Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2011


Recommended Posts

Observação ao meu último post:

 

E com o avanço das frentes acompanhadas de ar frio teremos bastante chuva no centro-sul do Brasil. Essa semana e o começo de abril serão mais frios e bem úmidos, com chance de alagamentos mais a leste da região em alguns momentos.

 

Informação importante. Não custa nada lembrar da catástrofe causada pelas chuvas na RM do Rio de Janeiro justamente em Abril do ano passado. A orografia da região

favorece chuvas muito intensas e concentradas.

Link to comment
Share on other sites

O tempo fechou de vez na totalidade do RS e de SC, talvez com exceção do extremo-sul gaúcho. Estão explodindo instabilidades em Misiones, no S do Paraguai e em boa parte do PR.

 

Além da breve e forte pancada à 7 h da manhã, agora voltou a chover por aqui. E estragou minha saída de casa. A máxima de 24,1° foi às 12:12. Agora chove moderado e faz 21,5 com 84%. Venta de SE a 2,7 km/h. Acumulado de 5,6 mm no dia de hoje até o momento.

Link to comment
Share on other sites

E chove, chove em Solecity.Interessnate que no Aero, tá chovendo menos que aqui na cidade, pelo menos a aut Inmet não está mostrando tanta chuva.Amanhã vou confrontar com os dados da Coagrisol.

Vejam mais fotos de alagamento ontem no Bairro Botucaraí, zona norte da cidade.

http://www.clicsoledade.com.br/clicnews/?pg=ler&id=3817

Link to comment
Share on other sites

Instabilidade cresce, finalmente, na faixa oeste do Paraná. Há risco de temporais localizados. Já consigo visualizar clarões no horizonte oeste, junto das luzes cintilantes artificiais a quilômetros e quilômetros de distância! Que dia quente, variação de 23,4°C a 32,1°C, com atuais 25,0°C. Ainda bem que começou a soprar um vento SE relativamente agradável.

Link to comment
Share on other sites

Foi um final de semana de verão em SP. Tive 30 graus cravados ontem e 31,2C hoje de máxima na minha estação aqui no Morumbi. Estive na praia e os dias foram muito bons, com calor e água do mar já não tão quente como em fevereiro. Esta chegando abril, e o tempo promete virar essa semana por aqui.

Abs

Link to comment
Share on other sites

O calor fica insuportável para mim,quando as mínimas são superiores a 20ºC e as máximas superiores a 31ºC. Foi o que observamos em Sampa nesta 6ª feira e sábado.Domingo também será asim e 2ª feira a FF chega, garantindo dias amenos e até friozinhos por um bom tempo. Acho que foi a última sequência de dias insuportáveis até o próximo verão. Graças a Deus!

 

Só esperamos que em abril não tenha um revival do verãozão... :heat:

Link to comment
Share on other sites

O calor fica insuportável para mim,quando as mínimas são superiores a 20ºC e as máximas superiores a 31ºC. Foi o que observamos em Sampa nesta 6ª feira e sábado.Domingo também será asim e 2ª feira a FF chega, garantindo dias amenos e até friozinhos por um bom tempo. Acho que foi a última sequência de dias insuportáveis até o próximo verão. Graças a Deus!

 

Só esperamos que em abril não tenha um revival do verãozão... :heat:

 

Essa descrição do Caco representa o verão porto-alegrense.

Link to comment
Share on other sites

Não sabia que Soledade tinha areas de risco sujeito a alagamentos!!

 

Soledade teve pelo menos 15 residências atingidas pela cheia do Arroio Bernardina. De acordo com moradores dos bairros Missões e Expedicionários, é a segunda vez desde o ano passado que a água invade as casas. A Secretaria de Obras do município afirma que muitas casas foram construídas em áreas irregulares, o que aumenta o risco de inundações.

 

O nacional

 

São as baixadas. Nelas normalmente passa um arroio.

Link to comment
Share on other sites

O calor fica insuportável para mim,quando as mínimas são superiores a 20ºC e as máximas superiores a 31ºC. Foi o que observamos em Sampa nesta 6ª feira e sábado.Domingo também será asim e 2ª feira a FF chega, garantindo dias amenos e até friozinhos por um bom tempo. Acho que foi a última sequência de dias insuportáveis até o próximo verão. Graças a Deus!

 

Só esperamos que em abril não tenha um revival do verãozão... :heat:

 

Essa descrição do Caco representa o verão porto-alegrense.

 

E o verão joinvillense.

Link to comment
Share on other sites

Não sabia que Soledade tinha areas de risco sujeito a alagamentos!!

 

Soledade teve pelo menos 15 residências atingidas pela cheia do Arroio Bernardina. De acordo com moradores dos bairros Missões e Expedicionários, é a segunda vez desde o ano passado que a água invade as casas. A Secretaria de Obras do município afirma que muitas casas foram construídas em áreas irregulares, o que aumenta o risco de inundações.

 

O nacional

 

São as baixadas. Nelas normalmente passa um arroio.

Exatamente Bruno, é a maior prova da existência de baixadas em Solecity. :laugh:

Pois bem, eu particularmente tenho alguns locais mapeados de risco, existem locais sujeitos à alagamentos em Soledade, no Bairro das Fontes, no Expedicionário, no B Farroupilha(o mais frio da cidade), no Bairro Primavera, Bom Jesus, Botucaraí, Ipirangae B Missões, e incrível, tem uma área no topo que alaga, parece piada, há um beco que faz esquina com a Av Pinheiro Machado que fica sob boa camada de água de vez em quando.Em suma em toda a área urbana de Soledade há dezenas de locais sujeitos à estes problemas.

Link to comment
Share on other sites

Mafilli só pra lhe informar meu amigo, protocolarei logo mais às 13h,(hoje meio expediente véspera aniversário de Soledade)dois pedidos de audiência pública(inclusive chamando o corpo técnico da Prefa)o primeiro sobre Defesa Civil e todos assuntos atinentes, o segundo solicitando audiência pública sobre segurança.

E mais uma sugestão de Projeto de Lei (já que de acordo com a Constituição vereador não pode gerar despesas ao município) da criação da Guarda Municipal de Soledade.

Temos que reativar a COMDEC e criar o NUDEC aqui em Solecity.

Link to comment
Share on other sites

Mafilli só pra lhe informar meu amigo, protocolarei logo mais às 13h,(hoje meio expediente véspera aniversário de Soledade)dois pedidos de audiência pública(inclusive chamando o corpo técnico da Prefa)o primeiro sobre Defesa Civil e todos assuntos atinentes, o segundo solicitando audiência pública sobre segurança.

E mais uma sugestão de Projeto de Lei (já que de acordo com a Constituição vereador não pode gerar despesas ao município) da criação da Guarda Municipal de Soledade.

Temos que reativar a COMDEC e criar o NUDEC aqui em Solecity.

 

PHP.....grato, apenas como sugestão podemos continuar em,

 

http://www.abaixodezero.com/viewforum.php?f=7&sid=51c2aec710dc2c2f0d72811f01a7269c

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Meteorologicamente, mínimas acima de 20ºC são chamadas de noites quentes e aqui em Ctba é bem raro. Este ano ocorreram umas 10 vezes. Em SP, acho que umas 30. Em Santos então, desde novembro.

Por aqui, em janeiro de fevereiro foi um continuum, literalmente, com duas exceções, se não me engano.

 

Hoje a mínima foi de 19,7°. Chove sem parar desde às 5:30, mas sempre fraco ou com chuvisco. Acumulei 18,4 mm nas últimas 24 h, e totalizei 12,0 mm no dia de ontem. Chuva boa.

 

Agora faz 20,9° e venta de SE a 8,5 km/h.

 

Abraços a 20°!

Link to comment
Share on other sites

Meteorologicamente, mínimas acima de 20ºC são chamadas de noites quentes e aqui em Ctba é bem raro. Este ano ocorreram umas 10 vezes. Em SP, acho que umas 30. Em Santos então, desde novembro.

Por aqui, em janeiro de fevereiro foi um continuum, literalmente, com duas exceções, se não me engano.

 

Hoje a mínima foi de 19,7°. Chove sem parar desde às 5:30, mas sempre fraco ou com chuvisco. Acumulei 18,4 mm nas últimas 24 h, e totalizei 12,0 mm no dia de ontem. Chuva boa.

 

Agora faz 20,9° e venta de SE a 8,5 km/h.

 

Abraços a 20°!

 

Pela minha posição de medição, não tive tantas máximas acima de 30, mas minhas mínimas abaixo de 20 foram no conta-gotas em dezembro e janeiro. Já em fevereiro, passei a maioria do mês sem dados, mas nos dias que pude coletar, se repetiu a supremacia das noites quentes.

Link to comment
Share on other sites

Meteorologicamente, mínimas acima de 20ºC são chamadas de noites quentes e aqui em Ctba é bem raro. Este ano ocorreram umas 10 vezes. Em SP, acho que umas 30. Em Santos então, desde novembro.

 

Aqui em Itapevi, desde janeiro deste ano, registrei apenas DUAS noites com mínimas acima de 20ºC.

 

05/01 = 20,4ºC

07/02 = 21,4ºC

 

E a máxima absoluta deste ano foi de 29,6ºC no dia 28/01. Agora, dias com mínimas na casa dos 19ºC foram muitos.

Link to comment
Share on other sites

Modelos apontam queda de temperatura a partir do dia 05/04 no RS. Aqui para o planalto central, ocorreria queda das temperaturas mínimas a partir do dia 11/04, com escasseamento das chuvas. Seria a mudança do padrão verão para outono em nossa região.

Abraços

 

O ETA insiste numa queda boa de temperatura pra cá a partir do dia 30. Inclusive com mínima ao redor de 15C para o final de semana. No aguardo. :good:

Link to comment
Share on other sites

Modelos apontam queda de temperatura a partir do dia 05/04 no RS. Aqui para o planalto central, ocorreria queda das temperaturas mínimas a partir do dia 11/04, com escasseamento das chuvas. Seria a mudança do padrão verão para outono em nossa região.

Abraços

 

O ETA insiste numa queda boa de temperatura pra cá a partir do dia 30. Inclusive com mínima ao redor de 15C para o final de semana. No aguardo. :good:

 

A partir de amanhã Ctba deve ter máximas de 20oC para baixo por mais de uma semana, apesar das mínimas não serem baixas! Uma MP maritimizada começará a influenciar o sul e o leste do sul do BR.

 

Para mais adiante, uma nova resfriada maritimizada por volta do dia 05/04 e algo me diz que vem BOMBA para o intervalo entre 10 e 15/04! Quem sabe a 1a forte MP em abril em anos!

 

Aguardemos, pois!

Link to comment
Share on other sites

No ano passado perdi bastante confiança no prognóstico climático trimestral do INMET por conta do erro que tiveram para o trimestre JJA. Previram que teríamos anomalias muito negativas para o referido trimestre. O quê tivemos? 3 meses ao redor da média.

 

Fui no site deles agora para ver a previsão climática para o trimestre AMJ. O quê estão prevendo? Um abril acima da média e os meses de maio e junho com anomalias de quase +4C no RS! Posso confiar?

Link to comment
Share on other sites

No ano passado perdi bastante confiança no prognóstico climático trimestral do INMET por conta do erro que tiveram para o trimestre JJA. Previram que teríamos anomalias muito negativas para o referido trimestre. O quê tivemos? 3 meses ao redor da média.

 

Fui no site deles agora para ver a previsão climática para o trimestre AMJ. O quê estão prevendo? Um abril acima da média e os meses de maio e junho com anomalias de quase +4C no RS! Posso confiar?

 

Que previsão mais furada ! Não dá mesmo para acreditar em algo assim... Sabemos que a anomalia durante o inverno raramente fica abaixo de -3 ou acima de +3, duvido que eles

teriam tanta bala na agulha assim para acertar.

Link to comment
Share on other sites

Em se manter assim até o inverno.

Em 2000 não houve grande coisa por aqui até julho. As temperaturas não subiam nem caíam muito.

 

 

Bem, uma comparação com as estações de Cascavel: Sutron do Simepar e a Davis.

 

1h58

201103290158.png

 

Na Davis as 2h00

 

Temperatura: 19.4

Velocidade do vento: 9.7km/h

Velocidade da rajada de vento: 20.9km/h

Direção do vento: NE

 

Praticamente os mesmos dados de temperatura, vento, direção e umidade.

Umidade do ar: 92%

Link to comment
Share on other sites

Calor forte agora a noite em SP, minha estação marca 26C! Estamos esperando a chuva chegar por aqui. Esta na fronteira com o PR.

 

Por aqui tb Joao..tenho 24,5 co 93%...ar-condicionado no high..!!

 

Aqui estou tendo um período bem sacal de mínimas acima de 20, pra "compensar" os dias mais amenos de boa parte do mês... :heat:

Link to comment
Share on other sites

Essa frente fria trouxe um temporal terrível! transformadores queimando, rajadas de vento que parecia um tornado passando, e muita chuva. Em casa ficou sem energia das 5 da tarde e só voltou agora 9 da matina!

 

Não vejo a hora do Verdadeiro padrão de outono se estabelecer por aqui e não esse Pseudo outono, neste momento o que separa o outono do verão é uma linha tênue, ora uma sequência de dias com padrão de verão e noutros de começo de outono. Por enquanto 2011 pra mim se resume em 2 palavras, "abafado" e "trovoada". Só falta enchente.

Link to comment
Share on other sites

Essa frente fria trouxe um temporal terrível! transformadores queimando, rajadas de vento que parecia um tornado passando, e muita chuva. Em casa ficou sem energia das 5 da tarde e só voltou agora 9 da matina!

 

Não vejo a hora do Verdadeiro padrão de outono se estabelecer por aqui e não esse Pseudo outono, neste momento o que separa o outono do verão é uma linha tênue, ora uma sequência de dias com padrão de verão e noutros de começo de outono. Por enquanto 2011 pra mim se resume em 2 palavras, "abafado" e "trovoada". Só falta enchente.

 

A dinâmica atmosférica já mudou no primeiro dia de março. Até essa sequência de calor (que ainda é normal para março), tivemos dias bem amenos.

 

Aqui na Granja Viana, a média das máximas até agora está em 25,8ºC e das mínimas em 19,1ºC. Nada comparado com jan/Fev.

Link to comment
Share on other sites

QUANDO FALEI QUE TINHA COMEÇADO O OUTONO, DUVIDARAM, TERMINANDO MARÇO COM MÉDIAS ABAIXO DO NORMAL E MUITAS MADRUGADAS FRIAS (P/ÉPOCA), OU SEJA OUTONO CLIMÁTICO, UM DOS MAIS PRECOCES QUE LEMBRO.

 

O INPE SINALIZA FORTE ONDA DE FRIO DE TERÇA EM DIANTE.

 

AS 16 HORAS; 12,4°C NO HIRAGAMI.

 

 

Eu não duvidei Coutinho! Aliás, também percebi que já no finalzinho de fevereiro as coisas já começavam a mudar, com uma FF forte para época, que foi seguida por mais outras.

Link to comment
Share on other sites

Esse março tá com cara de outubro.

 

Caio, nem fala em outubro que parece que já passamos o inverno de 2011, o qual espero ser muito, mais muito marcante nas nossas vidas!

 

A minha expectativa é de que teremos, sim, um outono e um início de inverno bem marcantes. Tudo se encaminha prá isso!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa as médias até o dia 28 estão assim:

 

mínima: 19,8°

 

máxima: 28,7°

 

simples: 24,25°

 

No INMET deve estar em 19/19,2° e 28,5°/29,0°. Ponderada em torno dos 23,3°/23,6°. E a média vai baixar um pouco mais.

 

Hoje a mínima foi de 18,9° e não passei dos 24,4°. Agora faz 19,5° com 72% e a nebulosidade está limítrofe na cidade: fechado ao norte e limpo ao sul. Devo ficar em 17°.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.