2°C / 16,2°C

 

Vamos fechar mais um mês com anomalias negativas de temperatura no Mirantão ? (91-2020)

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS AGOSTO - 30 DIAS

 

06,9 - PNI Campo Belo RJ
07,4 - Morro da Igreja SC
08,3 - Morro Massena MG
08,5 - Urubici Mundo Novo SC
08,5 - B J da Serra Terra Gelo SC
08,6 - S J d Ausentes Felicidade RS
08,6 - S Joaquim Cruzeiro Hasen SC
08,7 - S Joaquim Cam d. Neve SC
08,7 - S Joaquim Cruzeiro KS SC
08,9 - B J da Serra Eco Resort SC
09,0 - S Joaquim Cruzeiro Lodge SC
09,0 - S Joaquim Pericó KS SC
09,1 - B J d Serra Epagri SC
09,1 - B J d Serra Tropeiro SC
09,1 - B J d Serra Jararaca SC
09,2 - Urupema Epagri SC
09,3 - S Joaquim Cruzeiro Epagri SC
09,4 - D Moreira Charco MG
09,4 - S Joaquim Bandeira SC
09,5 - Urubici V Gordas Epagri SC
09,8 - S José dos Ausentes Inmet RS
09,8 - S Joaquim Inmet SC
10,0 - B J da Serra Rio do Rastro SC
10,1 - Campos do Jordão Tinho SP
10,3 - Cambará do Sul Anselmi RS
10,8 - Campos d Jordão V Inglesa SP

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 17:52, Lucas Z disse:

A parte habitada mais alta de Curitiba fica a 1.021 metros, a parte mais baixa fica a 865 metros. Não é todo mundo que sabe, mas a maior montanha do sul do Brasil fica na RM de Curitiba. Pico do Paraná com 1.877 metros, no município de Campina Grande do Sul.

Curitiba tem um clima perfeito para quem curte passar a vida sob um clima subtropical de altitude e as temperaturas extremas na capital já oscilaram entre -6,3/35,2°C no Inmet. 

Se estivesse ao nível do mar, essa oscilação poderia subir para -3/40°C, visto q a área central da cidade fica à 100 km da costa, em média, (Paranaguá com 0°C de absoluta fica na baía do mesmo nome e o mar atenua o frio noturno).

É praticamente impossível fazer uma comparação climática entre Curitiba e a capital do Estado do Rio Grande do Sul, onde até mesmo a circulação dos ventos é outra e a cidade sofre os "terríveis efeitos" das águas, tanto do Guaíba quanto do Atlântico, q não encontra obstáculos relevantes para se fazerem interferir no clima local.

Nosso verão é mais chuvoso e com trovoadas frequentes, com boas quedas de temperatura depois das chuvas da tarde, ao passo q a capital do RS tem menos episódios de chuvas de verão e por isso mesmo, raramente refresca bem à tarde.

*Alguém já havia feito uma comparação entre a capital do RS e a cidade de New Orleans na Luisiana. Ambas possuem exatamente a mesma latitude e altitude (a capital do RS tem pouco mais de altitude em alguns bairros).

No geral eu diria q o clima em ambas é "nojento".

Nessas duas cidades chove menos no verão do q nos meses mais frios e isso é um ponto negativo.

No inverno ambas são atingidas por ventos secos de origem polar, mas New Orleans já baixou à -14°C e a capital do Rio Grande do Sul somente à -4°C (em termos de mínima absoluta no Estado do Rio Grande do Sul  até q está bem colocada, já q Caxias do Sul na Serra (750 m) detém apenas -6,6°C e raramente baixa de -5°C). 

As máximas absolutas e também as médias máximas de verão se parecem bastante. Só no inverno as média são menores em NW OR.*

 

Em Curitiba há maior dificuldade dos ventos secos de origem polar permanecerem atuando por 2 ou 3 dias, o q melhoraria muito as mínimas, pois as Altas Polares já escorregam pro oceano tão logo chegam na altura de Santa Catarina e jogam umidade/nuvens para o planalto curitibano.

No entanto esse processo de maritimização dos anticiclones favorece na produção de tardes amenas ou frias (caso atual).

Aqui, eu já dou minha opinião baseada num (des)gosto pessoal: clima nojento também! 

Quanto à influência da latitude, este fator não interfere nos raros episódios de neve em ambas as capitais, lembrando q neve é raridade em 90% da área regional do Sul.

Ninguém abaixo dos 900/1.100m pode se orgulhar e dizer q a neve é comum na sua cidade, pq não é. 

A dinâmica climática é sim mais veloz e drástica na capital do Estado do Rio Grande do Sul, mas isso só é interessante para nós q gostamos de loucura climática, pq para a população em geral não é nada bom. Normalmente essa dinâmica provoca estragos e até tragédias nas áreas atingidas.

 

Essas são algumas pequenas comparações. 

Se eu tivesse oportunidade de escolher ter nascido em outra cidade mas ainda assim na Região Sul, não iria escolher nenhuma delas.  Ficaria com Santa Cecília ou mesmo Guarapuava, ou ainda Fraiburgo: altitudes acima dos 1.100m, com farta neve nos maiores episódios, mínimas abaixo dos -8°C nas baixadas e sem a nebulosidade horrorosa do mar q atua nas áreas mais ao leste.

  • Like 15
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

A respeito da sensação térmica vivida pela população, por aqui, vivemos algo parecido com o pessoal do oeste de São Paulo e Goiás, com a diferença que as tardes são mais frescas aqui de forma geral. Então, na maioria dos dias, não chega a fazer calor de fato à tarde (esse ano ficamos quase 100 dias consecutivos sem alcançar os 30ºC) e isso permite que as pessoas usem o agasalho por um pouco mais de tempo pela manhã.

 

Dito isso, outro ponto interessante é que, como nossas viradas de temperatura são mais graduais, em geral as pessoas aqui se agasalham mais no 2º dia da entrada do ar frio, pois "a ficha demora mais a cair". Logo na entrada do ar frio, muita gente sente a queda depois que saiu de casa ao longo do dia, digamos. Não é como PoA, Curitiba ou SP, que têm queda de 15/20C de uma tarde pra outra, o que é suficiente pra baquear qualquer um. Aqui, a atmosfera é mais preguiçosa porém, no conjunto da obra, a gente até tem uma diferença bem relevante das temperaturas da pré para a pós frontal.

 

Amanhã, por exemplo, a previsão indica 9/22, ante os 18/30 de domingo. Como nesta noite já está frio, as pessoas de forma geral já entenderam que "o frio voltou" e amanhã sairão massivamente agasalhadas pela manhã.

 

O oposto acontece após o enfraquecimento do ar frio: como que por inércia, muita gente usa agasalho sob temperaturas mais altas, já que o contexto geral recente é de frio. Claro, quando sentem o aquecimento - que também é gradual por aqui - deixam as blusas de lado.

 

Em 2 a 3 episódios por inverno, temos quedas mais acentuadas que fogem a essa regra, como foi na onda de frio de maio e ali perto do dia 10 de agosto, além de alguns episódios de variação drástica na primeira metade da primavera.

 

Já temos 15,0ºC na Pampulha (850 m) e 11,5ºC nos bairros serranos (1200 m) às 20h. Como podem ver, advecção bombando. Vento bem frio na rua.

Edited by LeoP
  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 17:52, Lucas Z disse:

A parte habitada mais alta de Curitiba fica a 1.021 metros, a parte mais baixa fica a 865 metros. Não é todo mundo que sabe, mas a maior montanha do sul do Brasil fica na RM de Curitiba. Pico do Paraná com 1.877 metros, no município de Campina Grande do Sul.

 

E essas áreas são pequenas. Grande parte deve ficar entre 900/970 metros.

 

E isso que faz com que Curitiba muito provavelmente seja a capital com menor variabilidade climática do sul e até várias outras.

 

Mesmo sendo uma metrópole com vários tecido urbanos, a variabilidade é relativamente baixa. A gente abre o Estações do Brasil e a diferença de temperatura entre as PWS distantes uma da outra, raramente é tão grande como em outras capitais.

 

POA, FLN, SP, RJ e BH tem mais microclimas. Campo Grande também deve ter. Vitória é que não deve ter.

 

Ainda bem que isso não é um problema, e a altitude deixa o clima agradável na cidade o ano inteiro.

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 19:08, Aldo Santos disse:

A capital paulista teve um dia de sol com variação de nuvens.

Sol entre muitas nuvens durante a manhã e momentos de maior abertura à tarde.

 

O vento marítimo foi uma constante o tempo todo, de S a SE.

 

Mirante (Aut): 9,7°C / 17,7°C

Interlagos: 9,6°C / 14,6°C

IAG: 9,2°C / 16,2°C

 

Com essa máxima hoje do Sesc Inmet , chegamos a nossa 45° máxima sub 20 do ano ...nesse quesito , incrivelmente empatado com o ano passado .

 

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 20:14, Juzinho disse:

 

Com essa máxima hoje do Sesc Inmet , chegamos a nossa 45° máxima sub 20 do ano ...nesse quesito , incrivelmente empatado com o ano passado .

 

 

Contei rapidamente as máximas sub-20 no Mirante, depois preciso confirmar com calma.

Até me surpreendi: são 28 até hoje.

Depois do estrago de julho, que é o mês que historicamente costuma ter o maior número de máximas sub-20 e não teve quase nenhuma, pensei que estava bem pior.

 

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 20:10, Moretão disse:

E essas áreas são pequenas. Grande parte deve ficar entre 900/970 metros.

Verdade, são poucos bairros e uns 3 municípios q possuem áreas urbanizadas acima dos 1.000m.

Em 30/08/2022 em 20:10, Moretão disse:

E isso que faz com que Curitiba muito provavelmente seja a capital com menor variabilidade climática do sul e até várias outras.

Sim, não tem muita agitação no clima em geral da área metropolitana. 

Estamos inseridos dentro de uma bacia à 890/950m com elevações de 1.300/1.500 m no leste, 1.100/1.200 no norte/noroeste e 1.000/1.200 no oeste. 

Só há uma abertura no lado sul, com altitudes q pouco ultrapassam 900m.

Isso segura um pouco a variabilidade. 

Em 30/08/2022 em 20:10, Moretão disse:

A gente abre o Estações do Brasil e a diferença de temperatura entre as PWS distantes uma da outra, raramente é tão grande como em outras capitais.

Essas estações não representam o potencial absoluto da região metropolitana, quanto aos extremos de temperatura. 

São poucas rurais ou em baixada. E nenhuma acima dos 1.100m. Pelo q pude perceber, diferença de altitude entre todas as estações existentes não ultrapassa os 150 m.

Em São Paulo essa diferença é maior. No Rio de Janeiro nem se fala. Em Belo Horizonte a mesma situação de São Paulo e na capital mais meridional, provavelmente ultrapasse 300m.

Além disso, a maioria dessas estações curitibanas está inserida em áreas urbanas e "onde deu pra instalar com segurança".

Na região metropolitana da capital do Estado do Rio Grande do Sul, tem estações instaladas em lugares praticamente remotos, caso das belas estações do Kevin em Nova Santa Rita e recentemente outra em Esteio.  É esse tipo de local q não temos monitoramento aqui.

Outro detalhe dessa "pouca variabilidade" é devido ao fato de Curitiba ter preservado bastante o meio natural. 

Há boa vegetação, grandes árvores e parques na cidade. Isso segura os extremos, tanto no calor quanto no frio. 

Edited by Carlos Campos
  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 20:10, Moretão disse:

 

E essas áreas são pequenas. Grande parte deve ficar entre 900/970 metros.

 

E isso que faz com que Curitiba muito provavelmente seja a capital com menor variabilidade climática do sul e até várias outras.

 

Mesmo sendo uma metrópole com vários tecido urbanos, a variabilidade é relativamente baixa. A gente abre o Estações do Brasil e a diferença de temperatura entre as PWS distantes uma da outra, raramente é tão grande como em outras capitais.

 

POA, FLN, SP, RJ e BH tem mais microclimas. Campo Grande também deve ter. Vitória é que não deve ter.

 

Ainda bem que isso não é um problema, e a altitude deixa o clima agradável na cidade o ano inteiro.

O Carlos já respondeu, mas só acresentando uma coisa. O tamanho do município de Curitiba não é grande, o que ajuda bastante no que você escreveu, A RM é outra história, é uma área imensa, mas a grande maioria das cidades é pequena.

  • Like 7
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 14:30, Rodrigo-GO disse:

O Moretao trouxe um tema interessante sobre padrões de estações.

 

Daí pergunta-se:

a) quantas estações particulares e até oficiais atendem ao padrão exigido?

b) as estações que não atendem devem ser desconsideradas? Se sim, integralmente ou parcialmente (apenas alguns dados)?

c) no caso hipotético de uma estação instalada em um local cujos obstáculos estejam em distância inferior ao padrão, existe um cálculo para mensurar essa interferência na temperatura por exemplo?

 

Na minha opinião é praticamente impossível atender ao padrão na área urbana de qq cidade.

 

Creio que a chave seria obter a resposta à questão "c" e com isso mensurar "se" há uma influência e de quanto seria.

 

Se alguém puder me ajudar nisso.

 

Mais fácil os números da Mega-Sena hehe.

 

a)Oficiais do INMET, todas eu acho. Isso não significa que a comparação entre as cidades seja fácil. Algumas ficam no meio de prédios, outras em universidades, parques, área rural, etc. De Prefeitura já há uma variabilidade enorme. Particulares então...

 

b e c) Eu acho (apenas acho) que estações não padronizadas que tenham altura padrão nos sensores de temperatura, alguma área verde e alguma ventilação podem ser consideradas para CURIOSIDADE, ESTIMATIVA de áreas próximas.

 

Mesmo as de telhado (que ficam bastante longe do telhado) PARECEM, APENAS PARECEM não ter um desvio tão grande em temperaturas não muito altas. E as máximas por vezes, ficam mais baixas, se houve bastante ventilação.

 

O maior problema reside nas comparações. Especialmente de máximas. Quando você divulga que cidade A é a mais quente ou mais fria que cidade B, se baseando nesta estação você comete um pequeno "crime". Em alguns casos, a estação não padronizada se torna a máxima do Estado ou da região inteira.

 

Se a diferença for muito grande, mesmo o valor real não sendo alcançado é possível deduzir que o local é realmente mais quente.

 

Eu percebo que para locais parecidos e não distantes aqui no Vale do Itajaí, em média, estações mal padronizadas ficam +0,3°C a +0,8°C mais quentes na máxima. Estações que tem alguma proximidade, de ferro, cimento, concreto, asfalto ou algum tipo de agregado, como brita. Que talvez sejam os materiais mais comuns trazidos pela urbanização.

 

Se a estação está em um telhado, e recebe consideravelmente mais ventilação por causa disso, Essa diferença não passa muito de +0,3°C, comparando com uma estação no chão, menos ventilada.

 

Não cheguei a calcular 100% estas médias porque não acho interessante, mas acho que é mais ou menos isso aí.

 

Já nas mínimas tudo é mais fácil de comparar. A maioria dos locais "de interesse" (para a maioria aqui), tem pouca ou nenhuma urbanização. O que torna as comparações mais fidedignas.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 17:32, Juzinho disse:

Eu acho Goiânia muito quente para a altitude em que está .

Acho surpreendente que cidade do Nordeste que nem são tão altas , ficando na casa dos 500/600 m , dão um banho em cidades da mesma altitude no interior de SP , MG , MS , GO etc...etc ...

Se não me engano Campina Grande e Caruaru , ambas em torno de 550 m ...tem média anual em torno de 22 graus .

 

 

É a continentalidade, a mesma que faz termos noites frias no inverno, que prejudica as máximas aqui na nossa região. 

 

  • Like 8
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 21:13, Moretão disse:

 

Mais fácil os números da Mega-Sena hehe.

 

a)Oficiais do INMET, todas eu acho. Isso não significa que a comparação entre as cidades seja fácil. Algumas ficam no meio de prédios, outras em universidades, parques, área rural, etc. De Prefeitura já há uma variabilidade enorme. Particulares então...

 

b e c) Eu acho (apenas acho) que estações não padronizadas que tenham altura padrão nos sensores de temperatura, alguma área verde e alguma ventilação podem ser consideradas para CURIOSIDADE, ESTIMATIVA de áreas próximas.

 

Mesmo as de telhado (que ficam bastante longe do telhado) PARECEM, APENAS PARECEM não ter um desvio tão grande em temperaturas não muito altas. E as máximas por vezes, ficam mais baixas, se houve bastante ventilação.

 

O maior problema reside nas comparações. Especialmente de máximas. Quando você divulga que cidade A é a mais quente ou mais fria que cidade B, se baseando nesta estação você comete um pequeno "crime". Em alguns casos, a estação não padronizada se torna a máxima do Estado ou da região inteira.

 

Se a diferença for muito grande, mesmo o valor real não sendo alcançado é possível deduzir que o local é realmente mais quente.

 

Eu percebo que para locais parecidos e não distantes aqui no Vale do Itajaí, em média, estações mal padronizadas ficam +0,3°C a +0,8°C mais quentes na máxima. Estações que tem alguma proximidade, de ferro, cimento, concreto, asfalto ou algum tipo de agregado, como brita. Que talvez sejam os materiais mais comuns trazidos pela urbanização.

 

Se a estação está em um telhado, e recebe consideravelmente mais ventilação por causa disso, Essa diferença não passa muito de +0,3°C, comparando com uma estação no chão, menos ventilada.

 

Não cheguei a calcular 100% estas médias porque não acho interessante, mas acho que é mais ou menos isso aí.

 

Já nas mínimas tudo é mais fácil de comparar. A maioria dos locais "de interesse" (para a maioria aqui), tem pouca ou nenhuma urbanização. O que torna as comparações mais fidedignas.

Obrigado pela contribuição. Eu vou adquirir uma estação pra usá-la nas comparações de situações distintas na mesma área, pra chegar a uma correlação. Não achei material a respeito e o jeito é testar na prática. Conforme for obtendo resultados vou postando.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Tempo nesse momento muito nublado em São Paulo devido aos ventos que não só continua a soprar do mar como também sopra com força (assim desde a mudança ainda na primeira metade da tarde de domingo). Agora está em 18 km/h e chegou a ficar acima dos 20 km/h nas horas anteriores (de acordo com dados do aeroporto de Congonhas).

 

Nas estações do CGE, as temperaturas variam entre 11 e 13 graus.

A umidade está na casa dos 80% nos locais mais urbanizados. Já em áreas com menor urbanização, ela chega a 100%.

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

On 8/30/2022 at 3:08 PM, marcio valverde said:

Isso foi cogitado em dado momento histórico, por incrível que pareça. Quando houve o boom do café em SP na segunda metade do século XIX a capital, Santos e Campinas tinham quase a mesma população com vantagem das duas últimas, uma porque era o porto que escoava essa riqueza e a outra porque estava no centro da zona de expansão do café, sobrando para São Paulo apenas a vantagem de ser a capital do estado. Porém houve uma epidemia de febre amarela e nessa a capital se deu bem porque o clima mais frio era menos favorável ao mosquito vetor da doença e foi nesse época que o grandes capitalistas do estado se concentraram lá em busca de um clima mais salubre. Não há consenso entre os historiadores mas esse evento contribuiu para que a capital de SP se tornasse o que é pois a concentração do capital ali permitiu que num segundo momento, com a chegada dos imigrantes estrangeiros e o seu know how, houvesse o surto de industrialização autóctone que transformaria SP no maior centro industrial do hemisfério. Esse fato, curiosamente, havia sido predito por um visitante estrangeiro quase um século antes, pois segundo ele, o clima mais ameno do planalto era mais favorável ao trabalho pesado da indústria. Verdade ou não o fato é que com a industrialização e o entusiasmo crescente da elite paulista no começo do século passado, quando a ferrovia Santos-Jundiaí já dava sinais de saturação, houve quem propusesse trazer o porto até São Paulo!!! mediante a construção de um canal que, por meio de um sistema de eclusas serra acima, se conectaria com um anel hidroviário no entorno da capital. Dessa idéia desvairada, que poderia até ser exequível do ponto de vista da engenharia mas que certamente seria anti-econômica, restou como lembrança apenas um farol, sim um farol, no alto de um morro no Jaguaré, em plena zona oeste de SP. É off mas não deixa de ser interessante constatar como o clima também teve sua influência para que a nossa maior cidade fosse SP e não Santos ou Campinas.

 

Muito interessante essa história sobre o farol, aliás bem inusitado hoje ele ali em meio àquele "mar" de casas e prédios!

 

Tem um curta que trata sobre esse Farol do Jaguaré:

 

Edited by Lucas Centurion
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

On 8/30/2022 at 6:43 PM, Carlos Dias said:

MÉDIAS AGOSTO - 30 DIAS

 

06,9 - PNI Campo Belo RJ
07,4 - Morro da Igreja SC
08,3 - Morro Massena MG
08,5 - Urubici Mundo Novo SC
08,5 - B J da Serra Terra Gelo SC
08,6 - S J d Ausentes Felicidade RS
08,6 - S Joaquim Cruzeiro Hasen SC
08,7 - S Joaquim Cam d. Neve SC
08,7 - S Joaquim Cruzeiro KS SC
08,9 - B J da Serra Eco Resort SC
09,0 - S Joaquim Cruzeiro Lodge SC
09,0 - S Joaquim Pericó KS SC
09,1 - B J d Serra Epagri SC
09,1 - B J d Serra Tropeiro SC
09,1 - B J d Serra Jararaca SC
09,2 - Urupema Epagri SC
09,3 - S Joaquim Cruzeiro Epagri SC
09,4 - D Moreira Charco MG
09,4 - S Joaquim Bandeira SC
09,5 - Urubici V Gordas Epagri SC
09,8 - S José dos Ausentes Inmet RS
09,8 - S Joaquim Inmet SC
10,0 - B J da Serra Rio do Rastro SC
10,1 - Campos do Jordão Tinho SP
10,3 - Cambará do Sul Anselmi RS
10,8 - Campos d Jordão V Inglesa SP

 

Ausentes Zatta ficou com (até hoje) com 9,7°C e PM Veleda com 10,3°C

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 16:26, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Eu adicionaria aí também Pelotas como cidade grande (acho que chega aos 350k em população), que apesar de bem menos fria que Caxias, é uma cidade grande com frio de respeito mesmo estando na costa, devendo muito, claro, aos 32°LS.

 

Das cidades grandes e mais frias no RS acredito que se destaca, primeiramente, Caxias do Sul, assim como Pelotas, Rio Grande, Bagé, e também não fazem feio Passo Fundo e Erechim. 

 

No Paraná a primeira que me vem à cabeça é Guarapuava, em seguida dente as grandes acho que já vem Curitiba no time de mais frias, ou Ponta Grossa, e mais atrás Cascavel. 

 

Já em SC, Lages é um grande destaque, e seguindo meio de longe vem Chapecó, das cidades grandes do estado é basicamente isso. SC tem a região mais fria do Brasil, mas a população do estado está mais concentrada nos climas mais quentes da faixa litorânea. 

 

  • Like 11
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

On 8/30/2022 at 11:22 PM, EduardoFinatto said:

 

Das cidades grandes e mais frias no RS acredito que se destaca, primeiramente, Caxias do Sul, assim como Pelotas, Rio Grande, Bagé, e também não fazem feio Passo Fundo e Erechim. 

 

No Paraná a primeira que me vem à cabeça é Guarapuava, em seguida dente as grandes acho que já vem Curitiba no time de mais frias, ou Ponta Grossa, e mais atrás Cascavel. 

 

Já em SC, Lages é um grande destaque, e seguindo meio de longe vem Chapecó, das cidades grandes do estado é basicamente isso. SC tem a região mais fria do Brasil, mas a população do estado está mais concentrada nos climas mais quentes da faixa litorânea. 

 

 

Isso aí. 

Mas já que você considerou Erechim, eu colocaria Bento Gonçalves nessa lista também, uma vez que ambas têm a população praticamente idêntica. Notemos que falamos em cidades acima de 100.000 habitantes, neste caso. 

Se considerarmos somente cidades grandes (que de acordo com o IBGE acho que são aquelas acima de 250.000) acredito que só sobre Caxias e Pelotas mesmo.

Acho interessante o fato de Caxias variar tanto a altitude, de cerca de 300m até perto (ou pouco acima) dos 900m, logo há vários microclimas. Acredito que a mínima absoluta por lá tenha sido os -7,0°C, confere? Acredito que, historicamente possa ter descido muito mais, visto que Farroupilha já registrou -7,7°C e Guaporé -8,4°C.

E a parte da região mais fria do Brasil eu particularmente colocaria entre muitas aspas, já que temos o topo da Mantiqueira ganhando força nos últimos invernos com incremento do monitoramento, assim como as serras de sudeste do RS e a região do Pico Paraná, que falta ser descoberta ainda, mas acho que é só questão de tempo.

 

Edited by Nestor Antonio Bresolin Junior
  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 23:22, EduardoFinatto disse:

 

Das cidades grandes e mais frias no RS acredito que se destaca, primeiramente, Caxias do Sul, assim como Pelotas, Rio Grande, Bagé, e também não fazem feio Passo Fundo e Erechim. 

 

No Paraná a primeira que me vem à cabeça é Guarapuava, em seguida dente as grandes acho que já vem Curitiba no time de mais frias, ou Ponta Grossa, e mais atrás Cascavel. 

 

Já em SC, Lages é um grande destaque, e seguindo meio de longe vem Chapecó, das cidades grandes do estado é basicamente isso. SC tem a região mais fria do Brasil, mas a população do estado está mais concentrada nos climas mais quentes da faixa litorânea. 

 

Ponta Grossa é ligeiramente mais fria que Curitiba. Uma cidade que não é lembrada por isso, mas que pode fazer bastante frio (inclusive negativar) e já viu até neve, é Foz do Iguaçu. Toledo faz até mais frio que Cascavel. Pato Branco não é grande, mas é uma cidade muito importante, talvez rivalize com Guarapuava.

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 01:41, diogobucsanszki disse:

 

Acredito que a região mais fria do Brasil esteja na parte alta da Mantiqueira entre o RJ (Itatiaia e Resende) e os municípios do lado de lá da fronteira em MG.

Bom dia..

Acredito q ele se referiu à áreas com vilas e cidades.  Neste caso, sim ... Santa Catarina possui uma área bem ampla sob clima "temperado-subtropical de altitude" com esporádicas precipitações invernais e mínimas abaixo dos -8°C em pontos estratégicos.  

No planalto catarinense vc consegue viajar por horas e horas à fio sempre dentro da "isoterma anual" de 16°C. 

Na região da Mantiqueira há sim áreas com temperaturas médias anuais inferiores à 13°C ou mesmo 11°C porém são pontos específicos: vc não viaja por horas dentro da mesma faixa de temperaturas médias nesses valores.  

Mas é claro q sempre haverá a "percepção humana" de estar num local (como na Mantiqueira) e ao observar o horizonte pensar em como é vasta a área montanhosa, e sim, é de fato.

Recentemente (ago/21) eu estive em Bom Jardim da Serra e acampei por 3 dias (terrivelmente gelados) na borda do Cânion e fiz longas caminhadas pelo município e olhando o horizonte dava a impressão de q aquilo nunca iria acabar.

WipeOut26_29_2021_072648.745000.jpg.9bfdafd2929bf4094c63def7a6cbeda5.thumb.jpg.f40bd8b5b1c6795c818f19ebaf1fe161.jpg

 

AirBrush_20210830005525.jpg.160deaa231100b3a4307843e65b9ccab.thumb.jpg.c4f823fdc3764957b601cb911a80065a.jpg

 

AirBrush_20210828190508.jpg.05e1478ac16dbf38ec36a61c575d3096.thumb.jpg.b677926d79db754f0e0bf026a8eecb25.jpg

 

Screenshot_20220831_072155.thumb.jpg.ec5b95c929d55bfca2554a9ea960d241.jpg

 

Estação do @Fernando Keiser em Bom Jardim da Serra 👇. Um dos locais habitados mais gelados do país, se não o mais gelado... venta tanto q é difícil caminhar em algumas situações específicas.

AirBrush_20210830011502.jpg.7946b40b2ed4622796cbf305731f53d1.thumb.jpg.195b4d1a65dd52a9f18ee2cef6002255.jpg

Estes campos castigados por geadas severas no inverno e geadas mais leves até mesmo no verão são infindáveis no ponto de vista de um observador local.AirBrush_20210830010756.jpg.0c0f26ec988cc5765179189a2e89af60.thumb.jpg.b04b436684a30e0944a7be07169dbad5.jpg

E de fato, eles não acabam no limite oeste do município mas avançam por São Joaquim (1.350/1.500 m) e vão perdendo gradualmente altitude conforme avançam para oeste, porém sempre oscilando entre 900m e 1.200 m.

Na área central do Estado de Santa Catarina há cidades com 1.100 m de altitude e algumas com pouco menos que isso.

Curitibanos, Lebon Régis, Fraiburgo, Caçador, Santa Cecília, Campos Novos, Herciliópolis, Matos Costa, Lages, Painel, Ponte Alta, etc, ficam acima dos 900/1.000 m e estão compreendidas entre os paralelos 26/27°S, ou dentro da área de atuação frequente dos Anticiclones polares migratórios. Em determinados episódios invernais é possível desfrutar de tardes com céu limpo e máximas na faixa dos 7/10°C. Isso em termos de Brasil é muita coisa. Na Serra da Mantiqueira esses valores de máxima com céu limpo só são possíveis nos cumes das montanhas.

Além disso a natureza está relativamente bem preservada, se comparada com outras regiões, e isso ajuda a manter o calor sob controle.

Então não há dúvidas sobre qual estado detém a maior porção de "terras frias" do país e isso não é "bairrismo" já q não sou catarinense he he

  • Like 14
  • Thanks 5
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 07:52, Carlos Campos disse:

Bom dia..

Acredito q ele se referiu à áreas com vilas e cidades.  Neste caso, sim ... Santa Catarina possui uma área bem ampla sob clima "temperado-subtropical de altitude" com esporádicas precipitações invernais e mínimas abaixo dos -8°C em pontos estratégicos.  

No planalto catarinense vc consegue viajar por horas e horas à fio sempre dentro da "isoterma anual" de 16°C. 

Na região da Mantiqueira há sim áreas com temperaturas médias anuais inferiores à 13°C ou mesmo 11°C porém são pontos específicos: vc não viaja por horas dentro da mesma faixa de temperaturas médias nesses valores.  

Mas é claro q sempre haverá a "percepção humana" de estar num local (como na Mantiqueira) e ao observar o horizonte pensar em como é vasta a área montanhosa, e sim, é de fato.

Recentemente (ago/21) eu estive em Bom Jardim da Serra e acampei por 3 dias (terrivelmente gelados) na borda do Cânion e fiz longas caminhadas pelo município e olhando o horizonte dava a impressão de q aquilo nunca iria acabar.

WipeOut26_29_2021_072648.745000.jpg.9bfdafd2929bf4094c63def7a6cbeda5.thumb.jpg.f40bd8b5b1c6795c818f19ebaf1fe161.jpg

 

AirBrush_20210830005525.jpg.160deaa231100b3a4307843e65b9ccab.thumb.jpg.c4f823fdc3764957b601cb911a80065a.jpg

 

AirBrush_20210828190508.jpg.05e1478ac16dbf38ec36a61c575d3096.thumb.jpg.b677926d79db754f0e0bf026a8eecb25.jpg

 

Screenshot_20220831_072155.thumb.jpg.ec5b95c929d55bfca2554a9ea960d241.jpg

 

Estação do @Fernando Keiser em Bom Jardim da Serra 👇. Um dos locais habitados mais gelados do país, se não o mais gelado... venta tanto q é difícil caminhar em algumas situações específicas.

AirBrush_20210830011502.jpg.7946b40b2ed4622796cbf305731f53d1.thumb.jpg.195b4d1a65dd52a9f18ee2cef6002255.jpg

Estes campos castigados por geadas severas no inverno e geadas mais leves até mesmo no verão são infindáveis no ponto de vista de um observador local.AirBrush_20210830010756.jpg.0c0f26ec988cc5765179189a2e89af60.thumb.jpg.b04b436684a30e0944a7be07169dbad5.jpg

E de fato, eles não acabam no limite oeste do município mas avançam por São Joaquim (1.350/1.500 m) e vão perdendo gradualmente altitude conforme avançam para oeste, porém sempre oscilando entre 900m e 1.200 m.

Na área central do Estado de Santa Catarina há cidades com 1.100 m de altitude e algumas com pouco menos que isso.

Curitibanos, Lebon Régis, Fraiburgo, Caçador, Santa Cecília, Campos Novos, Herciliópolis, Matos Costa, Lages, Painel, Ponte Alta, etc, ficam acima dos 900/1.000 m e estão compreendidas entre os paralelos 26/27°S, ou dentro da área de atuação frequente dos Anticiclones polares migratórios. Em determinados episódios invernais é possível desfrutar de tardes com céu limpo e máximas na faixa dos 7/10°C. Isso em termos de Brasil é muita coisa. Na Serra da Mantiqueira esses valores de máxima com céu limpo só são possíveis nos cumes das montanhas.

Além disso a natureza está relativamente bem preservada, se comparada com outras regiões, e isso ajuda a manter o calor sob controle.

Então não há dúvidas sobre qual estado detém a maior porção de "terras frias" do país e isso não é "bairrismo" já q não sou catarinense he he

Além de tudo o que vc disse e que é verdade tem uma outra área que, embora seja paranaense, me parece que seja, ao menos culturalmente/espiritualmente catarinense, que é aquela região de Pato Branco e Beltrão, ou seja, toda aquela porção além do Iguaçu.  Confesso toda a minha ignorância a respeito da história da região e da guerra do Contestado mas sempre que vejo o mapa não entendo porque o limite natural do rio não é observado ali.  É uma região vasta, bem fria, que muito acrescentaria ao território catarinense, tão estreitinho no oeste, e que não faria muita falta ao Paraná eu acho. Resta saber se o povo da região iria gostar da ideia kkk.

Amanhecer menos frio por aqui - 14°C - sem variações entre topo e baixada.

 

20220831_064339.jpg

  • Like 5
  • Thanks 1
  • Haha 2
Link to comment
Share on other sites

Sim, quando falei estava pensando em região povoada, abrangendo a área total de vários municípios, já que estava no assunto da polulação exposta aos climas mais frios, onde a serra catarinense se sobressai. Mas de fato, os pontos mais frios do país estão na Mantiqueira. 

 

 

  • Like 11
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

São Paulo vem tendo uma manhã de quarta feira com sol entre muitas nuvens baixas.

 

Na maioria das estações do CGE, as temperaturas estão em 10-12 graus com umidade na casa dos 70/80% (no extremo sul, como de costume, ela encosta nos 100%).

 

Os ventos, enfim, estão começando a perder força.

No aeroporto de Congonhas, eles sopram de leste a uma velocidade entre 10 e 15 km/h nas últimas horas.

 

Pelas previsões, há uma divergência se a máxima de hoje ainda será sub-20 ou se já passaremos dessa marca.

Mas uma coisa é quase certa, a média das máximas poderá ficar ao menos 2 graus abaixo daquilo que foi observado em julho. Quem sabe até mesmo 3 graus a menos (conforme um usuário comentou um tempo atrás).

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 30/08/2022 em 15:50, Nestor Antonio Bresolin Junior disse:

 

Sim. Até mesmo Curitiba, que só encabeça o "primeiro lugar" devido à altitude. Mesmo estando bastante elevada, não é tão mais fria assim que Porto Alegre, no nível do mar, considerarmos tanto as médias como as mínimas absolutas. Se Curitiba estivesse próximo ao nível do mar teria o clima parecido com da parte baixa do Vale do Ribeira e do litoral do Paraná?

Aí que percebe-se como estamos falando de facto de um pais majoritariamente tropical, quando a 'capital nacional do flop' em relação às mínimas, e uma das que tem os verões mais quentes, é a segunda capital mais fria do país.

Sim, nós percebemos o quanto tropical nós somos, se lembrarmos que Curitiba está numa latitude equivalente ao extremo sul da península da Florida, nos Estados Unidos. Curitiba tem a latitude (25 S) parecida com a de Miami (só que a 930 m de altura). A Florida é conhecida nos Estados Unidos como o estado com o inverno mais fraco entre os 48 estados contínuos (sem contar o Alaska e Hawaii).

 

Já Porto Alegre tem uma latitude equivalente (30 S) ao extremo norte da própria Florida (30 N), próximo à divisa com o estado da Georgia. E essa região, nos Estados Unidos é conhecida por tudo, MENOS por ter um inverno rígido. hahaha

 

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 08:23, Daniel85 disse:

São Paulo vem tendo uma manhã de quarta feira com sol entre muitas nuvens baixas.

 

Na maioria das estações do CGE, as temperaturas estão em 10-12 graus com umidade na casa dos 70/80% (no extremo sul, como de costume, ela encosta nos 100%).

 

Os ventos, enfim, estão começando a perder força.

No aeroporto de Congonhas, eles sopram de leste a uma velocidade entre 10 e 15 km/h nas últimas horas.

 

Pelas previsões, há uma divergência se a máxima de hoje ainda será sub-20 ou se já passaremos dessa marca.

Mas uma coisa é quase certa, a média das máximas poderá ficar ao menos 2 graus abaixo daquilo que foi observado em julho. Quem sabe até mesmo 3 graus a menos (conforme um usuário comentou um tempo atrás).

Pelos meus cálculos a média máxima no Mirante vai fechar em 23,1°C. Já no Sesc, parece que vai ficar sub-22! Daqui uns dias saberei as médias aqui da minha terra, mas aposto em algo entre 11 e 21°C. Agostooop

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Bom dia, minima 9.6 no CGE Ipiranga. Excelente agosto por comparação ao agosto médio em SP que é geralmente nojento (pior mês do ano) climaticamente, inclusive até parece que passou rápido kkkk

 

Em 31/08/2022 em 01:41, diogobucsanszki disse:

 

Acredito que a região mais fria do Brasil esteja na parte alta da Mantiqueira entre o RJ (Itatiaia e Resende) e os municípios do lado de lá da fronteira 

 

Resende e Itatiaia estão no vale, portanto não, jamais, talvez se comparasse a SP perdem (briga briga briga). Os vales dos topos tipo Agulhas Negras, ou Ruah na Pedra da Mina seriam bons de comparação como todos sabem, mas só no frio seco, no úmido é goleada da serras do sul.

 

  • Like 8
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 08:34, BrunoSaoPauloCapital disse:

Sim, nós percebemos o quanto tropical nós somos, se lembrarmos que Curitiba está numa latitude equivalente ao extremo sul da península da Florida, nos Estados Unidos. Curitiba tem a latitude (25 S) parecida com a de Miami (só que a 930 m de altura). A Florida é conhecida nos Estados Unidos como o estado com o inverno mais fraco entre os 48 estados contínuos (sem contar o Alaska e Hawaii).

 

Já Porto Alegre tem uma latitude equivalente (30 S) ao extremo norte da própria Florida (30 N), próximo à divisa com o estado da Georgia. E essa região, nos Estados Unidos é conhecida por tudo, MENOS por ter um inverno rígido. hahaha

 

O clima de Miami e região é quente até para os nosso padrões, se pegar o litoral do Paraná (mesma latitude), as médias são menores que Miami. A geografia da Flórida de uma maneira geral é muito desfavorável ao frio... Mas se começar a pegar outros estados do EUA e comparar com regiões de mesma latitude da América do Sul aí a surra que a gente leva é feia! A excessão fica por conta do litoral sul da Califórnia (região de LA).

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 31/08/2022 em 08:34, BrunoSaoPauloCapital disse:

Já Porto Alegre tem uma latitude equivalente (30 S) ao extremo norte da própria Florida (30 N), próximo à divisa com o estado da Georgia. E essa região, nos Estados Unidos é conhecida por tudo, MENOS por ter um inverno rígido. hahaha

 

A Geórgia embora seja considerada "quente" aos padrões americanos, tem invernos esporadicamente "polares" até para padrões da Patagônia. 

A capital Geórgia tem eventos bem marcantes de nevadas e baixas temperaturas, mesmo estando em altitude pouco considerável em relação ao nível do mar (aeroporto) e na mesma latitude de Santa Vitória do Palmar ou Chuí. 

Um exemplo:

Screenshot_20220831_090045.thumb.jpg.8154104e24428d0a663764f32d615f6e.jpg

Screenshot_20220831_085845.thumb.jpg.fbf0c16ff2a5c1e8c90687e143978d0f.jpg

Screenshot_20220831_090007.jpg.6585e588b8f4c4e5989f7d337544e9e3.jpg

Médias dez/1983 (peguei aleatoriamente) 👇

Screenshot_20220831_090034.jpg.9db88f621ad78f59770b15fa372eb092.jpg

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.