Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2011


Recommended Posts

Cómo???

 

Por las temp. de Coutinho, si tuviéramos análogos al que el sr. Eugenio lo dijo acerca del 79, el invierno en sudamérica será un carajo de frío. Estás en acuerdo con eso sr. Mafili?...

 

Att.

 

PARA A REGIÃO DE S.JOAQUIM ESTÁ MAIS PARA 56/57/61/98. INVERNOS FRIOS.

 

Ronaldo, 61 e 98 foram frios em Sao joaquim??Digo isso pq no Parana 61 foi um inverno quente, e 98 todos se lembram, frio umido e fraco! Estou me referindo as medias, pois inverno frio eu entendo como de temperatura media baixa!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O outono que começa hoje traz dias mais frios e maior incidência de nevoeiro,

mas há a expectativa também por ciclones extratropicais, centros de baixa

pressão profundos e comuns na estação. Se intenso, um ciclone pode estar na

costa da Patagônia ou junto ao litoral gaúcho que os impactos serão sentidos

aqui. O fenômeno costuma causar vento forte, ressaca e até neve, já que a

interação da sua circulação de umidade com o ar polar que avança pelo interior

do continente cria condições favoráveis à formação dos flocos. Em abril de 1999,

ciclone muito intenso junto à costa gaúcha trouxe vento destrutivo na orla,

grande ressaca e propiciou a neve mais precoce até hoje vista no Sul do Brasil.

Em maio de 2008, ciclone provocou vento acima de 120 km/h em Porto Alegre e no

Litoral Norte, além de chuva extrema que resultou na maior enchente no Vale do

Sinos desde 1965. Neste outono, o risco de ciclones intensos no Atlântico Sul e

de massas de ar frio de trajetória continental é maior do que a média, conforme

avaliação da MetSul, sinal de algumas ondas de frio significativas na estação.

 

MEtsul-correio do povo

 

Vamos lá, com a menina em ação, espero que o fiasco do outono/inverno de 2010 não se repita na metade norte do Paraná. Caras, ano passado não baixei da casa dos 6,x°C e no Simepar dos 4,x°C! Era comum, ao menos uma ou duas vezes por ano, eu atingir a casa dos 3,0°C, até dos 2,0°C aqui nos melhores anos pós 2000.

Link to comment
Share on other sites

O outono que começa hoje traz dias mais frios e maior incidência de nevoeiro,

mas há a expectativa também por ciclones extratropicais, centros de baixa

pressão profundos e comuns na estação. Se intenso, um ciclone pode estar na

costa da Patagônia ou junto ao litoral gaúcho que os impactos serão sentidos

aqui. O fenômeno costuma causar vento forte, ressaca e até neve, já que a

interação da sua circulação de umidade com o ar polar que avança pelo interior

do continente cria condições favoráveis à formação dos flocos. Em abril de 1999,

ciclone muito intenso junto à costa gaúcha trouxe vento destrutivo na orla,

grande ressaca e propiciou a neve mais precoce até hoje vista no Sul do Brasil.

Em maio de 2008, ciclone provocou vento acima de 120 km/h em Porto Alegre e no

Litoral Norte, além de chuva extrema que resultou na maior enchente no Vale do

Sinos desde 1965. Neste outono, o risco de ciclones intensos no Atlântico Sul e

de massas de ar frio de trajetória continental é maior do que a média, conforme

avaliação da MetSul, sinal de algumas ondas de frio significativas na estação.

 

MEtsul-correio do povo

 

Vamos lá, com a menina em ação, espero que o fiasco do outono/inverno de 2010 não se repita na metade norte do Paraná. Caras, ano passado não baixei da casa dos 6,x°C e no Simepar dos 4,x°C! Era comum, ao menos uma ou duas vezes por ano, eu atingir a casa dos 3,0°C, até dos 2,0°C aqui nos melhores anos pós 2000.

 

 

Idem por aqui em joinville tb.

Link to comment
Share on other sites

O inverno 2010 pra cá foi excelente!!!

 

Muito frio em junho/julho até meados de Agosto..pena que o inverno tenha terminado precocemente em 2010. Também foi um inverno muito chuvoso, tivemos várias máximas muito baixas comparado com a climatologia normal.

 

Beto, de uma forma geral o inverno de 2010 nao foi ruim para a nosssa regiao....para mim a unica coisa que ficou faltando no referido inverno foi um minima baixa, na casa dos 3 ou 2 graus....atingi apenas 5 e uns quebrados e nao registrei nenhuma geada na parte baixa de Joinville (nao fui na zona rural, que pode ate ter registrado umas geadas fraquinhas). Desde 2007 ate 2009 tenho registro de geadas aqui na parte baixa de Joinville..

Link to comment
Share on other sites

O inverno 2010 pra cá foi excelente!!!

 

Muito frio em junho/julho até meados de Agosto..pena que o inverno tenha terminado precocemente em 2010. Também foi um inverno muito chuvoso, tivemos várias máximas muito baixas comparado com a climatologia normal.

 

Aqui não houve inverno... 2010 é aquele tipo de ano do qual, daqui, não ficou lembrança alguma senão de marasmo. :hang1:

Link to comment
Share on other sites

O inverno de 2010 por aqui foi razoável. Junho abaixo da média, Julho acima da média, Agosto normal (mas com registro da mínima e máxima mais baixas do ano) e Setembro idem.

 

O que marca um inverno baziano são as grandes ondas de frio, e isso definitivamente houve no ano passado aqui no Brasil. Tivemos uma excelente onda de frio

extremamente continental logo em Maio, que trouxe mínimas um tanto significativas para o centro-oeste e triângulo mineiro, se não me engano foram 3,xºC em

Uberaba e 4,xºC em cidades do sul de GO. Aquele mês de Maio se destacou pelos 2 ciclones que se formaram no continente -não muito habitual-, e justamente por

isso ar frio e muito seco conseguiu chegar até bem ao norte.

 

Junho foi muito frio no sudeste ! Não me esqueço da baleia polar que se formou na metade do mês. Não tenho os dados do Pico do Couto naquele momento, mas

me lembro que chegou próximo de 0C a temperatura lá em cima, evidenciando o frio em altura daquela mp por aqui. Fui em um casamento na noite em que aquela

mp ingressava em Juiz de Fora, e meu termômetro marcava excelentes 10 graus e com vento ! A mínima foi de 6,4C. Em Campos do Jordão, a média das mínimas

no Tucci foi bem baixa, algo como 2C, certo Tucci ?

 

Julho não tenho nada a dizer sobre aqui. Totalmente sem graça, com apenas um friozinho à noite e nada mais. Enquanto isso, São Paulo tinha muitas chuvas, e

do sul de SP para baixo estava tudo gelado. Foi o famoso mês em que se formaram "zonas de tempo" bem caracterizadas no Brasil. Destaco a chuva forte e trovoadas

em Campo Grande com apenas 6ºC em seu aeroporto, cidades do AM com 13ºC em plena tarde, neve no chaco e a chuva congelante registrada pelo Caio e amigos

no MI, na grande mp de meados do mês !

 

Agosto....ahhhhh, Agosto-2010....dia 04... o grande dia para o BAZ ! Inesquecível para todos nós, por se tratar da primeira GRANDE nevada devidamente monitorada

e registrada por nós. Também se tratou da mais documentada nevada até agora, com inúmeras fotos e vídeos da mesma.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP, tarde gafieira com 19C. Friozinho.

Estive hoje em Mogi das Cruzes, aqui perto. Um clima bem mais frio que aqui na capital.

 

Daqui à pouco quem vai à Mogi das Cruzes sou eu, he he!

Noite com céu encoberto e um leve sereno. Sensação térmica baixa, apesar da temperatura relativamente amena: 18,3ºC (20:25h). A máxima hoje ficou nos 21,4ºC.

 

Aqui o sol e a lua, cheia ou murcha, viraram artigos de luxo neste março.

Mínimas up-20 bem menos frequentes do que entre dezembro e (o que pude medir de) fevereiro.

É... o forno agora está em fogo bem mais brando, felizmente. :heat:

Link to comment
Share on other sites

Bom, coloquei a minha Davis nova no ar apenas para temperatura. A estação esta no Morumbi. Creio em poucos extremos, minimas altas e máximas baixas... é mais para acompanhar a dinamica de temperatura mesmo. Quando eu mudar para a Vila Madalena, aí a estação estará full operante.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Fazendo jus à tradição, todo ano, por volta do dia 19 de março temos uma grande chuva. E esse ano não decepcionou. Desde as 19 horas de ontem chove aqui em Goiânia, com poucos períodos de melhoria e por vezes muito forte. Até o momento máximas abaixo da média histórica e mínimas um pouco acima.

Abraços a todos

Link to comment
Share on other sites

Ok Marcelo, pode ser mesmo..!!

 

Outra, impressante como o verão foi embor rápido, vejam:

 

Março11 - Anomalia 61/90:

 

Curitiba PR: (-00,6/Inmet) (-01,0/Iapar-Pinhais/Simepar)

São Paulo SP: (-01,1)

Brasília DF: (-00,7)

Belo Horizonte MG: (-01,2)

Porto Alegre RS: (-00,1)

Florianópolis SC: (-00,5)

Goiânia GO: (-00,5)

 

Finalmente uma anomalia negativa em Goiânia. Tomara que se estenda aos próximos meses.

Sonho de consumo: junho de 1985 e julho de 2000.

Link to comment
Share on other sites

Bom, coloquei a minha Davis nova no ar apenas para temperatura. A estação esta no Morumbi. Creio em poucos extremos, minimas altas e máximas baixas... é mais para acompanhar a dinamica de temperatura mesmo. Quando eu mudar para a Vila Madalena, aí a estação estará full operante.

Abs

Que maravilha!! Como é a região? E onde está instalada a estação (condições)?

 

Aqui tive variação de 18,1° a 30,5° com u.r. chegando a 45%. Sol o dia inteiro e só com alguns cirrus. Agora faz 25,2° com 67% e venta de E a 8,7 km/h.

 

Abraços paulistanos!

Link to comment
Share on other sites

Bom, coloquei a minha Davis nova no ar apenas para temperatura. A estação esta no Morumbi. Creio em poucos extremos, minimas altas e máximas baixas... é mais para acompanhar a dinamica de temperatura mesmo. Quando eu mudar para a Vila Madalena, aí a estação estará full operante.

Abs

Que maravilha!! Como é a região? E onde está instalada a estação (condições)?

 

Aqui tive variação de 18,1° a 30,5° com u.r. chegando a 45%. Sol o dia inteiro e só com alguns cirrus. Agora faz 25,2° com 67% e venta de E a 8,7 km/h.

 

Abraços paulistanos!

Fala Marcola. Eu deixo aqui na sacada do prédio. A localização é péssima. Minha intenção é ter pelo menos algo para acompanhar, alem de testar a estação nova e o sistema weatherlink ip. Esse ultimo esta aprovado. É muito fácil de instalar. Eu publico os dados na pagina da weatherlink e no wunderground. O único problema é que no wunderground o upload de dados é a cada 15 minutos. No weatherlink é a cada um mi acho. Vou mandar um email para ver se consigo diminuir o intervalo de upload do wunderground. Mas o software é bom, por enquanto não tive problemas.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Venta bastante em Cascavel nesta madrugada. As rajadas de vento atingiram 31km/h. A temperatura continua amena, típica para esta época do ano. Faz agora 19,4°C.

 

Alguem sabe porque a Sensação térmica wind chill da Davis não é a mesma utilizada por alguns meteorologistas no Brasil? (como no site tempoagora) Mesmo com vento forte e 19°C a sensação térmica não baixa disso!

 

O windchill da Davis é o mesmo usado no site wunderground

Link to comment
Share on other sites

Venta bastante em Cascavel nesta madrugada. As rajadas de vento atingiram 31km/h. A temperatura continua amena, típica para esta época do ano. Faz agora 19,4°C.

 

Alguem sabe porque a Sensação térmica wind chill da Davis não é a mesma utilizada por alguns meteorologistas no Brasil? (como no site tempoagora) Mesmo com vento forte e 19°C a sensação térmica não baixa disso!

 

O windchill da Davis é o mesmo usado no site wunderground

Não sei. Entretanto tenho a opinião de que o wind chill da Davis é bastante conservador.

Link to comment
Share on other sites

Depois de ser regra mínimas de 20° ou mais em janeiro e fevereiro, agora é regra mínima abaixo dos 20°. Hoje atingi 19,9°. Não tenho mínimas de 20° desde o dia 13 último.

 

E está muito quente por aqui! Agora tenho 32,6° com 46%, o que dá p.o. de 19,4°. Venta de ESE a 4,3 km/h. Maior rajada de apenas 10,8 km/h.

 

Quero chuva!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, estou otimista esse ano. Veja Goiânia por exemplo que em 03/01 teve uma máxima de apenas 21,5. Esta marca é a menor (max) desde 24/05/2007. Esse recorde foi bem em janeiro...surpreendente..!!

 

No centro oeste as menores máximas do ano ocorrem justamente entre dzembro e fevereiro. Isso é normal.

 

Verdade, fora que não é por causa da interação com massa de ar frio, e sim as chuvas que inibiram o aquecimento natural.

 

Vejam o post da Metsul sobre a "ilha" de água mais fria no meio de um fervente atlântico sul provocado pelo ciclone Arani, interessantíssimo.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, estou otimista esse ano. Veja Goiânia por exemplo que em 03/01 teve uma máxima de apenas 21,5. Esta marca é a menor (max) desde 24/05/2007. Esse recorde foi bem em janeiro...surpreendente..!!

Também estou otimista, veja só. Esses dias de março têm-me dado um deja vu dos anos 90. Naquela década, pelo menos março de 95, 96 e 97 e 98 fora de dias agradáveis, fora parte de 98 que começou muito quente e acabou muito bem. Em 1999 março foi bem quente e 2000 foi boa parte bem agradável. Creio que 94 foi quente, mas não lembro. A baseado nisso eu diria que teremos um fim de março fresco, ou com um pico de friozinho para fechar o mês.

 

Hoje continua bem quente. Faz 32,5° com 49% e venta de NNE a 5,8 km/h. Há nuvens em direção à serra, mas só cumulus e cirrus. Creio que nada de chuva.

 

Abraços otimistas!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, estou otimista esse ano. Veja Goiânia por exemplo que em 03/01 teve uma máxima de apenas 21,5. Esta marca é a menor (max) desde 24/05/2007. Esse recorde foi bem em janeiro...surpreendente..!!

 

No centro oeste as menores máximas do ano ocorrem justamente entre dzembro e fevereiro. Isso é normal.

 

Verdade, fora que não é por causa da interação com massa de ar frio, e sim as chuvas que inibiram o aquecimento natural.

 

Exceto naquelas áreas mais à oeste, que recebem massas de ar frio todos os invernos, juntamente com interação de umidade. Basta ver as máximas

muito boas que Campo Grande ou Cuiabá tem todo ano.

Link to comment
Share on other sites

A terça-feira foi típica de outono em Cascavel. Céu nublado e temperaturas amenas. O vento que soprou moderado ao longo do dia ajudou a manter uma leve sensação de frio.

 

Data / hora / temperatura máxima / temperatura mínima / velocidade máxima do vento / sensação térmica mínima

 

22/03/2011 = 01:00 = 20,6 °C / 20,0 °C / 30,6 Km/h / 20,0 °C

22/03/2011 = 02:00 = 20,0 °C / 19,4 °C / 30,6 Km/h / 19,4 °C

22/03/2011 = 03:00 = 19,4 °C / 18,8 °C / 30,6 Km/h / 18,8 °C

22/03/2011 = 04:00 = 18,9 °C / 18,5 °C / 29,0 Km/h / 18,3 °C

22/03/2011 = 05:00 = 18,5 °C / 18,3 °C / 24,1 Km/h / 18,1 °C

22/03/2011 = 06:00 = 18,4 °C / 18,3 °C / 29,0 Km/h / 18,3 °C

22/03/2011 = 07:00 = 18,9 °C / 18,3 °C / 22,5 Km/h / 18,3 °C

22/03/2011 = 08:00 = 19,5 °C / 18,8 °C / 25,7 Km/h / 18,8 °C

22/03/2011 = 09:00 = 21,3 °C / 19,6 °C / 29,0 Km/h / 19,6 °C

22/03/2011 = 10:00 = 22,8 °C / 21,3 °C / 25,7 Km/h / 20,9 °C

22/03/2011 = 11:00 = 24,4 °C / 22,8 °C / 32,2 Km/h / 22,7 °C

22/03/2011 = 12:00 = 24,6 °C / 23,4 °C / 35,4 Km/h / 22,7 °C

22/03/2011 = 13:00 = 24,6 °C / 23,5 °C / 29,0 Km/h / 23,6 °C

22/03/2011 = 14:00 = 24,9 °C / 24,1 °C / 25,7 Km/h / 24,1 °C

22/03/2011 = 15:00 = 24,8 °C / 24,0 °C / 30,6 Km/h / 23,8 °C

22/03/2011 = 16:00 = 24,2 °C / 22,7 °C / 33,8 Km/h / 22,1 °C

22/03/2011 = 17:00 = 22,8 °C / 21,9 °C / 25,7 Km/h / 21,7 °C

22/03/2011 = 18:00 = 22,1 °C / 21,1 °C / 32,2 Km/h / 21,0 °C

Link to comment
Share on other sites

Canela teve um dia anômalo hj. A máxima do Castelinho (26,9C) ficou mais baixa que a máxima do INMET (28,2C). A mocinha do Castelinho que faz a leitura para mim disse que o tempo nublou no Castelinho a tarde, o que não ocorreu no INMET, pois os dados de radiação solar da segunda mostram que havia sol por lá. Muito curioso, ainda mais que o Castelinho está há apenas 5km em linha reta ao norte do INMET!

 

As extremas de hj em Canela:

Castelinho: 13,1C / 26,9C

Inmet: 15,7C / 28,2C

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, podem postar fotos diretamente no BAZ, clicando em anexar arquivo (um pouco abaixo da caixa de texto onde escrevemos as respostas)! Nossa nova hospedagem contempla espaço de sobra!

Assim, podemos garantir que as imagens não se perderão em servidores de imagem (como ocorrido recentemente com o imageshack)

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, podem postar fotos diretamente no BAZ, clicando em anexar arquivo (um pouco abaixo da caixa de texto onde escrevemos as respostas)! Nossa nova hospedagem contempla espaço de sobra!

Assim, podemos garantir que as imagens não se perderão em servidores de imagem (como ocorrido recentemente com o imageshack)

Que legal Marcelo!

Link to comment
Share on other sites

Realidades diferentes no Paraná. Chuva de 500mm em Morretes e de 0mm em Planalto. :russian:

 

Imagem17.png

 

Para nós que estamos no Oeste, março segue como um mês muito seco. As frentes frias passam pela região, mas não provocam chuvas. Este quadro de tempo mais seco já era previsto no começo do mês para o interior do estado. Em algumas cidades do Oeste, Sudoeste e Noroeste praticamente não choveu neste mês. Na estação de Planalto (região de Capanema) não houve acúmulo nenhum até o momento. Em Marechal Cândido Rondon e em Diamante do Norte apenas uma garoa de 0,2mm.

 

Fonte: Inmet Estações Vaisala

Cascavel: Davis Vantage Pro 2

Link to comment
Share on other sites

Realidades diferentes no Paraná. Chuva de 500mm em Morretes e de 0mm em Planalto. :russian:

 

Para nós que estamos no Oeste, março segue como um mês muito seco. As frentes frias passam pela região, mas não provocam chuvas. Este quadro de tempo mais seco já era previsto no começo do mês para o interior do estado. Em algumas cidades do Oeste, Sudoeste e Noroeste praticamente não choveu neste mês. Na estação de Planalto (região de Capanema) não houve acúmulo nenhum até o momento. Em Marechal Cândido Rondon e em Diamante do Norte apenas uma garoa de 0,2mm.

 

Fonte: Inmet Estações Vaisala

Cascavel: Davis Vantage Pro 2

 

Situacao bem diferente ai no Oeste de algumas semanas atras, quando era o excesso de chuvas que preocupava os agricultores, principalmente!!

 

Enquanto isso, em Goias, MT, MS e no Triangulo Mineiro, chove sem parar desde que marco comecou, e alguns municipios estudam decretar situacao de emergencia em Goias, pois as lavouras estao debaixo d'agua!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.