Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2022


Recommended Posts

Pré-frontal aquecendo rapidamente o RS nesta segunda-feira. A madrugada foi a mais quente do mês até agora, oscilando entre 17 e 21 °C. Teve um pico de 21,4 °C ao longo da primeira hora, e não baixamos de 17,1 °C, com boa parte do período em torno de 19 °C. 

POA já tinha 24,8 °C às 10h (INMET), valor já próximo às máximas dos dois dias anteriores.

 

No sábado, POA teve variação de 13,5 / 25,3 °C.

No domingo, POA teve variação de 14,7 / 25,1 °C. Ontem nublou mais que o esperado e felizmente isso segurou a máxima prevista.

 

Outro dia que, como domingo, aqueceu menos que o previsto foi sexta. Variação foi de 13,2 / 15,2 °C, com a mínima no final do dia, e a máxima bem abaixo dos 18/19 que vinham sendo indicados.

 

 

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 10:13, Renan disse:

Sejamos sinceros: Ainda não há nenhuma garantia de que essa próxima MP será forte, ou democrática. Haverá algum tipo de mudança a partir da segunda quinzena, mas o cenário de hoje nos modelos é que essa mudança seria totalmente insuficiente para compensar o estrago da primeira quinzena. 
 

E o engraçado é que eu deveria levantar a mão pro céu , pois, aqui nas áreas de baixada da zona da mata continua fazendo um bom frio noturno, porém eu infelizmente não estou conseguindo aproveitar isso porque já estou simplesmente de SACO CHEIO da falta completa de dinâmica atmosférica. Cheguei ao ponto de desejar que Julho acabe logo e venha Setembro, com sua insolação elevada e suas ondas de calor, mas que são intercaladas com ondas de frio e chuvas, possíveis tempestades, etc. Enfim, não está tendo a menor graça o auge do inverno. Nem dá pra aproveitar essa secura terrível! 

Rapaz, se até o @Renanjá jogou a toalha é pq a coisa tá feia haha. 

 

Mas é a realidade. SP está muito perto de ter um julho nível 2015, sem nenhuma sub 10, o que é absurdo para um ano de la nina. Perdi todas minhas referências.

Edited by Daniel Lisboa
  • Like 10
  • Thanks 1
  • Sad 4
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 10:13, Renan disse:

Sejamos sinceros: Ainda não há nenhuma garantia de que essa próxima MP será forte, ou democrática. Haverá algum tipo de mudança a partir da segunda quinzena, mas o cenário de hoje nos modelos é que essa mudança seria totalmente insuficiente para compensar o estrago da primeira quinzena. 
 

E o engraçado é que eu deveria levantar a mão pro céu , pois, aqui nas áreas de baixada da zona da mata continua fazendo um bom frio noturno, porém eu infelizmente não estou conseguindo aproveitar isso porque já estou simplesmente de SACO CHEIO da falta completa de dinâmica atmosférica. Cheguei ao ponto de desejar que Julho acabe logo e venha Setembro, com sua insolação elevada e suas ondas de calor, mas que são intercaladas com ondas de frio e chuvas, possíveis tempestades, etc. Enfim, não está tendo a menor graça o auge do inverno. Nem dá pra aproveitar essa secura terrível! 

 

Julho já era em SC. Apesar da MP, logo depois irá dar uma esquentada, até esfriar de novo, para depois esquentar novamente.

 

Pré-frontal no estado. Houve rajada de 153 km/h em Santa Rosa de Lima.

image.png

  • Like 9
  • Sad 5
Link to comment
Share on other sites

Infelizmente todos modelos reduziram a intensidade do 2 pulso de ar frio do fim de Semana. Para o RS/SC seria um frio moderado e não atingiria o restante do País. Além disso, pelo prognostico atual (sem enfraquecimento do vortice polar e queda significativa do AAO) e sem nenhum modelo colocando forte anticiclone, dificilmente vamos ter algum episodio forte de frio neste mês, agora a esperança ficaria para agosto infelizmente.

 

Quem não pode reclamar de falta de frio é o Centro Sul Argentino, Tapi Aike (Santa Cruz) registrou hoje mínima de -29,3 ºC, esse pequeno povoado se localiza a 300m acima do nivel do mar num vale cercado por montanhas, então acredito que seja hoje o ponto monitorado capaz de registar as temperaturas mais baixas da América do Sul durante o inverno. A previsão para os proximos dias:

 

image.thumb.png.2a7178e6148530d6037ce28829ae8e31.png

 

 

 

Edited by diogoperetti
  • Like 10
  • Thanks 7
Link to comment
Share on other sites

Nossa, todo mundo jogando a toalha kkkkkkkk. Não vou fazer isso, e nem me importo se julho ficar acima da média. O que eu quero é que agosto seja frio e setembro também, ja passou da hora de termos isso. E pelo histórico que temos, geralmente um julho quente pode significar agosto e setembro mais frios.

Edited by Luide Luckmann
  • Like 13
  • Thanks 2
  • Haha 3
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 12:06, Luide Luckmann disse:

Nossa, todo mundo jogando a toalha kkkkkkkk. Não vou fazer isso, e nem me importo se julho ficar acima da média. O que eu quero é que agosto seja frio e setembro também, ja passou da hora de termos isso. E pelo histórico que temos, geralmente um julho quente pode significar agosto e setembro mais frios.


Parece que você é o “último dos moicanos”, amigo Luide. Como o @Daniel Lisboafalou ali em cima, eu costumo ser um dos mais otimistas , mas ao menos para o mês de JULHO, eu já joguei a toalha também. Como você disse , nada impede que Agosto e até mesmo Setembro tenham grandes episódios de frio intenso.
 

Mas sempre fica uma ponta de decepção, pelo fato de que os dois meses mais frios do ano, Junho e Julho, não tiveram MPs fortíssimas e, principalmente, democráticas.

 

Ainda tenho esperanças de que a MP de Maio não foi a mais forte do ano no Sudeste. Ainda há tempo para outro grande evento. 

  • Like 14
  • Thanks 3
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 11:50, diogoperetti disse:

Infelizmente todos modelos reduziram a intensidade do 2 pulso de ar frio do fim de Semana. Para o RS/SC seria um frio moderado e não atingiria o restante do País. Além disso, pelo prognostico atual (sem enfraquecimento do vortice polar e queda significativa do AAO) e sem nenhum modelo colocando forte anticiclone, dificilmente vamos ter algum episodio forte de frio neste mês, agora a esperança ficaria para agosto infelizmente.

 

Quem não pode reclamar de falta de frio é o Centro Sul Argentino, Tapi Aike (Santa Cruz) registrou hoje mínima de -29,3 ºC, esse pequeno povoado se localiza a 300m acima do nivel do mar num vale cercado por montanhas, então acredito que seja hoje o ponto monitorado capaz de registar as temperaturas mais baixas da América do Sul durante o inverno. A previsão para os proximos dias:

 

image.thumb.png.2a7178e6148530d6037ce28829ae8e31.png

 

 

 

Acredito que seja a estação de baixa altitude mais fria, porém a região central dos andes argentinos/chilenos, principalmente Mendoza tem invernos mais frios que isso.

  • Like 12
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 12:39, Renan disse:


Parece que você é o “último dos moicanos”, amigo Luide. Como o @Daniel Lisboafalou ali em cima, eu costumo ser um dos mais otimistas , mas ao menos para o mês de JULHO, eu já joguei a toalha também. Como você disse , nada impede que Agosto e até mesmo Setembro tenham grandes episódios de frio intenso.
 

Mas sempre fica uma ponta de decepção, pelo fato de que os dois meses mais frios do ano, Junho e Julho, não tiveram MPs fortíssimas e, principalmente, democráticas.

 

Ainda tenho esperanças de que a MP de Maio não foi a mais forte do ano no Sudeste. Ainda há tempo para outro grande evento. 

Já vou preparar meus trajes de banho e me programar para Acapulco...

 

l3aos3a6jbe7c0zdrtnq.gif.4527b5c702dc10f6893cc0251c608170.gif

 

Manhã foi ventosa por aqui e o últimos dias com mínimas ridículas. Os modelos como sempre, fazendo-nos de bobos e nos levado a sonhar com um eterno quadro siberiano no final da grade.

Lamentações a parte, temos sol, vento, algumas rajadas dentro do padrão e temperatura em 22,4°C. 

Pelo menos não está fazendo calor de verão no inverno. Aí sim o quadro seria de total desespero 

 

  • Like 8
  • Thanks 1
  • Haha 5
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 12:53, Front disse:

Jato de baixos níveis atuando com força hoje. Bastante ar tropical sendo transportado para o Sul antes da chega da frente fria.

 

cW7bG8q.png

 

Eu fico pensando: Se não fosse a cordilheira dos Andes, a dinâmica desse JBN na América do Sul seria muito diferente, não é ?

  • Like 11
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 12:55, SandroAlex disse:

Já vou preparar meus trajes de banho e me programar para Acapulco...

 

l3aos3a6jbe7c0zdrtnq.gif.4527b5c702dc10f6893cc0251c608170.gif

 

Manhã foi ventosa por aqui e o últimos dias com mínimas ridículas. Os modelos como sempre, fazendo-nos de bobos e nos levado a sonhar com um eterno quadro siberiano no final da grade.

Lamentações a parte, temos sol, vento, algumas rajadas dentro do padrão e temperatura em 22,4°C. 

Pelo menos não está fazendo calor de verão no inverno. Aí sim o quadro seria de total desespero 

 

 

Calor zero por aqui, mas emoção também zero. As mínimas baixas ajudam a manter os ambientes internos super confortáveis, mas eu não sinto o frio dessas manhãs porque não acordo cedo o suficiente para isso.

 

Até ontem:

 

image.png.281ed0c4537196e74d29663f0d853205.png

  • Like 16
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 13:08, Renan disse:

 

Calor zero por aqui, mas emoção também zero. As mínimas baixas ajudam a manter os ambientes internos super confortáveis, mas eu não sinto o frio dessas manhãs porque não acordo cedo o suficiente para isso.

 

Até ontem:

 

image.png.281ed0c4537196e74d29663f0d853205.png

Inveja daí, olha só o horror que tá aqui:

image.png.c27e0c1bd43ad088e564450911bc1a0a.png

Pelo menos as nuvens altas não vão deixar a temperatura subir muito hoje.

  • Like 8
  • Haha 3
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 12:50, bruno124 disse:

Acredito que seja a estação de baixa altitude mais fria, porém a região central dos andes argentinos/chilenos, principalmente Mendoza tem invernos mais frios que isso.

Concordo que regiões Altas (acima dos 2000m) devem ter na média invernos mais frios, mas em termos de mínima absoluta em região habitada acredito que essa localidade deve registrar recordes.

  • Like 12
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 10:02, Maicon disse:

PRÉ-FRONTAL FORTE POR AQUI.

VENTOS DE 30KM AGORA.

DEPOIS DE UM FDS VARIANDO ENTRE 12°C/13°C DE MÍNIMAS E 28°C/29°C DE MÁXIMA, HOJE A MÍNIMA FOI DE 14.7°C.

 

MÁXIMA DEVE BATER OS 30°C.

 

20220711_100506.thumb.jpg.3f88685f2d39d40598328096d09a77b9.jpg

 

*Obs: Bateria fraca somado ao período de mínimo solar deixando 2 horas sem sinal a estação. Preciso trocar a bateria...rsrs.

 

NÃO HÁ ESPECTATIVA DE FRIO DA PRÓXIMA FF, TALVEZ CHUVAS ISOLADAS. DEPOIS VEM MAIS BLOQUEIO, PRÉ-FRONTAL...

 

QUE INVERNO XOXO...

COMO ESTAMOS NUMA ZONA DE TRANSIÇÃO, OU É CLIMA MAIS DOS TROPICOS, ORA ATÉ ALGO PRÓXIMO DO SUBTROPICAL. COM ESTA ALTA DO ATLÂNTICO SUL FORTE, ACHO DIFICIL PADRÃO QUEBRAR.

 

QUE VENHA A PRIMAVERA/VERÃO.

Concordo! Esse inverno tá uma caca total, nessa altura do campeonato só mesmo uma mp à lá 2013 pra salvar esse mês de julho horroroso. Não posso mais esconder minha frustração! Depois daquela mp monstra de Maio minhas expectativas estavam altíssimas, e esse ano tinha tudo pra ser bom: la nina forte, atlântico frio, cinzas vulcânicas. Mas nem a junção de todos esses fatores foram suficientes pra nos livrar desse padrão xexelento. 1 semana é normal, 2 aceitável, mas 3 semanas?? Já passou dos limites. Agosto não pode ser menos que incrível pra salvar esse inverno do fiasco total, caso contrário... Pode se juntar a outros invernos esquecíveis, junto com 2018, 2014 e etc.

Edited by Wagner97
  • Like 6
  • Thanks 2
  • Haha 1
  • Sad 9
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 13:17, diogoperetti disse:

Concordo que regiões Altas (acima dos 2000m) devem ter na média invernos mais frios, mas em termos de mínima absoluta em região habitada acredito que essa localidade deve registrar recordes.

Pode ser, o recorde oficial da Argentina é de Sarmiento ( Chubut ) com -32, porém na Argentina eles consideram os -39 em valle de los patos ( San Juan ) que não é aceito pela OMM, a título de curiosidade na wikipedia em Cebuano tem dados que não dá pra confirmar sobre tapi aike ter média de julho de -6.

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Totalmente bizarro. Tudo vinha colaborando para ser um baita inverno (oceanos, etc).

Me refiro a ser democrático principalmente, porque apesar de termos tido muito frio aqui no RS, não houve tanto frio acima do trópico depois de Maio. E agora, no mês mais frio do ano, o inverno resolve sumir pra todo mundo.

É claro que existem veranicos no inverno, que não existe frio contínuo etc etc, porém é notável a ausência de eventos mais significativos e democráticos de frio, ainda mais num ano como o atual, que teoricamente deveria ser mais propício isso. 

Acho que é inegável que o Aquecimento Global está conseguindo estragar muita coisa, mesmo com todas as variáveis favoráveis ao frio tentando atuar.

Edited by Eclipse
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 13:25, bruno124 disse:

Pode ser, o recorde oficial da Argentina é de Sarmiento ( Chubut ) com -32, porém na Argentina eles consideram os -39 em valle de los patos ( San Juan ) que não é aceito pela OMM, a título de curiosidade na wikipedia em Cebuano tem dados que não dá pra confirmar sobre tapi aike ter média de julho de -6.

 

Estava olhando o BAZ argentino (gustfront) e consideram esse recorde de Sarmiento extramente duvidoso, o mesmo falam dos -35C em Maquinchao. Oficialmente consideram mesmo os -39c como você falou, pelo que vi é uma região inabitada (então seria similar as nossas medições no PNI).

 

image.png.1df00225f93b3b2ec7e01e88c9cd205c.png

 

 

Minima absoluta oficial (SMN) em localidades habitadas consideram -25,7c em Perito Moreno no ano de 2000.

 

Edited by diogoperetti
  • Like 11
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

29,1 °C às 14h em POA. Conforme o INMET, recém passamos a máxima de 28,7 °C do dia 25/5.

Portanto, será o dia mais quente desde 27/4, que teve máxima de 34,0 °C. Felizmente, essa máxima tão cedo não será batida (apesar de não ser raro isso ocorrer em um ou dois dias de Agosto por aqui).

Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 13:49, diogoperetti disse:

 

Estava olhando o BAZ argentino (gustfront) e consideram esse recorde de Sarmiento extramente duvidoso, o mesmo falam dos -35C em Maquinchao. Oficialmente consideram mesmo os -39c como você falou, pelo que vi é uma região inabitada (então seria similar as nossas medições no PNI).

 

image.png.1df00225f93b3b2ec7e01e88c9cd205c.png

 

 

Minima absoluta oficial (SMN) em localidades habitadas consideram -25,7c em Perito Moreno no ano de 2000.

 

Mas isso não me parece razoável, já que Bariloche e Malargüe tem registros próximos, além disso o PNI tem suas temperaturas baixas por perda de radiação ao contrários dos vales em mendoza e Santa cruz por exemplo que estão fora dos trópicos, mas entendo, embora esses registros possam não ser confiáveis, esses níveis de temperatura parecem perfeitamente plausíveis na américa do sul.

  • Like 10
Link to comment
Share on other sites

Volta a ventar com força do continente em São Paulo nesta tarde de quarta feira.

No aeroporto de Congonhas, a velocidade média varia de 20 a 30 km/h (e não deve ser diferente em toda a cidade).

 

Temos a presença de um pouco de cirrus (assim como ontem).

Os ventos estão ajudando na dispersão dos poluentes e, assim, nota-se um céu mais cristalino (embora ainda seja possível visualizar uma camada de poluição bem ao horizonte).

 

Nas estações do CGE, as temperaturas estão em 24/25 graus com umidade na casa dos 40%.

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 15:19, bruno124 disse:

Mas isso não me parece razoável, já que Bariloche e Malargüe tem registros próximos, além disso o PNI tem suas temperaturas baixas por perda de radiação ao contrários dos vales em mendoza e Santa cruz por exemplo que estão fora dos trópicos, mas entendo, embora esses registros possam não ser confiáveis, esses níveis de temperatura parecem perfeitamente plausíveis na américa do sul.

O argumento deles para Sarmiento é que a estação ficou operando por muito tempo (decadas) e depois do recorde de -32.8C em 1907 nunca foi registrada nenhuma temperatura inferior a -20C. Sobre Machinchao, em eventos extremos de frio (<-20C) a estação ficou entre 5 a 8 graus mais fria que Esquel e Bariloche, e nesse dia em 1991 no evento de -35C ela ficou quase 18C mais fria que eles, soma-se isso ao fato de a estação nunca ter registrado minimas menores que -25C além desse evento.
 

Eu acho bem válidas essas argumentações, se assemelham muito a discussão que li aqui sobre o recorde de -14C em Caçador, mas no caso da Argentina a diferença foi muito maior.

  • Like 9
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 14:56, Eclipse disse:

29,1 °C às 14h em POA. Conforme o INMET, recém passamos a máxima de 28,7 °C do dia 25/5.

Portanto, será o dia mais quente desde 27/4, que teve máxima de 34,0 °C. Felizmente, essa máxima tão cedo não será batida (apesar de não ser raro isso ocorrer em um ou dois dias de Agosto por aqui).

30,1C na leitura das 15h.  Dos 11 dias de Julho, tivemos apenas 1 dia com Máxima abaixo de 20C e 1 dia com Mínima abaixo de 10C, totalmente atípico.... Só não da para reclamar pois tivemos Maio e Junho excelentes...

Edited by diogoperetti
  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 16:52, Peregrine disse:

Eita povo sem paciência ! Pessoal, o Pico do Inverno (astrológico) no HS se dá entre 15 de Julho e 15 de Agosto. Tem tempo para frio, geada e quem sabe neve. Em respeito aos amigos, gosto muito de errar não.


Espero de todo meu coração que você esteja certo. Seria uma pena se a MP mais forte do ano ficasse com aquela lá no outono. 

  • Like 6
  • Thanks 6
Link to comment
Share on other sites

Pelo meu termômetro, em Socorro/SP, hoje a miníma foi de 7°C e a máxima foi de 25,7°C. Pela CIIAGRO, miníma de 8,6°C e a máxima de 25,4°C. Os Plátanos e Resedás já estão por perder todas as folhas por aqui. Foto tirada em um bairro próximo de casa. Quando tiver um tempo, vou até lá e tiro uma melhor.              

2.PNG

1.jpeg

  • Like 15
Link to comment
Share on other sites

Em BH, mais um dia dentro da média, com sol entre nuvens e um pouco de vento:  13,0 / 24,4C na Pampulha. O mês aqui está assim (INMET Pampulha) - desvios comparados com a média 1961-1990:

 

Máximas: 24,7 ( desvio: 0,0)

Mínimas: 13,0 (desvio: -0,4)

 

A maior temperatura do mês foi de 25,4 e a menor, de 11,2C.

  • Like 15
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Por aqui tudo na mesma, na mais santa paz. Meu termômetro teve hoje mínima de 8,9° e as mínimas nesses 11 primeiros dias de julho variam entre 9° e 10° o que é comprovado pela média das mínimas que está em 9,4°. Uma bela sequência de noites friias. As máximas também variam muito pouco, todos esses dias com máximas em 22° a 23°

Agora, 18:18, temperatura também de 18° em Lafaiete.

Nada a reclamar...xoxeza do bem!

  • Like 11
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 17:19, SandroAlex disse:

Climatempo lokiando outra vez p SBS:

 

Screenshot_20220711-171651-807.thumb.png.ad5f3d2aaaa37a6d0ccc91da818e1068.png

 

CPTEC/INPE também:

 

Screenshot_20220711-171806-948.png.4ea0998edf9713dfca9dbb31a63c4656.png

 

Vai chegar amanhã e vão atrasar esse frio, como vieram os modelos hoje. Dia 16 ainda será quente em boa parte do sul, esfriando a noite. Dia 17 vai ser mais nublado, com chuva e dia 18 e 19 sim o tempo abre e esfria com gosto.Isso levando em conta as últimas rodadas né. Pelo menos o cmc trouxe boas mínimas.

 

gem_T2m_samer_28.thumb.png.c59443e36335314ac5b93104e2336198.png1271916397_gem_T2m_samer_32(1).thumb.png.757446f67c4559b26575021fc254be95.png

  • Like 13
  • Haha 1
Link to comment
Share on other sites

Em Londrina segue o marasmo. 

 

Chama atenção a diferença enorme entre as mínimas baixadas/encostas baixas vs topos.

 

PWS Lerroville (734m parte baixa de encosta): 7,6/26.0°C

 

PWS Fornarolli Zona Sul (topo 580m):  15,6/27,5°C.

 

PWS Sítio Tapir Rolândia (620m +/-): 8,4/28.0°C

 

Na torcida para o pessoal que jogou a toalha estejam completamente errados. Prints devidamente salvos. Poderia gerar bons memes e um frio para agradar todos rsrs.

 

PS: Hoje deu para ligar A/C no carro. Desde abril não ligava. Marcava 28/29°C no centro de Londrina às 15:30. Apesar do veranico, ventou, e a sensação de calor foi quase nula.

 

  • Like 13
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Pre-frontal medonho hoje no RS. Tivemos em Lajeado a maior temperatura desde 28 de abril: 30,7°C. Com pouca abertura do sol e vento incessante. Ventania essa que se intensificou agora no inicio da noite.

 

Somente a metade sul e os pontos altos do nordeste do estado tivemos um dia fresco.

 

No final de semana tivemos pouca abertura do sol no sábado, que foi um dos únicos dias com sol do mês até agora.

 

MÍNIMAS

374489564_ScreenShot2022-07-11at18_51_29.png.4a9bddad5541fa948a795a1d783c1e6f.png

 

MÁXIMAS

805903458_ScreenShot2022-07-11at18_51_38.png.572571415b199cc3fa514619dac652ae.png

 

FF

491843768_ScreenShot2022-07-11at18_52_09.thumb.png.fe452118e626fb588f92f70a0dc39a2d.png

 

 

 

  • Like 12
  • Thanks 2
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, 

Não tenho comentado muito no fórum por motivos de correria de trabalho e marasmo climático. Desde o início desse Julho a sensação de inverno sumiu aqui no norte de SC. Nas últimas semanas andei por várias cidades a trabalho como Itapoa, Barra do Sul, Garuva, Araquari e pude constatar a sensação de inclusive calor, tendo que ligar o ar do carro várias vezes. As manhãs foram frescas ficando entre 12-16°C persistindo uma névoa próxima ao litoral, mas depois que o sol aparece a tarde fica 23-27°C. 

A falta de chuva também chama atenção, faz dias que nao chove e hoje vi queimadas na estrada, algo meio raro pra ca. 

Assim como todos estou esperando a virada no tempo pra ter pelo menos mais dinâmica nesse inverno.

Faz 19°C em Joinville. 

IMG-20220708-WA0006.jpeg

IMG-20220629-WA0036.jpg

IMG-20220707-WA0011.jpeg

  • Like 9
  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 18:32, Luide Luckmann disse:

Vai chegar amanhã e vão atrasar esse frio, como vieram os modelos hoje. Dia 16 ainda será quente em boa parte do sul, esfriando a noite. Dia 17 vai ser mais nublado, com chuva e dia 18 e 19 sim o tempo abre e esfria com gosto.Isso levando em conta as últimas rodadas né. Pelo menos o cmc trouxe boas mínimas.

 

gem_T2m_samer_28.thumb.png.c59443e36335314ac5b93104e2336198.png1271916397_gem_T2m_samer_32(1).thumb.png.757446f67c4559b26575021fc254be95.png

Já se depender do ECMWF LIXO rsrsrs... Não tem frio em lugar nenhum do universo. O modelinho mais nariz empinado viu...

 

  • Like 1
  • Haha 5
  • Sad 6
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 16:26, Jonny Arruda disse:

Vai ter frio em todo o sul do Brasil. Começa amanhã e domingo  vai  ser gelado. Já estou ansioso para o evento!

Mando fotos!!!

 

ATÉ TEM UMA FRENTE FRIA BACANA, EM ESPECIAL LÁ NO DIA 17.

MAS OLHA SÓ ISTO...

 

PRÉ-FRONTAL 1589595454_Screenshot_20220711-195940_SamsungInternet.thumb.jpg.450aea9babaefd13530b0bc8f0dd5594.jpg

 

DIA 17.

706229514_Screenshot_20220711-200002_SamsungInternet.thumb.jpg.6306d4356028c75040b4de5498984f19.jpg

 

DIA 18.

1463933996_Screenshot_20220711-200017_SamsungInternet.thumb.jpg.6212dd5a76318a9fffbc55ac11f9e847.jpg

 

DIA 19 QUASE TODO CENTROSSUL JÁ PEGA FOGO DENOVO.

430316148_Screenshot_20220711-200042_SamsungInternet.thumb.jpg.65a3a31439e1662f12799aa271ac06a3.jpg

 

DIA 20, GERAL PEGANDO FOGO...

1379192005_Screenshot_20220711-200055_SamsungInternet.thumb.jpg.64b5d1a9f9eb8e9208fd21a473364e87.jpg

 

MUITO RUIM 👎 

  • Thanks 1
  • Haha 1
  • Sad 14
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 17:11, Renan disse:


Espero de todo meu coração que você esteja certo. Seria uma pena se a MP mais forte do ano ficasse com aquela lá no outono. 

 

É a grande oportunidade de Agosto mostrar seu poder, e se redimir de 2012 e 2015.

 

E quanto a Julho, pegaremos ele na saída

 

 

Kkkkkk

Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 19:56, Maicon disse:

 

ATÉ TEM UMA FRENTE FRIA BACANA, EM ESPECIAL LÁ NO DIA 17.

MAS OLHA SÓ ISTO...

 

PRÉ-FRONTAL 1589595454_Screenshot_20220711-195940_SamsungInternet.thumb.jpg.450aea9babaefd13530b0bc8f0dd5594.jpg

 

DIA 17.

706229514_Screenshot_20220711-200002_SamsungInternet.thumb.jpg.6306d4356028c75040b4de5498984f19.jpg

 

DIA 18.

1463933996_Screenshot_20220711-200017_SamsungInternet.thumb.jpg.6212dd5a76318a9fffbc55ac11f9e847.jpg

 

DIA 19 QUASE TODO CENTROSSUL JÁ PEGA FOGO DENOVO.

430316148_Screenshot_20220711-200042_SamsungInternet.thumb.jpg.65a3a31439e1662f12799aa271ac06a3.jpg

 

DIA 20, GERAL PEGANDO FOGO...

1379192005_Screenshot_20220711-200055_SamsungInternet.thumb.jpg.64b5d1a9f9eb8e9208fd21a473364e87.jpg

 

MUITO RUIM 👎 

Pra piorar, esse "fogo" segue até o final da grade. Nem o maravilhoso mundo temos mais.

  • Like 1
  • Haha 3
  • Sad 8
Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 19:43, SandroAlex disse:

Já se depender do ECMWF LIXO rsrsrs... Não tem frio em lugar nenhum do universo. O modelinho mais nariz empinado viu...

 

 

Tá tenebrosa a situação pra POA. Qualquer frio vai ser tiro curto, nada especial, e com rápido e intenso aquecimento em seguida. Já desisti desse mês. 

Link to comment
Share on other sites

Em 11/07/2022 em 17:11, Renan disse:


Espero de todo meu coração que você esteja certo. Seria uma pena se a MP mais forte do ano ficasse com aquela lá no outono. 

Seria mesmo, e não só a mais forte do ano como a única MP relevante no sudeste em 2022, depois dela tivemos apenas uma fraca nos dias 13 e 14/06 que registrou 6°C nesses dois dias, e essa marítima por último que foi boa pra região de JF e normal aqui na região de Poços, nem baixou de 8°C no meu termômetro, e não tivemos máximas sub-20.

Por enquanto não dá pra reclamar nem elogiar esse julho por aqui, as máximas tem ficado abaixo dos 24°C, na maioria dos dias entre 21°C e 22°C e as mínimas entre 9°C e 11°C, o que mantém a sensação de frio, dentro de casa ainda não tive sob-20 nesse mês.

Estou muito decepcionado com as chuvas, nem as médias irrisórias da época vamos atingir, se junho fechou com 2mm, julho fechará zerado, chegando a 60 dias sem chuva maior que 1mm/dia em 17/07.

 

Torço por agosto, faz tempo que esse mês não tem um frio realmente intenso em MG, me recordo de 04/08/2011 que fez muito frio, eu estava na PUC em Poços na noite desse dia a 1300m de altitude, havia fina camada de geada nos carros pouco antes da meia noite, também me lembro de uma forte no dia 28/08/2013, nessa eu também estava lá, e fez bastante frio, desde então nos Agostos dos anos seguintes não me recordo de frio intenso no mês, abaixo uma imagem do antigo modo clima do Google maps do dia 28/08/13 as 5hrs da manhã. Agora lembrei daquela "super MP" de agosto de 2020, ela foi fraca pra cá, não baixou dos 9.9°C e a menor máxima foi de 17°C, nem chuva boa ela trouxe, só chuviscos.

asd~2.png

  • Like 9
Link to comment
Share on other sites

  • Renan locked, unfeatured and unpinned this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.