Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2022


Marcos
 Share

Recommended Posts

Em 19/08/2022 em 16:45, marcio valverde disse:

Não me referia ao seu post e nem ao de ninguém em específico. Tampouco era minha intenção tratar com esse post dos efeitos da MP aqui no NO de SP, tanto que me referi à temperatura de um dígito registrada nesta tarde na capital e foi com uma foto da capital que eu ilustrei a postagem. Ocorre que o pessoal aqui do fórum costuma valorizar, com razão, já que o aqui é o BAZ, as mínimas absolutas, negativas de preferência. Eu tenho outra preferência como disse várias vezes. Prefiro os dias nublados e com máxima baixa. Assim é que o bloqueio que você deplora para mim será lembrado com alegria pelos anos que virão pois graças a ele a área de instabilidade ficou estacionada sobre a minha região trazendo dois dias seguidos de máximas entre 17 e 18 graus com chuva. Configuração que, você há de concordar, é rara por aqui em agosto que já costuma ser seco e já com máximas em elevação. Quem mora nas terras altas mais próximas do mar deve achar isso corriqueiro e enfadonho. Questão de gosto e perspectiva. Hoje a máxima foi pouca coisa mais alta mas com sol não teve graça nenhuma. Assim, se a MP não brilhou até agora com mínimas espetaculares, ao menos será lembrada pelas máximas diurnas baixas, aqui porque acompanhada da proverbial chuva e na capital pelo valor "histórico" como você mesmo anotou. Vamos agora ver o que a próxima noite nos reserva.

 

A sim... exatamente.

E penso igual você. Frio vampiro vira nada não. Kkkk

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Máxima de hoje em Urussanga:

15,3 com sol o dia todo! A mínima de 3,4 é a menor desde 19/06 e amanhã deverá chegar perto de 0°C. Quem sabe renovar a mínima de agosto desde 2006... QUEM SABE kkk.

Bom, nessa rodada o euro foi bem generoso, trouxe outra potente mp depois do dia 27!

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Várias pancadas de chuva orográfica ao longo do dia por aqui.

 

O centro de alta pressão da MP ficou num posicionamento estratégico, empurrando os ventos quase em linha reta por um longo caminho pelo Atlântico, transportando bastante umidade. Esse vento úmido, se chocando com a topografia acidentada do litoral, gera muitas nuvens de chuva.

 

49i96FL.png

  • Like 19
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Início de noite frio em Londrina e região. 12/13 graus na área central de Londrina. No distrito de Lerroville temperatura na casa de 10 graus. Na estação do Jean Carlo em Rolândia, vai virar às 19 horas com sub-10. O Céu no fim da tarde estava com aquele tom de alaranjado/avermelhado, típico de geada. 

 

Existe alguma chance de uma geada isolada nas baixadas aqui do norte do Paraná?

  • Like 13
Link to comment
Share on other sites

Em 19/08/2022 em 11:45, Luís Podestá disse:

Máxima prevista de 18 graus hoje em SP, pelo visto não vai passar de 10 graus, quase meio dia e praticamente cidade toda sub-10.

Máxima invertida, que se deu à meia noite desta 6ªfeira, como previsto. A advecção começaria mesmo durante a madrugada, com amanhecer gelado; já na faixa dos 10ºC.

 

Durante todo o dia desta 6ªfeira, a máxima pela cidade e RMSP devem ter ficado em torno dos 10/12, a depender da localidade.

 

Aqui na Granja Viana, encoberto, venta bem e 8,7ºC.

 

Dia BASTANTE frio. Mínimas, como havia falado, não serão o destaque deste evento por aqui, mas sim as máximas baixas. Amanhã máximas continuam bem baixas (~13/14ºC), porém o dia promete não ser TÃO FRIO como hoje. Oficialmente, o sábado registrará a máxima mais baixa (não terá máxima invertida...).

 

 

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 19/08/2022 em 18:44, Victor Naia disse:

Início de noite frio em Londrina e região. 12/13 graus na área central de Londrina. No distrito de Lerroville temperatura na casa de 10 graus. Na estação do Jean Carlo em Rolândia, vai virar às 19 horas com sub-10. O Céu no fim da tarde estava com aquele tom de alaranjado/avermelhado, típico de geada. 

 

Existe alguma chance de uma geada isolada nas baixadas aqui do norte do Paraná?

 

Vai gear fraco no extremo sul de Londrina e em algumas cidades do "sul do norte".

  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

O dia começou ensolarado em Lafaiete, mínima de 12,5°

Seguiu um dia normal, quente, a máxima chegou aos 26 graus e nenhuma alteração até o fim da tarde.
Aí que começou a parte interessante. Por volta de 17h começou a ventar bastante. Há uns 15 minutos atrás estava um vento absurdamente forte; Agora ainda segue ventando bastante. Céu segue limpo mas a temperatura DESABOU. Meu termômetro marca agora 14,1°

  • Like 14
Link to comment
Share on other sites

A mínima já está sendo invertida em grande parte da região, tudo isso com o céu ainda nublado, o que é uma pena porque o potencial de resfriamento seria bem alto se tivéssemos céu limpo. Aqui em Eldorado faz 11,2°C | 81,7% às 20h.

 

O destaque na região vai para a estação do INMET de Barra do Turvo - que tem, no momento, a menor temperatura do Estado de SP, superando até mesmo Campos do Jordão:

  

image.thumb.png.2e30c2318daee41205ba832a7b6fbeaa.png

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 19/08/2022 em 19:57, Eclipse disse:

Na mais recente previsão pelo tempo.com, apareceu uma MP pro fim de agosto em POA muito parecida com essa atual. 

 

 

 

As mínimas são parecidas, mas as maxímas maiores. Mas tá longe ainda. Aqui aparece para o dia 28, 17/4 e no dia 29, 12/3. No Simepar (conservador com o frio) colocou mínimas de 5 e 4.

Edited by Lucas Z
  • Like 6
Link to comment
Share on other sites

Máxima: 18,6°C em Garuva/São João Abaixo

Mínimas: -6,4°C no Morro da Igreja

                   -5,36°C em Urubici/Mundo Novo/Epagri

                   -5,3°C em São Joaquim/Cruzeiro/Montes da Serra

                   -4,5°C em Urubici/Mundo Novo/PWS

                   -4,34°C em São Joaquim/Cruzeiro/Epagri

                   -4°C em São Joaquim/Cruzeiro/Keiser

Menor máxima: 2,8°C no Morro da Igreja

Menores médias: -6,4°C/2,8°C no Morro da Igreja

                                    -3,3°C/4,7°C em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro

                                    -4,2°C/5,9°C em Bom Jardim da Serra/Rio do Rastro Eco Resort

                                    -4,34°C/6,3°C em São Joaquim/Cruzeiro/Epagri

                                    -4°C/6,1°C em São Joaquim/Cruzeiro/Keiser

                                    -3,76°C/6,09°C em São Joaquim/Martorano/Epagri

Rajadas máximas: 99 km/h no Morro da Igreja

                                      89,1 km/h no Morro das Torres

 

> Destaque desta MP até agora foram as baixas variações nos topos e encostas da serra.

 

> Aqui no Vale do Itajaí, varias estações terão a mínima do ano amanhã, que estavam bem altas, outras talvez não consigam bater. Deve ficar entre 2/4 em média. Se chegar a 2...

 

> Parabéns ao GFS que foi bem. Ainda poderemos ter dias frios, mas acho que os extremos deste inverno já foram consolidados.

  • Like 16
Link to comment
Share on other sites

Em 19/08/2022 em 21:53, Daniel85 disse:

Temperaturas apenas na casa dos 6/7 graus no extremo sul de São Paulo.

 

DNH4JuG.png

 

h3c9Bu6.png

 

nR4uRlM.png

 

 

Continuamos com céu encoberto na cidade.

MP com tempo encoberto praticamente aniquila as oscilações de temperaturas mínimas/baixas na RMSP.

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

Em 19/08/2022 em 23:13, Caco Pacheco disse:

MP com tempo encoberto praticamente aniquila as oscilações de temperaturas mínimas/baixas na RMSP.

Outro fato curioso é que nesse tipo de mp as estações mais frias da grande sp (falando de CGE) costumam ser Parelheiros e Riacho Grande. Eu sei que a estação do riacho fica num topão, Parelheiros eu não sei...

Edited by Wagner97
  • Like 4
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

On 8/18/2022 at 11:28 PM, RafaelBHZ said:

 

Essa frente está avançando bem pelo interior do país. Contudo, em grande parte de MG, acredito que devido ao relevo, nem sinal dela.

 

 Screenshot_20220818-232208_Chrome.thumb.jpg.304f554ccb537e627ea92d127948ca45.jpg

 

Sobre essa lentidão na frente fria, isto já era previsto ou está mais lenta do que o esperado? Geralmente esse bloqueio ocorre aqui em Minas, é raro ver isso acontecendo em SP, exceto em eventos de ZCAS posicionadas mais ao sul. 

 

Boa noite Rafael, desculpe pela demora em responder.

 

Pra falar a verdade, isso já era previsto sim. Tanto o Euro, GFS, ICON, CMC, WRF indicavam a FF bloqueada a partir do centro-oeste paulista. Mas daí vem algumas ponderações:

 

- Inicialmente (de 10 a 7 dias atrás) os modelos botavam uma forte baixa rente a costa, e não na mesma latitude da Terra do Fogo como foi evento, e nesse cenário a chuva seria bem mais generalizada, além do MS (Pantanal), MT, PR, mas tbm em SP, triângulo mineiro e sul de MG. Isso com neve garantida no Sul também. Ao meu ver a projeção perfeita, uma MP a moda 2013. Chegou a projetar chuvarada aqui com 10-12ºC. Imagina kkkk

 

- Mas a partir do domingo esse cenário virou, e com a baixa agora longe da costa restou o cavado para poder impulsionar esse ar frio. Então a partir daí nenhuma novidade, o desenho dos modelos projetou bem essa mega FF, que levou rajadas para o oeste de MT, GO, partes de MG e até em RN, mas bem bloqueadas em SP (e foi o que obseramos).

 

- Simultaneamente, a partir de terça notei o fortalecimento da crista oriunda da ASAS nas projeções, firmando de vez o bloqueio a NE de SP e daí a gente viu aquele monstro por mais de 10 horas parado praticamente heheh😒😅

 

Curiosidade: aqui tinha hora no meio da tarde de ontem (quinta), já nublado, que vinha vento de NE e a TºC subia. Chegou a abrir o sol... Impensável, se imaginar essa MP com uma alta projetada até então de 1036hPa atravessando o Sul, com linha de 0ºC em 850hPa que outrora chegava ao sul de SP e extremo sudoeste do estado. Bem diferente né.

 

Por fim, aí já vem do meu achismo, é o fato de que em todas a ultimas MPs a quantidade de chuva foi subestimada, principalmente com as rodadas do Euro. Nesse ano as instabilidades avançaram sempre mais que o previsto, e com isso criei uma falsa idéia de que o mesmo fosse ocorrer com essa mega MP.

 

O Euro chegou a projetar 14mm em um dia (quando acontece isso aqui, pode esperar que desce água mesmo), e três dias com chance chuva, então a expectativa criada foi alta (o WRF e GFS tbm com boas projeções). Porém, às vésperas do evento, tirou-se boa parte daquilo que já não era muito, no caso do Euro, 50% de 1,5mm. 

 

O WRF e GFS foi pior ainda. O WRF em apenas uma rodada transformou 5,5mm em 0,6mm, o GFS veio com 4 rodas consecutiva diminuindo o alcance da chuva, e logo, da FF. Faltando 24 horas para o evento, é sacanagem. 

 

Agora respondendo sua pergunta de forma clara, SIM, tudo isso foi previsto! Eu que criei expectativas e acreditei que pudesse avançar mais que o projetado. Você a FF chegando em Rondônia e aqui do lado, em Catanduva, com sol. Um tapa na cara! Aqui tivemos 1mm de chuva kkkkk, cidades no oeste do estado tiveram 50-70mm. Campo Grande registrou 184mm para se ter idéia, é um baita acumulado nessa região que costuma ser bem seca. 

--------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Agora segue uma forte sensação de frio, com céu estrelado faz 9,8ºC e muito vento, o que dá uma sensação bem congelante. MAS, eu queria mesmo era que tivesse chovido kkkk. Ok, tá bom, pelo menos aquela bolha quente deu uma sossegada.

 

 

Edited by Lucas Centurion
  • Like 10
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

On 8/19/2022 at 3:30 PM, Maicon said:

 

Ano passado as negativa foram acompanhadas de maximas sub-20. Tivemos maximas de 15, 16, com UR em 10%. Isto que me referia.

Pro leste está bom.

Pra nós, do noroeste, a FF foi bloqueada. Inclusive a anterior foi melhor, com máxima de 17°C com sol, e minimas de 5°C.

Pro noroeste paulista está ruim sim.

 

O leste ainda sobrou algo da FF. Mas se não fossem as nuvens do ramo maritimo, também seria algo mediano.

 

Agora acho que ficou claro.

 

Só a título de comparação, observe acima a postagem do @Rodolfo Alves

Pro extremo leste é a 4°melhor marca em 50 anos! Para às 15hs.

E aí? No noroeste? 

Bateu a da semana passada pelo menos?

 

 

 

De fato foi mais frio a FF da semana passada se pegar a média compensada, e de quebra com 20-30mm na região. Dessa vez choveu quase nada.

 

Em termos de máximas, aqui foi 18,7ºC no dia 10, hoje foi de 19,3ºC. De fato, mais frio mesmo (dados da PWS Cafealcool).

 

Porém, há nuances nisso aí. Na MP do dia 10, às 19:00 da noite o vento cessou e estabilizou a atmosfera, em compensação hoje a ventania esta muito forte, com rajadas que chegam aos 40km/h fácil. Considerando o a temperatura de 9,6ºC agora, contra algo entorno dos 7,5ºC da anterior para o mesmo horário (meia-noite), a sensação de frio se sobrepõe muita mais na atual MP que a da semana passada nessa noite. A ventania aqui tá insana!

 

Lógico, se eu pudesse trocar, preferiria a da semana passada, e nem por causa da TºC, mas sim pela chuva que é o que a gente precisa de verdade!

 

Edited by Lucas Centurion
  • Like 10
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 20/08/2022 em 06:49, Lucas Z disse:

Chegou a 3.8 as 23:45 e a noite parecia promissora. Só que depois da meia noite, a temperatura começou subir sem parar, chegando a 5.1 por volta das 3:30. Após as 4 horas, voltou a cair lentamente, e fez 4.2 as 6 horas. 

Já era previsível isso. Bem vindo a faixa leste rsrsrs... O que no inverno parece ser ruim por prejudicar as mínimas, no verão é benção pelo vento leste agradável. Uma coisa compensa a outra. 

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Em 20/08/2022 em 06:55, SandroAlex disse:

Já era previsível isso. Bem vindo a faixa leste rsrsrs... O que no inverno parece ser ruim por prejudicar as mínimas, no verão é benção pelo vento leste agradável. Uma coisa compensa a outra. 

Chegamos a 0,2°C as 02h00 nas estações da Epagri. Mas subiu e ficou a noite e madrugada na faixa dos 3°C. 

  • Like 9
  • Sad 3
Link to comment
Share on other sites

Em 19/08/2022 em 20:39, Lucas Z disse:

 

Você mora na zona rural de Piraquara?

Sim, bem próximo à Pinhais. 

 

Em 19/08/2022 em 21:12, Victor Naia disse:

Amanhã teremos fotos do senhor deitado na relva congelada? Hehe

Infelizmente não 😩

 

Em 19/08/2022 em 21:48, SandroAlex disse:

2,4°C no meu Incoterm (topo). 1,6 no Rio vermelho (baixada). Logo vem as nuvens o acabar com a festa kkkk...

Aqui chegou à 0,5°C às 22h. 

Começou ventar no início da madrugada, nuvens e todo o pacote marítimo e com isso a mínima do dia ficou em 2,9°C.

Caso nada disso ocorresse, poderíamos aamanhecer com -4°C 

  • Like 6
  • Haha 2
  • Confused 1
  • Sad 2
Link to comment
Share on other sites

Em 20/08/2022 em 00:49, Lucas Centurion disse:

Acumulados nas últimas 96 horas!

 

Os valores das estações mostram bem como funcionou o bloqueio, quase um muro dividindo o estado de SP ente SW/W e NE/E. Campo Grande com 184,2mm nessa semana.

1623997255_ScreenShot2022-08-20at00_44_33.thumb.png.3fe7d9fd5223645b190120406611cdc4.png

Complementando: foi justamente este bloqueio que impediu uma queda maior de temperatura por aqui. Sem este bloqueio, as condições para acontecer uma quebra de recorde mínima para cá eram excelentes e acho que só ano que vem para isto acontecer. O bom é que choveu dentro do padrão. 10°C agora, venta muito forte, imagino que a sensação seja mais baixa

  • Like 6
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Segunda menor mínima do ano em POA na estação do INMET.

Caiu até 4 °C! Só perdendo para os 3,6 °C de 19/6, e colado com os 4,1 °C de 2/6. Sim, Julho tá fora da festa.

Dependendo da estação de POA, acredito que qualquer um desses três dias mencionados pode ter sido o da mínima do ano na respectiva localidade.

Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.