Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - DEZEMBRO 2010


coutinho
 Share

Recommended Posts

  • Replies 606
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tarde típica de verão no sul do Brasil. Ar quente e úmido favorece as pancadas de chuva isoladas, como a que registro nesse momento em meio ao sol. No centro do RS e partes do centro de SC e sul do PR as tempestades são severas e com possíveis danos, inclusive granizo.

 

Aqui em casa a máxima foi de 30,5°C, bem abaixo do esperado graças ao vento que sopra de nordeste.

 

2zpsdbt.jpg

Link to comment
Share on other sites

No sábado chegou a modestos 36ºC aqui....estava em um torneio de futebol de areia aqui da empresa, e nosso último jogo foi as 13:30... :laugh: quase morri e meus braços e rostos estão queimados do sol impiedoso que apareceu por aqui neste dia...

 

Hoje já tenho mais de 30ºC...tá quente demais :heat:

Link to comment
Share on other sites

Fui verificar como está a distribuição de chuvas em 5 cidades e sua média (Normal 61-90) para Dez:

 

Cidade Dez (até 20/10) Média

 

PoA 45 100

 

Floripa 65 150

 

Curitiba 255 150

 

SPaulo 235 200

 

BHorizonte 170 320

 

São Paulo e Curitiba estão bem acima da média. As outras cidades estão até que na média. Pergunto até que latitude no Sul as chuvas estão na média?

Link to comment
Share on other sites

Fui verificar como está a distribuição de chuvas em 5 cidades e sua média (Normal 61-90) para Dez:

 

Cidade Dez (até 20/10) Média

 

PoA 45 100

 

Floripa 65 150

 

Curitiba 255 150

 

SPaulo 235 200

 

BHorizonte 170 320

 

São Paulo e Curitiba estão bem acima da média. As outras cidades estão até que na média. Pergunto até que latitude no Sul as chuvas estão na média?

 

Tudo isso porque as persistentes linhas de instabilidade e vários CCMs passaram pelo conesul e no geral pegavam até a metade norte do RS, digamos que POA ficou no divisor de águas.

 

Agora aqui tá anoitecendo mais cedo hoje, baita trovoada se aproximando!

Link to comment
Share on other sites

03:30 da matina:

 

PoA 23

 

SP 23

 

Curita 21

 

Deve ser a madrugada mais quente em Dez em SP e Curita. A maior mínima em SP até agora foi 21,6ºC. Se bobear, Curitiba não desce dos 20ºC. :heat:

 

Tenho agora 23,4ºC na Granja Viana.

 

Deveras. Mínimas:

 

Ctba: 20.6ºC. Pelo Simepar: 18.5

 

SP: 22.1ºC.

 

Minha estação em Campos hoje: 11.1ºC de mínima! :ok:

 

Hoje peguei os dados do ano até aqui. Já podemos ter uma boa prévia do fechamento do ano. Vou passar depois para o depto. de estatística do BAZ, aos cuidados do senhor Mama.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa a mínima foi de 21,7°. Apenas 10,6° acima da estação do Tucci. Estamos no verão clássico de POA: sempre entre 20° e 30° e úmido. Ontem variei dos 22,5° a 30,7° com u.r. mínima de 61%.

 

Agora está 28,1° com 64% com sol e nuvens baixas. O teto tinha que subir. Assim não chegava às 22 h e ficava nublado. Estamos com as noites mais quentes do RS sob ar tropical. Venta de SSE a 14,7 km/h.

Link to comment
Share on other sites

O GFS da 00Z mostra uma perigosa baixa se formando muito próximo ao litoral carioca por volta do dia 1o de janeiro. Vou monitorar este sistema pois me preocupou pela intensidade e pelo deslocamento sugerido.

 

A rodada das 12Z coloca ela se formando já na segunda-feira, dia 27/12. E paralelamente outra, se deslocando do Paraguai para o Sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

As rodadas do GFS 00Z e 06Z mantiveram a baixa. Sendo mais assutadora a saída das 06Z. Quem puder colocar em loop no modelo de preferência vai notar muita semelhança com os ciclones tropicais que atingem a costa brasileira (Catarina e Anita). Será que esse bicho vai mesmo se formar? Não é hora de começar a analisar o Shear próximo a região?

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, impressionante a baixa projetada para a costa gaudério-catarinense no Reveillon! Das duas uma: ou será um novo Catarina, ou teremos um repeteco do Reveillon de 2009 quando fez frio na praia, com máximas abaixo de 20C!

Não me fale uma coisa dessa, pois estamos indo pra Floripa para o reveillon! :hi:

Link to comment
Share on other sites

Mais um típico entardecer ardido do verão climático porto-alegrense!

 

19:35hs, 30C

imageqgt.jpg

 

Que inveja Bruno! Na maioria dos dias, nosso verão fica assim até o começo da tarde; aí vem a chuva que dá vez a instabilidade. Praia no litoral paulista é meio triste acertar os dias certos. Pode-se pegar até 10 dias initerruptos de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Caculeto, agradeça a Deus pelas chuvas de verão. Hoje ela teria sido uma bênção por aqui. A máxima foi de 31,9° com 51%. Havia cumulus congestus em direção à serra. Lá, que já é menos quente pela altitude, chove; aqui que é um inferno passa tudo do lado. Isso é quase regra.

 

Agora faz 24,7° com 78%. O vento oceânico está salvando a pátria. Venta de ESE a 17,5 km/h. Já houve rajada de 32,7 km/h.

 

Abraços porto-alegrenses!

Link to comment
Share on other sites

Usei essas variáveis conforme pesquisas em sites sobre tempestades tropicais. Sei lá, não tá com cheiro de coisa boa, pressão mínima em torno de 997 hpa, vorticidade abaixo de -30, temperatura do mar acima de 25ºC na área.

No mapasbaz, está disponível nos mapas da América do Sul.

Wind Shear 200-850hpa, Vorticidade Relativa 850 hpa, PRMSL e Temperatura sup mar

vai2.th.gif

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.