Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2011


Recommended Posts

Os modelos indicam que as chuvas deverão ficar ligeiramente abaixo da média, mas é complicado validar tais prognósticos.

Para curto prazo, a chuva deve dar uma recuperada neste final de março, mas tende a diminuir novamente em abril.

 

As temperaturas médias de março continuam muito próximo da normal climatológica.

 

Aqui em Cascavel anomalia positiva de 0,6°C

 

Imagem20.png

 

Cidade Gaúcha ( no vale do Ivaí) e Marechal Cândido Rondon estão com médias superiores a 25°C

Link to comment
Share on other sites

Lucas, o que os modelos e institutos apontam para o Oeste paranaense em termos de precipitacoes nesse outono??

 

A tendencia normal seria chuva ir diminuindo aos poucos com o avanco do outono, mas tratando-se de um verao de La Nina forte e excesso de chuvas, pode-se esperar qualquer coisa!

 

Sds.

 

 

O MILHO SAFRINHA TERÁ DOIS GRANDES PROBLEMAS, ESTIAGEM E GEADA, AINDA MAIS QUE PLANTARAM COM MUITO ATRASO. A MELHOR OPÇÃO SERIA O TRIGO.

Link to comment
Share on other sites

Eu também. Só agora eu entrei. Mesmo nessa madrugada não consegui acessar.

 

Ontem foi um dia horrível por aqui, ainda que não tão trágico quanto aqueles dias úmidos do verão. A máxima atingiu 34,9°!! Foi meu maior valor desde 6/2 passado, quando tive 36,0°. Na Sertório o Metroclima bateu 35,5°! Em compensação a umidade caiu para 44%. Fazia 25,9° e a mínima antes de chover foi de 25,2° às 7:16. Show de horror!

 

A chuva chegou aqui pouco antes das 10 h. Acumulou apenas 1,4 mm. Agora faz 24,4° com 84% e venta de SO a 6,8 km/h.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Com a possibilidade de lermos as análises e posts desde 2005, só tenho a torcer para não repetirmos o desastroso inverno de 2005. Os comentários em um tópico aberto pelo Alexandre me relembraram um dos piores invernos das últimas décadas. Vale a pena ver o muro das lamentações e rir um bocado desses pobres mortais das médias latitudes.

Link to comment
Share on other sites

Voltou a fazer calor aqui em Cascavel, mas as nuvens predominaram durante todo o dia, frustrando meus planos de correr no lago. A temperatura foi a 28,5°C.

Em Março a máxima foi de 30,7°C.

 

Estes dias passados, mais amenos e com vento forte, me surgiu uma dúvida. Porque a sensação térmica da Davis não chegava nem perto daquelas divulgadas pelo site TEMPOAGORA sob mesmas condições de vento. Eu já sabia que existiam dois cálculos diferentes, então fiz uma tabela comparando as duas escalas de sensação térmica, e confesso que acho a nova muito mais real.

 

Segue o link do tópico: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=7&t=12082

Link to comment
Share on other sites

Marcos, estou otimista esse ano. Veja Goiânia por exemplo que em 03/01 teve uma máxima de apenas 21,5. Esta marca é a menor (max) desde 24/05/2007. Esse recorde foi bem em janeiro...surpreendente..!!

 

No centro oeste as menores máximas do ano ocorrem justamente entre dzembro e fevereiro. Isso é normal.

 

E tem que levar em consideração também aquele grande núcleo de ar quente que escorre nesses meses para o norte da Argentina, propiciando o "inverno" amazônico na região norte, e centro-oeste.

Link to comment
Share on other sites

Fazia tempo que não via uma sessão de relâmpagos e trovoadas em POA, graças a esse verão que socava as tempestades nas redondezas e deixava a cidade meramente nublada e abafada. Peguei uma chuva forte bem no momento que saía da academia. Durou uns 2 minutos. Um raio monstruoso fuzilou meu bairro. Pude ver de dentro do carro atravessar o céu. Incrível!

 

Hoje tive máxima de 23,8°. Agora faz 20,8°, a mínima do dia. Venta de SE a 8,7 km/h e as trovoadas estão voltando. Acumulei apenas 4,9 mm até agora.

Link to comment
Share on other sites

Estou testando a estação com o sensor na varanda.

 

Máxima de 30,9ºC às 11:51. Agora faz 30,3ºC com 57% de UR (PO 21,0ºC). Pressão local a 953 hPa.

 

32,6°C agora aqui, URA de 51% e pressão em 1009 hPa. A mínima ficou em elevados 22,3°C. Algumas nuvens muito pequenas e isoladas estão precipitando nas redondezas, mas o vento norte segue. Aliás, é um pavor de SC para cima quando as frentes frias ficam semi-estacionadas no RS. Um eterno pré-frontal pra gente!

Link to comment
Share on other sites

O que tem de instabilidade e chuva muito forte entre o oeste, as Missões e o centro do Estado, passando exatamente onde está o radar de Santiago, não é brincadeira: http://www.redemet.aer.mil.br/radar/radar.php?ID_REDEMET=fef7d9b6c542141a79df72c3e00516bf . Também há forte instabilidade no Planalto e na serra, além de um núcleo muito intenso no Vale do Rio Pardo. É bom POA ficar alerta.

 

No Brasil ainda há forte instabilidade e raios no centro-oeste de GO e parte do MT.

 

Por aqui choveu 18,4 mm nas últimas 24 h, e 14,8 mm ontem. Deu uma chuva leve com alguns pingos mais grossos e alguma trovoada a partir do meio-dia.

 

Agora faz 22,1° com + de 88% e venta de NE a 11,1 km/h. Pressão em 1006,3 mb.

Link to comment
Share on other sites

Estou testando a estação com o sensor na varanda.

 

Máxima de 30,9ºC às 11:51. Agora faz 30,3ºC com 57% de UR (PO 21,0ºC). Pressão local a 953 hPa.

 

32,6°C agora aqui, URA de 51% e pressão em 1009 hPa. A mínima ficou em elevados 22,3°C. Algumas nuvens muito pequenas e isoladas estão precipitando nas redondezas, mas o vento norte segue. Aliás, é um pavor de SC para cima quando as frentes frias ficam semi-estacionadas no RS. Um eterno pré-frontal pra gente!

 

31,0ºC e 51% aqui. 948,89 hPa a pressão local.

Link to comment
Share on other sites

O que tem de instabilidade e chuva muito forte entre o oeste, as Missões e o centro do Estado, passando exatamente onde está o radar de Santiago, não é brincadeira: http://www.redemet.aer.mil.br/radar/radar.php?ID_REDEMET=fef7d9b6c542141a79df72c3e00516bf . Também há forte instabilidade no Planalto e na serra, além de um núcleo muito intenso no Vale do Rio Pardo. É bom POA ficar alerta.

 

No Brasil ainda há forte instabilidade e raios no centro-oeste de GO e parte do MT.

 

Por aqui choveu 18,4 mm nas últimas 24 h, e 14,8 mm ontem. Deu uma chuva leve com alguns pingos mais grossos e alguma trovoada a partir do meio-dia.

 

Agora faz 22,1° com + de 88% e venta de NE a 11,1 km/h. Pressão em 1006,3 mb.

Marquinhos numa boa mas quando tu falas em Planalto fica uma região muito ampla e diversa.Poderia dizer se a Serra do Botucaraí está no roteiro desta instabilidade?

Link to comment
Share on other sites

PHP, a imagem que vi colocava a instabilidade mais próxima do Alto Uruguai, mais a leste de Passo Fundo (se não me engano), em direção aos Aparados.

 

Agora há chuva muito forte na região de Santa Maria. É a mesma instabilidade que havia na região de Santiago.

 

Por aqui bem nublado e sem chuva. Faz 22,0° e pressão em 1007,5 mb. Venta de NNE a 11,6 km/h. Vem mais chuva.

 

Abraços instáveis!

Link to comment
Share on other sites

Imagem41.png

 

O mapa mostra que fez calor em todo o Paraná. A cidade mais quente foi Foz do Iguaçu onde os termômetros registraram 34,9°C, seguido por Marechal Cândido Rondon com 34,8°C. Em Cascavel fez 31,3°C. Observe que ao longo da costa Oeste as temperaturas se mantiveram mais elevadas, próximas da marca dos 35°C

Link to comment
Share on other sites

O calor fica insuportável para mim,quando as mínimas são superiores a 20ºC e as máximas superiores a 31ºC. Foi o que observamos em Sampa nesta 6ª feira e sábado.Domingo também será asim e 2ª feira a FF chega, garantindo dias amenos e até friozinhos por um bom tempo. Acho que foi a última sequência de dias insuportáveis até o próximo verão. Graças a Deus!

Link to comment
Share on other sites

Como eu tinha pensado, a nebulosidade está mesmo descendo de noroeste para sudeste, é chuva em seguida aqui na Serra do Botucaraí.E pelo jeito alagamentos de novo, em função do solo encharcado.Já avisei os bombeiros e a imprensa local.Aqui não temos Defesa Civil organizada.Tenho batido na tecla.

Link to comment
Share on other sites

E parece que a queda da AAO aliada a uma menina fraca vai influenciar sensivelmente as condições meteorológicas para o começo de abril. Pelas rodagens da maioria dos modelos globais a tendência é forte pela entrada de massas de ar frio nos primeiros dez dias do mês, podendo se estender um pouco mais. Ainda que a trajetória seja mais maritimizada, o friozinho tende a aparecer com frequência. Já dá pra arriscar que a primeira quinzena de abril tem BOAS chances a terminar abaixo da média no Cone-Sul.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.