Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Julho - Após frio intenso, é o calor que arrebenta !!!!


Luiz
 Share

Recommended Posts

ALEX

 

Alguns modelos seguem sim a topografia. Vejam aquelas saídas do BRAMS... Há algumas integrações ali onde a topografia é levada em conta de forma diferenciada.

O modelo ETA por exemplo é o nome de uma coordenada onde o que se espera é que essa coordenada mais ou menos acompanhe a topografia.

 

A propaganda veiculada pelo CREA-PR e que consta em alguns decalques: "... Para construir procure um engenheiro civil. Não deixe sua obra nas mãos de profissionais não qualificados...". Assino embaixo por isso para uma boa previsão no PARANÁ, consultem o site http://www.simepar.br

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

Boa Duquia!

Obviamente, quanto melhor a resolução, mais detalhada a saída será, levando em conta a topografia da região.... mas, e dentro de uma própria cidade, que é o caso a que o Clóvis se refere?

Isso também pode ser válido para Curitiba, onde há grandes baixadas no sul da cidade, próx. ao vale do Rio Iguaçu e afluentes?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

:wink:

 

:prayer:

LUIZ

 

Para ser mais claro, tu consegues produzir o mapa de topografia que o modelo que rodas aí leva em consideração na menor área de domínio???

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

O WRF roda agora. Quando terminar, eu ploto a topografia dele. A resolução é 6x6 km. A maior que já trabalhei foi com dx de 300 m em Florianópolis...

 

Sds.,

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Corrijam se eu estiver errado!

 

Acabei de olhar o NCEP das 18Z e o mesmo coloca as seguintes condições para a previsão de 36 horas (segunda-feira de madrugada) sobre a serra gaúcha e o planalto sul catarinense. Vamos a elas:

 

1) Temperatura entre 0ºC e -2°C em 850 hpa sobre todo o planato gaúcho, serra gaúcha e sul do planato sul-catarinense.

 

2) Temperatura em superfície entre 0ºC e 6ºC (varia de acordo com a altitude do local)

 

3) Precipitação de até dois milímetros nestes locais

 

Não seria a situação ideal para termos neve aqui no RS e SC????

 

 

Com 54 horas de previsão (meia-noite de terça-feira), o NCEP coloca precipitação de até 0,2 mm na região dos aparados gaúchos e catarinense com temperatura de 2 metros variando entre -2°C e 0ºC. O Problema é que a temperatura em 850 hpa estará variando entre 0ºC e 3ºC...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E tenho visto que os modelos do CPTEC estão, rodada após rodada, retirando um pouquinho do frio. E o pior é que ele está aí na porta. E agora?

A minha impressão foi a mesma, Alex. Ao contrário da última onda, desta vez o NCEP está, com a proximidade do evento, retirando o frio aos poucos. O Global do CPTEC também diminuiu.Talvez, quando chegar a hora H (entre segunda e terça) vá faltar frio para a neve, sem falar na pouca umidade.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Uma coisa é certa, enquanto o vento permanecer oeste ou noroeste, há uma esperança de neve pra nossa região,(memória do tempo). :wink: :wink: :wink:

Tomasini, quando começar a nevar, posso te ligar e vc e o Delcio podem dar uma chegada aqui :wink:

 

De acordo, Paulo. Só que tenho quase certeza que ainda não vai ser dessa vez... infelizmente!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ainda bem que os modelos retornam com o frio. Mas o que mais eu estranho é a pouca atividade aqui no tópico. Eu que pensava que nestas horas que antecedem a entrada do frio isto aqui iria estar "fervendo"!!

 

Aqui em Passo Fundo ainda chove com pouca intensidade mas praticamente de forma contínua a mais de 12 horas. Na verdade parou a pouco. A temperatura oscila em torno dos 11 graus aqui no centro.

 

Sds!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

17/07/2005 - 07:08 : Uruguaiana tem predomínio de nublado e 8 graus. Pelotas está com chuva fraca e 12. Santa Maria tem chuva leve e 10 graus. Canoas apresenta chuva fraca e 12 graus.

 

17/07/2005 - 06:28 : A neve cobriu de branco a região de Altas Cumbres el Valle de Traslasierra no oeste da província argentina de Córdoba. A neve caiu nas localidades de Mina Clavero, Villa Cura Brochero, Capilla del Monte, La Cumbre, entre outras, com acumulação que em alguns casos chegou a 5 centímetros.

 

17/07/2005 - 06:15 : ATENÇÃO - Pode nevar a qualquer momento na região da cidade de Buenos Aires. A temperatura na região está entre 2 e 4 graus e as imagens de radar do aeroporto de Ezeiza mostram áreas de chuva avançando a 70 km ao sul da capital argentina em torno da região de La Plata. Nevar é extremamente raro em torno da cidade de Buenos Aires.

 

17/07/2005 - 06:08 : Muito frio no oeste catarinense. Temperatura de 9 graus com pancadas de chuva em Chapecó.

 

17/07/2005 - 06:05 : Em Pelotas céu encoberto e 12 graus.

 

17/07/2005 - 06:02 : Chuva fraca em Santa Maria com 10 graus de temperatura.

 

17/07/2005 - 03:45 : O ar frio começa a chegar a Porto Alegre. Temperatura variando de 13 a 15 graus, dependendo do ponto da cidade.

 

17/07/2005 - 03:15 : 1,8 grau agora no Aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires. Faz 8,6 graus em Uruguaiana com céu encoberto e períodos de garoa.

 

17/07/2005 - 02:17 : 2,0 graus agora no Aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires. Faz 9,0 graus em Uruguaiana com céu encoberto e períodos de garoa. Temperatura variando entre 10 e 11 graus no noroeste gaúcho. Na Grande Porto Alegre, marcas agora entre 15 e 17.

 

17/07/2005 - 01:30 : Atualização do boletim de alerta será publicada neste domingo às duas da tarde.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Evolução das saídas (quatro diárias) do NCEP:

 

10/jul	-3,7
10/jul	-3,5
11/jul	-1,4
11/jul	1,5
11/jul	-4,1
11/jul	-2,1
12/jul	-4,5
12/jul	1,7
12/jul	3,2
12/jul	-1,5
13/jul	-1,8
13/jul	-4,4
13/jul	-4
13/jul	-2,1
14/jul	-1,9
14/jul	-3,3
14/jul	-4,4
14/jul	-3
15/jul	-3,5
15/jul	-3,2
15/jul	-3,2
15/jul	-2,7
16/jul	-3,1
16/jul	-1,4
16/jul	-1,5
16/jul	-0,9
17/jul	-2,5
17/jul	-2,8

 

Modelo europeu volta a intensificar muito o frio.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Maravilha a previsão do Eta!! :D

Aqui já chegou com força o frio, 11 da manhã e apenas 10°C, o que estou estranahndo é que o minuano está fraco... Céu encoberto com algumas aberturas de sol. Choveu em forma de pancadas boa parte da madrugada, até por volta das 6h.

Abraços

 

Aqui em Cascavel o frio veio com TUDO. Ainda pela manhã a temperatura chegou aos 8.2ºC. Neste momento (quase 11:30) faz 9.5ºC Mas o sol está tentando sair.

 

Assim, como quem não quer nada, bem que poderia não passar dos 12 hoje, vamos ver a quanto chegara. Na previsão o teto é 14!!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mas o que mais eu estranho é a pouca atividade aqui no tópico. Eu que pensava que nestas horas que antecedem a entrada do frio isto aqui iria estar "fervendo"!!

 

 

Tlz tenha a ver com a mudança do BAZ? Ou todos se recadastraram?

 

Pois é, tem muita gente sumida.... Será por causa do CPF? he he he

 

Abraços,

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

O tempo está completamente seco em toda a Argentina e Uruguai. Este ar seco deve ingressar rapidamente no RS onde o oeste e o extremo sul já estão com sol radiante. Se tivessemos um ciclone se formando as chances de neve seriam maiores. Assim como a coisa se encaminha, creio que até em São Joaquim vai ter pouca coisa, se tiver...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Segundo modelo do NCEP das 12Z, existe uma boa chance de neve para Farroupilha e região.Na minha opinião Farroupilha tem 30% de chance de registrar a queda de flocos de neve enquanto que os aparados tem 70%.

Vejam dados do NCEP para Farroupilha.Observem que há a indicação de precipitação com temperatura de 2°C em 925MB, que é a altitude da região central e temperatura de 1°C em 900MB e de -2°C em 850MB.

 

 

GRID POINT: 164.28 193.17 LAT.:-29.20 LON.: -51.20
MODEL INITIALIZATION AT: 17 JUL 2005 12Z

FIELD  TEMPERATURE    TEMPERATURE    TEMPERATURE    6H PCPN       
LEVEL    925 MB         900 MB         850 MB                
UNITS      DEGC           DEGC           DEGC           MM   
FHR
+  0.      8.369          6.761          4.084           .000
+  3.      7.659          6.131          3.295          1.214
+  6.      7.479          5.864          2.974           .563
+  9.      6.990          5.283          2.360           .509
+ 12.      6.228          4.381          1.338           .209
+ 15.      5.286          3.513           .094           .107
+ 18.      4.414          2.956          -.358           .040
+ 21.      3.650          2.265          -.695           .000
+ 24.      3.099          1.651         -1.116           .120
+ 27.      3.815          1.875         -1.126           .000
+ 30.      5.070          2.995         -1.147           .017
+ 33.      4.907          2.913         -1.157           .000
+ 36.      3.990          2.173         -1.875           .000
+ 39.      2.789          1.029         -2.718           .068
+ 42.      1.989           .385         -2.880           .023

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Me corrijam se eu estiver errado. Mas ao que parece superestimamos essa onda de frio. Pelo jeito sim se na quarta já vier a esquentar outra vez e acho que vai porque na quinta já se indica chuva novamente. ](*,)

 

Sds!

 

Estou achando que o modelo americano está sofrendo de algum problema... soluços!!! Não estou perseguindo-o, mas apontando os erros dele!!!

 

:axe:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A leitura que eu fiz desde a semana passada, ao meu ver, está mantida. Não imagino que tenha ocorrido algum tipo de mudança nos prognósiticos. O frio é extenso porque recebe um reforço interessante no final de semana (provável entrada do ar frio na segunda-feira). Se ocorrer realmente algum tipo de enfraquecimento do ar frio, será pequeno, embora não acredite tanto nesta possibilidade. O frio é muito forte já na Argentina e Uruguai, com temperaturas na casa dos 10/11 graus. O que deverá se refletir aqui entre amanhã e terça.

 

Sds!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A leitura que eu fiz desde a semana passada, ao meu ver, está mantida. Não imagino que tenha ocorrido algum tipo de mudança nos prognósiticos. O frio é extenso porque recebe um reforço interessante no final de semana (provável entrada do ar frio na segunda-feira). Se ocorrer realmente algum tipo de enfraquecimento do ar frio, será pequeno, embora não acredite tanto nesta possibilidade. O frio é muito forte já na Argentina e Uruguai, com temperaturas na casa dos 10/11 graus. O que deverá se refletir aqui entre amanhã e terça.

 

Sds!

 

O frio é forte mas não parece estar tão intenso como esperávamos....

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A leitura que eu fiz desde a semana passada, ao meu ver, está mantida. Não imagino que tenha ocorrido algum tipo de mudança nos prognósiticos. O frio é extenso porque recebe um reforço interessante no final de semana (provável entrada do ar frio na segunda-feira). Se ocorrer realmente algum tipo de enfraquecimento do ar frio, será pequeno, embora não acredite tanto nesta possibilidade. O frio é muito forte já na Argentina e Uruguai, com temperaturas na casa dos 10/11 graus. O que deverá se refletir aqui entre amanhã e terça.

 

Sds!

 

O frio é forte mas não parece estar tão intenso como esperávamos....

 

em algumas áreas da Argentina hj já tá mais quente q ontem, caso de Salta e Chaco....e as máximas não foram nada espetaculares...em torno de 3°C a 5°C abaixo das normais....

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E o ciclone que deveria se formar??? A maioria dos modelos apontavam um bonito extra tropicla nesta massa, não??? Já vi gente falando sobre " se tivesse um ciclone...". Isso significa que não haverá ciclone???

Todos os sites o davam como certo!! Eu só não entendia o fato de ter uma massa continental forte com ciclone no litoral e pequena chance de neve....

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Tempo instável em POA e grande POA. Chove e para de maneira randômica, acompanhado por ventos repentinos e frio gradualmente se manifestando. Igualmente aleatório é o sol se manifestando. Guaíba e TV COM (canais de TV locais) indicam 14°C em POA agora e o Terra (Weather) indica 17°c.

 

Minha mãe alega que é "tempinho de neve", mas sem o frio. :lol:

 

E de acordo com teoria do meu pai (experiência de velho, vamos dizer assim e que ele não leia isso!!!): amanhã ainda chove.

 

Abaixo algumas fotos do tempo agora a tarde em Ivoti, câmera apontada pra região da Serra (Nova Petrópolis/Gramado). Me pareceu bem carregado por lá.

 

dsc013852da.th.jpg

dsc013822mx.th.jpg

dsc013793zv.th.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.