Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Julho - Após frio intenso, é o calor que arrebenta !!!!


Luiz
 Share

Recommended Posts

 

é isso mesmo gaudério, mas acho que vamos abaixo dos 2 graus.

Meu feeling diz que ficaremos entre 0 e 1 grau!!

 

 

Saludos

 

Com certeza na grande Curitiba vamos ter valores de 0ºC nesta madrugada, e nas regiões de baixadas não descarto até temperatura negativa, mas nas estações que conheçemos (Inmet, simepar, Aero, Alex e registros do pessoal aqui) acho que vamos ficar entre 1ºC/2ºC. Acho se o vento parar totalmente, ai pode até surprender.

Agora, céu totalmente claro, nenhum sinal de alguma MM, vento oeste e ponto de orvalho no alex em 1ºC.

 

Ah, só um registro, na zona oeste da cidade houve geada fraca esta manhã. Vi em alguns gramados e sobre alguns carros. Aliás, me suprendi com a minina aqui de casa. Registrei 4,5ºC as 07:00 e o resto do pessoal aqui teve minima de 4ºC tb.Eu geralmente eu apanho feio de todos aqui. No leste da cidade, teve uma neblina leve, o que fez com que a minima não fosse tão baixa (5ºC no aero).

Link to comment
Share on other sites

nesse momento ceu claro e 8,8 em joinville

 

E neste horario, singelos 6,7 aqui em Curita... :shock:

Achei que a diferença estivesse maior!

Mas vamos pensar em Campo Alegre: 1o municipio a oeste de Joinville, e com altitude média de 800m. A uma taxa de resfriamento de 1 grau/200m... 4,8 por lá.

Já explico meu interesse por lá: é que meus pais vieram de lá.

Link to comment
Share on other sites

nesse momento ceu claro e 8,8 em joinville

 

E neste horario, singelos 6,7 aqui em Curita... :shock:

Achei que a diferença estivesse maior!

Mas vamos pensar em Campo Alegre: 1o municipio a oeste de Joinville, e com altitude média de 800m. A uma taxa de resfriamento de 1 grau/200m... 4,8 por lá.

Já explico meu interesse por lá: é que meus pais vieram de lá.

 

quase a mesma coisa aqui do Oeste.

 

Em Cascavel, no momento, 6,3ºC e 78%

Sds

Link to comment
Share on other sites

A nebulosidade remanescente do ciclone cobre todo o RS e o sul de SC, especialmente a serra.

Desde o início da tarde de ontem a nebuloidade aumentou muito e nublou aqui em POA. Comentei com o Torales por telefone que dificilmente baixaríamos dos 9° por aqui. Porém, a situação foi muito pior: tive 10,9° aqui em casa, um valor absolutamente horroroso-tenebroso pelo o que poderia ser. Ainda assim, já esperava que a nebulosidade detonasse com a mínima, por estava muito nublado durante todo o dia e à noite.

Em compensação, a nebulosidade impediu um aquecimento em grande parte do RS ontem, como mostram os dados abaixo do INMET:

 

Bom Jesus: 0,4°/9,4°

Bagé: 7,3°/9,6°

Encruzilhada do Sul: 5,7°/9,6°

Passo Fundo: 3,4°/10,0°

Caxias do Sul: 4,6°/10,0°

Lagoa Vermelha: 2,4°/10,4°

Santana do Livramento: 6,4°/11,0°

Santa V. do Palmar: 7,0°/11,0°

Cruz Alta: 3,8°/12,5°

Uruguaiana: 6,9°/13,3°

Santa Maria: 9,4°/13,4°

Rio Grande: 9,1°/14,6°

São L. Gonzaga: 5,4°/14,8°

Porto Alegre: 7,4°/16,5°

Iraí: 2,6°/17,8°

Torres: 7,5°/18,9°

 

São Leopoldo: 7,3°/17,1° (Climatologia)

 

Tramandaí: aprox. 7,5°/aprox. 16,3° (Climerh)

Mostardas: 6,3°/9,7° (Climerh)

Chuí: 6,6° ou 6,7°/11,1°

 

A situação foi bastante interessante, pois o sul do RS teve mínima elevadas e, ao mesmo tempo, máximas bem baixas. assim como o centro (Santa Maria teve uma mínima horrível) e à medida em que a nebulosidade avançava para o norte ela ia fechando ao tempo com o avançar da tarde. A metade norte deve ter fechado em torno do pico de calor, por isso tive essa mínima de 10,9° e Iraí e Torres devem ter sido terríveis. São Leopoldo teve 11,7° de mínima e Tramandaí ficou rondando os 12° toda a noite até encostar em 11°. Fez 9,0° no Chuí (temperatura oscilando entre 9° e 10° desde às 20 h) e 7,1° em Mostardas. Enfim: todo o RS teve uma noite muito mais amena do que a passada.

Sobre a chance de neve, vale lembrar que essa noite teve chuva aqui em POA. 8)

 

No momento, o céu está fechado por aqui e a temperatura simplesmente não sobe: tenho 12,4° com 93% com estratus e estratocumulus pra todo o lado.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Climerh: Estação no Morro da Igreja -2oC pela manhã e 1oC na grande Florianópolis (Angelina 450m) mais fria que São Joaquim.

 

Climerh:

 

"6/07/05 07:10 h

 

Sistema de baixa pressão no oceano ainda influencia o tempo em parte do RS e SC, ocasionando presença de muita nebulosidade com chuviscos em algumas cidades do leste gaúcho e sul catarinense. Nas demais regiões, a atuação do sistema de alta pressão, deixa o tempo estável com céu claro. Temperaturas baixas neste amanhecer. No momento faz -2ºC no Morro da Igreja (Urubici-SC), 1ºC em Angelina, 8,5ºC em Timbé do Sul, 7,5ºC em Concórdia e 7ºC em Florianópolis."

Link to comment
Share on other sites

Quanto, pelo menos a sensação de frio, não há o que reclamar dos últimos 10 dias. As máximas, pelo menos, estão baguais. Ah, se, tivéssemos essa sucessão constante de massas assim sem muita espera, tudo seria perfeito. Já imaginaram =D> se amanhã chegasse outra [-o< ?

Link to comment
Share on other sites

Climerh: Estação no Morro da Igreja -2oC pela manhã e 1oC na grande Florianópolis (Angelina 450m) mais fria que São Joaquim.

 

Climerh:

 

"6/07/05 07:10 h

 

Sistema de baixa pressão no oceano ainda influencia o tempo em parte do RS e SC, ocasionando presença de muita nebulosidade com chuviscos em algumas cidades do leste gaúcho e sul catarinense. Nas demais regiões, a atuação do sistema de alta pressão, deixa o tempo estável com céu claro. Temperaturas baixas neste amanhecer. No momento faz -2ºC no Morro da Igreja (Urubici-SC), 1ºC em Angelina, 8,5ºC em Timbé do Sul, 7,5ºC em Concórdia e 7ºC em Florianópolis."

 

 

Pelo jeito colocaram uma estação por lá, heheheheh!

Link to comment
Share on other sites

Quanto, pelo menos a sensação de frio, não há o que reclamar dos últimos 10 dias. As máximas, pelo menos, estão baguais. Ah, se, tivéssemos essa sucessão constante de massas assim sem muita espera, tudo seria perfeito. Já imaginaram =D> se amanhã chegasse outra [-o< ?

 

Tens razão! O problema é que isso somente ocorre do paralelo 35ºS para baixo =;

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba o vento segue de oeste e o céu esta completamente claro, alguns modelos prevêem a virada do vento para leste no fim da tarde de hoje, o que é ruim. Se for mais forte traz a maldição maldita, se for fraco desacelera consideravelmente a queda noturna da temperatura, rezar para que não tenha vento! Em Curitiba, miníma hoje em temômetro abrigado no bairro Ahú, região norte, baixada 2,6ºC, termometro desabrigado -0,4ºC

Link to comment
Share on other sites

12º dia seguido(desde de sexta retrasada) com máxima abaixo de 15° por aqui. Semana passada, a menor máxima, de 11,5°. Também na semana passada tive 1,2° de mínima(menor do ano). E ontem, a 2ª menor amplitude do ano: por conta dos ventos, da humidade e da nebulosidade, a amplitude foi de 1,1°.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Raramente temos uma continuidade de temperaturas baixas por aqui. O que temos tido nos últimos 10 dias é dificílimos. O paralelo onde estamos não permite uma constância de clima. Teremos um calor no início de agosto devido a "ausência" de ar polar. Ou melhor, a " não subida " do ar polar. Tenho notado que ao chegar início de agosto já começamos a sofrer repentinas e mais bruscas mudanças de temperatura. Dugo, temos já um calor maior. Até mesmo ondas fortes de calor não são incomuns na segunda quinzena. Como não é incomum ocorrerem surpesas. Vide agosto de 1984(Porto Alegre). Porém, o inverno já parece ser coisa do passado para alguns que já miram a primavera e o verão. Talvez por isso deleguem o frio intenso que às vezes faz em setembro e outubro.

Link to comment
Share on other sites

Raramente temos uma continuidade de temperaturas baixas por aqui. O que temos tido nos últimos 10 dias é dificílimos. O paralelo onde estamos não permite uma constância de clima. Teremos um calor no início de agosto devido a "ausência" de ar polar. Ou melhor, a " não subida " do ar polar. Tenho notado que ao chegar início de agosto já começamos a sofrer repentinas e mais bruscas mudanças de temperatura. Dugo, temos já um calor maior. Até mesmo ondas fortes de calor não são incomuns na segunda quinzena. Como não é incomum ocorrerem surpesas. Vide agosto de 1984(Porto Alegre). Porém, o inverno já parece ser coisa do passado para alguns que já miram a primavera e o verão. Talvez por isso deleguem o frio intenso que às vezes faz em setembro e outubro.

 

 

Cara, concordo sobre as ondas de calor, já sobre as ondas de frio de agosto e setembro, elas não devem em quase nada paras de junho e julho. É isso que faz as médias de agosto e setembro serem ligeiramente maiores: a intensidade dos veranicos entre uma onda de frio e outra. Agora, que tá bom esse frio continuo isso está! O Zeocit deve estar bem feliz com os interiores gelados de Curitiba :lol:

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba o vento segue de oeste e o céu esta completamente claro, alguns modelos prevêem a virada do vento para leste no fim da tarde de hoje, o que é ruim. Se for mais forte traz a maldição maldita, se for fraco desacelera consideravelmente a queda noturna da temperatura, rezar para que não tenha vento! Em Curitiba, miníma hoje em temômetro abrigado no bairro Ahú, região norte, baixada 2,6ºC, termometro desabrigado -0,4ºC

 

Acabou de virar.

Link to comment
Share on other sites

A maldição maldita resolveu fazer vários gols contras. Depois de deixar POA com uma mínima de 10,9° aqui em casa, todo o dia de hoje foi bem nublado, úmido e com um leve vento oeste, diminuindo a sensação térmica. Resultado: máxima de apenas 13,8°. :o Mas não pára por aí. Às 16 h foi possível observar uma abertura nas bandas de nuvens às NO e agora a pouco, às 19:30, exatamente no horário em que saia da academia, a maldição estava saindo de cima do meu bairro, exatamente sobre minha cabeça. 1:30 depois de anoitecer, o céu limpo por completo por aqui e a temperatura já entrou em rápida queda! Não podia ser melhor!! Nebulosidade diurna e limpando à noite!! :o :supz:

A estação da Climatologia em São Leopoldo (http://www.climatologiaurbana.com.br/wmr918/Celsius_20050726.jpg) flagra a queda a partir de pouco depois das 18 h, já que o tempo ao N limpou pouco antes daqui.

No momento, tenho 11,8° com 79% e céu limpo. Queda de 0,1°/5 mín. Devo amanhecer com 6°.

 

Infelizmente o calor que fará no final de semana deve dar um belo puxão na média de julho para cima. Lamentável, porque POA tinha tudo para fechar na média e nos dois últimos dias, além de um possível recorde de máxima, nossas mínimas dispararão e a média irá subir. :?

Link to comment
Share on other sites

O Zeocit deve estar bem feliz com os interiores gelados de Curitiba :lol:

Bruno

 

Como assim?? Que são "interiores gelados de Curitiba"????

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

hehe gaudério, eu tb curto os interiores super gelados aqui da capital!!

Minha casa por exemplo está agora 11 graus dentro. Já atingi 6 graus naquela gélida madrugada de junho/04 quando fez -2ºC lá fora!!

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba o vento segue de oeste e o céu esta completamente claro, alguns modelos prevêem a virada do vento para leste no fim da tarde de hoje, o que é ruim. Se for mais forte traz a maldição maldita, se for fraco desacelera consideravelmente a queda noturna da temperatura, rezar para que não tenha vento! Em Curitiba, miníma hoje em temômetro abrigado no bairro Ahú, região norte, baixada 2,6ºC, termometro desabrigado -0,4ºC

 

Acabou de virar.

 

Guri, aqui no Boquera o vento tá bem fraquinho e a temperatura já encosta nos 6 graus.

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba o vento segue de oeste e o céu esta completamente claro, alguns modelos prevêem a virada do vento para leste no fim da tarde de hoje, o que é ruim. Se for mais forte traz a maldição maldita, se for fraco desacelera consideravelmente a queda noturna da temperatura, rezar para que não tenha vento! Em Curitiba, miníma hoje em temômetro abrigado no bairro Ahú, região norte, baixada 2,6ºC, termometro desabrigado -0,4ºC

 

Acabou de virar.

 

Guri, aqui no Boquera o vento tá bem fraquinho e a temperatura já encosta nos 6 graus.

 

Acho que é questão de tempo para que o céu seja coberto de nuvens baixas, ou na melhor das hipoteses uma boa neblina. Vento leste, temperatura caiu muito rapido depois do por do sol, e o aero esta mais frio que o resto da cidade. Tudo indicando para a famosa maldição.

Bom, pelo menos ja ta frio. As 21:00 o Aero tinha 6ºC, porém com umidade de 100%.

 

A minima de hoje de manhã, decepcionou. O vento que não paro a noite inteira, impediu que se formasse uma geada forte, que tinha tudo pra dar, e diminuiu a queda de temperatura. Aqui em casa tive os mesmo 4ºC de ontem, onde se não tivesse vento poderia chegar facil aos 2ºC. Pelo menos a sensação térmica tava bem baixa.

Link to comment
Share on other sites

Em Curitiba o vento segue de oeste e o céu esta completamente claro, alguns modelos prevêem a virada do vento para leste no fim da tarde de hoje, o que é ruim. Se for mais forte traz a maldição maldita, se for fraco desacelera consideravelmente a queda noturna da temperatura, rezar para que não tenha vento! Em Curitiba, miníma hoje em temômetro abrigado no bairro Ahú, região norte, baixada 2,6ºC, termometro desabrigado -0,4ºC

 

Acabou de virar.

 

Guri, aqui no Boquera o vento tá bem fraquinho e a temperatura já encosta nos 6 graus.

 

Acho que é questão de tempo para que o céu seja coberto de nuvens baixas, ou na melhor das hipoteses uma boa neblina. Vento leste, temperatura caiu muito rapido depois do por do sol, e o aero esta mais frio que o resto da cidade. Tudo indicando para a famosa maldição.

Bom, pelo menos ja ta frio. As 21:00 o Aero tinha 6ºC, porém com umidade de 100%.

 

A minima de hoje de manhã, decepcionou. O vento que não paro a noite inteira, impediu que se formasse uma geada forte, que tinha tudo pra dar, e diminuiu a queda de temperatura. Aqui em casa tive os mesmo 4ºC de ontem, onde se não tivesse vento poderia chegar facil aos 2ºC. Pelo menos a sensação térmica tava bem baixa.

 

 

Rodrigo,

 

Ao menos vamos rezar pra maldição sair de retro!! Pelo amor de Deus merecemos uma madrugada decente!!!!!!!

Não registrei até agora aqui no boqueirão nenhum zero grau este ano, no max. 0,7 e foi na baixada do CIC que normalmente mais frio.

bom, por enquanto o vento tá bem fraco e a temperatura tá caindo bem mais rápido que ontem.

Agora tenho 5,6 graus e nenhum sinal da m*** m*** (não vou escrever pra não dar azar)

Link to comment
Share on other sites

 

 

Rodrigo,

 

Ao menos vamos rezar pra maldição sair de retro!! Pelo amor de Deus merecemos uma madrugada decente!!!!!!!

Não registrei até agora aqui no boqueirão nenhum zero grau este ano, no max. 0,7 e foi na baixada do CIC que normalmente mais frio.

bom, por enquanto o vento tá bem fraco e a temperatura tá caindo bem mais rápido que ontem.

Agora tenho 5,6 graus e nenhum sinal da m*** m*** (não vou escrever pra não dar azar)

 

Sinto muito, mas ja era...nuvens baixas começam a apareçer. Ainda o ceu ta bem estrelado, mas olhando para o leste o ceu esta bem mais fechado.

Link to comment
Share on other sites

A maldição maldita resolveu fazer vários gols contras. (...texto...) ...o céu limpo por completo por aqui e a temperatura já entrou em rápida queda! Não podia ser melhor!! Nebulosidade diurna e limpando à noite!! (...texto...)

Porto-alegrense e curitibanos, choremos... falei demais e quebrei a cara feio!! :evil:

A temperatura caiu fortemente! Tinha 11,8° às 20 h e bati os 9,9° pouco depois das 21 h. Queda de 2° em 1 h. A névoa úmida tomou conta de POA... e também a maldição maldita!!! :evil: Resultado: 10,9° agora com 90% e céu nubladaço (by Alex Demele) e só baixarei desses 10° por milagre!!!

Pra fechar a desgraça, POA terá uma noite de humilhação perante o RS. Quando todo o estado está nublado ou com céu limpo, nós só não somos mais frios, em geral, do que o Litoral Norte. O problema é que Tramandaí, que está espremida entre uma lagoa e o oceano, já estava baixando dos 9° às 23 h. Estamos tomando pau geral!

Link to comment
Share on other sites

A maldição maldita resolveu fazer vários gols contras. (...texto...) ...o céu limpo por completo por aqui e a temperatura já entrou em rápida queda! Não podia ser melhor!! Nebulosidade diurna e limpando à noite!! (...texto...)

Porto-alegrense e curitibanos, choremos... falei demais e quebrei a cara feio!! :evil:

A temperatura caiu fortemente! Tinha 11,8° às 20 h e bati os 9,9° pouco depois das 21 h. Queda de 2° em 1 h. A névoa úmida tomou conta de POA... e também a maldição maldita!!! :evil: Resultado: 10,9° agora com 90% e céu nubladaço (by Alex Demele) e só baixarei desses 10° por milagre!!!

Pra fechar a desgraça, POA terá uma noite de humilhação perante o RS. Quando todo o estado está nublado ou com céu limpo, nós só não somos mais frios, em geral, do que o Litoral Norte. O problema é que Tramandaí, que está espremida entre uma lagoa e o oceano, já estava baixando dos 9° às 23 h. Estamos tomando pau geral!

 

Já era mesmo... espero que NÃO limpe amanhã durante o dia...

Link to comment
Share on other sites

Nossa :shock: O aeroporto de Curitiba está mais quente que Cascavel, não acredito!!! Aqui no Oeste neste momento faz 8.0ºC com 76%. A mínima será rondando os 5 amanha em Cascavel.

 

Mas Curitiba ta ruim em, 9/10 nos aeroportos.

 

A máxima aqui foi de 16.6 (16 aeroporto)

 

um abraço!

 

Nem tão ruim. Amanhceu 3 graus no aeroporto de SJP.

Mas no geral foi muito decepcionante. Ventou a noite toda, praticamente sem parar, o que impediu uma boa queda.

Link to comment
Share on other sites

A maldição maldita resolveu fazer vários gols contras. (...texto...) ...o céu limpo por completo por aqui e a temperatura já entrou em rápida queda! Não podia ser melhor!! Nebulosidade diurna e limpando à noite!! (...texto...)

Porto-alegrense e curitibanos, choremos... falei demais e quebrei a cara feio!! :evil:

A temperatura caiu fortemente! Tinha 11,8° às 20 h e bati os 9,9° pouco depois das 21 h. Queda de 2° em 1 h. A névoa úmida tomou conta de POA... e também a maldição maldita!!! :evil: Resultado: 10,9° agora com 90% e céu nubladaço (by Alex Demele) e só baixarei desses 10° por milagre!!!

Pra fechar a desgraça, POA terá uma noite de humilhação perante o RS. Quando todo o estado está nublado ou com céu limpo, nós só não somos mais frios, em geral, do que o Litoral Norte. O problema é que Tramandaí, que está espremida entre uma lagoa e o oceano, já estava baixando dos 9° às 23 h. Estamos tomando pau geral!

 

é guri choremos abraçados...mais uma madrugada desperdiçada... é de arrancar os cabelos, dar porrada no teclado #$%¨@#&*%$ (by Marcos), enfim, é de chorar mesmo.

às 22:30 tinha exatos 5,6 graus e o céu começou a ser tomado pela nebulosidade, que pelo que pude perceber, vinha de nordeste.

Uma coisa tenho que elogiar a desgraçada é rápida e ferra tudo em questão de minutos.

Quando fui dormir às 23;40 a temperatura já tinha subido pra 6,0 graus...

Acordei às 6:00 e eolha meu espanto, meu mercurio acusava nada menos que 7,8 graus - cara, a desgraçada fez a temperatura subir 2,2 graus

Aqui na Rua João Chede (baixada CIC) registrei 6,8 graus (será q serve de consolo??)

Bom pessoal agora o golpe de misericóridia está sendo dado pela rápida abertura do tempo e já consigo ver o "maravilhoso" astro brilhar e começar a torrar a alma dos curitibanos... é de f*** mesmo.

 

Estava a pensar e relembrar o passado quando morava na zona norte (Bacacheri). Este local fica muito próximo do Vale do Ribeira (o primeiro local a sofrer com a MM) e mesmo assim havia boas manhãs de céu limpo e geada ampla. Penso que a MM tem atacado com mais frequencia de alguns anos pra cá ou é impressão minha?????

Link to comment
Share on other sites

Santa Catarina:

 

-1oC Morro da Igreja - Climerh (1816m)

 

-4,4oC, -15,5oC relva Cruzeiro (São Joaquim) - Climaterra (1510m)

 

Situação típica de dia calmo, mais frio a 1510 do que a 1820!

 

Peguei vários dias assim em Portugal e Espanha. em alguns dias fazia mais frio de madrugada em Segóvia, a aproximadamente 800 m, aos pés da Serra de Guadarrama, por exemplo (mínimas de -5oC/-7oC), do que no alto da mesma serra , a 2000 m, onde existem estações de esqui (mínimas de 0oC).

 

Imaginem uma baixadinha protegida ao norte, ali perto do Cruzeiro, he he he!! -6oC fácil hoje!!!

 

Quanto aos próximos dias, teremos um aquecimento generalizado a partir de amanhã, sendo que Buenos Aires chegárá a ter máximas na casa de 24oC e mínimas de 17oC!! POA poderá chegar a 28oC, com mínimas de 18oC!!

 

Neste ponto, Ctba estará mais amena, com máximas em torno de 20oC/22oC e mínimas em torno de 11oC/13oC.

 

Ar frio mesmo, acho que só dia 06/08!!!! É tempo!!! Serão quase 10 dias com temperaturas bem acima das médias!!

Link to comment
Share on other sites

Pelo o que mostra a estação automática da Climatologia em SL, o tempo começoua a abrir entre 2 e 3 h, mas a queda não foi muito grande. Aqui em casa, eu tinha tenebrosos 11,1° às 2 h e a mínima bateu 8,2°, o que mostra que o tempo abriu, provavelmente, no meio da madrugada. Ainda assim foi uma grande decepção, pois eu teria chegado aos 6°. De manhã tinha nevoeiro, ainda que não tão intenso no meu bairro.

Infelizmente essa noite foi, provavelmente e pelos dados presente na internet (Tramandaí ficou em torno de 6,8° e Floripa 7,5°) é bem possível que POA tenha tido a maior mínima do RS... e todo o estado abaixo de 5°. Quando falo na maldição maldita é isso: o tempo só não esfria em POA, ou muito pouco, de modo que nós fiquemos no topo de "calor". Se está todo mundo nublado, tudo tranqüilo, mas assim não dá!!! :evil:

 

Agora a temperatura já sobe. Tenho 17,2° com 59% e vou ficar em 18°. De agora em diante é só calor!! O Bruno comentou comigo que POA estava com média de 15,X° até a semana passada e que, pelos prognósticos dos próximos dias, fecharíamos na média. Fecharíamos, já que o final de semana deverá ser muito quente, rondando entre 20° e 30° por aqui. Em outras palavras, fecharemos um pouco acima da média por causa dos últimos dois dias do mês que, de quebra, ainda devem bater o recorde de mínima e máxima mais altas do mês. Esse filme eu já vi e aconteceu no último dia de jul/2001 quando bati o recorde máximo depois dos dias mais frios de tal ano. Ao menos esquentaremos os interiores, porque minha casa está gelada!!

Link to comment
Share on other sites

Aqui para Campinas e o Centro-Sul-Leste do Estado de São Paulo, as previsões furaram.

A previsão era de céu claro, apenas algumas pequenas nuvens e temperatura em elevação até uns 21-22ºC. Mas o dia até agora se manteve bastante nublado, inclusive com garoa e chuva fraca desde às 11:00h.

Com isso, a temperatura não subiu :o , e agora temos 16ºC no centro de Campinas.

Pelo que vi, essa nebulosidade e chuva foi causada pela corrente de jato em altas altitudes, eh isso? Alguém sabe algo sobre o que houve, pois isso não era esperado!!!

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Estava a pensar e relembrar o passado quando morava na zona norte (Bacacheri). Este local fica muito próximo do Vale do Ribeira (o primeiro local a sofrer com a MM) e mesmo assim havia boas manhãs de céu limpo e geada ampla. Penso que a MM tem atacado com mais frequencia de alguns anos pra cá ou é impressão minha?????

 

Acho que não é coisa dos ultimos anos, o problema é este ano mesmo. Nuvens baixas em Curitiba são normais, mas dias com céu claro e geada também. Desta sequencia de massas polar de julho, tivemos apenas 3 dias com céu claro, o resto foi tudo com vento leste e nuvens baixas. Não sei a razão disso.

Ano passado foi normal. E em 2003, pelo menos no outono, tivemos poucos dias de nuvens baixas. Em maio de 2003, por exemplo, chegamos a ter uma sequencia de 7 dias de ceu claro após uma massa polar moderada (nada cavalar). Resultado foi 5 dias seguidos de geadas, sendo 2 bem fortes.

Este ano não tivemos ainda nenhum dia de geada generalizada, pois o unico dias propicio a isso, vento a noite inteira. Eu sempre tomo o barigui (que passo ao lado todo dia de manha) como base, la acho que é o termometro da geada em Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

LOMBA GRANDE - NOVO HAMBURGO

 

Temperatura média em 27/07/2005 : 11,4 ºc

Temperatura média normal em 27/07/2005 : 15,09 ºc

Anomalia de temperatura em 27/07/2005 em Lomba Grande 01 : - 3,68 ºc

Temperatura média nos primeiros 27 dias de julho : 14,35 ºc

Temperatura média normal para os primeiros 27 dias de julho : 14,6 ºc

Anomalia de temperatura nos primeiros 27 dias de julho : - 0,248 ºc

Link to comment
Share on other sites

Estava a pensar e relembrar o passado quando morava na zona norte (Bacacheri). Este local fica muito próximo do Vale do Ribeira (o primeiro local a sofrer com a MM) e mesmo assim havia boas manhãs de céu limpo e geada ampla. Penso que a MM tem atacado com mais frequencia de alguns anos pra cá ou é impressão minha?????

 

Acho que não é coisa dos ultimos anos, o problema é este ano mesmo. Nuvens baixas em Curitiba são normais, mas dias com céu claro e geada também. Desta sequencia de massas polar de julho, tivemos apenas 3 dias com céu claro, o resto foi tudo com vento leste e nuvens baixas. Não sei a razão disso.

Ano passado foi normal. E em 2003, pelo menos no outono, tivemos poucos dias de nuvens baixas. Em maio de 2003, por exemplo, chegamos a ter uma sequencia de 7 dias de ceu claro após uma massa polar moderada (nada cavalar). Resultado foi 5 dias seguidos de geadas, sendo 2 bem fortes.

Este ano não tivemos ainda nenhum dia de geada generalizada, pois o unico dias propicio a isso, vento a noite inteira. Eu sempre tomo o barigui (que passo ao lado todo dia de manha) como base, la acho que é o termometro da geada em Curitiba.

 

Pra mim a razão é simples: duas massas de ar frio maritimizadas demais (em que no fim sobrou uma geada que ocorreu antes do amanhecer) e uma continental em que não parou praticamente o tempo todo de ventar. Acabaram ainda faltando mais massas de ar frio...

 

Com relação à nebulosidade, isso é normalíssimo por aqui. Acho que o que ocorre é que agora prestamos mais atenção à mecânica do fato e suas (terríveis) implicações no outono/inverno. Mas, como sempre digo, no verão elas são nossas amigas, hehe.

Link to comment
Share on other sites

Tucci e demais interessados

 

Eu havia prometido passar as temperaturas máximas de hoje no outro tópico que foi fechado, de qualquer forma envio estes dados horários das temperaturas máximas de CASCAVEL que se não te servirem para o outro fim deixa claro para os demais integrantes, que não tem nada a ver com isso, a visão do quanto aumentaram as temperaturas por lá! Acho que não subirão além disso...

 

Saudações E N C A R N A D A S

 

---------------------------------------------------------------------------

00=01=02=03=04=05=06=07=08=09=10=11=12=13=14=15=16

---------------------------------------------------------------------------

 

11.2 11.0 11.3 10.6 10.8 11.0 11.6 11.6 11.3 13.4 14.9 17.8

19.1 20.1 20.8 20.8 20.9=

----------------------------------------------------------------------------

 

Obrigado Duquia!

Link to comment
Share on other sites

Pra mim a razão é simples: duas massas de ar frio maritimizadas demais (em que no fim sobrou uma geada que ocorreu antes do amanhecer) e uma continental em que não parou praticamente o tempo todo de ventar. Acabaram ainda faltando mais massas de ar frio...

 

Com relação à nebulosidade, isso é normalíssimo por aqui. Acho que o que ocorre é que agora prestamos mais atenção à mecânica do fato e suas (terríveis) implicações no outono/inverno. Mas, como sempre digo, no verão elas são nossas amigas, hehe.

 

Massas polares maritimas, temos todos os anos e aos montes. E ja vi muitas delas causar 1 ou 2 dias de geada. Senão não teriamos uma média de 9 geadas/ano, pois se formos pensar, as massas continentais são minoria.

Claro que a nebulosidade aqui é normalissimo, mas não com a frequencia que tamos tendo. Esse inverno deu pra contar nos dedos os dias que tivemos céu claro.

 

Agora, temos que ver tb o lado bom dessa maldição.

Ela causa uma queda de temperatura bem mais rapida no fim da tarde. Ontem tinhamos 6ºC no aero as 21:00. Isso não é pouca coisa. Por causa do vento constante, a sensação térmica fica baixa. Pela manhã, demora mais pra esquenta. E, após a massa polar esquentar, continuamos por mais alguns dias com temperaturas mais amenas (onde no oeste ja faz calor). E como o alex disse, ameniza no verão.

As vezes nos preocupamos muito com valores isolados.

 

Agora, o que não tem nenhum lado bom, é quando de madrugada a temperatura sobe (como hoje). Isso sim, da vontade de jogar o termometro pela janela.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.