Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2011


Recommended Posts

Mal se foi o Arani, e na semana que vem já pode vir outro... Bem na costa sul da Bahia...

Tá aí o link com mais informações: http://www.climatempo.com.br/noticias/32157/nova-area-de-baixa-pressao-atua-no-litoral-da-ba-e-es-na-semana-que-vem

 

Vamos acompanhar!!!

Abraços...

Aqui em Cachoeiro, sul do ES...

Temperatura na casa dos 26 ºC...

Pra gente aqui, já é um "friozinho"!!!!

 

Ghuto, realmente. Duas coisas chamam muito a atençao nos próximos 7 dias. A enorme quantidade de chuva no sul da BA entre 24 e 120 horas (muita mesmo, deveria ter algum tipo de alerta para a região) e uma forte chuva frontal chegando do URU ao RS entre quarta e quinta da semana que vem. São dois pontos de atenção. Gostaria de acompanhar mais de perto esse sistema no sul da BA... alguém tem expertize para isso aqui?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Mal se foi o Arani, e na semana que vem já pode vir outro... Bem na costa sul da Bahia...

Tá aí o link com mais informações: http://www.climatempo.com.br/noticias/32157/nova-area-de-baixa-pressao-atua-no-litoral-da-ba-e-es-na-semana-que-vem

 

Vamos acompanhar!!!

Abraços...

Aqui em Cachoeiro, sul do ES...

Temperatura na casa dos 26 ºC...

Pra gente aqui, já é um "friozinho"!!!!

 

Ghuto, realmente. Duas coisas chamam muito a atençao nos próximos 7 dias. A enorme quantidade de chuva no sul da BA entre 24 e 120 horas (muita mesmo, deveria ter algum tipo de alerta para a região) e uma forte chuva frontal chegando do URU ao RS entre quarta e quinta da semana que vem. São dois pontos de atenção. Gostaria de acompanhar mais de perto esse sistema no sul da BA... alguém tem expertize para isso aqui?

 

Infelizmente não estou mais na Bahia, para acompanhar de perto este sistema.

 

Pois pelas projeções, a cidade em que eu estava ficara talvez na região mais afetada pelas chuvas e pela formação da area de baixa pressão. A cidade fica muito próxima da divisa do ES.

 

Aliás, o cenario la é preocupante, não em especial pela chuva. Mas, a cidade a alguns anos vem sofrendo com ressacas e o mar vem invadindo parte da orla. Algumas casas ja foram destruidas, e varias outras estão sob ameaça. O Arani provocou muita ressaca, mas pelos relatos do pessoal do trabalho que continua la, não houve maiores problemas. MAs esta nova baixa pressão que irá se formar nos próximos dias, estara mais próxima, e desta vez a preocupação é grande.

Link to comment
Share on other sites

Tá bonita essa frente fria no Uruguai e sul do RS... tava com saudade dessa formação.. verão já era!!!

Esses dias escrevi no twitter: "Verão 2011, morra logo, por favor." Hehe, parece que minhas preces foram ouvidas.

 

Fora o pico de calor hoje, o verão acabou. Tive máxima de 33,3° e mínima de 19,5°. Já estamos no outono climático desde o primeiro dia de março, ainda que com cara de início de outono. Adoro essa época!! :clapping:

 

A frente está posicionada bem no eixo da fronteira Brasil-Uruguai. Creio que POA já amanhece com muitas nuvens amanhã, ou mesmo nublada.

 

Agora faz 33,0° com 47% e venta de ESE a 7,4 km/h. O sensor do anemômetro acusa 99,9°F, o que dá 37,7°. Isso ao sol. Pressão em 1006,9 mb e caindo.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Si hermano Julio que tal tu ubicación?

 

Este aí, PH, é mais farso que relógio do Paraguai.

 

Erro de ortografia e interrogação não invertida. Ele se acha muito esperto... :mail: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Shima, por falar nisto, eu mais hablo que escrevo hehe.Onde fica mesmo o ? invertido no teclado?????

Link to comment
Share on other sites

Si hermano Julio que tal tu ubicación?

 

Este aí, PH, é mais farso que relógio do Paraguai.

 

Erro de ortografia e interrogação não invertida. Ele se acha muito esperto... :mail: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Shima, por falar nisto, eu mais hablo que escrevo hehe.Onde fica mesmo o ? invertido no teclado?????

Ya encontré hehehehe¿

Link to comment
Share on other sites

Outono 2011 - confira a tendência climática para cada Região do Brasil

17 de Março de 2011 ás 15:33

OUTONO 2011

 

O Verão vai chegando ao fim e o saldo em dez Estados brasileiros é de problemas com excesso de chuva. Nos Estados do Sul e do Sudeste, além de Mato Grosso do Sul, do Maranhão e da Bahia, o total de desabrigados e desalojados chega a cem mil pessoas. Minas Gerais tem 132 cidades em estado de Emergência. Os dados são da Defesa Civil. O evento mais destrutivo foi a chuva da região serrana fluminense, com quase 900 mortos, e um volume de chuva de mais de 100 mm em poucas horas em janeiro em Nova Friburgo. Mas o Outono, que chega no próximo domingo dia 20, às 20h21 no horário de Brasília, também pode registrar tempo severo. Entre a segunda-feira e a terça-feira, dias 21 e 22 de março, um sistema de baixa pressão avança lentamente na direção sudoeste favorecendo a ocorrência de vento forte em toda a costa capixaba e norte fluminense. Com a aproximação desta área de baixa pressão, e também por causa da chegada de mais uma frente fria, há ainda o risco de chuva forte e volumosa entre a segunda-feira à noite e a quarta-feira, 23 de março. Com o vento intenso sobre o oceano provocado por esta área de baixa pressão a expectativa é de que o mar, que já está agitado ao largo do Sudeste, volte a subir de forma mais significativa especialmente na região a ao largo da costa norte fluminense e capixaba.

 

Mas não deve ser assim durante toda a Estação. O Outono é época de transição, com características de verão agora no começo da estação; e características de inverno no fim da estação. No centro-sul do Brasil ainda ocorrem as pancadas de chuva de fim de tarde até meados de abril, resultado do aquecimento, mas depois do dia 15 estas pancadas já rareiam bastante. A partir daí, a chuva que ocorre nos Estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste passa a ser proveniente, quase exclusivamente, das frentes frias. Em média temos 6 frentes frias por mês nos meses de abril, maio e junho, e poucas delas têm força para chegar até a Bahia.

 

Estas frentes frias vêm acompanhadas de massas polares, cada vez mais fortes à medida que o inverno se aproxima.

 

No Norte ainda chove bastante em abril, mas de maio em diante a umidade diminui. O calor, no entanto, ainda é intenso. No Nordeste o calor não muda muito ao longo do ano, mas a chuva segue a sazonalidade. No Outono normalmente ainda chove bastante no litoral do Maranhão, do Piauí e do Ceará, onde atua a Zona de Convergência Intertropical. A faixa leste da Região, entre o sul da Bahia e o leste do Rio Grande do Norte, entra na sua fase chuvosa, e acumula os maiores volumes do ano. Já no sul do Maranhão e no oeste da Bahia a chuva diminui rapidamente.

 

Este ano o Outono será sob o domínio da La Niña, o resfriamento anormal do Pacífico tropical. A La Niña está enfraquecendo, mas só no Inverno vai deixar de influenciar o clima no País. As águas do Atlântico estão mais quentes que o normal, mas tendem a esfriar devagar.

 

A conseqüência destes fatores no clima ao longo do Outono é descrita abaixo.

 

Região Sul

 

Ø Nos Estados do Sul a expectativa é de chuva muito irregular, com menores volumes que o normal. A primeira massa de ar polar significativa derruba a temperatura no fim de abril, e em maio e em junho outros sistemas provocam forte resfriamento, que causa a formação de geadas. Especialmente o mês de maio deve ser bastante frio, com massas polares fortes. Porém, mesmo com as massas polares, a temperatura fica acima da média na Região.

 

Região Sudeste

 

Ø No Sudeste a constante formação de áreas de instabilidade pode deixar a chuva acima da média ao longo da Estação no norte da Região. Nas outras áreas a tendência é de chuva perto do normal de abril a junho. Isso quer dizer que várias pancadas de chuva vão ocorrer ainda em abril, especialmente no Estado de São Paulo. A partir de maio o tempo vai ficando mais seco, e não se deve esperar por grandes volumes. Em junho o tempo fica ainda mais seco e o Outono termina no dia 21 de junho, às 14h17 no horário de Brasília. A temperatura permanece relativamente alta até o fim de abril, mas depois o padrão deve mudar. Abril termina ameno e em maio e em junho as massas polares são fortes o suficiente para provocar episódios bem frios em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no centro-sul de Minas Gerais.

 

Região Centro-Oeste

 

Ø No Centro-Oeste o quadro é muito semelhante ao do Sudeste. Em abril a chuva é regular apenas no Estado de Mato Grosso do Sul. Em maio e em junho chove pouco em toda a Região. Abril ainda registra temperatura acima da média, mas em maio as massas polares trazem frio, especialmente para Mato Grosso do Sul e para o sul de Mato Grosso e de Goiás. O risco de geadas se limita ao extremo sul da Região, na fronteira com o Paraguai.

 

Fonte: Climatempo

Link to comment
Share on other sites

Tinha visto Rodrigo. Previsao muito fraca essa nao achou? Fala, fala mas nao diz nada!

 

Exatamente. Mas entendo, pois o clima tem uma dinâmica muito complexa e ainda não somos capazes de entendê-lo nem prevê-lo com muita antecedência. E é exatamente isso que nos fascina, o que ocorrerá. Será que o e-BAZ vai ser sob neve, terá calor....

Ainda bem que temos nesse espaço meteorologistas muito bons, bem como amigos que estudam a fundo os mapas de previsão, contribuindo assim para aumentar o nosso conhecimento. Imagina o trabalho que não deve dar analisar mapas e mapas, tentar identificar anos análogos sem termos um grande histórico climatológico, poucas estações etc...

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Hola!

 

Qué lástima si no me creen, estas computadoras de Brasil son unas mierdas con teclado sin formatación a la lengua castellana. qué hacer yo???, poco comprendo de computadoras. Estoy en Brasil desde hace unos tres meses haciendo grado en geografía en la UFSM y hablo desde el departamento de la casa de los estudiantes... Quise saber de mi amada Quilmes y por favor no me hagan comparaciones con los paraguayos. si es así que tratan los usuarios por aqui, les pido perdón y me salgo... Sin embargo, hay algún otro sitio en que yo pudiera buscar informaciones acerca del tiempo tal este aqui?.

 

chao.

Link to comment
Share on other sites

Bomba..!!

 

Estação: BARUERI-A755

 

Registro: 23 UTC 15/03/2011

 

Estação

Aberta em: 15/03/2011

Latitude: -23.5233º

Longitude: -46.8692º

Altitude: 791.00 metros

 

 

Deve trazer mínimas mais frias que Santana no inverno. Mas não chega a ser uma Itapevi (próximo da região), onde mora o Evandro. Barueri tem maior densidade e estrutura (concreto, etc...)

 

Vamos acompanhar!

 

Puxa! Mas ela fica onde, exatamente?

 

Não tenho a menor idéia.

Link to comment
Share on other sites

Hola!

 

Qué lástima si no me creen, estas computadoras de Brasil son unas mierdas con teclado sin formatación a la lengua castellana. qué hacer yo???, poco comprendo de computadoras. Estoy en Brasil desde hace unos tres meses haciendo grado en geografía en la UFSM y hablo desde el departamento de la casa de los estudiantes... Quise saber de mi amada Quilmes y por favor no me hagan comparaciones con los paraguayos. si es así que tratan los usuarios por aqui, les pido perdón y me salgo... Sin embargo, hay algún otro sitio en que yo pudiera buscar informaciones acerca del tiempo tal este aqui?.

 

chao.

Que bueno Julio!!! Todas las personas son muy bien venidas aca en el BAZ!! Manana tengo un viaje para Santa Maria. Que tal un encuentro con vos sabado? Usted és un nuevo "baziano"! Quiero dar te un personal Welcome!

 

Saludos y Suerte!

Link to comment
Share on other sites

Hola!

 

Aún me tengo los problemas con el tecle y las señales de admiración e interrogación no me hacen la feria jajajaja.

 

Qué bueno que vendrás aquí Bruno. conoces la ciudad?. yo todavía solo donde me voy. hay un quiosco donde se toman unas copas bien cerca de la UFSM. si deseares puedes venir al departamento donde me quedo, solo que ya hay unas cuatro personas en la vivienda. una charla más cercana cómo la que quiero tener con una persona de tu alvitre tendría que ser en un espacio lejos de la turba. quizá en este quiosco?. incluso hay unas mujeres de Brasil que hacen unas cositas buenas jajajaja.

 

la dirección te la envío si viniere de cierto.

 

Att.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui uma agradável temperatura de 20ºC, sob um tempo nublado. Claramente percebo que o verão já perdeu muito

de sua força. É como o Caco disse, acho que o outono climático realmente já começou. No ano passado, só começou em

Abril e, em 2009, foi +- na mesma época deste ano.

Link to comment
Share on other sites

Aqui no Paraná tivemos uma madrugada típica de verão: Até quando? Até quando? :russian:

44hXd

Essas suas tabelinhas são show. Vejam a diferença entre o oeste e leste. Aqui em SP, no leste, estamoss com madrugadas bem mais frescas já, assim como aí no PR. Parecem dois mundos diferentes, a dif entre Foz e Ctba.

Link to comment
Share on other sites

Algum ciclonista de plantão... a situação no sul da BA ainda parece bem preocupante. O GFS preve um sistema tomando corpo e seguindo em direção leste-oeste sobre a região de Porto Seguro. Como é um pouco mais ao norte e a alta do Atlantica não deve estar muito pronunciada na data, o ciclone vai ter temp para agir e ganhar força. Me parece umm sistema tropical puro porem short-lived.

Link to comment
Share on other sites

Algum ciclonista de plantão... a situação no sul da BA ainda parece bem preocupante. O GFS preve um sistema tomando corpo e seguindo em direção leste-oeste sobre a região de Porto Seguro. Como é um pouco mais ao norte e a alta do Atlantica não deve estar muito pronunciada na data, o ciclone vai ter temp para agir e ganhar força. Me parece umm sistema tropical puro porem short-lived.

 

Eu to torcendo para que dessa vez seja categorizado como furacão, mas acho difícil, chegada de FF e Altas está começando a se tornar algo frequente por conta da La Niña, vamos ver, será essa baixa tem potencial para ser mais profunda que Arani?

Link to comment
Share on other sites

Olha o que disse o prof. Eugênio, da Metsul, sobre os análogos para 2011. O Coutinho tb espera pelo menos 1 ou 2 porretes aqui pra nós do centro do país.

Me animei com essa previsão desses 2 excelentes institutos (metsul e climaterra)

 

Eugenio Hackbart / MetSul Meteorologia - São Leopoldo - RS disse (18/03/2011 10:33):

Observem que todos estes eventos relacionados a 1974 são de precipitação. Não olhem para 1974 como uma referência de que a temperatura aqui no Sul do país repetirá com exatidão o que ocorreu há 37 anos. Trabalhamos com um "pacote" de análogos e, apesar de 1974 ser um dos "líderes" na analogia para 2011, existem outros que em nosso entendimento são mais fortes em sinal quanto à temperatura. Historicamente, em anos que começam com La Niña, como é o caso de 2011, o frio tende a chegar mais cedo. Mesmo assim, no outono ainda são registrados alguns dias de calor (às vezes até intenso). Pela analogia e ainda análise de oscilações intrasazonais, como escrevi para o Correio do Povo de anteontem, entre os meses de maio e junho podem ser registrados alguns episódios de frio significativos com potencial de serem tão intensos quanto os observados no auge do inverno. Ademais, verifica-se uma tendência de continentalidade nas erupções de ar frio, característica de ondas de frio fortes que chegam até o Centro-Oeste e o Sul da região amazônica (caracterização de friagem).

Link to comment
Share on other sites

Anos que começaram com La Niña e tiveram um bom frio antecipado, ao que eu lembre, são 199 e 1999. Não se quanto a 2007. Se alguém puder lembrar se naquele ano começou com La Ninã, ficarei agradecido. Tivemos a histórica onda de frio no final de maio daquele ano. Máxima mais baixa absoluta em POA, cravando 10,0°, e sensação de até -10° pela manhã. Coisa doido!

 

Hoje ainda não baixei dos 21,4°. Máxima de 23,7° à meia-noite. Acumulado de 18,4 mm nas últimas 24 h. Boa chuva. Mais do que o previsto e alertado pela MetSul. Agora venta de SSO a 6,8 km/h.

 

Esse começo de outono está ótimo.

Link to comment
Share on other sites

Marcos 1999,

 

Foi La Niña o ano inteiro começou o em 1998 e terminou em 2000.

 

Aliás o último ano de La-Niña de cabo a rabo.

 

É, 199 foi um ano movimentado. A começar pela eleição do Papa Zeferino ou a divisão da Mesopotâmia em duas províncias romanas...

 

Nada como o humor.

 

199 também é o telefone da defesa civil de São Carlos.

Link to comment
Share on other sites

Está explicado então o rigor do inverno-1999. E no grande mês de Julho-2000, como estava o pacífico, Mafili ?

 

Renan...La Niña terminou oficialmente no trimestre (MJJ) centrado em junho de 2000, porém os próximos tres meses foram de La-Nada (anomalia negativa de -0,4º situação limite de La-Niña) retomando La ninã em seguida até Fevereiro de 2001.

 

Foi o último grande período de La-Niña começou em junho de 1998 até fevereiro de 2001.

 

Foi isto....abraços

Link to comment
Share on other sites

Anos que começaram com La Niña e tiveram um bom frio antecipado, ao que eu lembre, são 199 e 1999. Não se quanto a 2007. Se alguém puder lembrar se naquele ano começou com La Ninã, ficarei agradecido. Tivemos a histórica onda de frio no final de maio daquele ano. Máxima mais baixa absoluta em POA, cravando 10,0°, e sensação de até -10° pela manhã. Coisa doido!

Xi! Há uma erro na minha mensagem que causou incompreensão: citei 1996 e 1999! Faltou o nº 6, hehe.

 

Se alguém poderia lembrar como foi 2007 seria bom saber. O verão foi bem quente, e ficou chovoso e fresco no carnaval daquele ano, que foi uma bost*, ao menos aqui.

 

No momento tenho 22,4° com 83%. Até apareceu um pouco de sol.

 

Abraços para mim mesmo!

Link to comment
Share on other sites

Anos que começaram com La Niña e tiveram um bom frio antecipado, ao que eu lembre, são 199 e 1999. Não se quanto a 2007. Se alguém puder lembrar se naquele ano começou com La Ninã, ficarei agradecido. Tivemos a histórica onda de frio no final de maio daquele ano. Máxima mais baixa absoluta em POA, cravando 10,0°, e sensação de até -10° pela manhã. Coisa doido!

Xi! Há uma erro na minha mensagem que causou incompreensão: citei 1996 e 1999! Faltou o nº 6, hehe.

 

Se alguém poderia lembrar como foi 2007 seria bom saber. O verão foi bem quente, e ficou chovoso e fresco no carnaval daquele ano, que foi uma bost*, ao menos aqui.

 

No momento tenho 22,4° com 83%. Até apareceu um pouco de sol.

 

Abraços para mim mesmo!

 

2007

 

 

0.8 DJF

 

 

0.4 JFM

 

 

0.1 FMA

 

 

-0.1 MAM

 

 

-0.1 AMJ

 

 

-0.1 MJJ

 

 

-0.1 JJA

 

 

-0.4 JAS

 

 

-0.7 AST

 

 

-1.0 SON

 

 

-1.1 OND

 

 

-1.3 NDJ

Link to comment
Share on other sites

deixa pra lá

 

Não precisa ser gênio para ver que em 15 dias 2007/2008 deixou de ser análogo. (é muito chato escrever um comentário com medo...este é meu sentimento.)

 

Marcos, são as sutilezas de 15 dias que o colocaram fora da margem. Talvez volte ou não.

 

Aliás este gráfico

01/03/2011

figure2.gif

 

duas semanas depois é este.

 

em 17/03/2011

 

marcosbaz.png

 

Mas você pode se divertir fazendo o teu próprio.

 

A partir desta tabela ou outras como o MEI.

 

jlEgVO.bmp

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.