Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Fotos raras de CDJ - Nevasca de 1928


DSoares
 Share

Recommended Posts

Nossa, belíssimos registros...Não tinha visto nenhum desses ainda...parabéns pelo achado, Carlos!

Isso bem que poderia se repetir, e de preferência logo!

 

Destaco uma foto que registraram enquanto ainda nevava! Na Vila Inglesa..hehehe

 

Detalhe que a data que aparece na foto parece ser de 1925, e não 1928.. :russian:

Link to comment
Share on other sites

As imagens não deixam dúvidas: O que ocorreu em CJ nesta oportunidade foi uma grande nevada, SURREAL em termos de serra da mantiqueira. Uma aberração climática, infelizmente. Não há garantias de que vá voltar a ocorrer, pois nevascas não fazem parte da dinâmica climática de Campos do Jordão. São na realidade uma anomalia no histórico climático da cidade.

 

Imaginem, deve ter sido uma situação muito especial de ciclone + ar frio em sincronia para que ocorresse a queda de neve por lá. Ou quem sabe um raro cavado ?

Não somente em Campos, mas eu acho que TODA a mantiqueira acima dos 1500m deve ter se pintado de branco nesta raríssima ocasião. A esperança é a última que morre, então quem sabe não volta a acontecer...

Link to comment
Share on other sites

Belas imagens. Nunca havia pensado em neve em Campos do Jordão, apesar da sua grande altitude. Fotos raríssimas, com certeza. Com certeza, tratou-se de uma grande erupção polar, aliada à um cavado ciclônico sobre o atlântico.

Se ocorreu uma vez, tenham a certeza que acontecerá de novo. Se Deus quizer. TOMARA.....Abçs.

Link to comment
Share on other sites

Incrível!!!

 

O que aconteceu em Campos do Jordão em 1928 certamente foi resquício da Pequena Idade do Gelo. Tenho um livro no qual padres jesuítas, no final do século XVI, relataram queda de neve na capital paulista e arredores.

 

Imaginem ver a parte alta do Itatiaia coberta de neve durante semanas no inverno... provavelmente era isso que ocorria entre os séculos XVI e XIX.

 

Para efeito de comparação, isso aqui é o Tamisa numa gravura feita em 1677:

 

The_Frozen_Thames_1677.jpg

  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Incrível!!!

 

O que aconteceu em Campos do Jordão em 1928 certamente foi resquício da Pequena Idade do Gelo. Tenho um livro no qual padres jesuítas, no final do século XVI, relataram queda de neve na capital paulista e arredores.

 

Imaginem ver a parte alta do Itatiaia coberta de neve durante semanas no inverno... provavelmente era isso que ocorria entre os séculos XVI e XIX.

 

Para efeito de comparação, isso aqui é o Tamisa numa gravura feita em 1677:

 

The_Frozen_Thames_1677.jpg

 

Pois é...esses relatos são deveras interessantes....é o que nos resta atualmente....e como não deve ter sido algo expressivo, não teve alguém que se dispôs a pintar um quadro para retratar o evento, tal como a gravura do Tamisa...

 

Por falar nele e na Inglaterra, um tempo atrás foi discutido algo aqui no BAZ dizendo de uma pequena era glacial na Europa nos anos de 1600-1700 se não me engano. Isso explicaria o fato de nesse época o Tâmisa congelar, coisa que hoje em dia não acontece mais.

 

É bom frisar que o alardeado aquecimento global seria insuficiente, ao meu ver, para mudar uma corrente marítima como a do Golfo do México, que influi no clima da costa oeste da península Ibérica, bem como no Reino Unido. Só mesmo um período relativamente longo e frio para proporcionar eventos como esse, do congelamento do Tâmisa.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

  • 9 years later...

Ressuscitando um tópico de quase 10 anos, fui em Campos do Jordão em dezembro de 2018 e fazia 15 C à tarde com chuva um dia após o Natal, até que tem muita foto pra mais de 90 anos atrás, imagine se isso acontecesse hoje, rapidinho chegaria a milhares de fotos mais vídeos na internet com o tanto de turistas que visitam a cidade no inverno. 

Edited by Leandro Leite
  • Like 2
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Leandro Leite disse:

Ressuscitando um tópico de quase 10 anos, fui em Campos do Jordão em dezembro de 2018 e fazia 15 C à tarde com chuva um dia após o Natal, até que tem muita foto pra mais de 90 anos atrás, imagine se isso acontecesse hoje, rapidinho chegaria a milhares de fotos mais vídeos na internet com o tanto de turistas que visitam a cidade no inevrno. 

Leandro Leite,

infelizmente não tem chances de nevar lá, está difícil para a neve no RS e SC, imagine na região de Campos do Jordão atualmente.

Mas se parasse o aquecimento do planeta e viesse uma pequena "Idade do Gelo" como de 1645 a 1715, com certeza ia nevar de tempos em tempos.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 20/09/2010 em 21:19, Marcelo disse:

Para ajudar. Mas é legal clicar nos links do Carlos para poder ver as legendas!

 

01-%20NEV-Jaguaribe.jpg02-Nev-%2031-07-1928-Jaguaribe.jpg03%20-%20Nev-%201928.jpg04-Nevasca%20de%201928.jpg05-Neve%201928.jpg07-NEV-1150.jpg08-NEV-1928.jpg09-NEV-Nevada%2031-07-1928.jpg10--NEV-Nevada.jpg11-NEV-Nevada%202.jpg

12-Nev%20em%2031.07.1928.jpg13-NEV-1118.jpg

14-NEV-1119.jpg15-NEV-1120.jpg

16-Nev%20-1928.jpg

Marcelo,

não tinha visto essas fotos da nevada do último dia de julho 1928 em Campos do Jordão.

Nos dias 25 e 26 de julho 1928 cidades de Minas e Rio tinham registrado temperaturas muito baixas.Aqui na região Norte/Noroeste do Rio na antiga estação convencional de São Fidélis registrou 3,6ºC no dia 25, foi a menor temperatura no período 1922 a 1960 da estação.

Edited by marinhonani
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.