Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MARÇO 2011


Recommended Posts

Por aqui dava pinta de que haveria um resfriamento maior: ontem a noite o céu limpou e a temperatura começava a lentamente cair. Mas uma p*rr@ de faixa de nebulosidade pairou pelo norte do estado e freou as temperaturas. Mesmo assim, atingimos a menor marca do ano, com 19,3ºC....

 

Na região do vale do Itajaí a nebulosidade deve ter sido bem mais baixa ou mesmo inexistente. Na RBS de Blumenau marcou 18,4ºC enquanto a sucursal do inferno da RBS daqui (sério, o localzinho ruim que colocaram a estação!) não baixou de 22ºC...

 

Indaial chegou as 17,3ºC....

 

Essa nebulosidade deve ter influenciado ainda na minha mínima da estação Joinville Serrana... :russian:

Amanhã devo coletar mais dados de lá...

Link to comment
Share on other sites

Incrível o efeito do oceano quente nas temperaturas. Tramandaí passou a noite com vento NE moderado e a mínima foi de 22,9°. Rio Grande com vento SE e mínima de 21,2°. Torres teve vento virando de NO e caiu a até 18,9°. No Santa Marta deu 19,2° com vento SO e deu 17,7° em Itajaí com vento "terral".

 

Como eu disse, não baixei dos 20° de novo. Também é incrível a praga aqui: levanto perto das 8 h e o tempo está relativamente fechado sobre a cidade e limpo imediatamente ao norte e à oeste, creio que já sobre Canoas. As nuvens vieram passear bem aqui. Não baixei dos 20,6°. Coisa impressionante. Nunca imaginei que fosse sacrifício baixar dos 20°. Até o momento a mínima do ano foi 19,4°. O INMET ainda teve 18,8° hoje de manhã, mas mais quente que Floripa que tem a estação a 250 m da orla dentro da área urbana. Vou te contar...

 

Maldito oceano quente. Tomara que congele com uma calota polar de 30 km de espessura.

 

Agora faz 26,7° com 59% com sol e nuvens. Muito bom com o vento. Sopra de SE a 23,3 km/h. Duvido que baixe dos 20° na próxima noite. TSM acima da média + vento E = mínimas horríveis. E a gente só não está mais quente do que o litoral porque lá tem vento. Se pára, a gente fica no topo das mínimas.

 

No oeste fex 17,0° em Uruguaiana. Fez 16,2° em Santa Maria.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui dava pinta de que haveria um resfriamento maior: ontem a noite o céu limpou e a temperatura começava a lentamente cair. Mas uma p*rr@ de faixa de nebulosidade pairou pelo norte do estado e freou as temperaturas. Mesmo assim, atingimos a menor marca do ano, com 19,3ºC....

 

Na região do vale do Itajaí a nebulosidade deve ter sido bem mais baixa ou mesmo inexistente. Na RBS de Blumenau marcou 18,4ºC enquanto a sucursal do inferno da RBS daqui (sério, o localzinho ruim que colocaram a estação!) não baixou de 22ºC...

 

Indaial chegou as 17,3ºC....

 

Essa nebulosidade deve ter influenciado ainda na minha mínima da estação Joinville Serrana... :russian:

Amanhã devo coletar mais dados de lá...

 

Aqui até teve nebulosidade, não foi aquele típico céu estrelado, mas também não foi uma noite fechadona, mas dava pra sentir uma atmosfera mais seca, e de madrugada começou os primeiros nevoeiros do ano! Sinal de mudanças, agora eu arrisco a dizer - O PIOR JÁ PASSOU!.

 

A estação da RBS conforme dá para ver na foto, ela fica num morro e relativamente próxima do rio Itajaí Açu, não é área central mas é bem urbana, e as diferenças de temp daqui de casa são bem pequenas, a maior diferença até agora foi de 2°C.

 

Agora tempo bem fechado e amenos 25.9°C, apesar da ausência de vento e umidade, a atmosfera não está abafada, pois a massa de ar aqui não vem la de cima, veio de baixo.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui dava pinta de que haveria um resfriamento maior: ontem a noite o céu limpou e a temperatura começava a lentamente cair. Mas uma p*rr@ de faixa de nebulosidade pairou pelo norte do estado e freou as temperaturas. Mesmo assim, atingimos a menor marca do ano, com 19,3ºC....

 

Na região do vale do Itajaí a nebulosidade deve ter sido bem mais baixa ou mesmo inexistente. Na RBS de Blumenau marcou 18,4ºC enquanto a sucursal do inferno da RBS daqui (sério, o localzinho ruim que colocaram a estação!) não baixou de 22ºC...

 

Indaial chegou as 17,3ºC....

 

Essa nebulosidade deve ter influenciado ainda na minha mínima da estação Joinville Serrana... :russian:

Amanhã devo coletar mais dados de lá...

 

Aqui até teve nebulosidade, não foi aquele típico céu estrelado, mas também não foi uma noite fechadona, mas dava pra sentir uma atmosfera mais seca, e de madrugada começou os primeiros nevoeiros do ano! Sinal de mudanças, agora eu arrisco a dizer - O PIOR JÁ PASSOU!.

 

A estação da RBS conforme dá para ver na foto, ela fica num morro e relativamente próxima do rio Itajaí Açu, não é área central mas é bem urbana, e as diferenças de temp daqui de casa são bem pequenas, a maior diferença até agora foi de 2°C.

 

Agora tempo bem fechado e amenos 25.9°C, apesar da ausência de vento e umidade, a atmosfera não está abafada, pois a massa de ar aqui não vem la de cima, veio de baixo.

 

Pois é, Beto...aqui já chegou até a chuviscar/chover hj...hehehheheheh Joinville né??

 

Ontem também percebia-se um tempo mais seco...mto bom mesmo....

 

Agora tempo nublado, 24,5ºC com vento calmo....

Link to comment
Share on other sites

POA e Brasília salvando a pátria em fevereiro. Confesso que até fiquei suspreso com essa anomalia de -0,1° em POA em virtude do calor constante e das mínimas continuamente acima dos 20°, com raras exceções. Em compensação não teve nenhuma mínima absurda. A maior aqui em casa foi 24,5° dia 5, e mais uma em 24,1°. As máximas mais baixas em torno do dia 10 e depois do dia 22 contribuíram para essa média. Agora, a umidade... xô!

 

Já Curitiba em SP, meu Deus. Curitiba fugiu do padrão.

 

Hoje foi um dia típico de março: variação de 20,6° a 27,8° com u.r. atingindo 52%. Vento E moderado. Excelente. Foi o melhor dia do ano com sol. Nem assim ficou calor. Espero que esse mês fique assim. Maior rajada de 36,4 km/h.

 

Agora faz 22,9° com 63% e vento de OSO a 17,7 km/h (venta de E, mas a biruta girou). Uma delícia.

Link to comment
Share on other sites

Este Fevereiro que (ainda bem !) passou realmente foi de anomalias bastante positivas aqui no sudeste...

 

 

Lugares no Sul também tiveram anomalia positiva, como Curitiba. Uma coisa que eu não entendi foi o seguinte: em Fevereiro, São Paulo teve anomalia positiva na precipitação. Mais para cima (BH e Brasília), houve o inverso. Curitiba também choveu mais em Jan e Fevereiro também. Mais no extremo Sul (PoA), a anomalia das precipitações foi positiva mas não tanto quanto nas latitudes de Curitiba.

Link to comment
Share on other sites

Caco, a metade sul gaucha tem por regra uma diminuicao nas precipitacoes durante o verao em relacao ao resto do sul do Brasil, inclusive comparando-se com a metade norte!

 

A metade sul gaucha ja tem por caracteristica uma diminuicao das precipitacoes no verao, ja que esta incluida no Bioma Pampa, sendo mais semelhante com o uruguai e pampa argentino por exemplo.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Caco, a metade sul gaucha tem por regra uma diminuicao nas precipitacoes durante o verao em relacao ao resto do sul do Brasil, inclusive comparando-se com a metade norte!

 

A metade sul gaucha ja tem por caracteristica uma diminuicao das precipitacoes no verao, ja que esta incluida no Bioma Pampa, sendo mais semelhante com o uruguai e pampa argentino por exemplo.

 

Sds.

 

Obriagado pela explicação Silvio. Eta cara de sorte você, heins? Pegando neve até em Las Vegas!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Caco, a metade sul gaucha tem por regra uma diminuicao nas precipitacoes durante o verao em relacao ao resto do sul do Brasil, inclusive comparando-se com a metade norte!

 

A metade sul gaucha ja tem por caracteristica uma diminuicao das precipitacoes no verao, ja que esta incluida no Bioma Pampa, sendo mais semelhante com o uruguai e pampa argentino por exemplo.

 

Sds.

 

 

É vero Silvio. Certa vez o AAA afirmou que no RS não havia ZACS. Será que as ZACS não influem o norte gaúcho assim como no resto so Sul no verão, só escapando o centro-sul gaúcho? Esse ano as ZACS apareceram no PR e SC. No norte gaúcho teve ZACS?

 

Agora, realmente o centro-sul gaúcho tem uma dinâmica diferente, especialmente no verão, com menos chuva, já mais parecido com BAires e Montevideo.

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de FEVEREIRO - 2011 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 19,4° (dia 14); 19,9° (dia 3) e 20,0° (dia 15)

 

Máxima absoluta: 37,3° (dia 4); 36,0° (dia 5) e 33,2° (dias 19 e 25)

 

Maior mínima: 24,5° (dia 5); 24,1° (dia 4) e 23,7° (dias 6 e 20)

 

Menor máxima: 24,3° (dia 12); 26,3° (dia 26) e 26,4° (dia 10)

 

Maior amplitude: 13,2° (dia 4: 24,1°/37,3°); 12,2° (dia 3) e 11,5° (dia 5)

 

Menor amplitude: 2,3° (dia 12: 22,0°/24,3°); 4,1° (dia 10) e 5,1° (dias 12 e 26)

 

Amplitude absoluta: 17,6°

 

Umidade relativa mínima: 43% (dia 4); 49% (dias 15 e 28) e 51% (dias 5 e 27)

 

Umidade relativa mínima média: 60,7%

 

Média mínima: 22,1°

 

Média máxima: 30,0°

 

Amplitude média: 7,9°

 

Média simples: 26,05°

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 20,ªC por aqui hoje...o tempo permaneceu nublado e com chuva durante toda a tarde/noite de ontem e hoje pela manhã também..

 

Hoje pela manhã fui coletar os dados da minha estação Joinville Serrana...A tarde devo postar os dados e conclusões no tópico pertinente...

 

Fiz umas alterações no weatherlink e espero que ele continue a coletar os dados hahahahha

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de FEVEREIRO - 2011 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 19,4° (dia 14); 19,9° (dia 3) e 20,0° (dia 15)

 

Máxima absoluta: 37,3° (dia 4); 36,0° (dia 5) e 33,2° (dias 19 e 25)

 

Maior mínima: 24,5° (dia 5); 24,1° (dia 4) e 23,7° (dias 6 e 20)

 

Menor máxima: 24,3° (dia 12); 26,3° (dia 26) e 26,4° (dia 10)

 

Maior amplitude: 13,2° (dia 4: 24,1°/37,3°); 12,2° (dia 3) e 11,5° (dia 5)

 

Menor amplitude: 2,3° (dia 12: 22,0°/24,3°); 4,1° (dia 10) e 5,1° (dias 12 e 26)

 

Amplitude absoluta: 17,6°

 

Umidade relativa mínima: 43% (dia 4); 49% (dias 15 e 28) e 51% (dias 5 e 27)

 

Umidade relativa mínima média: 60,7%

 

Média mínima: 22,1°

 

Média máxima: 30,0°

 

Amplitude média: 7,9°

 

Média simples: 26,05°

 

Marcos, lá vou eu com meus dados sobrepostos no teu relatório :D

 

Fechamento do mês de FEVEREIRO - 2011 na minha estação (Joinville - Zona Sul - 23 m):

 

Mínima absoluta: 19,7° (dia 14)

 

Máxima absoluta: 36,0° (dia 13)

 

Maior mínima: 24,2° (dia 25)

 

Menor máxima: 23,6° (dia 14)

 

Maior amplitude: 13,6° (dia 13: 22,4°/36,0°)

 

Menor amplitude: 3,9° (dia 14: 19,7°/23,6°)

 

Amplitude absoluta: 16,3°

 

Umidade relativa mínima: 36% (dia 13)

 

Média mínima: 22,0°

 

Média máxima: 30,6°

 

Média simples: 26,3°

 

Média Compensada: 24,8ºC

Link to comment
Share on other sites

Chuva fraca

Chuvisco forte

 

Qual a diferença? :russian:

 

Talvez tenha haver com o tamanho das gotas de água ?

 

Por aqui, chuva em vários momentos do dia, e agora o tempo está simplesmente perfeito ! Bem nublado, com chuva fraca, e amenos 20C. Enfim

não estou sentindo calor, isso me deixa bem animado :good:

Link to comment
Share on other sites

COMEÇAMOS BEM MARÇO, URUPEMA ESTÁ COM 5,4°C E EM CASA COM 9,8°C, AQUI TEM VENTO E CÉU LIMPO.

 

 

Impressionante a marca de Urupema com 3,8ºC. Na climaterra a mínima foi de 9,4ºC. Esta diferença entre as duas é comum Ronaldo?

 

Abs

 

NÃO

 

NESTA MADRUGADA TINHA VENTO MODERADO A FORTE DE LESTE, AQUI ELE PEGA BEM, EM URUPEMA FICA PROTEGIDO.

 

NORMALMENTE A DIFERENÇA NÃO PASSA MUITO DOS 2/4°C.

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de FEVEREIRO - 2011 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 19,4° (dia 14); 19,9° (dia 3) e 20,0° (dia 15)

 

Máxima absoluta: 37,3° (dia 4); 36,0° (dia 5) e 33,2° (dias 19 e 25)

 

Maior mínima: 24,5° (dia 5); 24,1° (dia 4) e 23,7° (dias 6 e 20)

 

Menor máxima: 24,3° (dia 12); 26,3° (dia 26) e 26,4° (dia 10)

 

Maior amplitude: 13,2° (dia 4: 24,1°/37,3°); 12,2° (dia 3) e 11,5° (dia 5)

 

Menor amplitude: 2,3° (dia 12: 22,0°/24,3°); 4,1° (dia 10) e 5,1° (dias 12 e 26)

 

Amplitude absoluta: 17,6°

 

Umidade relativa mínima: 43% (dia 4); 49% (dias 15 e 28) e 51% (dias 5 e 27)

 

Umidade relativa mínima média: 60,7%

 

Média mínima: 22,1°

 

Média máxima: 30,0°

 

Amplitude média: 7,9°

 

Média simples: 26,05°

 

Esta dinamicidade é algo q curto em latitudes mais altas. Aqui em Sampa, dificilmente um mês de verão teria a menor máxima menor que a maior mínima.

Link to comment
Share on other sites

Qual a diferença? :russian:

 

Chuva fraca: 01,0mm / 05,00mm - hora

Chuvisco Forte: 00,5mm / 00,9 mm - hora

Chuvisco fraco: 00,1mm / 00,4 mm - hora

 

Isso é científico? Quem afirma isso?

 

Mas muito grato pela atenção :good2:

 

 

Shimutz, você tem que parar com essa mania de que tem tudo que ser científico. Essa definição do Carlos parece-me bem razoável (quero dizer que dá para ter noção do que é), mesmo se não for científico

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de FEVEREIRO - 2011 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Amplitude absoluta: 17,6°

Correção: amplitude absoluta de 17,9°: dos 19,4° de mínima aos 37,3° de máxima ao longo de fevereiro.

 

Esta dinamicidade é algo q curto em latitudes mais altas. Aqui em Sampa, dificilmente um mês de verão teria a menor máxima menor que a maior mínima.

Assino embaixo. Por mais que eu reclame dos "azares" do clima de POA (MM, eventuais situações que desagradam o amante do frio, etc), não posso reclamar de nossa dinâmica. Tem de tudo por aqui. O pior é quando temos um marasmo. Esse verão foi muito parado: sempre quente e úmido.

 

Hoje tive máxima de 28,2° com u.r. caindo a 45%. Rajada máxima de 40,4 km/h. Um bom vento ao longo do dia, sempre moderado.

 

Agora à noite fui jantar no Barra Shopping Sul, do lado do Guaíba, onde me encontrei com o AAA, o Bruno (contando as aventuras do Alasca) e a mulher do Bruno. Aquela área da cidade é bastante aberta, e havia bastante vento potencializado pela presença do prédio do shopping. Quando cheguei lá, umas 21:20, fazia 21,8° aqui em casa. Era grande a sensação de frescor. :good2:

 

Agora faz 21,2° com 77%. P.o. de 17,0°. Venta de E a 10,3 km/h. A mínima vai ficar em 20° de novo.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

7,4 NA VILA

7,6 CETREJO

7,8 MI

8,5 CLIMATERRA

9,4 URUBICÍ

9,9 INMET

 

Acabou o verão climático de SJ ?

 

Não!! A atmosfera é totalmente de verão aqui no sul. Essas marcas de São Joaquim são decorrência das madrugadas secas, apenas. Outono por aqui somente em meados de abril.

 

Não é apenas uma massa de ar seca, aqui está "frio" pra época mesmo com tempo úmido e fechado, normalmente estaria muito abafado, então é influência de polar sim.

 

Agora o fato de ter esfriado nessa altura do campeonato também não significa que acabou o verão climático mesmo em SJ porque esse friozinho todo poderia muito bem ter ocorrido em jan/fev, o verão tem estrada pela frente, agora na minha opinião e vendo os prognóstico é impossível de dizer que as coisas voltarão a ser como eram antes..parte da mudança é algo concreto já!

Link to comment
Share on other sites

De fato, de seca esta massa de ar não tem nada! Agora mesmo está bem fresco aqui em Maringá. Dentro do meu quarto, faz 22,8ºC com 79% e 955 hPa (1014 hPa RNM). Lá fora, faz 20,6ºC com chuviscos (INMET). E é meio-dia.

 

SBMG 031500 09020KT 9999 -RA BKN015 BKN050 BKN090 21/20 Q1014=

Link to comment
Share on other sites

Pra quem interessar, o INMET está vendendo o livro abaixo. Preço R$ 100,00 + R$ 20,00 correios.

 

Normais Climatológicas do Brasil 1961-1990 Versão revista e ampliada

 

Publicação de 465 páginas, em capa dura e acabamento esmerado, que apresenta valores das normais climatológicas correspondentes ao período de 1961 a 1990, recalculados para 394 estações meteorológicas da rede do INMET. Inclui tabelas de médias históricas para 29 parâmetros meteorológicos, bem como mapas de médias mensais e anuais para 22 destes parâmetros. Os parâmetros analisados foram:

 

1.Temperaturas (média compensada, máxima, mínima, máxima absoluta, mínima absoluta - em °C);

2.Pressão atmosférica ao nível de estação (em hPa);

3.Insolação total (em horas);

4.Evaporação total (em mm);

5.Nebulosidade (mensal, horária às 12, 18 e 24 UTC - em décimos);

6.Umidade relativa (mensal, horária às 12, 18 e 24 UTC - em %);

7.Precipitação acumulada mensal, máximo absoluto da precipitação acumulada em 24 horas, decendial (mm), número de dias no mês ou no ano com precipitação maior ou igual a 1 mm, número de dias com precipitação maior ou igual a 1 mm no decêndio (dias), número de períodos, no mês ou no ano, com 3, 5 e 10 ou mais dias consecutivos sem precipitação (em períodos);

8.Vento (intensidade do vento, componentes zonal e meridional do vento - em m.s-1; direção resultante do vento - em graus, e direção predominante do vento - em pontos cardeais e colaterais).

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, aí em SC pode ser que estejam no outono já, pois aqui no RS estamos no pleno verão. A atmosfera só deve mudar em meados de abril.

 

Aqui o verão climático dura 5 meses, em média. Vai de meados de novembro até meados de abril. Como clima subtropical que temos, é a maior estação do ano.

 

O outono climático é curto. Temos 1 mês, apenas. Vai de meados de abril até meados de maio.

 

O inverno climático dura quase 4 meses. Vai de meados de maio até início de setembro.

 

A primavera climática dura pouco mais de 2 meses. Vai do início de setembro até meados de novembro.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, com todo o respeito. Acho forçação de barra dizer que estamos em início de outono climático. Em qualquer lugar do mundo esse arzinho mais frio de agora não passa de um sopro, não caracterizano a mudança de estação. Tem muitas ondas de calor bem intensas pela frente, períodos até mais quentes e longos que no alto verão. O sol já mudou um pouco, mas a atmosfera de outono vai mais um mês no mínimo para chegar.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, aí em SC pode ser que estejam no outono já, pois aqui no RS estamos no pleno verão. A atmosfera só deve mudar em meados de abril.

 

Aqui o verão climático dura 5 meses, em média. Vai de meados de novembro até meados de abril. Como clima subtropical que temos, é a maior estação do ano.

 

O outono climático é curto. Temos 1 mês, apenas. Vai de meados de abril até meados de maio.

 

O inverno climático dura quase 4 meses. Vai de meados de maio até início de setembro.

 

A primavera climática dura pouco mais de 2 meses. Vai do início de setembro até meados de novembro.

 

PARA EFEITO DE MÉDIAS

 

D A M; VERÃO

A; OUTONO

M A S; INVERNO

OUT/NOV; PRIMAVERA.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.